Microsoft publicitou o novo Windows 9 sem querer…

49 Comentários

Que uma nova versão do Windows está para chegar, provavelmente em breve, todos sabemos. Que a Microsoft tem os desenvolvimentos da nova versão do Windows também não é segredo.

Agora o que não se sabe e que está guardado no maior segredo é a data de apresentação e de lançamento do Windows 9. Mas a Microsoft pode ter dado uma ajuda neste ponto ao ter feito inadvertidamente publicidade ao novo Windows 9.

E do que se pode ver estará para muito breve a sua chegada, provavelmente ainda numa versão de testes.

win_9_1

O Windows 9 é ainda um assunto que a Microsoft não tem interesse em abordar e em discutir. Apesar de ser já conhecido, sem nome oficial, e de ter já algumas funcionalidades bem definidas, ainda não existe e nem tem datas para a sua apresentação.

Mesmo com este secretismo e com este desinteresse por parte da Microsoft, todos sabemos que ele chegará e que terá tudo aquilo que estava prometido para a segunda actualização do Windows 8.1.

O caricato da situação que agora aconteceu veio com a colocação por parte da Microsoft China, no serviço de micro-blogging Weibo, de um post com uma referência explicita ao Windows 9 e anunciando-o para muito breve.

Para além deste anuncio, que terá deixado muitos utilizadores interessados, foi ainda feita uma pergunta que dá indicações claras da maior novidade que está para chegar, o novo Menu Iniciar.

Pensa que o menu Start do lado esquerdo vai voltar?

Mas esta pergunta não é inocente e pode significar que outras alterações, também elas vão voltar. Falamos da remoção da CharmBar e da possível inclusão da Cortana no Windows 9.

Para além desta novidade em termos temporais, foi ainda apresentado o que se pensa ser o novo logotipo do Windows 9. As caixas empilhadas a construir o número 9 parece ser a escolha da Microsoft.

Claro que assim que o erro foi descoberto a publicação no Weibo foi retirada, mas o site Cnbeta conseguiu detectá-la a tempo e registá-la.
win_9_2

Esta pode ser a confirmação que se esperava para a apresentação do Windows 9 ainda este mês e com o posterior lançamento da versão de testes até ao final de Setembro.

Os planos que a Microsoft tem preparados para esta nova versão são muito ambiciosos e prepara-se para surgir uma grande inovação e mudança face a que está já disponível.

Têm demorado a chegar o novo Menu Iniciar, mas parece que é agora que a Microsoft volta a trazer para o Windows este seu elemento icónico e que tanto foi pedido pelos utilizadores.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    E eu a pensar que tinha lido “publicou” 🙁

    Espero que desta vez tenha retirado o IE em vez do menu iniciar 😀

    1. Avatar de Miguel
      1. Avatar de João Serra
        João Serra

        aspas aspas

        1. Avatar de ZE
          ZE

          eu quero é ver o wp9 ;), tb vai sair a versão ARM neste anuncio?

      2. Avatar de Edroid
        Edroid

        lol e lá fui eu fazer scrool à página para confirmar o titulo, tb li “publicou”.

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Preconceito seu. O IE 11 foi provado em laboratórios de testes independentes que actualmente é o browser que consome menos recurso e é o mais seguro. O único senão perante os outros é de não haver um leque de extensões/plugins.

      1. Avatar de pires
        pires

        usei uma vez o IE11 para ver realmente se era mais rápido e comparei com o meu chrome cheio de extenções fui a sites de benchmark para browsers e em todos sem excepção ficou 3x abaixo do chrome. Por experiência pessoal o IE não está de acordo com esses artigos que por andam por aí.

      2. Avatar de João Serra
        João Serra

        LOOOOOL

      3. Avatar de Almeida
        Almeida

        Sendo eu webdeveloper, posso dizer que o problema do IE11 não é a segurança nem a utilização de recursos, mas sim estar anos atrás da concorrência no que toca a standards web.
        O pesadelo de um webdeveloper é optimizar as plataformas que faz para IE (muitas vezes o 9 ou mesmo o 8).

        1. Avatar de ZE
        2. Avatar de Valeriu
          Valeriu

          Não deves ser la grande web developer então, se o código for bom funciona sem problemas a partir do IE9.

          1. Avatar de Fteixeira
            Fteixeira

            Para dizer isso é pk tu n és dev…. É mm um inferno desenvolver para o Ie… Metade do standart ainda n foram implementados, além dos comportamentos inesperados

          2. Avatar de António Pereira
            António Pereira

            Fteixeira, desenvolvi na semana passada um Website assente no Bootstrap e curiosamente o único browser onde tive problema foi no Safari (seja em iOS ou no OSX).

            Já o IE portou-se lindamente, quer em Windows 8.1, quer em Windows Phone 8.1 (e o WebSite tem bastantes animações CSS3 e outras coisas mais atuais).

            Aquilo que o João Silva disse tem um fundo de verdade. O IE a partir de dado momento já não é aquele pesadelo que muitos pintam. Claro que quando se necessita de suportar versões mais antigas há problemas, mas as versões mais recentes são na boa.

            Destaco acima de tudo a velocidade do mesmo 😉

    3. Avatar de Ana Narciso

      Deve ser o nosso cérebro a ler o que quer… li exactamente o mesmo!

        1. Avatar de Henrique Dias

          No outro dia li “Patê de Salsicha”. Afinal era de sardinha :/

          Por outro lado, também pensava ser “publicou” 🙁

          1. Avatar de eu
            eu

            É porque estavas a pensar em salsichas.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Depois como vais buscar o Chrome? Não tinhas pensado nisso 🙂

    5. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Idem..lol

  2. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Se nao vier com os tiles (intreface metro, acho) e vier com menu iniciar, talvez instale

    1. Avatar de peferreira
      peferreira

      Se vier com os 2 toda a gente fica feliz 😉

  3. Avatar de Micas
    Micas

    Eu só espero que o meu recém comprado Windows 8.1 seja actualizado para Windows 9 gratuitamente, embora me tenha habituado perfeitamente ao sistema tal e qual como está actualmente(com a ajuda do Classic Shell para poder usufruir do menu, claro está). 😉

  4. Avatar de André
    André

    Confere, tambem li a palavra “publicou”

    1. Avatar de António Batista
      António Batista

      Eu li publicitou, mas estou em vantagem pois os meus óculos novos têm menos de duas semanas 😀

  5. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    Se repararem, sempre que um gigante vai lançar qualquer coisa saem sempre notícias sem querer. Neste caso é o windows, mas todos os anos é imagens do iPhone sem querer, imagens de samsungs sem querer… Publicidade ao mais alto nível!!! 😀

    1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Hype 🙂

  6. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Aqui, e noutros locais, há quem maltrate o português. Então, quando se trata do verbo “Haver”, é um ver-se-te-avias. Neste caso, porém, não consigo vislumbrar a razão da polémica “publicar/publicitar”. Talvez algum linguista me ajude…

    publicar – conjugação
    verbo transitivo
    1. reproduzir (obra escrita) por meio de impressão; editar; imprimir
    2. fazer imprimir e vender (uma obra sua)
    3. levar (algo) ao conhecimento de todos; divulgar; anunciar
    4. dar a conhecer (notícia, facto, pesquisa) fazendo-o aparecer em revistas, jornais, etc.
    5. colocar (texto, foto) na internet, tornando-os acessíveis a quem quiser ver
    (Do latim publicāre, «idem»)

    publicar In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-09-02].
    Disponível na www: .

    publicitar – conjugação
    verbo transitivo
    1. dar publicidade a; fazer propaganda de
    2. anunciar
    (Do francês publicité, «publicidade» +-ar)

    publicitar In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-09-02].
    Disponível na www: .

    1. Avatar de Diogo Ribeiro
      Diogo Ribeiro

      Desculpa lá… mas podias traduzir aquilo que escreveste para português?

      Escrever bem não é usar palavras que ninguém conhece mas sim transmitir pensamentos de forma simples e direta 😉

      1. Avatar de ev
        ev

        Tudo bem que possam não perceber, mas nivelar por baixo é o que interessa? Pelo menos para muito sim.

    2. Avatar de Marco Fontes
      Marco Fontes

      Toda a gente percebe essa diferença e não há confusão com os termos. Houve sim um erro em decifrar as letras dispostas na forma de palavra 😀

    3. Avatar de Ana Narciso

      Marco, está só a tentar ser Captain Obvious 😉

  7. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Se seguir este padrão…
    http://i.imgur.com/DVrsdeg.jpg
    Prefiro esperar 😀

    1. Avatar de ToneZe
      ToneZe

      Gosto de quem fala desse padrão. Pena faltarem ai “um par” de Windows pelo meio.
      E mesmo assim ainda nenhuma companhia ou individuo conseguiu fazer melhor, ou pelo menos lá perto 🙂

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Melhor acho que conseguiram, o grande problema está na Microsoft limitar o DirectX (penso que é o DirectX) aos sistemas Windows, o que leva a que programas que sejam desenvolvidos com esta tecnologia não serem compatíveis com outras plataformas…

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Mas é verdade que faltam coisas por aí pelo meio, e não sei que tanto mal falam do Windows 8, os menus do 2º e 3º sistemas operativos mais usados são semelhantes, por defeito. E acho que é muito mais prático ter os atalhos em tiles do que sub-menus de sub-menus de sub-menus do menu iniciar antigo. Instalei o Windows 8 uns meses depois de ter saído para deixar estabilizar a coisa, e desde então que não mudo. Mais limpo para não falar no aumento da performance (ganhei mais de 30 fps em alguns jogos)

  8. Avatar de Ro301
    Ro301

    Penso que esta nova versão do windows será tudo o que a microsoft considera ser a necessidade dos seus clientes em conjunto com a forma como vê hoje a interatividade.

    Uma vez mais afirmo que a microsoft a nivel de massas na usuabilidade, acessibilidade e comunicação é uma grande escola.

    Acredito que esta nova versão será uma versão de grande sucesso.

    Mesmo assim não troco o linux. Porém se necessitar por algum motivo deste sistema operativo irei usa-lo. Diferente do w8 que deixa muito a desejar.

  9. Avatar de João Serra
    João Serra

    A questão é que ninguém se preocupa se “Publicitaram” o windows 9.
    A noticia de interesse seria se publicassem.
    Foi por isso que acabamos todos por ler Publicou
    se tivesse lido bem provavelmente nem tinha vindo à pagina

  10. Avatar de Johnny
    Johnny

    Ai ai como o Design evolui…… para pior! Não sei que raio de curso andam a tirar esses designers esse logotipo é tão fácil de se fazer, lol é isso que acham designers? Até eu sei fazer.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Um logo nao tem necessariamente que ser dificil de fazer, olha o da google por exemplo. Esse 9 aos quadradinhos faz lembras janelas(windows) acho que nao fica mal

      1. Avatar de Luís
        Luís

        A mim faz me lembrar dominós a tombar.

  11. Avatar de drag race

    Será que foi sem querer? Dúvido que empresas como a microsoft cometam “erros” destes…

  12. Avatar de Fábio

    Na versão 10 eles vão tirar o “fechar das janelas” e isso vai voltar como novidade na versão 11. Engraçado acho que já estou usando a versão 9 porque no meu tem o menu iniciar.

    1. Avatar de peferreira
      peferreira

      No máximo deves de estar a usar o Windows 8 com um programita chamado Start8 que calava muitos haters com sede do start menu no W8…

  13. Avatar de camt
    camt

    Todos os brownsers são seguros se a maioria dos pessoal não for a sites manhosos, especialmente aqueles que têm as letras P.O.R.N. no link. Hehehehe!!!
    😉 🙂

  14. Avatar de helcap06
    helcap06

    +1 que leu “publicou” lol

    O nosso cerebro anda mesmo a pregar partidas ja nem podemos acreditar no que vemos.
    Ou o pessoal do pplware aprendeu novas tecnicas de marketing.

    cumps

  15. Avatar de Luís
    Luís

    Mas alguém ainda acredita nestas manobras publicitárias lol
    Este pessoal é tão inocente. É como os funcionários da apple que cada vez que criam um iphone novo “esquecem-se” dele num bar antes da data de lançamento.

  16. Avatar de Yordanov
    Yordanov

    Para quem quer exprimentar (que não é o meu caso): http://forum.arabseed.com/showthread.php?p=1344076