Messenger apareceu há dez anos: imagina-se sem ele?

128 Comentários

Foi há dez anos. Não parece verdade, porque para muitos de nós, o MSN Messenger é um facto de vida como outro qualquer. Uma certeza, algo útil, imprescindível nos dias de hoje. Tal como o telemóvel, o e-mail (ou o twitter e o facebook).

O Messenger, agora denominado Windows Live Messenger, foi colocado à disposição de todos nós pela Microsoft há uma década e já conta com 323 milhões de utilizadores em todo o mundo.

O serviço nasceu precisamente a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.

A Microsoft explica que o Messenger é o programa de mensagens instantâneas mais utilizada no mundo, sendo que 140 milhões de pessoas têm uma utilização intensiva, partilhando 8600 milhões de mensagens.

Se as mensagens fossem colocadas num suporte físico uma atrás da outra mediriam 470 mil quilómetros, o que daria para ultrapassar a distância da Terra à Lua. TVI24

Partilhar:
Tags:

Comentários

128

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    “Se as mensagens fossem colocadas num suporte físico uma atrás da outra mediriam 470 mil quilómetros, o que daria para ultrapassar a distância da Terra à Lua”. Meu Deus -.-

    1. Avatar de DonkeyKid
      DonkeyKid

      Também depende do tamanho da Font… ou não…

      1. Avatar de Demon
        Demon

        uma atrás da outra = imprimir e por as folhas em monte, não lado a lado.

        1. Avatar de Pedro Leitão
          Pedro Leitão

          Continuaria a depender da fonte o número de páginas -.-

          1. Avatar de Joao Campos
            Joao Campos

            Aí já dependia da grossura do papel (e da tinta?)

    2. Avatar de tagravado.com

      raramente toco no messenger…

      saiam á rua, falem nos cafe, bebam umas bejecas! 😀

      http://www.tagravado.com

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Nem todos são omniscientes como tu. Não posso tar onde todos os meus amigos estão.

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Desculpa a correcção, querias dizer omnipresente e não omnisciente, mas entendemos o recado 😛

      2. Avatar de André M.
        André M.

        E não podemos combinar a ida ao café pelo messenger?:P

      3. Avatar de Vasco Silva
        Vasco Silva

        LOOOL

        tagravado, essa de todos, menos de ti!!

        inventas sempore klk coisa para escrever a publicitar o “tagravado” (como neste caso), tens 1 blog, passas o tempo na net a ver kd o pplware mete mais 1 noticia, para o teu site aparecer no topo, e dizes k n usas o msn!! Imagino o tempo k passas no cafe a bbr jolas cos amigos…

        PPLWARE “no comments”…

        1. Avatar de ex0
          ex0

          é aqui q posso assinar??

  2. Avatar de Paulo Ribeiro

    “o Messenger é o programa de mensagens mais instantâneas mais utilizada”

    mais mais 🙂

    1. Avatar de 3biz
      3biz

      o que é mentira. a propria MS twittou que é o 3º maior

  3. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Provavelmente a aplicação que mais utilizo diariamente 😉

  4. Avatar de escriba666
    escriba666

    é sem o msn ou similares, estariamos perdidos ou com uma internet manca…

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Exacto, quando utilizávamos o IRC ou newsgroups éramos todos burros. 8-|

      1. Avatar de BigLord

        O chato é que com o irc tínhamos de ir sempre para o mesmo canal, senão não apanhávamos os nossos amigos. De qualquer maneira, para mim, são coisas diferentes :\

  5. Avatar de ex0
    ex0

    respondendo à questão: consigo! já realizei esse exercício algumas vezes.
    teria paz 😀 , mas menos trabalho e menos uma ferramenta importantíssima para o levar a bom termo!

  6. Avatar de Richard
    Richard

    O messenger fez com que deixasse o velhinho mIRC…

    1. Avatar de Pacha
      Pacha

      O MSN foi o fim do mIRc

      1. Avatar de _Planax_
        _Planax_

        Do mIRC talvez, mas não do IRC, pois ainda o uso.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Eu ainda continuo a utilizar o velho mirc. Utilizo o msn para amigos e colegas. Mas com o mirc eu aprendo muito mais e tiro duvidas em tempo real. canis onde páro, #informatica, #fotografia, #techzone e mesmo jogar umas partidas de sueca online no canal #suecaonline.

  7. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Em relação à pergunta, devo dizer que sim imagino-me sem ele… LOL. Aliás não o utilizo já há muito tempo, utilizo o Pidgin. E só mesmo por necessidade é que ainda tenho no pidgin uma conta MSN, porque de resto costumo utilizar uma conta do Google Talk. De resto existem muitos outras alternativas para linux (S.O. que utilizo). Viva a liberdade! 😛

    1. Avatar de André M.
      André M.

      Mal vi o título da notícia, já imaginava estas tretas de comentários..uses o programa que usares, o fundamental é o mesmo, ou seja, o que foi implementado pelo messenger! Sem ele não tinhas nem pombos nem nada do género..

      Viva a liberdade..e o reconhecimento do mérito a quem o merece!

      1. Avatar de Rui Brás

        O mérito de ter inventado os “messengers”? Não, não é da Microsoft: vários anos antes já existia o ICQ, que actualmente ainda é dos mais usados em todo o mundo.

        1. Avatar de André M.
          André M.

          Pronto, mea culpa..:P Mas com certeza não foi nenhum pombo o primeiro!:P

  8. Avatar de Yuy
    Yuy

    Se conseguiria viver sem o Windows Live Messenger? Absolutamente, até uso outro (que não acede à rede do MSN/WLM) e tenho o Skype como alternativa caso o outro programa falhe.

    O MSN/WLM deve ser o programa que mais ajuda os países a monitorizar o que pensam as pessoas à volta do planeta, porque a maioria das pessoas nem pensa que quando envia as mensagens absolutamente qualquer idiota consegue ler as mensagens com facilidade. Sim, existem plugins como o Simp Pro (http://www.secway.fr/) mas que ninguém tem e mesmo quem tem, os outros não usam por isso de nada ou pouco serve.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Podes encriptar as mensagens que envias no WLM. O bitdefender oferece essa opção.

    2. Avatar de ex0
      ex0

      P.S. qdo quero privacidade n uso msn…

    3. Avatar de eu
      eu

      teorias da constipação

      1. Avatar de EuCalipto
        EuCalipto

        Nos tempos que correm, há ue dar atenção a gripes e constipações!

        1. Avatar de ex0
          ex0

          esta era p o eu 😉

      2. Avatar de ex0
        ex0

        google talk, por exemplo, é encriptado… consegues dizer o mm do msn???

  9. Avatar de dc
    dc

    Conseguia!

    Já houve tempos em que ligava o computador para ir falar com os amigos e conhecer miúdas, mas…
    Agora é o tempo em que tem que haver produtividade nas horas em que estou em frente ao PC, e o MSN na maior parte do tempo rouba essa produtividade, não só pelo teor das conversas como pelo delay com que as pessoas demoram a responder pelo seu estado de ocupação com outras tarefas.
    Por isso, hoje em dia mais vale agarrar no telemóvel e despachar logo uma serie de assuntos, e conhecer pessoas… epáh, saiam de casa, vejam as pessoas Tête a Tête e divirtam-se a valer.

    O MSN ou qualquer Cliente IM, hoje em dia só serve para me “safar” de algumas coisas ou por-me em contacto alternativo com pessoas com as quais não encontro outras formas de comunicar, porque, meus amigos, tempo é dinheiro!

    CUMPS

    1. Avatar de Ana Narciso

      Subscrevo completamente!

    2. Avatar de BigLord

      Só uma coisa: que eu saiba, para a maioria dos SMSs e telemóveis ainda é preciso fazer umas maroscas quaisquer para poder comunicar sem pagar. O msn e os IMs em geral sempre foram gratuítos.

      Tempo é dinheiro, mas dinheiro é dinheiro 🙂

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acabei de passar 2 anos sem ele. E, diga-se de passagem, passei muito bem 🙂

  11. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    Mais uma aplicação que só vingou devido ao abuso de posição por parte da Microsoft.

    Antes do dito Messenger havia já vários programas similares de instant messaging, entre eles o ICQ que, segundo a Wikipédia, já existia desde 1996.

    Nem convém falar de serviços como o de IRC ou os antigos MOO pois são soluções que, apesar de usadas para a conversa online, não são aplicações de IM.

    Como muitos, fui forçado a deixar de usar o ICQ porque, como o Messenger vinha com o Windows, era o mais utilizado e muitos dos meus contactos tinham já migrado.

    1. Avatar de eu
      eu

      “Mais uma aplicação que só vingou devido ao abuso de posição por parte da Microsoft”

      a MS não foi a tua casa obrigar-te a usar o MSN….

      os abusos de posiçao sao todos relativos… agora a moda do msn é q pegou e foi toda a gente atrás….

      1. Avatar de Abel Figueiredo
        Abel Figueiredo

        A Microsoft não obrigou ninguém a usar o Messenger nem o IE, mas o Windows serviu de alavanca para impôr essas aplicações no mercado.

        Elas não vingaram por mérito próprio, mas sim por abuso de posição dominante. Abusaram da posição que tem no mercado dos SO para impingir o seu browser e o seu cliente de IM. Disso creio que não há qualquer dúvida.

    2. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      E os talkers? Lembras-te? Para quem não conhece era um serviço estilo IRC, mas anterior a esse, que funcionava numa janela de telnet… ‘Eta malta viciada 🙂

      1. Avatar de Abel Figueiredo
        Abel Figueiredo

        Claro que sim. Por isso é que mencionei os MOO.

        Muitas horas passei eu nos terminais a jogar Mud…

  12. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Claro que imagino. Não o uso há quatro anos. Nem o Messenger nem qualquer outro programa. Usei o IRC / mIRC durante anos e anos a fio; depois migrei para o Messenger e usei uns quantos anos, mas não tinha a mesma pica que o IRC; há quatro anos deixei-me disso. A única forma que utilizo para contactar on-line é o e-mail, e isso é uma maravilha. Já o era com o Outlook Express, com o Windows Live Mail, então…. Mensagem puxa mensagem, num ritmo a fazer lembrar um IM. Deve ser o mais próximo de um IM que tenho na vida. Não sinto falta de nada e até prefiro não ter nenhum IM na vida: fazia-me perder muito tempo na net.

  13. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    O primeiro programa do tipo q me recordo de usar foi o ICQ, e achava fantástico. Conseguia “falar” real-time com muitos amigos distantes. Hoje uso o Pidgin agregando várias contas e protocolos, incluindo o MSN é claro, e ainda mantenho sempre on-line aquele meu velho ID do ICQ imaginando q um dia possa reencontrar pessoas com quem tinha muito contato anos atrás, e q com o passar do tempo e vidas corridas, perdeu-se com o tempo.

  14. Avatar de 3biz
    3biz

    Claro que me imagino sem ele. E aposto que muita gente haveria tambem de gostar de voltar ao IRC.

    O msn individualizou as pessoas, em conversas maioritariamente 1 para 1.

    Viva ao IRC!

  15. Avatar de arkan
    arkan

    Detonou o ICQ e outros, mas nos eua o mais usado e junto é o yahoo messenger.

    é estranho as coisas rs..

    icq era todo poderoso foi comprado pela aol e virou um banner infernal, ai ng mais o usa
    o msn veio, detonou o icq e o yahoo criou o ymessenger

    qntos e qntos outros comunicadores ja se findaram, lembro um q tinha ate um radar q vc navegava em x sites e ele mostrava as pessoas q usavam ele e estavam no mesmo site.
    lembro q ganhei o cd do msn explorer com o msn, oh tempo de K62 500mhz…net discada de 3kb/s

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não uso nenhum tipo de redes electrónicas sociais.
    Não dispenso o telemóvel e o emai. Servem-me para permanecer em contacto, em vez de me substituirem por uma presença electrónica, mal de muitos utilizadores e da má utilização que lhes dão (não estou a falar de conteúdos mas antes da forma).

  17. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Se podia viver sem o Messenger da Microsoft? Podia! Mas não era a mesma coisa…
    lol

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      lol, estiveste bem xD

    2. Avatar de Barros
      Barros

      Tal e qual! 😛

  18. Avatar de zeze
    zeze

    Pois nunca usei e não gosto
    Prefiro o pidgin e o skype

    1. Avatar de JFF
      JFF

      Parece o outro:
      “Eu não gosto de queijo… Nunca provei, mas não gosto!”
      Ah, prefiro marmelada! 😉

      1. Avatar de Barros
        Barros

        lol!!! 😀 rsrsrsrsr Bem observado!!! 😛

  19. Avatar de skarface
    skarface

    Eu ainda me lembro do NetMeeting ou lá como se chamava!

    1. Avatar de Abel Figueiredo
      Abel Figueiredo

      E do Microsoft Comic Chat, lembras?

      1. Avatar de Alberto Silva

        Desse já não me lembrava!!! Mas ainda cheguei a usar, aquilo era tipo IRC, mas com caras, nera?

        1. Avatar de Abel Figueiredo
          Abel Figueiredo

          Estilo IRC em banda desenhada, sim.

          Gerava umas strings irritantes que indicavam a disposição da personagem.

  20. Avatar de Shiryu

    Preferia o mIRC, definitivamente… mas pronto, é um mal necessário.

  21. Avatar de Filipe Chaves
    Filipe Chaves

    aiaiaiaiaiaiaia messenger.
    ja me facilitou em muitas coisas, como arranjar namoradas, imvadir aprivacidade daquela vizinha boazuda k nem sabe que é o vizinho kom kem ela esta a fazer sexo virtual, a descobrir algumas traiçoes e a me meter em problemas, como descobrir pelo messenger que a mae do meu amigo tinha uma vida dupla e cenas do genero.
    Sem falar na facilidade de “quebrar o gelo” e começar logo a conquistar.

  22. Avatar de DeepImpact
    DeepImpact

    Boas,

    Eu recomendo o Digsby.
    Desde que comecei a usar este não prefiro outro.

  23. Avatar de Claudio

    Posso sugerir ao pessoal que aqui diz “messenger é imprescindivel” tentar beber umas cervejolas numa esplanada com amigos !!! e cuidado que amigos é muito diferente de contactos no messenger…

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      So true! 😀 Eu uso apenas para o essencial, não sou do tipo que gosta de conversar a teclar.

      PS – Já me chateei muitas vezes com a namorada por começarmos conversas através de IM. A falta de tom de voz e ver as expressões da outra pessoa leva a que a interpretação de algumas frases seja completamente diferente daquilo que o emissor pretende transmitir. Ultimamente comunicamos pelo MSN para o essencial mesmo, pois ao mesmo tempo que pode ser útil, pode ser diabólica. 🙁

      PS2 – Ainda uso a 8.5 já que a 9 é um cagalhoto, tive que voltar para a 8.5 depois de ver o excesso que a 9 é (consumo de AM e “apitalhanço”).

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        Ainda uso a 8.1 e não troco nem pela 8.5 nem pela 9. E já experimentei todas…

        1. Avatar de arrebenta
          arrebenta

          eu ainda estou com a 7.5 que funciona mt bem. da v8 pra cima ja é muito tóning e consome recursos sem razao aparente

    2. Avatar de maximilan
      maximilan

      Cerveja dá barriga e messenger nem por isso, mas sim prefiro as cervejas… 🙂

      1. Avatar de ex0
        ex0

        i vote 4 bjeca 😉

        yes we “CAN” (b)!!!

      2. Avatar de delaorden9

        messenger demais incha o fígado…. palavra dos médicos..

  24. Avatar de mind
    mind

    Destruidor do mIRC

  25. Avatar de Fábio

    Tenho saudades do mIRC :S

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Se tens saudades vai para lá.

  26. Avatar de Tony
    Tony

    Eu ainda não consegui perceber qual foi a melhoria que o msn veio trazer ao utilizador normal da internet. Na minha opinião só veio individualizar mais as pessoas e privá-las da partilha de ideias..

  27. Avatar de Filipe Neves (Anarion)
    Filipe Neves (Anarion)

    Consigo viver sem o MSN, mas uso bem mais o mIRC.

    Uso mIRC desde 97 e nunca o deixarei de usar, enquanto houver pessoal para teclar. ;P

  28. Avatar de Fred
    Fred

    claro k me imagino. aliás, o Msn rebentou totalmente com o MIRC e as redes de IRC, e ainda hoje o odeio por causa disso. Antes era tudo bem mais divertido, conheciamos pessoas, faziamos amigos…toda a gente se divertia. Assim k apareceu o msn, acabou-se a diversão. Tive k me render a ele graças aos meus amigos, mas enfim. Ainda hoje nao percebo,como ficou famoso um programa tão monótono e tão maricas. mas ok! se queremos falar, temos k arranjar primeiro o mail. Bah…

  29. Avatar de José Romão
    José Romão

    Sinceramente nao sei o pk de algumas pessoas dizerem que nao usam o messenger como se utilizar fosse uma coisa má…

    “ah e tal agora tenho mais liberdade, mais privacidade..”

    pelo amor de deus meus senhores.. uso o msn a anos ( e venho da geraçao mirc) e axo uma ferramente bastante boa.. tenho privacidade pois so falo com quem quero quando quero.. tenho a possibilidade de bloquear quem nao quero que me chateie.

    é perfeito para combinar coisas com amigos, discutir coisas de trabalho etc.. para mim utilizar msn nao tem conotação negativa como algumas pessoas tentao parecer.

  30. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só digo uma coisa, venham mais 10 anos!!!

    Vivó MSN!!

    abc

  31. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Uso bastante o serviço MSN/WLM, em várias plataformas. Como tudo na vida, tem prós, mas também tem contras.

    Na minha opinião os prós:
    – Maior privacidade, pois só adiciono e falo com quem quero falar.
    – Melhor controlo sobre o estado dos meus contactos.
    – Possibilidade de falar num grupo privado.
    – Maior controlo sobre SPAM (Relativo a convites para canais e para visitar sites)
    – É mais fácil de utilizar que o IRC

    Contras:
    – Consome mais recursos que o IRC.
    – Não é tão divertido e directamente não permite conhecer novos contactos, temos de recorrer a redes sociais.
    – Constante SPAM derivado de virus
    – Não permite entrada fácil em grupos temáticos, em comparação com os canais do IRC

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Ah, e sim, sou capaz de me imaginar sem ele.

      1. Avatar de andre
        andre

        eu tambem, mas não sem mIRC

  32. Avatar de Carlos Índio
    Carlos Índio

    Messenger ser ok… Mas ainda uso sinais de fumo. Cada vez que aparecem bonequinhos de todas as formas e feitios…o próprio PC encarrega-se de começar a fumegar… 😛

    1. Avatar de Carlos Índio
      Carlos Índio

      Está bom, uso muito ocasionalmente. Prefiro o Yahoo mas nada como o telemóvel.
      O messenger é, entre tantos outros, mais um programa IM de grande utilidade e bem haja que existem. Parabéns a ele!

  33. Avatar de ART&SOUL
    ART&SOUL

    No passado usei bastante mas nos últimos 3 anos uso muito esporadicamente, apesar de considerar que é muito útil em determinadas situações.

    Eu também nunca perdoei o MSN por ter assassinado o IRC eheh

  34. Avatar de maximilan
    maximilan

    Badoo + HI5 + Facebook + Skype + Messenger = Gajas engatadas. Mais Nada!

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      No tempo do IRC não tinhas tantas varáveis, era bem mais fácil.

      Usavas apenas o mIRC, ou equivalente, e se tivesses boa lábia lá conseguias umas fotos, ou algo mais.

  35. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Uso o Messenger desde o seu nascimento…mas muito pouco, aliás, ultimamente não uso nada. E não é que não sinto minimamente a sua falta!! Os meus amigos têm o meu número de telefone ou endereço de e-mail e quando temos muita vontade de falar encontramo-nos num sítio qualquer e aquilo é que é dar à língua!!!
    Claro está que não lhe retiro a utilidade que tem, mas, no meu caso, passo muito bem sem o messenger, Pidgin´s, Google Talk, ICQ e outros que tais….

  36. Avatar de AR
    AR

    Sim sim, o twitter e o facebook são super úteis! lol
    Deve ser por isso que não uso nenhum e apenas 1 em cada 10 americanos tem twitter.
    Alguma vez na vida estes dois são comparáveis ao e-mail!

  37. Avatar de NN_smp_NN

    o velho irc… isso sim!

    eu ainda o frequento para matar saudades…. mas gostava q volta-se-mos ao irc 😀

  38. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Imagino-me sem ele e sem PC.
    Não me fazem uma falta descomunal e da maneira que as coisas andam qualquer dia ponho o PC no prego 🙂
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  39. Avatar de Nuno José

    Desculpem lá o o messenger não inventou nada é só mais uma cópia da M$ que não tem nada de mal mas até parece que vieram inventar alguma coisa. O 1º programa de mensagens instantâneas com lista de utilizadores foi o ICQ.

  40. Avatar de Zialus

    Não só me imagino sem ele, como acho que a minha vida seria melhor sem ele. Já uso pouco, e preferia nem usar mesmo…

  41. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Nada de especial no programa. Nunca fui adepto, usei sempre pouco. Para comunicações ao vivo prefiro o Skype, mais profissional, “mais melhor bom”.
    Em todo o caso o email é o meu preferido. Facilita quando tenho de responder sempre a mesma coisa. Estar no chat impede o trabalho efectivo!

  42. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Desde pelo menos 1996 que eu usava o ICQ, que entretanto caiu em desuso, mas já na época tinha muitas e variadas funcionalidades, um verdadeiro sinónimo de inovação

  43. Avatar de PiИИto®

    Se eu podia viver sem o Messenger? Podia, mas era a mesma coisa.

  44. Avatar de PiИИto®

    CORRECÇÃO: Se eu podia viver sem o Messenger? Podia, mas NÃO era a mesma coisa.

  45. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Seja WinMessenger, Skype, Icq ou os demais…é comunicação instantânea que quão mais rápida for tem muito valor para a era atual. Uso bastante e com o A-patch para diversos IDs. Não sabia dos 10 anos! Parabéns para Microsoft pela década.

    Abraço

    Iv@n

  46. Avatar de Almeno Rocha

    Comic Chate Netmeeting, com netline da sapo

  47. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Eu só digo isto.

    FOGO!! já passaram 10 anos…

    Parabéns à Microsoft pelos 10 anos de messager .

  48. Avatar de Away

    Respondendo à pergunta do titulo deste artigo: conseguia claramente viver sem o Messenger. Tenho-o instalado e devo abri-lo mais ou menos 1 vezes por mês para ir ao respectivo endereço de email, é mesmo coisa que uso muito pouco e se desaparecesse não ia sentir mesmo falta nenhuma.
    _________________
    http://poupar-energia.iespana.es/

  49. Avatar de Miguel Machado

    Só comecei a utilizar messenger quando instalei uma versão ainda beta do win XP. A partir dai foi a morte do IRC, entre outros. Confesso que neste momento ando um bocado farto, preferindo plataformas com AIM, mas o pessoal usa todo messenger, por isso não há muito a fazer

  50. Avatar de Navyseal

    Conseguia, se o mundo a meu redor fosse mais dado à socialização. 😡

  51. Avatar de Fernando
    Fernando

    A maioria do pessoal já nem sabe registar-se no IRC. Viva ou MIRC. Dou graças a ele a partilha de conhecimento entre todos os usuários. O MSN é mais 1 por 1 , o mirc é falar numa sala com varias pessoas. Muito mais divertido. Não sabem o que perdem não utilizar o mirc (IRC). Somos poucos mas somos bons. 🙂

    1. Avatar de Eikichi Onizuka
      Eikichi Onizuka

      Concordo plenamente contigo! Bons eram os tempos do irc e de todos os seus scripts.

      É algo que falta no msn, e vai sempre falta..salas de chat. Assim a possibilidade de conhecer-mos novas pessoas está automaticamente barrada.

      E quem não se lembra das eternas lutas do “o meu canal é melhor que o teu” lol

      Enfim, bons tempos 😐

  52. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Não gosto mesmo nada do msn e confesso que nem entendo o fascínio mas mau mau só mesmo os emoticons.
    Kodiak

  53. Avatar de AM
    AM

    Depois de ler todos os comentários, chego a uma conclusão: a maior parte das pessoas confundem um bocado os conceitos!

    MSN e IRC são conceitos bem distintos. No IRC não há listas pessoais de contactos, há salas de conversa.

    Conceitos iguais têm o MSN e o ICQ. E não vejo nada de “festivo” nos 10 anos do MSN, uma vez que nada de novo foi inventado nem nada melhorou. Pelo contrário, muito se perdeu: o ICQ, há mais de 10 anos atrás, oferecia funcionalidades que, ainda hoje, o MSN não oferece.

    Fui utilizador do ICQ e, com muita pena, a dada altura deixei de utiliza-lo porque a esmagadora maioria das pessoas aderiu ao MSN, muito por causa da integração com o Windows.

    Quando ao IRC, nunca percebi a razão de ter caído um bocado em desuso… Aquilo acabava por ser uma espécie de rede social bem mais divertida do que os Hi5’s, Facebook’s e Twitter’s de hoje.

    Enfim, outros tempos… ou sou eu que estou a ficar velho!

  54. Avatar de AM
    AM

    Wow… o que aconteceu aos restantes comentários?!? Quando eu escrevi haviam 101 comentários, com o meu seriam 102, o que está de acordo com a contagem que eu vejo agora. No entanto, só vejo 3 comentários!!

  55. Avatar de delaorden9

    acontecem coisas sinistras por aqui, de vez em quando… isso deve ser avisado com antecedência, por respeito a aqueles que passam por aqui e contribuem com o sitio. Não se pode pegar os comentarios e jogar na lata do lixo de uma hora para a outra….claro que o Vitor não deve ter feito isso….só pode ser um bug….

    1. Avatar de Vítor M.

      Não foram apagados, passaram sim para a page2. Essa tua atitude deve vir de berço, pois passas a vida a acusar-nos de algo.. ou é vício ou então deve ser defeito.

      Cuidado com o que dizes, podes influenciar alguém que esteja distraído… tão somente 😀

      O João Palma deu a solução, amanhã já altero esta situação:

      João Palma says:
      22 de Julho de 2009 at 11:14 pm (Edit)

      ja disse a resolução….
      http://www.pplware.com/2009/07/22/entradas-e-ligacoes-no-pc/#comment-227022

      Pagina 1:
      http://www.pplware.com/2009/07/22/messenger-apareceu-ha-dez-anos-imagina-se-sem-ele/comment-page-1/
      Pagina 2:
      http://www.pplware.com/2009/07/22/messenger-apareceu-ha-dez-anos-imagina-se-sem-ele/comment-page-2/

  56. Avatar de kekes

    É la a quanto tempo já não uso o IRC lol, /nickserv identify **** , 😀 preenchei muito os meus tempos até 2002, depois até agora só mesmo MSN, mas prontos, acho que deviam criar um protocolo diferente ou melhorar o do IRC para uma coisa mais comunidade, e de partilha, isso sim era de louvar.

  57. Avatar de Filipe YaBa Polido

    IRC… isso sim era diversão, e bons momentos. Mais as jantaradas dos canais, etc… sniff… Foi pena não ter evoluido, em termos de ser mais acessível ao “Zé comum”, os comandos de nickserv e chanserv metem logo medo aos “meninos”…
    Por outro lado… é da maneira que se fez uma “limpeza” geral, e não se encontram newbies com as conversas da treta 😀

  58. Avatar de lourenço
    lourenço

    adium?
    digsby?
    pindin?
    everest?
    entre outros..

    messenger em boas palavras, suka…

  59. Avatar de VitorGGA

    mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC mIRC

  60. Avatar de frohiky
    frohiky

    Lembro perfeitamente…
    e concordo com o Fernando & os outros..
    Na altura era um heavy user do mIRC … e o one to one do MSN nunca me agradou… ( penso que foi o aparecimento do msn que “matou” o irc )
    Então tornou-se necessário ver o catalogo antes para puder interagir …(hi5 😐 e coisas assim)
    Penso que nem facebook nem nada conseguem ainda atingir o nível de interacção pessaol do irc …um grande viva ao irc :D… muitas noites em claro pro causa dele 😛

  61. Avatar de frohiky
    frohiky

    ah..e quem não se lembra do ms chat e http://www.icq.com/ ? 🙂

  62. Avatar de Fernando
    Fernando

    A primeira coisa que faço quando ligo-me á internet é abrir o IRC (mirc). E ir para as salas que gosto. Só depois é que vou para a internet ou então ligo o MSN para ver se tenho amigos online. Amigos estes que tenho que descodificar uma frase que tem uma mistura de letras com bonecos á mistura. Muitos deles limitam-se ao msn. Quer dizer, para eles a internet é o msn e só isso!!! Pessoal, não custa nada entre todos que paramos aqui voltar ao IRC. Eu adoro estar nos canais #informatica, #windows, #techzone, #fotografia. Caso queiram falar comigo sou o chinike. Bora lá para o MIRC.

  63. Avatar de Rafael Albuquerque
    Rafael Albuquerque

    Tal como o Fernando, o Messenger torna-se algo secundário para mim quando ligo o IRC, ou seja, sempre.

    Já são bastante poucos os utilizadores de IRC mas há alguns canais que ainda tem imenso pessoal, dá sempre para passar o tempo.

    #techzone é onde ando, o meu nick é diabu.

  64. Avatar de Hugo
    Hugo

    Msn é um grande treta, primeiro cheio de ícones, smiles e afins, em que uma frase tem 5 caracteres e 100 imagens… e depois os vírus do msn chatos como o raio…

    Uso Irc desde que me lembro na altura ainda surfava num super rápido 33.6kbps, isso sim eram bons tempos onde o canal #portugal ainda tinha mil e tal users… pena estar a desaparecer, o pessoal que lá anda ainda é quase toda da “velha guarda” pouca gente nova se aparece por lá.

    Pena os senhores da PTnet andarem mais preocupados em kickar e bannir users do que por exemplo permitir ligações ipv6, etc… modernizar, promover o uso da rede de Irc.

    Long live IRC,

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E já agora Mirc != Irc , o Mirc é um cliente usado para se ligar à rede de irc.

  65. Avatar de Weasel

    IRC FTW!

    vá vão ver que não doí nada irc.ptnet.org

  66. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Acho que com cada dia que passa, imagino-me mais e mais sem ele. lol

  67. Avatar de Lmao

    Um video interessante, E se o Messenger acabasse no seu trabalho??? http://lmao.blogs.sapo.cv/44741.html

  68. Avatar de Satoshi
    Satoshi

    Apesar de tudo, parabéns à Microsoft. 😉

    Já agora, staff do Pplware, poderiam publicar um artigo sobre como usar o IRC no Opera? 😀 É que eu já ando há algum tempo para experimentar o IRC mas não percebo muito bem o conceito. E se pudesse utilizar o Opera, já era muito bom. Pena que o IRC do Opera não tenha melhorado desde que foi lançado. 🙁

  69. Avatar de MIguel

    Eu já só ligo o msn para saber quando recebo emails. Já agora, podem me dizer algum programa porreiro que me notifique no ambiente de trabalho cada vez que recebo emails?

  70. Avatar de Eskiso

    Eu ainda uso o Messenger, embora não tanto para falar mas como notificador de email =P
    O Skype é como o itunes tem boas funcionalidades mas pesa no sistema que é uma coisa louca =P

  71. Avatar de david
    david

    desde que apareceu o facebook, a troca instantania de mensagens ficou muito mais simplificada. no meu caso, deixei de usar o messenger. o skype ainda uso com alguma frequancia porque é muito bom em videoconferencia… agora em chat, só no facebook. e o skype que se cuide, porque apesar do facebook já dar para videoconferencia… ainda não é com aquela qualidade que o skype oferece.

    R.I.P. Messenger