Microsoft pode estar a preparar compra do Winamp

25 Comentários

O anúncio do fecho do Winamp, que ontem publicámos, previa que o leitor que todos nos habituámos a usar fosse desaparecer de vez.

Segundo um rumos que anda a circular, este fecho pode não se vir a concretizar. Algumas fontes indicam que a AOL pode estar a negociar com a Microsoft a venda deste software e do seu serviço.

winamp_1

O fim do Winamp vem deixar muitos utilizadores sem acesso a um dos mais famosos leitores de música, que se prepara para abandonar 15 anos de presença em duas plataformas.

A versão Windows e Android, que vão deixar de estar disponíveis, tendo sido desenvolvidas pela sua equipa original, mesmo depois de ter sido adquirida pela AOL.

O serviço de stream do Winamp não teve o seu futuro definido no anuncio de ontem e existe uma forte certeza de que o AOL também o pretende terminar.

Mas os rumores que agora surgiram, vindos do site Techcrunch, dão conta de que a AOL poderá estar em negociações com a Microsoft para a venda deste software e do seu serviço Shoutcast.

É ainda só um rumor e depende de confirmação do negócio, mas mostra-se um negócio interessante para ambas as partes.

Do lado da AOL é muito importante terminar com a ligação ao Winamp pois este software nunca teve um rumo muito definido e sem um objectivo de evolução. Cada vez menos existe mercado para estes tipo de media, estando o mercado a evoluir para os serviços de stream e para a sua dependência da Internet.

A Microsoft tem aqui a porta aberta para algo que sempre procurou. O seu serviço de música da Xbox nunca teve a expressão desejada e este complemento, assente no Shoutcast pode potenciar.

Quando todas as grandes marcas começam a centrar-se no mundo da música, a Microsoft ainda não conseguiu apresentar um serviço que possa competir com a concorrência.

Mesmo as experiências que o passado da Microsoft apresenta, sempre associadas ao Zune, nunca tiveram o resultado esperado, tendo inclusive sido terminado.

A notícia a ser verdade, vem colocar a Microsoft numa posição confortável para começar a construir o seu serviço de música, assente do Shoutcast, podendo ser o início de mais um excelente serviço da empresa.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Eu creio que seria optimo, a Microsoft conseguiria comprar o software a um preço super barato, e alem disso teriamos, espero, uma orientação do Winamp melhor pois eles agora vão um pouco perdidos na minha opinião. Espero pela concretização do negocio!

  2. Avatar de JJ
    JJ

    Se esta compra vier fazer com que o WMP melhore… é bom.

  3. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Ainda uso o Winamp v2.xx é um velhinho sistema, mas que não tem impacto nenhum na utilização de recursos.
    Achei o winamp 5 mto mais “pesado”. Em alternativa uso o AIMP3.

    Relativamente ao WMP vir melhorzito com aquisição do Winamp, é muito improvavél.

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ora aqui está! Seria um execelente negócio para a Microsoft, o Winamp é uma óptima aplicação, mesmo capaz de substituir o deficiente WMP.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      As versões antigas eram bem mais deficientes que a actual. Mas apesar de ainda o ser nalguns aspectos, na qualidade de som deixa o winamp para trás a uma grande distância, pois não é preciso instalar nada manhoso para a ter melhor (como acontece com o winamp). A única coisa a deixar o winamp à frente é usando a skin clássica, no meu pc usar-me cerca de 6 megas na RAM enquanto que o windows media player me usa 80, quando não é mais.

    2. Avatar de boy
      boy

      O wmp deficiente? Porque dizes isso? Para mim, e para o uso que lhe dou, não há melhor. Musica com muito boa qualidade de som e filmes em hd (mkv). Claro que só com um bom pacote de codecs (uso o k-lite)

      1. Avatar de lmx
        lmx

        consome muitos recursos para aquilo que oferece…

        desse ponto de vista, tem um défice de qualidade, logo é deficiente…

        cmps

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Duvido.

    Primeiro porque o WMP tem os dias contados, no Windows 8 já foi praticamente substituído pelo Xbox Music e pelo Xbox Video, segundo porque, o que é a Microsoft realmente ganhava com isso?

    E bom, o serviço Xbox Music, funciona muito bem e tem uma integração enorme com o os outros serviços da Microsoft (se se procurar um artista no Bing aparecem músicas sugeridas vindas do Xbox Music) e com o Windows 8/Windows Phone/Xbox. E até tem uma versão 100% web em HTML5 que basicamente funciona em todo o lado.

    O grande defeito do Xbox Music é ser da Microsoft e por alguma razão que se me escapa isso faz dele uma desgraça — ninguém avalia o serviço em si, o que a mim me parece um bocado para o idiota.

    1. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Ora aí está. Concordo plenamente. Pode ser um grande serviço, basta ter o “selo” Microsoft para não dar o devido crédito. Mas infelizmente não acontece só com o Xbox Music.

    2. Avatar de boy
      boy

      Não deves ter o mesmo windows 8 que eu. O wmp substituído? As coisas que se dizem…

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Serei o único que continua a usar o winamp?em modo reduzido no topo das janelas.

    1. Avatar de cardoso
      cardoso

      Provavelmente… 😛 Eu cá uso o AIMP e gosto bastante do aspecto e funcionamento

    2. Avatar de newJ
      newJ

      Tb ouço rádio assim..

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      Eu também uso o winamp versão 5 mas com a opção de instalação personalizada. Apenas instalei o que realmente ele faz de melhor, ler ficheiros MP3 e só.

  7. Avatar de arkan
    arkan

    compra nao microsoft!!! tem outros melhores!!!

  8. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    As primeiras versoes eram poderosas, a partir que o winamp foi comprada pela AOL ‘e ai que o winamp morreu, comec’ou a vir mais pessado, coisa desnecessaria e ai que as pessoas migraram para o AIMP, se fosse mesmo para frente esta compra, nao gostaria que em um novo windows viese o winamp por padrao mas sim um wmp modificado do winamp! Vamos ver o que ira acontecer!

  9. Avatar de RJ45
    RJ45

    Ora aqui está uma coisa completamente estúpida…

  10. Avatar de sandro
    sandro

    Sinceramente não sei para quê esta compra. Esse programa ficou parado no tempo. Aliás, nunca tinha ouvido falar dele antes do anúncio do fecho.

    Existem muitos outros players de media que fazem o mesmo. A Microsoft nao ia ganhar nada com esta compra na minha opinião.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL… Nunca ouviste falar? Que idade tens?
      Este só era o mais usado no inicio da década de 2000-2010.
      Se não te lembras deste, provavelmente também não deves saber o que é o napster, kazaa, emule, etc, que também eram muito usados nessa altura.

      1. Avatar de cardoso
        cardoso

        Tens razão Hugo, quem nunca ouviu um Anual Tunning Mix no winamp com umas máscara que hoje seria considerada a mais foleira de sempre?
        Ainda assim penso que o Sando tem razão… Há montes de players freeware. A compra só seria proveitosa se fizessem algo que revolucionasse a maneira como ouvimos música (ex: Spotify)

      2. Avatar de sandro
        sandro

        Tenho 17 anos, e já ando nos PC’s há algum tempo. Isso agora não serve de nada, para além de ter um design ultrapassado. Nem nunca ouvi falar de tal coisa mesmo. Quer dizer, já tinha visto o logo, mas não sabia o que era, nem tive curiosidade em procurar.

        Mas agora tens VLC, BSPlayer, MPClassic etc… são freeware e fazem as mesmas coisas que esse tal programa, e claro, estão constantemente a ser actualizados e têm um design apelativo. Para além de que já veem com todos os codecs etc… pronto a funcionar com tudo.

        Lá por ser usado há uns tempos não quer dizer que actualmente seja uma boa coisa. Antigamente não tinhas nenhuns destes players.

    2. Avatar de cardoso
      cardoso

      faço das tuas palavras, minhas

  11. Avatar de Anticorporativista
    Anticorporativista

    [Sarcasmo] não percebo então o WMP não é o melhor player que anda ai? [/sarcamo]

    Opensource it I say!

  12. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Só digo isto: instalem o Winamp com o plugin Enhancer 0.17 e comparem-no com qualquer outro leitor de áudio e verão o que é qualidade!

  13. Avatar de Félix Winamp Fã
    Félix Winamp Fã

    Uso o Winamp desde 2003 como meu Player padrão, ainda usava o Windows 97, sempre preferi a Lhama, o principal motivo de preferir o Winamp do que o Windows Media Player é porque ele sempre foi mais leve e ainda sim oferecia recursos ilimitados para nós usuários. Eu amo o Winamp, agora com esses boatos de que a Microsoft irá comprá-lo?! Preocupante.
    NOS SURPREENDA MICROSOFT!