Microsoft anuncia Windows 8 Consumer Preview

125 Comentários

Acaba de ser anunciado há pouco, em Barcelona, por Steven Sinofsky, o presidente da divisão Windows and Windows Live Division da Microsoft o Windows 8 Consumer Preview – a versão beta do Windows 8, que será muito mais do que a próxima versão do sistema operativo da Microsoft, mas uma completa reinvenção do Windows.

Esta versão agora apresentada consegue trazer para os utilizadores todas as novidades que tinham sido já apresentadas na preview anterior e que foram entretanto limadas e melhoradas.



Esta nova versão não se limita a ser apenas a melhoria das funcionalidades apresentada sem Setembro, mas engloba muitas novidades que vão tornar o Windows 8 ainda mais simples de usar, ao mesmo tempo que o tornam num dos sistemas operativos mais capazes que estão no mercado.

As novidades apresentadas em Barcelona permitem ver que este sistema operativo está mais abrangente e com ainda maiores capacidades. As principais novidades que foram apresentadas foram as seguintes:

  • Maior compatibilidade com hardware – Desde Setembro do ano passado, altura em que foi apresentada a Developer Preview do Windows 8, houve um continuar dos desenvolvimentos deste sistema operativo, para que permitisse uma utilização num maior número de plataformas. Para além de qualquer rato ou teclado, o Windows 8 passa a poder usar também o toque, o que lhe abre acesso a um vasto leque de novos equipamentos.
  • Ligação à Cloud simplificada – Passa a ser muito mais simples a ligação dos equipamentos com Windows 8 e telefones baseados em Windows Phone 7. Podem com esse acesso migrar dados entre plataformas, exportar definições do sistema operativo ou fazer o que é mais normal, a partilha de ficheiros entre equipamentos.
  • Internet Explorer 10 Platform Preview 5 – Uma vez que o Windows 8 apresentou o IE 10, faz todo o sentido que seja também actualizada a versão que o acompanha para a mais recente. As novidades que esta platform preview trazem centram-se na continuação dos desenvolvimentos que vinham a ser feitos. Melhorias a nível da aceleração de Hardware e na fluidez de utilização do IE10.
  • Windows Store – A loja de aplicações do Windows 8 foi finalmente aberta e está em fase beta. As aplicações apresentadas já foram desenvolvidas por programadores independentes e pela própria Microsoft. Durante a fase beta todos os utilizadores podem usar essas aplicações de forma gratuita. As aplicações disponibilizadas são na sua maioria desenhadas para a nova interface, a Metro.

A Consumer Preview do Windows 8 está já disponível para todos, bastando aceder ao site que indicamos abaixo. Qualquer utilizador com o Windows 7 está capacitado para a usar.

O Windows 8 Consumer Preview vai estar disponível para actualização através do Windows 7 ou através de instalação de imagens ISO.

A Microsoft ao disponibilizar esta nova versão espera obter da parte dos utilizadores as suas críticas e as suas opiniões para que as possam incorporar na versão final do Windows 8. Por essa razão a disponibiliza e pede a todos que a testem.

Download: Windows 8 Consumer Preview – Actualização via Windows 7 [4.99MB]
Download: Windows 8 Consumer Preview 64-bit EN [3.3GB]
Download: Windows 8 Consumer Preview 32-bit EN [2.5GB]
Homepage: Windows 8 Consumer Preview

Partilhar:
Tags:

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xavier
    Xavier

    Baixando e preparando a máquina virtual para verificar as novidades… bela iniciativa da MS.

  2. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Eh isso não vale xD
    Estava mesmo à espera que a Microsoft lançasse os links de download do Consumer Preview para acabar a noticia xD

    Excelente noticia Pedro.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Os links estiveram sempre lá.

      Bastava dar uma mexida nos endereços e davas com eles.

      É sem dúvida uma grande notícia. Mais um passo para a versão final.

      1. Avatar de Hélder Ferreira
        Hélder Ferreira

        My fault então. 😛

        Se os timings estiverem certos, o Windows 8 final poderá estar cá fora já no segundo trimestre.

        Normalmente a Microsoft tem cumprido +/- com as datas de lançamentos, a ver se com o Win8 acontece o mesmo.

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Deves ter querido dizer 2º Semestre. Já ontem foi anunciado como mês previsível a saída deste SO final durante o mês de Outubro.

  3. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Já cá canta 🙂

  4. Avatar de murder_rabbit
    murder_rabbit

    qual a possibilidade de testar isto num tablet PC alguém sabe como se pode fazer ou se é possível de o fazer?

    1. Avatar de LeandroF
      LeandroF

      Eu usei a Developer Edition no HP TX2 e funcionava bem. A única coisa que necessitava de efetuar era a instalação das drivers o touchscreen à unha porque o instalador normal não funcionava devidamente.

      Quando chegar a casa vou testar isto no TX2.

    2. Avatar de aver
      aver

      “tablet PC” é uma expressão enganadora, o melhor era chamar-lhe “slate”.

      Com habitualmente se fala de “tablets” Android e iOS, de arquitetura ARM, um “tablet PC” de arquitetura x86 parece a mesma coisa mas não é – é um PC com ecrã tátil.

      E há:

      – um Windows 8 PC (para PCs tablets PC) – que saiu agora

      – e um Windows 8 ARM, que não corre as aplicações do Windows 8 PC. Alguém sabe alguma coisa dele ?

      1. Avatar de MrT
        MrT

        Se não estou em erro, a microsoft garantiu que o windows suporta ou é suportado por processadores arm. ou seja da a ideia de qu é o mesmo so para todas as plataformas, no entanto é possivel que num arm nem todos os programas corram… mas não sei bem.

  5. Avatar de Fábio Palma
    Fábio Palma

    A chave de instalação disponibilizada pela Microsoft é DNJXJ-7XBW8-2378T-X22TX-BKG7J

    1. Avatar de Samuel Gomes
      Samuel Gomes

      Obrigado, estava à procura disto! 😉

    2. Avatar de Pedro Rocha
  6. Avatar de Emannxx

    E já está a transferir! 😀

    Logo à noite já tenho isto a bombar no PC.

    1. Avatar de Fabiomacedo
      Fabiomacedo

      Eu também!…

  7. Avatar de joliveira
    joliveira

    Saudaçoes a todos..
    vou fazer uma pergunta basica, a quem axar ke deve responder … eu agradeço.
    – instalando eu esta versao de w8 como e ke fica o meu computador…. e ke destino tera o seven? kuando esta versao expirar o ke sucede com o meu computador? e como ficam as minhas configuraçoes actuais? em kualker altura eu poderei voltar ao meu computador com ele noa parametros actuais sistema operativo etc?…
    obrigado …

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      É simples: fazes uma imagem do W7 para um disco externo, e sempre que aconteça alguma coisa, repões tudo como estava no dia em que foi feita a imagem.

    2. Avatar de flavio
      flavio

      nao instales isto para usar normalmente. isto é uma versao beta, ainda com erros. Quando esta versão expirar, depois so comprando para usar o pc normalmente. Instala numa maquina virtual atraves do virtualbox se quiseres testar

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Utiliza a solução que eles te deram. Virtual Box, VMware.

      Caso não saibas é um programa que simula um computador, e mete-te o Sistema Operativo lá a correr. Assim podes testar, e não alteras nada do q tens.

      Se instalares no PC o windows8 mesmo como SO base, vais ter problemas quando esta licença expirar, e mesmo a nivel de drives.

  8. Avatar de Miguel Ribeiro

    Isto num tablet… sim senhor 😀

    1. Avatar de João Ramiro

      Actualizei via Windows 7 e tenho um bluescreen com um smile 🙁

      1. Avatar de rubenduarte
        rubenduarte

        Maravilha. Instalar uma versão Beta como SO principal, é mesmo boa ideia…

        1. Avatar de João Ramiro

          num PC de testes, não vejo qual o problema 🙂

          voltei a instalar de raiz e da me bluescreen na mesma, aparece sempre o raio do smile 🙁 🙂

  9. Avatar de Alberto
    Alberto

    Maravilha, mas vou aguardar os maníacos postadores de videos para ver as novidades rsrs melhor que instalar.

  10. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    alguem ja experimentou o update ao windows 7? fica alguma coisa de jeito??

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Optimo, funcionou bem e manteve todas as settings.

  11. Avatar de [Tiago]
    [Tiago]

    Ola a todos, segundo a microsoft, este windows dá para ser instalado em dispositivos ARM e dava mesmo jeito para quando comprasse o meu asus eepad. Alguem sabe como fazer e ja testou?

    1. Avatar de aver
      aver

      Não é este. Este é para “PCs que correm o Windows 7”. É isso que diz a Microsoft.

      O Windows 8 ARM é outro.

  12. Avatar de Pedro Simão
    Pedro Simão

    Alguem ja instalou isto no desktop?

    Queria saber se será errado começar ja a usar esta versao como sistema operativo principal, ate sair a versao final?

    1. Avatar de Emannxx

      Não convém usar como sistema operativo principal.
      Apesar de ser uma versão mais madura que a Developer Preview, ainda se trata de uma versão Beta, com erros e falta de drivers – neste estágio nem todos os drivers existentes para o Windows 7 funcionam no 8, visto que os fabricantes só os lançam após o lançamento da versão final.

      O que se pode fazer – e o que muitas pessoas fazem – é instalar esta Beta em dual-boot (mais de um sistema operativo) com outro sistema (7, vista, XP, linux etc.), de modo a que seja possível escolher qual é que querem iniciar. Também é possível instalar numa máquina virtual, mas é necessário ter atenção à resolução, pois esta tem que ser de, no mínimo, 1024×768.

  13. Avatar de CHAVES
    CHAVES

    Boas tardes, será que o problema das configurações do stereo m ix que tem o 7 deixa de existir no 8

    1. Avatar de rubenduarte
      rubenduarte

      Problema? Qual?

  14. Avatar de Joaquim Pinheiro
    Joaquim Pinheiro

    Pedro é:

    “sem Setembro, mas” ?

    “em Stembro, mas” ?

    Um Abraço !

  15. Avatar de Dnaboy
    Dnaboy

    A versão final será muito diferente? Não sei se instale, não sei se não instale..

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Sei que não instalo, sei que não instalo!

  16. Avatar de Artur
    Artur

    Erro 0000260 na VB
    Já mais alguém teve o mesmo problema???

    1. Avatar de Sandro Peres
      Sandro Peres

      Se voce esta utilizando a maquina virtual oracle, na aba System/Processor marque a caixa Enable PAE/NX

      1. Avatar de johnito
        johnito

        Estava com o mesmo problema, com a tua solução já esta a funcionar, obrigado.

  17. Avatar de relvas
    relvas

    é pa estive aqui a brincar um pouco com o windows 8 CP.. E embora ache um conceito muito interessante num tablet… torna-se muito frustante usar num pc ou portatil.. é como se de repente se tivessem esquecido do que é um computador.

    Outro aspecto a notar, o softeare ser extremamente pouco intuítivo, com todos aqueles gestos.. e o facto de omitirem as funções para os cantos do ecrã, e terem “matado” o botão iniciar.. há-de se tornar numa dor de cabeça para quem a um primeiro instante tente contactar com o sistema… mesmo quem já tenha experiência num pc…

    não sei se foi o melhor rumo… :\

    1. Avatar de relvas
      relvas

      e é bastante confuso.. ter de carregar duplo-click num pc para aceder às opções ou funcionalidade das app’s metro.. torna-se complicado e ao fim de algum tempo irritante.. Se bem que prezo a simplicidade, por vezes parece que o windows 8 exagera nela, ao ocultar muitos dos comandos e tornando a experiência difícil, e tornando a interface aborrecidamente simples, como no caso da app metro “calendar”…

      1. Avatar de J Pedro
        J Pedro

        desliga o metro e voltas a ter a interface habitual, algures aqui no pplware há um artigo sobre isso.

        1. Avatar de SatoMew
          SatoMew

          Isso é para a Developer Preview. Na Consumer Preview, a Immersive UI já não pode ser desactivada.

        2. Avatar de Relvas
          Relvas

          Parece mesmo que já nao é possivel desactivar :\
          e pelos vistos se desactivar-mos as melhorias no sistema são minimas.. tipo um novo gerenciador de tarefas, e uma barra ribbon no explorador do windows?? Parece que a microsoft se esqueceu mais uma vez dos desktop… e é tramado..

          não é por mal mas perfiro o rumo que a apple decidiu tomar, manter o OS para computadores, mesmo que tenha adicionado algumas vantagens vindas do os movel…

          Mas no que toca às tablets em si.. o windows 8 tem muita potencialidade, e pelos vistos é bem fluído… se bem que tem um conjunto de gestos que por vezes podem resultar como pouco intuítivo…

          Acho que a microsoft devia ter feito um windows para tablet e smartphones, e outro diferente para pc’s… e não misturar. :\

          1. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            Não acredito que na versao final a MS não coloque a interface normal de volta, têm recebido muitas reclamações.

            Provisoriamente experimentar o seguinte:

            colocar o rato no canto inferior esquerdo e clicar no botão direito, seleccionar Pesquisa e todos os seus aplicativos e configurações surgem

            Mas para melhor, clicar com o botão direito do rato na barra inferior, criar uma nova barra de ferramentas
            e colocar um atalho tipo C: \ Users \ \ AppData \ Local \ Microsoft \ Window s \ WinX que contem os atalhos dos programas pretendidos

          2. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            atalho tipo C: \ Users \ username \ AppData \ Local \ Microsoft \ Window s \ WinX que contem os atalhos dos programas pretendidos

          3. Avatar de MrT
            MrT

            Por outro lado tendo em conta que isto ainda são betas, eles podem querer forçar o uzo do metro para ter uma maior e melhor resposta do que o metr tem de errado, quer em pc’s ou tablets. possa ser que quando lancem a versão final eles coloquem a opção de desactivar o metro e ter o desktop habitual.

            São apenas suposições….

          4. Avatar de MrT
            MrT

            A ideia de ter os tablets a correr o mesmo que os pc’s, é a uniformização, ou seja se estas em movimento, tipo viagem ou assim, tens o W8 a funcinar como um tablet e mais uns posinhos de pc. por outro lado chegas ao trabalho com o teu tblet e colocas-o numa docstation que tem um onitor maior, e tens um pc normalissimo. se formos a ver a ideia/iniciativa é inovadora e talvez bastante util, quer em a nivei economicos e/ou de trabalho. Eu acho que eles fizerem muito bem em tentar fazer um So flexivel, para pc e tablet, por outro lado e pelo que se tem visto ainda precisa de muitas melhorias.

      2. Avatar de Edward

        Bom, para quem quiser o prompt de comando segue:
        Ctrl+Alt+Del -> Task Manager -> View Detail -> File -> Run New Task -> cmd

  18. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Confirmem-me só uma coisa, sendo o Consumer Preview isto está mais direccionado para pessoas curiosas que querem começar a utilizar já o windows 8, certo? Sendo já por si um upgrade do windows 7, certo?

    1. Avatar de carter
      carter

      Este Windows 8 deve ser usado somente para testes (e para termos uma ideia do que será a versão final deste SO) e não para ser utilizado na máquina principal para trabalhar. Existem sérios riscos ao utilizar um SO beta numa máquina principal.

  19. Avatar de Forpaxe
    Forpaxe

    Sem nunca ter tido a experiência win8 pergunto, desabilitando o theme como fica o layout do so?

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    Os programas estão me a aparecer todos em alemão, apesar do sistema ser em inglês, aconteceu a mais alguem?

  21. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    assim que sair a release final, pretendo experimentar no imac, presumo que o bootcamp terá drivers para isto, quando ele sair, mas vai ser mesmo para ver a tão radical mudança anunciada, tenho seven no imac e passo aos meses sem arrancar em windows, mas pode sempre ser preciso e então está lá, não chateia 🙂

  22. Avatar de Xavier
    Xavier

    Rodando o W8 via Palallels… inicialmente a interface ‘Metro’ vai deixar muita gente de nariz torcido… considerei ela muito newbie…

  23. Avatar de MrT
    MrT

    Boas estava agora a tentar instalar isto numa cm do VirtualBox, mas dá erro…. Alguem me pode dar umas dicas?

    1. Avatar de MrT
      MrT

      Tipo arranco a vm e para começar dá um erro que em nehuma outra desde ubuntu a win xp etc não dá que é o seguinte:

      faço cntinue e depois apareçe um ecran azul com o titulo Windows Recovery Enviroment
      Your PC needs to be repaired
      An Expected error has ocurred.
      Error code: 0xc0000260
      ……

    2. Avatar de MrT
      MrT

      Tipo arranco a vm e para começar dá um erro que em nehuma outra desde ubuntu a win xp etc não dá que é o seguinte:

      VT-x/AMD-V hardware aceleration……

      faço cntinue e depois apareçe um ecran azul com o titulo Windows Recovery Enviroment
      Your PC needs to be repaired
      An Expected error has ocurred.
      Error code: 0xc0000260
      ……

      1. Avatar de MrT
        MrT

        Peço desculpa pelos a repetição de comentarios, foi sem crer.

      2. Avatar de @Senh0r
        @Senh0r

        Esse erro é devido a uma funcionalidade que das duas uma, ou não ta activa na bios ou não tens essa funcionalidade… há pc’s e portáteis que não tem, procura no google pelo o teu processador e VTx a ver se tem essa funcionalidade….

        1. Avatar de MrT
          MrT

          TKS, eu sabia que o meu pc tinha isso, só não sabia era que estava desactivo por defeito (e como com todos os os’s que instalei no vb berraram pensei sempre que estivesse activado). mas depois de ter activado funcionou.
          BTW, alguem me sabe dizer se há alguma desvatagem em ter ou não ter isso activado? tipo eu não uzo muito VM’s, mas se não causar nenhum tipo de problemas matanho-o activo.

    3. Avatar de jpng81
      jpng81

      eu a primeira vez que sakei correu bem no virtualbox… agora a segunda que sakei parece que o ficheiro vem danificado e para no inicio da instalação.
      Sevidores da tanga da microsoft, já era de esperar.

  24. Avatar de José
    José

    O que é necessário para testar esta versão?

    1. Avatar de carter
      carter

      Um pc velho e muita paciência para tentar “engrenar” com este SO…Não sei porquê mas parece que estou a ver um BIG FAILURE este Windows.

  25. Avatar de Joao
    Joao

    Tentei com a virtualbox várias vezes….sempre erro….fuckit

    1. Avatar de Xavier
      Xavier

      Tenta com VMWare.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        tentei com a VMWare, mas esbarra sempre na leitura do key….e não passa disso (dei a key acima descrita)

  26. Avatar de César - Brasil
    César – Brasil

    gostaria de saber se teria como instalar esta versao apartir de uma unidade usb? se sim como. como crio a unidade bootavel?

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      sm dá para criar, a propria ms dá instruções não me lembro aonde mas dá(vi num scren shot)

  27. Avatar de hsantos
    hsantos

    Como é que instalo a partir de uma pen? Não tenho leitor de dvd…

    1. Avatar de aver
      aver

      Há-de ser qualquer coisa deste tipo.

      Mas toma atenção que a Microsoft adverte que o Windows 8 Consumer Preview deve ser instalado apenas por quem tem experiência (e que faz backups antes de se meter nisso).

      http://www.redmondpie.com/how-to-make-windows-8-bootable-usb-flash-drive-the-easy-way/

  28. Avatar de MrT
    MrT

    Ao que parece, apesar de até agora o virtualBox nunca ter berrado, tinha o VT-x desactivado na BIOS. Depois de o activar já não tive problemas, a única coisa é que não dá para instalar as adições de convidado, dá um erro na instalação.

    Mesmo assim já deu para testar, e está um pouco estranho, nota-se claramente que está feito a pensar em tablets e não em pc’s, o menu start original é muito útil e o metro para pc é desnecessário…. Alguém sabe como desactivar o metro nesta versão?

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Tanto quanto se sabe, já não se pode desactivar a Immersive UI.

  29. Avatar de Mike

    Instalei no virtualbox, e não recomendo alterar as definições (tipo activar acelaração 3d, etc, não activem) usem o perfil por defeito do windows 8.

    Gostei do que vi até agora, no entanto, por agora está longe de ser prática para o utilizador frequente, porque estamos sempre a andar entre o interface metro e aero. Se daqui a uns tempos, as aplicações que normalmente usamos migrarem para a interface metro, ai talvez usufruamos de uma melhor experiencia. De momento a interface Metro é forçada ao utilizador, sinto que tou a usar 2 sistemas operativos.

    O QUE GOSTEI
    – A interface metro, claro. Espero que as aplicações que tanto usamos adiram a esta interface.
    – Novo login, task manager no explorador e o novo sistema de copia de ficheiros
    – A interface de usar os cantos do ecrã no desktop (em vez dos lados como na tablet) acaba por ser pratica apos (embora a experiencia no virtualbox é um pouco chata devido ao rato não ‘prender’ a janela da virtual machine como no VMWare)
    – Interactividade com serviços (gmail, hotmail, etc) e redes sociais (facebook, twitter)

    NO ENTANTO:
    – Podiam estilizar a interface do explorador de acordo com a interface metro
    – A interface metro não me parece ser muito pratico com um rato de toque nativo de um portatil
    – A interface metro parece que não é opcional 🙁
    – Neste momento, qualquer aplicação que não seja nativa ou comprada na loja será aberta no explorador.
    – Ter que dar umas voltas pra clicar no atalho desligar o pc. O melhor é clicar no botão fisico 🙂

    Vejam este video para saber mais sobre as novidades:
    http://www.youtube.com/watch?v=Og0BbYErv-s

    Penso que tudo vai depender da aderencia dos developers à interface metro.

  30. Avatar de jpng81
    jpng81

    Isto para se sakar uma versão decente do windows8 é preciso ir ter lá com os trolhas da microsoft e instalar lá um servidor de linux com apache2 para poderem partilhar a bodega do windows8????? Já estou farto de sakar o mesmo ficheiro sempre danificado.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      saquei os dois e instalei ambos: tudo a primeira e a funcionar sem problemas. Estou a fazer este commts com ele.

  31. Avatar de Alexandre Pontes

    Boas,

    O executável acima, de actualização do Windows 7 para o 8, também serve para quem, como eu, já utilizava o Windows 8 Developer Preview d quiser actualizar para o Consumer Preview.

    No meu portátil a actualização foi “sem espinhas”.

  32. Avatar de Emanuel Ricardo
    Emanuel Ricardo

    Como seguidor do windows, confesso que esperava melhor.

    Acho a ideia do sistema se aplicar a diferentes tipos de hardware extremamente interessante, mas não da forma que fizeram. O menu iniciar para além de poder ser melhor explorado não devia ser fullscreen, pelo menos por opção, penso que não é nada prático e é inuti. Por mim devia ser opcional. A qualidade gráfica da interface está bastante engraçada, mas acho que devia tudo ter menos fullscreen, nao é nada prático.

    Depois acho que deviam tentar inovar mais nos programas que já vêm com o windows, oferecer melhores qualidades. Mais temas, tudo mais personalizável.

    Em termos de funcionamento interno, não tive tempo para fazer grande coisa, mas pelo que tenho ouvido e lido parece-me bem.

    Mas ainda não tive muito tempo para lidar com ele…esta é a minha primeira vista.

    1. Avatar de Mike

      Parece que o sistema operativo devia-se agora chamar ‘Window’ ja que na interface metro praticamente só usas sempre a maximizada 😀

      Realmente, o facto de inevitavelmente necessitarmos nativamente da interface Aero (desktop) para lidar com ficheiros para acções rudimentares como copiar ficheiros para uma pen, dar permissoes UAC etc invalida um pouco a interface metro. Deveria estar como para legacy para suporte aplicações.

      De momento, a nivel profissional não se justifica a interface Metro.

      1. Avatar de Emanuel Ricardo
        Emanuel Ricardo

        Eu gosto bastante do estilo simples que é essa interface. É tudo muito simples, oque facilita. O que não facilita nada é a maneira ocmo se passa de uma janela para outra com todos estes fullscreens. Acho que devia ser uma mistura, como andavam ai umas imagens e tudo. Isso sim seria o ideal. Misturar simplicidade ao sistema que estamos habituados.

  33. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Bem, instalei o 8 via Windows 7 updater. O que tenho para dizer é que sinto-me uma criança a mexer no computador.

    Não percebo onde se fecha apps do start e onde estão armazenadas estas apps.

    Faz confusão mexer nesta versão, pois não sinto que estou em controlo do sistema operativo. Mas pode ser que habituo-me, se não, lá vou ter que formatar para voltar ao 7.

    Acho muito confuso, não se sabe exactamente onde se está neste windows.

  34. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Por exemplo, não sei se o App de internet que estou a corer é o mesmo que internet explorer que posso iniciar do Ambiente de trabalho clássico. :s

    1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
      Arcadiy Kulchinskiy

      E se é mesmo programa, então por que raio que não acusa isto na barra/dock de programas na vista clássica.

      1. Avatar de Relvas
        Relvas

        o programa não é mesmo… infelizmente são duas versões diferentes.. a microsoft não as soube integrar… há muitas pontas soltas neste windows..
        muito confuso.. embora mac user.. prefiro de longe o windows 7 no que toca aos pc’s.. mais simples, e mais intuítivo.. Sem precisar de todos os gestos duplos cliques etc…
        o windows devia passar a chamar-se windows porque apenas se pode trabalhar numa janela à vez (ou em duas caso se meta um janela minuscula por sinal ao lado…)

  35. Avatar de Jocadiabo
    Jocadiabo

    Viva Pessoal,

    Tambem tive este problema “VT-x/AMD-V hardware aceleration……”.

    No entanto, o meu cpu Intel Mobile Core 2 Duo P7550 não suporta a Virtualization. o que faço a minha vida? O meu portatil tem touch screen Help!!!!

  36. Avatar de Celso Azevedo

    Esta nova interface continua a não me convencer, pode ser boa para ecrãs de toque, mas para um pc é péssima.

  37. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Pessoal,

    Estava mesmo e precisar de comprar um portátil i7, mas com o W8 quase a sair pergunto se valerá a pena esperar mais um pouco até sair a versão final e então adquirir o portátil ou se adquiro já com o W7?

  38. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Concordo com os comentários de quem conseguiu instalar e experimentou o sistema , concordo plenamente com o @Relvas e com o comentário o @Arcadiy Kulchinskiy , a Microsoft arrisca-se se isto continuar com este rumo em ter o maior fail da sua história , a sensação que se tem é que perdemos por completo o controle do SO e isso é mau , e reparem isto somos nós que bebemos tecnologia pelos nosso poros , agora vejam como vai ser com o comum dos mortais que usa um pc só única e especificamente na óptica do utilizador .

    Confesso que instalei de raiz , mas não perdi muito tempo , já tinha a preview e já na altura após algum tempo a tentar perceber o funcionamento do SO , acabei por desistir de o usar por não acreditar que a versão final fosse sequer parecida , para meu espanto esta versão beta pouco mudou , vamos aguardar , prevejo que provavelmente as empresas começarão a exigir que os portáteis venham com o 7 a semelhança do que aconteceu com o Vista que a Microsoft foi obrigada a vender as empresas com o XP .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Sinceramente não vos entendo… tipo a versão desktop está lá na mesma opah se não gostam ficam na desktop, agora deixem a evolução correr o seu rumo. O metro style veio acrescentar… a única coisa que muda é o menu INICIAR, mas vocês realmente usavam? se sim também não é tão grave pois há forma de o meter. E se repararem o iniciar está lá (vejam o video abaixo) ;P. Evolução e com hipótese de continuar com os velhos hábitos, que querem mais? please… deixem-se de comentários negativos e façam criticas construtivas pois claro não é uma versão final e o que falta pode sempre aparecer.

      Para quem tá com arrepios por lhe faltar alguma coisa no Windows 8 -> http://www.youtube.com/watch?v=Fibj7HalOkk&feature=related e mais http://www.youtube.com/watch?v=Og0BbYErv-s ,

      E digo-vos mais esse tab samsung sem ser versão final acho que arrasava a concorrência à vontadinha, em vendas se calhar não num futuro próximo mas em performance acredito que sim…

      Claro que os videos mostram mais o metro porque é a verdadeira novidade mas há mais… Agora se na versão final começarem os problemas sou o primeiro a apontar o dedo mas até lá não vejo razões.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        estás enganado. O Metro é muito mais que o menu Iniciar. O Ambiente de trabalho está para o Windows 8, como a consola do DOS está para o Windows XP.

        O Windows 95 veio centrar-se mais sobre o ficheiro

        O Windows 8 veio centrar-se sobre as apps

        Vais usar o ambiente de trabalho somente quando estás a trabalhar sobre ficheiros, ou aplicação que não estejam preparadas para a Metro UI.

        Nos Windows 95 e 98 ainda usavas a consola para correr apps antigas. Aqui vai acontecer o mesmo.

        Claro que para muitas coisas o ambiente de trabalho vai continuar a ser a nossa mesa de trabalho, tal como a consola ainda o é

      2. Avatar de carter
        carter

        Mas pelo menos podiam colocar lá duas opções para desactivar o Metro e para activar o menu Iniciar tradicional. Agora não me parece que as empresas e a maioria dos utilizadores (sim, porque em cada 20 comentários que leio na net só 1 ou 2 é que consideram isto positivo ou “evolução”) vá gastar €€€ num produto que é uma regressão em comparação com 7.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Regressão ou revolução?

          Falta saber se é positiva ou negativa.

          Como em qualquer revolução, significa começar tudo de novo. Neste momento sentimo-nos como um burro a olhar para o palácio.
          Vou referir quando apareceu o IOS. o status quo na altura era o windows mobile. Quando o ios apareceu, os utilzadores do Windows mobile riam-se, porque não havia janelas, não havia o botão start, na generalidade não tinha nada do que estavamos habituados a ver num pc. Era tudo diferente. O que é um facto é que passado uns anos TODOS os S.O. móveis utilizam o mesmo paradigma.
          Se me perguntam se eu já estou convencido. a resposta é NAO. estou como todos vocês: um peixe fora de água. Mas não posso dizer que isso seja verdadeiramente mau.
          A passagem do DOS para Windows tb trouxe muita resistência a muita gente~

          E depois há uma coisa que não podemos esquecer. Isto é uma preview. Vem apenas com os conceitos básicos. Tudo o que vai melhorar a experiencia de utilização vai ser ainda implementado. Da Developer Preview para a Consumer Preview nota-se um salto muito grande.
          Ontem estive a utilizar durante umas horas. Muitas coisas já me agradam. Mas por exemplo o windows reader (sim já tem um reader nativo para pdf) tem apenas as funções básicas. Não o podemos criticar por só ter isso. O importante é mostrar o novo paradigma. Por isso chama-se preview. Nem sequer beta é

  39. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    Tanta gente chateada com a interface metro. Parece que a MS está a limpar o SO o que resulta em maior estabilidade e menor consumo de memória, daí que o mesmo SO possa ser multiplataforma. O metro funciona de forma adequada em ecras tacteis mas para quem nao os tem pode desligar esta interface e voltar à interface tradicional

    1. Avatar de Relvas
      Relvas

      infelizmente penso que a partir da consumer preview já não é possivel desligar a interface…
      E quanto ao metro.. é giro.. mas acho que atingiram extremos de simplificação nalgumas apps como o calendário.. escondendo todas as opções.. além de ficar monotomo, fica pouco intuitivo.. uma vez que são necessários vários tipos de gestos que podem não ser tão perceptíveis assim

      1. Avatar de J Pedro
        J Pedro

        Não acredito que na versao final a MS não coloque a interface normal de volta, têm recebido muitas reclamações.

        Provisoriamente experimentar o seguinte:

        colocar o rato no canto inferior esquerdo e clicar no botão direito, seleccionar Pesquisa e todos os seus aplicativos e configurações surgem

        Mas para melhor, clicar com o botão direito do rato na barra inferior, criar uma nova barra de ferramentas
        e coloque um atalho tipo C: \ Users \ username \ AppData \ Local \ Microsoft \ Window s \ WinX que contem os atalhos dos programas pretendidos

  40. Avatar de jpng81
    jpng81

    Gostei, faz-me lembrar a rapidez do windows XP, mas o sistema metro até nem é assim tão incomodativo, posso considerar esta parte como uma “parede” de atalhos.
    A barra do lado direito faz sentido, e está simples.
    Mas é claro que uma pessoa não se pode habituar agora a esta leveza, porque isto é a mesma coisa que estar a correr o sistema operativo sem nada… tipo modo de segurança sem nada instalado… assim que se começar a meter antivirus, antispywares e crapwares e o raio que os parta, isto vai ser pior que o Vista.
    Isto agora é apenas para dizer que têm uma nova versão do windows e que está super rápida, mas as pessoas esquecem-se que isto tem sempre de levar com a porcaria do antivirus em cima. Portanto qualquer alternativa a este sistema operativo é sempre a melhor escolha, estes tipos da microsoft já não saem da cepa torta.

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Mas se ainda está mais leve que o seven, qual o problema em relação ao seven?

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      A sério?

      E se te dissessem que o Windows 8 já tem um antivírus incorporado?

      E agora?

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        ya, conta-me histórias…. queres ver que a Kaspersky e pandas e mcafee’s e nortons vão deixar de existir só porque a microsoft fez antivirus incorporado… se queres que te diga confio 1000x mais num kaspersky do que um antivirus feito pela microsoft.

        1. Avatar de Anonfag
          Anonfag

          “Portanto qualquer alternativa a este sistema operativo é sempre a melhor escolha, estes tipos da microsoft já não saem da cepa torta.”

          @jpng81
          Cada um tem pleno direito à sua opinião. Já generalizações deste tipo são perfeitamente infundadas e não têm qualquer tipo de valor.

          Para qualquer utilizador mais expedito e que faça um uso consciente do seu computador a utilização de um antivirus de terceiros (em relação à Microsoft) é perfeitamente dispensável. Os vírus não se metem sozinhos nos computadores das pessoas, isto é um facto. E acho que a atitude preventiva correcta da parte dos utilizadores vale mais do que qualquer antivírus que exista.

          Conheço pessoas que instalam todo o tipo de porcaria no PC e não há antivírus que lhes valha enquanto que outras, embora pouco expeditas em tecnologias, tem protecções mínimas (tipo Windows Defender + Windows Firewall) e não têm um problema de vírus (e afim malware) há anos devido ao tipo de utilização que dão ao seu PC – atenção que ambos os grupos de pessoas que mencionei utilizam a internet com muita frequenência. E eu sei do que falo, uma vez que faço de forma regular scans a muitas máquinas com diversas soluções (pagas e gratuitas).

          Gostaria também de adiantar que trabalho numa máquina com o XP, sem updates feitos e sem antivírus e nunca tive nenhum problema de malware. Reitero: os vírus não se metem sozinhos nos computadores das pessoas.

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            lolo… é melhor eu ficar calado, porque se não isto nunca mais tem fim… tu tens a perfeita noção que a microsoft quando lança updates para o windows que os updates por poucos que sejam, são para corrigir falhas do sistema operativo, e também deves saber que por exemplo o windows xp sem service pack nenhum basta estar ligado á internet umas horitas sem ninguém lhe mexer que ele é mais que suficiente para apanhar virus, falo por experiência própria.
            Também deves ter noção que os virus também se propagam pela LAN?
            lololololol e contigo já são dois cromos (@SatoMew) que dizem nem sequer antivirus têm no pc, e depois dizem que nunca apanharam virus…. é normal se não tem antivirus instalado é como que se nunca tivesse apanhado virus.
            Tirem mas é as palas dos olhos 😉

    3. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Tu só sabes maldizer da Microsoft. Não digo que não tenhas razão mas também não ajudas em nada. Se tens problemas, expõe-nos melhor para as pessoas te tentarem ajudar. E quando é que foi preciso meter tanta tralha no Windows? Eu nunca precisei e até sou um utilizador com conhecimentos intermédios.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        lololol. Olha deves ser outro que não precisa de antivirus no computador e que nunca precisou até á data… aliás nunca te deves ter dado ao trabalho de instalar um antivirus no computador como nunca te apareceu o virus escaparrachado no ecrã é logo o suficiente para nao precisares de antivirus.

        1. Avatar de SatoMew
          SatoMew

          Uso o MSE desde que saiu. Utilizava maioritariamente anti-malware grátis antes disso. Raramente tive problemas. E agora com o Windows 8, só preciso do Defender (e, se quiser instalar o MSE, sei como o fazer).

          E ando também a tentar aprender coisas sobre o mundo Linux. Pretendo instalar o Ubuntu 12.04 assim que sair.

          Não achas que estás a ser um bocado presunçoso de mais?

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            Eu só quero é ver depois tablets a correr o win8 com antivirus a bombar constantemente em qualquer ficheiro que mexas.
            Até aposto dinheiro que o obrigatóriamente o win8 vai ter de levar á parte um antivirus externo ao que já vem dentro do próprio sistema operativo.

  41. Avatar de Fernando Durão
    Fernando Durão

    A continuar assim, acho que vou ficar pelo windows seven

  42. Avatar de Carlos
    Carlos

    O Windows 8 é, como dizem os camones, um “game changer”.

    Tal como aconteceu com o Windows 95, vai ser a marca duma transição de época, vai haver uma época antes do Windows 8 e uma época depois.

  43. Avatar de Bruno Bonito
    Bruno Bonito

    não consigo por em dual boot… dá-me este erro: http://fotos.sapo.pt/brunobonito/fotos/?uid=8jqZwUo85kPmzzmWmOdF

    Alguém sabe como posso instalar?

    1. Avatar de Bruno Bonito
      Bruno Bonito

      Resolvido!

  44. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Este sistema está feito a pensar em dispositivos com display táctil, e por isso penso que a nível dos tablets e dos smartphones este Windows vai ser uma mais valia , mas para o Zé povinho , não vai mesmo pegar .

    Não sei se viram a apresentação em streaming , eu vi , e uma coisa que os utilizadores do Windows não estavam mesmo nada habituados é ao uso da consola , e com este SO , para se alterarem alguns parâmetros de comportamento das aplicações vão ter de recorrer a consola , o que não é certamente uma boa noticia para os utilizadores do Windows .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Deves estar a confundir o Windows 8 com o Windows 8 Server. No Server é que dá para fazer tudo com o PowerShell, aliás as próprias ferramentas de gestão geram e correm scrips PowerShell.

      No Windows 8 tens o Painel de Controlo igual ao do Windows 7 e, estranhamente, um outro para as definições do lado Metro.

  45. Avatar de Anto
    Anto

    Bem, após um teste de 1 hora a brincar com este novo brinquedo da M$, obtive uma grande desilusão, confusão, isto ainda é pior que o windows 3.1, cores básicas, tudo orientado para touch, e desta que a MS vai de Vela !
    Mais um Vista ….

  46. Avatar de Jocadiabo
    Jocadiabo

    Acho que muita gente ainda não entendeu – Este SO é para dispositivos com touch screen!

    “Ai é confuso, ai é pouco versátil, ai tem quadrados gigantes…”

    A Microsoft com o interface metro quer facilitar a vida ao comum dos mortais, disponibilizando em full time um OS em user friendly mode, o que serão 80% das pessoas.

    A uma das coisas que irá travar as vendas – ninguém tem dispositivos com touch screen (por enquanto!?), principalmente portáteis.

    A performence do OS, logo veremos, quando estiver todo artilhados com programas e programazinhos…

  47. Avatar de Cristiano Pereira
    Cristiano Pereira

    Tenho um pc antigo que só uso quase para matar saudades do XP, queria experimentar lá o 8, quais seriam os requisitos minimos que o meu pc teria de ter?

  48. Avatar de Joao
    Joao

    Tenho um problema: Não me aparece a opção para escolher a partição onde instalar o windows 8, e tenho 3 partições Queria fazer dual boot. Alguma dica?

  49. Avatar de Miguel gti

    Já tinha experimentado o Developer e adorei. Mas agora com as apps a bombar… isto tá um abuso. Seja bem vinda cara Windows ao séc. XXI! Pela 1ª vez sinto-me tentado, caso seja mesmo necessário, a pagar um Windows!

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Espera pela versão crakada, tens direito a updates e tudo da microsoft, como acontece com o win7, basta nao instalares o pacote de verificação da licença do windows.
      Pagar para continuar com a mesma bodega de sistema operativo é ridiculo.

  50. Avatar de Serva
    Serva

    Carlos ,

    Não de facto não estou enganado , para alterares parâmetros pré definidos tens de usar a consola , limpo e claro como a agua , na apresentação a consola foi por diversas vezes solicitada e foi até apresentada como uma mais valia na facilidade de mudar parâmetros , lamento te desapontar mas é mesmo assim .

    Mas nota que não é por aí que eu critico , mas sim por aquilo que já foi escrito pelo @Sergio , ora lê lá outra vez sff o Sérgio não se deve importar .

    Quote

    Sergio
    1 de Março de 2012 às 8:25 pm

    estás enganado. O Metro é muito mais que o menu Iniciar. O Ambiente de trabalho está para o Windows 8, como a consola do DOS está para o Windows XP.

    O Windows 95 veio centrar-se mais sobre o ficheiro

    O Windows 8 veio centrar-se sobre as apps

    Vais usar o ambiente de trabalho somente quando estás a trabalhar sobre ficheiros, ou aplicação que não estejam preparadas para a Metro UI.

    Nos Windows 95 e 98 ainda usavas a consola para correr apps antigas. Aqui vai acontecer o mesmo.

    Claro que para muitas coisas o ambiente de trabalho vai continuar a ser a nossa mesa de trabalho, tal como a consola ainda o é

    Unquote

    Cumprimentos

    Serva

  51. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Instalei em vmware e não tenho wifi nem áudio, alguém pode ajudar?

  52. Avatar de Joel Abrantes
    Joel Abrantes

    Boa tarde meus caros…. Notei que o ícone da bateria não aparece, será que instalei mal o Windows ou ele mesmo assim? Estava a usa-lo com o carregador desligado e nem sequer me avisou que a bateria estava a ficar fraca, apenas desligou-se!!!!!

    Ajudem-me por favor

  53. Avatar de njap
    njap

    simplesmente fantástico, tal com no WP7, também o W8 esta no bom caminho.