Microsoft Bloqueia Linux?

119 Comentários

Hoje, numa tarefa de criar uma conta para um novo serviço que a Microsoft anda a disponibilizar online (basicamente MSN para Web mesmo da parte da Microsoft e não de outrém, como actualmente existe), notei estranhamente que alguns links não estavam a funcionar, entre eles http://messenger.live.com/ e http://join.msn.com/ (links que precisava para aderir ao tal serviço). Tinha notado também que o Hotmail não aparecia na página inicial da MSN , mas como não uso hotmail (estava com a conta do cliente), não dei muita importância. Pensei simplesmente que estivessem com algum problema.

null

Falei sobre o assunto no Twitter e estranhei quando me começam a dizer que funciona e eu não consigo que os links funcionem.

Numa espécie de “click”, e não acreditando que fosse esse o problema, perguntei quais os sistemas operativas que estavam a utilizar e eis que me surpreendo quando dizem “Windows” e “Mac”. Comecei imediamente a desconfiar que os sites estivessem a bloquear pelo facto de usar Linux e fui fazer o teste, arrancando em Windows.

Ainda antes de ter tempo de fazer o teste, uma “quase-confirmação” quando uma das pessoas que tinha Windows experimenta Android e é-lhe também “vedado” o acesso ao site.

O meu teste confirma que com Windows funciona e Linux não.

Não quero entrar em conclusões precipitadas e dizer que estão a bloquear propositadamente qualquer pessoa que aceda utilizando dispositivos Linux, pois pode ser alguma funcionalidade específica da Microsoft que só funcione em Windows e que tenha suporte em Mac.

De qualquer das formas, queria apenas avisar e deixar o meu pensamento:
Que é estranho, lá isso é!“.

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    É outra estupidez como aquela de so se puder andar no site da microsoft com IE. vndo de quem vem…

    1. Avatar de João Palma

      Boa tarde.

      Desculpa contrariar… mas acho que a Microsoft têm tudo o direito de fazer isto!

      A microsoft pode muito bembloquear porque 1º não são utilizadores dos produtos deles! 2º os do linux estão sempre a criticar a microsoft(muitas vezes sem razão) 3º não sei se já desenvolves-te uma pagina web da raiz até ao fim, se já deves ter notado que só o facto do S.O. mudar já muda a interpretação da pagina… se mudares de browser igualmente e alguns sites(que deve ser o caso da microsoft) até o idioma do s.o.!!!

      portanto não fico admirado… até porque isto pode ser para chamar a atenção!!! que os browsers deviam ter normas!!! ou seja independentemente do browser e do s.o. a interpretação da pagina devia de ser igual!!!

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Espero que ainda não tenhas feito muitos sites, porque ainda não aprendeste o básico 🙂

        A W3C existe mesmo para definir as normas, e elas já existem há muito tempo. Quem anda neste ramo (nem precisa de ser há muito tempo) sabe que os browsers da Microsoft (até ao IE7 principalmente, mas mesmo ele e o 8 incluídos) seguem as suas próprias normas e não ligam ao que a W3C diz ou deixa de dizer.

        Isso é um dos grandes factores de lenta evolução na internet. http://www.savethedevelopers.org/index.php

        Felizmente o IE8 já foi um grande passo em frente, mas ainda nem suporta HTML5 nem me parece que se vão preocupar com isso tão cedo. (Eu sei que algumas coisas ainda não estão definidas a 100% no HTML5, mas muitas já estão)

      2. Avatar de Pedro Rocha
        Pedro Rocha

        és um cromo… axas k por mudar de SO, muda a interpretação da página… vai aprender e depois fala quando souberes o k dixes.

        tu nao percebes mesmo nada do protocolo http, nem de como funciona os servidores http…

        dá para bloquear utilizadores apenas por ip, browser e SO, mas há sempre algo a fazer para deixar-mos de tar blokeados.

      3. Avatar de Filipe YaBa Polido

        Compra lá um carro de uma marca qualquer à tua escolha, e depois vem com essa história.
        Se a marca, digamos, Toyota só para exemplificar te disser que SÓ podes usar pneus da Toyota e Gasolina da Galp e encher os pneus nos Postos GALP… GOSTAVAS?!?!?!?

        Gente que fala sem saber… enfim…
        kids…flame throwers…

      4. Avatar de Nuno
        Nuno

        Incrivel ! Existem mesmo gajos que são pagos por empresas para colocar aqui mensagem a defender essas empresas

      5. Avatar de Marcio Holanda tecREDES
        Marcio Holanda tecREDES

        Deve ser um BAMBI mesmo. Um viado desses fica por aqui falando besteira. Deve tah iniciando agora em algun curso ou faculdade. Eh kids.

      6. Avatar de Bruno
        Bruno

        LOL. Não sabe o que fala mesmo.

      7. Avatar de Diogo Almeida
        Diogo Almeida

        Com 17 aninhos e já com tanta “cantiga”, completamente inútil por sinal dado que denota-se desde logo uma total falta de conhecimento.
        Cuidado porque estar à procura do 1º emprego e nesse patamar de sabedoria é grave…

      8. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        LOOOOOOOOOOOOOOOL LOOL LOL LOL LOL, LOOOOOOOOOOOL LOOL LOL LOL LOL, ai…. lol.

        Tas a falar a seio??????

      9. Avatar de Miguel Ferreira

        Já desenvolvi algumas páginas… e devo dizer que é mais facil trabalhar com o browser do meu N80 que com o IE, o IE nem sequer é 100% compativil com o que diz ser… E com o FF tanto windows ou linux (ou até mesmo o mini opera) as páginas ficam exactamente iguais (excepto algumas coisas no mini opera)

      10. Avatar de MacGyver's friend
        MacGyver’s friend

        Meu caro João, apesar de já praticamente todos o terem rectificado, acho sensato ficar aqui mais uma rectificação. A web foi feita para poder ser acessível através de um browser, cujo motor é um interpretador de html. Á medida que a versão do html foi avançando, a W3C criou um conjunto de regras (como já foi aqui dito) para que os sites possam funcionar, independentemente do browser em que corra. Quanto ao facto da mudança do S.O., só tenho uma palavra, talvez um pouco forte, mas aplicável neste caso: BESTA. Que o sistema de ficheiros seja diferente…. concordo (fat, o hfs e o ext), que o GUI seja diferente…. concordo….. agora que a interpretação do html seja diferente…. não concordo, porque depende do browser e não do S.O.
        Como webdesigner, e após já ter feito MUITOS sites, sei que existem as regras do W3C, que nem sempre são cumpridas, e já agora, para quem está a ler, tentem também fazer os sites em confirmidade com os requisitos de acessibilidade, uma vez que nem todos têm as mesmas capacidades…..

        Abraço a todos, e por amor da santa (motherboard, porque sou ateu), informem-se antes de colocar comentários tristes…..

  2. Avatar de maurycio
    maurycio

    e será que só funcionam com Internet Explorer? Poderá estar aí a explicação

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      IEtab resolve isso, mas é muita sacanagem por parte da microsoft.

      1. Avatar de JoniD
        JoniD

        O IETab não funciona em Linux pois tens que ter o IE instalado para que seja possível utilizar o seu motor de renderização no Firefox.

  3. Avatar de Milton Rodrigues

    Acredito nesta estratégia de marketing da microsoft, mas deixo a questão: Se eu uso SO UNIX, para que quero usar ferramentas Microsoft?

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Mesmo assim não poder criar uma conta do msn no linux é horrível…

      1. Avatar de Aurélio Pita
        Aurélio Pita

        Criamos uma conta google ou outra qualquer que funciona bem com o passport.

    2. Avatar de Lokier
      Lokier

      Essa pergunta é um pouco estranha penso eu. Então não deveríamos ter a possibilidade e o direito de escolher o que bem entendêssemos usar?

      Se a ferramenta da Microsoft não é suportada no Linux ou em qualquer outro sistema operativo que não os da Microsoft, até compreendo, mas bloquear propositadamente (se for realmente o que aconteceu) a ferramenta a utilizadores desse sistema acho-o simplesmente errado.

  4. Avatar de carloscorp
    carloscorp

    Ja tinha notado isso a uns tempos com o Google Chrome (em Windows) ao aceder ao Hotmail, simples mente não dava para aceder … A Microsfot tem umas politicas lá muitos estranhas.

    1. Avatar de Computed Life

      No Chrome em Windows tem dado eu uso o Chrome como browser padrão desde as primeiras versões e sempre tenho conseguido aceder.

      Cumps

      1. Avatar de Olly

        Lembro-me que bem no início também não conseguia aceder ao hotmail. Por isso a minha relutância a começar a usar o Chrome. Mas o problema está resolvido.

  5. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Não faço ideia de qual será a razão. No entanto se for um barramento deliberado sem justificação é mais uma guerra que a Microsoft perde.

    É por esta razão que os serviços Google têm mais simpatia pelos população em geral. Vê-se que existe um esforço para que cheguem a toda a gente.
    A Microsoft mete-se com birrinhas e bloqueia este, não aparece naquele e claro, as pessoas fartam-se acabando por mudar para a concorrência.
    A ver se vêm ai alguma explicação convincente para isto…

  6. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Espero que seja para ser reparado porque se não for a microsoft só perde com isso. 1º é muito amiga da malta e disponibiliza o windows 7 para teste e ajuda o linux com linhas de código depois vem esta privatização dos serviços da microsoft para utilizadores de windows lol
    (Não querendo entrar em guerras) a apple privatiza o hardware e disponibiliza o software a microsoft parece querer fazer o oposto deixar o hardware disponível e privatizar o software. Fico atento e à espera que seja uma febre passageira porque caso não seja vai ser a ruína da microsoft.

    1. Avatar de Marco Silva
      Marco Silva

      “ajuda o linux com linhas de código depois vem esta privatização dos serviços da microsoft para utilizadores de windows lol”

      Ajuda não, em primeiro disponibilizou código que lhes permite melhor virtualização do Linux na maquina virtual Microsoft’s Hyper-V,
      em segundo, 22.000 é um número grande, mas em linhas de código é pouco,
      terceiro, foram OBRIGADOS a disponibilizá-las pois estavam a violar a licença GPL.

      Não são burros, sabem fazer propaganda, toda a gente acha que são generosos agora.

      http://www.osnews.com/story/21882/Microsoft_s_Linux_Kernel_Code_Drop_Result_of_GPL_Violation

      1. Avatar de Marco Silva
        Marco Silva

        Corrigir “toda a gente acha que SÃO generosos” por
        “toda a gente acha que FORAM generosos”
        para passar a referir apenas a situação de que falo.

  7. Avatar de André
    André

    http://join.msn.com/ este link tambem não funciona em windows.

    1. Avatar de Carlos Belchior
      Carlos Belchior

      julgo que o objectivo seria http://join.live.com

      1. Avatar de Pedro Teixeira
        Pedro Teixeira

        Tambem nao funciona. Redirecciona para a home.live.com

  8. Avatar de Manuel José
    Manuel José

    Estou a usar Mandriva num dos pc’s faculdade e também não consigo aceder. Já fui anti-Microsoft, neste momento uso e gosto muito dos dois SO, mas a confirmar-se isto sou capaz de virar anti-Microsoft outravez. É triste que estas coisas aconteçam. Muitos colegas meus que só usavam windows passaram a usar só linux e se isto se confirmar, serei o próximo a fazê-lo 😉

    1. Avatar de centaurius
      centaurius

      “Posso não concordar uma vírgula do que você está dizendo, mas defendo até a morte o seu direito de dizê-lo” ( Voltaire)

      No entanto é bom que tenhas em mente, se não fosse a Microsoft muito provavelmente não estarias agora à frente dum ecrã a escrever aqui.

      1. Avatar de naoliveira
        naoliveira

        Centaurius

        “Uma mentira muitas vezes repetida, torna-se verdade” (não sei quem disse mas é verdade 🙂 )

        esse é mais um mito relativo à MS, pois eu acho precisamente o inverso, se não fosse a MS, estávamos mais avançados em muita tecnologia. O caso mais flagrante é a própria internet, que para se fazer uma site temos quase que fazer 2, um para funcionar em browsers e outro para funcionar em IE 🙂 .
        O que tu queres dizer é que nunca ouviste falar em alternativa ao windows porque se ouvisses sabias que já na decada de 90 havia alternativas melhores ao próprio windows (OS2 por exemplo)

        1. Avatar de HikariKyubi
          HikariKyubi

          Não há modo de comprovar isso de estarmos mais à frente “se não fosse a MS”… Escusado pensar nisso.

        2. Avatar de Wilson Silva

          Concordo com o centaurius na medida em que é a concorrência que faz evoluir os produtos. Tanto a Microsoft como a Apple, como todas as empresas por detrás das distribuições do Linux e suas variações são responsáveis pelo que temos hoje. E se não fosse a Microsoft, a Apple não existia actualmente. A teoria de ser Anti-SO é ridícula.

          Agora esta história da Microsoft bloquear o acesso aos seus domínios aos sistemas operativos baseados no Linux, se for verdade, fica mesmo muito mal para a empresa. Mas de qualquer forma há alternativas melhores que o MSN para o Linux, por isso usem-nas.

      2. Avatar de Carlos Belchior
        Carlos Belchior

        discordo…
        1-para quem tanto condena o Linux, não entendo porque… como n entendo os radicais de Linux.
        cada S.O. tem as suas funcionalidades e dependendo das necessidades de cada utilizador, assim o mais adequado. Para uns Windows será melhor como para outros Linux, Unix BSD ou MAC OS.
        2-a Microsoft n inventou a Internet, nem o Computador, nem o conceito de Sistema Operativo, nem o de Software. já existia, logo n entendo porque n estariamos aqui a escrever num blog sem a existencia de MS Windows!!!

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    A confirmar-se isto é mais uma opção que vai contribuindo para a morte lenta da Microsoft! Ando mais farto daquela gente…

  10. Avatar de fernando
    fernando

    Não sei até que ponto será um bloqueio propositado, ou um simples bug, vindo da microsoft ambas as hipóteses estão em cima da mesa, mas digo-vos desde já, nutro pela microsoft cada vez menos simpatia e pelo oppensource cada vez mais, muito por culpa de atitudes imperialistas e elitistas como estas.

    Engraçado que quando comecei a ser entusiasta da informática tinha simpatia pela empresa da janela, a verdade é que me fui afastando cada vez mais (tanto pela falta de qualidade de muitos produtos, como por este tipo de atitudes)… hoje em dia sou obrigado a usar win para trabalhar mas em casa uso quase exclusivamente linux, e digo-vos grande troca, descobri um espírito completamente diferente de entre-ajuda e aprendizagem continua.

    Resumindo e concluindo cheira-me que o pessoal anda a ficar um bocado farto das tramóias e arguladas dos tios Bill e Steve (o Balmer, não o jobs), se a microsoft anda com medo da apple e do GNU/linux só a ela própria tem que agradecer.

    A apple tem produtos de excelência (design, inovação continua, novos conceitos etc… agradeçam ao senhor Jobs 😉

    O oppensource tem produtos “vale tudo menos arrancar olhos”

    A microsoft tem… bem, que repensar a sua posição no mercado, porque neste momento o seu trunfo é a miríade de software existente para a sua plataforma, mas o que o mercado dá, o mercado tira…

    Bem o testamento ja vai longo, este pequeno texto reflecte apenas pensamento pessoais com os quais não pretendo ofender ninguém que pense contaráriamente

    cumps ao pessoal do pplware

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Concordo plenamente contigo.

      Como muitos dizem acerca de GNU/Linux:

      Primeiro estranha-se, depois entranha-se!

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    Há aqui alguns mal-entendidos.

    Criar conta no MSN penso que é possível (não experimentei, pois já a tinha), aderir a este serviço e aceder a alguns links é que não.

    Quanto ao link http://join.msn.com/ é normal que não funcione, pois o link completo tinha dados pessoais, mas começa com esse url 🙂

    O link http://messenger.live.com/ funciona em qualquer browser, desde que estejam em Windows e/ou Mac, mas o serviço de que falei só funciona em Internet Explorer.

    O facto de utilizar só Linux não quer dizer que não possa/queira utilizar serviços do MSN (que utilizo através do Pidgin, principalmente por causa dos meus contactos Portugueses, no estrangeiro usa-se mais XAMPP/Google Talk Yahoo ou Aim).

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Onde é que isto vai parar pois a microsoft está a fazer jogo sujo e quer obrigar os utilizadores a utilizar o sistema operativo Windows.

  12. Avatar de xzakly
    xzakly

    tambem testei o http://join.msn.com e não consigo aceder nem com o IE nem com o opera

    mas consigo aceder ao http://join.live.com

    e quanto ao outro link o messenger.live.com consigo mas sou redirecionado bruno há-des exprimentar este e dizer se consegues só para tirar duvidas

    http://download.live.com/

  13. Avatar de Pedro Pinto

    @Bruno

    Esteve a fazer esse teste e cheguei a algumas conclusões:
    http://join.msn.com não abre em nenhum browser, independentemente do SO

    http://messenger.live.com/ funciona em browsers onde o SO é Windows. Mas o problema não parece estar no link mas sim no redirect. Se verificarmos num browser que funcione, o redirect vai para http://download.live.com/?sku=messenger. Este link funciona em qualquer browser independe/ do SO

    Vamos continuando a investigar

    Abraço
    PPinto

    1. Avatar de Vítor M.

      Pinto lê o que disse o Bruno em relação ao http://join.msn.com

      Ele coloca o prefixo de um link para o pedido de dados pessoais.

  14. Avatar de maurycio
    maurycio

    Quais os Browsers que estão a usar para testar as ligações aos links?

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      Já agora… e que SO?

      Experimentei Firefox@ubuntu e os links não funcionaram
      Internet Explorer@Windows e funciona como o PPinto referiu

  15. Avatar de vinagr3
    vinagr3

    Testei agora em fedora, tenho Clix com o OpenDNS comoservidor DNS.

    No http://messenger.live.com/ tenho este erro:
    O Firefox não consegue encontrar o servidor em messenger.live.com.

    No http://join.msn.com/ o OpenDNS não consegue encontrar o IP.

    Assim que mudei para o proxy da clix, já consegui acesso ao primeiro link.

    Se queres criar um Windows Live ID, tenta por este link:
    https://signup.live.com

    e também não estavam a funcionar:

    e também não estava a dar, mas depois de

  16. Avatar de vinagr3
    vinagr3

    Testei agora em fedora, tenho Clix com o OpenDNS como servidor DNS.

    No http://messenger.live.com/ tenho este erro:
    O Firefox não consegue encontrar o servidor em messenger.live.com.

    No http://join.msn.com/ o OpenDNS não consegue encontrar o IP.

    Assim que mudei para o proxy da clix, já consegui acesso ao primeiro link.

    Se queres criar um Windows Live ID, tenta por este link:
    https://signup.live.com

  17. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    Vamos pensar um bocadinho muito friamente nas coisas, não querendo julgar nem tirar conclusões sobre a disponibilidade ou a falta dela, nos referidos sites, nas referidas condições:

    – Para todos os efeitos, o que faz alguem com linux no site da microsoft?

    – E de toda a gente que usa linux, quantos é que (ainda) dizem bem da Microsoft?

    A situação que gerou isto, dou o braço a torcer que pode acontecer.

    Mas a minha experiência a lidar com gentes da informática, normalmente diz-me que: se usa linux, diz mal da microsoft. Logo, não tem nada a fazer ali.

    Concordo que a minha opinião é demasiado radical. Até porque sou dos que usam ambos os sistemas. Mas há que ver as coisas como elas são.

    1. Avatar de Tiago Sá

      O pessoal da google diz mal da Microsoft? Deve dizer… O pessoal que trabalha nos servidores do hotmail diz mal da Microsoft? Deve dizer, se calhar, quem sabe?

      Quem usa linux também pode usar o protocolo do messenger, sabia?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      “- Para todos os efeitos, o que faz alguem com linux no site da microsoft?”

      – Pode estar num cyber cafe a puxar o software para usar noutra maquina;
      – pode fazer dual boot por uma variedade de razoes e ter calhado lembrar-se de ir ao site da MS antes de voltar ao seu ambiente Windows;
      – pode estar a usar o seu PC (Linux) para dar assistencia a uma amigo e/ou cliente com Windows;
      – pode estar interessado no servico MSN Messenger sem estar interessado em usar MS Windows, ie: utilizador de pidgin.

      e possivelmente ha outras situacoes igualmente normais.

      a questao aqui e que se a internet tem valor hoje em dia e porque nao se trata de um conjunto de redes privadas so para amigos e cunhados. Fica mal a MS insistir nesse tipo de limitacao artificial quando ha muito quem consiga fazer dinheiro sem causar este tipo de molestia aos potenciais clientes.

  18. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    é por estas e por outras que não uso material da microsoft a nível privado quer software quer serviços online.

  19. Avatar de Davidslv
    Davidslv

    Bem, é verdade… ubuntu e firefox e não worka!

  20. Avatar de Vítor M.

    No fundo poderá ser apenas uma questão estrutural. Há serviços da Microsoft que, por opção deles, não funcionam em devidas condições nas estruturas Linux. Como há serviços que pela sua construção só funcionam no Internet Explorer… é uma questão de opção estratégica.

    1. Avatar de Bónus

      Se existem serviços que pela sua construção só funcionam no Internet Explorer, só funcionaram em Windows.
      É o tal abuso de posição dominante a que a União Europeia se refere.

  21. Avatar de Nuno José

    Bruno Bernardino queres dizer links ou URL (vá endereço)? Desculpa lá mas num blog de informática/tecnologia não se deve cometer estes erros.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Vou-te citar o que escrevi, pois se bem que possa cometer erros, não sou palerma nenhum 🙂

      “Quanto ao link http://join.msn.com/ é normal que não funcione, pois o link completo tinha dados pessoais, mas começa com esse URL :)”

      O que quero dizer com isso é que o URL completo continha mais variáveis no mesmo que indicariam dados pessoais (ID do Windows Live, entre outros). Para experimentar, façam login no Windows Live ID (https://accountservices.msn.com/ porque existem 500 outros sítios para fazer login com áreas diferentes) e depois cliquem no Link em baixo onde diz “Experimente GRATUITAMENTE o Software do MSN para a Internet!”.

    2. Avatar de Nuno José

      Eu sei Bruno que não és palerma e sei que sabes a diferença o que torna mais pertinente a critica pois tenho quase a certeza que queres dizer endereço até porque são eles que não funcionam e não nenhum hiperlink. Eu sei sou chato mas numa conversa de informática convém ser preciso senão depois trocam-se conceitos diferentes.

      Para quem não sabe a diferença, falar num link assim basicamente, é falar numa ligação que uma página tem para outro endereço diferente. Se o link não funcionar é porque está mal posto. Se o endereço não funcionar é porque o site pode ter um de diversos problemas como estar em baixo, bloqueado por uma companhia sem escrúpulos quem não segue regras nem éticas 🙂 etc.

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Compreendo a tua dúvida, mas penso que me expliquei de forma correcta.

        Os links coloco exactamente iguais aos endereços (URL’s), a questão do link http://join.msn.com/ é que não é o endereço (URL) em que eu obtenho erro em Linux e funciona em Windows.

  22. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Hummm, estranho…

    estou em Firefox@Ubuntu e consigo aceder perfeitamente a
    http://hotmail.com/
    http://microsoft.com/
    http://messenger.live.com/

    o mesmo teste com Opera@Ubuntu e sem qualquer tipo de problema..

    Não terá havido conclusões precipitadas?

    Cumpts

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Não falei dos primeiros 2 URL’s. Quanto ao último, deves ser o único pois continuo a não conseguir, assim como muito outra boa gente.

  23. Avatar de Nuno José

    Já agora confirmo que no linux não dá e na maq virtual já dá.

    Sim eu sou anti M$ por coisas destas mesmo e isto não é nada comparado com o que esta companhia costuma fazer aos consumidores. Erros, falhas, bugs todos têm, funcionalides diferentes também, desrespeito pelo consumidor como a M$ nunca vi.

  24. Avatar de Eradication
    Eradication

    Concordo com o que o Kabong disse , não deste caso relatado aqui mas sim num global , os utilizadores de linux são os maiores porque são diferentes , não precisam dos programas da Microsoft ou produtos , a Microsoft não come gelados com a testa , se for mesmo bloqueio aos utilizadores é bem feito. Agora cabe as comunidades do linux resolver este problema.

    1. Avatar de Nuno José

      www não quer dizer world wide windows, esse é o problema dos M$ fans não aceitam a interoperabilidade.

      1. Avatar de darkblonde
        darkblonde

        subscrevo e assino por baixo. Cada um é livre de utilizar o SO que quer e tem o direito de nenhum serviço na Web seja bloqueado por causa do SO, browser… Acredito que não seja intencional este “bloqueio”, mas a confirmar-se era mais um caso para a comissão europeia encaixar mais uns euros em multas…

      2. Avatar de Eradication
        Eradication

        claro que não , quem usa windows evita esse tipo de problemas , e quem usa linux evita outro tipo de problemas .. so que os linux fans nao entendem isso , depois andam a chorar a dizer que a Micro é má.

        1. Avatar de Pedro Coelho
          Pedro Coelho

          Boas,

          Eu faço aplicações baseadas na Web.
          Estas aplicações trabalham com diversas bases de dados SQL, entre as quais o MS-SQL.
          Devido a uma maior facilidade de criar um servidor Apache+PHP+PEAR em Linux, decidi usar este sistema operativo para desenvolver as aplicações que faço.
          Tenho, como é natural, uma máquina virtual com Windows, neste caso o Se7en, que obtive no Microsoft Action Pack (sim, sou certificado em Windows/MSDN), para testes com as BDs de MS-SQL.
          Acontece que utilizo (como é obvio) os serviços da Microsoft, pelo que o teu comentário é inutil, ignóbil e de quem não quer, ou não é capaz de perceber que há muitos programadores e Web Designers que têm o mesmo problema que eu.

          Cumprimentos,
          Fica bem e pensa antes de andares a falar do que não sabes.

          Pedro Coelho

  25. Avatar de vinagr3
    vinagr3

    É um problema de DNS que é incompatível com linux, por aparentemente não respeitar as regras.

    ———————————————————————–
    ;; QUESTION SECTION:
    ;messenger.live.com. IN A

    ;; ANSWER SECTION:
    messenger.live.com. 2448 IN CNAME get.live.com.
    get.live.com. 3155 IN CNAME *.live.com.
    *.live.com. 3155 IN CNAME rds.live.com.nsatc.net.
    rds.live.com.nsatc.net. 221 IN A 65.55.24.100
    ———————————————————————–

    Tirei de outro sitio isto:
    It’s not your normal wildcard. The wildcard is a CNAME and the source CNAME is another CNAME. Works fine resolving in windows, but NOT in the OS’s I mentioned.

    I tested this throughly to confirm (if you read my other comments on this). Apparently, the moment you throw a wildcard into the CNAME train, linux will not be able to resolve it. It will, however, resolve normal cname trains.

    My guess is that MS did this on purpose to block access from linux machines.

    http://www.reddit.com/r/linux/comments/9l5us/asking_rlinux_is_ms_blocking_linux_from_accessing/.mobile

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Obrigadíssimo pela informação e pelo tempo perdido a investigar o problema!! 🙂

    2. Avatar de Nuno José

      Uii era isto mesmo que desconfiava, mas até estava a pensar que era dos ISP portugueses mas afinal é mesmo mais uma vez e não respeitar de regras por parte da M$

    3. Avatar de HikariKyubi
      HikariKyubi

      E terminou a discussão, os MS haters vão ficar tão chateados… XD

      É para aprenderem a não porem a carroça à frente dos bois 😀

  26. Avatar de Tiago Sá

    É por estas e por outras que a Microsoft nunca levou um tostão meu, nem nunca via levar.

    E ganhos indirectos também são muito poucos.

  27. Avatar de wolfytuga

    Olá!

    Sinceramente não sei qual é o vosso problema, eu estou a usar Linux (Ubuntu 9.04 + Shiretoko 3.5.5pre), e se quiser descarregar o Windows Live Messenger não tenho problemas. Se quiser criar a conta… também consigo!

    Quanto ao site http://www.msn.com aparece-me o link para o hotmail. Navego normalmente nos sites da M$…

    Agora é preciso tomar atenção, os sites da M$ sofreram algumas alterações no link, mas é habitual o utilizador ser redireccionado para o link correcto…

    Por mim o acesso está na mesma, ainda agora fui ver a minha conta ao site, apesar de o fazer normalmente pelo Evolution. O único problema que detectei, foi aquando da saída da nova Build do WLM2009, o Emesene deixou de me notificar quem entrava… só isso!

    Cumprimentos ao pplware!

  28. Avatar de Frigo
    Frigo

    Vitor M.

    Eu em win + FF durante o fim de semana tive com os sites microsoft bloqueados. Pensei que era febre da firewall, não era. Passadas umas horas voltou. Não consegui perceber a origem do problema. E havia quem com win + FF conseguisse na boa.
    Para mim deve ser algum bug deles que está a bloquear IPs à sorte ou assim. Não sei, mas não me parece nada a ver com Linux.

  29. Avatar de PedroC.
    PedroC.

    ahmmmm…!será este o motivo do meu problema??

    desde a dois dias para cá não consigo fazer login no Kmess, com conta @live.com.pt nem com @hotmail.com, pensei que fosse problema do Kmess e desinstalei e instalei o Empathy mas o problema continua…será este o motivo???

    sim tenho a password correcta…!!certo é que em windows funciona correctamente(login)…!!

    ou será mesmo problema meu????

    ajuda…!

    🙂

    1. Avatar de wolfytuga

      Olá!

      Já experimentaste o Pidgin? Eu tenho o Pidgin com a conta Hotmail a funcionar…

      Agora quanto a isto deixar de funcionar, será a resposta da M$ às contas de e-mail que foram expostas na net recentemente? Hummmmm… sendo assim terei de usar mais o Gtalk ao Messenger… não vá também ficar vedado ao acesso da minha conta Hotmail em Linux…

      1. Avatar de wolfytuga

        Só mais uma observação:
        A minha primeira experiência com o Empathy também não foi lá muito agradável, testei-o recentemente e só consegui entrar uma vez, depois aparece-me um erro no login :S não sei o que se passa, será alterações no protocolo por parte da equipa do Windows Live Messenger que está a deixar os outros programas de IM marados? Sendo assim só o Pidgin e o aMSN (programas aqui referidos) é que estão a funcionar…

        1. Avatar de PedroC.
          PedroC.

          não sou muito adepto do Piding…usei durante alguns meses mas não gostei…

          acho que vou experimentar mesmo o aMSN, para ver o que acontece…

          algo aconteceu quando as password foram expostas, eu soube um dia antes de ler aqui no pplware, se não estou em erro…nesse mesmo dia alterei a minha pass e no dia seguinte já não consegui entrar com a nova senha, pensei que me tinha enganado mas não em windows funcionava bem…!!

          não percebo a ideia do bloqueio, mas a toda poderosa lá sabe…!lol

          🙂

  30. Avatar de antracite
    antracite

    olha Bruno acedi por ip no browser (chromium@ubuntu) e consegui ser redirecionado para o site http://home.live.com/?showunauth=1 com todas as opções do site.

    ; <> DiG 9.6.1-P1 <> @208.67.222.222 join.msn.com
    ; (1 server found)
    ;; global options: +cmd
    ;; Got answer:
    ;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 48316
    ;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0

    ;; QUESTION SECTION:
    ;join.msn.com. IN A

    ;; ANSWER SECTION:
    join.msn.com. 0 IN A 67.215.65.132

    ;; Query time: 166 msec
    ;; SERVER: 208.67.222.222#53(208.67.222.222)
    ;; WHEN: Tue Oct 13 16:03:09 2009
    ;; MSG SIZE rcvd: 46

    http://img240.imageshack.us/img240/5316/capturaecra.png

  31. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    @Bruno Bernardino

    Afinal não sou o único a conseguir aceder, o @wolfytuga como disse também o consegue fazer.

    Nunca tive esse problema em entrar no live.messenger.com

    Cumpts

    1. Avatar de deepHouse
      deepHouse

      …e estou a usar o aMSN desde manha sem qualquer tipo de problema.

  32. Avatar de Hitlerrr
    Hitlerrr

    Hotmail e msn são serviços da microsoft.
    São deles, eles podem fazer o que quiserem.
    São livres de bloquear a users linux.

    🙂

    Não é correcto.
    Mas eles podem o fazer.

    1. Avatar de Frigo
      Frigo

      exacto.
      sou contra, mas a confirmar-se é como em bares e discotecas onde seleccionam quem entra.

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Essa analogia não encaixa bem ai 😉

        Isso seria como dizer..

        “LINUX tu não entras aqui porque tás mal vestido ou és desordeiro…” 😀

        1. Avatar de Frigo
          Frigo

          lol.

          tu percebeste a analogia.

          não quis tecer alguma consideração ao Linux.

  33. Avatar de a friend
    a friend

    Acho que com esta noticia percebem porque é que muita gente
    NÃO vê a Microsot com bons olhos…

    M de Microsoft..igualmente de Monopolio…

    O hotmail e messenger são adorados por toda a gente acho uma falta de consideração por parte deles. Só perdem clientes com isso. Tudo bem, o serviço é deles, mas não é nada democratico obrigarem alguêm a usar o produto deles para terem acesso aos mesmos.

    1. Avatar de Frigo
      Frigo

      eu acho que deviam esclarecer antes de tecer opiniões. depois queixem-se de quem diz mal de Linux ou Mac da boca para fora.

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Dou-te um exemplo breve da minha queixa quanto ao messenger/hotmail

        Eu não uso o IE no Windows, sempre optei pelo Firefox… sempre que recebo um e-mail no meu rico messenger, clico na cartinha parar abrir, automaticamente ele abre o Firefox mas manda-me para a janela de boas vindas do MSN e não para a caixa de entrada. Se usar o IE, isto não acontece.

        Outro pormenor, tenho varios amigos no messenger e quero-lhe enviar um e-mail clicando no Nick deles na lista e seleccionar: “Enviar Correio Electronico”

        No IE, ele cria logo um novo e-mail com o e-mail dessa pessoa… se usar o Firefox como browser definido, ele manda-me novamente para a caixa de entrada e não faz nada daquela ordem que dei…

        Pensei para mim, o Firefox deve tar mal programado só pode…mas depois quando fiz o mesmo teste no MacOSX e no Linux, o Firefox faz perfeitamente estas opções.. porque é ue só no Windows não dá?… Não sera mais uma vez a Microsoft tentar torcer-nos a paciencia para .. “Usem o IE como Browser pré-definido…assim é tudo funcional..” 😉

        1. Avatar de Frigo
          Frigo

          eu percebo, e concordo. Mas olha que deve ser de ti. Estou em 7 RC x64, FF 3.5.3 última versão do MSN, e desde que já tenha o login feito no mail, ao clicar no envelope do MSN vou directo à Inbox. Até fui testar porque quase já só uso thunderbird.

          1. Avatar de a friend
            a friend

            A mim deste o Vista que acontece o mesmo problema…

            Actualmente tenho o o messenger actualizado, ultima versão do Firefox e Windows 7 RTM x64… pedi opinião sobre isso, aconselharam-me a instalar o Plus! mas, o problema continua…

            Firefox e Messenger no Windows não combinam lá muito bem não faço mesmo ideia porque…

  34. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Ok..

    Opinião Pessoal:

    Isto é tudo uma p****eirice… Se pensassem em como baixar o preço do Windows e não em “bloquear serviços a quem usa windows” é que eu achava graça.

    Adorei a “personagem” da imagem 😀

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      *ups… tava chateado e enganei-me.

      “bloquar serviços a quem usa Linux”

  35. Avatar de Fabio
    Fabio

    Não entendo qual é o problema!! Ninguém é obrigad à muitos outros produtos da concorrência. Claro se querem qualidad produtos da MS 😉

  36. Avatar de eu
    eu

    só entra em minha casa quem eu quero e quem eu deixo….

    se vierem todos “cagados” tb não entram… são politicas empresariais.. e cada um escolhe as que qr… vivemos num mundo livre “pelo menos em alguns sitios”

  37. Avatar de DockMe
    DockMe

    Por mim podem bloquear o que quizerem, não uso serviços da MS. Mas já reparei

  38. Avatar de DockMe
    DockMe

    Por mim podem bloquear o que quizerem, não uso serviços da MS. Mas já reparei que o IE no linux (wine) não deixa aceder a quase nenhum dos serviços da MS, MSN, LIVE etc.

  39. Avatar de Maria
    Maria

    Há gente burra não há???

  40. Avatar de Corvo
    Corvo

    Pois e tb não consegui configurar bem o evolution com conta da hotmail =( não sei pk, esperimentei meia duzia de técnicas, fui a foruns e nd, mas o da Gmail foi logo logo à primeira…

    abraços ppl =) e cada x mais considero o mundo linux mto mais ah frente =)

  41. Avatar de aver
    aver

    Grande confusão que por aqui vai quanto a não se aceder a alguns serviços da Microsoft (Windows Live/ Hotmail etc) quer porque os links para os sites não funcionam, quer porque a ID (…@hotmail.com ou outra, não funciona)
    – O autor do post não consegue aceder com o Linux e põe a hipótese do bloqueio;
    – Outros comentadores acedem em Linux sem problemas;
    – Outros usando Windows não acedem ou não acederam temporariamente;
    – Outros são os do costume (abaixo a Microsoft viva o Linux e vice-versa) não vale a pena falar;
    – Outros dão palpites interessantes;
    – O meu (com base na vossa informação): a Microsoft não está a bloquear esses serviços aos utilizadores do Linux. Há falhas nesses serviços a afectar todos.

    1. Avatar de aver
      aver

      E por falar em falhas esta, no Sidekick, é que foi uma grande falha (e não há backups ?!)
      http://bit.ly/3WqHiy

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim ao que parece a justificação são falhas que já estão a ser detectadas há vários dias…

  42. Avatar de pjbcr
    pjbcr

    Para testar isso uma boa ferramenta pode ser o “Default User Agent” um plugin para o firefox que permite mudar a versao do Browser e SO que se está a usar, e que é enviada, quando se ligam ao webserver!!!

    Tentem do linux por os setings para IE com o XP a ver se dá!!!! 😉

  43. Avatar de AntonioPT
    AntonioPT

    Mas qual é a complicação? Mudam o useragent e toca a andar…

  44. Avatar de Adão Pinto

    Estou em dizer que se usarmos uma extensão do Firefox chamada “Modify Headers” o problema deve ficar resolvido…
    Alteras o Header “User-Agent” para Mozila/5.0, ou mesmo para:

    User-Agent: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 6.1; pt-PT; rv:1.9.1.3) Gecko/20090824 Firefox/3.5.3

    … Experimenta.

    1. Avatar de Otto Stripunsky
      Otto Stripunsky

      Não sei, eu testei com o IE 6 via wine e também não encontrou o live.messenger.com.
      Tá mesmo no ar esse troço?

      De qualquer forma, desde que não bloqueiem o uso do MSN apenas para o cliente oficial, está tudo bem para mim. Mas que é um absurdo (caso verdade), isso é!

      E só têm a perder com isso.

  45. Avatar de Rodas
    Rodas

    Pois é estranho, lá isso é.
    A Mim aos uns meses atrás varias vezes
    me aconteceu, eu querer aceder a minha conta hotmail
    e nada e doutras vezes eu acedia mas não dava para esquerever a mensagem
    nem tampouco dava para anexar, tava completamente bolquiado, ao fim de uns dias
    ao ler no planeta Ubuntu Brasil um comentário há cerca do mesmo tirei logo as duvidas, então resolvi logo o assunto na hora, criei uma conta no Gmail e tá feito sem problemas até hoje.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há dias não consegui durante várias horas ter acesso às minhas conta do Gmail… eles também têm problema.

      Um não é melhor que o outro… 😀 o objectivo de ambos é o mesmo.

  46. Avatar de Bruno
    Bruno

    Microsoft e suas atitudes estúpidas. Essa é minha maior crítica a essa empresa. Claro, Apple não é diferente, e muitos ramos do Software Livre tem erros em suas atitudes, mas a MS ganha.

    1. Avatar de Vítor M.

      Meu caro, o mundo comercial é duro e os seus “payers” têm de ser determinados, destemidos e atentos.. ou são comidos.

      Pensa nisso. A Microsoft visa o lucro, é isso que move o mundo. 😀

  47. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Fonix…. como é possível que uns links que não aparecem no site da MS no Linux (como que se isto fosse novidade que por vezes acontece e não é só em sites da MS) ter mais comentários do que a falha gravissima do MacOS que apagou dados de dezenas, senao centenas, de utilizadores por este mundo fora por causa de um simples login com uma conta guest?

    Mas e agra a pensar nos fanáticos do linux deste mundo fora… porque raio querem aceder ao msn ou ao hotmail? A mim lembra-me uma palavra… hipócritas. Depois ainda gostam de falar mal porque não podem aceder. Façam como eu. Windows 7 + Portable Ubuntu. Está feito.

  48. Avatar de Malamen
    Malamen

    Porque a Microsoft é um mundo à parte e está na “moda” falar mal.

    Alguém tem problemas no pc, pimba. A culpa é da Microsoft.

    Está um zarolho em frente do monitor, tunga… a culpa é Microsoft.

    E assim vai andando a procissão.

  49. Avatar de Adriano
    Adriano

    Hahahaha! Eu to rindo pra caramba, o pessoal do Linux ODEIA a Microsoft mas quer continuar a utilizar os seus serviços, hahaha!

    Daqui a pouco vão inventar algum código monstruoso pra digitar no terminal e fazer funcionar esses links. Aí quando conseguirem vão ver que é pra baixar o Messenger, huahuahuahua!

  50. Avatar de a friend
    a friend

    Rir rir… é os vossos comentários que quem não percebe nada e manda bitaites como se percebessem o que estão a dizer…

    Pelo que parece foi uma falha e não um corte… mas se fosse um corte era uma falta de consideração para todos os que usam os serviços. Seria o mesmo que eu ter um iPod e para poder enviar musicas para ele teria que ter exclusivamente um Mac… e depois davam a resposta ignorante que muitos deram…é deles… eles estão no direito de fazer.

    Era estilo, agora para usarem o GMAIL têm que usar obrigatoriamente o Google Chrome!…e todos aqueles que não têm o chrome iriam de deixar de ver os seus e-mails porque a Gmail bloqueou?..

    Já pararam um pouco para pensar o que isso envolve em especial para profissionais…?!… Antes de defenderem cegamente seja quem for, pensem um pouco. Vocês devem ter computadores a meia duzia de dias e pensam que sabem muito e que a Microsoft é chamada de monopolista porque é uma moda ou tendência..

  51. Avatar de Malamen
    Malamen

    Meu amigo, tenho computador há 23 anos. Não tenho há meia dúzia de dias.

    Estás tu agora aí a mandar bitaites sobre algo que poderia ter acontecido e não aconteceu.

    Se ao invés de uma falha fossem batatas fritas, teríamos de ter mais cuidado com o nosso colesterol.

    É cada uma que um gajo lê… agora também se fala mal das coisas más que a Microsoft poderia fazer… mas não faz.

    1. Avatar de a friend
      a friend

      “Pelo que parece foi uma falha e não um corte… mas se fosse um corte era uma falta de consideração para todos os que usam os serviços.”

      Isto é mandar bitaites? ou é fazer uma suposição em resposta a quem acha que a critica foi a toa e por perseguição à Microsoft?

      “Era estilo, agora para usarem o GMAIL têm que usar obrigatoriamente o Google Chrome!…e todos aqueles que não têm o chrome iriam de deixar de ver os seus e-mails porque a Gmail bloqueou?..”

      O topico da noticia é uma pergunta, logo é normal que as respostas que façam mais sentido sejam suposições e não acusações.

      A Microsoft pelos vistos não bloqueou nada mas é impressionante a quantidade de pessoas que concorda caso tivesse acontecido!…

      1. Avatar de a friend
        a friend

        É um breve exemplo, eu tenho varias contas de e-mail e a conta mais antiga é da hotmail, uso tanto a nivel pessoal como profissional…

        Caso a noticia fosse real, e eu usando os 3 sistemas para trabalho, seria justo ter que usar obrigatoriamente o IE ou o Windows para poder aceder a minha conta que foi criada a tanto tempo, ainda por cima conta esta usada igualmente a nivel profissional? Isso pra mim seria visto como tentativa de monopolio… estilo.. “bem estamos com muitos clientes mac e linux a ter as nossas contas, isto não pode ser… pra não perder-mos terreno vamos mas é bloquear estes utilizadores.. só windows.. só windows…!

        Eu no Livebetas já tinha visto (por razões obvias…) agora…por parte da propria Microsoft seria uma situação caricata…que felizmente não aconteceu.

        No caso do meu comentário, é mais propriamente para aqueles que achavam bem… o que é.. enfim…lamentavel.

  52. Avatar de Wilson Silva

    “A Microsoft pelos vistos não bloqueou nada mas é impressionante a quantidade de pessoas que concorda caso tivesse acontecido!…”

    É impressionante a quantidade de pessoas que acreditavam que a terra era quadrada.

    Estas 2 frases querem dizer a mesma coisa – As maiorias nem sempre estão certas. Há que ter conhecimento antes de argumentar sobre seja o que for.

  53. Avatar de anderson
    anderson

    aff a microsoft é e sempre vai ser um lixo não deixar os usuarios tecnicos e afins do linux usarem o serviço é babaquise ja me senti assim mas nao tem sentido isso não viu logo de cara quando subo a imagem no meu hd demora um pouco mas vai tanto no empathy quanto na droga do kmess ja desisntalei essa merda mas continua iniciando com o s.o mas enfim fora os problemas o linux é e sempre vai ser melhor hehhe