Microsoft vende Nokia à Foxconn por 350 milhões de dólares

14 Comentários

Com a compra da Nokia, a Microsoft não trouxe apenas a vertente dos smartphones para o seu lado. Trouxe também toda a linha de entrada de gama, os feature phones, dedicado a um público menos exigente.

Mas essa área não estava nos planos da Microsoft e por isso, como tínhamos anunciado, acabou por ser agora vendida à Foxconn.

nokia_1

A venda de parte dos activos que tinha comprado à Nokia era um rumor que nos últimos dias estava a ganhar forma. A ideia da Microsoft era libertar-se desta área, passando a focar-se apenas nos smartphones e na linha Lumia.

O negócio foi agora anunciado e, segundo a Microsoft, toda a linha de entrada de gama da Nokia foi vendida à FIH Mobile Ltd, uma subsidiária da Foxconn, por 350 milhões de dólares.

Para além de toda a linha de entrada dos telefones da Nokia a Foxconn leva consigo ainda todo o software e serviços que lhe dão suporte.

nokia_2

Como parte do negócio, a FIH compromete-se também a comprar a Microsoft Mobile Vietnam, uma fábrica que a Microsoft tem nesse país. Ao todo são 4500 funcionários que vão transitar para a Foxconn, fruto deste negócio.

Com esta venda a Microsoft rentabiliza uma área em que nunca foi particularmente forte e que estava a manter como legado da Nokia. Espera-se que o negócio esteja terminado no final de 2016, depois de passar pela aprovação de todas as entidades reguladoras.

Microsoft

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antwin
    Antwin

    Ao que parece não vende tudo à Foxconn, há outra empresa Finlandesa também envolvida no negócio, que pelos vistos tem algumas ligações à antiga Nokia

    1. Avatar de Celso Rodrigues
      Celso Rodrigues

      Pelo que me lembro, na altura a Microsoft comprou “apenas” divisão de dispositivos da Nokia, tendo ficado independente a divisão de serviços, que era responsável, por exemplo, pelo Here Maps.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        ao dizer antiga Nokia estou a falar da empresa Nokia finlandesa que ainda existe, para distinguir da divisão que a Microsoft comprou e que ainda vende produtos com a marca Nokia.

    2. Avatar de Alguem
      Alguem

      A Nokia vendia Smartphones e feature phones (telemóveis básicos, mais para chamadas e sms). A Microsoft comprou as divisões de smartphones e feature phones (atenção que a Nokia é mais que isso) mas vendeu agora a divisão que cria esses feature phones à Foxconn. A outra compra que estás a falar é que o que sobrou da Nokia está agora a criar um smartphone (ou mais, não se sabe) com uma outra empresa. Um pouco confuso mas espero ter esclarecido.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        não tem nada de confuso nem, muito sinceramente, disseste nada que já não soubesse.
        Não me parece é que tenhas percebido a informação que dei. Este negócio da Microsoft, de venda da divisão de features phones, não foi só com a Foxconn, foi também com outra empresa, a HMD Global, uma empresa finlandesa que tem ligações à Nokia original, embora ténues – a Nokia tem um administrador na empresa e contratos de licenciamento, para além de muito do pessoal vir da antiga Nokia.

  2. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    É normal. Eles agora estão focalizados nos Surface Phone.
    A linha nokia e os feature phone já não servem para nada. 🙂

    1. Avatar de Jan. Martins
      Jan. Martins

      Porreiro já vamos ter Nokias com Android! 😀
      Coisa que eles já anunciaram

      1. Avatar de Ruben Filipe
        Ruben Filipe

        Sim, Nokias de teclas que poucos vão comprar ou usar. Não é Smartphones.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          desde quando é que defines um smartphone por ter teclas??

          teclas fisicas ou virtuais??

          mesmo que tenham os dois tipos não é isso que define um smartphone.

        2. Avatar de Jan. Martins
          Jan. Martins

          Vai ter o sistema mais popular de smatphone…
          Até as marcas chinesas vendem mais que os lumias.
          Vão vender… sem se esforçarem muito

        3. Avatar de patanisco
          patanisco

          o nokia n95 não deixou de ser smartphone por ter teclado fisico e não ser touch

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Já existe nokias com Android. Nao deu lá muito sucesso… Mas pronto, se vingar no mercado saturado que é o android, bom para eles. Eu cá prefiro mesmo a linha lumia/surface. Android há muitos. 🙂

  3. Avatar de N.Silva
    N.Silva

    Não estou muito confiante … Neste momento é mesmo esperar para ver o que acontece ao win10 Mobile.
    Não percebo a Microsoft… Acabou a linha Lumia, o Lumia 950 e 950 XL continuam caros e com futuro incerto… Lumia 650 150 euros mais caro o 640 só que pior… O Terry Myerson vem dizer que apesar de tudo a Microsoft está e continua empenhada no Win10M e nos produtos de “nova geração” um tal surface phone que vai fazer o mesmo do 950 só que ainda mais caro (digo eu), no meio disto tudo as vendas descem mais de 70%… não precisavam de se empenhar tanto… com tanto empenho são bem capazes de perder a pouca quota de mercado que têm.

  4. Avatar de Bruno Magalhaes
    Bruno Magalhaes

    A microsoft compra a nokia por 5440 milhoes e vende por 350????? deve ter dedo so socrates nesse negocio!!!