Mercedes inicia os testes das suas baterias de estado sólido: prometem 1000 km de autonomia

158 Comentários

Um carro elétrico com a mesma autonomia de um modelo a gasóleo tem sido uma exigência crescente nos últimos anos. A Mercedes é uma das fabricantes que está a investir na solução que poderá resolver este desafio: as baterias de estado sólido, que prometem ultrapassar os 1000 km de autonomia com uma única carga.

Mercedes-Benz eCitan


A possibilidade de eliminar recargas intermédias, evitar preocupações com a escassez de carregadores e garantir maior flexibilidade na condução está cada vez mais próxima de se tornar realidade.

No final de setembro, a Mercedes, em parceria com a Factorial Energy, apresentou as suas novas baterias de eletrólito sólido Solstice, que oferecem até mais 80% de autonomia face às atuais. Já nessa altura se mencionava a meta dos 1000 km e, meses depois, tudo indica que esse objetivo será alcançado.

E os testes de estrada já começaram!

A marca alemã já está a testar um protótipo do Mercedes EQS equipado com estas baterias inovadoras. O veículo encontra-se em fase de testes em estrada e, segundo os dados preliminares, deverá ser capaz de oferecer uma autonomia de 1000 km segundo o ciclo WLTP, graças a uma bateria de 118 kWh.

Além do aumento significativo da autonomia, estas baterias também prometem vantagens ao nível do peso e da eficiência, uma vez que conseguem armazenar mais energia num volume reduzido.

O facto de sermos os primeiros a integrar com êxito baterias de lítio metálico de estado sólido numa plataforma de veículos de produção constitui um feito histórico na mobilidade elétrica.

Este avanço demonstra que a tecnologia de baterias de estado sólido passou do laboratório para a aplicação no mundo real, estabelecendo uma nova referência para toda a indústria automóvel.

A nossa colaboração com a Mercedes-Benz prova que o futuro dos veículos elétricos não é apenas uma visão, mas uma realidade que estamos a concretizar hoje.

Disse Siyu Huang, Diretor Executivo e cofundador da Fatorial Energy.

A Mercedes não é a única a explorar esta tecnologia

A Nio já revelou o seu modelo ET7 com 1050 km de autonomia, a BYD planeia começar a implementá-las em 2027, e a MG, em parceria com a SAIC, afirma que as suas baterias de estado sólido já estão prontas.

Apesar do esforço das fabricantes na adoção desta tecnologia, não se espera uma implementação massiva antes de uma década. As próprias marcas admitem que, numa fase inicial, estas baterias estarão reservadas para os modelos mais premium.

O elevado custo de produção continua a ser um dos principais desafios. Assim, a transição para baterias de estado sólido e a redução do preço dos veículos elétricos não são, para já, objetivos compatíveis.

 

Leia também:

Trump quer encerrar todos os 8000 postos de carregamento de elétricos do governo

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    1000km não chega para nada!
    Aqui o pessoal faz 1000km só para ir almoçar a casa.

    1. Avatar de LJ_ICE
      LJ_ICE

      E quantas horas demora a carregar? 😉

      1. Avatar de JL
        JL

        É para saber quanto tempo tem de ficar lá agarrado ao cabo ?

        1. Avatar de Anung
          Anung

          3 min agarrado ao cabo ou horas a olhar para ele prefiro os 5 min

          1. Avatar de JL
            JL

            Precisa de horas a olhar para ele porquê? Não tem mais nada para fazer ?

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Posso dormir uma sesta, ou ler um livro, ou fazer outra coisa qualquer sem qualquer interesse.

          3. Avatar de JL
            JL

            E se for coisas de interesse ?

          4. Avatar de Anung
            Anung

            As coisas com interesse são feitas em locais com interesse.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então que locais são esses ?

          6. Avatar de Anung
            Anung

            Aqueles onde não perco horas á espera que o carro carregue

          7. Avatar de JL
            JL

            Portanto não sabe ?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        E quanto tempo demoras para fazer 1000km?

        1. Avatar de Anung
          Anung

          É subtrair as horas que se demora a carregar.

          1. Avatar de Frustrado
            Frustrado

            por aqui é só artistas que andam 1000km todos os dias lol.
            vocês não dormem? o carro anda non-stop é?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é todos os dias. É qd calha. E qd calha convem ter alcance.
            No dia a dia convém andar a pé ou de bicla q é para não conspurcar ainda mais as cidades.

          3. Avatar de Frustrado
            Frustrado

            Yamahia, não achas que andar 1000km “quando calha” não é um pouco edge case?
            Não se fazem assim esses kms de uma assentada e muito menos não acumulas esses 1000 com outros 1000 sem pelo menos o carro parar e aí aproveitas para o carregar?
            Não sei porquê que vais buscar assim use-cases estranhos só para afirmares a tua cegueira?

            A maioria das pessoas, pega no carro uma vez ao dia, dá as suas voltas e regressa a casa onde o carro é posto a carregar.
            se o estilo de vida é muito diferente deste, um eléctrico não é para ti.
            simples

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Não sabia que carros a combustão perdiam tempo a carregar…

            Também está incluído o tempo parado no mecânico?

          5. Avatar de JL
            JL

            Mais uma vez prova que tem um veículo ou mais que não usa e tenta convencer os outros que fez a opção certa.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            É lixado ter de esperar pelo fim do mês para ir fazer compras ao Pingo Doce para ter talão de desconto no gasóleo…

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Espero que seja rápido, viagens de 1000km sao para serem feitas 4 ou 5 x ao dia

    2. Avatar de andre
      andre

      o problema nao é serem apenas 1000km.

      o problema é que 1000km, em tempo frio a 120km/h serão prai uns 500km, a 140km/h uns 400km

      Se contarem com uma amplitude util de 20-80% de repente cortas os valores acima em 40%

      ficas com uma capacidade util em tempo frio de 300km a 120km/h e 240km a 140km/h.
      Resumindo, se andares devagar paras a cada 2 horas e meia, se fores a assapar nem duas horas seguidas fazes de viagem entre cargas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual é o tempo frio em Portugal ?

        Por acaso as baterias de estado sólido não são tão sensíveis ao frio como eram as anteriores.

        Ena, que contas são essas ?

        1. Avatar de Frustrado
          Frustrado

          Coitados dos nórdicos, esses então ficavam a pé ao sair de casa lol.
          Os anti-elétricos a procurar os casos extremos para justificarem as suas decisões

          1. Avatar de JL
            JL

            Curiosamente é lá que se vendem mais, provavelmente os nórdicos precisam que um tuga lhes ensine a viver no pais deles. Lol

        2. Avatar de andre
          andre

          Tempo frio foi um exemplo, e os numeros apenas para representar a ideia, mas o mesmo se aplica em tempo moderado.

          A ideia é que o problema dos elétricos é que a autonomia é contra intuitiva, ninguém precisa de um carro que faz 600km em percurso citadino mas ha pessoas que precisam da maior autonomia em longas viagens, e a necessidade dos carros fazerem 1000km wltp nao é para terem 1000km de autonomia, é para nos casos em que sao necessarios para viagens longas, os donos nao teem de parar de 2 em 2 horas para carregar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exemplo de ?

            Então afinal não são verificados ?

            É que não faz sentido, a amplitude útil não é 20%-80%, é 0 a 100%

      2. Avatar de Frustrado
        Frustrado

        se a cada duas horas parares para esticar/wc/almoço/jantar, quando dás por ti já passaram 15 mins. com esses 15 mins num supercharger já quase carregaste para mais uma hora e tal de caminho.
        Em meia hora, tens para outras duas horas a andar nessas condições extremas.
        Se parar de duas em duas é o ideal? nem por isso, há quem conduza horas a fio sem parar, mas até é recomendado parar de vez em quando, não?

        Se esse tipo de viagens longas são muito frequentes, o elétrico não é para ti.
        Procura outra alternativa.
        O que é difícil de entender aqui?

        Agora imagina o caso de alguém que faça 100km por dia e que esse cenário represente 95% das suas deslocações habituais
        Chega a casa e carrega.
        Os outros 5% basta um pouco de planeamento e siga na mesma

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        isso com jeitinho no inverno nem 50km faz

      4. Avatar de Realista
        Realista

        Daqui a bocado os 1000km são 10 metros…

    3. Avatar de Mário
      Mário

      O JL já encomendou uma palete delas para meter no seu Tesla quitado comprado em quarta ou quinta mão desenhado especialmente para ele.

      1. Avatar de JL
        1. Avatar de Mário
          Mário

          Já meteu a ordem de compra para mandar vir destas batarias?

          1. Avatar de JL
            JL

            Para quê? As minhas estão muito boas, têm autonomia mais que suficiente, e estão pagas.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    O problema nem é tanto a autonomia, qualquer carro de 300 cavalos, a sua autonomia nao é para muitos km, o problema é o tempo que demoram a carregar a bateria, chega a ser ridiculo!!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Tipo menos tempo que aquele que se perde a abastecer ?

      1. Avatar de LR
        LR

        Porra, sempre a mesma lenga-lenga! Amigo, eu quando vou abastecer o meu carro, entro na estação de serviço, coloco a mangueira na bocal de abastecimento, encho o depósito, pago, e vou à minha vida. Tempo máximo que gasto: 10 minutos, no máximo. Ou seja, mesmo que entre na estação de serviço com o tanque na reserva, ao fim de 10 minutos tenho combustível para fazer entre 900 a 1.100 kilometros. Agora diz-nos que quando chegas a um posto de carregamento, ao fim de 10 minutos podes sair completamente atestado/carregado, com autonomia para essa mesma distância.

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Para quem tem moradia chegas a casa, pões a carregar e no dia seguinte siga. Nem tens que ir abastecer em lado nenhum. Por isso eu digo que compensa para quem tem moradia.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Não precisa de ter moradia. Basta um lugar de garagem…

        2. Avatar de JL
          JL

          Tempo que eu não gasto, porque não preciso de lá ficar a segurar o cabo, esperar que carregue, nem ir para a fila de pagamento, mesmo que seja num carregador rápido que uso em cerca de 5% da minha utilização, 95% perco no máximo 10 segundos para ligar o cabo + 10 segundos para retirar o cabo.

          É difícil entender isto ?

          1. Avatar de Pepe rápido
            Pepe rápido

            Caro JL, com a sua técnica de carregar o carro no max em 20 segundos não percebo os elevados investimentos em criar baterias solidas,com mais autonomia, ou mesmo, melhorar a rede de carregadores públicos…

            Alias,recomendo rapidamente patentear o seu processo e tenho a certeza de que vai ganhar uma fortuna com o mesma o que, também lhe vai dar mais tempo para partilhar aqui ainda mais disparates.

            Agora, e fazendo uso da sua técnica de usar perguntas (parvas) para quando não tem explicações serias e construtivas, a minha pergunta clara e construtiva:

            Demonstre, descreva, ou pelo menos recomende o processo step-by-step a quem não pode carregar em casa, a quem não pode carregar no trabalho, a quem mora num 5 andar com a rua cheia de carro estacionados na sua rua, a quem não tem garagem, como carregar o carro no max em 20 segundos?

            Por favor não responda com outra pergunta (parva), agradeço que seja claro, transparente e pragmático, bem como não me responda com a sua pergunta tradicional “prove lá que eu disse isso?”

            Obrigado pelo teu tempo.

            PS; Note que sou fã da mobilidade elétrica, o meu veiculo atual um Lexus NS 450h+ hibrido plug in, que carrego em casa onde tenho baterias Enphase (total de +/- 20kw) alimentadas por painéis fotovoltaicos suficientes para carregar as baterias (fazer uso aquando o painéis param de produzir) bem como carregar o carro diariamente (mas leva me mais do de 20 segundos…)

          2. Avatar de Eu
            Eu

            Oh rapaz, mas tu não cresces??
            Ainda não entendeste que perdes 10 segundos a tirar e por a mangueira, mas que não podes usar o carro enquanto carrega??
            O que o anónimo diz é que tendo o carro na reserva, em 10 minutos já pode ir para onde quiser, pois atesta o depósito em 10 minutos.
            Tu, no teu carro telecomandado, ligas a cabo (5 seg), esperas que carregue (várias horas) e depois desligas o cabo (5 seg).
            Repara, o meu carro anda os quilómetros que eu quiser quando eu quero. Se me apetecer ando 24 horas seguidas de carro. Tu não, tens de obedecer às limitações dessa tecnologia.
            Já toda a gente percebeu que o teu carro te obriga a programar logo a semana inteira, pois se tens de fazer um desvio, já estás a arriscar.
            Não entenderes isso, é surreal.

          3. Avatar de JL
            JL

            E preciso de usar o carro durante o tempo que estou a dormir ?

            Não entende ? Simples, leia o artigo e fica a saber porque estão a testar baterias sólidas.

            Eu não ando em carro telecomandado, ando dentro dele.

            Pergunta parva? Não entendi.

            Quem não pode carregar em casa a mesma coisa, quando vai ao super fazer compras, ou em viagem, liga o carro e vai fazer compras ou tomar um café, simples não ?

            Tá com medo que eu responda porque é um facto ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Então quantos KMS fazem normalmente e em viagem, já agora deixem aí quantos anos têm os vossos carros e quantos KMS fizeram.

          5. Avatar de Pepe rápido
            Pepe rápido

            Honestante, não é nada difícil não entender o que você diz/escreve e obrigado pela sua(s) não resposta(s).

            O pouco que percebi:
            – Tem dificuldades de leitura e de compreender peguntas claras que lhe são dirigidas
            – Não carrega o carro a andar
            – Não precisa do carro quando dorme
            – Anda dentro de carros telecomandados
            – Não compreende as perguntas parvas que você próprio faz.

            O que também não ficou esclarecido é, se quando carrega o carro dorme 20 segundos (?) ou liga-o , faz compras e bebe cafe em 20 segundos. Agradeço confirmação.

            Obrigado por nos continuar a divertir e pela sua não contribuição para esclarecer/informar os pros (e cons) da mobilidade elétrica…

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que carregava a andar ? Onde ?

            Não entende, então leia os 2 comentários, é que serve para os 2.

            Então que perguntas parvas eu fiz ? Continuo a aguardar.

            Está lá explicado, é ao ler.

            Não, 20 segundos é o que gasto de tempo para carregar o carro, ou pensa que tenho de carregar o carro até 100% cada vez que o uso ?

            Então divirta-se, mas pelas suas palavras não parece.

            Eu tento explicar, mas aqueles que não têm experiência nenhum tentam a todo o custo inventar, é o que se vê aqui mais.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            O tempo é relativo.

            Se estiveres exclusivamente à espera dele são horas, se estiveres a fazer outra coisa e o carregamento seja algo secundário são segundos…

            Para mim acabam todos os dias por ser segundos. Ainda esta noite tinha 70% de bateria e deixei a carregar a 6A (1.3kWh) e o display mostrava 5 horas, mas para mim foram segundos porque não estive à espera dele.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 Dá para abastecer varias vezes ao dia sem se perder muito tempo. Basta parar 10 minutos a cada 1000km de viagem e siga

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        @JL
        Este gajo é cansativo, **** se!!!
        Outra vez a lenga lenga dos “10 segundos para ligar o cabo”???
        Oh amigo, vai te curar, dass… que pachorra que é preciso ter para aturar certos gajos…

        1. Avatar de JL
          JL

          Leva mais tempo você ?

          Curar de ?

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            @JL
            Levo, obviamente…
            Imagina que chegas a casa com o carrinho a pilhas abaixo dos 10% de bateria… “gastas 10 segs para o ligar” à ficha e vais jantar/descomprimir/wtv… azar do *** da te uma caganeira a ti (ou à tua mulher) e tens que correr para o hospital – popó está nas lonas e arriscas te a ficar na estrada!!! Que fazes???
            Eu digo te: metes o contacto dos Uber na lista de marcações rápidas…

            Palhaçada à parte, já vários disseram aqui: EV’s são bonitos para quem tem VIVENDA PRÓPRIA com garagem para o carregar… quem não tem, vive num apartamento e deixa o carro a dormir na rua, não é viável!!! Nesta secção de comentários houve quem enumerasse as razões para essa inviabilidade…
            Sejamos sérios sff!!!

            Cura dessa demência pró green doentia 🙂 não estamos todos ao mesmo nível profissional/económico e EV’s não estão acessíveis a todos os mortais…

          2. Avatar de Frustrado
            Frustrado

            @Sérgio
            Desculpa lá mas para isso é que pagas ao SNS, deverias mas era ligar ao 112 nessas emergências para o teu bem ou o da tua mulher.
            Já sei que vais dizer ah e tal a ambulancia demora o seu tempo a chegar.
            Chama o Uber que é mais rápido e finta o trânsito usando as vias apropriadas.
            e… por último:
            10% ainda dá para muito.

            Ah e já agora o que acontece nesta situação?
            […] vais jantar/descomprimir/wtv… azar do *** da te uma caganeira a ti (ou à tua mulher) e tens que correr para o hospital – o carro está nas lonas porque tem um pneu furado e não tenho pneu suplente.”

            Situações na vida que surgem… Liga para o 112 nesses casos

          3. Avatar de JL
            JL

            Não tenho carro a pilhas, esse sim tinha de ter cuidado, pois não tinha como abastecer em casa.

            O hospital fica a 20 KMS, até com 0% posso sair para ir ao hospital.

            Quem não tem condições não compre, alguém disse que era obrigado a ter ?

            É viável sim.

            Ah afinal sempre admitiu que é palhaçada, ok.

            Eu não tenho demência, você é que tem, já que se preocupa com coisas que não quer ter, já viu alguém assim tão doente ?

            Pro green ? Não entendi, eu falei em green em algum lado ? Ou foi você ?

            Claro que não estão acessíveis, para isso é preciso deixaram de entregar o dinheiro aos árabes.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…O hospital fica a 20 KMS, até com 0% posso sair para ir ao hospital….”
            Não seja mentiroso. Há elektros q desliga.-se com 4% se forem a abrir.
            Podia ter escolhido outro cenário. Normalmente a malta vai para o hospital a abrir.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não é o caso do meu, eu disse que eram todos ?

            Então mostre lá os que se desligaram a abrir e com 4% ?vai ao hospital a abrir? Então porquê? São ambulâncias ?

          6. Avatar de Realista
            Realista

            @Sérgio 10% de bateria, no meu carro que tem a bateria pequena, dá para cerca de 20km. Já 10% num Tesla são cerca de 50km.

            Para além disso tenho vários hospitais dentro desse raio de alcance.

            E já agora, 1 hora de carregamento numa tomada normal a 16A, carrega-me 15% quando a bateria está em baixo.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Então mostre lá os que se desligaram a abrir e com 4% ?…”
            Foi o padre Bjorn que o disse qd seguia na autobhan aterrorizado com essa inevitabilidade.

            “…vai ao hospital a abrir? Então porquê? São ambulâncias ?…”
            Em marcha de urgência tem os mesmos direitos e deveres q uma ambulância. Ainda tem dúvidas? Já discutimos isso.

            “…10% de bateria, no meu carro que tem a bateria pequena, dá para cerca de 20km…
            tenho vários hospitais dentro desse raio de alcance….”
            Afinal há hispitais com fartura e os bombeiros andam a ser enganados.
            https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/bombeiros-chegam-a-percorrer-150-quilometros-com-doente-com-suspeitas-de-avc-na-ambulancia?

          8. Avatar de JL
            JL

            Qual carro ?

            Não tem deveres nem direitos nenhuns, só carros autorizados podem efetuar marcha de urgência.

            Que tem os bombeiros de serem enganados ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó @JL, vc tem carta?
            Caso afirmativo, comprou-a ou saiu-lhe na farinha amparo?
            https://www.bomcondutor.pt/questao/1202

          10. Avatar de JL
            JL

            E você tem ?

            “SECÇÃO IX – Trânsito de veículos em serviço de urgência ou que efectuem transportes especiais

            ———-

            Artigo 64.º – Trânsito de veículos em serviço de urgência

            1 — Os condutores de veículos que transitem em missão urgente de socorro ou de polícia assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
            2 — Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
            a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
            b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
            3 — É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não transitem em missão urgente.
            4 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.”

            Veja o que diz o ponto 3.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          O JL é fonte de divertimento, não o ofendas pfv!

          São 10 segundos a ligar o cabo e horas a olhar para ele 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas porque fica a olhar para ele ? Porque é bonito ?

          2. Avatar de Frustrado
            Frustrado

            Se tens essa ideia de ficar a olhar para o cabo enquanto carrega,
            definitivamente um elétrico não é para ti, cresce e aparece.

            Uso um berbequim todos os dias, quando deixa de ter carga páro o meu trabalho e fico a olhar para ele a carregar lol
            (não, a bateria não sai)

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @JL é um génio. Eu só para desenrolar o cabo do carregador do telemóvel levo 20 segundos. Depois ainda tenho q acertar na porta de carregamento.

          4. Avatar de JL
            JL

            É porque o enrola mal, o meu cabo tem 3 metros com um pousa cabos, é só puxar e ligar, 10 segundos realmente é um exagero.

            Se não acerta com buracos isso é um problema diferente, nada tem a ver com culpa nos eléctricos como você gosta de fazer.

          5. Avatar de Anung
            Anung

            Então fazem o quê enquanto carrega?

            Já me esquecia, vocês não podem carregar onde querem, têm de planear até as idas ao wc

          6. Avatar de JL
            JL

            Tudo, trabalhos de casa, emails, jantar, almoçar, dormir, etc.

            Tudo o que pode ser feito e não consegue enquanto abastece.

          7. Avatar de JL
            JL

            Nem você pode abastecer onde quer, pode começar por casa.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então e a enrolar o cabo, qt tempo demora? Se for o mesmo que a minha mangueira, 10s nem dá para aquecer.

          9. Avatar de JL
            JL

            Enrolar ? O cabo fica no suporte, tirar do carro e meter no suporte, 2 segundos ?

            Mangueira ? Então abastece na garagem com uma mangueira de 20 metros ?

            Cada uma pior que a outra…

  3. Avatar de Joel
    Joel

    O meu Diesel faz 1300km, e atesto em menos de 5 minutos.
    Não explode, se ficar sem gota, chamo um taxi, e com um jarricão atesto o suficiente para chegar a uma bomba.
    É estremamente económico e fiavel.

    As peças são baratas e o carro relativamente também.

    Os Beneficios do Eléctrico, são na poluição.
    De resto é só desvantagens.Ainda mais porque lhes metem muita electrónica, esses carros parecem uma playstation, a preço exurbitante, e são extremamente inseguros comparadamamente com uma playstation..

    Mas gostos não se discutem, acho que cada um deve ser livre de comprar o que quiser, é isso que se chama liberdade…agora quando começam, sem o consentimento do povo a restringir as opções ás pessoas…ai já é ditadura.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      O meu com o gerador a diesel na mala faz 2.000km, mas dá para colocar o depósito extra para o gerador, tb há a hipótese de acionar um atrelado com 1 gerador de maior capacidade…

      1. Avatar de JL
        JL

        E com um gerador carrega o carro como ? Estou curioso para saber.

    2. Avatar de David
      David

      Até no tema da poluição estás enganado. Vai ver o quanto é poluente fabricar baterias

      1. Avatar de JL
        JL

        É mais poluente que a alternativa ? mostre lá esses dados ?

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim polui imenso alias um carro a combustão durante 20 anos a libertar gases poluentes para os pulmões e para a atmosfera e muito pouco comparado com a extração de lítio da terra, parabéns és um génio.

      3. Avatar de Frustrado
        Frustrado

        porreiro, mas para os eléctricos a bateria ser poluente no fabrico é um problema, mas parece que o “problema” já não se applica ao universo de dispositivos electrónicos, como os telemóveis, máquinas, etc… aí já deixa de ser poluente?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Telemóveis, tablets, earbuds, roupa, embalagens, calçado, etc tudo é um problema. Mas o grande problema é o consumo exacerbado além da obsolescência programada.
          Reciclagem é zero! Reutilização quase zero. Possibilidade de reparação idem. Tens que consumir, tens que descartar e voltar a consumir pq te garantem que vão reciclar para ficares de consciência tranquila. Só tens que acreditar!
          O fenómeno está agora a chegar em força aos carros! Não aprendemos nada com a “história”. Ou somos muito anjinhos ou queremos ser anjinhos

          1. Avatar de JL
            JL

            Só não tem reparação se não quiser, é comprar equipamentos reparáveis

            Está a chegar aos carros o contrário, a possibilidade de reparar.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Cada vez é mais difícil. Chassis unibody com baterias integradas/estruturais. Veto ao acesso ao sw da bateria etc

          3. Avatar de JL
            JL

            Claro que são integradas, não são carros a combustão com baterias, são carros eléctricos.

            Já agora, essa ideia errada e idiota que os model y não podem subsituir a bateria… Enfim..
            Veta ? Então ? Deve ser por isso que não as tiram. Looool

        2. Avatar de João Lemos
          João Lemos

          quando carregamos um carro elétrico não sabemos se eletricidade vem de eólicas, fotovoltaica, hídrica, central a gaz, a diesel, a carvão ou até nuclear. Por isso dizer “emissões zero” é uma falacia

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas sabemos a quantidade de cada uma, portanto não é falácia.

          2. Avatar de JL
            JL

            Além disso emissões zero no caro, que é onde apenas consideram emissões nos a combustão, o termo é usado de igual forma para ambos.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            +1 essa é a vantagem dos combustiveis sabemos exactamente de onde veio. é 100% poluente (diversas vezes) e sempre será

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL então e a poluição emanada pelos pneus, 1800x’s superior às do escape?

          5. Avatar de JL
            JL

            São zero, nos outros também são zero.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São zero?
            São zero+1800x’s superiores às emissões de escape dos carros.

          7. Avatar de JL
            JL

            Sim, são zero, tal como os outros são.

      4. Avatar de Realista
        Realista

        E dessas baterias qual é a percentagem que se pode ré-obter através da reciclagem em comparação ao quanto podes reciclar de combustível… lol

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          15% é água pura. Já não é mau dado que é um bem cada vez mais escasso.

          Se não contarmos com o nitrogénio que basicamente entra pela frente e sai por trás à razão de ≈70%., a quantidade de água obtida em resultado da combustão são ≈48,7%.
          Dá que pensar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pura ? Desde quando ?

            Nitrogénio? Outro erro, óxidos de nitrogénio.

            Então as centrais térmicas são um luxo, é só produção de água. Loooool

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se for a carvão produz água até 10%, portanto em quantidade inferior, no entanto as centrais são arrefecidas com água e portanto parte desses 10% já existiam.

            O nitrogénio também entra e sai quase inalterado pelo escape.
            Qt à ínfima parte de NOX resultante de combustão deficiente, os catalisadores tratam dele.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então a água perde-se ? Para onde ?

            E as a gás natural ?

            Mas nao é azoto, são óxidos de azoto.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E quem disse que se perdia?
            Qt ao Nitrogénio, apenas uma quantidade residual é NOx ( na gíria científica “traços”) não invente.
            Esses traços são eliminados pelo catalisador.

          5. Avatar de JL
            JL

            O que o arrefecimento tem a ver com consumo de carvão ?

            Não interessa se dão traços ou linhas, qualquer quantidade é prejudicial.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            15% de água na gasolina estas doido?!?!?!

            Mesmo que fosse verdade – o que não é pois basta ler a ficha de segurança – verificas que a gasolina 95 octanas possui 90% de Gasolina (CAS: 86290-81-5) e 8% de Etanol (CAS: 64-17-5)…

            Para além disso a gasolina não é solúvel em água (CAS 7732-18-5).

            https://www.bp.com/content/dam/bp/country-sites/pt_pt/portugal/home/products-and-services/combustiveis/fichas-de-seguran%C3%A7a/junho-2023/FDS%20bp%20gasolina%2095%20PT.pdf

    3. Avatar de JL
      JL

      Os eléctricos também não explodem.

      É possível ficar a pé num eléctrico ? acho que nem um cego…

      Tanto um eléctrico como um a combustão de hoje está cheio de eletrônica, e diga-se, é aquilo que avaria menos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não é preciso ser cego.
        Não vai há muito tempo, um expert de carros elektros ficou a pé a caminho do algarve. Ou ejá varreu essa para debaixo do tapete?
        Há dias vinha de Belém pelo IP7 e no sentido contrário estava um bacano fora do seu model 3 agarrado ao télélé com o carro parado no meio da via, nem deu para encostar à berma… deve ter parado tipo PUM. Que quadro lindo, só tive pena de não ter conseguido tirar a chapa da praxe.
        Isto é como as baratas, qd se vê uma há pelo menos 20 escondidas

        Qt às avarias electrónicas, as relacionadas com os carros elektros é a que avaria mais porque tem mais e é mais complexa e pouco madura e, portanto, os carros elektros são os carros com maior taxa de avarias. Há estudos. Não vale a pena negar!

        1. Avatar de JL
          JL

          Expert de carros ? Que diz que um eléctrico tem caixa de velocidades ?

          Então mas só os eléctricos é que avariam ? Os outros não fazem pum ?

          Avaria mais, então prove lá isso ? Não é o que dizem as estatísticas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem aí o estudo de Qualidade de 2024 da J.D. Power. Proprietários de elektros relataram, em média, 266 problemas por 100 veículos, enquanto os proprietários de veículos a combustão interna relataram 180 problemas por 100 veículos.
            https://www.jdpower.com/business/press-releases/2024-us-initial-quality-study-iqs?srsltid=AfmBOop6j1Y8i_9SRMjjg6iNw-pfBYTc24ObycQfY1rZBExaGDMQ3AI1
            Tb tem aquela muito fixe recentemente publicada aqui no Pplware que 25% dos Tesla chumbam logo na 1ª inspecção. É só procurar já que essa cabeçorra de vento não retém nada.

            Qt ao que ficou a pé, pelo menos é um gajo habituado a ter e a carregar carros elektros há anos. Um rookie certamente não faria melhor. Ou faria?

          2. Avatar de JL
            JL

            Como vê não tem nada a ver com problemas eléctricos.

            E depois há os estudos que dizem o contrário.

          3. Avatar de JL
            JL

            O gajo que ficou a pé já sabia que ia ficar a pé, afinal comprou um carro avariado.

        2. Avatar de Frustrado
          Frustrado

          Só os elétricos é que encostam à berma?
          Não me diga que nunca viu nenhum a combustão apiado?
          Tens pálas nos olhos, só pode.
          Qualquer dia dizes que o pneu furou e a culpa disso é por ser não ser a combustão.
          menos…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Este nem teve para encostar à berma.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tipo o diesel que estava ontem no meio da segunda circular ?

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @JL se estava um carro parado só podia ser Elektro. Acontecer essas coisas a Diesel e gasolina? Nunca na vida, nunca visto

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, eléctrico do motor de arranque.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Consegues indicar 1 marca de carro, qualquer 1 que não fique parado na estrada. Vejo dezenas de veiculos todos os anos. Nunca vi um Tesla.

    4. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Os eléctricos com bateris FLP não explodem nem ardem, mas os combustão sim, desde o princípio do ano já arderam 9 em Portugal, ainda ha 1 dia ardeu um na ponte

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ardem Engº. Não é por serem LFP que vão deixar de arder. Como as outras têm lítio e tudo o que tem lítio, arde!
        O que o Engº está a invocar não passa de mais uma retórica das missas elektras que vão tentando sempre enganar o Cliente seguinte com novo argumento do hype quanto a solução anterior não correspondeu ou descobriram-se condicionalismos comprometedores.

        Sobre a BYD em concreto fica um exemplo
        https://www.autoevolution.com/news/byd-showroom-burns-to-the-ground-after-one-electric-car-bursts-into-flames-234010.html

        Um relatório da NTDTV indica que pelo menos, desde há 2 anos a esta parte, arderam mais 9 edifícios com carros BYD.
        Muitos semi-reboques que transportavam carros idem:
        https://www.ntdtv.com/b5/2024/05/16/a103881785.html
        Adiante:
        Um nr indeterminado de carros BYD ardem todos os dias nas ruas que contribuem fortemente para a diária alarmante de 8 elektros ardidos ao dia, dado que são o elektro mais vendido.

        Não há muito que discordar ou pensar aqui, é só somar 1+1. A BYD começou a usar baterias LFP, conhecidas como Blade nos seus elektros desde 2020. E após 2021 arderam 14 concessionários, para além dos camiões que transportavam carros etc que estão descritos na investigação linkada.

        Querem BYD_LFP força! Sigam por V/conta e risco mas não tentem arrastar os outros para esse potencial inferno.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde dizem que os byd usavam lfp ? E desde quando só usam lfp ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desde 2020. Está lá tudo. É preguiçoso e não lê pq não quer.
            E foi a partir de 2020 que esses acidentes aconteceram.
            Para bom entendedor meia palavra basta, digo eu.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não está lá qualquer referência a lfp.

            Ou a notícia é a referente a números a partir de 2020?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que diz? Não me diga que não tem praí um qq “VascoTradutor”
            Cá vai, a 1ª parte da nptícia é basicamente o que já tinha sido divulgado no ocidente:

            “…[NTD, horário de Pequim, 16 de maio de 2024] (1-)Na madrugada de 16 de maio, um incêndio eclodiu em uma loja BYD 4S em Fuzhou, e todo o salão de exposições foi queimado.

            De acordo com a Fujian TV, “Strait Metropolis Daily” e outros relatos da mídia, os carros no salão de exposições foram basicamente queimados, o salão foi queimado até o esqueleto e muitos carros do lado de fora da loja 4S foram seriamente danificados.

            O vídeo da cena mostrou o céu ao redor da tocha refletindo em vermelho. O sinal de “BYD” pairava à luz do fogo.

            De acordo com o “Cold and Warm Video” do Jingzhou Daily, uma testemunha disse que o incêndio era muito grande naquele momento. Estava cheio de veículos de nova energia e as baterias também estavam pegando fogo.

            Um morador próximo disse que estava dormindo atordoado e de repente foi acordado pelo som de uma explosão “bang”, tão assustado que rapidamente puxou as cortinas e olhou para fora.

            ___/___
            Agora a 2ª Parte:
            NOS ÚLTIMOS ANOS, HOUVE MUITOS INCÊNDIOS NAS LOJAS BYD 4S
            Anteriormente, os internautas de Zhihu haviam feito um balanço dos casos de incêndios em lojas BYD 4S nos últimos anos, (2-) mostrando que em menos de um mês em dezembro do ano passado, 4 lojas BYD foram queimadas.
            (3-)Em outubro de 2021, um incêndio eclodiu em uma loja BYD 4S em Hainan.
            (4-)Em abril de 2022, um incêndio eclodiu em uma loja BYD 4S em Shaoguan, Guangdong.
            (5-)Em maio de 2022, um incêndio eclodiu na oficina de pós-venda de uma loja BYD 4S em Hengshui, província de Hebei.
            (6-)Em 9 de julho de 2022, um incêndio eclodiu em uma loja BYD 4S no distrito de Xingning, cidade de Nanning, Guangxi.
            (7-)Em 18 de novembro de 2022, um incêndio eclodiu na fábrica F6 da Fase III da BYD, na área oeste de Daya Bay.
            (8-)Em 8 de dezembro de 2022, perto da Estrada Industrial, Distrito de Erqi, Cidade de Zhengzhou, Província de Henan, uma loja BYD 4S pegou fogo.
            (9-)Em 1º de junho de 2023, um incêndio eclodiu na área de materiais da oficina nº 1 da base de produção de Pangguan da BYD.
            (10-)Em maio de 2023, um incêndio eclodiu em uma loja BYD 4S em Jiangmen, Guangdong.
            (11-)Em 13 de dezembro de 2023, um incêndio eclodiu em uma loja BYD 4S no distrito de Tiexi, Shenyang, província de Liaoning.
            (12-)Em 18 de dezembro de 2023, um incêndio eclodiu na loja Xinmaoyuan BYD 4S em Chengdu, Sichuan.
            (13-)Em 30 de dezembro de 2023, um incêndio eclodiu no salão de exposições de uma loja BYD 4S em Changhua, Binzhou, Shandong.
            Além disso, caminhões-plataforma que transportam os veículos de nova energia da BYD também pegaram fogo um após o outro.
            (14-)Em 1º de maio, na Wushen Expressway em Huizhou, Guangdong, em um caminhão-plataforma que transportava os veículos de nova energia da BYD, um veículo de nova energia entrou em combustão espontânea, incendiando todos os carros novos no carro e uma fumaça espessa saiu.
            (15-)Menos de um mês atrás, também houve um incidente na província de Hebei, onde o novo veículo de energia da BYD pegou fogo durante o transporte.
            Alguns internautas Zhihu disseram: “Uma ou duas vezes pode ser considerada uma coincidência, três ou quatro vezes pode ser considerada azarada, mas mais de dez vezes em dois anos…

            (Editor responsável: Lin Qing)…”

          4. Avatar de JL
            JL

            Portanto voltou a confirmar que não diz, além disso não se sabe onde o incêndio começou, até dizem:”Estava cheio de veículos de nova energia e as baterias também estavam pegando fogo.”

            Portanto até dizem que estavam pegando fogo, logo o fogo nem começou nas baterias.

          5. Avatar de JL
            JL

            E já agora, a BYD vende mais veículos a combustão que eléctricos, isto segundo os seus parâmetros.

            “BYD Song (PHEV) ~800,000 units
            BYD Qin (PHEV) ~650,000 units
            BYD Dolphin (BEV) ~400,000 units
            BYD Seagull (BEV) ~350,000 units
            BYD Han (BEV/PHEV) ~250,000 units
            BYD Yuan (BEV) ~200,000 units”

            https://tridenstechnology.com/byd-sales-statistics/#h-byd-sales-by-model

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro que sim,
            Até houve um tempo fazia carros sem nenhuma bateria de tracção e nunca se ouviu falar em incêndios
            Agora desde 2020 só faz carros com baterias de tracção e é o que se vê.

            A propósito, .ais um BYD que entregou a alma ao criador:
            https://www.jn.pt/5750460385/incendio-em-carro-eletrico-condiciona-troco-da-a29-em-gaia/amp/

          7. Avatar de JL
            JL

            Nunca se ouviu ou não fizeram um artigo sobre essa altura ?

            Então incêndios em carros é novidade ? Estranho, porque as estatísticas até dizem que têm vindo a reduzir em % por carro.

            A byd produz híbridos desde 2003, e só agora usa baterias de tração ? Então antes com cavalos ?

            Onde diz que é um byd ?

            Ena, ardeu mais um eléctrico em Portugal, até têm de dizer “carro eléctrico” espero que desta tenham acertado….

          8. Avatar de JL
            JL

            Lamentavelmente mais um:

            https ://www.cmjornal.pt/cmtv/videos/detalhe/20250302-091014-um-morto-em-despiste-de-veiculo-ligeiro-que-se-incendiou-na-amora

    5. Avatar de Frustrado
      Frustrado

      a nível de electrónica meu caro, é tudo por igual hoje em dia, seja a combustão ou eléctrico, todos os veículos agora têm head units, sensores etc.. querem a conveniência e o conforto mas depois ficam chateados porque a electrónica falhou, andem a cavalo então lol

    6. Avatar de Frustrado
      Frustrado

      Quando a esmagadora maioria de pessoas que andavam a cavalo e carroças e viam os primeiros (poucos ) carros a andar por esses caminhos fora,
      essas pessoas também questionavam o porquê de perder tempo e dinheiro nas bombas de gasolina a encher o depósito de um carro (que se calhar até nem tinha grande autonomia naquela época), tendo a posse de um cavalo que só precisa de alimento e nem chega nem de perto ao preço ao litro que era pedido nas gasolineiras.
      Aceite que dói menos, a adoção do BEV vai devagarinho, mas vai ser cada vez mais generalizada. eu vivo numa pequena rua (UK) com cerca de 30 casas, posso lhe garantir que metade delas já tem um eléctrico. uma delas até tem dois.
      Aceite que dói menos.
      Ah e eu nem perco esses tais 5 mins na bomba, o carro carrega quando estou a dormir, e até está quentinho quando pego nele de manhã naqueles dias de frio de rachar, não é fantástico!
      Isto tudo ao preço da uva mijona a 8 cêntimos o kWh

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ninguém proibiu os cavalos. O q aconteceu foi q a tecnologia que chegou revelou-se superior e mais conveniente q os cavalos.
        Não é este o caso dos elektros.

        1. Avatar de Frustrado
          Frustrado

          mais conveniente, e por sua vez mais cara.
          tal como os electros.
          conveniente no sentido em que não tem tantas peças móveis sujeitas a avarias,
          conveniente no sentido em que acordo de manhã com o “depósito” cheio todos os dias,
          conveniente no sentido em que não preciso esgravatar o gelo no pára-brisas
          conveniente no semáforo em que sou o primeiro a arrancar
          conveniente porque é um silêncio e uma paz no habitáculo no meio da cidade barulhenta
          conveniente porque não há virtualmente nenhuma manutenção nem serviços.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Os carros a vapor foram proibidos. Os a combustao foram introduzidos á força. Mas essa parte da historia não convem falar

        3. Avatar de JL
          JL

          Nem ninguém proibiu os a combustão ? Onde ouviu essa lenga lenga?

    7. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Para quem tem moradia chegas a casa, pões a carregar e no dia seguinte siga. Nem tens que ir abastecer em lado nenhum. Por isso eu digo que compensa para quem tem moradia.

      1. Avatar de Frustrado
        Frustrado

        Quem não tem uma tomada disponível para carregar em casa, acaba por não compensar tanto, como é óbvio.
        O mesmo se aplica aos diesels vs gasolina, se só faz cidade e curtos trajectos o diesel geralmente não compensa.
        Há que adequar o equipamento à finalidade.

  4. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    E achas que eu sou obrigado a respirar porcaria porque tu queres ‘liberdade’

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Porcaria é o que é libertado pelos pneus.30% superior num elektro.
      O CO2 e o vapor de agua não são porcaria nenhuma.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se esse o problema, a unica solucao é banir qualquer tipo de veiculo que possua pneus.
        Se um veiculo só liberta vapor de agua, fecha a garagem mete o carro a trabalhar e ja tens uma sauna/banho turco, fácil, barato e saudavel.

      2. Avatar de JL
        JL

        É superior ? Depende do carro e como anda com ele.

      3. Avatar de JL
        JL

        E os NOX, SOx e outros são o quê?

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      @RICARDO
      Não queres “respirar porcaria”, vai viver para o campo – easy!!!
      Ou és como os meninos que se queixam do preço das casas nos centros das cidades, mas excluiem a hipótese de ir para o meio rural???
      És como os agricultores??? Queres sol na eira e chuva no nabal???
      Lá porque sua excelência tem dinheiro para um eléctrico e anda armado em “eco warrior”, os outros têm que andar a pé, para você poder andar a inspirar aroma de rosas???
      Mais: a maioria das pessoas compraram o IE quando ainda não se falava em poluição… por acaso no contrato de compra do carro vinha lá alguma alínea a dizer que entretanto tinham que se desfazer do carro por causa das condições climáticas???

      Epa, tenha santa paciência… ninguém merece, dass…
      Eu também queria muita coisa, mas sujeito me…

  5. Avatar de Mário
    Mário

    Sinceramente não percebo esta malta. Parece a guerra android/IOS. Há carros para todos os gostos, escolham o mais adequado e respeitem os gostos dos outros. Simples não?!

  6. Avatar de Frustrado
    Frustrado

    Acredito que haja mercado para esses ditos 1000km de autonomia mas aí entramos num nicho de mercado em que realmente questiono se o facto de ser um BEV compense?
    Mesmo que ande esses 1000km, se demoram uma eternidade a carregar que não permita outros 1000km 7-8 horas depois, não vejo isto com grandes expectativas

    1. Avatar de JL
      JL

      Porquê 7 ou 8 horas se o pode fazer em menos de 1 hora ?

      1. Avatar de Frustrado
        Frustrado

        7 ou 8 horas foi só um número que mandei assim ao ar, acho que o artigo não menciona quanto tempo essas baterias carregam

        1. Avatar de JL
          JL

          E porque mandar valores para o ar ? É só para se convencerem que fizeram a opção certa ? Não precisam de convencer ninguém, cada um escolhe o que quer.

          1. Avatar de Frustrado
            Frustrado

            há muito tempo atrás que a opção certa para mim foi o elétrico.
            essas baterias eu não faço ideia quanto demoram a carregar.
            Por mim desde carreguem durante o tempo em que não uso o carro, por exemplo à noite, não me importo que precisem desse tempo todo

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem mais.

            A grande vantagem destas baterias é terem mais densidade energética e durarem mais.

  7. Avatar de oragaita
    oragaita

    E eles a dar-lhe com os eletricos. Vao engoli-los todos

    1. Avatar de JL
  8. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Se estas tecnologia são tão mais baratas, se um BEV leva tão menos peças!?…onde raio estão os BEV segmento B a 15K?

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde dizem que é mais barato ?

      1. Avatar de JL
        JL

        Então no caso da Tesla, aumentou quais os a combustão ? No entanto tem os eléctricos mais baratos.

        Não tem interesse, mas farta-se de ter interesse em comentar, estranho, e depois são os outros que são doentes.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      @freakonaleash
      Não estão… desde que as marcas interiorizaram a ideia de abater a dívida gasta em R&D dos EV’s o mais depressa possível (aka no preço de venda dos carros), estes inflaccionaram a um ponto que até um mísero Clio de entrada de gama, com 900cc a gasolina (a ironia é que nem eléctrico é) já passou a fasquia dps 20k€…
      … os EV’s estão todos acima deste valor!!!
      Por isso, “tecnologias mais baratas” my ass…
      Quem tem dinheiro a sobrar, que compre o que quiser: a gasolina, a diesel, EV, hidrogénio, mijo de hamster aquecido em banho maria, wtv – desde que bata com as notas na mesa, que compre o que mais gostar…
      … quem não tem e tenha uma lata velha QUE NÃO TENHA DADO GRANDES PROBLEMAS ATÉ AOS DIAS DE HOJE, é ir estimando e vendo como isto se desenrola, até o mercado automóvel estar mais sereno…

      Eu por mim falo: não tenho grande interesse em eléctricos – mesmo tendo vivenda própria e garagem para o carregar – mas andava com interesse em trocar o carro da mulher… mas mesmo o mercado de usados está inflacionado até ao céu (inadmissível pedirem valores de 10/12k€ por carros a roçar os 200k kms) e devo confessar que o Yaris D4D 2006 dela está agora com 209k kms e tem sido um reloginho – trabalha certinho, revisões e gota lá pra dentro, já o tem à uns BONS ANOS e nunca lhe vi a luz do motor acesa… like ever!!! Ainda por cima paga 21€ de IUC…
      Por isso, que se f**** os carros novos, Toyota é Toyota – e isto vale o que vale, mas eu falo com experiência de causa, porque lido com um diariamente à uma porrada de anos e aquilo é indestrutível – e vou poupando o dinheiro para no futuro tomar uma decisão com mais serenidade.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então no caso da Tesla, aumentou quais os a combustão ? No entanto tem os eléctricos mais baratos.

        Não tem interesse, mas farta-se de ter interesse em comentar, estranho, e depois são os outros que são doentes.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Todos sabemos as pancas e devaneios do JL, não é novidade para ninguém por aqui.

          Mas a maneira como consegues superar as alarvidades antecedentes com novas é digno de nota.

          O JL a criticar alguém, imagine-se, POR ALGUÈM SE FARTAR DE TER INTERESSE EM COMENTAR!
          A falta de noção atingiu um novo pico, parabéns.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quais pancas ? Não entendi.

            Quais alarvidades ?

            Eu critiquei alguém ? Onde ?

  9. Avatar de Mário
    Mário

    Sr JL, apresento lhe um caso REAL
    um familiar meu tem um elétrico, foi dar uma volta e quando chegou a casa tinha a bateria nos 20%. Uma pessoa lá de casa precisou de ser encaminhada para o hospital via SNS 24 mas sem necessidade de ambulância. Como fazia?
    Ah diz você, não tinha que estar nos 20% é isso?
    Pois o que aconteceu foi chamar uma ambulância para uma urgência que não era real, mas que tinha de ser encaminhada no imediato para o hospital….

    E já agora quando tiver que ir a uma urgência, faça como eu… Fui ralhar com os médicos do INEM se eles não tinham vergonha de andar a poluir o ambiente com uma passat de 2007. Que até metem cancro nas pessoas assim.
    Disse sigam o exemplo do JL do Pplware…. Ele é o mais verdinho do ambiente de todos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então mas é um caso real e pergunta o que fazia ? devia ter dito o que ele fez, já que diz que é um caso real.

      Portanto o seu caso não é real, porque quem decide se vai ambulância ou não é o SNS24.

      Sim, você deve fazer isso, já que é tão ambientalista.

      Deve-se ter enganado, você é que está sempre a falar de ambiente, deixo aqui o seu texto:

      “Fui ralhar com os médicos do INEM se eles não tinham vergonha de andar a poluir o ambiente com uma passat de 2007”

      1. Avatar de Mário
        Mário

        O SNS 24 DISSE, pode chamar a ambulância se no decorrer da viagem se sentir mal, mas não disseram que não quando a pessoa disse que ia pelos seus meios… mas pronto. não vale a pena. o Sr. não adoece, nunca tem contratempos. É primo do cavaco silva e ainda diz… nunca me engano e raramente tenho dúvidas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que não vale a pena, até porque não faz sentido o que diz.

          Eu tenho contratempos, mas chegar ao ridículo de inventar uma dessas….

          Nem sequer havia táxis na zona. Loool

    2. Avatar de JL
      JL

      Não é mais fácil dizer que inventou tal como inventou com as carrinhas da stellantis ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Acredita se quiser… eu também não acredito nas histórias da carochinha dos seus paineis solares XPTO que produzem não sei quantos megawatts e que toda a gente devia ter. E quem não tem nao vale nada (palavras suas).

        1. Avatar de JL
          JL

          Realmente, ter painéis neste país é algo complicado e difícil, ninguém tem nem consegue. Loool.

          Lá está você a inventar, onde disse que não vale nada, já que diz que são palavras minhas, veja se consegue ser um homenzinho.