Microsoft: Dados dos Europeus ficam na Alemanha

23 Comentários

Foi ontem conhecida a forma de contornar a espionagem de dados nos Estados Unidos da América por parte da Microsoft.

Todos os clientes poderão, num futuro próximo, usufruir do serviço Cloud com o armazenamento de dados na Europa.

Microsoft

Foi apresentada ontem a nova estratégia para que os dados dos clientes da Microsoft não sofressem com a espionagem existente dos EUA.

Agora, os utilizadores vão poder escolher se pretendem os seus dados na Cloud alojados em centros de dados localizados na Alemanha. Assim, a Microsoft pretende garantir que os dados importantes do território europeu, nomeadamente informações do governo, não sejam alvos da NSA.

O objectivo será esta realidade estar pronta já no segundo semestre de 2016. A Microsoft pretende que os novos centros de dados comecem a ser utilizados já em 2016 pelos membros da União Europeia.

Segundo o indicado, a Deutsch Telekom ficará responsável pela implementação e gestão dos novos centros de dados e nem mesmo a Microsoft terá como aceder aos dados dos utilizadores, salvo em situações que exista autorização.

DataCenterMicrosoft

Após a rejeição do Tribunal Europeu de acordo sobre a alteração do local de armazenamento de dados entre os Estados Unidos e a União Europeia, e ainda após a notícia de que a Microsoft foi obrigada a fornecer dados de um utilizador, as relações entre os EUA e a empresa não ficaram as melhores.

Este acordo, feito entre os anos 1998 e 2000 permitia que os utilizadores Europeus enviassem os seus dados para servidores nos EUA, no entanto, este acordo deixou de ser válido desde o passado mês de Outubro.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cc
    cc

    Eles lá nos EUA lg passam uma lei que impede que dados sejam guardados fora do país e volta ao mesmo (pra eles).

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      Mesmo que o governo americano aprovasse uma lei dessas, não poderia obrigar empresas de direito internacional a partilharem informações, e a Microsoft tem várias empresas baseadas na Europa. No limite, a própria Microsoft poderia mudar a sua sede para outro país qualquer.
      Acho que esta medida é a melhor resposta, assim como a retirada de servidores alojados na Rússia onde o governo também exigia ter acesso.

      1. Avatar de cc
        cc

        Eu não fui tão longe. Só especulei que os EUA podiam forçar a que os dados produzidos no país deles tivessem de ser armazenados lá como (acho eu se a memoria nao me falha) a união europeia forçou as empresas a sediar os dados produzidos na europa na propria europa.

      2. Avatar de mc
        mc

        1º) não existem “empresas de direito internacional”;
        2º) um governo como o dos EUA pode simplesmente pressionar a MS nos EUA, e provavelmente fá-lo-à, se não publicamente, em privado;

        Quanto à Rússia, é simples: se queres operar lá, tens que guardar os dados lá e ponto; mas se achas a Alemanha uma localização segura, esqueces-te que: 1º) também espiam tanto empresas, como governos e cidadãos, próprios e estrangeiros; 2º) partilham os dados com os americanos…

        1. Avatar de mc
          mc

          …além de que é praticamente impossível dizer se os dados foram transferidos (copiados) para outro local ou não.

    2. Avatar de Neopunk
      Neopunk

      Isso não é válido quando a empresa que opera o Datacenter é Europeia, não é por acaso que é a Deutch Telecom a operar os Datacenters.

      Esta prática não é nova, já tinha sido introduzida na China, é também um operador Chinês que opera o DC lá.

  2. Avatar de MAXGuetto
    MAXGuetto

    antes vender me aos americanos que aos alemaes! America saves the world, o resto ja se sabe.

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Alemanha, EUA, é tudo a mesma coisa…

    2. Avatar de ze
      ze

      Como se Alemanha não fizesse parte do grupo dos 3 maiores cães de guerra dos eua a par da inglaterra e frança … este pessoal ou anda a dormir ou é do lado de lá

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Quando é que os Americanos salvaram o mundo?

    4. Avatar de Glink
      Glink

      America saves the world by founding terrorists like ISIS…

      Acorda…

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Com tantos países na UE, porque da Alemanha!? Acho que fazia mais sentido, numa Suiça por exemplo…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      PS.: Eu sei que a Suiça não é da UE, mas é da Europa e classificada como país neutro.

      1. Avatar de Luis Felix
        Luis Felix

        Mais valia ficar em Portugal, íamos vender os dados a mesma e sempre entrava algum €€

        1. Avatar de Neopunk
          Neopunk

          Portugal é péssimo em termos de clima para ter um DC. 🙂
          Os países da Europa do Norte oferecem melhores condições de clima para minimizar os custos energéticos de climatização e os efeitos de condensação gerados pelo calor e humidade no ar.

          1. Avatar de mc
            mc

            o calor gerado pode ser usado para reciclar energia.

    2. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Porque é mais acessível em termos de infrastrutura e datacenters

  4. Avatar de umx
    umx

    Em termos de espionagem é igual USA ou Alemanha, em termos oficias e legais já é bem diferente

  5. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    USA e Alemanha são iguais. houve à pouco uma noticia que a nsa tinha trabalhado com os alemães para espiarem juntos.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      É que é mesmo! É igual estar nos EUA ou na Alemanha, eles todos acedem directamente a tudo o que querem e até se vigiam uns aos outros para contornar as leis que os impedem de vigiar os próprios cidadãos.
      A única forma é:
      1) não guardar nada remotamente;
      2) se guardar remotamente ser tudo encriptado localmente com chaves simétricas de 256 bit ou superior, para que não possam ler os dados;
      3) ser guardado apenas numa conta à escolha do utilizador, em qualquer servidor da sua preferência ou até mesmo sob o seu controlo directo além de encriptado localmente com a tal chave simétrica de 256 bit ou superior.

  6. Avatar de YaBa
    YaBa

    Tanta gente preocupada onde andam os seus dados e logo a seguir vão às redes sociais fazer upload de mais umas fotos.

    Que giro.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Mas aí escolhem o que querem partilhar!

      Não é a mesma coisa que partilhar tudo e mais alguma coisa sem ter tomado acções explícitas com esse objectivo claro.

  7. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    E infelizmente não há pais seguro para guardar essas informações. não me venham dizer que na suiça ou noutro país que é diferente, que não é. basta eles quererem. a solução passa por melhorar as encriptações de hoje, pois há encriptações que resultam como por exemplo a encriptação PGP que pouca gente conhece, onde tem 4096 bits. Outro bom exemplo é o programa truecrypt que foi encerrado, era um bom programa que estava a dar muito trabalho aos meninos, como não podiam por spywares ou backdoors fecharam a empresa, limitando-se a dizer que o programa não era seguro. lol. Tambem teremos que criar novas encriptações militares muito fortes. Em relação aos sistemas operativos, o futuro passa por sistemas operativos open source como por exemplo o tails, onde todo o disco fosse altamente encriptado. Depois tambem seria preciso boas encriptações de comunicação, onde todos os dados em comunicação teriam mais umas camadas de encriptação. como por exemplo a rede tor e a rede i2p.