Microsoft nega colaboração com NSA…

50 Comentários

…e pede permissão para partilhar mais informação com o público.

A Microsoft esclarece que não proporciona a nenhuma agência governamental acesso direto a dados de clientes ou a chaves criptográficas usadas para os proteger. A Microsoft pediu autorização ao Procurador-Geral dos Estados Unidos para partilhar com o público informação mais detalhada sobre o modo como gere os pedidos de dados de clientes relacionados com a segurança nacional. Assim que tiver essa autorização, a empresa partilhará toda essa informação.

A Microsoft está obrigada a colaborar com as leis aplicáveis em todo o mundo – não apenas nos Estados Unidos – e isto inclui responder a pedidos legais de informação sobre os seus clientes. Mas todas as agências governamentais têm de seguir os procedimentos legais se querem acesso a dados de clientes da Microsoft.


A Microsoft Corporation anunciou que pediu o envolvimento pessoal do Procurador Geral dos Estados Unidos para poder partilhar com o público informação mais detalhada sobre o modo como gere os pedidos de informação sobre clientes relacionados com a segurança nacional e que os advogados do governo norte-americano estão a impedir.

Enquanto aguarda por essa autorização, a Microsoft esclarece o seguinte:

  • Outlook.com (anteriormente conhecido como Hotmail): A Microsoft não dá a nenhum governo acesso direto aos emails ou mensagens instantâneas dos utilizadores deste serviço. Ainda assim, como todos os fornecedores de serviços de comunicações, por vezes é obrigada a aceder a alguns pedidos legais de governos para dar acesso aos conteúdos de contas específicas, na sequência de um mandado de busca ou ordem judicial. Isto é verdade nos Estados Unidos e noutros países onde armazena dados. Mas a Microsoft não dá a nenhum governo a capacidade técnica para aceder diretamente ou por si próprio aos referidos conteúdos. Pelo contrário, os governos têm de seguir os processos legais estabelecidos para nos pedirem informação específica sobre contas identificadas.
  • SkyDrive: A resposta da Microsoft aos pedidos legais do governo sobre dados armazenados na SkyDrive é idêntica. Em 2013, a Microsoft fez algumas alterações nos processos para poder continuar a responder a um número crescente de pedidos legais dos governos de todo o mundo. Nenhuma destas mudanças deu acesso a qualquer governo ao SkyDrive, nem tão pouco alterou o facto de exigir aos governos que sejam seguidos os processos legais quando pedem informações sobre os clientes da Microsoft.
  • Chamadas Skype: Tal como com outros serviços, a Microsoft apenas responde aos pedidos legais do governo sobre contas específicas. O relatório da semana passada fazia alegações sobre uma mudança específica feita em 2012, feita com o objetivo de introduzir uma série de melhorias na infraestrutura técnica do Skype, como foi a mudança dos supernós e a migração de muito do tráfico de mensagens instantâneas Skype para servidores nos nossos centros de dados. Estas mudanças não foram feitas para darem maior acesso aos governos aos dados audio, vídeo, mensagens ou outros. À medida que as comunicações de voz e vídeo com base na Internet aumentam, é claro que os governos têm interesse em utilizar (ou estabelecer) leis que lhes garantam o acesso a este tipo de conteúdos para investigarem crimes ou combaterem o ciberterrorismo. Mesmo nestas circunstâncias, a Microsoft mantém o seu compromisso de responder apenas a pedidos legais de informações específicas dos utilizadores. Não damos aos governos acesso direto ou indiscriminado aos dados dos nossos clientes ou chaves de encriptação.
  • Email empresarial e armazenagem de documentos: Se um governo pedir à Microsoft informação guardada por um cliente empresarial, é colocado em contato direto com o cliente e este é avisado, a menos que haja impedimentos legais. Mais uma vez, a Microsoft nunca dá a nenhum governo dados de clientes de qualquer dos seus negócios por motivos de segurança nacional. Registe-se que, em 2012, a Microsoft apenas colaborou com quatro pedidos relacionados com clientes empresariais ou governos, não dando a nenhum governo a possibilidade de desencriptar a informação partilhada pelos clientes empresariais e os seus dados na cloud, nem as chaves de desencriptação.

Ou seja, quando os governos pedem à Microsoft informação relacionada com os seus clientes, a empresa não abdica dos seus princípios, é sucinta no que divulga e empenha-se na transparência das suas ações.

Resumindo, em todo o nosso software e em todos os nossos serviços:

  • A Microsoft não dá acesso direto ou indiscriminado aos dados dos clientes a nenhum governo. A Microsoft apenas fornece a informação específica pedida com recurso a um mandado legal.
  • Se um governo quiser informação sobre um cliente – incluindo por motivos de segurança nacional – tem de seguir os procedimentos legais, ou seja, tem de entregar um mandado judicial a pedir um conteúdo ou uma intimação para acesso à informação da conta.
  • A Microsoft apenas responde a pedidos de contas específicas e identificadas, não havendo qualquer acesso indiscriminado aos dados dos seus clientes. Até ao momento apenas uma pequena percentagem dos seus clientes esteve alguma vez sujeita a um pedido do governo relacionado com o código penal ou segurança nacional.
  • Todos estes pedidos são explicitamente revistos pela equipa legal da Microsoft, que garante que os pedidos são válidos, rejeita os que não o são, e garante que apenas são partilhados os dados pedidos.

A Microsoft está obrigada a colaborar com as leis aplicáveis em todo o mundo – não apenas nos Estados Unidos – e isto inclui responder a pedidos legais de informação sobre os clientes. Vivemos num mundo em que as empresas e as instituições governamentais utilizam big data e seria um erro pensar que isto está confinado aos Estados Unidos. As autoridades procuram obter as informações de variadas fontes e de diferentes modos, mas se querem dados sobre os clientes da Microsoft, têm de seguir os procedimentos legais.

Assim que a Microsoft tiver aprovação para partilhar mais informação, é isso que fará de imediato.

Esclarecimento completo do assunto:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Caiano Silvestre
    Caiano Silvestre

    da da da da da whiskas saquetas da da da da da

    1. Avatar de z3ratul
      z3ratul

      Exato que mais podem eles fazer senão mentir mais e negar..

      1. Avatar de Fxt
        Fxt

        “e pede permissão para partilhar mais informação com o público”

        a quem?? à NSA

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não, ao procurador geral.
          “…pediu o envolvimento pessoal do Procurador Geral dos Estados Unidos para poder partilhar com o público informação mais detalhada…”

          1. Avatar de Fxt
            Fxt

            estava a ser irónico 🙂

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Bullshit , O prism tem um tribunal oficial. Os pedidos vêm de um tribunal oficial ao qual todos estão obrigados a obedecer. Os pedidos ao abrigo da Lei anti-terrorismo não obedecem ao mesmo padrão dos normais, que foi ao que a Microsoft aparentemente se refere.
    Todos são obrigados (MS , Apple, Google , ATT , Sprint, etc.)

    Abc

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O que a Microsoft diz não é, como dizes “bullshit”.

      Bullshit é haver um país que se diz livre, democrático e que respeita os direitos dos cidadãos, entre eles a privacidade, que tem tribunais secretos que podem mandar ordens secretas a quem bem entenderem e órgãos de polícia que podem enviar “cartas de segurança” secretas a quem bem quiserem para, precisamente, espiar os seus cidadãos.

      Esse é que é o problema.

      O problema não é as empresas serem obrigadas a obedecer à lei, isso é o mínimo que se espera delas, o problema é haver leis que fazem lembrar os bons tempos da RDA e da Stasi.

      E pior ainda é os vendidos traidores que nos desgovernam obedecerem cegamente às ordens do Sr. Obama em prejuízo do interesse nacional, dos cidadãos portugueses. É que em vez de ajudarem o Sr. Snowden a denunciar a espionagem em massa de cidadãos portugueses, e todos os outros europeus, preferem, se pudessem, entrega-lo a quem nos espia. Noutros tempos o Sr. Portas e o Sr. Coelho já teriam sido encostados a uma parede e fuzilados como traidores que são.

  3. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Tapar o sol com a peneira… lol…

  4. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Eu ja teria deixado o windows se percebe-se de linux, nem sei usar o terminal naquela porra xD

    O pplware nao podia fazer uns tuturiais de transição da casa para linux? (vou mais para o ubunto)

    1. Avatar de navyseal
      navyseal

      Não tens que usar o terminal para nada, só precisas de começar por testar numa máquina virtual ou um livecd

      1. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        para instalar programas, montar unidades

    2. Avatar de MigM.
      MigM.

      E achas que o Linux é seguro?
      Que é imune a esta espionagem?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Nesse, ao menos, podes ir ver o código do Kernel, para dissipares as duvidas…

        1. Avatar de MigM.
          MigM.

          E o que fazes com isso?
          Continuas a ser controlado…

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Pelo menos podes ver, estudar e compreender para ver se está código de espionagem ou não…
            Nos outros, nem isso podes fazer.
            Agora o não saberes(mos)… É outra estória.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          O teu Linux deve ser mesmo bom que até dá para ver que empresas americanas estão a partilhar os teus dados com várias agência de segurança americanas.

          Ou então não usas nenhum serviço online duma empresa americana, o que duvido sinceramente…

          É que se pensas que o problema é o sistema operativo, lamento informar-te que estás tão enganado que nem há palavras para o definir.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso não é desculpa… Não precisas do terminal para nada. Apesar de, depois de estares habituado, ser muito mais prático e rápido, mas isso são segundas núpcias.
      Como diz o navy, testa um LiveCD. Podes começar pela Caixa Mágica 20, que tem como base o Ubuntu 13.04.
      Ahhh, e é UbuntU e não UbuntO.

  5. Avatar de sakura
    sakura

    afinal os maus da fita são o ppl do linux lol.

    menina sakura onde esta o meu relatorio?

  6. Avatar de mr7ndr3@hotmail.com
    mr7ndr3@hotmail.com

    +Microsoft’s U.K. head admitted today that no cloud data is safe from the Patriot Act, and the company can be forced to hand EU-stored data over to U.S. authorities.
    (link acima)

    Estão a passos largos a preparar o super estado fascista(Nova Ordem Mundial) e se no antigamente era necessário introduzir localizadores gps micros e câmaras hoje eles vêm instalados nos carros smartphones TV computadores… Ou seja levamos as ferramentas do BigBrother voluntariamente para casa isto quando não expomos a nossa vida nas redes sociais, para a mostrar a quem a quiser ver.

    Brutal será a confirmação da teoria da conspiração sobre a obrigatoriedade de chip implantado em humanos onde ninguém poderá comprar ou vender sem ela, a marca da besta….

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Infelizmente isso é verdade e ninguém quer ver!!!
      Era um assunto que devia ser abordado aqui no PPLWare, a nova ordem mundial…

  7. Avatar de pixar
    pixar

    Sim claro! Verdade ou mentira, nada do que me possam dizer vai diminuir a desconfiança.
    Embora a questão não me preocupe em particular, deixou de ser permitido brincar com os meus amigos dizendo que vou colocar uma bomba no CCB.
    Pronto já disse. Amanhã tenho os meus amigos de óculos escuros à porta…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mete antes no Palácio de Belém. Pode ser que lá esteja o inútil…

      1. Avatar de Henrique C.
        Henrique C.

        Excelente definição “O Inútil” 😛

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Nem há outra… lolol

  8. Avatar de marquinhos
    marquinhos

    Se usar o UBUNTU ou outro LINUX vais ter o mesmo tratamento! Apenas substitua a MICROSOFT por CANONICAL na NSA. Não tem como fugir da vigilancia !!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tem. Não é só a Canonical que usa Linux.
      Em ultimo dos casos, pegas tu no Kernel e constróis o teu próprio SO GNU/Linux.

      1. Avatar de MigM.
        MigM.

        Então… Básico… Qualquer gajo faz isso…

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não, claro que não! Nem eu faço isso, nem sei.
          Mas com as batatas é o mesmo. Ou semeias tu as batatas para tu comeres, ou tens de te limitar/contentar a comer aquilo que quem as semeia te põe à frente.

  9. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Não me acredita absolutamente nada do que eles dizem. Não partilham o tanas é que não partilham.

  10. Avatar de honey
    honey

    e o lunix foi feito por quem com o código de quem com a ajuda de quem , do código da internet de quem sabe se la de onde

    1. Avatar de honey
      honey

      se calhar bandidos ou pior

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Em relação ao seu ultimo post, que não deixa fazer Reply… É só pôr à prova. Tem o meu perfil disponivel e sou fácil de encontrar online, entre em contacto comigo e veremos.
        LOL, isto é com cada um(a). Enfim.

        1. Avatar de honey
          honey

          não me interessa ate porque não sou nenhuma entidade empregadora

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Quem não sabe o que diz, mais valia estar calado.
      1º Tens sempre os nomes dos developers
      2º Se não confias, confirmas por ti.
      2.1º Se não sabes confirmar, aprende ou pede a alguém.
      3º A desculpa de “ah e tal, são milhões de linhas de código para confirmar”… não pega…
      4º Empresas de renome fazem o processo acima descrito, adicionam o que lhes interessa e confiam no sistema, inclusivé para sistemas de bolsa. Acho que isto, só por si já diz muita coisa.
      5º Governos tipo Brasil, China, Alemanha, entre outros optaram por Linux precisamente por poderem saber o que anda lá pelo meio e poderem alterar à vontade sem receio de backdoors manhosos.
      Podia continuar, mas depois já sei que vou iniciar mais uma flamewar e não estou para isto… enfim.

      1. Avatar de MigM.
        MigM.

        E acreditas mesmo que esses governos são imunes? lol

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Claro que não.
          Mas ajuda qq coisinha 🙂 hehehehe
          Mas repara que estruturas que precisam de um sistema fiável, optam sempre por Linux ou RTOS, etc…etc…
          Já viste o que era ter a estação espacial controlada pelo Windows? Ou o sistema de navegação dos aeroportos?

          1. Avatar de honey
            honey

            eu duvido que tu percebas alguma coisa de alguma coisa que seja, e se alguem percebe alguma coisa do linux como não existe uma ferramenta de jeito que se aproveite, nem um programa de jeito, se percebem tanto de programação e nunca fizeram de jeito

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        a NSA contribuiu bastante para o kernel. há competições para apresentar código C que parece impecável até para programadores experientes mas que escondem falhas de segurança.
        não vás por aí

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    A parte de seguir um processo legal para obter os dados até deve de ser verdade.
    A questão é que para as agências de segurança, estes pedidos têm de ser aceites e são provavelmente processos super rápidos.

    1. Avatar de AlphaLima
      AlphaLima

      Não precisa de ser obrigatoriamente uma agência de segurança/serviços de informação, existem escutas e material com fotos de vigilância a cidadãos suspeitos pelas policias que são feitos sem o minímo respeito pelos procedimentos legais mandado e + frequente do que se imagina…

      Ora muitas vezes é desta 1a investigação/escutas que depois vão xiar pelas autorizações ao sr da Capa Preta o engraçado é que a maioria não quer ver/acreditar aquilo que já por diversas vezes foi noticiado como material obtido de forma não legal que não é validado em tribunal…

      Corrijam se disse alguma coisa de errado

  12. Avatar de honey
    honey

    tudo o que é free ware é de duvidar

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL ai mãe, aparece aqui cada um, só esta para me fazer rir hoje.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não ligues… Deve ter sido despedido do Circo Chen!

        1. Avatar de honey
          honey

          a algum problema de trabalhar no circo , nao gosto dos produtos da cisco

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Não vale a pena… já dizia o outro:
      Don’t feed the trolls.
      Você está aqui unica e exclusivamente para a palhaçada e há quem tenha mais que fazer.
      Se no entanto, acredita do que diz, digo-lhe já que informática não é área para si, dedique-se a outra coisa.
      No open-source, closed source, freeware ou software pago tanto existem produtos bons como produtos maus.
      Lamento mesmo que conheça apenas os ruins e que essa mentalidade tacanha não lhe permita explorar outras possibilidades bem melhores que MS e afins.
      Passe bem e continue a encher os bolsos a determinados fabricantes/developers que bem precisam. LOL

      1. Avatar de honey
        honey

        olha que eu sou cigano e chamo aqui os familiares

      2. Avatar de honey
        honey

        sr poluição vê-se mesmo que não percebe nada disto