Microsoft acaba de revelar um novo Telefone Nokia a 33 euros

70 Comentários

A Microsoft tem um vasto leque de valências e as suas ligações tentaculares permitem que a qualquer momento possa surpreender o mercado. Para fazer jus a essa sua vantagem, a gigante do software acaba de revelar um novo telefone Nokia.

Sim, a Microsoft ainda faz telefones Nokia.

pplware_nokia216_00


Num anúncio surpresa feito esta manhã, a Microsoft revelou o seu mais recente dispositivo, o novo Nokia 216. Numa altura em que em cima da mesa correm planos para vender o seu negócio de telefones à empresa FIH Mobile, pelo valor de 350 milhões de dólares, companhia subsidiária da Foxconn, a Microsoft ainda está a trabalhar em novos telefones Nokia.

O novo Nokia 216 é um dos telefones mais básicos que a Microsoft fabrica e estará disponível na Índia já no próximo mês a um preço de 37 dólares, cerca de 33 euros.

Este dispositivo vem com um ecrã QVGA de 2,4 polegadas, com câmaras de 0,3 megapixels na parte da frente e de trás. Está equipado com o sistema operativo Série 30 e traz como navegador o Opera mini. Dentro da caixa ainda existem uns auscultadores com jack 3.5 mm!

https://www.youtube.com/watch?v=AsKCq1rwG8c

 

Mas estes telemóveis não estão já em fim de vida?

Claramente que não e a Microsoft sabe que o mercado Indiano, por exemplo, tem um potencial elevado neste segmento. A Microsoft aposta no fabrico desta linha e ainda vende milhões todos os meses.

O que tem gerado alguma controvérsia é a intenção da empresa “acabar” com os smartphones Lumia e não propriamente o facto de potenciar o mercado para arrastar utilizadores para dentro do seu ecossistema, levando assim os utilizadores a criar uma conta Microsoft.

pplware_nokia216_01

Algum rumores dão conta dos planos da Microsoft para lançar já no próximo ano um smartphone com a marca Surface. Nesta altura, com os Lumia e com os vários smartphones equipados com Windows Phone e Windows 10 Mobile a perder mercado, a empresa viu-se obrigada a reestruturar o departamento mobile.

A aposta parece estar a ser menor neste segmento o que tem deixado a empresa menos preponderante no comércio dos dispositivos móveis, o que por sua vez também acentua a necessidade de despedir funcionários. Com a aquisição desta área de negócio, por 7.6 mil milhões, era já esperado que a empresa reduzisse o número de trabalhadores mas agora acentua-se essa necessidade.

Nokia 216

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Até um telemóvel de 33€ tem jack para os phones 🙂

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      hehehehe 😀

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Até um telefone de 33€ tem teclas (how stupid does that sound?)

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Ainda há quem prefira teclas, ou não haveria de todo (ainda) telemóveis com teclas no mercado, mas não é isso que importa para o caso. Remover o jack é uma coisa diferente. E se a ideia fosse assim tão boa, não teriam oferecido sequer o adaptador.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            O caminho será sempre esse, remover o jack. É largo, tem que ser substituído. Oferecer o adaptador parece-me óbvio (“acabei de comprar uns phones de 300€ com jack, por isso não vou comprar o iphone porque não tem jack”). E temos visto sempre essa adaptação ao longo dos tempos. Basta olhares para os PC’s. Quando passaste para as diquetes de 3,5, mantiveste as drivers de disquetes de 5 1/4. Quando apareceu o CD, mantiveste as drives de 3 1/2. Todas as evoluções boas ideias 🙂 Todas mantiveram as versões anteriores:)
            Btw, não estou a defender a tecnlogia (confesso que ainda não tive tempo de me dedicar), mas parecemos uns velhos do restelo (“no meu tempo é que era bom, que tinha uns phones com jack e fios”).
            Drive safe 😀

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            @Francisco, isso é tudo válido, mas não vejo (eu, pessoalmente) nenhuma razão válida para remover o jack para já. Tal como referiste, e muito bem, temos os exemplos das disquetes, CD’s, etc. Tal como há uns anos cada marca tinha a sua entrada diferente para carregamento. Não vejo grande vantagem em não ter o jack disponível, nem nenhuma alternativa viável para já (phones bluetooth para além de a frequência ser prejudicial, é mais uma coisa para carregar; phones com lightning são raros e caros; andar de adaptador atrás lembra os tempos dos outros jacks de 2.5mm). Não sou contra, mas não vejo nada a favor neste momento. Veremos 🙂

            E atenção, o telemóvel em causa (não o Nokia, o outro) é óptimo. Tem óptima qualidade de construção, é bonito, etc etc. Apenas, não.

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Quando retiraram as teclas foi necessário fornecer um adaptador? A alternativa proposta foi um teclado que necessita de carregamento? A alternativa teve mais desvantagens que o original? Não! Por isso é que singrou.

    2. Avatar de Dumitru
    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      já só num telemóvel de 33 euros tem cabimento um jack para phones 😉 😀

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Essa “regra” aplica-se a 99,9% dos equipamentos no mercado. Não significa que seja bom. Se a ideia fosse assim tão boa, não teriam oferecido sequer o adaptador 😉

        1. Avatar de Luis
          Luis

          O adaptador serve para quem tem phones sem ligação Lightning, porque os phones que vêm com o iPhone 7 têm ligação Lightning.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            E não podes carregar o telemóvel enquanto estão ligados, tanto um como outro, para além da lightning ser uma porta exclusiva Apple, idiotice.

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Porque colocar um Jack no telemóvel diminui os custos de produção…

  2. Avatar de O Gajo
    O Gajo

    Este pelo menos não deve explodir ao carregar.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      e também não deve fazer barulhos como o iphone 7 🙂

      1. Avatar de O Gajo
        O Gajo

        O meu não faz, já estive atento. O teu também não deve fazer visto que o salário mínimo não chega para tudo.

        1. Avatar de Luis Araujo
          Luis Araujo

          Já tua andaste a juntar meio ano, fazer os filhos passar fome só para exibires na rua um iPhone e pensarem que és rico.
          Se fosses rico compravas um porsche.

          Vende o iPhone e alimenta os teus filhos.

          1. Avatar de Dumitru
            Dumitru

            Dawmn essa foi forte

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Embrulha!

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Com estes comentários fica-se a saber mais de ti do que tu dos outros já pensaste nisso? LOL

        3. Avatar de Edexote
          Edexote

          Deves ter pedido aqueles créditos de 36 meses na Worten só conseguires comprar o iPhone a andares na crista da onda xD Coitadito.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Não estão a falar de telefones que custam basicamente o mesmo?

          2. Avatar de Edexote
            Edexote

            Pretty much, mas enquanto o Carlos entrou na brincadeira, o Gajo entrou no insulto. Mas sim, custam o mesmo e o argumento da gajo é da treta xD

        4. Avatar de LiTO
          LiTO

          Adoro estes gajos:
          Hehe comprei um iPhone (depois de ter poupado não sei quanto tempo)

          Alguma pessoa fala mal do iPhone:
          Não tens um iPhone, ganda pobre, iPhone é para quem tem dinheiro.

          Se não tens nada que dizer, por favor não o digas. Ficarias impressionado se soubesses a quantidade de gente pobre que tem um iPhone…

        5. Avatar de Paulo
          Paulo

          O Gajo é mesmo nano.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pra quem não gosta da Apple perdes bastante tempo com “ela”.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Amigo, eu gosto da tecnologia em geral. Detesto fanboys, como vejo muitos aqui, vou metendo artigos, para os irritar. E eu nem perco tempo, estou a ver o meu twitter, e só me aparecem noticias deste género, e vejo aqui pessoal a defender a perfeição da apple.

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            Detestas? fazem te comichão né. há fanboys em tudo, detestas todos os só os da apple?

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            @Flavio, os da apple são o que mais vontade de rir dão. Fica tudo tão ofendido e tão picado por causa de uma marca que nada significa. É algo que está fora do meu entendimento.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Compreendo uma parte do que dizes.
            Eles (os da Apple, Samsung e MS) conseguem ser extremamente irritantes e incoerentes, mas penso que a solução não passe por agir como eles. Só isso 😛

          4. Avatar de Flavio
            Flavio

            @Carlos continua a nao fazer sentido. Todos os fanboys sao iguais em tudo no mundo. Ontem o benfica marcou um golo fora de jogo e os benfiquistas dizem que nao è porque foi um atraso onde nao ha atraso nenhum. Cada um defende aquilo que gosta. Nao é so com a apple, detestas porque nao és tu. Mas tu tb és fanboy portanto continua a nao fazer sentido

          5. Avatar de Rui LUX
            Rui LUX

            golo fora de jogo? LOL
            deves perceber tando de futebol como eu de culinária..

        2. Avatar de zézé
          zézé

          eu concordo com o @Flavio, há fanboys de tudo… agora @carlos… os da apple são o que mais vontade de rir dão? os da Samsung e MS também… porque se não, uns comentarios acima, quando um carlos (ou outro carlos) respondeu prontamente (prontamente porque nem 10 min passou) a um comentario do samsung explodir quando carrega. São os dois fanboys todos malucos por cada marca… Ps utilizei sempre lumia e nunca percebi as pancadas dos fanboys dos 3… (Samsung, apple e WP)

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Aliás, o note 7 está a caminho e o iPhone 7 também ia para a mulher, mas já não vai, são muitos problemas, a retirada do jack não ajudou.

    1. Avatar de mikeRour
      mikeRour

      Se calhar ficavas mais bem servido com este Nokia!

  4. Avatar de Pablo
    Pablo

    Este telemóvel só precisava de um touchscreen

    1. Avatar de PaidoMota
      PaidoMota

      Para quem usa lumia tem aqui um excelente terminal, chamadas e sms pois apps e como wp, n ha! Para quem gosta de smartphones baratos usa iphone SE ou 7 se quiser extender hm pouco o orcamento mas fica com o melhor que a tecnologia oferece sem lags a la android

  5. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Obrigado a todos.
    Vou trocar o meu IPhone e o meu Android por este Nokia.
    PS: não odiar os outros por serem diferentes

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Acredita que fazia bem. Esta tendência de estar sempre “ligado” não é uma coisa boa.

  6. Avatar de gigbola
    gigbola

    Deviam recomeçar a produzir modelos vintage, aqueles velhos telemoveis, simples e resistentes que mesmo após 10 anos continuam a funcionar como sempre, desde que devidamente tratados

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O belo do 3310! Funcionava perfeitamente e tinha tudo o que faz realmente falta.

    2. Avatar de Rui M
      Rui M

      isso é que era! só não uso o meu nokia 8850 porque uma mensagem recebida de um smartphone equivale a 3/4 msgs e a caixa de entrada é pequena….já tenho saudades dos telemoveis 🙁

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Tenho um Motorola com 15 anos e picos, só precisei de comprar uma bateria há 5 anos atrás. De resto, funciona sem qualquer falha.

    4. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      eu ainda tenho um 6310 a funcionar plenamente! 15 anos.. sempre a bombar!! e a bateria ainda dura uns 4 ou 5 dias 🙂

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Porque é que não posso dizer que isto é melhor que Android?
    Qual é o problema? Mas já podem dizer que tem áudio jack!!!

  8. Avatar de MAC
    MAC

    Com mais de mil milhões de habitantes e a uma parte significativa no limiar da pobreza, arranjar rupias no valor de 33€ deve exigir aos indianos algumas poupanças para terem mobilidade comunicativa.

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Também é um país muito grande e as torres de telemóveis são alvos fáceis, quando são colocadas em sítios ermos, pois a reciclagem de metal dá dinheiro por lá.
      Juntando tudo, um telemóvel simples dá para tudo e mais alguma coisa, com a vantagem de que 1 torre consegue ter 60 vezes mais cobertura que 5 torres de 4G.
      E a ideia da Nokia será avançar para uma versão um pouco maior e baseada nos antigos Flip da Motorola, que no mercado japonês estão em falta, tal é a quantidade a ser vendida, enquanto que as vendas dos smartphones sobem quando a Apple ou a Samsung lançam um modelo novo, para nem entrarem ao top10 de vendas no resto do ano.

  9. Avatar de nm
    nm

    Até um telefone de 33 euros dura uma semana de bateria, não se percebe porque é que um telefone de 800 euros dura um dia e meio. E não digam que é do ecrãn… mas isto sou só eu a dizer…

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Porque tem mais coisas, e usas mais.

    2. Avatar de LiTO
      LiTO

      Um smartphone de 800€ precisa de ter um processador melhor, mais RAM, melhor câmara, uma chip gráfico, basicamente melhor hadware em geral…
      E sim, vou ter de ir pela do ecrã, simplesmente pelo facto de um ecrã QVGA (320*240), precisar de muito menos energia que um de 1080p ou mais (ou menos como o Retina do iPhone 7).

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Basta ires ás definições e está lá descriminado o que gasta o quê.
      E sim…o ecra regra geral é o que papa mais bateria, principalmente se usarem luminosidades elevadas.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Este não explode?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Todos têm probabilidade de explodir.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Só quero se for explosivo. Rico que é rico explode o telemóvel pondo-o a carregar, e compra outro no dia a seguir. Telemóveis não explosivos são coisa de pobre.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          Não! Rico que é rico tem um telemovel que assobia, assim os que não repararam na maçã visível através do buraco da case para o efeito, sabem na mesma que tens um iphone 7.

          1. Avatar de Rui LUX
            Rui LUX

            LOL 😀

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não,rico que é rico anda de Porshe.

      2. Avatar de zézé
        zézé

        Eu acho que o samsung tem a probabilidade um bocadinho maior…

  11. Avatar de Valadares
    Valadares

    Suporta Internet 3G? Espero que em breve chegue a Portugal, para servir de reserva ao meu Android. 🙂

    1. Avatar de Valadares
      Valadares

      Afinal é Internet 2.5G, mas mesmo assim compensa. 🙂

  12. Avatar de Marcos
    Marcos

    Se saísse por cá eu comprava. 33 euros, dual sim e com uma bateria que dura e dura para o dia a dia. Claro que teria de ficar pelo symbian e pelo facto que a ovi store já nem existir. Único aspecto contra é não trazer gps pois é sem dúvida um must have.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma máquina destas com 3,5G ou 4G e a fazer de hotspot é que era. Já agora sincronização de contactos e calendário com a nuvem e estava feito. O tablet desempenhava o restante. Tenho um G4 e acho irritante o tamanho do bicho.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Com ou sem fanboys da apple ou Samsung, o que interessa é que esse telemóvel é uma boa opção para quem não quer gastar dinheiro por um top gama, e pra não falar que um desses dura muito a bateria (não tou a comparar com um smartphone).

  15. Avatar de sakura
    sakura

    …….alguem tem que os fabricar ……
    tenho que ver o canal arTv e o debate da comissão naciolal de proteção de dados……

    re..re…… não ha maneira de calar o tardutor?

  16. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … lembram-se quando um telemóvel era um telemóvel! pois … é isso, o conceito fazer chamadas, enviar sms, hoje em dia pode ser alargada para mms, tirar notas, ser alertado para presença de emails e fotos apontar tirar, o telemóvel mesmo para quem tem o melhor ou o mais caro do mercado, acaba por numa percentagem maior viver na utilidade que este objecto tinha no passado. Ser mais pratico, ocupar menos espaço, ser rapido e focalizado, para quem fala para quem recebe e envia sms este tipo de telemóveis não é so para quem entende que o dinheiro tem valor, mas de facto para quem quer ser produtivo numa area que todos usam a da comunicação. Ok, alguns vão dizer que, ser produtivo é ter tudo acessivel no mesmo objecto ou seja o que hoje chamamos de smarphone, mas mesmo assim ter o telemovel para fazer receber chamadas enviar e receber sms e ter uma bateria que dura dias e não existir stress do carregamento, a rapidez na mobilidade e uso ser opratico de facto vai ser produtivo para uma grande parte das pessoas. Neste campo os telemoveis deste tipo são usados como segundo telemoveis e são destes que fazem mais chamadas. Este mercado é uma fatia não pelo preço baixo mas pela sua funcionalidade, é polivalente, diria que um dia o canivete suiço numa das faces vai ser um Nokia com botões e ai o canivete está completo porque até dá para pendurar numa orelha.

  17. Avatar de João Rios
    João Rios

    Bem a MS gosta do Edge ja que este gadget vem.com o bom Opera pre instalado

  18. Avatar de okapi
    okapi

    Na minha profissão as empresas para quem eu trabalho nenhum manager tem smartphones de serviço ,pela razão de não serem práticos . Este tipo de telefones de teclas nunca vão deixar o mercado quer os países sejam pobres ou ricos. Até eu tenho um Nokia 105 que utilizo no trabalho mas a maioria usa uns Samsung do mesmo género.

  19. Avatar de sonhador
    sonhador

    O telem até é engraçade.

  20. Avatar de PilotEyes737
    PilotEyes737

    Gostei como vocês deram ênfase ao jack 3.5mm: “Dentro da caixa ainda existem uns auscultadores com jack 3.5 mm!”
    De qualquer das maneiras, será que algum dia este telemóvel vai estar disponível em Portugal? Finalmente se fazem telemóveis de teclas com relevo. Estes telemóveis, para pessoas com incapacidade total de visão, são uma espécie de “salvação”.