Microsoft irá lançar 32 tablets com Windows 8 a baixo preço

60 Comentários

A Microsoft não irá deixar o mercado dos tablets por mais tempo nas mãos dos seus principais concorrentes. Urge uma resposta e os seus clientes assim o exigem.

A empresa de Redmond irá lançar até o final do ano 32 modelos de tablets com o Windows 8. O mais interessante desses futuros Gadgets será o seu preço. Os tablets apresentados terão um preço que ronda os 300 dólares (cerca de 230 €).

O alvo será ombrear com o mercado do iPad e dos tablets Android que estão competitivos ao ponto de já estarem na corrente sanguinia do mais precioso segmento até hoje dominado pela Microsoft, o mercado empresarial. A Microsoft conta claramente com os principais fabricantes como a Asus, Acer, HP, Dell, Toshiba ou Lenovo. Destas empresas sairão os 32 tablets para o mercado com Windows 8.


Claramente este sinal mostra uma mudança comportamental, a aposta deixa de ser o segmento PC Desktop ou mesmo o portátil para se focar no segmento tablet. Esta é a nova aposta das grandes empresas de software, a Microsoft está alguns anos atrasada mas conta com a sua poderosa carteira de clientes para se ajustar.

Tablet com “Windows 8 Tablet” pretende derrubar iPad

Se virmos numa perspectiva global do mercado, podemos dizer que os planos da Microsoft e dos seus parceiros são ambiciosos. Claramente a Microsoft pretende tirar do caminho a supremacia do iPad, principalmente pretende impermeabilizar o mercado industrial, até hoje dominado pelo Windows. Estamos a falar em alcançar um produto, o iPad, que detém 70% do mercado dos tablets. O objectivo a curto prazo passa por reduzir esses 70% para 50% até final de 2013.

As directrizes a serem seguidas, para consolidar o projecto, terão obrigatoriamente de se basear no preço final dos dispositivos a apresentar. Este terá rapidamente de ser visto como uma terceira alternativa (se não mesmo a principal) com o familiar Windows 8 entre iOS e sistemas Android.

Lembramos que nova versão do sistema operativo da Microsoft, Windows tablet, destina-se a RT (runtime) e terá uma GUI Metro semelhante à versão do Windows Phone que configurará um padrão Microsoft e terá compatibilidade com os equipamentos da actualidade.

Estas notícias são animadoras, tendo em conta que os novos sistemas operativos, por norma, são mais exisgentes, ao ponto de “obrigar” à aquisição de novos componentes de hardware. Se assim se mantiver a política da Microsoft, então este novo Windows será uma alternativa ao que existe actualmente e potencia a aquisição de novos suportes, como os tablets, para amentar o workflow das empresas e os modos de utilização para uso doméstico.

Há claramente um interesse em posicionar um tablet de boas características, com o familiar Windows num segmento já “viciado” no iOS e no Android. Resta sabermos quanto tempo levará a Microsoft para entrar par a par com os players já residentes do segmento tablet, isto quando temos já o exemplo do Windows Phone 7 no segmento dos smartphones. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B. Cardoso
    B. Cardoso

    Boa tarde,

    Basta colocarem à disposição do consumidor tablets com preços realistas, leia-se aceitáveis, tal como é sugerido na notícia. Com tablets a rondar os 230 € não tenho dúvidas que conquistarão uma quota siginificativa de mercado.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de arkan
      arkan

      Concordo, mas eu acho dificil.
      um sgtb2 nos eua custa 550us$ completo e com opçao de 16gb e 32gb, aqui no brasil sai R$2.000

      é dose….eu espero mesmo um tablet com vantagens e tudo q uso no android sgtb2 para aposentar meu sgtb2 ou dar ele para meu pai.

  2. Avatar de João
    João

    Ótima Notícia!!!! Que venham depressa!

  3. Avatar de sn
    sn

    Acho que deviam apostar em qualidade e não em quantidade.

  4. Avatar de Blizard

    A ver vamos se consegue entrar neste mercado!

  5. Avatar de jpng81
    jpng81

    Deixem-me adivinhar, obrigatoriamente vamos estar a pagar a licença do windows….

    1. Avatar de N. Roque
      N. Roque

      Se for parecido com o Windows Phone 7(,5) pagarás algumas senão todas as apps, mas aí já fica ao teu critério a escolha das que queres tal como acontece com o iOS e o Android. A licença do Windows já virá no aparelho, tal como acontece com a Apple com o iOS. Veremos é se essa licença é actualizável conforme forem saindo versões mais recentes.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Claro que sim… Mas ja viste que mesmo assim consegue ter aparelhos mais baratos que Android e iOS?

    3. Avatar de jpng81
      jpng81

      A mim é que não me apanham a comprar tablets… ao comprar uma tablet obrigam-me a correr o sistema operativo com que a tablet já nasceu (seja android, ipad ou windows), e passado um ano já não existem actualizações oficiais… nem que fosse 100€ eu as comprava. Meu rico portátil que nunca desapareças da face da terra.

      1. Avatar de Tiago Dias

        Sim, à partida ficas com o SO que vêm (com algum trabalho são capazes de haver excepções), mas cada um compra o tablet com o SO que quer..

        Quanto a actualizações.. o iPad 1 tem mais de 2 anos e ainda há dias viu o iOS 5.1…

        Mas isto apenas se aplica para quem vê utilidade nos tablets.. para quem não precisa, óbvio que não compra. E tens toda a razão.. um tablet não pode nem consegue substituir completamente um portátil, pelo menos num futuro próximo. Substitui em algumas tarefas, mas nunca completamente.

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Se for como nos pc e portáteis em Portugal, em que o império M$ actua, estaremos minados de M$Windows e o Linux (Android) desaparecerá do mercado..

    4. Avatar de Tiago Dias

      Deixa lá que é só com Windows que pagas as licenças..

      Pelo menos a Microsoft chama as coisas pelo nome.. 😉

      Como o kekes disse, e se se verificar a notícia, mesmo assim conseguem equipamentos mais baratos.. Vamos ver como fica a qualidade desses mais baratos…

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Para mim não se trata de uma novidade eu já tinha escrito em tempos aqui no blog sobre este mesmo assunto antecipando que o lançamento do Windows 8 iria servir de alavancagem para a consolidação da Microsoft no mercado empresarial que ainda domina , mas que começa a sentir pressões quer da Apple quer da Google (Linux) que devem ter feito disparar as luzes vermelhas lá para os lados de Redmont, o que não esperava é que os tablets a confirmar-se esta noticia fossem vendidos a preços tão baixos , como é que a Microsoft planeia este nível de preços ?, será que farão como nas consolas subsidiam para depois colherem os frutos com aplicações e afins ?, ou será que estamos a falar de tablets com Specs baixo/média gama ?, ou será que nenhuma destas 2 situações se coloca e que ele estão mesmo (chamemos-lhe) desesperados e querem a qualquer custo eliminar a possível entrada no mundo empresarial dos seus concorrentes mais directos , e nesse caso será que ainda vão a tempo ?, ou já perderam o comboio ?, na área dos Smartphones o sucesso do SO 7,5 Mango tem sido um flop , mesmo após a entrada da Nokia com WM , vamos ver nos próximos tempos como é que a Microsoft e os seus concorrentes vão reagir a estas noticias , pode ser que ainda todos fiquemos a ganhar e que este negócio se reinvente , a ver vamos como diz o cego .

    Fica aqui um link de um vídeo que demonstra a velocidade a que 1 dos concorrentes da Microsoft se movimenta .

    http://www.youtube.com/watch?v=yVpbFMhOAwE

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Alvarez
      Alvarez

      Ó serva, vai aprender a escrever! Usa as maiúsculas, mete as vírgulas onde são realmente precisas e pontua como deve ser. Pensas que és algum Saramago?
      Ou então, vai arrumar a barraca…

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Alvarez ,

        Bom dia , não sabia que a seguir a um ponto de interrogação tinhas de usar maiúsculas , mas enfim , e o mais engraçado é que gastaste o teu latim para nada , nem te vou responder ao resto se tivesses feito uma critica construtiva , mas não , ela foi do mais destrutivo possível.

        Serva

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Comentário infeliz! Ainda há acéfalos inseguros que se sentem ameaçados quando encontram uma mulher inteligente a falar de uma área que consideram só sua…. triste, muito triste!

  7. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Até final de 2013 axo mto irrealista, mas a ver vamos

    1. Avatar de QualquerUm
      QualquerUm

      Acho que li não sei onde que está prometido para 23 de Setembro de 2013.
      Ou era outra coisa? Bem…

  8. Avatar de kekes
    kekes

    Excelente, finalmente vamos ter uma guerra de preços nas tablets, fico muito satisfeito para dizer a verdade!!!
    Digam o que digam é graças a MS que temos actualmente a tecnologia informática ao preço competitivo que temos.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não sabes o que dizes.
      Sabes que todas estas empresas têm patentes que obrigam que os fabricantes/software creators paguem royalties para lançarem os produtos?
      Sabes que cada vez que compras um Android estás a dar dinheiro à microsoft? Sabes que os monopólios prejudicam o consumidor?
      Sabes que para os fabricantes ARM lançarem dispositivos com windows, leia-se portateis, netbooks, telemoveis e tablets, que possivelmente poderá vir a ultrapassar a tecnologia Intel x86, são obrigados a usar uefi o que proíbe aquele dispositivo de correr outro qualquer SO. E não se trata apenas meter um Live CD de linux e pronto… tens de mudar o hardware para que tal aconteça e passa a ser ilegal fazê-lo….

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Só se for ao eliminar a concorrência…
      Como consegues fazer algo mais barato que uma licença opensource de custo 0? Quando compras um portátil ou um pc em Portugal tens no mínimo um imposto 30€?

  9. Avatar de Céptico
    Céptico

    Continuo a não achar nenhuma utilidade aos tablets a não ser a nivel empresarial…

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem imaginas o quanto são importantes… basta referir que ao nível de portabilidade na área do comércio é brutal.

      1. Avatar de Sharp

        Pois ele referiu mesmo a utilidade a nível comercial 😛

        Pessoalmente estou a poupar para comprar uso para uso comercial também.

    2. Avatar de flavio
      flavio

      concordo. pessoalmente nao tenho necessidade de um, dai nao ter nenhum

    3. Avatar de darth
      darth

      olha, vê lá, quem nao acha utilidade nenhuma aos portáteis tradicionais sou eu… usos e necessidades alternativas. o mundo informático nao gira à tua volta.
      porque sim, é suuuper confortavel estares no sofa com um portatil pesado e a ferver no colo :S

  10. Avatar de JST
    JST

    Penso que os preços referidos no artigo serão propaganda da Microsoft. Não consigo acreditar que consigam lançar tablets a esse preço. Calma … Espero estar enganado 😉
    Mas pensemos por momentos o que aconteceu com a parceria Nokia/Microsoft … os preços não fugiram da concorrência.
    Ou será a vez da concorrência acompanhar a Microsoft neste lançamento?!
    Mas acima de tudo penso que a Microsoft já vem tarde mas, mesmo assim acredito que conseguirá uma grande cota de mercado.
    Sem dúvida uma grande mais valia.

    1. Avatar de johnito
      johnito

      Os preços não fugiram dos praticado pela Nokia.
      Esqueceram-se que o nome Nokia já não é sinonimo de “cool” “estar na moda”, etc, deviam ter praticado preços só pela qualidade e não qualidade+”in”.

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Acho que 230 euros é apenas uma conversão cambial.

    Com as taxas e os impostos neste país deve saltar quase aos 300 euros.

  12. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Corrente Sanguinia?que é isso? 🙂 óptimo artigo…

    1. Avatar de JST
      JST

      eh pá … acontece … o i é ao lado do e … lol
      😉

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    A Portugal não chegam a esse preço garantidamente!! Já se sabe como é. Vão cá estar ao dobro do preço pelo menos

    1. Avatar de Farinha
      Farinha

      Compra-se no Ebay.
      Eu comprei lá por 149 Dolares meu Hp touchpad e por 99 dolares HP Veer tudo novo e em caixa selada.

  14. Avatar de TCoiso
    TCoiso

    O balde de água fria é que provavelmente serão equipamentos em 2013 com tecnologia 2011 a metade de 2012, quem garante que a concorrência não tenha essa gama também? Depois todos sabemos que isso de câmbio é do tipo: lá custa $300 cá custa 350€, apesar de o câmbio dar 230€. Vi algo semelhante acontecer com o meu Asus eeePad TF101: numero de € no preço maior que o número de USD no preço dos EUA.

    1. Avatar de K
      K

      Foi a primeira coisa de que me lembrei quando vi a noticia. É triste, mas deste lado a palavra câmbio não existe.

  15. Avatar de The Man
    The Man

    Bla Bla Bla… Same old…

    Ver para querer!!! tendo em conta a estratégia da Microsoft nos últimos tempos. A ver vamos se não é outro flop.

    Comprar um tablet por 250€ só porque é barato, vale o que vale.

  16. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    Uma dessas tablets vai ser minha com certeza. Tenho um Lumia e estou bastante satisfeito com o OS do WP7. Não é verdade que a maioria das aplicações sejam pagas. Tem muitas aplicações livres e de muito boa qualidade. Só como exemplo e pela notoriedade que teve a aplicação Siri no iphone, no WP7 existe uma aplicação de nome WasZiggy que na versão actual,2, é mais completa que o Siri. Mas o artigo é sobre tablets e voltando a ele acredito plenamente no bom trabalho que a Microsoft tem vindo a fazer com a renovação da sua imagem através do Metro.

    1. Avatar de Lourenco
      Lourenco

      Siri n é uma aplicação!

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa Tarde,

    Acho que mesmo comprando estes tablets da microsoft será bom porque caso sejam como o samsung 700t que a microsoft apresentou no último PizzaNight poderemos formatar o tablet ou colocar outro SO e correr em Dual-boot.

  18. Avatar de Papagueno

    O problema é que se sai nos EUA a 300$, sai aqui a 300€, pelo menos! Esse é o grande mal deste nosso cantinho!

  19. Avatar de Hawk
    Hawk

    “Microsoft irá lançar 32 tablets com Windows 8 a baixo preço.” Baixo preço aqui no Brasil é na faixa dos R$300, ou cerca de U$100, sem impostos.

    Tem que ver isso aí.

  20. Avatar de Only_me
    Only_me

    e será que o windows vai dar para instalar nos tablets de agora?exemplo: transformer prime?

  21. Avatar de Flávio
    Flávio

    cerca de 230 €?? Baixo custo?? para mim tablet baixo custo é 50 € até 100€

  22. Avatar de qwe
    qwe

    Esta noticia faz-me lembrar aquela dos portáteis low-cost, fazem uma propaganda enorme a dizer que vai haver pc’s para todos a baixo custo e depois na realidade não baixam dos 500 euros… Isto dos tablets low-cost é a mesma coisa… Parece-me que nem a 230 euros vão aparecer c win8. Apenas aquelas tabs chinesas poderão andar nesses preços

  23. Avatar de Jysk
    Jysk

    Melhor será sempre lançar um produto quando o mesmo está funcional e testado até a exaustão. Mais vale chegar atrasado e mostrar um serviço bem feito. Não sei se este será o caso da Microsoft mas para bem deles e dos potenciais clientes e até da sobrevivência deles nesse mercado. Será mesmo bom que “a coisa fiquei bem feita”.
    Os Tablets de uma forma geral são vendidos a preços inflacionados. A utilidade dos mesmos em geral passa pelo entretenimento pelo que aos preços actuais quase se pode comprar um computador bastante razoável.
    O erro maior, para os consumidores, foi a Apple ter lançado o Tablet primeiro e depois os concorrentes copiaram os preços. Penso que para margens e lucros maiores, claro esta, e nunca pela tal superior experiência de utilizador.
    Tendo preços mais baixos vai significar ser reles para alguns e de classe baixa etc etc… mas podem fazer-se bons produtos a preços reduzidos.
    Não estou a planear a compra de um Tablet tão depressa mas espero que os preços realmente baixem um bocado e deixem os preços premium que alguns aplicam servir a vaidade de muitos. Porque na realidade não melhoram assim muito a experiência de utilizador porque infelizmente alguma concorrência consegue imitar (talvez não tão bem, mas consegue)

  24. Avatar de Daniel
    Daniel

    Estou a tentar perceber qual o conceito de “baixo preço” para a MS. Baixo preço é na faixa dos 100~150 euros (nem é dólares). O que não faltam são tablets bons e com imensos recursos (bom processador e gráfica, hdmi, usb/otg, etc, etc) na casa dos 120~150 euros (isto já com portes e taxa de alfandega). Claro, normalmente pecam pela capacidade de armazenamento (4gb normalmente) mas que é colmatado por um cartão.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Olha que esses tablets não pecam apenas pela capacidade de armazenamento.. antes fosse! A experiência de utilização é horrível.. muitos vêm ainda com Android 2.x… entre outras coisas… não tem nada a ver..

      Pessoalmente, e isto é uma questão de gosto, prefiro algo que me dê uma boa experiência de utilização a algo que tenha portas de tudo e mais alguma coisa mas que dê uma experiência de utilização igual a zero..

  25. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Adeus IPAD.
    Gosto de trabalhar com o hardware e software da Apple.
    Trabalhasse muito bem sem duvida.
    Mas paga-se muito bem também. Um exagero.
    A Microsoft não é perfeita, mas oferece produtos mais baratos e de qualidade semelhante à Apple. Digamos que pagamos o dobro pelos produtos da Apple por causa do design.

    1. Avatar de Mario Rabinas
      Mario Rabinas

      Paga-se bem? Tenho um ipad, adoro as aplicacoes e nao pago 1 centimo…jb e instalous servem para alguma coisa! O ipad ja custa quase 500euros…recuso me a pagar pelo resto!

      1. Avatar de Tiago Dias

        Imagina que és um construtor civil que tem um terreno em Cascais. Eu Compro-te o terreno (bem pago, porque é em Cascais), e quero uma casa, que tu constróis.

        Chega a hora de me entregares a chave e eu digo: “O terreno já custou 500.000 €, recuso-me a pagar pelo resto!”

        Reflecte 😉

        1. Avatar de Mario Rabinas
          Mario Rabinas

          Verdade. No entanto o mercado das apps rende muito dinheiro porque esta virado para o mercado americano..os produtos da apple sao bem mais baratos la e ca pagam se bem mais caros..Se comprasse o ipad la os 130-140euros de diferenca dariam perfeitamente para o encher de apps. Produtos nacionais compro sempre(apoiar o nosso pobre pais no que se pode), estrangeiros ha outras formas de os obter e acredita que eles hao de continuar a gerar riqueza.

  26. Avatar de Serva
    Serva

    Concordo plenamente .

    Serva

  27. Avatar de bruno
    bruno

    o que não faltam são tablet´s android´s muito bons a 200€!
    procurem archos que vão ficar surpreendidos.

    hdmi, bluethoot, 8GB, ecran capacitivo, micro sd, bateria aguenta mais de 7 horas a bombar digo isso por experiencia propria…

  28. Avatar de bruno
    bruno

    microsoft = treta

    apple para pc´s e Android para tablet e TLM..

  29. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Eu se algum dia mudar de Linux o que penso ser muito pouco provável só se acontecer uma grande catástrofe optaria sempre por Mac nunca por Microsoft , para aturar a Microsoft já me basta o PC fixo do trabalho , no meu portátil que uso em deslocações uso Linux e já converti alguns colegas de trabalho a usar em suas casas , o único senão em portáteis ainda é a gestão de energia no Linux , a bateria dura menos cerca de 30% relativamente ao Microsoft atenção que ainda tenho instalado a versão do Ubuntu 10,04 LTS , espero que com a saída do kernel 3.2 o consumo tenha sido optimizado , a versão que uso ainda tem a versão 2 qualquer coisa , é leve mas consome nos portáteis muitos recursos mesmo sem o estares a usar .

    Cumprimentos

    Serva

  30. Avatar de Gonçalo Martins
    Gonçalo Martins

    Já tive a testar o windows8 no meu PC e fiquei maravilhado com a ambiente deste novo windows. Mudo muito a forma gráfica e isso a para mim é fixe.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Então parabêns… 😛

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Então continua a ver janelas… Eu já vejo loja de aplicações à muitos anos.

  31. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Olá, esses tablets vão mesmo custar 230€, só? e quanto aos teclados trazem logo teclados por bluetooh, e para quando o lançamento?