Microsoft equaciona mudança de nome do Internet Explorer

26 Comentários

e este não vai estar fora do Windows num futuro breve!

O Internet Explorer, o browser da Microsoft, é há muitos anos a escolha de referência para muito internautas. Um pouco por culpa da ausência de ofertas alternativas este browser conseguiu firmar-se e afirmar-se como parte da própria Internet.

Tendo perdido a aura de ferramentas essencial há alguns anos, pode estar para breve prestes a perder o seu nome e a mudar, para que os utilizadores possam ter uma nova referência e para que perca a sua má fama.

ie_1

O crescimento do Internet Explorer sofreu alguns revés nos anos recentes, muito por culpa das suas prestações e do facto de não ter crescido e acompanhado.

Tornou-se nas últimas versões um browser renascido e com uma imagem mais moderna e adaptada às novas realidades da Internet.

Mas a má fama que foi acumulando ao longo dos anos não se perdeu e o Internet Explorer é ainda visto como um browser pouco fiável e com uma péssima gestão de recursos.

Cientes destes problemas, a Microsoft pensa agora em fazer uma mudança completa no Internet Explorar, mudando várias coisas, entre elas uma das mais emblemáticas, o seu nome. Esta mudança pretende ser um novo ponto de partida para a Microsoft e para o próprio Internet Explorer.

Esta informação surgiu numa AMA (Ask Me Anything) que a equipa do Internet Explorer fez no Reddit, onde foram colocadas todos os tipos de questões.

Esta questão da mudança de nome surgiu de uma questão muito específica e que perguntava à equipa se nunca foi ponderada uma mudança.

A resposta não foi directa a indicar que essa mudança se iria efectivar, mas deu a entender que a Microsoft pondera essa hipótese, para eliminar todos os aspectos negativos deste browser.

It’s (rebranding’s) been suggested internally; I remember a particularly long email thread where numerous people were passionately debating it. Plenty of ideas get kicked around about how we can separate ourselves from negative perceptions that no longer reflect our product today

ie_2

Outro ponto importante que saiu da conversa que a equipa de desenvolvimento do IE teve com os leitores do Reddit foi o da expansão do Internet Explorer para outras plataformas.

Com o investimento que a Microsoft tem feito na transposição de algumas das suas ferramentas chave para outras plataformas que não o Windows e o Windows Phone, os leitores quiseram saber se havia planos para a criação de versões do IE para o Android, iOS ou (novamente) para Mac.

Aqui a resposta mais taxativa e concreta. Está fora dos planos da Microsoft a criação dessas versões e não será num futuro próximo que elas vão existir.

Right now, we’re focused on building a great mobile browser for Windows Phone and have made some great progress lately. So, no current plans for Android/iOS.

We are committed to improving our own engine. We love the fact that the web was built on multiple competing (yet interoperable) platforms and believe that this is how it is going to move forward into the future!

Existem vários outros pontos interessantes na conversa que está disponível no Reddit, mas recorrentemente a questão era sempre a mesma. Vários internautas questionaram a equipa sobre quais as reais mudanças que foram aplicadas no IE e como este mudou para melhor.

A verdade é que a Microsoft precedeu a uma verdadeira revolução neste seu browser, abandonado as políticas anteriores e dando-lhe uma vida nova.

As novas versões, lançadas com uma cadência muito mais reduzida, vão dando aos utilizadores todas as novidades que estes querem, mostrando um browser muito melhor.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Windows Browser? xD

    Poderá ser que resulte, como a mudança dos celeron’s por parte da intel.

    1. Avatar de Manuel Campos
      Manuel Campos

      Realmente…

    2. Avatar de Lumia 920
      Lumia 920

      ONEBROWSER

    3. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Winbrowser xD

  2. Avatar de sakura
    sakura

    windows 9 …..

  3. Avatar de Rui
  4. Avatar de Bahh
    Bahh

    Microsoft Wild Net Explorer

    vai ser um (in)sucesso!

  5. Avatar de luis
    luis

    A Microsoft não precisa de trocar o nome do browser!
    O que eles precisam é fazer um bom browser , e disponibilizar o mesmo em todas as plataformas.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      errado. muito dificilmente haverá uma boa transição sem mudar de nome.

      1. Avatar de luis
        luis

        OneBrowser? :/

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Como mudou de política, se é proibido utilizar noutras plataformas…, mesmo que seja para testar a página web que fizeste?

    3. Avatar de Uno
      Uno

      100% de acordo

  6. Avatar de DC
    DC

    Ainda vamos ter um “New Browser”…

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    MSN Explorer 😛

  8. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Mudar para quê? a ignorância e o preconceito das pessoas são imbatíveis.

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    outlook explorer

  10. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    A culpa é muito dos bloguistas e pessoas. Há um anito era “fixe” dizer mal do IE, e dava a entender que se percebia do assunto.

    Mas não é bem assim, esta grande massa critica na verdade não consegui perceber que o IE 11 é decente. O IE 11 se ficar atrás não é significativo para os outros browsers..

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não é que seja “fixe” dizer mal do IE… o IE, ainda hoje, é uma aberração. Se em tempos não interessava se o IE não seguia os standards web porque era o browser dominante incontestável, hoje já não se pode dizer o mesmo. Pegando no exemplo do HTML5, o suporte para este standard no IE11 é o pior de todos os browsers com maior uso. E o pessoal está cansado de fazer fix para os portais funcionarem no IE.
      Nós por exemplo simplesmente não damos suporte ao IE, seja em que versão… ou os browsers suportam os standards, ou irá ter uma UX bem limitada. Se isso nos trás prejuízo? Não, mas dá mau nome à MS e ao IE. Longe vai o tempo em que tinham que ser os web developers a vergar perante a MS.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Não sejas ignorante. O prefix -webkit é exactamente o mesmo cancro que o -ms.

  11. Avatar de Sérgio Gomes
    Sérgio Gomes

    Space Explorer, vai mas já não volta.

  12. Avatar de C-Man
    C-Man

    Microsoft OneWeb

  13. Avatar de flavio
    flavio

    FastBrowser… ironia

  14. Avatar de Andrey Oliveira
    Andrey Oliveira

    Que tal “Chrome Downloader”?

    Fala sério, mudar o nome não vai resolver em nada se não melhorar o browser e inovar nos recursos.

    Tá sempre um passo atrás dos outros.

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Pode estar um passo a trás (ou talvez mais) mas em nada se compara ao IE6 que passava a vida a crashar, e em videos no youtube consegue puxar menos que o opera next v24 ou firefox (versao atual, nao sei qual é)

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Windows chromium explorer
    eh, eh, eh…