Microsoft inaugurou nova sede em Portugal

27 Comentários

A Microsoft inaugurou hoje a sua nova sede em Portugal, a Microsoft Lisbon Experience, no Parque das Nações, em Lisboa.

A cerimónia de inauguração da Microsoft Lisbon Experience foi presidida hoje pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e contou com a intervenção da Directora-Geral da Microsoft, Claudia Goya e presença de um representante da Câmara Municipal de Lisboa, do Secretário de Estado da Inovação e Empreendedorismo, entre outros líderes de empresas, organismos, organizações não governamentais e associações nacionais.



6369m2 para 455 colaboradores

Microsoft Lisbon Experience é o mais recente edifício inaugurado pela Microsoft Corporation na Europa e reúne as mais atuais e modernas tecnologias de informação, colaboração e comunicação combinando-as, de forma original e harmoniosa, com a mais típica portugalidade, criando assim uma atmosfera única, onde modernidade, tradição e inovação se aliam a materiais típicos provenientes da indústria nacional.

A Microsoft Lisbon Experience pretende posicionar-se, para a Microsoft Portugal, como um “hub” internacional de atração de reuniões, eventos e investimentos da Microsoft internacional, tirando partido, através de uma gestão profissional, da capacidade do país de atração de encontros internacionais internos e externos da empresa. Para alcançar este objetivo, muito contribuiu a opção por uma localização próxima do aeroporto de Lisboa, numa zona bem servida por infraestruturas de acolhimento. Por fim, a Microsoft Portugal pretende apresentar a MLXe como o cartão-de-visita da típica hospitalidade e reconhecida capacidade de bem receber dos portugueses.

Segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft Corporation, numa mensagem em vídeo dirigida ao Presidente da República e aos demais convidados:

A Microsoft está totalmente comprometida em fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar Portugal a recuperar o caminho do crescimento económico e, mesmo neste contexto mais desafiante, continuamos a ver no país um extraordinário potencial.

Esta motivação, que não é de agora, tem permanecido constante desde a abertura da nossa subsidiária em Portugal há mais de 20 anos. Desde então, vimos o nosso número de colaboradores crescer às centenas, o nosso número de parceiros portugueses incrementar aos milhares.

Juntos, temos visto o impacto positivo que a tecnologia pode ter na sociedade. Na Microsoft, sempre acreditámos que a tecnologia tem o potencial de fazer florescer a criatividade e a produtividade, tanto nas pessoas como nas organizações, potenciando a inovação e o crescimento sustentado.

É esta convicção que nos leva a continuar a investir em Portugal com esta nova sede e o conceito que lhe está subjacente. Desenhámos esta experiência para ser fonte de inspiração, inovação desenvolvimento e aprendizagem para líderes empresariais, profissionais de TI e consumidores. Acreditamos que a tecnologia que temos para mostrar dará às pessoas e às empresas de todas as dimensões uma importante vantagem competitiva.

Um investimento em contraciclo

Microsoft Lisbon Experience é uma reinterpretação total do conceito de produtividade e pretende ser um laboratório vivo de observação e inspiração de uma forma única, disruptiva e inovadora de trabalhar em Portugal. MLXe é um espaço de experiência, uma janela aberta ao exterior, aos agentes económicos nacionais e também a particulares, de como utilizar a tecnologia e como conseguir uma interação inovadora das pessoas, do tempo e do espaço.

Na Microsoft Lisbon Experience a mais moderna tecnologia convive paredes meias com a mais tradicional portugalidade. Exemplo disso mesmo são as paredes forradas com burel de Manteigas, o chão em cortiça de Sta. Mª de Lamas, o candeeiro à entrada desenhado por um artesão do Porto, inspirado no metro style dos novos Windows Phone e Windows 8, um painel de azulejos de uma ceramista portuguesa, entre outros materiais produzidos pela indústria nacional.

Paredes forradas com burel de Manteigas e chão em cortiça de Sta. Mª de Lamas.

Para Claudia Goya, Diretora Geral da Microsoft em Portugal:

Ao longo dos últimos 20 anos, a Microsoft sempre esteve empenhada em contribuir para o desenvolvimento económico de Portugal e encaramos esta mudança como o início de um novo capítulo da nossa história de compromissos com o país.

Este investimento, que fazemos em contraciclo, é prova clara que acreditamos no potencial do nosso país e na capacidade de recuperarmos o caminho do crescimento económico. Acreditamos que este novo conceito de trabalho que agora inauguramos será catalisador da inovação, da eficiência e da produtividade na economia nacional.

“A New World of Work”

A nova experiência no trabalho preconizada pela Microsoft Lisbon Experience assenta, essencialmente, em três pilares: Pessoas, Tecnologia e Local de Trabalho.

Microsoft Lisbon Experience remete para um tipo de organização centrada nas Pessoas e na procura da forma de as tornar mais produtivas, respeitando os seus ritmos, o contexto geo-espacial da sua esfera pessoal/privada, a conciliação casa/trabalho e a gestão da motivação, com vista a aumentar o seu bem-estar na organização.

Neste sentido, a Microsoft disponibiliza aos cerca de 445 colaboradores que trabalham no MLXe formas de trabalho mais flexíveis, assentes numa cultura de proximidade, orientação ao cumprimento de objetivos individuais e partilhados, assegurando, simultaneamente, a mobilidade necessária para que possam gozar essa flexibilidade na plenitude.

Microsoft Lisbon Experience é um espaço que vive e respira Tecnologia e onde esta é colocada ao serviço da produtividade: mais de 90% dos colaboradores não têm lugares pré-atribuídos e usam exclusivamente tecnologias móveis (laptop, telefone móvel, tablet, acesso à rede wireless). As ferramentas de produtividade e colaboração que suportam a organização assentam em tecnologia cloud e baseiam-se em sistemas de comunicação por voz, dados e vídeo, suportadas na web e acessíveis via browser.

Espaço de trabalho dos colaboradores da Microsoft Portugal.

Neste espaço, a tecnologia aproxima o que a geografia separa, de forma a evitar deslocações desnecessárias, ajudando a poupar custos e contribuindo para uma gestão mais eficaz do tempo de trabalho.

A nova sede da Microsoft em Portugal ocupa uma área de 6369 m2, é um local de trabalho concebido em mobilidade total, que privilegia os locais de reunião/colaboração, brainstorming criativo, telecomunicação e organização dos colaboradores em “vizinhanças” funcionais, dando-lhes liberdade de trabalhar a partir de qualquer ponto do edifício, de acordo com o projeto em curso e as equipas envolvidas, sem lugares fixos ou pré-assignados.

Com este novo espaço, a Microsoft pretende contribuir para um ambiente mais sustentável, optando por infra-estruturas ecológicas em todo o escritório, que privilegiam materiais naturais e madeira. Trata-se um edifício com certificação energética A, onde não há recurso a papel.

Os números XL do MLXe – Microsoft Lisbon Experience

Nos 6369 m2 do MLXe foram usados 1600 m2 de chão de cortiça portuguesa, 580 m2 de smartglass, 40 kms de cabos de telecomunicações, 20 km de cabos elétricos.

No MLXe há 1096 m2 de espaço para reuniões internas, 1500 m2 de espaço para reuniões externas, 425 m2 de espaço de demonstração de tecnologia.

Um dos vários espaços de reuniões.

Nos 6369 m2 do MLXe convivem 445 colaboradores internos e externos, 106 salas de reunião (78 internas e 28 externas), das quais 50 são para brainstorming e produção de ideias e 18 para telecomunicação. Existe 1 centro de briefing tecnológico, 1 centro de demonstração de tecnologias de consumo, 1 centro de investigação e desenvolvimento e 1 centro de suporte técnico europeu sedeado em Lisboa.

No MLXe colaboraram 164 pessoas durante cerca de 55,000 horas, durante 9 semanas.

A mudança da Microsoft para o MLXe envolve um investimento planeado, a 10 anos, de cerca de 20 milhões de euros.

Homepage: Microsoft Portugal

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Alguém sabe se esta empresa já pode usar o nome Microsoft em Portugal?

    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=991131

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      À partida se a Microsoft abriu uma nova sede aqui com o nome de Microsoft, tem os direitos e registo da marca aqui em Portugal, o que leva a concluir que a Microsoft Informática não poderá usar o nome.

      Essa noticia é de 2007, o que neste momento a situação poderá estar resolvida.

      1. Avatar de Hugo Costa
        Hugo Costa

        Hélder, contra factos não há argumentos:

        O que acontece actualmente é que MICROSOFT – INFORMÁTICA LDA existe com esse nome e aquela empresa a que normalmente se designa por “Microsoft Portugal” afinal chama-se MSFT – SOFTWARE PARA MICROCOMPUTADORES LDA.

        Para confirmar estes factos é só fazer a pesquisa no Portal do Ministério da Justiça em http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx

        1. Avatar de Hélder Ferreira
          Hélder Ferreira

          Erro meu por não ter feito essa pesquisa…

  2. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Estava curioso e por isso fui consultar ao Portal da Justiça (Publicação On-Line de Actos Societários) e parece que afinal a “Microsoft Portugal” chama-se oficialmente MSFT – SOFTWARE PARA MICROCOMPUTADORES LDA…

  3. Avatar de Ana Narciso

    Amanhã de manhã esperem um relato em 1ª pessoa acerca do balanço desta inauguração, mais fotos e vídeos. 😉

    1. Avatar de Francisco Franco

      O herói do dia é mesmo a camera fotográfica do meu Note lamento.

  4. Avatar de José Semedo
    José Semedo

    Enquanto em grande parte dos países europeus de 1º mundo se troca a Microsofre por alternativas linux gratuitas, para conter custos, aqui, na Bimbolândia, o presidente da republica inaugura novas sedes da ruindows. Imaginem quem vai pagar isto tudo, com milhões e milhões a fluir por ano para os bolsos do bill gates. Mas num país onde a corrupção grassa e a justiça não funciona…

    1. Avatar de Francisco Franco

      E o dinheiro que a Microsoft produz para Portugal também não serve?

    2. Avatar de Faláncio
      Faláncio

      Kirikiiiiiikirikikiki.

    3. Avatar de Zé

      Pois, mas tens uma coisa deles que infelizmente não tem comparação e, quer queiras quer não, é o melhor software na área: Microsoft Office.

    4. Avatar de Tony_tha_Mastha
      Tony_tha_Mastha

      Os portuguses estão fartos de vender software à microsoft.

  5. Avatar de RP
    RP

    Podiam ao menso etr aberto no Porto.. parece que Portugal é só Lisboa…

    1. Avatar de fmoreira
      fmoreira

      Parece-me que estás insatisfeito e tens esse direito, mas apenas tu e outros como tu podem mudar isso. Portanto levanta-te e atira-te ao caminho para um dia abrires uma empresa no Porto que toda a gente em Lisboa desejasse que fosse aberta lá! 🙂

      1. Avatar de POliveira
        POliveira

        Like!

        Cada um de nós tem de ter mais iniciativa em vez de esperar que as coisas aconteçam e criticar quando não acontecem.

      2. Avatar de Vicente
        Vicente

        A mim parece-me é que quem fala é de Lisboa.. Como o outro diz.. “com o mal dos outros posso eu bem”..

        Pobreza de espírito..

        1. Avatar de fmoreira
          fmoreira

          Parece-te mal então…

  6. Avatar de Paulo Bastos

    É natural a Microsoft gastar montes de dinheiro, com o que cobra pelos péssimos produtos e serviços, a minha pala não ganham eles. E o Windows 8 é só rir.

    1. Avatar de Queda
      Queda

      ai pois não devem ganhar não, deve ser tudo pirateado…

      1. Avatar de Kai
        Kai

        “pirateado” não…..
        usemos antes o termo Alternativo….logo,deve ser tudo software alternativo!
        Tem uma conotação bastante mais neutra e simpática. 😉

  7. Avatar de Paraoh
    Paraoh

    Aqui (quase) todos são aficionados do linux (para parecerem “pros” loll) mas acredito(visto o marketshare) que na realidade a maior parte usa windows e a única experiência com linux é correr uma distro qualquer numa máquina virtual.

    Venham mais investimentos para Portugal, sejam eles de que empresa forem…

    1. Avatar de -

      Desde que não sejam iguais aos da destruição dos sectores produtivos como em tempo … nem a escravatura sob que forma for … ou como aqueles que receberam os subsídios do Estado e da C.E. etc e depois desandaram … enfim … Saúde!

  8. Avatar de Blizard

    Investimentos destes são sempre bem vindos… sejam onde forem!

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Deviam perguntar à Microsoft qual a razão de as Escolas Portuguesas estarem a receber indicações para mudar os computadores mais antigos para Linux porque se acabou o dinheiro para licenças.

    O Estado Português com projectos como o E-Escolas, E-Escolinhas (Magalhães) e o Plano Tecnológico (que colocou PC’s em todas as salas de aula) encheu os cofres da Microsoft. Agora que vivemos momentos de maior dificuldade seria de esperar alguma retribuição da parte da empresa. Mas não…

    É por este tipo de “atitude comercial” que eu acredito cada vez mais que era necessário pensar seriamente, a médio/longo prazo, em acabar com tecnologia Microsoft em organismos públicos.

    1. Avatar de Daniel Silva
      Daniel Silva

      A verdade é que, como estudante, vejo a quantidade de computadores que o estado tem de manter a nível de licenças do Windows, MS Office, etc., estando estes ligados ou simplesmente arrumados numa sala fechada. Se todos os computadores utilizados pelo Estado passassem a ter Linux, acredito que isso teria impacto na forma como enfrentaríamos esta crise.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Epa…a vdd e k a Microsoft ja levou mt dinheiro

        Mas eu adoro a Microsoft…..

        O meu tele e windows Phone, os computadores são windows
        Tenho a xbox…
        Enfim…Microsoft meu amor

  10. Avatar de Olívia Conceição Neves Jorge
    Olívia Conceição Neves Jorge

    Olívia Jorge estou farta de querer colocar a passuord na conta microsft para poder abrir o outlook que me tirou e sempre que por a passe manda letras e mais letras e não chego a lado nenhum já uma vez tive este problema e foram os senhores que me ajudaram creio que vou conseguir que me façam favor