Microsoft tira Google como opção de pesquisa em alguns Lumia

35 Comentários

A guerra dos motores de pesquisa ultrapassa muitas vezes a própria Internet e “salta” para as plataformas que os usam.

A Google tinha até à pouco tempo o domínio nos motores de pesquisa que eram usados nos sistemas operativos móveis e de desktop, mas lentamente está a ser preterida por outros, muitas vezes dentro dos próprios ecossistemas onde os sistemas coexistem.

Mas a Microsoft resolveu agora dar mais um golpe no domínio da Google ao retirar dos novos Nokia a possibilidade de escolha deste gigante das pesquisa como opção no Internet Explorer do Windows Phone.

lumia_google_1

Antes da compra da Nokia pela Microsoft, todos os utilizadores dos Lumia podiam alterar o motor de pesquisa pré-definido para o da Google, alterando assim o local onde essas pesquisas eram feitas.

Mas segundo vários relatos de vários utilizadores, essa opção foi agora retirada, ficando apenas o Bing como opção para os utilizadores.

Vários equipamentos vendidos depois de Abril deste ano deixaram de contar com a opção para mudança do Bing para o Google, tal como sempre o Windows Phone permitiu.

A utilização do Bing era já garantida na pesquisa que os utilizadores têm ao usarem o botão dedicado no Windows Phone, que não podia ser alterada de forma alguma, mas sempre existiu a possibilidade de alterar a escolha do motor de pesquisa a usar dentro do browser.

Esta mudança que a Microsoft incluiu agora no Windows Phone parece ter uma abrangência global, com algumas excepções pontuais em alguns operadores Europeus.

Ainda não existem quaisquer certezas se esta é uma medida pontual da Microsoft ou se a irá alargar a outros equipamentos e até ao próprio Windows Phone 8.1 ou se o manterá apenas contida na sua gama de equipamentos Lumia, forçando-a a todos os que instalarem a actualização Lumia Cyan, que agora começou a ser disponibilizada.

lumia_google_2

Esta não será uma medida que agradará à maioria dos utilizadores do Windows Phone. Mesmo sendo o Google um motor de pesquisa concorrente, até agora havia a possibilidade de ser usado, dando ao utilizador a opção de escolher qual o que pretendia.

O entendimento que existe, não apenas no Windows Phone, mas também no Android e até no iOS, sempre permitiu a presença de outros motores de pesquisa e a sua utilização por parte dos utilizadores.

A medida da Microsoft, ao simplesmente remover o Google, é apenas mais um ponto fraturante ente estas duas empresas que no passa recente se têm batido dento do ecossistema Windows Phone por várias razões.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Ferreira

    A Google é que começou esta guerra com a Microsoft, ao obrigar a retirada da versão “completa” do YouTube desenvolvida pela Microsoft da Store.
    A Microsoft limitou-se a pagar na mesma moeda.

  2. Avatar de Serginho M
    Serginho M

    Se a medida é boa ou má isso eu não sei. Agora, uma coisa eu sei; estou a usar o Bing (tlm + PC) à dois anos, e desde então, não sinto falta nenhuma do Google. O Bing dá conta do recado, para além de que, estiticamente até é bem mais bonito que o Google.

    1. Avatar de tavares
      tavares

      +1…a google já foi uma empresa inovadora e com produtos quase sem concorrência.Hoje em dia a “concorrência” tem produtos iguais ou melhores.O Bing é um deles…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Bing e uma boa alternativa, mas melhor isso e mto relativo, e não, a google não anda a tirar nada do WP, ate pelo contrario a google tem todo o prazer e ter os seus servidos espalhados pelos vários sistemas, e isso tem mais a ver com a microsoft a querer promover o bing.q

        1. Avatar de Serginho M
          Serginho M

          Então, porque que a Google não desenvolve um YouTube para WP, um G+, etc… Para além de dificultar essa tarefa à Microsoft, exigindo uma APP em HTML5,quando isso não acontece a mais ninguém? Enfim…

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Eu faço muita pesquisas na google, e o bing pouca coisa apresenta.

      Para pesquisar este ou aquele site/consultar o tempo chega xD

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vejam este vídeo e vão perceber o porquê desta ação da MS
    https://www.youtube.com/watch?v=B759dzymyoc

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quem sai projudicados das brincadeiras da google/MS são os clientes. Btw, tenho um htc 8s com developer preview do 8.1 e tambem não tenho opção do motor de busca. Não parece ser exclusivo para lumias esta limitação…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Eu utilizo o bing há anos tanto no pc como Windows Phone e sinceramente não preciso do Google para nada.

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Bem feito para a Google. Começou a guerra que aguente com as mazelas.

    No que me diz respeito, utilizo o Bing no meu Lumia e o Google no portátil e honestmante, tanto num como noutro, encontro sempre o que pesquiso.

    Basicamente pode-se dizer que “muda o estilo, mas mantém-se o resultado”.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Bem feita para a google mas são os consumidores do windows phone que ficam prejudicados, sim porque nem toda a gente que usa windows phone gosta de bing.

      1. Avatar de Rod
        Rod

        Mas qual é preocupação? Nada o impede de abrir o Google no IE no Windows Phone, ou de o gravar como favorito, ou de colocar o tile no écran inicial, ou ainda de usar a App oficial do Google:
        http://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/google/220bfbf2-ee02-496c-a656-651a6c0c6518

        1. Avatar de Serginho M
          Serginho M

          Mesmo! Que gente complicada… O browser que eu saiba abre o Google. Lol

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Não se trata de ser complicado, mas sim pratico.

  7. Avatar de perguntador
    perguntador

    Uso o Bing já à muito tempo com satisfação.
    Até para os mapas já não uso o Google mas sim o “here” e plenamente satisfeito.

    1. Avatar de Serginho M
      Serginho M

      Issoé gente complicada a querer defender o Google só porque sim. O Bing faz exatamente tudo o que o Google faz. Enfim… Cismas!!!

      1. Avatar de Alexandre Badalo
        Alexandre Badalo

        O bing e exactamente uma COPIA do GOOGLE so muda o ESTILO

  8. Avatar de irlm
    irlm

    Como posso enviar um screenshot do lumia 630 para mostrar que existe uma maneira de ativar o Google no internet explorer?

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Devias ter lido o texto, ” Microsoft tira google da pesquisa em ALGUNS lumia” está logo no título. Eu também tenho o google como default na pesquisa do explorer do meu Lumia 8.1 e não pretendo alterar para bing.

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Mas nao é so escreveres http://google.com e tens google no browser?

  9. Avatar de OPPS
    OPPS

    O windows phone tém 3% do mercado, por isso retirar o Google como opção de pesquisa não afecta muita gente.
    Preocupante seria retirar o Google como opção de pesquisa dos smartphones com android e ios.

    1. Avatar de MM
      MM

      O iOS já usa o Bing como motor de pesquisa integrado, p.ex., o SIRI (abadonou o Chrome já há algum tempo) 😉

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Eu a ler o teu comentário apareceram me as entrelinhas: Se eles não se preocupam com a store/apps fracas para a plataforma, porque haveriam de se preocupar se vão ficar sem a google? 😀

  10. Avatar de billgates
    billgates

    O mais engraçado é ver, pelos comentarios dos consumidores a quem lhes foi vedado o direito de escolha, a aplaudir a M$ como carneiros… Enfim

    1. Avatar de Glink
      Glink

      mesmo, ainda estou para perceber se da para usar duckduckgo, por exemplo, que para alem do google é o meu favorito…

      alias em casa é o que uso.

      1. Avatar de DansVC

        Eu utilizo uma mistura de DuckDuckGo com o Google. Glick, dá a tua opinião sobre o meu site: http://ray-dee-oh.com/

        1. Avatar de Blasterjack
          Blasterjack

          LoL Daniel e o site. Com menos 5 anos que tu fiz um na sapo homepages que era divinal. Nem sei como percebia tanto de CSS/html na altura. Dreamweaver CS2 wow

          1. Avatar de DansVC

            Quem és? O.o já agora manda link xD

    2. Avatar de BigLord
      BigLord

      É mesmo isso. Tristeza :\ não interessa que o Bing também seja um bom motor de busca, cabe ao utilizador decidir isso, não à Microsoft.

  11. Avatar de sakura
    sakura

    o bing era péssimo, hoje e dos melhores. http://www.bing.com/dev/en-us/dev-center
    pode ser usado por menores, sem pub, e com uma politica de privacidade do melhor que anda por ai “it will block users under 13” http://blogs.mcafee.com/consumer/teen-hashtags-every-parent-know .

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Politica de privacidade? Isso agora já existe na net?

  12. Avatar de AAAA
    AAAA

    Era fixe era que a MS arranjasse maneira de se poder instalar add-ons no IE…

    Para o pessoal poder instalar o AdBlock Plus, e mandar uma bem grande à Google!

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      o ADB tem parceria com a GOO, vé a exclusion list. (mas como a google outras tambem estão lá)

  13. Avatar de BB
    BB

    Não será verdade de todo, pelo menos em Portugal. Comprei um Nokia Lumia 630 DS no fim-de-semana, tem a ROM versão Portuguesa Country Generic mais actualizada e o motor de busca do Google está lá presente.

  14. Avatar de Paul.ao
    Paul.ao

    Comprar um produto que eu nao tenho opcao de escolha ?

    ahhah depois reclamam que nao vende o esperado !