Microsoft limpou o novo Edge de todos os extras que a Google tem no Chrome

31 Comentários

A escolha do Chromium para a base do novo Edge não foi acidental. A Microsoft queria um browser com provas dadas e que a libertasse para criar novidades e melhorias.

Agora que o Edge está lançado e em testes, a empresa revelou mais sobre a sua criação. Mostrou ao mundo todos os extras que removeu e que estão presentes no Chrome.

Microsoft Edge Google Chrome serviços

Ao todo são mais de 50 serviços que a Microsoft resolveu retirar do Chromium e que assim não têm lugar no Edge. A maioria são sobretudo serviços da Google e que não fazem sentido estar presentes num browser da Microsoft.

Os serviços da Google que a Microsoft tirou do Chromium

A empresa apresentou a lista destes serviços e revelou que a maioria são desnecessários para este browser. Assim, deixamos de contar com elementos como o bloqueio de anúncios, o Google Now, o Google Cloud Messaging, a Tradução e o Cloud Print.

A lista total pode ser vista na imagem abaixo. Nela podem ser contabilizados serviços como a própria loja de extensões do Chrome. Esta deixa de ser necessária, uma vez que a Microsoft tem a sua própria loja.

Microsoft Edge Google Chrome serviços

Curiosamente, todos os que têm experimentado o novo Edge relatam que este tem um desempenho melhor que o Chrome. Também ao nível do consumo de recursos este aparenta ser mais comedido. No final, parece ser a remoção destes extras da Google os causadores desta melhoria.

A versão de 32bits do Edge está a caminho

A Microsoft fez também saber que está a preparar as novas versões do Edge para outros sistemas operativos. A versão ARM deverá em breve ser uma realidade e outras também se vão seguir.

Em especial, a versão mais esperada é a de 32 bits. Quando questionada sobre esta chegada desta versão, a Microsoft respondeu prontamente que a mesma está a ser preparada. Não existe ainda uma data definida, mas deverá chegar em breve.

A Microsoft também revelou que “criar o Edge no Chromium foi um processo relativamente tranquilo”. Fez centenas de alterações no Chromium para produzir a sua versão, com mais de 300 merges até ao momento.

Fica também claro que a gigante do software está ainda numa fase inicial dos desenvolvimentos do Edge com tecnologia Chromium.

A Microsoft vai agora, com toda a certeza, desenvolver as restantes versões do seu browser, apontando para que surjam versões para o Windows 8, o Windows 7 e até para o MacOS.

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andre
    andre

    eata muito muito rapido, acho que nunca esperimentei um tao tapudo como este!

  2. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Excelente artigo,como sempre é hábito,Pedro Simões.Só fiquei com uma dúvida.Porque é que a Microsoft retirou do Edge o serviço do Google DNS ?? Terá algo a ver com o Cloudflare ou não tem nada a ver ?? Se me pudessem responder agradecia-vos.O meu muito obrigado. 🙂

  3. Avatar de Junior Mauricio
    Junior Mauricio

    Muito bom browser, a única coisa má que notei é que com o edge normal consigo correr vídeos 4k na maior, com este edge não

    1. Avatar de Christian
      Christian

      Os vídeos 8k aqui estão normais, quase tão bons quanto no Firefox.

      1. Avatar de Junior Mauricio
        Junior Mauricio

        consigo ver em todos exceto no novo edge

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Estranho, estou a assistir os vídeos em 18K e rodam perfeitamente.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu tenho um anel de 24K…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          … E roda perfeitamente.

  4. Avatar de JR
    JR

    O cleanup está feito, agora quando começarem a adicionar serviços Microsoft vamos ver

  5. Avatar de cmatomic
    cmatomic

    Versão para sistemas GNU/Linux ?
    Para apple a microsoft não tardou em colocar a dita palavra brevemente .

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Tens o próprio Chromium… a àgua da nascente é sempre mais pura, além disso, Microsoft vs privacidade e segurança são conceitos diferentes…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu prefiro mil vezes usar o Firefox que é open source que usar Chromium e suas variantes, Edge, Chrome, Vivaldi…

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Eu também 🙂

        2. Avatar de Eu mesmo
          Eu mesmo

          Nota-se que sabes bué. Não disseste nada. Tanto o Chromium como Firefox são Open Source.
          Primeiro que tudo, ser Open Source não significa ser um produto melhor. Só significa que o Source code (bom ou mau) está disponível.
          Depois qual é o teu argumento mesmo?

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            O projecto Chromium é open, mas o Chrome não é! Além do que, o próprio Chromium partilhas informações com o Google devido aos apps na loja.
            Não existe loja do Chromium, só do Chrome. No Firefox não existe isso. Mas claro, pra quem preza pela privacidade extrema, eu sugiro Tor e Waterfox. Sendo este último ainda mais privativo que o próprio Firefox, já que tem removido o sync e pocket.
            Antes open source que closed source, ou seja, de código fechado.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sim, para além do Google a Microsoft poder vigiar o que o usuário de Linux faz e acessa e adaptar ao Ruindows 10.

  6. Avatar de Carlos Rino
    Carlos Rino

    Muito bom, quem não deve estar nada a gostar disto é a Google!

  7. Avatar de A.Martins
    A.Martins

    Alguém sabe se já tem ou vai ter o “dark mode”?!

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      O Dark Mode está lá mas não vem ativado por omissão. Na barra de endereços escreve edge://flags.
      Na caixa de pesquisa, escreve dark mode. Na primeira opção, clica na combobox e seleciona Enable.

      1. Avatar de A. Martins
        A. Martins

        obrigado!!!

  8. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Torcendo para a MS acertar com o novo Edge, embora tenho muitas dúvidas. É certo que a mudança no navegador padrão foi provocada pelo fato das pessoas seguirem usando Firefox, Chrome, Vivaldi, Opera, etc. Só resta esperar pela versão final. Saudações.

  9. Avatar de eu
    eu

    É assim, se a base é a mesma que o Google Chrome, ao limpar, é normalissimo que fique mais rápido, pois faz menos.
    Agora quando adicionar os serviços deles, é que vamos ver.
    Sendo a mesma base e com suporte a macOS, se consumir menos recursos com a mesma performance, então teremos um forte concorrente ao Google Chrome.

    O irónico é que o prato foi feito pela concorrência.
    É o que dá a mania do código partilhado.

  10. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Por isso é que se chama Edge e não Chrome….

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 ora aí está uma boa pergunta 😀

      1. Avatar de Carlos Mariano
        Carlos Mariano

        Não foi uma pergunta, foi uma observação. Se fosse para ter tudo o que Chrome tem, a Microsoft não precisava dar-se ao tralhado de estar a desenvolver um novo Edge!

        1. Avatar de Vítor M.

          Fica como questão filosófica, porque faz sentido. Claro que não pode ser e a Microsoft não vai adotar um browser de terceiros. Andou anos a tentar arrumar com eles e ia agora usar e passar os utilizadores para outros? 😀 nem pensar. Mas, sabes como diz o ditado? “se você não pode vencê-los, junte-se a eles”.

  11. Avatar de Crow-
    Crow-

    Atenção, que eles indicam que foram removidos ou substituidos, o que significa que alguns serviços especificos da Google serão obviamente substituidos por serviços com interesse para a Microsoft.
    Outro Twit interessante foi um em que a equipa da Microsoft não colocou de parte a possibilidade de vir a existir uma versão para Linux tal como a já anunciada para macOS.
    Por fim acho que o mais importante disto tudo é o facto da Microsoft estar a investir a par da Google num maior e melhor crescimento do Chromium, que só trará beneficios a todos.

  12. Avatar de John
    John

    :O Para já está bastante rapido, e a consumir pouca memoria

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Eu também já experimentei e está mais rápido que o Edge normal, agora vamos ver com as atualizações como vai ficando.

  14. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    Se instalarmos este versão, substitui a nativa do windows 10?? E vai fazendo updates até à versão final (não-beta)??

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não, não substitui, ficas com os 2 lado a lado. Ou os 3, porque o Edgium tem 2 versões, a Dev e a Canary, e podes instalar as 2.
      O Edge nativo continua a ser atualizado com o Windows, pelo o Windows Update, o Edgium atualiza-se automaticamente, mas desconfio que isso vai ser só para já e que no futuro irá ser atualizado via Windows Update ou via a Loja Microsoft.