Microsoft dá formação a 45 milhões de africanos

9 Comentários

A Microsoft está a apostar na formação de mais de 45 milhões de africanos até 2010, nomeadamente em Moçambique, Angola e Cabo Verde, revelou à agência Lusa o presidente da Microsoft África, Cheick Diarra.

Dr. Cheick Diarra


“A Microsoft já deu formação a 21 milhões de pessoas desde 2006. Até 2010 prevê formar 45 milhões de pessoas. Mas estou confiante de que, se tudo correr bem como está a acontecer, vamos conseguir superar este número”, frisou Cheick Diarra, no âmbito da Cimeira Empresarial EU-África, que hoje decorre em Lisboa, organizada pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Segundo disse à Lusa Diarra, tal objectivo foi traçado directamente por Bill Gates no Global Leadership Fórum que decorreu em 2005 em África do Sul.

O presidente da Microsoft África sublinhou ter uma “tremenda ambição para África” em vários domínios: criação de capacidades individuais e institucionais (governo e pequenas empresas), de formas inovadoras de acesso às tecnologias, não só no que diz respeito aos custos, mas também à compreensão da terminologia usada, “de maneira a que as pessoas possam ser educadas a usar tecnologia”.

A melhoria das ligações e os problemas relacionados com as infra-estruturas e condições [de abastecimento] de electricidade, são outras actividades desenvolvidas pela Microsoft.

“Fazemos isto em todos os países africanos, mas estamos especialmente focados em Moçambique, Angola e Cabo Verde, que são aliás muito importantes para Portugal”, observou.

De acordo com Diarra, o objectivo é formar, dar capacidade, criar parcerias para garantir o acesso à tecnologia, envolvendo os governos, comunidade civil e as escolas, onde o efeito pode ser multiplicador.

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B80

    Mais uma maneira de escravizar os povos africanos. Obrigá-los a utilizar os softwares microsoft através da suposta “formação. É só “coração” este senhot Bill…

  2. Avatar de aver
    aver

    Por acaso sou dos que concorda que para os trabalhadores dos países subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento, para evitar susceptibilidades) pior do que ser explorado pelas multinacionais é não ser explorado pelas multinacionais.

    Ou seja, é pior para África não haver investimento estrangeiro, ou quando existe ser apenas o estritamente indispensável para explorar os recursos naturais.

    Se a Microsoft quer investir em África, utilizando a sua tecnologia e recursos humanos locais é positivo. Que há muitos africanos com inteligência acima da média sou um dos que não tem dúvidas.

  3. Avatar de UKN
    UKN

    Lá se vão traficar mais umas dúzias de toneladas de diamantes 😛

  4. Avatar de Miguel Jeri

    “…pior do que ser explorado pelas multinacionais é não ser explorado pelas multinacionais.”

    Arrepia-me quando ouço coisas deste tipo. Será que já todos baixaram os braços, e vêm a selvajaria como inevitável? Não tem de ser assim, qualquer ser humano tem o direito ao justo trabalho e não a ser explorado, seja por multinacionais seja por quem for.

    Não me refiro à Microsoft neste caso específico. Refiro-me a todas multinacionais que usam e abusam dos trabalhadores do 3º mundo.

    Cumps

  5. Avatar de aver
    aver

    @ Miguel Jeri

    Fica-te bem esses sentimentos … que não enchem a barriga a ninguém.

  6. Avatar de Acir
    Acir

    Show de bola super positivo para os africanos, lembrando que ninguem é obrigado a participar da capacitação, se os africanos acharem que nao é viavel ou que a microsoft quer se aproveitar deles eles tem todo o direito de continuar sem nenhuma oportunidade.

    Tudo que a microsoft faz ela é criticada, é incrivel, e @ B80 que diz que essa é mais uma maneira de escravizar os povos africanos a usarem software microsoft eu digo que eles podem continuar usando outros softwares gratuitos ou nao (linux) e continuar na miséria passando fome a decisao será deles vc ve como escravizacao mesmo ?

    esses caras sao escravizados desde qdo nasceram flw

  7. Avatar de Miguel Jeri

    Caro aver
    Não só me recuso a baixar os braços e resignar-me que a exploração é um mal menor, como luto para que isso não aconteça. Não me fico pelos sentimentos.

    Abraço

  8. Avatar de aver
    aver

    @ Miguel Jeri

    Por acaso já tinha umas engatilhadas, do tipo, até cá, se derem a escolher a um desempregado (a muitos empregados também) se quer ser explorado por uma multinacional dizem que sim.

    Mas tu sabes isso muito bem.

    Um abraço

  9. Avatar de Miguel Jeri

    Não é mentira. Mas se lhes derem a opção entre ser explorado e ganhar o justo, concerteza escolherão a segunda hipótese. Também é bom não esquecer que multinacionais (e seus lobbies nos fracos governos do 3º mundo) são parcialmente responsáveis pela destruição do aparelho produtivo destes.

    Em suma, penso que tirar 2 e retribuir 1, não é o justo.

    Abraço