Microsoft ajuda a migrar do Macbook Air para o Surface Pro 3

58 Comentários

Desde que foi lançado que o Surface Pro 3 tem um objectivo específico. Este tablet da Microsoft quer cativar todos os utilizadores dos ultra portáteis e em particular os que são da concorrência directa.

Por muito que se recuse a admitir, o Surface Pro 3 quer ser um concorrente directo do Apple MacBook Air, que está já com uma forte presença no mercado.

A ideia da Microsoft é que este tablet seja uma alternativa e agora está dado mais um passo, com a divulgação de informação para ajudar na migração entre estas duas máquinas.

surface_3_mac_mini_1


A aposta da Microsoft no Surface Pro 3 tem sido elevada. Quer que este tablet de eleva do desempenho consiga substituir qualquer computador, em especial os ultra-portáteis que muitos começam a usar.

Um dos seus alvos preferenciais é sem qualquer dúvida o representante da Apple nesta categoria. O MacBook Air é um dos aparelhos que consegue estar ao mesmo nível do Surface, mas sem as características únicas que a Microsoft colocou no seu tablet.

São várias as diferenças que a Microsoft mostra como uma vantagem para os utilizadores do Surface, como o ecrã de toque, a caneta e até o modo tablet.

Mas como seria de esperar, ao pretender ser uma alternativa ao MacBook Air, a Microsoft tratou de disponibilizar informação de como migrar os dados dos utilizadores para o seu tablet e também disponibiliza informação sobre como usar as principais funções do Surface, quando comparadas com a que o Air disponibiliza.

surface_3_mac_mini_2

Toda a informação está disponível numa secção do site do Surface Pro 3 e está dividida em 4 áreas distintas. A primeira explica alguns pontos mais básicos do Windows, a segunda apresenta o Surface Pro 3 aos utilizadores do Air, a terceira como migrar os dados entre estas duas máquinas e a quarta fala como ter acesso a algumas das características únicas do ecossistema Apple no Surface Pro 3.

Cada uma destas áreas detalha com grande pormenor os pontos principais e dá informação realmente útil ao utilizador que está a mudar entre estas duas máquinas.

Mesmo para os utilizadores que fazem migrações entre outras plataformas ou máquinas para equipamentos que não o Surface Pro 3 esta informação é útil e pode ser consultada.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft comprara os seus produtos com o que a concorrência oferece, mostrando os pontos onde estes são menos conseguidos e destacando os mais fortes dos seus equipamentos.

Mesmo com filosofias diferentes, o MacBook Air e o Surface Pro 3 conseguem competir directamente num mercado que começa a despontar e a apresentar propostas cada vez mais interessantes, muitas vezes procurando oferecer equipamentos híbridos e que aproveitam o melhor do que os seus lideres mostram como sendo o mais desejado.

A procura da Microsoft em ter uma alternativa ao MacBook Air pode ser compensadora. Muitos utilizadores querem a portabilidade que este sistema oferece, ao mesmo tempo que querem estar dentro do ecossistema que melhor conhecem. São estes os trunfos que o Surface Pro 3 tem para oferecer e que vão ser explorados.

Making the switch: MacBook to Surface Pro 3

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zombie
    zombie

    Um bom natal pa tds e dp da meia noite e das prendinhas, hora de pedirem as senhoras pa cantar esta musica e alegrar a noite…https://www.youtube.com/watch?v=Zmoz0rXUprw

    1. Avatar de Tywin Lannister
      Tywin Lannister

      A Microsoft é mesmo podre.

      Anda a fazer anúncios que o MBA não tem USB…????? A sério? Também não tem Thunderbolt?

      E que não tem “hinge” (dobradiça)??? Então como é que ele se aguenta aberto?

      Gostava de perguntar ao Bill Gates o que é que ele acha deste anúncio… Coisa mais ridícula… Ainda por cima de um produto que até é bom, e tem vantagens como a caneta ou ecrã face ao air… (Mas não face ao pro que custa praticamente o mesmo).

      1. Avatar de Alter Ego
        Alter Ego

        Quem está com Mac Book Air e usa software da Apple fez a migração da Microsoft porque este não é confiável!

      2. Avatar de rand
        rand

        Acho que a parte do USB é para mostrar que o rumor do SP não ter portas USB é treta e não a implicar que o MBA não tem portas USB

  2. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Fixe!
    Ainda à pouco precisei de um guia de Android para Windows Phone e foi util. Suspeito que este poderá ser util a alguém também!

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Não é mais simples instalar o Windows, em dual-boot, através do Boot Camp, ou, o que é melhor, numa máquina virtual através do Parallels?

    Quem é que no seu juízo perfeito trocava o MacBook Air pelo Surface?

      1. Avatar de Zilch

        Bem… São opções, estou contente com o meu macbook mas depende do que cada um precisa… Se não fosse pelo software de audio eu não optava por uma máquina tão cara como é o macbook, mas lá está depende do que cada um precisa.

        1. Avatar de Tywin Lannister
          Tywin Lannister

          E o que é que tens que esteja ao mesmo nível de qualidade do Mac, nas outras marcas, mas mais barato?

          Nada, tens bom, e ao mesmo preço, ou mais caro, e tens mais barato, mas não tens a qualidade do Mac, ou falta o i5, ou o SSD, ou não é tão fino e metálico, ou o ecrã não presta, etc… Para não falar que nenhum tem um trackpad de jeito e OS X original, claro que não…

          O Surface Pro 3 é um bom exemplo. São muito bons, mas com o teclado e mesmas specs do Mac… Ficam ao preço do Mac ou mais caro… Ficam ao preço do MBP13r… E este último já tem ecrã 2.5K (e software que o aproveite a 100%), processador mais potente, mesma bateria, etc… É um ecrã Multi touch não é substituto de um bom trackpad.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            O Windows permite muito mais personalização, compatibilidade, e podes trocar de máquinas à vontade, não ficas atado a uma empresa.

            A Apple tem as suas vantagens, mas no mundo Windows tens mais escolha, touchscreen, tablet que são (também) verdadeiros PC, etc.

            Eu por exemplo tenho um ultrabook (vê o que é) Lenovo com i5, 8 GB RAM, nvidia 730M 2 GB, 256 GB SSD, USB 3.0, pad fabuloso, teclas retro-iluminadas por 800 euros. E não me venham com tretas que o MBA é mais fino ou leve umas décimas de grama que isso não interessa a ninguém

    1. Avatar de Luis Carlos
      Luis Carlos

      Para andar a precisar de usar Boot Camp em 90% do tempo porque o air não suporta os programas que o pessoal quer é melhor um surface.

      Cá eu, Engenheiro Eletrotécnico, não fazia simplesmente nada com o air, simplesmente era um pisa papeis.. uso diariamente dezenas de programas em que o air não suporta nem metade..

      1. Avatar de pcarras
        pcarras

        ui….ainda bem que não sou Engenheiro Eletrotécnico….

        1. Avatar de Luis Carlos
          Luis Carlos

          Ainda bem 😉

      2. Avatar de Jose
        Jose

        E eu como engenheiro informático uso o macbook para tudo e tenho todos os programas que necessito á minha disposição é so uma questão de procurar 😉 já pa nao falar da duraçao da bateria no macbook air e no surface, o air ganha 5 a 0

        1. Avatar de Luis Carlos
          Luis Carlos

          Apenas para programar há de tudo para todas as plataformas, isso não há dúvidas.

          Agora o resto que preciso…

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Consegues programar Visual C++ ou Visual C#?

          1. Avatar de Luis Carlos
            Luis Carlos

            Na verdade .Net já está disponível para linux e OSX. Viva a Microsoft 🙂

            O resto da lacuna é que faz com que um OSX só sirva para pisa papeis

          2. Avatar de Tywin Lannister
            Tywin Lannister

            Visual C++? Isso não é sequer uma linguagem de programação, era um IDE da Microsoft

            C#? Sim, pode programar num Mac.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Queres trocar?

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      São coisas diferentes, e pelo que conheço o surface faz tudo o que o macbook faz.. o mesmo não se verifica ao contrário.

    4. Avatar de lmx
      lmx

      ora ai está…ninguém no seu perfeito juizo o faria 🙂

      cmps

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Eu trocava 🙂 O surface oferece funcionalidades que o mac n tem, como touch screen, caneta, mais portabildade..etc…cada um tem os seus pontos fortes, mas para mim surface all the way 🙂

  4. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    Eu trocava, na boa este surface é de longe o melhor tablet\pc ate agora.

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Off-Topic *****

    PPLWARE & Colegas PPlware:

    Brilho e magia, calor e boa disposicao, é o que vos posso desejar! Um santo e FELIZ NATAL!!!

    Abraco RMCRYS

  6. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    esta dificil aprovar o meu comentario…

  7. Avatar de MárioM
    MárioM

    Mas quem é o parvo que migra para a bosta de um Surface.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Mais parvo é aquele se chama bosta ao surface… Quem não entende que cada produto tem o seu público alvo devia de evitar comentar sobre a qualidade desses produtos.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Depois de ver 100 surfaces Pro 3 e capaz de se ter uma ideia do produto.
        Pra mim nem 1 euro gastava nisso

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Eu dou-te 2 euros e trazes-me um

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu trocava já o meu Mac Air por um surface pro!!

    Algum candidato à troca??

    Entrego dentro da caixa e não precisam de dar mais nenhum valor! Pode mesmo ser pelo pack da fnac com a oferta do teclado 🙂

    Feliz Natal para todos!

  9. Avatar de Diogo Pintas
    Diogo Pintas

    um surface e demasiado caro para ser levado em consideracao, vejamos por 900euros tenho um hp com i7 quadcore, 12gb de ram e 1TB de disco que entretanto acrescentei um ssd 128gb (+70euros), bateria dura 6h e pesa 2kg. Um surface por 940euros tem um i5u com 4gb de ram, 128ssd sem teclado, mas e leve tem mais autonomia e touchscreen. No windows o touchscreen serve para pouco ao contrario do ipad onde existem varias apps a tirar proveito disso, logo jamais compraria um ate lancarem apps como goodnotes.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes tipos ds microsoft estão lé-lés da cuca! E quem iria migrar do Mac Air para o surface! Dah!

  11. Avatar de douroin
    douroin

    O meu surface caiu no sapatinho.
    obrigado pai Natal.
    Simplesmente fantástico…
    Aprovado…
    Bom ano …

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      douroin: faz depois aí um review 🙂

      O que não acho nada bem são os conectores e teclados que exigem sempre um investimento adicional (forte) para usufruires de tudo como um portátil normal.

      Ex: comprei um Lenovo Miix 2 10″ (1900×1200, Atom Quad Core Z3745, 2 GB RAM, 128 GB internos) que vem já com um teclado decente, um microHDMI (e 2 USB normais no teclado). Isto para dizer que em “extras” gastei uns 10€ num cabo microHDMI – HDMI e de resto “vem tudo incluído”.

      Incomparável com um muito superior em hardware Surface Pro, mas à medida do que queria gastar e fazer. Acho que a microsoft deveria fornecer um rato e cabo “HDMI” no pacote pelo valor pedido.

  12. Avatar de jg
    jg

    Tenho um mbp que não reinício há 3 meses. Será que o surface faz o mesmo? 😛

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      O surface é um tablet, pode passar a vida sem ser reiniciado. Desde que não fique sem bateria…

      1. Avatar de LG
        LG

        “Pode passar a vida sem ser reiniciado” ?! Cuidado com os random reboots e random freezes

      2. Avatar de Tywin Lannister
        Tywin Lannister

        Sim, sim…

        Por se chamar tablet é que não é preciso reiniciar…

    2. Avatar de Luis Carlos
      Luis Carlos

      A sério que fizeste essa pergunta? OMG
      Acho que não usas Windows desde XP, quando na altura deixaste de usar e te enfias-te num buraco.
      Porque só essas pessoas fazem comentários destes..

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Näo reiniciar já é costume para quase todos os SO de desktop e móveis do momento, e a maioria que o faz, é para que a bateria näo descarregue, ou tal como eu que gosto “por descarga de consciencia à antiga”.

      Quanto a Macbook Air vs. Surface Pro (ou tablet Windows 8.1 x86) säo para necessidades diferentes: o MBA é um ultrabook; o Surface Pro é um ultrabook em forma de tablet, com um ecrä com muitos dpi na classe, touchscreen, caneta, etc., coisa que o MBA näo tem.

      Quanto ao resto säo preferencias. Eu näo conheco muito bem o SO da Apple, mas no geral a filosofia “simplista” da Apple que tanto agrada a muitos, nos contactos que tive com ele (SO) fez-me agonia por ser tudo muito certinho e superficial.

    4. Avatar de sd
      sd

      Pergunta isso a um colega meu do trabalho. Há mais de um ano que não desliga o PC dele. E está fantástico XD

    5. Avatar de Rui
      Rui

      LoL…mas isso é algum factor decisivo para alguma coisa ??? E mais, só gostava de saber porque raio alguém quer passar 3 meses sem reiniciar o pc ? why god why !!!!!

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Rui: “só gostava de saber porque raio alguém quer passar 3 meses sem reiniciar o pc ?”

        Porque pode 🙂

        Aliás essa é apenas uma das vantagens e já muito me ri com a FAQ do artigo… “como desligar um MBA?” os macs desligam-se por uma necessidade qq, nunca por sistema, e nunca senti que gastasse fosse o que fosse de bateria em sleep.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          É verdade, apesar de n estar muito familizarizado com o Mac Os, é verdade que usando windows, eventualmente vai ser preciso reiniciar o pc, mas isso acontece devido à grande diversidade de software e hardware em que o windows corre, enquanto que os macs são custom built pc’s, ou seja o OS pode ser optimizado para o hw. De qualquer modo, neste momento o windows já está muito bom. Eu uso no meu pc do trabalho e passo bastante tempo sem reiniciar, aliás quase que só reinicio quando tenho updates.

      2. Avatar de jg
        jg

        Sou informático e posso te garantir que cada vez que tenho de reiniciar o pc de manhã perco meia hora para voltar a apanhar o trabalho como estava no dia antes, enquanto não reiniciar significa quase pegar onde se tinha deixado no dia antes… Grande diferença não??

        1. Avatar de sd
          sd

          Não deves ser lá grande informático.

          Também tenho windows, todos os dias estou em vários projetos visual studio, Net Beans, Unity3D ou então em Eagle e projetos de eletrónica.

          O meu pc reinicia em 10 segundos e em 20 segundos já tenho todos os programas que necessito abertos.

  13. Avatar de José
    José

    Só um doido é que trocaria o MacBook Air por um Surface.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Ha mais doidos do que imaginas.. A moda agora é o Surface.

      1. Avatar de Manelinho
        Manelinho

        Aí é? Só se gostas de ir de cavalo para burro, não?
        Vamos lá a testar?
        Mete no Surface nativamente 3 OS a correr fluido.
        Três máquinas numa é Macbook Air.
        Bye , bye.

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Deixem-se lá de mer***…
    Tenho os dois e são máquinas impecáveis!
    Agora, pessoalmente, não trocaria o meu Mac….

  15. Avatar de José Pinto
    José Pinto

    Eu pessoalmente gosto mais do Mac, mas ontem ofereci à minha cara metade um Surface i5 por 748 Euros já com teclado, que comprei na Worten, a este preço vale pena.

  16. Avatar de Rui

    Só os malucos iriam trocar Windows por iOs lol.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      OS X.
      Experimenta e depois diz qualquer coisa.
      Mas se a questão é do Windows, tambēm se instala facilmente num Mac, em dual-boot ou numa máquina virtual. Não sei para quê, mas é fácil.
      O que se está a falar é do MacBook Air vs Surface. Não é do iPad vs Surface, como é costume 🙂

      P.S. Se não faz sentido fazer contas ao Surface sem teclado, também nào faz sentido fazer contas ao MacBook Air sem o Magic Mouse (€ 70).

      1. Avatar de Rui

        Tenho os dois sistemas, portanto sei o quanto nao faz sentido a troca.
        Andar de cavalo para burro.
        Tenho saudades dos blue screens … NOT.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Andas desactualizado, porque com Windows 7 e 8.x só tens blue screen se o teu hardware estiver estragado…

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Reiniciar um mac serve para quê? Para fazer aplicação de updates?
    Pelo que vejo nas noticias cada vez que sai um update uma boa parte das APPS fica com comportamento estranho.
    Concordo com não fazerem reboot para não estragar.

    Tenho um S3Pro faz dois meses. Cada vez gosto mais dele.
    Cerca de 70% dos meus colegas têm MAC. Desde o AIR até ao PRO. Muitos até têm mais coisas como iPad, iphone,etc.

    No final do dia todos estão curiosos com o S3Pro e parecem gatos com receio de tocar nele.
    Aos poucos estão a trocar o MAC pelo S3Pro.
    A bateria, a estabilidade, a versatilidade da posição do ecrã, a caneta, poderes ter dois teclados ao mesmo tempo (US e PT)… Este surface tem muitos argumentos para que se mude, mas a principal razão é a falta de resposta da Apple.

    Eu próprio ainda esperei até Outubro. Visitei lojas da Apple, e da Microsoft. Várias vezes, quase todos os fins de semana. Mas foi inútil pensar que sairia um iPad Pro ou algo semelhante. Vendedores da Apple conseguiram-me ‘enrolar’ com a expectativa do que estaria a caminho..
    No final do dia tinha de decidir e fui pela melhor opção. Quero dizer opção real, nada de filosofia Francesa.

    Por isso, falem do que sabem e não se prendam na inveja.
    Se têm duvidas façam como eu e experimentem.

    1. Avatar de Acácio Bernardo
      Acácio Bernardo

      Vou dar o meu testemunho: comprei um SP3, testei e devolvi porque a bateria não era tão longa como esperava e aquecia mais do que devia. Comprei um macbook air com as mesmas especificações. Passado uma semana devolvi porque o sistema operativo não é compatível com algumas coisas específicas que preciso como exchange e VPN, além do Office que não gostei. Agora comprei novamente o SP3 3 não sendo perfeito gosto muito mais dele, pois aprecio a sua versatilidade que não tinha no macbook, mas foi preciso experimentar uma semana em casa, para realmente decidir. Só na loja não dava.