Microsoft Renova Imagem de Marca

82 Comentários

A Empresa de Redmond, passa actualmente por uma fase de alguma afirmação em determinados segmentos do mercado. Um desses segmentos é o mercado móvel, um mercado que em tempos dominou e que está actualmente luta para revalidar essa posição. Nalguns dos seus produtos a imagem está envelhecida e noutros desgastada, como o caso do Windows, na sua versão Vista. A Microsoft, pretende renovar alguns dos seus principais símbolos com o objectivo de potenciar a confiança dos clientes num renovado futuro da empresa.

Segundo fontes anónimas, a Microsoft revelou no evento Microsoft Global Excnhage (MGX), novos logótipos para as marcas associadas aos seus principais produtos e introduz um novo slogan “Be What’s Next”, ou em português, “Seja hoje aquilo que o futuro lhe irá reservar“, é o título da teaser de uma campanha de vídeo que foi publicada no YouTube, essa frase é acompanhada pelos novos logótipos, para o Windows, Windows Phone, Xbox, Bing e finalmente o logótipo do Office.

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ] [ 05 ]

Será uma atitude que faz o máximo de sentido, numa altura em que o Bing está a conquistar quota no mercado de motores de busca, se avizinha o lançamento dos primeiros Smartphones do Windows Phone 7, e a correspondência efectiva às exectativas dos utilizadores do Windows 7.

Deixamos o vídeo, para que possa ver o que pode esperar do aspecto da nova linha de produtos e serviços da Microsoft, provavelmente não será uma versão final, mas é uma linha gráfica que certamente estará a ser levada com algum critério..

Engadget:
“Update 2: We’ve just been contacted by Microsoft and told that these are not new logos which will be used on products, rather a standalone treatment to show the flexibility of joined brands. However, the “Be What’s Next” tagline is real, and will be showing up here and there.”

Fonte: Engadget

Partilhar:
Tags:

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    “Be What’s Next” traduz-se melhor para “Seja O Que Vier”, mas realmente fica muito estranho 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmm fica estranho verdade? 🙂

      Acho que tem mais objectividade: “Seja hoje aquilo que o futuro lhe irá reservar“. mas é sempre uma tradução aberta.

    2. Avatar de a Friend®

      “Sê o que vem a seguir!” 😉

      Ou para encaixar melhor no português:
      ( “Sê o futuro” ; “Sê o que vem a caminho” )

      1. Avatar de Mike
        Mike

        “Seja o que se segue” parece-me ser mais fiel ao original, em termos literais e de significado.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim andei por aí… mas não me suou lá muito bem 😀 tem me pareceu ter distinção 😀

          1. Avatar de Ricardo Machado
            Ricardo Machado

            Bem, ainda bem que não te “suou”… Suar é complicado… O cheiro e tal.

            Já o som da palavra até “soou” (de soar) bem acho eu. Grande design e grande marketing 🙂

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Acho que ficaria melhor “Be the Future” e aí não há dúvidas na tradução….”Seja o Futuro”.

      1. Avatar de Zé Miguel

        é um bocadinho mais cliche, mas até encaixava. Gostei da transição dos logos, tem potêncial

  2. Avatar de Nilton
    Nilton

    Só tem a mesma forma…

  3. Avatar de MC
    MC

    Caramba, não há um logo que se aproveite

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Sabes muito de design, tu…

    2. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Pois eu gosto de todos, com a excepção do do Bing.
      Mas como diz no fim, a nota do Engaget não se tratam de logos oficiais…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O da xBox que podia ser melhor, parece mais riscos que outra coisa S:

        1. Avatar de clera
          clera

          A coerência está lá… mas o da Xbox é o único que se aproveita.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Engadget:
    “Update 2: We’ve just been contacted by Microsoft and told that these are not new logos which will be used on products, rather a standalone treatment to show the flexibility of joined brands. However, the “Be What’s Next” tagline is real, and will be showing up here and there.”

    E sinceramente(como utilizador de produtos MS), os logos estão extremamente feios! 🙁

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      É subjectivo rapaz… Estão muito bem assim, apontando para um design moderno e simples.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim eu sei que é subjectivo(e muito), mas prefiro mesmo os actuais, se bem que reconheço que uma nova imagem já fazia falta à Microsoft!

        Enfim…Gostos não se discutem! 😉

        1. Avatar de -_-'
          -_-‘

          Não se discutem… Criticam-se. 😛

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Só não vou com o da Xbox, e acho o do Office muito semelhante ao actual.

            Mas eram mudanças bem-vindas no geral.

  5. Avatar de ARQ-E-TEC

    Ridículo. Pagaram para ter estes logos? um miúdo de 5 anos fazia melhor. LOL

    1. Avatar de Vítor M.

      Por vezes é apenas uma ideia, um traço criativo de estudo de imagem.

      Como temos visto nos últimos lançamentos da MS, eles lançam para o mercado e ficam à espera do feedback.

      quem sabe que destes traços não surjam imagens tridimensionais, com curvas bem definidas e coloridas?

      Eles querem isto mesmo, o feedback 😉

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Deves ser entendido na área então… -_-‘

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Não é para ser perfeito, é para gostarmos :3

        Nós e não eles, daí o feedback.

    3. Avatar de João
      João

      “Um dia vais achar que sair à noite é ir levar o lixo”

      O caro utilizador está a envelhecer. Deve ser mais aberto, esta imagem está ‘desfocada’ e praticamente nenhum logo fica bem sózinho. É contextualizado que ganha o seu sentido.

      E não sendo esta a definitiva, penso que ainda irá gostar dos resultados que virão 😉

  6. Avatar de ricardo
    ricardo

    Eu gosto…

  7. Avatar de Otacon
  8. Avatar de nomad
    nomad

    ta fixe …

  9. Avatar de Sarev0k

    O primeiro é feio todos os dias!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Penso que a Microsoft fez bem e renovar a imagem

    e para mim os logos estão bastante bons

    dão um ar de juventude, frescura e simplicidade

    algo que vai cair bem aos clientes e consumidores da Microsoft

    Cumps

  11. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    @fftopic
    Pedro Simões ou Victor, que tal escreverem um artigo acerca da nova aplicação da Microsoft concorrente do Google: http://developer.windowsphone.com/windows-phone-7/

    Eles não perdem tempo!
    Digam coisas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Paulo, não queres escrever para lançar já? 😀

      Gosto desta participação da comunidade 🙂

    2. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Boa partilha!
      Realmente um artigo seria uma maravilha! 🙂

  12. Avatar de Manuel Ferreira

    Está….. Estranho….
    Não me parece que vão ser estes os logótipos de uma marca que está a tentar renovar a sua imagem. Basta olhar para os últimos sistemas operativos (2008, Vista, Se7en) não estão nada relacionados com a linha de produtos e então se comparados com outros produtos (exchange, office 2007, office 2010, …). Resumindo: fumo sem fogo

  13. Avatar de The Duke
    The Duke

    Tá pinta! Se fosse da Apple, era o Ai-Jesus, e vendia 3 milhões de Kin’s.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, se fosse da Apple o marketing vendia como “arte” 😉

      Mas não estão maus, do ponto de vista dos desprender do passado. Vamos ver no que dá, mas é importante esta viragem, a Microsoft está a mudar. Isso é muito bom sinal.

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      É verdade. ^_^

    3. Avatar de a Friend®

      Se há coisa que a Apple sempre se pode gabar foi estar na linha da frente no design. 😉

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonathan_Ive é das pessoas mais respeitadas e com maior influência nesta area. Basta veres pelo tipo de Homenagens e prémios que já recebeu. 😉

      E para quem está ligado ao mundo artistico, basta ver dois grandes documentários:
      Art & Copy
      e
      Objectified

      1. Avatar de The Duke
        The Duke

        Gostei do trailer. Tenho de ver o filme! Não conhecia. Obrigado.

  14. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Por acaso acho que os símbolos fazem sentido.

    E o símbolo do Windows Phone, está bastante sombrio, tal como o futuro que espera o Windows Mobile 7 😉

  15. Avatar de lol
    lol

    tão infantil como o logo do google(pelo menos o mesmo funciona),será uma forma de tentar aproximar se da concorrência? com certeza esses protótipos são só as primeiras impressões.

  16. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Quem não gosta, temos pena. Não se pode agradar a gregos e troianos.

  17. Avatar de Emannxx

    Acho que os logos estão bastante bons, no entanto, ainda lhes dava umas marteladas =D

    Tal com o Engadget disse, estes logos não são !?”finais”!? daí ser bem possível que mudem bastante.
    Mas como conceito de partida acho que estão no caminho certo =)

    Pessoalmente, já estou cansado de ser sempre o mesmo símbolo da janela azul, amarela, vermelha e verde :S

  18. Avatar de ITDept
    ITDept

    O logotipo assenta que nem uma luva!!!
    Por fora… mt bonito, por dentro: NADA
    querem melhor ? 😀

    1. Avatar de ITDept
      ITDept

      … para os que já estão a dormir… estava-me a referir à comparação: logotipoprodutos MS

      1. Avatar de Vítor M.

        Tens de ser mais profundo, o interior opaco esconde muita qualidade 😀

        Os olhos de cada um vêm o que querem ver, essa é a magia das imagens e da subtileza do traço 😉

        1. Avatar de ITDept
          ITDept

          Do “ser mais profundo” ao imaginar coisas… claro que um selo de LSD ajuda sempre a “ver” para lá do opaco 😉 com sorte, até a ver uns unicórnios coloridos e tal 😀
          Just kidding.

          1. Avatar de Vítor M.

            A ideia é juntar mais tabaco 😀 como alguém disse há dias.

            heheheh

  19. Avatar de a Friend®

    Não gostei. Há uma grande diferença entre simplicidade e ser básico.

    Simplicidade por vezes na arte é mais difícil de criar que algo básico ou até mesmo algo complexo.

    Para mim, os logotipos que a Microsoft fez mais bonitos até hoje foram ESTES/a>

    Cores vividas, aspecto clean…com retoques bem subtis de efeito “vidro” … foram muito bem conseguidos.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Discordo. Trabalho com design e sei-te dizer a linha para onde seguem estes novos logótipos tem tudo a ver com o ambiente actual e imagem limpa e moderna que a Microsoft pretende passar. Só logótipos muito versáteis e harmoniosos, MUITO melhores que os que mostraste como teus preferidos (que não são dos melhores, são muito “estilizados”).
      Infelizmente, estas mudanças nunca serão harmoniosas e muito menos unânimes. Felizmente, eles têm progredido para melhor, e se há “velhos do Restelo” que não vêm como são melhores, como se diz por aqui, “olha, temos pena”.

      1. Avatar de a Friend®

        Nem estes logotipos nem tão pouco o design feito no Windows Phone 7 em termos de menus são alvos de sucesso.

        Que eles estão a caminho da simplicidade, isso tenho noção, e ainda bem.. mas precisam de contratar melhores designers.

        E aposto com quem quiser que estes logotipos não cativam uma grande maioria. Especialmente o do Windows, uma pessoa olha para aquilo e fica com uma GRANDE sensação de vazio… não transmite nada mesmo. É um logotipo que não representa de forma alguma um produto, muito menos um produto com o nome do Windows que supostamente é sinal e grandeza.

        1. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Sinceramente na generalidade gosto de todos.
          Está muito perto do meu sentido estético e da forma como olho para qq interpretação gráfica. Tb gosto bastante dos que colocaste. No entanto os gostos são o que são, tenho a certeza que da forma que mtos gostam, mais haverão que detestam. E sempre assim será…

          E concordo um pouco contigo em relação ao Windows Phone 7. Talvez a simplicidade seja um ponto positivo a curto prazo mas negativo a médio/longo prazo devido á pouca personalização.

        2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy

          Que me contratem a mim! =D lol

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estranho, muito estranho…
    Espero que efectivamente não avancem com isto!!!
    E @ senhor@ do smile chinoca, as criticas aos gostos dos outros, têm duas vias… Está tão ofendido, que até parece que foi o autor dos mesmos… Estamos apenas a comentar um assunto… E já agora esse “ar” de superioridade em relação aos outros também é muito feio!
    Abraços

  21. Avatar de Filipe Lourenço

    Alterem o título, já que a notícia foi desmentida.

    1. Avatar de a Friend®

      Bem, que essa foi a melhor noticia desta noticia! 😀

      “We’ve just been contacted by Microsoft and told that these are not new logos which will be used on products, rather a standalone treatment to show the flexibility of joined brands. However, the “Be What’s Next” tagline is real, and will be showing up here and there.”

      O slogan de facto está optimo…agora os logotipos estavam-me a assustar… seria um enorme retrocesso.

      Isto sim, foi uma renovação digna:

      Antigo

      Actual

  22. Avatar de michi
    michi

    1 de abril?

  23. Avatar de vinicius
    vinicius

    coisas difíceis de entender
    uma empresa tão grande
    e logos ruins :S

  24. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Quand vi o logo novo achei fraquinho mas depois ví o vídeo e no conceito do vídeo acho que encaixa bem porque quiseram fazer os símbolos todos com uma linha circular no entanto sempre que virmos o símbolo não será num vídeo por isso vai parecer fraquinho. O símbolo da xbox está bastante complexo…
    Resumindo:
    No vídeo e com aqueles efeitos 3D estão porreirinhos mas se forem vistas apenas as imagens k é como vai ser visto a maior parte das vezes então:
    Windows – fraco
    Windows mobile – muito fraquinho mesmo. (razoável caso seja feito por uma criança de 7 anos)
    Xbox – bastante complexo o que faz com que não seja o ídeal
    Bing – deveras amaricado
    Office – bom, não por ser o antigo e por estar habituado a vê-lo mas porque é simples mas não tão básico como o do windows ou windows mobile e é fácil de ficar na memória, a cor que tem basta porque representa um conjunto de ferramentas de trabalho e por isso não deve ser espampanante.

  25. Avatar de Balzakiano
    Balzakiano

    Isso é bem a cara da Micro$oft mesmo!
    Cada LOGOTIPO é um Lixo igual seus produtos!! (Exceto pelo Office 2007 e 2010)

  26. Avatar de SamC
    SamC

    Um logo mais aprimorado baseado na ideia inicial estaria muito actual e com um bom enquadramento nos futuros produtos da Microsoft (Windows 8 com a combinação Microsoft hardware+software).

    Algo que acho que será interessante comentar aqui, será a noticia a respeito dos lucros da Microsoft. Fiquei bastante surpreso com os resultados!

  27. Avatar de Paulo Xavier
    Paulo Xavier

    Pouca originalidade

  28. Avatar de midle point
    midle point

    Concordo quando dizem que os logos se encontram com uma linha estética moderna e simplista, no entanto penso que não estão a altura da dimensão a que a Microsoft se encontra ou pelo menos concorre.

    Nova cara, novas ideias, inovação e muito mais é não só necessário como imprescindível para a Microsoft poder lutar pela liderança dos mercados que disputa actualmente.

    Considero que só trará benefícios para nós utilizadores, e espero ver todas estas novidades surgirem brevemente.

  29. Avatar de Miguel Jeri

    “renovar alguns dos seus principais símbolos com o objectivo de potenciar a confiança dos clientes”

    Não sei como será para os outros, mas a mim não é um símbolo que “potencia” a minha “confiança” em determinada marca. Quanto muito leva-me a experimentá-la, mas a confiança ganha-se usando (e funcionando de preferência…)

  30. Avatar de Carlos Almeida

    Está genial a forma como de um logotipo, adaptaram todos e lhes deram a imagem que queriam, uma imagem actual , fresca e dinâmica.
    Adorei o conceito da metamorfose dos logotipos.
    Podiam ser mais estudados, mas gostei.

    Boa microsoft, vamos ver se a Maçã faz o mesmo 😉

    1. Avatar de Fábio Rocha
      Fábio Rocha

      A maça já tem vindo a fazer, tal como a coca cola por exemplo.

      Acho que a Microsoft está no bom caminho.

  31. Avatar de Miguel
    Miguel

    O quê, fizeram a fusão do G e do A, maravilha!
    How cares. I like the letter L.
    :S

  32. Avatar de Me
    Me

    Be What’s Next = Seja hoje o futuro

  33. Avatar de Leonardo

    Aquilo parece nuvens com uma sombra em baixo… será por causa do novo conceito de computação em nuvem que a Microsoft tanto investe neste momento? Gostei das imagens mais ainda podem ficar melhor…

  34. Avatar de oO Miguel Oo

    Bem a meu ver até não estão maus, só não gostei muito do windows phone, acho que aquele verde fica muito escuro, podia optar por meter um mais claro.
    Just my opinion…

  35. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy

    Sinceramente… Microsoft deve estar em crise existencial. Gosto que eles usam o mesmo tipo para todos os seus produtos mas, que merda de logos pah, o do windows então é o pior.

    1. Avatar de Lokier
      Lokier

      Concordo contigo, gostos são gostos, mas estes logos são mesmo maus 😐 e não fazem justiça à marca que são.

    2. Avatar de Fábio Rocha
      Fábio Rocha

      Todos espectaculares e inovadores, do meu ponto de vista.
      Pena que quem não tiver sensibilidade artística nunca os vai entender.

      O único contra é que talvez não sejam adaptáveis ao passar dos anos.

      @Arcadiy Kulchinskiy, acho triste com um portfolio desses falares duma imagem gráfica deste calibre, mas pronto…

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy

        “Todos espectaculares e inovadores, do meu ponto de vista.” – Isso é do teu ponto de vista.

        Agora do ponto de vista geral, esses logos são ridículos e um grande passo para trás da parte da Microsoft.

        E se andas com a mania que percebes da arte minimalista, então tenho que te dizer que isto não é arte. O logo da apple é, o da microsoft (novo) não é, e eu sou utilizador de W7.

        Já para não falar das falhas básicas da usabilidade que TODOS os logótipos devem respeitar.

        Agora é o que? A Microsoft tem designers tão bons que não precisam respeitar nada que foi imposto e estudado? Por amor de Deus, único por aqui quem não tem sensibilidade artística é quem não tem conhecimento sobre design e arte e critica opiniões das outras pessoas, talvez mais entendedoras.

        Conclusão que tirei de ti é que comes tudo o que vier no prato, seja o que for.

        P.S. : Obrigado pelo elogio no portefólio. =D

        1. Avatar de a Friend®

          Eu dou os meus sinceros pelo portfolio.

          Não interessa ser grande ou pequeno. Bons designers não se medem pela quantidade mas sim pela qualidade 😉

          E como deves saber, neste ramo somos muitos… mas poucos são bons.

          Ps. Felizmente a Microsoft já desmentiu a noticia… O que já nos dá razão automaticamente às nossas afirmações que fizemos, e felizmente… porque ao contrário que muita gente pensa, eu quero ver a Microsoft no seu melhor. 😉

          1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy

            @a Friend

            Obrigado. Felizmente a Microsoft desmentiu a notícia. Porque sinceramente a Microsoft que eu na minha opinião acho que é uma grande empresa, consegue fazer muito mais.

  36. Avatar de Troca tintas

    A M$ tenta nao se afundar, mas todos sabem que eles pertencem ao passado.

  37. Avatar de Relvas
    Relvas

    Possas feio.. feio.. so se aproveita o do bing q parece um daqueles pretzels… e o do office.. que de resto… é feio todos os dias xD

  38. Avatar de darth_paul
    darth_paul

    nao estava a ver a M$ a mudar o logo da XBOX a meio desta geração. Obviamente que era uma meia-verdade

  39. Avatar de Mike

    ui que se passa aqui?! Claro que nao vai ser o novo logo do windows . no meu ponto de vista, a forma representa ‘flexiblidade’e ‘continuidade’. Imagina-te a fazer o logo do windows com um elastico? O maximo que conseguiam fazer é o de cima de certeza …

    No entanto estou de acordo com a alteração do logo do windows, principalmente no 7/vista, nao curto a bolinha azul por nada. A evolução do logo do vista para o 7 foi quase minima! Gosto do que vi no Windows 7 Mobile

  40. Avatar de Sérgio Mota
    Sérgio Mota

    Mais parece um design feito em paint com pinceis… francamente acho k isso só vem prejudicar a microsoft logo agora e numa altura em k os mercados estão tão imprevisiveis!!

  41. Avatar de Sérgio Mota
    Sérgio Mota

    LOL acho uma enorme piada os sombreados em 3D em baixo de uma imagem estática por cima… é k nao consigo mesmo perceber de onde vem a luz ke faz tremenda sombra do logotipo… pessimo!!! horrivel… microsoft k se ponha a pau ou entao terá novos lideres pela frente…