Microsoft usa Open Source para desenvolver o Windows

27 Comentários

Desde que Satya Nadella assumiu os comandos da Microsoft muitas coisas mudaram dentro da empresa. Exemplo disso foram os últimos eventos realizados pela empresa de Redmond, onde foram apresentadas novidades interessante que farão certamente mexer o mercado, e também o segmento da cloud onde a Microsoft é atualmente um player de referência com a plataforma Azure.

Por outro lado a Microsoft também apostou forte no Open Source e o slogan “Microsoft loves Linux” faz cada vez faz mais sentido.


Nos últimos anos a aposta da Microsoft em Open Source tem sido visível, especialmente na plataforma Azure. Se há uns anos o Open Source era visto como um “concorrente”, atualmente é como se fosse um aliado de peso para suportar todas as estratégias da empresa.

No passado mês de fevereiro a Microsoft revelou que iria adoptar a plataforma Git, para controlo de versões de software. O Git foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux. Além do Kernel Linux, existem actualmente muitos projectos mundiais que usam este sistema de controlo de versões, dos quais destacamos o projecto Perl, Eclipse, Gnome, KDE,QT, Rubby on Rails, Android, PostgreSQl, Debian, X.org, entre outros.

Agora, passados três meses, a empresa revelou que está criado o maior repositório git do planeta que servirá de suporte ao Windows. Atualmente a maioria dos programadores do Windows já usam a plataforma Git e nos próximos meses migrarão também para esta plataforma os 500 engenheiros que faltam.

Mas qual a razão para usar o Git?

De acordo com a própria Microsoft, a escala atual do sistema operativo Windows é simplesmente “monstruosa”. Vamos a alguns números:

  • Atualmente existem 4000 engenheiros a trabalhar no Windows
  • O sistema tem mais de 3,5 milhões de ficheiros que quando passados para um Git repo ocupam 300 Gbytes (de código) 
  • O código tem cerca de 6.600 revisões diárias e acontecem, em média, 8.500 publicações (diárias)
  • Diariamente criam-se mais de 1.760 “lab builds” diferentes do Windows 

Um dia Linus Torvalds referiu que “Se alguma vez a Microsoft criasse aplicações para Linux significaria que tinha ganho”. Será que Linus Torvalds já pode gritar vitória?

Via

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Silva
    David Silva

    “Se alguma vez a Microsoft criasse aplicações para Linux significaria que tinha ganho”. Lendo a frase, parece que o Linus quer dizer que se isso acontecer seria a MS a ganhar, e não o próprio Linus.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      “Um dia Linus Torvalds referiu que “Se alguma vez a Microsoft criasse aplicações para Linux significaria que tinha ganho”. Será que Linus Torvalds já pode gritar vitória?”

      1. Avatar de David Silva
        David Silva

        Falta aí o EU: “significaria que eu teria ganho”

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          O “EU” é implícito tendo em conta o contexto…

          Além de que o Linus já poderia ter cantado vitória há muito mais tempo, desde o momento que a MS teve de desenvolver os drivers do Hyper V para Linux e os submeter para aprovação e inclusão no kernel sob licença GPL, em 2009, ou perdia a possibilidade de sequer se manter no mercado da virtualização (tendo em conta a quota de mercado que o Linux tinha – e tem – no segmento de servidores).

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas Daniel,
            Verdade!
            Mas faltou referir porque é que a MS teve que retornar a Comunidade mais de 10k linhas de código…
            É que a MS tinha usurpado código livre sobre licença GPL, e foi descuberta…
            há muitos criticos, onde eu me ensiro, que a MS deveria ter sido obrigada a libertar muito mais, caso se verificasse que havia linkagem estatica dos binarios com este código…que quase de certeza havia algures em alguma aplicação..

          2. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            @ Lmx: ideias, código e outras coisas copiadas (vs. inspiradas) entre empresas é comum e saudável para o consumidor. Se a Microsoft foi descOberta deve pagar mas o consumidor (nós) não deve estar de nenhum lado. Eu não me INsiro em nenhum grupo, já que cada um inspira-se no outro e isso tem vantagens.

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ó LMX, não digas disparates.
            A Microsoft contribui com código para o kernel do Linux de forma oficial e já há vários anos.
            Nem podia ser de outra forma, porque doutra forma como é que o Linux iria funcionar bem nos servidores Hyper-V do Azure?

  2. Avatar de Xavier Soares
    Xavier Soares

    Parabéns Microsoft, à que ter a mente aberta!

  3. Avatar de Nuno José almeida
    Nuno José almeida

    O linus tem, penso que um tweet, que diz simplesmente “ganhei”. Penso que foi quando saiu o .net para linux.

  4. Avatar de tezouro
    tezouro

    Não percebi o que é que tem a ver a MS usar um repositório (mesmo que seja open source) com fazer uma aplicação para linux…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A ideia é a Microsoft usar tecnologias Open Source

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Isso não responde à questão: o que tem o Git a ver com o Linux?

    2. Avatar de Fonseca
      Fonseca

      De qualquer forma ele já ganhou, afinal o que é o Skype se não uma aplicação Microsoft desenvolvida para Linux? E o universo de aplicações da Micrososft rodando no Android, que usa um micro kernel Linux? Então se nos atermos a aplicações, de qualquer forma, Linus ganhou.

  5. Avatar de int3
    int3

    Linus já ganhou quando a microsoft fez o SQL Server para linux.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O Linux tem um valor residual e se a Microsoft resolve alargar na direção do open source, então tem algum interesse na partilha. Agora acho curioso a comunidade Linux nem piar/ agradecer se a Microsoft dá algo (muito pelo contrário, falam que isso significa que estão por cima e a ms “cedeu”) mas contribuir com algo para a ms está proibido e é logo um roubo! Mentalidades clubísticas …

      1. Avatar de Fonseca
        Fonseca

        Cara onde que foi dito que contribuir com a Microsoft é roubo? O Linux e a comunidade de código aberto tem contribuído já há muitos anos para o universo Microsoft, são inúmeras as tecnologias, códigos e outros que a Microsoft vem usando do mundo opensource. Portanto, se você viu tal comentário, é apenas uma xita, assim como tem xita no universo Windows.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    sql para linux, já ganhou 😉

  7. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Parabéns à MS! Parece que tomou o rumo certo! Está e vai ainda mais abanar o mercado, a apple tem que se mexer e comecar a fazer algo novo…

  8. Avatar de João
    João

    Bah… Talvez a 20 anos q ouvi falar de Linux pela 1a vez.
    Linux já são notícias velhas. Hihihihi.
    Ta na hora de comecar a pensar em microkernels reais, com boas performances e aplicáveis ao dia a dia (como o kernel do RedoxOS ou o seL4) e os respectivos OS no topo destes, como o Redox ou o Genode.
    Temos de evoluir!
    ahahahahaha
    (ou claro, fazer um fork do Linux, “microkerneliza-lo” e convidar o Linus para se juntar ao projecto ah ah ah ah ah. Isso é que ia ser ve-lo a praguejar só da ideia ah ah ah ah)

  9. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Segundo li em algum lado (Windows Central creio) e se não me engano, a Microsoft também está a desenvolver ferramentas git que permitem que um Dev não tenha que fazer pull do código todo da cloud para testar a sua parte do programa.

  10. Avatar de JPaulo
    JPaulo

    A MAS diz que o Windows 10 é a “última versão” do Windows, já que o programa passará a ser encarado como um “serviço” e todas as suas funcionalidades como “módulos” que poderão receber atualizações futuras sem alteração no core do sistema.
    A razão do Open Source está mais ou menos explicada.

  11. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Só falta mesmo MS Office Linux

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Por enquanto corre “apenas” a versão 2013… mas eu prefiro o nosso LibreOffice.

  12. Avatar de khidreal
    khidreal

    Gostava de ver era o Windows como Opensource… lá se iam os milhoes de euros ganhos em vendas, lá se ia o markting, e lá se descobriam todos os podres do windows… por mais opensource que a MS utilize, opensource é uma palavra muito forte para empresas como a MS, fala em tornar o WIndows Opensource lá pro Satya Nadella, com certeza ainda desmaia hahahahaha

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Por enquanto tens o ReactOs que é uma boa amostra…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens razão, até porque o que não falta por aí é gente com tempo, vontade e capacidade para analisar 300 GB de código. De borla!
      Oh, espera, não, não há, por isso é que o bug do Heartbleed no OpenSSL esteve lá durante 2 anos sem ser descoberto e ainda no outro dia se descobriu (muito provavelmente por causa do WCry) um bug, que também permite criar worms, no Samba que esteve lá durante 7 anos.