Microsoft TechDays 2010

34 Comentários

Tal como tem sido hábito de há uns anos para cá, a Microsoft volta a organizar a sua conferência anual para mostrar aos utilizadores e aos players da industria o que de mais recente se tem feito e faz na sua casa. Este ano terá lugar no Lagoas Park, em Porto Salvo, e decorre durante os dias 20, 21 e 22 de Abril.

O Pplware estará presente nos 3 dias, onde contamos ver o que de mais interessante tem a Microsoft para nos mostrar e trazer-vos as novidades apresentadas que, considerando o que tem vindo a público nos últimos tempos, serão sem dúvida  interessantes.

Acompanhe todas as novidades deste evento ao longo do artigo

UPDATE (15h45)

  • Share Point e o Exchange serão os motores para ligar todas as componentes do PC e dispositivos móveis à Cloud
  • A partir do lançamento do Office 2010 será lançado um Office Starter com Word, Excel que terá publicidade embutida e será  inserido como modo OEM, será assim como o Windows Starter onde a licença será como a do Windows, compilada na partição de reparação. Depois existirá uma PKC (Product Key Card) que poderá ser comprada e que largará o office do rotulo starter e poderá ter total licenciamento
  • A partir do dia 26 de Maio *estarão disponíveis todas as versões em inglês do Office 2010

Pontos altos do TechDays

  • Abertura da edição de 2010 a cargo de Cláudia Goya

A directora geral da Microsoft Portugal, Claudia Goya, vai abrir o TechDays 2010. Na sua comunicação, irá dar destaque à importância do momento estratégico de viragem que a empresa vive e irá realçar o compromisso da Microsoft para com as suas comunidades técnicas, a razão de ser da sua existência. Apostada em dar a conhecer o factor de diferenciação da proposta Microsoft na estratégia de computação baseada numa experiência única em dispositivos como o computador, o telemóvel e a TV, associada a serviços complementares residentes na Internet, Claudia Goya aposta forte no TechDays como o grande momento de comunicação da Microsoft cara-a-cara com os principais líderes de opinião no uso das suas tecnologias.

  • Sessão de abertura a cargo de Miguel Caldas – a visão da Microsoft

Miguel Caldas, National Technical Officer da Microsoft Portugal, será o keynote speaker da sessão de abertura do Techdays. Nesta sessão, Miguel Caldas irá apresentar qual a visão da Microsoft e como o roadmap tecnológico irá suportar a estratégia delineada para entregar a visão aos clientes e parceiros Microsoft. Esta sessão contará ainda com casos de estudo nacionais mostrando a inovação que empresas portuguesas apresentam no mercado.

  • Lançamento do SQL Server 2008R2 no Techdays 2010

O segundo dia do Techdays 2010 vai ser um dia cheio de novidades, estando o palco da segunda Keynote do evento reservado para o lançamento do SQL Server 2008R2. Durante o Techdays teremos 15 sessões que irão cobrir as diversas novidades nesta versão como sejam os Master Data Services, Streaminsight (Complex Event Processing), Self-Service Analytics com o Powerpivot e com as novidades nos Reporting Services, Server Utility e o Parallel Datawarehouse.

  • Charlie Kindle e Windows Phone 7

Charlie Kindel, Partner Manager da equipa Windows Phone 7, vem ao TechDays 2010 mostrar o novo Windows Phone 7 Series e falar sobre o desenvolvimento de aplicações para a nova versão de Windows Phones.

  • Rob Miles de novo em Portugal

Rob Miles um dos top5 speakers de todas as edições anteriores dos Techdays e DevDays vem de novo a Portugal para nos entusiasmar com a sua personalidade, e com as novidades da .net micro framework e platafoma de jogos XNA.

  • PASS vai abrir o chapter de Portugal durante o techdays 2010

O PASS – Professional Association for SQL Server Professionals (www.sqlpass.org) é uma associação independente e sem fins lucrativos dedicada ao suporte, educação e promoção das comunidades de Microsoft SQL Server no mundo inteiro. O PASS irá promover o início das suas actividades em Portugal durante o Techdays 2010 pelo estejam atentos a esta iniciativa de relevo para todos os profissionais de IT e Developers interessados na plataforma SQL Server.

  • Cuidar de bosques

Com o êxodo rural das últimas décadas e o consequente abandono dos terrenos, em Portugal tem-se verificado uma importante expansão dos nossos bosques autóctones através da regeneração natural (e.g. carvalhais e azinhais). Hoje, cuidar dessas florestas é tão ou mais importante que criar novas áreas através da plantação/sementeira. Para debelar estes aspectos negativos e potenciar a obtenção de carvalhais/azinhais maduros e em estado favorável de conservação, a Microsoft Portugal fez um investimento de apoio ao trabalho realizado pela Quercus.

Caso pretendam podem acompanhar aqui o TechDays 2010 através do Twitter.

Homepage: Agenda
Homepage: TechDays 2010

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Melo
    João Melo

    Boa, quero saber dessas novidades todas.
    Apesar de já ter visto os vídeos do TechDays e DevDays deste ano na Holanda e Bélgica.
    Queria perguntar se vai existir gravação das orações?
    Obrigado.

    1. Avatar de Bruno Silva

      Sim vai estar disponível, mas após o TechDays!

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Acompanhem algumas fotos dos nosso jornalistas no terreno: aqui

  3. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Fazerem um OS melhor tá quieto, é só festas… mas é trabalhar… o OSX é a prova de que o UNIX é MUITO melhor, e que a Microsoft anda encostada aos milhões que fez e faz.

    Infelizmente a culpa do Windows ser mau não é só da Microsoft, mas também dos fabricantes de pc e do mercado, as actualizações na linha de produtos tão pouco espaçadas no tempo já afastou os utilizadores para as consolas, e a este ritmo em breve muda “tudo para mac”. Em breve entra em estagnação como o dos telemóveis, depois saiu o iphone para salvar a coisa.

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      Em breve entra em estagnação como o MERCADO dos telemóveis, depois saiu o iphone para salvar a coisa.

      *Correcção

      1. Avatar de HM
        HM

        Um sistema operativo melhor? Em que te baseias para dizer isso? Baseias-te em eventualmente seres um fanático apple ou Linux e não admitir o que os outros fazem? O Windows 7 é fantástico! Todos os sistemas operativos têm os seus problemas, e no windows (como o mais USADO) é normal que encontrem mais problemas e que mais crackers tentem “dar cabo dele”…

        Não digam mal só por dizer… Eu uso windows 7 e Linux e estou muito satisfeito com os dois…

        1. Avatar de MoosHD
          MoosHD

          Baseio-me na minha experiência pessoal com os três sistemas.

          O Windows nem é melhor nem pior que os outros, é diferente, cada um serve um publico alvo.

          O Windows 7 realmente é um sistema bom, mas podia ser melhor, o 7 é o que o vista devia ter sido, o problema é que a Microsoft gastou demasiado tempo nele que podia ter sido usado para fazer algo muitíssimo melhor, afinal tanto tempo e dinheiro para se fazer um XP 2.0?? existe por aí pessoal que diz que se a Microsoft tivesse tido competência o longhorn tinha sido melhor que o 7…

          Se o linux e mac se portavam bem com uma cota de mercado maior? ninguém sabe, talvez daqui a uns anos se saiba.

          o que eu sei é que no dia em que toquei em macosx leopard fiquei apaixonado por ele, fácil e extremamente rápido, então o snow faço ideia.

        2. Avatar de Adélio
          Adélio

          Onde trabalho tem 2 macs leopardo, no meio de 50 pcs windows, os macs só dão problemas com a rede, por vezes é preciso estar duas horas para que eles detectem na rede pastas partilhadas, etc.
          Macs são bons para trabalhar com outros macs, os designers é que dizem são bons.
          Compararem maquinas com o mesmo preço de hardware e depois vamos ver quem fica atraz.

    2. Avatar de João Melo
      João Melo

      Coitado do frustrado.
      “A culpa do Windows ser mau…” – esta frase diz tudo. Está calado e cala-te.

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        Não gostas da opinião dos outros tem bom remédio, cheira e deixa!!! Telhados de vidro…

    3. Avatar de Shogun
      Shogun

      OSX é melhor que o Windows?

      Sinceramente n concordo com a tua opinião, o que não quer dizer que concorde que o Windows 7 e melhor que o OSX, o facto é que o OSX ganha ao Windows 7 em USABILIDADE, embora eu pense que o Windows 7 tenha melhorado muito relativamente ao que a Microsoft nos vinha habituando, mas segundo grandes especialista em segurança informática o Windows 7 está muito á frente do OSX.

      Relativamente ao que interessa:

      Apenas me agradou a apresentação da tarde sobre windows communication foundation 4, as outras que assisti sobre sketchflow, silverlight e windows phone, pareceram-me apenas venda de produto e mais nada.

      Mais uma nota negativa relativamente ao servico de catering, referindo-me especificamente a um coofee break mt pobre e á falta de faca ao almoço.

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        sinceramente a apple não se preocupa muito com a segurança do osx porque simples ainda não precisa, o linux igual, a cota de mercado é tão pequena que não é rentável fazer vírus para eles, o mais rentável que podia ver actualmente seria vírus etc para unix por causa dos servidores.

        em segurança a apple se aparece-se do nada ataques sérios ao sistema sinceramente acho que não ia dar conta da coisa por uns tempos e ia abanar a coisa, mas acabava por normalizar.
        já o linux não sei bem por um lado é opensource rapidamente se corrige as falhas, mas por outro lado ser opensource faz com que se saiba mais facilmente as suas falhas e como as explorar, a solução em um caso mais grave no linux, bem era “simples”, “fechar” o código, mas de forma a manter a filosofia open, algo que já se faz nas versões para empresas.

        @kekes

        eu não disse, ou se calhar dei erradamente a ideia de que o osx é melhor! aliás como dizia o chris pirillo “all OS sucks” nem o osx, nem o windows, nem o linux, nem o unix… são bons, aliás todos são péssimos, todos têm falhas, todos têm bsod.
        o que eu disse é que o UNIX que é o core (darwin) do osx é melhor é que core já velho do windows e isso vê-se em servidores osx. a microsoft tem de melhorar rapidamente e eles próprios sabem disso, o 7 é exemplo, e não falo em segurança, falo em estética, simplicidade, leveza do sistema. no osx instalar um prog. é só arrastar o file para a pasta, apagar é igual, mais simples é impossível, para quê complicar algo simples e rápido? até os users avançados gostam. para não falar que o osx é MUITO mais rápido, e não me falem em drivers optimizações etc… que instalei um osx modificado no pc e aquilo voava, e nem estava a funcionar a 50%.

    4. Avatar de kekes
      kekes

      LOL só festas! É o tipico comentario de um “a justiça é cega” venda nos olhos, maçã na mão…

  4. Avatar de Joao silva
    Joao silva

    Estou ca neste momento a postar na sessao de azure. De referir que o wireless fornecido é extremamente lento

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já viu por aí o pessoal do pplware?

    2. Avatar de Cláudio Domingos

      Já agora, a que wireless te ligaste?? É que já experimentei mais de 3 redes que encontro e nenhuma me fornece internet. Estou a usar Pen da Vodafone, que por sinal, cobertura 3G é uma desgraça por estas bandas…

  5. Avatar de Cláudio Domingos

    Estou no TechDays 2010 e até está a ser uma boa experiência em que já sou “acompanhante” de TechDays e DevDays da Microsoft em Portugal. Desde apresentação do Windows Azure, Office 2010 Migration, Exchange Server 2010, até agora tenho boa impressão e excelênte recomendação para quem está por cá. Um abraço à equipa do pplware e boa continuação de evento.

  6. Avatar de NuMbErSeVeN

    Esperam-se muitas novidades sobre o Windows Phone 7.

  7. Avatar de Guilherme Venancio
    Guilherme Venancio

    Bem, depois do 1º dia decorrido, apenas posso dizer que foi fraquissimo, face à 2 anos atrás. Stands muito pobres, muito mal organizado, falta de condições.

    As sessões foram demasiado fracas. Fiquei extremamente desiludido.

    1. Avatar de Cláudio Domingos

      Após o primeiro dia de TechDays tenho a concordar com alguns amigos meus e leitores daqui. Achei o TechDays num geral fraco, as apresentações que fui até gostei, as de Virtualização (foi as que mais fui) mas no geral achei fraco, e especialmente a de Exchange Server 2010 correu menos bem… Amanhã mais nos espera um dia cheio de novas Sessões 😉

      1. Avatar de Bruno Mendes Silva

        Por incrivel que pareça uma das melhores sessões a que fui foi aquela a qual estava com mais duvidas se valia a pena assistir. Windows 7 Deployment, foi no fim do dia. O speaker foi do melhor mesmo… de resto bem… deixaram algo a desejar sem duvida

        1. Avatar de Daniel Ferreira
          Daniel Ferreira

          Tens toda a razão Bruno. O ultimo speaker foi do melhor para um dia que no geral foi muito fraco e com sessões de dar soninho.
          Concordo com o Guilherme, em relação ao 1ºdia, o de à 2 anos ficou bem a frente.
          As cadeiras não são cómodas, falta de facas ao almoço, os coffe break estão fraquinhos, a rede wireless para usarmos é a NSFI. Existem alguns APs distribuídos mas a Internet é a passo de caracol.
          Para os IT Pros, este techdays deixa a desejar. Poucas Labs ao nível de Servidores, virtualização, exchange, online services, sbs nem velo. Não nos podemos esquecer que mais de 50% das empresas em Portugal são Pequenas Empresas.
          Pessoal escrevam nos comentários das folhas o que acham, para ver se para o ano isto melhora.
          Amanha há mais. Bom TechDays para todos.

  8. Avatar de Miguel Caldeira
    Miguel Caldeira

    Boas a Todos.

    Guilherme concordo contigo. Quanto ao local, basicamente arranjaram um edificio vazio e fizeram lá o evento, mas a nível de infra-estruturas básicas estão a anos luz do ultimo que foi na antiga FIL. Considero tambêm os conteudos muito fracos, pois parece que estou a ver os whitepapers do que existe no site deles. Por mim falta-lhes muita substancia. Espero sinceramente que melhore amanhã…Apenas a minha opinião…

    1. Avatar de Vítor M.

      Este ano o edifício foi mal escolhido.

      Muita gente para um edifício mal preparado ou de todo preparado para estes eventos. Ficou pelo menos os conteúdos que foram uma mais valia. 🙂

  9. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    É muito bom que a Microsoft esteja a ajudar a QUERCUS.

  10. Avatar de Guiherme Venâncio
    Guiherme Venâncio

    Bem, em relação a hoje, Fiquei bem mais satisfeito com o High Availability no Exchange 2010 orado pelo João Ribeiro.

    Dia da noite de ontem para hoje, em relação a conteudos abragentes do Exchange 2010.

    A nível de organização, continua fraco, apesar do Bacalhau com Broa até estar bom 🙂

    1. Avatar de Renato Silva
      Renato Silva

      Sim bem melhor mas continua pouco técnico.
      Sinto que a informação não é mais do que a que encontramos nas páginas do produto na Net.
      Já as meninas da Samsung…
      Abraço

      1. Avatar de Guilherme Venancio
        Guilherme Venancio

        Haha, coitadas dessas 3.

        Andavam ali a fazer tempo a carregar nos botoes dos telefones, a apanhar a seca da vida delas!

  11. Avatar de Subtenz
    Subtenz

    E a net lá??? Funcionou no primeiro dia e depois foi-se…

    A nfsi não está a dar o seu melhor…

    A antiga FIL é 500 vezes melhor que este edifício. A única coisa boa é o estacionamento a borla…

    Ou auditório não digno de um evento desta grandeza

    1. Avatar de Mario Serrador
      Mario Serrador

      Muito fraco.

      Condições de instalações paupérrimas. Cadeiras bastante incomodas, Internet nem vê-la, saidas por um porta minuscula, visibilidade fraca ou nula em muitas sessões.
      Sessões muito fracas, tenho conseguido ver uma ao nivel dos ultimos anos por dia (muito muito fraco)
      Saiu o Visual Studio 2010 e o SQL 2008 R2… Flyers? Informação sobre as versões?
      Estacionamento de borla? só se chegares cedo.

      A unica coisa que safa são as meninas da Samsung, Delta Q e da Guitar Hero. As unicas alegrias lá dentro 😉

      Muito mau para a Microsoft Portugal, pergunto com uma nova directora geral vinda do Marketing como é possivel fazer tanta asneira nesta edição?
      Já percebo porque os antigos directores vinham de fora.

  12. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    Boas pessoal do TechDays.
    Realmente concordo, o dia de hoje melhorou a nível de conteúdo mas falta mais labs e também faltam, nas labs, as maquinas virtuais funcionarem. Tive a infelicidade das duas labs a que assisti, SEC801 e WIN807, as maquinas não funcionarem com os guiões. Na ultima então tive o tempo todo a fazer troubleshooting. Agora queria aqui acrescentar ao comentário…as meninas da samsung são um miminho que nos fazem gostar um pouquinho mais do TechDays :), só assim não penso tanto na dor no cu que fico por causa das cadeiras…porra, a meio já não sei como ei de estar.. Viva o bacalhau. Espero que amanha seja pelo menos como foi hoje. Bela FIL, que saudades.
    Força ai malta.

  13. Avatar de Focus
    Focus

    Está a ser bom numa analise geral…
    a logística deixa um bocadinho a desejar… fazer fila para ir à casa de banho não é nada agradável!

    as meninas da Samsung, Daniel Ferreira, tenho que concordar… os vestidinhos pretos ficam a matar…

    falando do que realmente interessa, as sessões estão a ser boas (dia 21 foi melhor que o dia 20, bem melhor), e temos novidades no mercado e algumas quase quase a chegar que vão ajudar muito quer os programadores que o pessoal de infraestruturas.

  14. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    Quem quiser fotos das meninas bonitas do TechDays 2010 envie-me um e-mail para d.ferreira@bitshopnet.com
    Quando cancelam as sessões um gajo tem que fazer alguma coisa.

  15. Avatar de Duarte

    Tb lá estive e concordo com o que aqui foi dito de uma forma geral.

    A localizaçao e o edifício nao foram os melhores mas a nível de apresentaçoes e como sou da àrea de Administraçao de Sistemas centrei-me mais nessa Àrea.

    Assim sendo gostei bastante de alguma sobre Sql Server 2008 , Gestao de Datacenters , Hyper V .

    Já agora alguém sabe quando é que começam a disponibilizar slides sobre as apresentaçoes ?