Microsoft está a reciclar os endereços de email do Outlook.com

18 Comentários

As regras de utilização do Outlook.com são bem claras. Ao fim de 270 dias sem aceder a uma conta a Microsoft tem o direito de eliminar os dados dos utilizadores e suspender o acesso a essas mesmas contas.

O que não está escrito, e tem levantado alguns problemas, é que a Microsoft pode reciclar os endereços de email dos utilizadores. Esta situação tem estado a acontecer, o que tem levado a situações de queixas por parte dos utilizadores.

outlook_1

A prática de recuperação de endereços de email é feita pela quase totalidade dos serviços de email e a própria Microsoft já o fez no passado como Hotmail.

O problema agora levantado está no facto de a Microsoft não ter em qualquer parte do seu Contrato de Serviços do Outlook qualquer referência a esta possibilidade.

Apenas está descrito, como pode ser visto no próprio Contrato de Serviços que os utilizadores apenas necessitam que seja feito um acesso a cada 270 dias.

Os serviços com marca Microsoft implicam que inicie sessão periodicamente na conta Microsoft, no mínimo a cada 270 dias, para manter activa a parte do serviços relativa aos serviços com marca Microsoft, salvo disposição em contrário numa oferta de parte paga dos serviços.

Se o adquirente não iniciar sessão durante este período, a Microsoft poderá cancelar o acesso aos serviços com marca Microsoft. Se os serviços com marca Microsoft forem cancelados por não iniciar sessão, os dados do adquirente poderão ser eliminados permanentemente dos servidores da Microsoft.

A informação que foi veiculada pela própria Microsoft revela que a empresa está a colocar disponíveis esses endereços de email para serem reutilizados por novos utilizadores, sem que os anteriores sejam alertados para esta situação.

São várias as questões de segurança podem ser levantadas por esta prática e é precisamente aqui que assentam as queixas dos utilizadores.

Qualquer serviço que assente nesses endereços de email pode ser novamente recuperado caso o novo detentor assim o pretenda. Existe ainda a possibilidade de os novos utilizadores receberem mensagens dirigidas aos destinatários originais.

Esta situação, como foi referido antes, é prática comum em alguns serviços de email, mas por norma estas situações estão descritas nas regra de utilização e os utilizadores são alertados para a alteração.

Este caso tem levantado mais problemas pois a Microsoft não faz uma referência explicita a esta possibilidade e nem alertou os utilizadores para a reciclagem dos endereços de email.

Homepage: Outlook.com

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique Dias

    Para aquelas pessoas que só criam um email para ter Facebook e nunca mais lhe “mandam bits” vai ser bonito!

  2. Avatar de Tiago Leitão
    Tiago Leitão

    Eu criei um email quando o @outlook saiu para a rua, mas apenas o tenho o tenho acessado na app do android do outlook.com, não vou ficar sem ele certo?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      “os utilizadores apenas necessitam que seja feito um acesso a cada 270 dias”

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Claro que não, até podes ter 50 contas, se usares por exemplo o thunderbird para aceder a todas nunca te vão apagar nada. Mediante claro esses 270 dias obvio.

      1. Avatar de s'bam
        s’bam

        o que é estranho é que ao meu Pai bloquearam-lhe a conta assim de repente.. e ele usava-o quase todos os dias!!

        ainda tentei desbloquear.. pedem tralha atrás de tralha!!

        e não consegui!!

  3. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Acho muito bem que a Microsoft recicle os endereços.
    Pode não estar escrito, mas acho que está implícito e é óbvio que isso aconteça, senão qualquer dia não havia endereços disponíveis para quem os quiser usar. Ou então tínhamos de criar endereços do tipo 8fskU867Tuy35fko @ outlook.com

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Se certa forma concordo. Como é grátis, criam o email só por criar e depois nunca mais lá vão.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Concordo. As vezes não é fácil arranjar e-mail sem colocar números. Já para não falar no spam que anda por aí!!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        e por falar em spam, também deviam eliminar as contas acusadas de spam por um certo numero de outras pessoas, e por aquele IP em “xeque”, assim era tudo muito mais “limpo”.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Sim concordo mas é muito mau nao teres internet por exemplo e ficares sem a conta de email. Ha que lembrar que ainda pagamos a internet (das) mais cara(s) da europa neh?

      1. Avatar de GP
        GP

        E para que é que alguém quer uma conta de email sem ter internet ou um PC? É o mesmo que ter um carro e não ter carta para o conduzir. Não faz sentido.
        Concordo com esta medida, existe uma enorme quantidade de emails criados por erro do utilizador, e só esses devem dar um número astronómico.

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Num cenário mais extremo, ficas de coma, ninguém sabe a tua password, recuperas e precisas de aceder aos teus serviços, como é ?

      2. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Sim, mas ficas sem internet durante 270 dias seguidos? Nos dias de hoje é pouco provável!

  4. Avatar de R
    R

    Tb concordo com a microsoft…. se passados esses dias o user deixa de ter acesso ao email, acho que faz todo o sentido o email ser reciclado!
    com diz um user acima, “é um serviço gratuito”…
    já se fosse um serviço pago, acho que as normas seriam diferentes! de certeza que o email n ficava indisponível após 270 dias! que o fosse apenas quando deixasse de ser pago!

  5. Avatar de eumesmo
    eumesmo

    Eu neste momento recebo notificações no meu e-mail do Outlook do facebook de outra pessoa. Não sei bem como mas ele registou uma conta no Facebook, com o meu e-mail do Outlook…

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      epá…aconteceu-me o mesmo na minha conta do Gmail. Resultado…pedi o reset à password para o mail, fiz login na conta do facebook do artista que usou o meu mail e adeus conta de facebook (desabilitada…pois acho que nunca se apaga).

  6. Avatar de sergio
    sergio

    e gmail, quantos dias são precisos para a reciclagem?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      gmail não recicla endereços.