Microsoft está a preparar uma versão gratuita do Windows 8

48 Comentários

O Windows 8 é actualmente o centro de toda a actividade da Microsoft. É sobre este sistema operativo que recaem todas as esperança e todo o investimento que a empresa tem feito.

A Microsoft pretende alargar ainda mais a sua utilização e rumores agora apresentados dão conta que o gigante de Redmond pode estar a preparar uma versão gratuita do seu sistema operativo.

windows_8_free

A chegada do Windows 8 veio mostrar uma interface totalmente nova e uma realidade completamente diferente para os utilizadores.

A leitura que a Microsoft fez do que seria a interface do futuro, com uma mistura do acesso pelos métodos tradicionais e com a invasão do toque, não convenceu totalmente os utilizadores e muitas foram as queixas destes face ao que iam encontrando com a sua utilização.

A Microsoft têm-se sabido adaptar ao que os utilizadores têm apontado de negativo ao Windows 8 e a sua actualização já mostrou uma clara mudança face ao que era inicialmente a interface Modern.

Os rumores que agora surgiram dão conta de uma mudança ainda mais positiva para os utilizadores. A Microsoft está a ponderar a criação ode uma versão do Windows 8 completamente gratuita e disponível para todos.

Esta nova versão, de nome “Windows 8.1 With Bing” seria uma versão, ainda mais, centrada nos serviço da própria Microsoft e estaria disponível para os utilizadores colocarem nas suas máquinas, sem que tivessem de pagar para a usar.

O modelo definitivo ainda estará a ser estudado, mas passará por um modelo em que o próprio sistema operativo trataria de se pagar, através da apresentação de publicidade ou com recurso a outros meios de criar essa receita. Não é ainda claro que será 100% gratuito, mas a ter um custo, este seria marginal e apelativo.

Esta decisão da Microsoft está associada à necessidade de fazer vingar o seu ovo sistema operativo, ao mesmo tempo que conseguia combater o que a concorrência tem apresentado. Por outro lado alargaria para números bem mais altos a penetração e utilização do seu novo sistema operativo em sistema que ainda têm instaladas versões mais antigas.

windows_8_free_2

Também os OEM’s iam conseguir beneficiar com esta nova versão, pois conseguiriam vender máquinas a preços mais baixos e atractivos, conseguindo assim garantir melhores números.

Não é nova a ideia da Microsoft de seguir o exemplo de outras marcas e baixar drasticamente o preço que cobra aos OEM’s pelos seus sistemas operativos, não apenas o Windows, mas também o Windows Phone.

Se no mundo dos desktops a fatia do Windows é garantidamente elevada, o cenário muda de figura nos dispositivos móveis e a diminuição, ou a corte total, do preço tornavam os equipamentos mais baratos e automaticamente mais atractivos aos olhos dos consumidores.

Provavelmente o que vamos ver surgir é uma versão similar às Starter’s que já existiam no XP e no 7, mas com ainda mais limitações e com uma integração com serviços e aplicações Microsoft, sem a possibilidade de estas não serem usadas.

A presença de um vasto conjunto de aplicações da própria Microsoft garantiam a utilização por parte dos utilizadores, envolvendo-os no ecossistema da empresa e mantendo-os como clientes fieis.

O Windows 8 veio mudar muito a imagem da Microsoft e estão cada vez mais presentes estas mudanças que há alguns anos muitos julgavam impossíveis de algum dia acontecerem.

A mudança foi obrigada pelo mercado e pelas muitas ofertas que surgiram, com modelos de negócio completamente diferentes. A Microsoft está apenas a adaptar-se ao que é exigido.

Será esta a forma de o Windows 8 passar a ser aceite e usado por todos?

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    Se for de graça, este sim é o verdadeiro candidato ao substituto do Windows XP. Seria excelente se também for gratuito para empresas.

    1. Avatar de int3
      int3

      pouco provavel xd

    2. Avatar de MEGA NELSON
      MEGA NELSON

      Mac mini substituí o teu XP.

      Já tem OS de borla.

      1. Avatar de Malic X
        Malic X

        E isso custa quanto? Muitos aéreos é claro.

        E dá para instalar no oc q tem o xp ? Claro que não.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ataque ao chrome os! Lol!

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Pela explicação acima, usar obrigatoriamente o bing e serviços da microsoft, ser mais básico que o starter, é sim, ataque ao chrome os.

      1. Avatar de samuel
        samuel

        pelo preço ninguem se pode queixar, so usa quem quer

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

    É preferível aguardar pelo 9.

  4. Avatar de Nome
    Nome

    Só acredito quando vir 😉 “Fala-se” que a MS quer colocar o W8RT free agora o x86 não sei
    Que versão estão a falar???

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    hmmmmm naaaaa……cheira-me a esturro…..

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens várias. Esse tema está a ser falado em larga escala na imprensa internacional. Uma rápida pesquisa dá-te muitas das fontes que procuras.

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Cá está a fonte original vinda do conhecido leeker russo WZor: http://wzascok.livejournal.com/17937.html
        Tem vários screenshots desta suposta versão gratuita.

        Também li um artigo da Mary Jo Foley (uma das mais conceituadas jornalistas que acompanha a Microsoft há mais de 20 anos) que na semana passada a Microsoft baixou o valor do Windows OEM aos fabricantes de 50 USD para 15 USD e que a criação de uma versão gratuita do Windows 8 para PC e telemóveis estava iminente.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      true type

      x|

      1. Avatar de o tio do Nelson
        o tio do Nelson

        ba dum tss

    3. Avatar de int3
      int3

      Yup pedro, estou a ver mais sites brasileiros e blogs do que propriamente alguem oficial.
      Mas para mim deve meter uns 100€ de licensa. (continua caro).

      1. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Se procurasses em inglês, meu caro… acharias algo oficial!

        Mas enfim…

        1. Avatar de int3
          int3

          Se fizeres scrolldown a partir do teu comentário vias que meti um link estrangeiro.
          Mas enfim…

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Eu penso que se as próximas não forem free serão muito mais baratas

    2. Avatar de Pedro Simões

      Repara que o Windows 8.1 já foi free. im, para quem já tinha o 8, mas ainda assim foi gratuito!

      Pode ter sido o primeiro passo para novos cenários.

      O Windows 8 nunca vai ser gratuito, mas pode perfeitamente existir uma versão gratuita, com limitações ou publicidade,

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Oh Pedro se percebesses do assunto sabias o Windows 8.1 não passa de um Service Pack para o Windows 8, e não uma versão do Windows Free.

        1. Avatar de Malic X
          Malic X

          Claro que um upgrade anual do osx já não é um service pack
          Esse sempre foi pago até o ano 2013.

          Que observação mais tola.

          1. Avatar de sergio
            sergio

            Mas alguém está a fazer comparações com osx?

        2. Avatar de sergio
          sergio

          Pois o 8.1 é apenas um update e não um sistema operativo, mas a minha opinião é que no futuro haja um sistema operativo ou gratuito ou muito mais barato que o que tem sido lançado até hoje, reparem na descida de preço constante, e as receitas poderão vir da store

        3. Avatar de Jay
          Jay

          E se tu Jose percebesses alguma coisa do assunto, não dirias tal asneira.
          Chamar Service Pack ao Win 8.1 é uma asneira das grossas!
          Em duas máquinas que fiz o upgrade do 8 para 8.1, tive problemas de compatibilidade de drivers e algum software instalado pelas OEM.
          Desde quando isso aconteceu com Service Packs?
          Os melhoramentos feito ao 8.1 foram muito para além de um Service Pack!

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Senão sabes actualizar e formatar computadores, quem faz asneiras és tu.

            É do conhecimento geral que o Windows 8.1 não passa de um Service Pack para o Windows 8.

            E ainda te digo mais, verifica a Build e Versão do Windows, se souberes como, e vais ver como tenho razão.

            E podes comparar com o Windows 7 e o Windows 7 com o Service Pack 1 em cima, caso não percebas nada de assunto.

  6. Avatar de Bruno Marques Évora
    Bruno Marques Évora

    Terá de ser muito bom e de corrigirem muita coisa para eu aderir. Dá ultima vez que experimentei o 8 voltei logo para o 7, que para mim até agora é dos melhores e mais estaveis que fizeram.

  7. Avatar de dardevelin
    dardevelin

    O inicio do OS adblocker ?

  8. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Quando é que eles começam a pagar para agente instalar isso?

    1. Avatar de Carlos Viegas
      Carlos Viegas

      Precisas de um agente para instalar o windows? LOL

    2. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Qual será o cachê do Pierce Brosnan? (O do Daniel Craig deve ser puxado)

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não ganha a windows ganha a adblocker xD
    Sinceramente ja tenho spam que chegue no mail, não preciso de levar com mais spam no desktop -__-, e ja se sabe que não vao ser só publicidades que vao entrar no OS, tambem vai sair muita informação o ToS desse windows deve ser bonito.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      eu disse windows, mas deveria estar a falar da microsoft, ha cada coisa.

  10. Avatar de Atitudes
    Atitudes

    Venha o MOffice à borla também e temos casa cheia 🙂 o Windows por mim pode ficar a pagantes :p

  11. Avatar de miguel
    miguel

    O windows 8.1 só peca pelo metro e a falta de algumas funcionalidades, mas para mim é sem duvidas o os da microsoft mais perfeito ate hoje consegue ter mais performance que o windows 7 e XP.

    Começando pelo boot mais rápido ai uns 30% ou mais depende da maquina, o gestor de transferência de ficheiros já não para por tudo e por nada e não obriga a começar tudo de novo esta muito próximo do teracopy, detecta logo ISO, e deixa navegar dentro deles, detecta PDF, flash, tantas coisas boas que são difíceis de enumerar.

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    Se o Mac OS já é de borla porque não Windows ficar de borla também? Mas se vão meter publicidade e afins, já não vai valer a pena.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Estas a brincar so pode? Pagas e bem esse os, quando compras uma maquina Apple o preço dela custa sempre mais 100% do que outras maquinas iguais pra bem era ter que pagar mais o os a parte.

    2. Avatar de dardevelin
      dardevelin

      A Apple vende o hardware a um preço elevado o que acaba por cobrir o custo do OS. Sem contar que a Apple vive muito mais do ecossistema open source para o seu OS quanto que o a Microsoft é uma empresa de software e o Windows é parte do seu produto, sem outras vias recuperar os custos. Dai o modelo de publicidade.

  13. Avatar de J-Mendes
    J-Mendes

    Deve ser uma grande chaxada, meio funcional…
    Linux 4ever!!!

    1. Avatar de Malic X
      Malic X

      Claro. Quantas compilações do kernel já fizeste hoje?

      1. Avatar de int3
        int3

        A ultima vez que EU compilei o kernel foi numa maquina virtual para experimentar as novidades do 3.13 lol

  14. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Odeio o Windows 8, para mim nem dado. Devia ser um sistema operativo só para sistemas touch. Ponto.

  15. Avatar de António

    Acho que me perdi…
    então as vendas estavam a ser um sucesso descomunal…e agora estão a pensar numa versão free?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Estavam?

      O Windows foi um flop em vendas, está a vender menos que o Windows Vista no mesmo espaço de tempo.

      Não é por acaso que ja se fala em Windows 9.

  16. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Huuum.. ChromeOS da M$? LOL

  17. Avatar de anónimo
    anónimo

    Duvido que seja inteiramente gratuito,deve ser temporário,com prazo determinado para suprimir as funções essenciais para o sistema operativo levando o consumidor a adquirir a licença ou deve ser um SO Starter que só é vendido nos países pobres.