Microsoft desabilita temporariamente links no Messenger 2009

53 Comentários

A medida está em vigor desde a passada sexta-feira e abrange todos os clientes que estejam a usar o Windows Messenger 2009. A razão procura travar a disseminação de um worm que está a ser propagado através desta versão do cliente de messenger da Microsoft.

Foi desta forma que a Microsoft procurou proteger os muitos utilizadores da sua rede de comunicações. O worm propaga-se através da partilha de um link entre utilizadores e basta que um utilizador clique nele para ficar infectado.


Esta forma de propagação é muito comum entre este tipo de worms e usam o envio de links para que novos computadores e utilizadores fiquem infectados. Ao aceder a esses links é iniciado o processo de infecção sem que o utilizador se aperceba.

Caso o vosso messenger apresente a mensagem de que existem problemas na ligação aos servidores da Microsoft então foram abrangidos pela medida de segurança. Para os utilizadores normais a única diferença que vão notar é que os links vão deixar de estar disponíveis para acesso, passando a ser mostrados apenas como texto.

A mensagem não indica claramente qual a razão dessas limitações e ainda menos quais as limitações impostas, mas ao ser usado o cliente de IM as falhas vão ser notadas.

Esta limitação está aplicada apenas de forma temporária e a Microsoft está a trabalhar numa solução para este problema. Os utilizadores de versões mais recentes não têm esta limitação aplicada e podem receber links que são clicáveis.

Se não sabem se a vossa versão está afectada podem sempre procurar pela mensagem a indicar problemas de ligação aos servidores ou verificar qual a sua versão através do menu Ajuda -> Acerca do Messenger. Se a versão indicada for a 9 então estão limitados no envio de links.

Apesar desta limitação imposta, os utilizadores podem continuar a partilhar links, mas agora é necessário copiá-los do Messenger e colá-los no browser para que lhe possam aceder.

Esta é uma excelente altura para que procedam à actualização do vosso messenger para a mais recente versão. O Windows Live Messenger 2011 está disponível para todos os utilizadores que o pretendam usar. Basta descarregá-lo e instalar.

Ponderem esta actualização para que fiquem um pouco mais seguros. Nunca é demais alertar que não devem clicar em links estranhos que vos sejam enviados por amigos ou pessoas com quem habitualmente falam.

Artigos relacionados:

Anuncio: Inside Windows Live blog

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de BM
  1. Avatar de Sight
    Sight

    que raio de incompetentes, a melhor maneira de parar uma praga é deixar de plantar?
    e não façam a actualização para o 2011, é uma desgraça. Começando pelo facto de não permitir a utilização do nick. Funciona mal, parece que a M$ decidiu retirar toda a intuitividade que o msn já tinha, para espetar uma versão não-práctica.
    eles deviam ponderar seriamente em adquirir uma nova equipa para trabalhar no messenger.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      nova equipa para messenger, windows, etc etc… enfim.. :S

  2. Avatar de Ogaita
    Ogaita

    A microsoft anda a obrigar os utilizadores a irem para outros softwares como o pidgin… porquê complicar o queremos que seja simples?

    1. Avatar de Daniel Santos
      Daniel Santos

      Concordo perfeitamente contigo… e Aliás, devem ter pago pouco ao designer do Windows Live Messenger 2011…

      É que ainda por cima nem aparece o número de contactos existentes em cada Categoria (Isto para quem tem os contactos organizados por categorias…)

  3. Avatar de PedroM
    PedroM

    Mas o Windows Live Messenger 2011 não dá para ser instalado no windows XP , há algum “truque” para conseguir?

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Quem saiba não, e nem vai existir. Têm que se contentar com o 2009 ou mudar para o Vista ou 7.

      1. Avatar de Ghost Rider
        Ghost Rider

        Contentar com o 2009. Que coisa mais parva, um gajo fica é feliz de não ter o 2011! O.O

        (Na minha opinião, o 2011 é uma miséria)

  4. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Grande estratégia de marketing:
    1. o protocolo do messenger 2009 é igual ao do 2001, logo o worm propaga-se em ambos, mas dizem para actualizar para o 2011 no qual já podem enviar e receber links clicáveis (sure, i will update it right now). Que eu saiba não foi desde sexta-feira que os links deixaram de ser clicáveis no 2009, já foi há 1 ano ou mais.

    maaarketing… qualquer dia não somos nós que mandamos no computador, é o msn e o facebook que manda em nós (actualiza já!!)

    1. Avatar de Vítor M.

      Espero que não, o novo messenger está péssimo, fui obrigado a remover da minha máquina com o Windows 7, pois estava frequentemente com BSOD… fora os consumos!!!!

      1. Avatar de Wolverine
        Wolverine

        Isso e o facto de recebermos msgs de contactos e não conseguirmos responder…

        1. Avatar de wolfytuga

          E para além de não conseguirmos responder, ainda há casos em que nem se consegue mesmo conversar, pois o WLM devolve a mensagem escrita em vermelho ao utilizador que a escreveu. Tanto eu como o outro contacto já estivemos a ver e não há razão aparente para tal acontecer! Ainda ponderámos que fosse por algum de nós ter o contacto do outro bloqueado, mas nada…

          O que recomendo mesmo, para quem gosta do MSN, é o Emesene está mesmo muito bom. É o que uso em casa, aliás, apenas uso o WLM apenas na Universidade devido a um grupo que tenho.

  5. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Não vai ser isso que me vai fazer mudar para o 2011!!!

    1º não posso pôr apenas a memorizar o email, ou não se memoriza nada ou tem de se memorizar o email e a palavra-passe, coisa que não cabe na cabeça de ninguém!!! Apenas da Microsoft… –‘

    2º não posso alterar o nick do msn, apenas aparece o primeiro e último nome e ainda por cima ao contrário…

    3º Tem incompatibilidade em termos de vídeo-conferência…

    4º Nem sequer para o Windows XP dá para instalar quando ainda é o Sistema Operativo mais utilizado mundialmente…

    Que comédia!!

  6. Avatar de SérgioAlves aka GhostlandPT
    SérgioAlves aka GhostlandPT

    Eu tive o 2011 uns dias…
    Vi.me grego para voltar ao 2009, e até ver não saiu…
    E se for obrigado, o que não falta ai é alternativas ao MSN…
    Alternativas que dá pra comunicar com contactos MSN…

    Não é assim ke a MS consegue ke as pessoas migrem…

    1. Avatar de SérgioAlves aka GhostlandPT
      SérgioAlves aka GhostlandPT

      Saio* –‘

  7. Avatar de Martins
    Martins

    NÃO INSTALEM O WLM 2011…

    Testei num computador, e é horrivel…
    A organização dos contactos é péssima, pouco intuitiva, a interacção com facebooks e afins é horrivel, quem quer usar facebook vai ao próprio facebook lolll (palhaçada), nick tão fartos de falar,,,,,

    Concluindo mantenham o WLM 2009, até que ponham uma coisa em condiçoes…

    Como é possivel trabalharem 2 anos num upgrade pro 2011, e fazerem um trabalho destes???

    Alguém anda a dormir na microsoft.. com o WINDOWS 7 mostraram que a microsoft voltou à carga, mas com estes serviços WINDOWS LIVE, nem pensar….

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Completamente de acordo!! O Layout esta miseravel!! Testei a ultima versao numa maquina virtual que tenho aqui p testes. Resultado: A versao final mais parece uma versao Alpha.. uma verdadeira PALHAÇADA!!No meu entender este messenger bateu todos os records como o pior programa “versao final” da Microsoft!! Incrivel!!

  8. Avatar de Rui Pedro™
    Rui Pedro™

    Mais um Bug à La-Microsoft.
    O WLM2011 é a maior porcaria que se pode instalar.
    Cheio de icompatibilidades, mariquices, incompreensivel.
    Até nos contactos que estão off mostra ON e muitos deles ON mostra OFF.
    Voltei ao 2009 sem problemas e nem me apareceu nunca esse aviso.
    WLM2011 nunca! Nem que seja obrigado.
    Emesene e aMSN substituem bem essas mariquices da Microsoft.

  9. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    É ponto assente que este novo msn é um lixo. Nem sei como saiu cá para fora. Querem obrigar as pessoas a levar com o marketing deles? Ou estão só a pedir para mudar de messenger?

  10. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Como toda inovação tem seus prós e contras. Existem muitos, por puro conservadorismo ou preguiça mesmo, que relutam em aceitar os novos. Foi assim sempre, lembro eu da migração do Win98 para o XP e até do Vista que muitos gostam(eu não)e utilizam. Não acredito que uma MS não pesquisaria muito, antes de incrementar um novo produto e depois adequá-lo à grande massa, questão de tempo. Sobre a limitação para o XP é o meio que todos usam para impor um novo modelo seja lá do que for, se bem que não demora para um desenvolvedor “resolver” isso ou até a MS permitir, depois que perceber um upgrade significativo dos usuários. O messenger 2011 tem uma interface mais leve, mais organizado com as abas para as conversas(nem precisa mais do Plus), nova “cara” aos emoticons, HD para a Webcam e outras novidades. Tudo é uma questão de atualização e adaptação, mas é lógico que nem sempre agrada a todos.

    Abraço a todos.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Sem comentários..

      O WLM é a pior porcaria que experimentei nos ultimos tempos…

      Mais organizado??????????? lollll

      Devemos tar a falar de coisas diferentes… é desorganizadissimo na suposta organização dos contactos, péssimo, horrivel, pior não podia ser…

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Questão de opinião. Respeito a sua.

    2. Avatar de Covus

      Actualização e adaptação? Não querendo repetir aqui todos os problemas que os outros já disseram, alguém que me explique qual foi a vantagem para o utilizador de a MS ter removido (ja dos últimos builds do WLM2009, e continuando no WLM2011) da possibilidade de apenas enviares ou receberes a webcam, sem necessidade de fazer video-conferência?

      Toda a gente é obrigada a ter webcam e microfone? Se eu quiser mostrar a minha filha aos avós, q teem um pc antiguito e não teem webcam porque não precisam, vou manda-los comprar uma primeiro? Tenham juízo.

      Há muitos anos que não uso o WLM, mas pelo que tenho visto da evolução, não deve faltar muito para a única coisa em uso ser o protocolo, porque só vejo pessoal a fugir para outros clientes.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Mais leve onde? 😀

      Deixa o MSN ligado 2h vais ver o mais leve, 😀

  11. Avatar de pph
    pph

    Eu nao mudo para o 11, ja o tive instalado e foi um dia, voltei logo para tras.

    Quero algo simples, e na MS andam malucos, qualquer dia o messenger é um SO proprio(exagero).

    Apenas quero contactos, indicador de mails novos e mais nada. Por mim voltava ao messenger 8, mas ja nao funciona e obriga a actualizar.

    1. Avatar de Rui Pedro™
      Rui Pedro™

      Podes sempre voltar ao WLM 8.1 ou 8.5. Basta abrires o executavel em compatibilidade com o windows 2000… lol
      No meu windows 7 funcionou sem pedir actualização.
      Os extras como Plus ou outro, não funcionam com o 8.X em compatibilidade.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Os servidores do 8 morreram <.<

        1. Avatar de Rui Pedro™
          Rui Pedro™

          Caro José.
          Os servidores do 8 podem ter morrido.
          Mas a versão 8.1 ainda funciona perfeitamente em modo compatibilidade com win 2K em win XP no momento que lhe estou a responder.
          Quanto a video não tive oportunidade de testar.

  12. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    Concordo com a opinião de todos.

    Penso que MS ultimamente, anda a fazer os users de parvos, coisa que não somos.

    Podemos dizer que este Windows Live Messenger 2011 foi um fracasso. Acho que se preocuparam demasiado com o facto de interagir com o facebook, e esqueceram-se de coisas muito importantes e que ainda falham…

    1º Uma coisa que eu adorava e que fazia-me por vezes geito, era as pastas partilhadas. Em vez de tar a espera que o meu amigo receba tudo e eu que tinha que estar a espera, as pastas partilhadas ajudava imenso porque ia enviando o que se cria. Podiam investir mais nisso.

    2º As videoconferencias são uma bela treta. Ainda por cima agora somos obrigados em carregar em VideoChamada, e não podemos só partilhar as cams. Acho que é um treta isso. Além do que o Skype, pelo menos a versão 5, ja podemos falar com as pessoas fazer chamadas, enviar ficheiros… e funciona muito bem.

    3º e o ultimo, isso dos links tambem é uma treta. Um bom anti-virus resolve esses problemas. Pelo menos no meu (Kaspersky), eu carrego no link e ele nem me mostra a página. Acho que é uma questão a nivel do usuário.

    Opiniões, mas os da MS esquecem-se que nós somos quem usa, e sinceramente, e pelos feedbacks de outras pessoas, não me parece que estejam muito contentes com o Messenger 2011

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Concordo contigo, uso ainda a versao 2009, porque o layout e mais simples e porque no 2011 so funciona a videochamada, o que torna mais lento e so da para usar a camera so com uma pessoa de cada vez. Ate o skype ja da para usar a camera com varias pessoas. Não percebo porque a microsoft removeu essa opçao.

  13. Avatar de Ricardo Vieira

    Instalei o Live Messenger 2011 no meu portátil com Windows 7 x64 e até agora não tenho nada a reclamar. Claro que existem algumas opções que talvez não tenham sido as melhores (o apelido-nome é uma delas), mas é uma questão de hábito. Eu já não vejo nenhum inconveniente.
    E não entendo como dizem que está pesado e que dá erros e BSOD!? Na minha máquina nunca me encravou, nunca deu nenhum erro e os consumos em média situam-se entre os 13-30MB.

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Pois então Ricardo Vieira!! Percebo o mesmo!
      Questão de hábito e aguardo das correções.

      Abraço

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Deixa ele ligado mais de 5h talvez tenha uma surpresa.

  14. Avatar de Joe
    Joe

    Cheira-me que é tudo treta e é para obrigar a actualizarem para o ‘belo’ wlm 11

  15. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    O WLM 2011 está uma porcaria!
    Ainda hoje à noite irei voltar ao WLM 2009!

    Por isso, espero que a MS faça as correcções necessárias e que actualize a versão, em vez de só actualizar a 2011!

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Não diria uma porcaria(pobres suínos) BlinZk, mas como no Vista, pode ser um ensaio para um Seven. Percebi certa incompatibilidade com um WLM2009(XP) daqui(Br) com um WLM2011(Vista) em Londres. Tem sim coisa boa no WLM2011, mas quem sabe não é um ensaio tbém. Coloca-se nova versão, se aguarda as reclamações e baseado nelas se faz o melhor. Melhor laboratório que esse? E de graça!!

      Abraço

  16. Avatar de Pinheiro
    Pinheiro

    Agora explica tudo! 😉
    Pensava que era alguma coisa que tinha acontecido com o meu messenger.

  17. Avatar de Ivo Carvalho
    Ivo Carvalho

    Nem Messenger 2009 nem 2011, fartei-me destes programas..
    Agora para comunicar uso o Digsby, bonito, prático, rápido e com broadcast de profiles para várias máquinas 🙂

    1. Avatar de Ricardo Martins
      Ricardo Martins

      Boas

      Eu tenho o messenger 2009, e reparei que de alguns tempos para ca deixou de receber alertas de que alguem nos tinha adicionado!! Será que tem algo relacionado com esta desabilitação??

      Alguem me ajuda?

      Cumprimentos

      1. Avatar de Pinheiro
        Pinheiro

        A mim já me aconteceu o mesmo.

        1. Avatar de Ricardo Martins
          Ricardo Martins

          Como Resolveste?

  18. Avatar de Ricardo Martins
    Ricardo Martins

    O meu Messenger 2009 deixou de emitir alertas de que alguem nos adicionou, terá algo a ver com esta desabilitação?

    Precisa de ajuda, neste momento uso o 2011 e isto não é la muito funcional.

    Cumprimentos

  19. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Instalei o WLM 2011 e desinstalei-o no próprio dia. Volta WLM 2009, estás perdoado 🙂

    1. Avatar de Pinheiro
      Pinheiro

      O WLM 2009 é que tem de te perdoar, tu é que o traíste. :S

  20. Avatar de Jaime
    Jaime

    WLE2011 é uma bela m****

    opiniões ah parte, vou manter o que tenho.

    obrigado

  21. Avatar de Willian

    o WLM deixou de ser bom quando a M$ lançou a versão 9. Até a 8.5 dava pra aceitar, mas depois não.

    Uma alternativa boa é o aMSN que iniciou-se no Linux e depois também para o WIN.

  22. Avatar de Jose
    Jose

    A mim isto não me atinge em nada.

    Eu mesmo já tenha essa opção ligada.

  23. Avatar de ricardosms
    ricardosms

    Por isto tudo é que comecei a utilizar o Pidgin e ja nao troco. Eu e muitos que conheço. O Gtalk é excelente, utilizo muito no meu Android. MSN dispenso.

  24. Avatar de fmaciel3
    fmaciel3

    Bom nem precisa falar do msn 2011.
    Além da microsoft ter se perdido no mercado ele veio mas pesado e bem complicado para um usuário leigo.
    Além disso sua interface não foi a das mais agradáveis em minha opinião.
    Resumidamente se eles tirarem o 2009 por causa de um worm e a galera que não quer migrar para o 7 como ficará.
    Uma coisa é certa o 2009 também , não foi bem adaptado para o xp com tantos erros de registro fica claro que a microsoft não está nem ai.
    Além de ter tirado a liderança do antigo ICQ com certo tempo tem se piorado muito as suas versões do msn.

  25. Avatar de Anonymous #1
    Anonymous #1

    Há tempos tinha uma build mais antiga do WLM 2009 instalada e ao instalar para a versão mais recente reparei que desapareceu a opção para guardar a lista de contactos. Alguém sabe como resolver?

    Uma das coisas que tentei foi correr uma versão portable do WLM 2009 em que existe a opção para guardar os contactos. O problema é que NENHUMA das versões portable que testei conseguiu ligar-se e aceder. Aparece sempre uma mensagem a dizer que a lista de contactos não está disponível. Além disso nas versões portable não dá para usar o Plus!

    Não se percebe porque foram estragar o que estava bem… 🙁

  26. Avatar de Xtr
    Xtr

    Quando anunciaram que bloquearam os links, e ainda tiveram a lata de aconselhar actualizar para o wlm2001, eu mandei-os à fava, fui buscar o meu msn favorito, o 8.5, apliquei-lhe o patch anti-actualização e está a bombar como o msn um dia foi.
    O problema de algumas versões portable do messenger não se conseguirem ligar é que a microsoft alterou o protocolo de ligação. E a coisa é que apesar de haverem alternativas, continuo a preferir o próprio cliente deles, mas pelo menos uso a versão que quero 🙂

  27. Avatar de So7t
    So7t

    ORA AQUI ESTA A SOLUCAO PARA TODOS NÓS!!

    Para quem quer usar a versão do Messenger 2009 com os links activos basta sacar a ultima versao do 2009 (14.0.8117.416) e instalar, depois trocar o executavel do messenger pela versao modificada(links activos)!! Nada mais simples!!

    WLM 14.0.8117.416
    http://download.oldapps.com/MSN/wlsetup-all-14.0.8117.416.exe

    Executavel do messenger 14.0.8117.416 modificado.
    http://rapidshare.com/files/437858329/msnmsgr.rar

    Cumprimentos So7t.