Metade das músicas nos leitores de MP3 são ilegais

55 Comentários

sshot-1Segundo um estudo da Universidade de Hertfordshire, os jovens com idades entre os 14 e os 24 anos guardam nos seus leitores de MP3 cerca de 800 faixas obtidas ilegalmente, quase metade do total, tendo em conta que estes aparelhos contêm uma média de 1770 músicas.

A incidência da pirataria de música é ainda superior entre os adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos: 61% dos inquiridos desta faixa etária admite que copia música de forma ilegal.
A redes de partilha peer-to-peer (p2p) são a principal fonte de obtenção de música ilegal, sendo utilizadas por 63%, enquanto que 42% recorre a terceiros para conseguir as faixas.


Dos 95% que admitiu copiar música protegida por direitos de autor, mais de metade (58%) afirmou que ela é proveniente dos discos rígidos dos seus amigos. Outras métodos incluem a cópia de CDs e o envio de faixas via e-mail.
O estudo revela no entanto que quatro em cada cinco inquiridos se mostraram interessados num serviço de partilha de música legal mediante o pagamento de uma taxa mensal cobrada juntamente com o serviço de Internet.

Fonte: Cibéria

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carioca Malcriado
    Carioca Malcriado

    Ilegal? Não sei em Portugal, mas no Brasil não há lei que impeça o download de nada. A lei, ao contrário, me garante o direito de fazer cópia para uso pessoal ou doação. Somente é incriminada a conduta de VENDER o que não produzi (música, software, etc).
    Aliás, tem bastante lógica, porque pirataria é lucrar com o que não se produziu, espoliando o verdadeiro detentor dos direitos.
    Esse negócio de “ilegal” é coisa de americano (aliás, americano não: estadunidense, porque o Brasil também está no continente americano).
    Não ao Big Stick!

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Só metade?

  3. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Retirado do Site da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica):

    ———————————————————————————
    Utilização de CDs não originais em veículos particulares

    Tendo surgido dúvidas sobre a utilização de CDs não originais em veículos particulares a ASAE informa:

    1. O Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, permite algumas situações de utilizações livres, as quais constam no seu art. 189º, e onde se refere, designadamente, o uso privado.

    2. Assim, não se afigura proibida a cópia ou reprodução de fonogramas, incluindo Cd’s, quando se destinam a fins exclusivamente privados, e desde que não atinjam a exploração normal da obra, não causem prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor nem sejam utilizadas para fins de comunicação pública ou comercialização.

    ——————————————————————————-

    Portanto penso que se podem fazer download e cópias de músicas, desde que não sejam para vender.

    ZiLOG

  4. Avatar de André
    André

    ilegal é os chulos da sociedade dos direitos de autor terem direito a uma taxa em todos os dispositivos físicos de gravação! (cd’s, dvd’s, gravadores, computadores, etc)

    querem é ganhar em tudo… e depois os cd’s custam 18€! lol

    continuarei a sacar o que me aparecer para uso pessoal.

  5. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    @ZiLOG: Desde que não sejam para vender e/ou exibir publicamente.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Se assim nao fosse queria ver como seria o negócio dos mp3 / mp4…

    Abraço

  7. Avatar de Majesticskull

    Faço download para uso próprio, não considero isso ilegal, muito menos ‘pirataria’. 🙂

  8. Avatar de Nastase

    @ZiLog: Não sou nenhum jurista mas quer-me parecer que as cópias apenas são admitidas caso possua de facto o original. Descarregar conteúdos copiados sem possuir o original vai de encontro aos direitos de autor e isso já é passível de punição.

    Ou seja: tem o CD original, pode fazer as cópias que quiser, para uso pessoal. Não tem o CD original: qualquer cópia que tenha será ilegal.

    Corrijam-me se estiver enganado.

    ————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  9. Avatar de LvZito
    LvZito

    @ Nastase:

    Penso que tens razão. E já agora, numa operação stop como é que se vai fiscalizar se temos ou não o original 😉

    Viva a música…

    LvZito

  10. Avatar de Lando
    Lando

    A muitas bandas ganharam fama através da disponibilidade das suas musicas na net… É mais um meio de divulgação… embora tenham prejuizo nas vendas recuperam esse mesmo prejuizo nos concertos…. Até os Radiohead disponibilizaram o ultimo álbum na Internet e as pessoas só davam o que quisessem pelas faixas e foi confirmado que a maior parte das pessoas não pagou nada, mas houve também aquelas que dessem 0,01€ mas no final ficaram a ganhar mais dinheiro do que se fosse com a editora… No mínimo interessante…

  11. Avatar de andre
    andre

    apenas faço download para ver se vale a pena comprar o cd nao andar a gastar dinheiro naquilo que nao vale apena

  12. Avatar de Me
    Me

    Tou-me a c….
    Não compreendo porque os orgãos de comunicação continuam a chorar por causa disto. Não compreendem que num mercado mundial em que os preços são ajustados ao poder de compra dos países mais ricos é IMPOSSÍVEL que os países mais pobres comprem as obras ao mesmo preço.
    O modelo de distribuição de música antigo já faliu, tem que arranjar novas formas de ganhar dinheiro, sejam concertos ou publicidade as editoras estão a estrebuchar, mas estão mortas e em boa hora, BANDO DE CHULOS!

  13. Avatar de filipeii
    filipeii

    so metade?

    acho estranho e que eu não conheço quase ninguem que tenha metade da musica legal no mp3…

  14. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    @Gonçalo

    😀

    Foi a 1º coisa que me ocorreu quando li o tópico…

  15. Avatar de Los_Sardos
    Los_Sardos

    Só Metade?!?!?!
    LoooL

    Aqui em portugal dever ser 99,9%…
    …os restantes 0,1% ainda não devem conhecer o eMule e afins!

    😉

  16. Avatar de Snipershadow
    Snipershadow

    a policia / PSP só podem pedir que mostres o cd que estiveres a ouvir no carro mediante apresentação de mandato, mesmo que seja em operações stop, pois para eles verem por dentro do carro, têm que ter mandato, é a mesma coisa se eles quiserem entrar em tua casa.

  17. Avatar de Agapytho
    Agapytho

    Eu deixei de comprar CD’s há dois anos atrás.
    Há quem tenha deixado de o fazer há muito mais tempo.
    Feitas as contas, se não sacasse músicas da Internet, teria de me sujeitar a ouvir o que dá na rádio (o que, sinceramente, com as políticas de música enlatada mais os programas da manhã que não valem o som que produzem, salvo os programas das 3 da manhã…ou talvez não apanharmos a rádio boa na frequência), ou a pagar 18 ou mais “aéreos” por um álbum de onde se extrai uma/duas boas faixas, em média. Isto assim não pode ser. O lugar das editoras vai voltar a ser esse: editar. Não fazer publicidade, não divulgar os artistas, não impor contratos exploratórios, mas editar os seus álbuns e ser paga por ISSO.
    A divulgação fica a cargo das bandas, o que acho uma óptima ideia.

    Grande bem-haja e peço desculpa pelo extenso comentário,

    Agapytho

  18. Avatar de ZeX
    ZeX

    “(…)mediante o pagamento de uma taxa mensal cobrada juntamente com o serviço de Internet.”

    Até nem seria má ideia desde que acabassem com as outras todas que já se pagam sob esse mesmo pretexto. Tá-se mesmo a ver… Ó tá-se, tá-se! 😉

  19. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    Se todas as musicas fossem originais, haveria metade dos leitores de mp3 que existem e consequentemente metade do lucro…

  20. Avatar de Paulo Ribeiro

    metade?
    fizeram a estatistica dentro duma fnac ou que?
    99% é ilegal, a nao ser a malta que compra no itunes lol

  21. Avatar de Paulo Ribeiro

    ah outra coisa, a cultura ser cara é que devia ser crime, e não me refiro a musica. Por exemplo, em Londres, quase todos os museus são de entrada gratuita. não digo mais cidades pk ainda não conheço, mas sei que em portugal, vá onde for pedem-me dinheiro à porta. no outro dia uma exposição de carros aqui em viana e pediram-me 3€ a porta, é de morte.

  22. Avatar de Joaquim Silva

    Boa tarde piratas são as discograficas e os governantes vejam os preços dos CD e DVDs em Portugal e no resto da Europa ainda a pouco estive em visita a uma irmâ em Inglaterra e por acaso comprei um triplo dvd dos Genesis ao vivo em Roma o seu ultimo trabalho no qual me custou 14,95 £,na semana passada em passeio fui a Fnac e estive a ver varios CDs e DVDs e os preços sao mais caros e vi o DVD em que o comprei em Peterboro a 29.90 €, façam os cambios e ja se vê aonde é mais barato tendo em conta o poder de compra deles e então os salarios nem se fala por isso è que a maior parte do pessoal tem tendência a piraterar o importante era por os preços mais baixos para acabar a respectiva P

  23. Avatar de KOISO
    KOISO

    “(…)mediante o pagamento de uma taxa mensal cobrada juntamente com o serviço de Internet.”

    F*D***…era so o k faltava!! Mais uma taxa!!?? ..como s ja houvessem poucas….essa taxa é k seria ilegal!…

    Mas kual é o mal d partilhar-mos as musicas uns com os outros??..k eu saiba nao sao vendidas, sao partilhaas/emprestadas o k é mto diferente!…
    Os meios d comunicaçao ate parecem k tao a ser pagos pelas editoras so p passarem este tipo de noticias sem nexo nnhum!

  24. Avatar de Nixon
    Nixon

    ASAE, mas isso nao é a segurança alimentar? Ou os mp3 agora comem-se?
    lolololol

  25. Avatar de Nixon
    Nixon

    E sinceramente, era algo de esperar, pois esses chulos poe o preço dos albuns muito caros, claro que ninguem é burro e se tem oportunidade de arranjar de borla, para que comprar, alias hoje em dia, cada vez mais se ve as proprias bandas a disponibilizarem os seus ultimos albuns na web, claro que com qualidade reduzida e so depois é que lançam o album para venda, assim quem gostar compra, porque sincereamente, nao há nada melhor que ter os originais, alias eu, quando se tratam de albuns muito bons, tento sempre arranjar o original e se esperar um bocado, o album desce de preço.

  26. Avatar de ivo reis
    ivo reis

    @ Nastase:
    sim, tambem ja ouvi dizer isso … mas e se … um amigo ou qualquer outra pessoa me empresta um CD original dele, pa eu gravar para mim?!

    como é que se prova que tenho o CD Original??

  27. Avatar de Opera fan
    Opera fan

    Pois é… tenho cerca de 3000 mp3, mas são tudo backups de cds originais que comprei….infelizmente os cds estragaram-se todos.
    Felizmente fiquei com os backups 😉

    p.s. as facturas tb se estragaram.

  28. Avatar de kendimen

    Nixon, repara no “E” de ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e ECONÓMICA.
    Gostaria só de acrescentar ao que já foi dito que me tenho admirado com a não subida dos preços dos CD’s de música! Têm mantido um preço relativamente constante nos últimos anos, ao contrário de quase tudo o resto! Parece-me importante frisar isso! Parece-me também importante frisar a importância da propriedade intelectual, seja ‘software’, música, um ‘blog’ ou qualquer outra coisa! Só como testemunho pessoal, quando gosto mesmo de um álbum (depois de o ouvir), compro! Sem dúvida que tem outa qualidade sonora, além da própria embalagem!
    Caraças, que já ficou longo o comentário 😛

  29. Avatar de Bruno
    Bruno

    eu vou continuar a sacar música, não compro nem 1 cd e ninguém me vai obrigar a comprar ou a deixar de ouvir música! já pago a net que é bem cara, se quero dar dinheiro dou a quem realmente precisa e não a empresas como a Valentim de Carvalho que andou décadas a gamar-nos! agora vejo que estão a preços mais acessíveis mas quando não havia isto de sacar pela net lembro-me de comprar cd’s a 5000$. se a ASAE quiser vir a minha casa até lhes abro a porta e dou-lhes um café, levar-me a música não levam de certeza!

  30. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Metade?
    Tipo 50% ilegais e outros 50% legais??
    Não me acredito! 🙂
    Se calhar fica mais perto de, como algum pessoal diz, aqui.
    Acredito que deve dar um numero daqueles, que algumas maquinas de calcular não conseguem mostrar, 99,99999999999999%, ou como o meu prof. de Matemática diz “Um numero que tende para mais infinito.” 🙂

    Nota: Só se a metade dos inquiridos tivessem a mentir. 🙂

  31. Avatar de Gil

    metade??? tantas??? o meu tá quitado a 100% LOL

  32. Avatar de RW
    RW

    esta coisa das músicas ilegais. sinceramente!!! se não fossem as ditos mp3 ilegais 99% das bandas/músicas não seriam conhecidos.

    para terem uma noção, há uns tempos atrás quando eu ainda ía a canais de IRC, lembro-me de ver uma tipa da Nova Zelândia a passar uma mensagem script de leitor mp3 de uma música dos Madredeus. A tipa não fazia ideia que eram portugueses, mas disse que gostava imenso da banda, apesar de não perceber a língua.

    E os músicos!!! Sinceramente… com a treta do … à vocês a disponibilizarem musicas ilegalmente estão a fazer com que não sejamos devidamente reconhecidos! É dar-lhes uma valente sova! Cada produção de um CD custa (nem isso custa) 1 EURO. Pela venda de cada CD recebem no máximo dos máximos 2 EUROS! Imagem a dividir por uma banda! É mesmo o ganha-pão deles! O lucro vem dos concertos, anúncios, aparecimento em TV, Rádios, e por aí fora..

    A perda é das editoras que gastam em gastos de envio, impostos, etc. Concordo que as editoras lutem contra tais factos, mas os músicos fazem-no ou porque são SNOBS ou então pressionados pelas editoras.

    Agora, as editoras têm é que se fazer à vida e adaptarem-se a uma realidade que começou vários anos atrás.

  33. Avatar de RW
    RW

    E o MP3 é a maior publicidade que eles têm!

    Esqueci-me de mencionar 😉

  34. Avatar de Filipe Lopes
    Filipe Lopes

    Metade ??

    Tá bem tá !!

    Eu não conheço ninguém com música legal nos mp3’s..

  35. Avatar de wolneypk
    wolneypk

    @Gonçalo e Rodrigo!

    🙂

    Foi a 1º coisa que me ocorreu quando li o tópico… (2)

  36. Avatar de Lokier
    Lokier

    Eu não quero desconversar mas a verdade é que vivemos numa sociedade em que se puderes poupar algum nem se olha para trás, se os cds originais custassem 5 euros a maioria do pessoal continuaria saca-los a net. lol
    O pensamento é do género: “existe tantas coisas mais importantes onde gastar dinheiro”, “não gasto nisto, vou antes comprar aquilo”
    É pena andarmos a sustentar toda uma industria e a por cada vez mais rico quem já o é, quem não merece ou não faz nenhum. E o artista ? Por vezes é o mais lesado com isto tudo.

    De qualquer maneira parece-me que a industria da musica vai mudar radicalmente nos próximos tempos devido aos novos formatos que nos surgem todos dias e claro, devido à Internet. Só falta saber quem é que se vai aproveitar desta vez.

  37. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Essa noticia fez-me rir. Eu não tenho nada no mp3 k seja legal e tenho milhares de musicas e albuns no PC e nenhum deles é legal ou copiado de um legal. Nos ultimos 3 anos só comprei 2 albuns e pk adorava a banda mesmo. Nos proximos meses só tenho em mente comprar o novo album dos Offspring (k sai hoje se nao tou em erro) e apenas pk adoro a banda e só kando o preço tiver mais acessivel (o mais certo é o album custar inicialmente kase 20€) 😉
    Saco e vou continuar a sacar musica e não tenho remorsos nenhuns

  38. Avatar de jtiago
    jtiago

    @ namaste – ivo reis

    s tiverem o cd original, podem fazer copias para uso proprio e oferecer, no entanto, s fizerem uma copia de outra copia ja é ilegal…

  39. Avatar de Bruno Alberto
    Bruno Alberto

    Não vejo problema nenhum em passar músicas aos amigos. Quem é que nunca gravou uma fica cassete a partir de um cd que o amigo tem? Era preso por isso?

    @Carioca malcriado

    VOCÊ DISSE ABSOLUTAMENTE TUDO O QUE EU QUERIA DIZER!!! Sou teu fã!!!!

  40. Avatar de Miguel Machado

    Se fosse a pagar a musica que tenho no disco aos preços praticados, tinha mais em musica que o valor da maquina em si, basta ver que a musica mais barata que se arranja por ai fica cerca de 1€ por faixa. Num ipod de 2gb, tinha 300€ em musica… Já é tempo de acordarem para a vida e se adaptarem ao mercado.

  41. Avatar de ABR
    ABR

    Metade é pouco…

  42. Avatar de xtrender
    xtrender

    @Nuno Rompante
    Este estudo mostra que 5o% dos jovens mentem ao inquéritos. 🙂

  43. Avatar de AIR
    AIR

    “(…) serviço de partilha de música legal mediante o pagamento de uma taxa mensal cobrada juntamente com o serviço de Internet.”

    Relativamente a esta afirmação, a ideia parece-me interessante se essa taxa já estivesse incluída no valor que mensalmente pagamos de Internet. Passo a explicar…
    Por exemplo: dos 35€/mês, X valor já incluiria a possibilidade de sacarmos as músicas que quiséssemos. Por que a verdade é que a gente paga esse valor, mas nem toda a gente chega a ultrapassar o limite de tráfego, outros nem a metade ficam… Digamos, estamos a pagar facturas de Internet para termos Internet sem limites de tráfego (nacional e/ou internacional), quando muitas vezes ficamos muito longe de tais valores, pomposamente anunciados pelos operadores de Internet. Outros, certamente existirão, que usam bem esses valores, mas contra isso, nada. Há que aproveitar.

    Como é que isso seria possível??? Não sei. Os ISP’s e as editoras que se entendessem. Mas atenção… Nada de subir preços dos acessos à Net nem de criar novas artimanhas contra os clientes.
    Entretanto, continuemos a usufruir dos serviços de p2p e afins, mesmo não sendo (i)legal.

  44. Avatar de Diego Marcell²

    Metade, só ? ta com dó ?
    auhsuahsuahs
    Eu posso lhe garantir que NENHUM, nenhum mesmo, amigo meu compra música na internet, muito menos CD.

  45. Avatar de Filipe Lopes
    Filipe Lopes

    Afinal é apenas no universo de ipod’s..

    O que aumenta a música legal muito em parte devido ao itunes ter a itunes store mesmo ali à mão..

    Quanto ao meu ipod, tem alguma música legal ripada..

    http://www.neowin.net/news/main/08/06/17/average-ipod-has-800-illegal-tracks

  46. Avatar de reef

    metade ? acho pouco..

  47. Avatar de zes
    zes

    com fnacs a cobrarem taxas que só nas lojas deles existem axo muito bem que se copie cada x mais

  48. Avatar de UKN
    UKN

    Então pago taxas sobre aparelhómetros multimédia para quê !? Se não é para a casualidade de lá ter música “não comprada” é pra quê !?

    Com certeza que essas taxas não são para eu lá meter músicas legais … senão estavamos perante um paradoxo. Logo … ao pagar essas taxas … sinto-me no direito de não encher a pança a alguém que já me cobra alguma coisa …

  49. Avatar de Zei
    Zei

    Conclusões “boas” so para alguns… Não convém esquecer, quando se fazem estudos como este que o rendimento dos adolescentes é nulo e que os pais não têm capacidade para sustentar estes pequenos desejos do pessoal. Tendo em conta que as musicas de um leitor de MP3 de um adolescente são renovadas todos os meses (se não for mais), 1€ cada musica, ainda que seja um preço justo, acaba por ser muito para muitas pessoas. Portanto, pirataria p’ra frente!!!

  50. Avatar de Rubens
    Rubens

    ae, eu faço downloads de musica sim! Um cd no brasil custa ate 80 reais! Mas a media é 30 reais. De qualquer modo, um preço absurdo! Acho fazer download de musicas ilegal, ao contrario do “Carioca” la de cima, pois vc esta tirando lucro do musico.

  51. Avatar de Sérgio Monteiro

    Pensem assim, se metade é ilegal, a outra metade é legal. Será que não se poderia inverter a noticia e dizer que metade da música que andas nos MP3 é legal?

  52. Avatar de RW
    RW

    @Rubens

    Ao fazeres downloads de mp3 não estás a tirar lucro aos músicos, mas sim a dar lucro. Como? Quantas mais pessoas tiverem conhecimento de X banda, mas pessoas irão aos seus concertos.

    Esta conversa já deu o que tinha a dar, anos luz atrás!

    É altura de as editoras (e não músicos) aceitarem este facto, pois também elas têm a ganhar com os mp3 “ilegais”.

    Todas as pessoas que fazem downloads de músicas/cds estão a fazer publicidade gratuita às bandas/musicos e ainda se queixam. Como é que fazem publicidade? Se as pessoas gostarem dão a conhecer aos amigos, e assim sucessivamente. No final, mais uma vez mais pessoas vão aos concertos, logo mais dinheiro para os músicos e editoras.

    Mais uma vez digo que a produção da porcaria de um CD nem chega a 1 Euro. No máximo dos máximos as bandas obtém pela VENDA de CADA CD 2 Euros. Agora dividam isso, digamos, por 5 músicos. A venda de cds é de facto o seu ganha pão.

    Os cerca de 18-20 euros que se paga pelos cds são custos que a editora tem com gastos de envio.

    Acabem lá com a, e vão-me desculpar, treta que os músicos são uns coitadinhos que vêm o seu trabalho a não ser devidamente remunerado.

    E as editoras deixarem de ser as gatunas e gulosas que são. Porque não vender os cds através de download pela internet, e assim as pessoas começavam a pagar o que é JUSTO pelo cds? Eu não pago 18 euros por um cd, quando na realidade sei que o seu custo é de apenas 1 euro. Estaria a ser roubado em 17 euros, com o meu consentimento. Isto seria simplesmente ser-se estúpido.

    E como disse, os mp3 “ilegais” são publicidade gratuita que nós lhes proporcionamos. De que é que eles se queixam? Do aumento do preço do pão? Eu é que me queixo!!!!

  53. Avatar de Carioca Malcriado
    Carioca Malcriado

    @RW, falou muito bem.
    Acrescento, ainda, para o amigo Rubens, também brasileiro, um dado de que ele se esquece: no Brasil existe o chamado “jabá”, que é o dinheiro que as rádios exigem das gravadoras tocar as músicas de suas bandas. As gravadoras, reféns, pagam, visando a alavancar as vendas e aumentar o público que vai aos shows.
    Então, o “jabá”, em outras palavras, é custo de propaganda, que entra na composição final do preço do CD.
    Com a propagação via internet (seja por rádios online, pirataria ou o que seja), naturalmente forma-se uma tendência de diminuir a prática do jabá.
    Aliás, o negócio de rádio, enquanto meio de propagação de novas músicas e bandas, está fadado a mudar drasticamente, graças às rádios online e ao aumento da tecnologia, que nos permite gravar músicas em meios cada vez mais densos (veja-se o Blu-ray, agora).
    Tenho, há alguns anos, em meu carro, um rádio que lê cds de MP3, e ando com meu MP4 Player para onde quer que vá. Para mim, rádio é coisa inexistente. Ouço o que gosto, e só, e penso que não sou somente eu, mas esta é a tendência destes tempos.
    Por isso, para alcançar consumidores como eu, a indústria tem de dispor de novos meios para propagar suas novidades. A televisão é um forte meio (principalmente, aqui no Brasil, por intermédio das odiosas novelas), assim como a internet, matérias pagas em jornal, banners na net, promoções etc. Tudo isso ajuda, mas nada, absolutamente NADA se compara à propaganda feita por alguém que eu conheça e que me mostre uma música ou banda nova.
    Ora, e como esse conhecido vai me mostrar? Geralmente, por intermédio de seu MP3 Player cheio de pirataria (talvez até copie para mim!).
    Se eu gostar, posso ser convencido a consumir camisetas, ir a shows e, quem sabe, até a comprar seus CDs.
    Por derradeiro, deixem-me dizer que a pirataria tem ajudado a Indústria a vender CDs, mas o modelo de negócio mudou. Antigamente se comprava um CD por um dinheirão e, um ou dois anos depois, ele custaria o mesmo ou seria até mesmo mais caro.
    Hoje a indústria enfoca os lançamentos, e cobra mais caro por eles. Conforme vai passando o tempo, os preços decrescem vertiginosamente. Imediatamente após o lançamento do novo CD de um artista o preço do anterior cai, e os anteriores a ele geralmente são vendidos a preços populares.
    Por isso, minha teoria é de que a pirataria é temporária. Ela dura tanto tempo quanto o preço do original demore a cair, quando, então, é devidamente substituída pelo CD que, a esta altura, está num preço palatável ao consumidor.

  54. Avatar de Lokier
    Lokier

    Sinceramente, para mim isso das musicas ilegais nos MP3 ser boa publicidade, leva mais pessoas aos concertos e tal, lucram, lool é uma grande treta.
    Isso é a medida desesperada do “se não podes vence-los, junta-te a eles” e eles como não conseguem vencer a pirataria têm que arranjar alternativas. E nós ? de certeza que não nos vamos queixar, temos musica e graça.
    E não, não os estou a defender, simplesmente também temos que encarar os factos tal e qual como eles são e não distorcer a realidade só porque é proveitoso. O mundo da musica não vive só o Grande Artista e da Grande Estrela, vive também do médio e pequeno artista (que por acaso são a grande maioria) e olhem que estes muitas vezes não têm propriamente uma vida facilitada e fácil como se pensa, muitas vezes vêm-se à rasca para ter uma vida média, porque são “trabalhos” de muita instabilidade.
    Quando pensarem em musica não pensem só em grandes nomes porque a industria não existe só desses, e muito menos vive só com esses.

    De qualquer maneira nem eles nem nós têm culpa da crise que portugal passa (aliás o mundo). Em relação aos grandes artistas, penso que eles já têm demasiado dinheiro, não sei o que querem mais, mais um iate à custa dos pobres ?