Microsoft em queda livre, por agora….

22 Comentários

A Microsoft prepara-se para apresentar o seu primeiro balanço anual negativo, o gigante da informática divulgará na quinta-feira aos accionistas os resultados trimestrais.


O exercício destes primeiros meses deixa antever um ano complicado para a empresa, no entanto, apesar dos números as perspectivas continuam a ser positivas para os responsáveis da mesma, o lançamento do Windows 7 e um possível acordo com a Yahoo com vista a aumentar a competitividade face ao Google, são os principais tónicos para uma recuperação que se espera rápida.

Contudo, a questão para os investidores prende-se com o facto de a empresa conseguir manter um optimismo suficiente para sustentar o ímpeto que levou as acções aos 63% desde o início de Março.

Depois da IBM e a Intel terem elevado as expectativas e superado as previsões mais pessimistas a Microsoft aproveitará este novo fôlego no mercado para relançar os seus produtos.

O software da Microsoft está presente em mais de 90% dos computadores de todo mundo, esta vasta quota permitirá uma fácil penetração no mercado quando em Outubro apresentarem o Windows 7, espera-se que este lançamento seja o motor para a recuperação da empresa. O optimismo generalizado em volta deste novo sistema operativo está a provocar bastante agitação no mercado, o sistema tem sido avaliado positivamente pelos técnicos, o que deixa antever uma forte procura do produto ultrapassando o enorme flop que representou o antecessor Vista.

Analista prevêem que ainda antes de quinta-feira seja formalizado o acordo entre a Microsoft e a Yahoo, o timing não surge por acaso, pois esta seria uma óptima notícia para os investidores. Depois da OPA falhada sobre a Yahoo, as novas rondas negociais parecem ter sido bem sucedidas, as perspectivas de competitividade no mercado das pesquisas e publicidade on-line contra o gigante Google são animadoras e prometem grande polémica.

Apesar dos resultados negativos esperados para os próximos meses, estas novas oportunidades de negócio desmistificaram um pouco o cenário negativo da Microsoft, aliás a retoma esperada na venda de PC´s deixa bons indicadores para o último trimestre do ano, uma óptima oportunidade para promover o novo Windows também apresentado nos últimos meses.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Eu não desejo nada de mal aos outros, mas sinceramente acho que a Microsoft irá não só perder quota de mercado, como irá continuar negativamente em termos financeiros. Tudo porque em tempos de crise as empresas (suponho eu que seja de onde vem mais dinheiro para os cofres deles) estão a apertar o cinto e das duas uma, ou continuam com os seus sistemas operativos actuais, ou vão procurar outras alternativas.

    E o acordo com a Yahoo irá ter um grande impacto principalmente nos EUA, agora… valerá a pena o investimento? Veremos.

    1. Avatar de vis
      vis

      o investimento vale a pena… so não sei se o tempo certo…. e depnde muito do valor que vais ser preciso… 🙂

    2. Avatar de Filipe Chaves
      Filipe Chaves

      a meu ver vao continuar a comprar Windows.
      Vejam bem, se nao comprarem windows o que vao eles utilizar? Mac? nem pensar muito mais caro
      Linux? hummmmm nao me parece ainda existe muitas arestas por limar e poucos aplicativos e programadores.

      A microsoft pode ter os seus defeitos mas nao a vao derrubar tao rapidamente.

      E sempre a o Windows pirata.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Podes-me esclarecer o que entendes por balanço negativo? Teve prejuízos no ano fiscal que passou? Obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Teve uma queda de ganhos no trimestre passado, Pela primeira vez a empresa não cresceu. Isso é diferente de ter prejuízos.

  3. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Faz-me lembrar o ditado: “O sol quando nasce, é para todos”!
    E quantos trabalhadores vão ser despedidos? Precupa mais. Faz mais falta 50 Cêntimos a um pobre do que a eles 50 milhões.

  4. Avatar de sábio
    sábio

    Começo a ter a sensação que a microsoft ou consegue ganhar mercado com os windows e realmente se sai bem, ou então começa a cair por aí abaixo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não me parece, estamos a falar de crescimento zero, numa altura difícil. Aliás, não foi a única mas o que motiva os accionistas e o próprio mercado directamente dependente é que a empresa tem uma estratégia bem definida.

      Pequenas jogadas no tabuleiro do mercado de valores e a cotação da empresa volta ao ponto de ignição. Falo por exemplo num sucesso de vendas no primeiro mês de Windows 7 ao publico, falo da aquisição ou parceria com o Yahoo ou mesmo um novo produto na linha empresarial que seja lançado. Tudo isso serve de pretexto para o mercado reagir favoravelmente.

      A Microsoft não vive do Windows. O mercado empresarial Microsoft vende e ganha muito mais com o Office profissional e com soluções de alto desempenho. É uma ideia errada que a Microsoft se sustenta com o Windows.

      1. Avatar de COCAS
        COCAS

        Exactamente, essas grandes empresas ganham dinheiro é com aplicações e serviços que fazem para outras empresas.

        Por exemplo, na empresa que trabalho (que é grande) o sistema é todo desenvolvido pela HP e o suporte também é deles. Imagino que não seja uma coisa barata por isso tal como a Microsoft a HP também não vive só de venda de impressoras =)

        Abraço

    2. Avatar de mmick
      mmick

      Antes de se preocuparem com a microsoft têm que se preocupar com as outras empresas todas 🙂
      Nao cresceram porque a produção e venda de PCs decresceu assim como o aumento da venda de Apple. É apenas um momento de “não expansão”

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Nada de anormal.

    Desde 2001 que não havia uma crise tão grande a nível do mercado de pcs. O próprio mercado de videojogos decresceu(imaginem!!) e a Google que é uma empresa ligada a net a única área não abrangida pela crise, muito pelo contrário, só cresceu 3%.

    1. Avatar de Carlos Prime
      Carlos Prime

      Um pouco a fugir ao topico… não é anormal os videojogos terem baixado tanto… basta dar uma vista de olhos nos valores a k eles estao a ser comercializados e está tudo dito… então no k se refere à ps3 deus me livre… já para não falar tambem na facilidade que hoje em dia existe de ter jogos piratas em casa… em relação ao topico, sinceramente já era de esperar que isto viesse acontecer. estamos a atravessar um periodo de crise a MS com o vista perdeu um muito (apenas no sentido da palavra claro).

  6. Avatar de Malamen
    Malamen

    Titulo extremamente sensacionalista…

    Nada de anormal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim nada de anormal, o título é referencia na abertura dos principais jornais dos mercados tecnológicos, digamos que é um sinal da crise mas nada que seja assustador.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    A micro$oft já atingiu o apogeu…
    daqui em diante é sempre a descer

    Como é possivel uma pessoa comprar um computador em
    qq lado e ser OBRIGADO a que ele venha já com windows!
    (claro que pagamos por ele)

  8. Avatar de J.C
    J.C

    Que mal pergunte de onde é a origem desta noticia?

    Gostava de poder ler mais acerca do assunto.

    1. Avatar de AFCunha

      A notícia é da Reuters…

      1. Avatar de J.C
        J.C

        He pa podias ser um bacano e meter na noticia que escreves a referencia a noticia original nao? só fica bem 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, porque são varias referências e alguma informação interna, da MS nacional 🙂 logo não há uma fonte, são várias.

  9. Avatar de Primax
    Primax

    E algo que se fala muito nos noticiários, é uma pequena definição que se usa muito, prejuízo!

    O valor que estas empresas calculam, é quanto era de esperar que ganhassem e o que realmente ganharam, a empresa pode ter tido milhões de lucro, mas como não atingiu os seus objectivos, pronto é denotado como PREJUIZO.

    Penso que é o único valor que a microsoft vai apresentar… porque perder dinheiro ninguém perdeu, senão não tinham sócios sequer.

  10. Avatar de Bónus

    Microsoft pode estar em queda, mas “Queda livre” parece-me um bocado exagerado.

  11. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Eu por um lado tenho pena se esta empresa não se conseguir manter e acabar por declarar falência em anos vindouros, pois acredito que se esta empresa começa-se a usar bons métodos de trabalho, como por exemplo, pensar em algo, começar no algo, refinar o algo, e publicar o algo, não pensar no algo, não ter a certeza do algo, começar no algo, entretanto pensar no algo a seguir sem ter este pronto, deixar este algo e passar para o outro, e no fim mandar um algo fraco. desculpem o exemplo, mas prontos, está empresa é um bocado como eu quem tudo quer tudo perde. Tantas ideias boas é pena é não as conseguir levar a letra e acaba-las.