Microsoft tem a próxima versão do Office já em desenvolvimento

35 Comentários

O iminente lançamento da nova versão do Windows tem nos últimos tempos tem sido o foco principal de tudo o que esteja relacionado com a Microsoft.

Mas como seria de esperar a Microsoft continuou o seu trabalho e tem estado a desenvolver as suas restantes aplicações e outras novidades.

A mais recente que se espere que chegue é a nova versão do Office. Ainda apenas conhecida como Office 16, vai trazer algumas novidades e trazer de volta algumas funções já conhecidas.

office_16_1

Segundo o site The Verge, a Microsoft está já com um trabalho realizado nesta versão que a coloca em ponto de ser disponibilizada para os consumidores, ainda numa fase de teste, como se tornou normal na Microsoft.

Internamente na Microsoft circulam já versões “Office Technical Preview” da nova versão do Office, o que demonstra que está praticamente madura para seguir para os testes mais reais, nas mãos de todos os que o quiserem fazer.

As novidades do Office 16, e pelo que se consegue verificar não são muito grandes. Claro que é apenas uma avaliação baseada no que está visível e de certeza que existiu optimização profunda do código e das diferentes componentes.

A que chama mais à vista, e que foi uma das mais pedidas pelos utilizadores é a criação de um tema escuro, o que permite usar o Office em situações de menor luminosidade.

Na verdade este novo tema é apenas o regressar de um que existiu no Office 2010 e que não fez a transposição para o Office 2013.

Uma segunda novidade que pode ser vista neste “Office Technical Preview” é o regresso do famoso Clippy, mas em moldes completamente diferentes.

O Clippy perdeu a sua componente estética e que tanto era adorado/odiado e passou a ser apenas uma simples caixa de pesquisa.

O “Tell Me”, nome por que é conhecido nas versões Web do Office vem agora para o Office 16 para ajudar os utilizadores a aceder a novas funcionalidades e para explicar como as usar.

É uma pesquisa normal onde os utilizadores vão poder colocar questões e onde vão ter acesso a respostas rápidas e objectivas.

Existem outras novidades mais discretas como a possibilidade de o Office orientar automaticamente as imagens inseridas, usando para isso a informação de metadata da câmara usada.

No Outlook passará a ser possível a sincronização de mensagens em períodos menores (1, 3, 7 ou 14 dias), em contraste com o período mínimo de 30 dias da versão actual, permitindo assim que se ganhe espaço.

Para já estas são as novidades que se sabem estar a chegar ao Office, ainda sem data de lançamento, mas de certeza incorporadas nas actualizações frequentes do Office 365.

Galeria Office 2016

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pifaro

    Excelentes notícias! Já me cansa usar os temas tão claros.

    Quanto ao Clippy, pena que o tenham eliminado. Eu até gostava dele!

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      O tema escuro está disponível no Office 2013 / 365 em ficheiro / conta / tema

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Para vir com subscrição podem ficar com ela. Já chega o anti-virus

    1. Avatar de Pifaro

      A “mistura” Office e Office 365 e os novos modelos de venda assim o indicam.

  3. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu não percebo porquê a cada ano se lança um novo office? e ainda por cima mudam algumas coisinhas de sitio para baralhar o utilizador que antes trabalhava com a versão anterior.
    Isto tudo tem uma intenção de ter e claro o tema do consumismo e do capitalismo, ou seja, cada vez se faz software mais pesado para a malta ter de ir comprar o ultimo modelo XPTO.
    Claro que com este comentario vou ferir alguém, mas estou-me nas tintas

    1. Avatar de JJ

      Muitas vezes é principalmente corrigir erros que vão sendo detectados, bem como simplificar o código fonte e tornar o programa mais leve.

      A questão é que estes pontos na maioria dos casos não são visíveis ao utilizador. Logo eles vão tentando fazer alterações no layout do programa, de forma a mostrar que é um programa diferente e lá esta motivar a aquisição.

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Sim e por outro lado tornar o programa mais fluido e rápido, mas ai os updates do windows deveriam também funcionar no office.
        Só que o problema das novas versões do office é que antes de simplificar as coisas, dificulta um bocado. Eu quando tirei o meu curso de informatica trabalhava com o office 2003 e agora com o 2010 não atino muito bem com ele.
        Já instalei o 2013 só para ver as alterações, mas em termos do layout e do tipo de letra que a MS usou não gostei e passei para o 2010.
        E com as inovações a cada versão o office cada vez facilita mais o utilizador e tem mais recursos do que a versão anterior e torna-se mais rápido

        1. Avatar de censo
          censo

          O windows update actua no windows e no Office. Diz la onde e que as novas versões dificultaram?

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Porque como é óbvio, tens de pagar pela nova actualização, não penses que o teu sistema é Linux/com LibreOffice que o podes actualizar quando queres e até alterar o tema…

      2. Avatar de Glink
        Glink

        “Muitas vezes é principalmente corrigir erros que vão sendo detectados, bem como simplificar o código fonte e tornar o programa mais leve.”

        mas não é para isso que servem os updates?

        o João tem razão no que diz…

    2. Avatar de censo
      censo

      Eu não percebi porque dizes a cada ano se lança um novo Office. Explica.

    3. Avatar de pixar
      pixar

      A questão é mesmo essa. Na verdade, sobre suite do Office, não há muito a inventar. Podem-se fazer pequenas melhorias, mas nada que justifique uma nova versão. Então fazem-se algumas alterações de cosmética para vender.

    4. Avatar de MM
      MM

      A Adobe também lançava todos os anos uma nova versão do seu CS (agora tb já só é online), e pior ainda, lançava “meias versões”, p.ex., CS 5,5. E estamos a falar de um suite que custa milhares de euros. A MS não lança o suite Office todos os anos, aliás, basta ver as versões que são simples de se verificar: Office 2003, Office 2007, 2010 e 2013! Está longe de ser todos os anos!!

  4. Avatar de BB
    BB

    Ja era tempo era da versao para Mac ser actualizada…

    1. Avatar de Alvaro

      Estou contigo! já é hora!

    2. Avatar de Fonseca Marques
      Fonseca Marques

      Ja era tempo era de comprar um windows…

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Eu uso linux, pelo que nesse aspecto concordo com os macs, mudar para essa treta de SO que se chame RuimWindows?
        E uso LibreOffice que me chega e sobra perfeitamente…

    3. Avatar de RIcardo Vieira
  5. Avatar de Rui Costa

    O modelo de negócio, cada vez mais, será a subscrição mensal. Desta forma em vez de se comprar as várias versões que vão saindo, aluga-se o software e fica sempre atualizado.

    Sai mais barato que a aquisição de cada nova versão que sai.

  6. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Já altero os temas no libre office à anos com a integração directa dos temas à nossa escolha do firefox…já agora para quando o uso de tab´s quando tenho vários livros de excel/word abertos ao mesmo tempo?

    1. Avatar de MM
      MM

      Basta ires à barra do Windows e passares o rato por cima do icon do programa para teres os que estão abertos.
      Eu pessoalmente gosto da forma como ficam separados porque facilita bastante a quem usa dois monitores e quer passar indo de um lado para o outro.

  7. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    O Microsoft Office mais utilizado por mim foi e sempre será o 2003.

    Era perfeito.

    A partir daí comecei a utilizar muito pouco, e mesmo no trabalho o que existe é o Libre Office.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Concordo. A nivel de usuario estava mais facilitado e o menu era mais facil de aceder ás ferramentas necessarias.
      Com os novos produtos do office cada vez mais esses recursos estão escondidos, ou desapareceram e estão ocultos.

      Mas partilho da tua opinião em que gostei mais de trabalhar com o 2003 e foi na altura em que mais trabalhei com ele.

    2. Avatar de MM
      MM

      Não concordo nada. Hoje em dia não consigo sequer usar o 2003 com tudo disperso e nem sempre com grande lógica.
      O Office 2003 está tudo muito mais organizado e com os side panels a rapidez de produção aumentou bastante porque está tudo centralizado e facilmente acessível de acordo com o objecto que estamos a usar.
      P.ex., no PowerPoint é muito mais fácil construir templates e organizá-los. É muito mais fácil trabalhar com os objectos e a possibilidade de termos o side panel com todos os objectos nesse slide ajuda bastante.
      A smart-guides do PPT2013 estão excelentes (diria mesmo que melhores que as smart guides da Adobe).
      O Office 2003 a mim não deixa saudades nenhumas.

      1. Avatar de MM
        MM

        Errata:
        Onde está “O Office 2003 está tudo muito mais organizado”, deve ler-se: No Office 2013 está tudo muito mais organizado…

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    já à mts anos que uso OpenOffice -> LibreOffice a nível pessoal, mas a nível profissional continuo a usar o Office, que, tenho que infelizmente admitir que ainda é superior que às versões livres.

    1. Avatar de MSantos
      MSantos

      Já experimentaste o Kingsoft em Linux? Eu uso e abuso;)

      1. Avatar de Alf
        Alf

        +1

        Tem sido uma agradável surpresa!

  9. Avatar de ER
    ER

    Sou um Windows fan boy. Mas este word não avança. Uma pessoa quer escrever um documento científico e tem inúmeras dificuldades.

    1. Avatar de Fonseca Marques
      Fonseca Marques

      Compras um pagas e está feito tens muitas pessoas que o fazem

      1. Avatar de VMag
        VMag

        O que tem a ver uma coisa com a outra?

    2. Avatar de censo
      censo

      Explica lá isso.

  10. Avatar de VMag
    VMag

    Será que os menus vão gritar com o utilizador?

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Que artigo estranho, deve ser déjà vu, pois ia jurar já o ter lido antes…