Metro – Vai testar bilhetes através do telemóvel

41 Comentários

Vinte e cinco pessoas pré-seleccionadas vão testar uma tecnologia inovadora que permite viajar no Metropolitano pagando o bilhete através do telemóvel, solução que irá estender-se depois a outros operadores de transporte de Lisboa, revelou fonte da empresa.

O projecto, que arranca este mês e que, na primeira fase, irá apenas abarcar o Metro, é uma parceria entre a Otlis – Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, os três operadores de comunicações móveis nacionais (Optimus, Vodafone e TMN), a Oberthur Technologies (empresa fornecedora dos cartões Lisboa Viva e de telemóvel), o Metro, a Carris, CP e Transtejo/Soflusa.

O período de testes vai prolongar-se por dois meses e, numa segunda fase da experiência, que irá alongar-se à Carris, CP e Transtejo/Soflusa, abrangerá até 100 pessoas pré-seleccionadas e que terão de utilizar obrigatoriamente os telemóveis «Sagem my700x» e um modelo que a Nokia vai lançar no início de Novembro, os únicos com tecnologia NFC – Near Field Communication (comunicação sem fios de curto alcance).Diário Digital

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sonoro
    sonoro

    Muito bom mesmo passar encargos para utilizador!! telemóvel e meu bateria e minha.. ok ok! Empresa fica com minimo de encargo e nos passamos a pagar os encargos deles!! Lindo

    Mesma merda que queriam e anda tentar fazer nos supermercados,andar com um aparelho a registar tudo que compramos para chegar mos ao pé dum pc,passar o aparelho e pagar e bazar!!

    Onde ficam os empregos das pessoas (caixais)?? ok ok tecnologia..

    Tal como os gasolineiros ,dantes existia um homem que nos punha gasóleo no carro,agora metes tu,ainda tens de ir la dentro pagar ao menino que esta de peidinha sentada só mexer na caixa!!

    Uma que mete muito nojo mesmo do “Jumbo” passa expressão onde nem loja deixam entrar ele fica de janela com gradil baixo e ppl abastece o carro,e vai la levar a guita ao menino sentado!! ok ok evolução

    Gosto muito de evolução mas não esta que nos apresentam!!

    1. Avatar de Jemex Macacos
      Jemex Macacos

      Muito bem…

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Desculpa lá mas não concordo contigo.
      Já desesperei nas filas do metro para comprar a porcaria de um bilhete de 80 centimos. Se puder enviar um SMS e pronto, podes apostar que vou usar a tecnologia.

      Quanto ao Jumbo, adoro ser eu a registar as compras!
      Método tradicional: Tira da prateleira, mete no carro, tira do carro mete no tapete da caixa, tira do tapete mete outra vez no carro, tira do carro e mete no carro (automóvel)

      Com a pistola: Tira da prateleira, arruma logo em saquinhos no carro e depois só sai do carro para o automóvel.

      Quanto ás pessoas que ficam sem emprego respondo o mesmo que algém já repondeu por aqui: O meu avô que era ferreiro ficou lixado quando inventaram os carros……

      1. Avatar de Julio Martins
        Julio Martins

        Só por causa disso havias de ser despedido amanhã.

  2. Avatar de Tiago Sá

    Isso era fixe era aqui no Porto, agora o Metro de Lisboa…

    …faz muito barulho.

    1. Avatar de k@rek@
      k@rek@

      looool

      no metro de lisboa e bom para aumentar o numero de assaltos hehehehe

      vai a pessoa a mostrar ao PICA o bilhete no tlm, supondo que seja uma mensagem texto, e passa o PIKA e adeus tlm ahahahahah

    2. Avatar de Luís Artur
      Luís Artur

      Faz mais barulho porque são carruagens mais antigas e anda num espaço fechado e bem mais depressa…

      1. Avatar de Tiago Sá

        Que interessa a razão? O lixo também cheira mal, e é por causa de bactérias que decompõe as massas e não sei quê, mas não deixa de cheirar mal.

        1. Avatar de Luís Artur
          Luís Artur

          Ah certo… Então era fixe no do Porto pq faz menos barulho… Faz todo o sentido…

          Cumps 😉

        2. Avatar de kekes
          kekes

          AHAHAHA, adorei a tua justificação 😀 mas por acaso tens razão, que ponham carruagens novas 😀

    3. Avatar de Fontinhas
      Fontinhas

      Metro no Porto??

      Então não era um eléctrico? 😛

      1. Avatar de JGomes

        nao, é metro so porque tem uma linha que anda uns quantos km debaixo do chão.

        A prova que é metro é o facto de já ter havido problemas envolvendo automoveis.

        ^^

        (Na brinca malta daí do norte :P)

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Digamos que o MdP é uma espécie de comboio ligeiro, talvez uma boa solução para a Lousã…

  3. Avatar de Vipan
    Vipan

    deviam era inventar algo que desse em todos os telemóveis não só em alguns (tecnologia NFC – Near Field Communication (comunicação sem fios de curto alcance) ) …. errrr

  4. Avatar de a friend
    a friend

    Cheira-me que os Hackers encontraram meio de transporte gratuito…

    1. Avatar de RF
      RF

      Como se já não o tivessem 😛

  5. Avatar de Jeronimo
    Jeronimo

    No estadio da Luz já tem isso implementado…
    Para dar a volta a isso é muito complicado.

  6. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    bah
    eu ja entro no estadio da Luz com o Bilhete via telemovel lol
    Mas é bom, dependendo da maneira como se adquire o bilhete e se eles expandem essa funcionalidade a mais telemoveis!

    1. Avatar de a friend
      a friend

      Se fosse no FCP isso isso sim seria inovação…
      agora na LUZ .. bahh! 😀 … Joking 😉

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Ora, ora nas Antas inovação? Porra, no Alvalade XXI é que era EHEHEHE

        Imagina o cenario, tudo a querer entrar no estadio e o sistema estar em baixo, tudo a protestar, o Sporting e o unico que tem condições para resolver a situação, mandava-se o Paulo Bento para a entrada dizer:
        – TRAQUILIDADE PESSOAL, o que é perciso é traquilidade 😀 AHAHAH

        1. Avatar de a friend
          a friend

          LOL! 😀

  7. Avatar de Jaime
    Jaime

    A tecnologias que vem por bem, pensem na energia e no papel que se gasta dos bilhetes…e passa a ser muito mais cómodo se for tudo automático.

    Deviam era inventar um aparelho próprio só para essas situações com detecção de impressões digitais e visualização da íris anti roubo, para uso geral.

    1. Avatar de R00KIE
      R00KIE

      Papel que se gasta nos bilhetes não, compras um cartão que carregas muita vez. Se usares só uma vez devolves o cartão, recuperas o custo e penso que esse cartão talvez possa ser usado outra vez.

      Isto do telemóvel pode ser bom mas não obrigado, primeiro porque tem que ser com os telemóveis que eles querem, segundo porque a bateria acaba-se e nesse caso lá tens de comprar o belo do cartão.

  8. Avatar de Adão Pinto

    e quem manda sms por aqui http://adao.hobby-site.com/ como é que paga ? 😛

  9. Avatar de Adão Pinto

    e quem manda sms por aqui http://bit.ly/4dyj9Y como é que paga ?

    1. Avatar de k@rek@
      k@rek@

      mt bom =) eu nao paguei hehe e enviei para mim mesmo para testar 😀 penso que nao aparece no final do mes na conta na net ahahha

      ja vai ficar como favorito =)

      grande Adao Pinto =D

  10. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Será que eu fui o único que reparei que o telemóvel que o «Sagem my700x» é um modelo da Sagem e não da nokia?
    E que por acaso até já foi descontinuado?

    Bem olhando para os comentários… temos os fans clubisticos, os regionalistas, os com a mania que são hakers, os revoltados com a sociedade e 1 ou 2 comentários construtivos.
    Só falta alguem dizer mal do governo para isto parecer o blog do Público

    1. Avatar de Luís Artur
      Luís Artur

      O que vale é que temos aqui um comentário que tem tudo a ver com o artigo porque está claramente escrito no artigo que que o my700x é Nokia 😉

    2. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Isto é tudo culpa do governo!!!
      (não resisti)

    3. Avatar de Vítor M.

      Que chatice não saber ler, não achas Rui?

      Mas eu dou uma ajuda…

      Ora vejamos, a frase está assim “…os telemóveis «Sagem my700x» e um modelo que a Nokia vai lançar no início de Novembro, os únicos com tecnologia NFC …”

      Ora interpretando oq ue lá está, vemos que estão apontados os telemóveis Sagem my700x e um modelo que a Nokia vai lançar. Não diz que o Sagem é da Nokia. É uma questão de leitura. Outra questão é a falsa informação que o Sagem my700x foi descontinuado, isso não é verdade. Logo, só me resta frisar em tom jocoso, próprio para hoje: o teu comentário cabe nas imagens “E porque hoje é sexta” 😛

      1. Avatar de Fernando Silva
        Fernando Silva

        😀 muito boa essa Vítor. Se eu visse um print do comentário nas imagens ia ser do melhor 🙂 mas temos que lhe dar razão numa coisa..
        “Será que eu fui o único que reparei que o telemóvel que o «Sagem my700x» é um modelo da Sagem e não da nokia?”
        foi mesmo o único 😉
        (brincadeira)

        cumprimentos

  11. Avatar de J. P. Fernandes
    J. P. Fernandes

    Isto vai funcionar com mensagens escritas ou com mensagens de imagem com aquelas coisas tipo códigos de barras aos quadraditos ? ( http://en.wikipedia.org/wiki/Semacode )

    E porque não associar o passe ao cartão de cidadão? Ou a criação de um passe único para todos os transportes a nível nacional onde desse para carregar bilhetes de expresso, da CP, passes do metro de Lisboa do metro de superfície do porto, bilhetes da Eva, entre outros?

    1. Avatar de Luís Artur
      Luís Artur

      Para carregar “bilhetes” não sei se eles iam querer.. Vê lá que o Lisboa Viva tem autocarro, comboio, metro e barco mas só podes usar pra um transporte de cada vez. No máximo eles deixavam carregar dinheiro e depois descontava o valor da viagem.
      Mas sim, era uma óptima ideia.

  12. Avatar de Bejense
    Bejense

    Esses sites de envio gratuito de sms nao sao mais do que um esquema para arranjar listas de nº telefone para depois vender as empresas de marketing. atraves do ip sabem a zonda do pais de quem esta a mandar e em dias tem listas de nº telefone por zonas do pais e de um estracto socio-economico determinado.

    Para tal basta ter 3 cartoes pre-pagos das 3 operadoras para aquilo funcionar ao principio (agora a a moda dos sms ilimitados) e é barato so q a operadora ao ver que aquele telefone manda milhares de sms vai cancelar a conta.

    depois admiram-se quando recebem sms com publicidade as 7h00…

    1. Avatar de Fontinhas
      Fontinhas

      E isto enquadra-se com a notícia onde mesmo?

  13. Avatar de Cláudio Freitas
    Cláudio Freitas

    Só para terem noçaõ do ridiculo da discução… o topico é sobre tecnologia de validação de viagens e voces estao a discutir o barulho das caroagens! BRUTAL!

    By the way so estes telemoveis podem ser usados porque, tal como esta escrito na peça, têm que possuir uma tecnologia de proximidade, o que não era sequer pensado por exemplo do 3310 da minha avó!

    Isto é parecido com os novos cartos multibanco por rfid ou rdif ou whatever…

    AH! No jumbo pagas menos pela gasolina porque nao tens merdices do genero de caixas e lojinhas inuteis!!

    cumps para todos.

    1. Avatar de Luís Artur
      Luís Artur

      E agora vou discutir português: caroagens ou carruagens?
      Cumps 😉

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Comecem mas é a discutir o problema do barulho dos comboios da linha de Sintra, lol…

        UBE = Unidades Barulhetas Elétricas. Faz todo o sentido, claro… 😛

  14. Avatar de chateaufiesta
    chateaufiesta

    Que grande confusão que vai aqui. O telemóvel para poder funcionar tem que ter NFC, não basta ter capacidade de receber/enviar SMS senão não ficava restrito só a alguns modelos. A informação de estar carregado ou não vai estar no cartão SIM.
    Quanto à bateria, o funcionamento do NFC é semelhante ao do Lisboa Viva, não gasta bateria, aliás no caso do modelo Sagem mesmo sem bateria consegues abrir o canal para entrar na rede do metropolitano.

  15. Avatar de NANDOL
    NANDOL

    axo mt bem as novas tecnologias…pena n dar ao teclar n telele,pudesse “aparecer” 1 peq.rampa d acesso p utentes d mobilidade reduzida….
    uzo o metro d lisboa diariamente,e é constrangedor p mim,ter de ser “alombado” p funcionarios,devido á inexistencia d rampa k custa cerca de 50euros p estaçao…gastando entretanto e estupidamente sem apuro de responsabilidades,milhoes isso mesmo milhoes em obras mal paridas,ex:metro-roma,foi feito 1 buraco no chao p elevador,onde n cabe a “caixa” do proprio elevador!!!
    muitas + situaçoes”idiotas”haveria p denunciar,mas como o assunto é telele(infelizmente sem tecla p rampa,lol),fico-me p aki
    cumps

  16. Avatar de Alberto Joao Garden
    Alberto Joao Garden

    Essas ideias do Contnent, não vão ser usadas aqui no meu reino.
    É o futuro, li numa revista.

    Abraços, que eu vou beber uma poncha.