Microsoft lança versão para programadores do Internet Explorer

16 Comentários

Cada vez mais as empresas que criam software tendem a disponibilizar versões de testes que os utilizadores podem usar, antevendo o que se prepara para chegar.

A precursora desta filosofia foi a Google, que cedo começou a disponibilizar versões de testes do Chrome, tendo sido seguida por várias outras. A mais recente empresa a chegar a este modo de desenvolvimento foi a Microsoft, com o anúncio do lançamento de uma versão Dev do Internet Explorer.

ie_dev_1

São por demais óbvias e bem conhecidas as vantagens deste tipo de ciclos de desenvolvimentos e por isso a Microsoft resolveu adaptar-se a ele e criar o canal de desenvolvimento do Internet Explorer.

Nele é pretendido que os utilizadores mais exigentes e todos os programadores possam ter acesso às futuras novidades que o browser da Microsoft vai ter num futuro próximo.

Esta nova versão do Internet Explorer será a montra onde a Microsoft dará a conhecer em primeira mão as novidades que quer que os programadores comecem a explorar e a fazer uso, para que estejam preparados quando forem apresentadas e lançadas.

Segundo a Microsoft este canal vai ser alimentado com uma frequência elevada e todos os que quiserem vão poder fazer uso dele, estando disponível para o Windows 7 com o IE 11 ou o Windows 8.1.

Poderá ser instalado e usado ao mesmo tempo que a versão 11 do IE, sendo versões completamente independentes e capazes de funcionar sem colidirem ou interferirem uma com a outra.

Esta primeira versão, que está já disponível e pronta a ser usada, traz algumas novidades, centrando-se mais na disponibilização de novas ferramentas para os programadores, principalmente a nível do despiste de problemas e do debug de páginas e de conteúdos Web.

ie_dev_2

Mas para além desse conjunto de ferramentas, a Microsoft colocou já na primeira versão Dev do Internet Explorer algumas novidades em termos de tecnologias.

Destaca-se as melhorias no WebGL, que está mais rápido e mais estável, tendo recebido novas funcionalidades e novas capacidades.

Mas uma das mais interessantes é a possibilidade de usarem o comando da Xbox 360 para jogarem alguns jogos disponíveis. Esta novidade é apenas possível graças à implementação da Gamepad API, que com o recurso ao JavaScript permite que possa ser adicionado suporte para este tipo de comandos de jogos.

ie_dev_3

Este foi um passo importante que a Microsoft deu com o seu browser. No IE fica assim disponível uma versão de antecâmara onde podemos ver e testar as novidades que estão na calha para as próximas versões.

Depois de todos os restantes browsers terem escolhido este caminho, foi agora a vez da Microsoft o abraçar e criar uma versão de testes e para maturação de funcionalidades, melhorando a sua criação graças ao feedback dos muitos utilizadores que escolhem estas versões como as de uso diário.

Sistemas Operativos: Windows 7 e Windows 8.1
Download: Internet Explorer Developer Channel Windows 7
Download: Internet Explorer Developer Channel Windows 8.1
Homepage: Internet Explorer Developer Channel

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Pensei que era uma versão para Mac e Linux

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Só um off-topic. Epá! Nelson, és muita giro!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu também acho que sou muito gira!

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Já somos 2. Na minha equipa só temos utilizadores Mac e Linux e por isso temos de recorrer a maquinas virtuais para testar o que dá muito trabalho e consome recursos da máquina.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não têm aí uma lata velha, com um VLC? 😉

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Infelizmente a Microsoft, muito provavelmente, nunca irá lançar uma versão do IE para Linux, e não vai relançar o IE para o Mac e UNIX.

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Muito fixe. Tenho estado a acompanhar algumas ferramentas de Debug do IE e está a ficar porreiro. …pena o browser ser….menos porreiro

  3. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    “A precursora desta filosofia foi a Google, que cedo começou a disponibilizar versões de testes do Chrome”
    WTH!!!!!

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    “A precursora desta filosofia foi a Google, que cedo começou a disponibilizar versões de testes do Chrome”
    Antes da Google aparecer com o Chrome já eram lançadas versões do WebKit para programadores – as Nightly Builds. E imagino que antes já a Mozilla faria alguma coisa parecida.

  5. Avatar de Alexandre Willian

    Ninguém nunca lembra do Opera. 🙁

  6. Avatar de Nelson
    Nelson

    O primeiro a oferecer isso foi o Chrome?

    Pensei que fosse o FFox, que ainda muita gente prefere…

  7. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Já fiz o download e já testei.Engraçado que no logo deste IE vem o cursor de um rato entre parênteses 🙂 Realmente é uma versão para desenvolvedores mas até me parece bem estável.Vamos lá a ver no que isto vai dar.Se será este o futuro Internet Explorer 12.Espero bem que o consigam sempre aprimorar,de forma a ser bastante consistente. 🙂

  8. Avatar de Antonio Carlos
    Antonio Carlos

    Grande porcaria. Para que a M$ disponibiliza essa josta se n acata as sugestões dos usuários? se ela o fizesse num modelo colaborativo, liberando o código-fonte do IE, colheria muito mais vantagens.

    esqueceram qe n dominam mais o mundo!

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Josta? Acata? Usuários? Liberando? Estou como os espanhóis. Não percebi nada!