Mercados concordam com união de Nokia e Microsoft

92 Comentários

Os resultados das acções de mercado, mostraram uma subida da Nokia, que foi impulsionada por rumores de uma  suposta aliança desta à gigante Microsoft. Os rumores sugerem que a Nokia pretende adoptar o Windows Phone nos seus aparelhos, no entanto apesar de haver quem concorde, a maioria discorda e não vê benefícios para a Nokia deixar o seu sistema operativo e usar o sistema do Windows para aumentar a sua presença no mercado dos norte-americano.

O Symbian é o Sistema Operativo da Nokia e tem vindo a perder destaque, nomeadamente na quota de mercado pois, segundo o New York Times, no espaço de um ano, o Symbyam passou de 40% para 31% de quota. Isto indica que a Nokia necessita de recuperar e os sistemas operativos como Android e iOs também ajudaran a esta descida. A Nokia é mais conhecida pelos telefones com menos características e não pelos smartphones.

Assim há o rumor de que a Nokia e a Microsoft se uniram, para que a Nokia adoptasse nos seus dispositivos o Sistema Operativo da Microsoft, o Windows Phone 7. E parece que há quem concorde e apoie ferozmente esta decisão!

Numa carta aberta dirigida aos dois patrões das empresas em causa (o da Nokia vindo da Microsoft recentemente) Adnaan Ahmad, especialista de mercados do Financial Times, propõe esse mesmo cenário como sendo o ideal para a actual conjuntura nesse segmento.

No entanto as opiniões dividem-se. O site InformationWeek desaconselha a aliança, dizendo que o Windows Phone 7 exige rigorosos requisitos de hardware e deixa pouco espaço para que se possam realizar projectos inovadores para além dos já existentes. Por sua vez a Nokia sempre foi conhecida pelo hardware robusto, bem trabalhado e, o índice de penetração do Windows nos telefones móveis não justifica a migração da Nokia para esse sistema operativo. Para este site, um dos grandes sucessos da Apple foi o de criar o seu próprio ecosistema e esta deve ser a aposta da Nokia. Esta aposta não deve passa nem pela Microsoft nem pelo Android. Este é o Sistema Operativo que prepara a Nokia, o Meego.

Por sua vez, na carta que Ahmad escreveu aos dois patrões, referiu que a Nokia deveria descartar o desenvolvimento do Sistema Operativo Meego pois este é “a maior piada da tecnologia”, neste sector. E, desta forma, a Nokia ficará ainda mais longe da Google e da Apple.

Outra perspectiva tem o PCWorld. Para o site, o Sistema Operativo Android seria a melhor alternativa, pois o seu código aberto oferece um desenvolvimento diferenciado e, assim, a Nokia teria prestigio e poder suficiente para entrar no mundo Android, não sendo ofuscada pela concorrência que usa o mesmo sistema operativo. Para o PCWorld, a perspectiva de Ahmad não parece uma boa alternativa.

Ainda outra visão é a de um blog, Forbes, referindo que adoptar o Windows Phone pode levar muito tempo. No entanto, a Nokia pode apresentar as suas próprias soluções, baseando-se no Meego.

Será que a Nokia fará uma boa escolha ao adoptar o Windows Phone? Ou o Meego será suficientemente bom? E o Android, seria também uma hipótese?

Partilhar:
Tags:

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KNR-FHM
    KNR-FHM

    A meu ver devia era adoptar pelo Android.
    isso sim, seria uma excelente aposta!

  2. Avatar de Helguera
    Helguera

    Boa questão….fico à espera dos resultados Marisa 😉

  3. Avatar de a Friend®

    É mesmo a melhor estratégia, quer para a Nokia que está a afundar, quer para a Microsoft que não está a conseguir vingar o WP7.

    A Nokia tem nome no mercado das massas, mas não tem um sistema à altura, nem mesmo o Meego, já que anda num “ata não desata” … e esta aliançã poderá salvar, ambas as empresas, no mercado de smartphones… e se se focarem para as massas, terão uma conquista ainda superior ao Android, dada a simplicidade e eficacia na resposta a longo prazo.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O Android não tem simplicidade nem eficácia a longo prazo? eheh

      1. Avatar de a Friend®

        Para o user comum… (90% dos utilizadores de smartphones) que quer coisas simples, updates fáceis, usar e abusar sem chatisses…. obvio que não..

        Acho que isso não é novidade pra ng… 🙂

        Para mim WP7 neste momento não dava, mas tenho perfeita noção que quem move as marcas e as faz crescer, são as massas….

        1. Avatar de ZS
          ZS

          Relacionar o user comum com updates.

          Grande piada.

          1. Avatar de a Friend®

            “Não consigo instalar a porcaria da App “x”… diz que requer a versão “XY” do Android… como é que faço?!!?”

            “Porque é que a minha marca não o actualizou? Porque é que a minha operadora não deixa?”

            Pois.. coisas que para o utilizador “comum” são fáceis de entender.. sem dúvida… perceber que o visinho que tem HTC teve o update no Android dele e ele no Sony dele não consegue…

            Depois vem outras questões tipicas “se o dele também é Android, porque é que eu não consigo ou não encontro aquela App no Market que o dele tem?”

          2. Avatar de R
            R

            E não será por isso que a Nokia se desfragmentou no seu próprio ecossistema? Ter um nokia não é sinónimo de se poder instalar o que quiser! Eu tenho um sei bem o que digo! É preciso estar sempre atento às compatibilidades com modelo X ou Y ou Z com a mesma versão do software!

            Para escolher um sistema desfragmentado prefiro Android!

          3. Avatar de a Friend®

            @R

            Exacto. Por essa razão é que cairam a pique… perderam o “tino” no seu ecosistema.

            Uma lição que deveria servir de exemplo à Google…

            O Android está a subir e poderá cair a pique como a noite para o dia. Basta uma alternativa barata, estável, com um ecosistema consistente aparecer e cair em graça, para vermos a Google a perder esse barco como a noite para o dia, tal como aconteceu com o Symbian.

          4. Avatar de RaCcOn

            O pessoal ás vezes parece que não tem noção de que adquirir um Android é a mesma coisa que comprar acções de uma empresa…

            Hoje é a topo, tem tudo para ser a melhor e vingar no mercado…

            Já amanhã não sabemos.

            Hoje compro um Android com a versão 2.3, e por quanto tempo é que vou poder ter o meu telefone actualizado com a ultima versão que sair?!Não sei…

            Isto já para não falar na fragmentação do sistema que não me permite instalar tudo o que quero…

    2. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      Não sei se seria boa ideia. Duas empresas a afundar-se no mercado dos smartphones e vão-se juntar?! Pela lógica da batata apenas se afundariam mais rápido :P, mas como a Microsoft é bastante “persuasiva” talvez resulte, mas duvido.
      Abraço

      1. Avatar de a Friend®

        Não devemos ser tão radicais.. a salvação do barco deles é mesmo a união… A Microsoft poderá (agora com o WP7) colmatar onde a Nokia tem falhado ultimamente.. Software.

        A bem ou mal, uma marca poderá salvar a outra e vice versa. A Microsoft (em termos de confiança está com má reputação nos smartphones) mas poderá vender bem através da Nokia… isto porque as pessoas procuram é “Nokias” para comprar… depois talvez com essa estratégia se consiga dar o devido valor ao WP7… que só não está a vingar por falta de aposta por erros passados…

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          a friend, deixo-te este link –> http://mynokiablog.com/2011/02/04/analysts-around-the-world-spreading-and-perpetuating-fud-one-article-at-a-time/

          para leres um pouco, e para toda a gente de uma vez por todas perceber que isto não fácil como andam aí os analistas a pintar..

          este link inclusive serve para a autora deste post..

          mais, não leiam tanto o engadget, procurem e leiam mais informações, porque muito deste analistas caiem num ridiculo extremo.. ainda se dizem “analistas” quando alguns nem sabe diferenciar um sitema operativo open source de um proprietário ( já que houve aí um artista que supostamente escreveu uma carta aberta a nokia em que dizia à nokia para lagar o seu sistema proprietário (meego).. quê?? )

          1. Avatar de lumitoro
            lumitoro

            Gostei da parte do proprietário, mas não achas que estás a impor a tua forma de ver as coisas?!

          2. Avatar de a Friend®

            Bem visto.. mas sabes é obvio que há muito interesse em jogo.. depois não medem as argoladas que dizem… mas isso é tipico nos dias de hoje… (ou se calhar sempre… mas com a internet tem-se mais noção! lol.. ) 😉

          3. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            não é a minha forma de ver as coisas, mas é de muita informação que eu ja li e pesquisei..

            achas que faz sentido a nokia depois do milhões investidos no meego matar essa plataforma para ir para o WP7?

            não faz nenhum e se isso acontecer é o fim da nokia..
            porque?
            simples, a nokia passar a competir com muitas outras marcas e isso não é o que da mais dinheiro ( vejam a apple com o iphone)

            ainda mais ridículo é dizer que a nokia faz um acordo de exclusividade com a microsoft.. e agora pergunto, e as outras marcas que já usam o wp7? atiram-se ao rio?
            achas que elas não tem acordos com a microsoft para usar o wp7 uns anos?

            enfim… ainda tinha muito mais para dizer, mas se fores lendo e pesquisando mais consegues perceber onde quero chegar..

          4. Avatar de racpxt
            racpxt

            Isto tem como fonte o endgadget? Ah, OK, já estava a pensar que era a sério.

            Eu nem vejo uma relação de simbiose entre as duas. A BSODsoft necessita mais da Nokia, que a Nokia necessita da BSODsoft. E mesmo assim…
            O que falta à Nokia são smartphones, mas em termos de telemóveis de baixa/média funcionalidade ninguém os bate. Para quem quer uma combinação telemóvel+MP3, e praticamente nada mais que isso, a Nokia ainda é a melhor opção e só a Sony Ericsson lhes faz frente nesse aspecto.
            Quanto à ms, podem ter feito o SO mais funcional e estável de sempre, mas também fizeram a coisa menos atractiva, intuitiva e mais confusa da actualidade. Depois os requisitos obrigatórios para um fabricante ter um WP7 quase impossibilitam a marca de ter uma gama média/baixa, onde está a grande e quase imbatível fatia de mercado da Nokia.

            O Symbian ficará para a história como o primeiro SO a trazer alguma uniformidade entre diversos fabricantes de telemóveis. Mas após ter sido comprado na totalidade pela Nokia, os outros fabricantes afastaram-se dessa plataforma. E se agora a Nokia for comprada pelo detentor de um SO “genérico”, esse SO pode acabar por sofrer do mesmo afastamento, por parte de outros fabricantes, que sofreu o Symbian.

            É pena se a Nokia não conseguir segurar o seu sistema, a versão Symbian^3 tem cartas para dar, falta-lhe um empurrão, só que será difícil que o dêem.

          5. Avatar de Marisa Pinto

            @racpxt
            Não, não tem como fonte o endgadget 🙂

          6. Avatar de Marisa Pinto

            @Bruno
            Porque assumes que leio “tanto” o engadget?
            Quanto ao link, gostei dos bonecos 😀
            E também acho que o meego pode vir a ser uma boa aposta, mas quem sabe se a parceria Nokia + MS não será a mais adequada.
            Já a fusão Nokia + Android seria quase como a relação posh spice + beckham, eheh

            Cumprimentos

          7. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            @ marisa pinto
            lol..

            porque é muito parecido com o que muitos sites americanos tem falado..

            mas quando eles falam de algo apenas vêem uma realidade.. mas a realidade é bem mais complexa do que eles falam..
            não digo o contrario, mas usar o wp7 não é a solução para a nokia..

            mas uma solução intermédia é o ideal.. vamos ver o que vai sair no próximo dia 11 de Fevereiro..

          8. Avatar de Marisa Pinto

            Mas isso é porque eles dão a conhecer a notícia também.
            Se leste atentamente o artigo, pudeste constatar que há outras opiniões. Há os que apoiam a continuação do ecosistema da Nokia, e os que também pensam ser o SO inserido nos Nokia o mais adequado. Portanto também nada está ainda decidido, é apenas uma hipótese que pode, ou não, vir a ser implantada.

  4. Avatar de dc
    dc

    A Nokia que lance diferentes modelos com diferentes sistemas operativos.

    Vender, eles vendem, disso não haja duvidas.

  5. Avatar de escrifonife1
    escrifonife1

    Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Avatar de antonio
    antonio

    a nokia ao juntar-se a microsoft vai ser o proximo titanic

  7. Avatar de Mike
    Mike

    Chamem-me old school, mas acho que a salvação da Nokia ainda está, apesar de tudo, no Symbian.

    As bases estão lá, é um SO perfeitamente optimizado para dispositivos móveis. As camadas superiores é que deixam a desejar. O que a Nokia precisa é de quebrar tradições e criar um Symbian diferente, arrojado, mas mantendo a arquitectura de fundo que o torna no sistema operativo que ele sempre foi, em termos de requisitos de hardware e consumos.

    1. Avatar de Ryan
      Ryan

      Ok eu junto-me à old school então. Acho que o Symbian precisa de ser simplificado e optimizado para ser utilizado por toda a gente sem grandes problemas. Eu continuo a gostar de Nokia apesar de recentemente ter adquirido um segundo telefone da concorrência. Sim… Nokia e Synbiam deveriam continuar juntos em vez de a Nokia se juntar a Microsoft. Isso é ridículo. Se assim fizerem não compro nenhum telefone com Windows7

      1. Avatar de Pedro.bock
        Pedro.bock

        boas;) concordo com o mike e o ryan. A melhor opção era fazer uma versão do symbian com uma “cara nova”, como disse bem o mike as bases já la estam agora é pegar no symbian e tornalo mais apelativo e recheado de funções que façam concorrencia face aos ouros sistemas operarivos.

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          quem disse que não vão fazer??

          esta prometido o update como um novo ui para o symbian^3..

          1. Avatar de lumitoro
            lumitoro

            Pelo que li nos forums do meego/maemo/moblin, o symbiam está mais direccionado para dispositivos com especificações mais baixas, mas não está preparado para conquistar o mercado dos smartphones. Teria que procurar o meu histórico para apontar para os forums que li, mas foi essa a ideia que fiquei depois de lêr sobre o assunto.

    2. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Sabias palavras, as pessoas se esquecem que o symbian tem recursos que os outros SO não teram pelos próximos 5 anos, oque pega é que nome e beleza valem mais que qualidade

      1. Avatar de a Friend®

        Fiquei curioso por saber esses recursos.. podes partilhar?

        1. Avatar de racpxt
          racpxt

          Em relação aos “outros” também não estou a ver.
          Em relação ao iPhone, a Nokia tem algumas funcionalidades interessantes: podes segurá-los como bem entenderes, não corres o risco de a tua mão virar churrasco,… :D:D:D:D

          1. Avatar de a Friend®

            Então não é um recurso.. é falta dele..

          2. Avatar de RaCcOn

            Olha que não é bem assim…

            http://www.foxnews.com/scitech/2010/08/18/man-killed-exploding-nokia-mobile-phone/

            O facto de não ser uma marca tão falada não quer dizer que não tenha problemas…

            Mais desses existem…basta pesquisares nos dois sentidos.

  8. Avatar de jose maria
    jose maria

    Por acaso acho que a nokia devia desistir do symbin que ja e tecnologia do seculo passado e aderir ao android. bom hardware com bom software era a receita perfeita e poda tornar-se numa seria concorrente à HTC e a Samsung que neste momento dominam o android a meu ver

  9. Avatar de Francisco

    O “desespero” já é tanto…..ilol 🙂 🙂

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho que a Nokia tinha mais a ganhar se fizesse como a HTC e lançasse telemóveis com Android e WP7. Veja-se o caso do Desire HD e o HD7 que são muito semelhantes, tendo como grande diferença o S.O., permitindo assim ao cliente escolher aquele que mais lhe convém/gosta.

  11. Avatar de Luis Carlos Jorge
    Luis Carlos Jorge

    O futuro passa por todas as maquinas aceitarem todo o tipo de software
    a Nokia podia mt bem dar esse salto smarthphone oem 1 cliente uma solução

  12. Avatar de LA
    LA

    O Windows Phone 7 é muito mau. Não há nada neste SO que desperte a minha curiosidade. É mais do mesmo…

    1. Avatar de Rickya
      Rickya

      …. o maior cego é aquele que não quer ver …. comentário ridículo … podes não gostar mas dai a dizer muito mau e nele não há nada de interessante … XIÇA !!

  13. Avatar de aver
    1. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      Já foste ao site do meego ver como anda a coisa? Parece-me um projecto bastante ambicioso e leva-me a crer que tanto a nokia como a intel não querem lançar um produto em fase beta. Um lançamento dessa natureza seria com certeza uma anedota, mas como ainda não foi lançado ainda é apenas uma incerteza.

      1. Avatar de racpxt
        racpxt

        Sim, porque quem chama ao Meego de anedota, também se refere a ele como “sistema proprietário” da Nokia. Primeiro, e como já acrescentaste, a Intel é um dos parceiros, outro é a Linux Foundation. Aliás o projecto gira mais em torno da LF que qualquer uma das outras. Segundo, Meego é software livre. Logo a expressão no seu todo revela uma total incultura face ao projecto.

        A Intel também tem todo o interesse em entrar no mercado dos tablets, actualmente dominado pela Apple e pelos Android que correm todos, até ao momento, em CPUs com arquitectura ARM. A alternativa da Intel seria apostar em tablets Windos 7 Starter (não o Phone 7), mas o Windows7 está demasiado dependente de rato+teclado para ser viável nesse ambiente. Os recursos exigidos também não ajudam muito. Tablets com Win7, eles existem, e até são anteriores ao iPad, mas já alguém ouviu falar neles?

  14. Avatar de cris.
    cris.

    Acho a melhor solução Nokia + WP7 isto bem limado e qualidade nokia e veremos um maquinão. Android ardeu, já à gente à mais no barco (HTC + Samsung + SE + Taiwan inteiro …), Symbian já perdeu o credito, Meego já tá fora de prazo (vai-se introduzir num mercado com já 2,5 S.O. experientes ), iOS What else ?…

  15. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    interessante.. toda a gente diz que o meego é uma anedota.. mas ainda nem no mercado esta..

    vá pessoal, toca a lembrar o que essas mesmas pessoas que agora falam na altura em que o android estava para sair..
    diziam a mesma coisa.. e vejam como esta o android agora..

    enfim, só depois de ver e mexer num meego é que se vai saber se é bom ou mau..

    1. Avatar de ZI
      ZI

      O Meego já é comercializado há algum tempo, infelizmente apenas num modelo(que eu tenha conhecimento), o N900. É pena é que este modelo tenha um preço bastante elevado. O Meego é também um SO semelhante ao Android (já que também é baseado em Linux).

      Há algum tempo atrás surgiu uma noticia ( http://www.product-reviews.net/2010/06/24/nokia-n-series-hello-meego-goodbye-symbian/ )que os futuros N-series teriam o Meego instalado em vez do Symbian.

      Resta ver se a Nokia irá apostar neste SO ou se irá melhorar o Symbian (ou ainda se incluirá outros SO).

      Cumprimentos

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Esse não era o Meego mas sim o Maemo…

        1. Avatar de ZI
          ZI

          Ok, tens razão.
          My bad, confundi os nomes.

      2. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        tal como o Eachtime diz, o n900 usa maemo e não meego ( sim existe uma maneira de instalar o meego no n900, não aconselho é muito, já que o fazes através de um cartão de memoria sendo a performance através deste muito fraca)..

        meego nos symbian? NOT..

        o que o symbian^3 vai ter é um novo UI feito em QT ( QT esse que é o que permite o cruzamento de aplicações entre symbian e o futuro meego)

        1. Avatar de TelmoB
          TelmoB

          Sim e verdade, eu tenho um n900 e utiliza Maemo, no entanto e como o Bruno Martins referiu, dá para instalar Meego pelo cm, mas fica muito lento para além de nem tudo estar a funcionar..
          E já li sobre isso, do novo UI ser feito em plantaforma QT, para facilitar a comunicação entre os dois SO’s.

  16. Avatar de helder silva
    helder silva

    não é por mal… mas há aki gente k meu deus.. isto parece a politica todos sabem falar e dizer o k é melhor… mas se vocês sabem porque ainda andam aki a comentar noticias tipo “eu é que sei”???? abram uma empresa e vejam se sabem mesmo…. meu deus, vê-se tanta asneira por aqui dita…

    falem da vossa experiência!! exemplo:
    No k toca a nokia marca com muita boa qualidade a nível de hardware, de software sempre me deixou um pouco a desejar.. preço bom! visto a relação qualidade/preço!
    Microsoft grande empresa com muita qualidade, mas ao mesmo tempo, comete lacunas… muito familiar em todo mundo, por isso o seu sucesso, tem vindo a dar passos seguros desde o lançamento do win7!
    conclusão: acho k união pode ser bom para os utilizadores, mas podiam escolher 2 S.O. para um maior leque de ofertas…
    espero que a partir de hoje comece a ver opiniões devidamente fundamentadas!

  17. Avatar de Dr. Orly
    Dr. Orly

    A verdade é que voces falam muito mal do WP7 e nada sabem sobre ele. É pena… falar sem saber mexer. Android e iOS são para brincar. WP7 é para negócios. Simples.

    1. Avatar de Ghost_Rider
      Ghost_Rider

      Ora aí está. Já mexi num telefone WP7 na fnac, e estou maravilhado pela simplicidade. Não tive possibilidade de experimentar um web browsing a fundo, é pena. Mas no que vi, fiquei impressionado.
      É como andar a comparar iOS com Maemo, simplesmente não são feitos para serem comparados.
      Ou comparares WP7 com iOS.
      Pode-se comparar, mas não é de pessoa ajuizada.

    2. Avatar de a Friend®

      O que é que o WP7 em termos profissionais faz que o iOS não faça… já que este é para brincar?

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Ó colega, eu não te quero estar a melgar muito, mas eu gosto muito de vir a este site ler as últimas notícias.

        Prezo muito as informações e opiniões que a maioria dos utilizadores escreve aqui sobre os artigos, até assino o feed daqui, mas, e não leves muito a peito (isto é a internet, afinal de contas), já começa a ser por demais a tua mania de ir para os outros artigos e assuntos falar sempre mal do que quer que seja, em detrimento dos artigos da Apple.

        É que isso não vem ao caso para aqui, nem para a maioria dos casos. Eu gosto muito dos produtos da Apple, e da forma como a Apple encara os desafios e torna as coisas apelativas, mas já me começa a chatear estar a ler, a ler, a ler, e reparar num comentário do utilizar “a Friend”. Ora deixa cá ver o que ele vai dizer – pimba, mais uma picada disfarçada nos restantes.

        Fala-se do Linux, vais falar de como o OSX é isto e aquilo melhor.

        Fala-se de um software para o Windows, falas como há muito melhor para Macs.

        Fala-se do Android, dizes que é muito difícil de utilizar, e que a Apple isto, e a Apple aquilo.

        Já sei que te vais defender com inúmeros argumentos, mas não sou o primeiro, nem o último a chamar-te à atenção sobre isso.

        Todos os utilizadores têm direito à sua opinião, mas ou dás um real contributo para o desenvolvimento de uma conversa sobre o artigo em questão, ou começas a apanhar o rótulo de “o chatinho fanático e ceguinho pelas coisas da Apple” e ninguém te liga um chavo.

        Eu nem sequer pretendo abrir aqui uma guerra, mas já me chateia estar a ler comentários interessantes, e ter que pensar sempre “porra, lá está este de novo”.

        Espero que leves isto no bom sentido. Se quiseres reagir mal,estás à vontade. Não vou entrar nisso.

        P.S: O Windows Phone 7 tem uma fraca entrada no mercado, mas tem uma UI excelente. Os designers da Microsoft conseguiram fazer aquilo que nem a Google, nem a Apple conseguiram. Transformar um sistema usável utilizando apenas a informação necessária, sem recorrer a icons, nem a gráficos. Navegar em menus lá é muito agradável, ainda para mais porque a fonte desenhada por eles – Segoe WP – é “easy on the eyes”.

        1. Avatar de a Friend®

          O mais engraçado nisto tudo é que neste artigo defendi o WP7 e esse ponto passou-te ao lado.

          Fiz-lhe uma simples pergunta, já que ele disse que os outros falam sem saber e mexer… ou não percebeste a ironia?

        2. Avatar de a Friend®

          PS.

          E não ligo a rotulos nem muito menos ao que os outros acham que eu deva ou não fazer…

          Tudo o que disser, seja bom ou mão… passam o rotulo à mesma.. não sou criança a esse ponto de ficar chocado. Mas tens o Vitor M que te confirma.. talvez tenha “destaque” os meus comentarios porque uso sempre o mesmo Nick… não sou como as crianças que por aqui passam e usam constantemente nicks e mails diferentes para ou trollar ou atacar pessoas (como a mim por ex.. ) …

          Quem não gosta.. temos pena.. façam uma petição. Se achas que venho numa de trollar… erras redondamente. Mas é a tua opinião, que mesmo que não aceite, respeito. Aconselho-te é a ler melhor o que escrevo, mas como dizes.. “lá vem este…” ou seja, já tens essa ideia pré-concebida.. passa ao lado então… fica descansado que uso sempre o mesmo nick, assim até facilito que saltes o comment cada vez que vejas.

    3. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      O wp7 já cá anda e não houve uma única funcionalidade que sobressaísse(tipo os problemas de antena do iphone[apenas como referência à popularidade do malfadado problema]) dos outros SO. Ora quando um software chega atrasado e não é melhor que os outros, mas apenas igualmente funcional, então o público em geral não lhe dá muito crédito. Não estou com este comentário a menosprezar o wp7, apenas a constatar um facto.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Chama-se factor de avanço. A marca até pode ser uma bosta, mas o simples facto de partir à frente, ganha muitos pontos na credibilidade dos clientes.

        O exemplo da Xbox, que apanhou fãs pelo atraso da Sony em lançar uma versão mais recente da PlayStation.

        A Canonical, por melhor o Ubuntu na altura em muitos se queixavam do Windows Vista, e o Windows 7 ainda ia em versões Alpha.

  18. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    já agora…
    Não estão fartos de ouvir falar no que os mercados querem. Eu acho é que o senhor que lançou esta possibilidade anda é a pressionar Portugal para pedir ajuda ao FMI, ainda por cima fomos o país que mais posições subiu no ranking europeu da inovação. Vai-se lá perceber estes mercados e os seus especuladores… 😀

  19. Avatar de LA
    LA

    O Windows Phone 7 é um bom SO para leitores de MP3, porque para smartphones, qualquer um dos mais conhecidos está a anos luz deste…

    1. Avatar de Ribi
      Ribi

      Leitor de MP3? Não sabe do que fala, certamente! O WP7, em termos de UI, está muito mais evoluído que o IOS e o android.
      Aqui está uma boa review destes SOs
      http://www.youtube.com/watch?v=B7euZkiqYTI

      Para mim, uma união da Nokia com a Microsoft era muito bem vinda

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Acho que era uma piada por causa do Zune, que partilha partes da UI e que pouco difere em muitas das funcionalidades…

        Mas há uma coisa que ele se esqueceu, é que se formos por essa lógica o iOS tambem seria um sistema para MP4…

        Hoje em dia, e já disse isto uma vez aqui, colocar tudo o que é sistema móvel num saco é o maior erro! O WinPhone está para o iOS, por exemplo, em termos de mercado.

        É um mercado que pertende oferecer serviços de forma liniar, simples e igual para todos. Outros sistemas pertendem sair dessa forma de pensar, e são actualmente os baseados em Linux. É só ver: WebOS, maemo e android são os menos restritivos.

        O Symbian entra no mercado com o BadaOS, neste momento. É a tradição que manda e as tendencias. Não vão procurar inovar muito mas sim reunir concensos. Mas esta conversa não é nada liniar como a estou a fazer. Mas pronto, espero que tenham entendido a ideia base, hoje em dia temos vários sistemas, para diferentes publicos alvos. O problema agora é que são demais e as aplicações não chegam a todos.

        É por isso que agora as quotas e meios de distribuição vão contar mais do que tudo o resto (por exemplo, uma determinada biblioteca ser cross-plataform) pois os programadores querem retorno. O WebOS e o Maemo são praticamente compativeis, porem não se vê fruto nenhum nisso… Pior ainda é se olharmos para o Symbian ^3 e o Maemo que partilham bibliotecas… o QT 4.6.2 (no Maemo já vai no 4.7 – pois a potencialidade do Linux assim o permite através dos repositórios).

        Em relação a Nokia, a mesma não estaria nesta situação se desse um suporte depois da venda! O Maemo tinha e tem tudo para ser vencedor, mas a Nokia por mais incrivel que seja, não acreditou nisso e foi-se juntar a Intel. Menos mal, se ao menos fosse para melhor! De melhor ainda não vi nada (e com melhor digo inovação), e parece que esta a ficar sem “timing”.

        Vi a pouco tempo um video de um tablet com MeeGO e neste segmento aonde só existe iOS e Android, (existe por ai uns baseados em Linux – faz-me lembrar a história do W7) o MeeGO tem fortes possibilidades. No movel, tudo depende de como a Nokia lidar com ele. É que não adianta um sistema com muito potencial (Maemo) se depois é deixado para segundo plano (em detrimento do Symbian)

  20. Avatar de aver
    aver

    Saiu o jailbreak “untethered” (o “tethered” precisava de uma ligação ao computador para manter o jailbreak em caso de reboot) para o iOS 4.2.1. Chama-se Green poison RC5. É prudente esperar uns dias para ver se traz ou não problemas.
    http://thebigboss.org/

  21. Avatar de ze
    ze

    e cada piada que vem dos estados unidos e mesmo pra uma pessoa rir

  22. Avatar de Miguel
    Miguel

    Optei pelo WP7. É simplemente fabuloso em termos de integração de infomação e estilo, deixo os meus colegas com IOS a salivar de inveja. O hardware também ajuda especialmente o écran superamoled.

    1. Avatar de a Friend®

      O que o WP7 faz, o iOS faz com uma pena às costas até num iPod Touch .. lolada..
      http://www.youtube.com/watch?v=TgvBnUNDDFM

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Mas no iOS não tens isto:

        http://www.winrumors.com/wp-content/uploads/2010/11/wp7activation.jpg

        Mas há uma coisa que acho deprimente em ambos os sistemas: (não conheço muito bem o WP7 mas foi a impressão que tive)

        Por exemplo, para alternar a ligação a internet (imagina que apenas me quero ligar a rede e não por pedido de uma aplicação), em sistemas que se dizem simples, tenho que entrar em menus (no iOS tenho de ir a definições:

        http://www.wired.com/images_blogs/gadgetlab/2011/01/apple-iphone-ios-hotspot2.jpg

        No Maemo olha tão simples que é:

        1º toque: Aceder ao “status menu”
        Tocar na barra/área de notificações (bateria, horas ou outros)
        http://maemo.nokia.com/n900/userguides/.img/MAEMO-DESKTOP.jpg

        Irá aparecer isto:
        http://npossibilidades.blog.br/w/wp-content/uploads/2009/08/maemo5.jpg

        Tocasse em “Ligação à internet” e já está.

        Se formos pelo conceito aplicado no maemo em relação às redes sociais, então aí…

        1. Avatar de a Friend®

          Inicialmente pensei que tivesses falar “disto”

          http://www.youtube.com/watch?v=lALQeebNzB4

          Mas depois ao ler bem… reparei que… nunca mexeste num iPhone! 😀

          Esse menu que mostraste, é dos HotSpots.. para partilhar a nossa ligação a outros aparelhos com Wifi…

          E mais… o iPhone não te pede nem as apps te pedem ligação à web.. ele faz automaticamente e se nao tivereres numa rede wifi, aparece-te logo um “pop up” a perguntar se queres ligar “aquela rede” … não precisas de ir a menu algum… queres coisa mais simples que essa? 😉

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Tenho um em casa lol

            O que falo, é se me apetecer ter o sistema ligado a uma rede só por estar, como é que no iPhone fazes? E alternar rapidamente entre redes? Era isso que falava!

            Quando falo em as aplicações pedirem, não falava em aparecer nenhuma janela pop-up, mas sim se era alguma aplicação que “ligava” a ligação a internet.

            Isso de origem, em “dois toques” não tens no iPhone. E digo-te que dá muito jeito.

  23. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Era o melhor que a Nokia podia fazer por si, e a Microsoft por ela… Porque quer queiram quer não, será inevitável, ou as duas falharam… A Nokia deixa (e já deixou) de dominar o mercado (porque o android tem subido nos mercados a olhos vistos) e a Microsoft não vai longe com o WP7 (que embora muito bom, falta-lhe “aquele toque especial”)…

    Se ambos de juntarem a Microsoft ganha uma empresa que se transformará numa secção de produção de equipamentos desenvolvidos para WP7 especificamente, o que trará melhorias a todos os aspectos destes smartphones…

    É arriscado, mas é agora, ou daqui a um mes pode ser tarde demais…

    1. Avatar de TheSmartOne
      TheSmartOne

      E quanto ao meego, esqueçam, será outro como o Chrome OS, apenas fogo de vista, ideias sem nexo que acabam antes de realmente começarem…

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        ?? ou não..

        sabes o porque da falha do chrome OS?

        é um sistema operativo baseado em cloud computing.. o problema é que as pessoas não estão muito dispostas a isso.. esse é o problema do chrome OS..

        o meego é um sistema operativo completo e não um cloud OS como o chrome..

        1. Avatar de lumitoro
          lumitoro

          concordo com o bruno. mas o problema do meego é que a nokia anda meia perdida. Primeiro cria(ou dá a) uma fundação para o symbian e depois retrai-se na decisão. Isso deixa o meego com má reputação antes mesmo de mostrar o que vale, mas pelo que li sobre o projecto, nada está parado e os frameworks continuam a melhorar. Para além da actividade do projecto temos que ter em conta que a intel também suporta este projecto e isso é uma coisa a favor do meego. Estou verdadeiramente curioso, em pulgas, mortinho, por saber o que vai sair deste projecto.

          1. Avatar de lumitoro
            lumitoro

            Esqueci-me de mencionar que o projecto Meego tem como base o Qt, que é um framework completo, multi-plataforma e com provas dadas ao mundo tecnológico.

          2. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            a fundação symbian caiu por simplesmente deixou de fazer sentido a partir do dia em que a nokia era a única marca grande, activa a usa-lo..

            para quê ter uma fundação apenas como uma empresa relevante?

            mais o facto de a fundação em si só atrasa o desenvolvimento do symbian..

  24. Avatar de Bruno Silva [MVP]

    O que posso avançar é que a versão actual do Windows Phone 7 é a intermédia!
    Em 2011 irá aparecer mais um versão, esta para dispositivos que requerem menos recursos.

    Posso desde já avançar que o Windows Phone de 2012, o que chamam de 8 outros de 7.5, irá ter na sua versão mais robusta os fabulosos Snapdragon de 1.5 Ghz ( a ver mais) em Dual Core, e suporte de Cameras HD 1080p (actualmente só a Nokia tem no N8!

    A Nokia é uma das melhores marcas e a que mais soube resistir aos mercados, agora precisa com urgência de apostar nos mercados com mais novidades, e como tempo é dinheiro não pode perder tempo a construir o Meego, e pode apostar em conjunto com a Microsoft num SO simples e eficaz!

    Mas isto já se sabe há muito 😉

    Bye Bye homens verdes!

  25. Avatar de kekes
    kekes

    Fala-se aqui de titanics, fala-se de afogamentos e mortes… Só sei dizer uma coisa, se essa aliança de facto existe foi calculada por gente muito mais inteligente e dentro das coisas que nós… Se acham que vai ser vantajoso para ambas empresas é porque será…
    Isto já parece criticar politicos… o problema é que ninguem faz melhor, antes fizesse.

    Tenho a certeza que ambas empresas num acordo procuram vantagens para si, e se no final nós consumidores sairmos melhor… melhor ainda. Muitos dos criticos desta situação são apologistas do OpenSource, e têm medo que o Meego se vá. Se por um lado sou contra a Nokia adoptar o Android, sou a fovor de adoptar o WM7 pois tem uma filosofia mais coerente com a Nokia, além que é um SO que está a madurar bem, alem de ter uma boa base.

    De qualquer modo vou esperar pra ver, mas dois gigantes unidos podem mudar muita coisa 🙂

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Falando um pouco do meego… mesmo que não seja adoptado nos smartphones pode bem ser adapado noutras situações, como tal vejo do interesse da Nokia continuar a desenvolver-lo com a Intel. Quando se pensou que a Nokia tinha “abandonado” o Symbian… voltou a agarrar-lo… Assim matem o Symbian na gama baixa e puxa outro SO para a gama alta. Esse outro SO será WM7 ou Meego, um deles será e não creio que coexistam os dois seria demais para a Nokia.
      De qualquer modo não vejo o Meego com muito futuro para dizer a verdade no mercado actual dos smartphones.

      1. Avatar de racpxt
        racpxt

        Só um pormenor, o Meego é um projecto da Linux Foundation cuja Nokia e a Intel são parceiros. Aparentemente nem será um SO para smartphones, mas para dispositivos maiores: midlets, tablets, netbooks, Consolas/Interfaces para computadores de bordo em veículos, etc…

        Duvido muito que a Nokia tenha comprado a totalidade do Symbian para o deitar fora nos 2 anos seguintes, acho que continuando uma empresa independente, a sua aposta em smartphones ainda passará por aí.

  26. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não vejo porque não.
    A maioria das pessoas que não está interessada no mundo das tecnologias e não tem acompanhado a evolução dos smartphones, sempre comprou telemóveis em vista a confiança que a marca lhes deu. Ora, em Portugal, a marca de telemóveis que mais confiança dá à maioria dos utilizadores portugueses é a Nokia, por isso as pessoas vão querer continuar a comprar Nokia.

    Sim, a maioria está-se a marimbar se é Symbian, Android, Meego, iOS, o que seja. Alguns ainda só querem telefonar e mandar mensagens, não é esse o público-alvo. O alvo são aqueles que querem continuar a ter um produto em que confiam, mas com o máximo de possibilidades, e com essa tecnologia nova do “tôche”. E a Microsoft serve como potenciador de um produto.

    É um factor de pertença, também. Quase que parece que existe um paralelo entre os utilizadores que gostam e querem continuar a utilizar Nokia e os que sempre se habituaram a utilizar computadores com o Windows. Sabem que a Microsoft é “aquela empresa que fez as coisas para o meu computador”, e sabem que a Nokia “é aquela marca boa de telemóveis”. Querem continuar no que é seguro.

    Se a Microsoft conseguir desenvolver um produto suficientemente bom para os telemóveis Nokia, poderá abrir-se uma janela.

    Contudo, há um senão importante: os developers. É uma maçada ter que aprender uma nova forma de desenvolver aplicações, uma nova forma de entregar conteúdos, e a Microsoft/Nokia terá que ser cuidadosa nesses passos. (Há a opção das web applications, contudo).

    Isto ainda são rumores, mas a entrada a sério da Nokia com a Microsoft poderia ser um grande passo para estimular os restantes a tentar ganhar terreno de novo.

    1. Avatar de Carlos Mação
      Carlos Mação

      A Microsoft não é conhecida pelo sucesso das suas parcerias comerciais, é mais conhecida pelo sucesso das suas ações predatórias.

      Para a Nokia será o principio do fim de uma era de aposta na qualidade e na diferenciação. Ter uma imagem autónoma e independente é fundamental para a sobrevivência de uma marca que aspira aos primeiros lugares do podium (são disso exemplo a Apple e a Blackberry).

      Existe uma alternativa seguida por exemplo pela Novell no mercado dos computadores quando abandonou o seu próprio sistema operativo para abraçar o Linux, criando uma distribuição com base no popular sistema operativo, mas acrescentando mais valia que o diferencia das restantes distribuições concorrentes. A Nokia poderia fazer o mesmo pelo Android.

      Do ponto de vista financeiro esta seria a melhor alternativa pelo custo inferior a uma parceria com a Microsoft e pelo benefício que a comunidade OpenSource lhe traria.

      Para além disso o mercado dos Smartphones não é semelhante ao mercado de massa dos telemóveis de baixa gama. A identificação com a marca passa muito por qualidades como a diferenciação e a originalidade. Essas características seriam completamente perdidas ao adoptar um S.O. de terceiros, sem poder introduzir significantes funcionalidades de diferenciação visual e operacional. A Marca passaria a ser identificada com a Microsoft e isso não é bom para a Nokia.

  27. Avatar de Vicente
    Vicente

    A aliança só pode criar sinergias. A Nokia tem imagem de qualidade mas não tem share no mercado de smartphones e a Microsoft tem um bom sistema operativo que não ganha share pois chegou tarde.
    Então é assim, num dos lados temos o mercado Android que poderá atingir o ponto de rotura muito breve (aplicações basicamente grátis e muito pouca qualidade. Nem se explica como se perde tempo a desenvolver aplicações para o Android) destinado aos consumidoes low cost. Do outro o iPhone, com uma imagem de prestigio habilmente criada mas cujo valor oferece duvidas a muita gente.
    Existe uma ampla franja onde a aliança Nokia + Microsoft se pode encaixar e ter sucesso.

    1. Avatar de ricardosms
      ricardosms

      Aplicacoes de muito pouca qualidade? No Android existe de tudo, muitas sem qualidade mas outras excelentes pela inovacao e funcionalidade.

      Utilizo android desde Set2010 intensivamente. Antes disso tive um WM6.5 e varios symbian.

      Neste momento penso que android seria mesmo a melhor opção para a Nokia que assim teria liberdade para se diferenciar das outras marcas tal como fizeram a HTC e a Samsung produzindo software extra que integram os seus terminais com android, nomeadamente uma interface personalizada mas mantendo uma plataforma mais abrangente e, por isso, mais atraente para os developers.

  28. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Deixo assim a minha modesta opinião..
    Acho que Nokia+Android, não faz sentido e com tantas marcas a abarcar este SO, a Nokia passaria a ser “mais uma”. Pode até ter grande cota de mercado, mas o Android gosto mais de vê-lo em tablets e penso que muitas das aplicações existentes são mais proveitosas se forem usadas num ecrã maior.
    Por outro lado Nokia+WP7, poderia ter a sua vantagem para as duas empresas, no entanto penso que o Nokia com o Symbian consegue chegar ao patamar do WP7, nas próximas versões, que vão sofrer algumas modificações.
    Em relação ao Meego concordo que esteja a demorar, mas pelo menos espero que o atraso se prenda com o facto de não quererem lançar versões beta, a não ser a utilizada no n900. Poderá ser uma mais valia para a Nokia, contudo a utilização da mesma vai passar pelos tablets e smartphones-MiniPc’s, tipo N9, como os rumores indicam.
    Continuando o Symbian a ser utilizado nos restantes modelos.

    Quanto as outras duas fontes de discussão, a Google vai bem lançada, mas quem sobe muito rápido pode sempre cair ainda mais rápido se não tem cuidado e a Apple tem bons designs, mas para mim as politas usadas não me agradam, contudo e já aqui referi que tem todo o mérito porque sai sempre a frente em relação aos outros o que faz com que ganhe adeptos.

  29. Avatar de Luis Neves
    Luis Neves

    Tenho estado atento a toda a discussão gerada em torno desta “santa”(???)aliança, e não sendo um conhecedor profundo(como muitos dos opinadores que por aqui já postaram o seu comentário)do mundo dos smartphones, pelo menos tanto ao pormenor, e sendo eu um cliente NOKIA desde sempre, entendo, na minha humilde opinião, que a marca não deveria abandonar o symbian, mas sim procurar sinergias junto de seja lá de quem fôr, para melhorar e dotar o symbian das caracteristicas que lhe faltam para o tornar mais atraente e funcional, por forma a ter força para poder competir com os outros SO e assim poder continuar a ser uma marca distinta.Para mim será sempre uma marca distinta das outras, sem pôr em causa o valor de cada uma delas.Como disse não sou um conhecedor profundo, mas sendo um utilizador de três SO’s diferentes, uma vez que além do meu Nokia, tb opero com um IPhone4 e com um HTC Magic com android, continuo a preferir o meu velhinho nokia com symbian. É a miha opinião e vale como tal.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      A Nokia não vai abandonar o Symbian, ela apenas percisa de outro SO para acompanhar o symbian e dar-lhe mais competitividade.

      1. Avatar de a Friend®

        Não fazia sentido suportar os 2… a intenção da Nokia é ter apenas um e apostar fortemente nele.

        Ter dois, em vez de lutar contra os “rivais” está a lutar consigo mesma…

        Acho que é um cenári que ainda nem eles sabem ao certo o que fazer.. porque a intenção inicial era ter o Meego para “high ends” e o Symbian para Low e Mid… mas pelos vistos não é viável porque deve fazer À Nokia gastar balurdios para suportar isso.

  30. Avatar de darth_paul
    darth_paul

    grande troca. desistem de um Symbian condenado a morte, e mudam-se para outro sistema operativo movdel sem grande futuro (pessoalemente, nao acredito no phone 7)

  31. Avatar de SamC
    SamC

    Acho que a maioria está a ver as coisas do panorama errado. Esta possível união não significa uma exclusividade da nokia para com o Windows phone. Poderá significar que eles lancem alguns modelos com este SO.

    A Nokia é conhecida por lançar dezenas de modelos anualmente, no momento ela está a lançar modelos com mais de 2 SO diferentes (symbian e mameo), lançar mais um modelo com o Windows Phone 7 não fará grande diferença. Ficaria a fazer concorrência directa com outros fabricantes como a HTC e a Samsung (modelos com WP7) e também iria fazer concorrência a ela própria (modelos com OS concorrentes).

    Na minha opinião a Microsoft teria mais a ganhar que a própria Nokia, já que ela precisa de um boost para impulsionar o mercado do seu OS e um player gigante como a Nokia seria capaz de divulgar bastante o produto da Microsoft (e fazer até a consequente publicidade a ele). A nokia iria fragmentar ainda mais o seu mercado e estaria a perder parte dos lucros, é de salientar que a Nokia já tem a sua própria AppStore (Ovi) e não sei como seriam as coisas a nível da distribuição dos lucros com o Market do WP7.

    Para mim será uma união muito interessante de ser ver!

  32. Avatar de SaltWater
    SaltWater

    Não percebo esta notícia, ambas as empresas têm as acções em queda acentuada, milhares de comentários negativos de clientes actuais e clientes que estavam a pensar em comprar um novo Nokia, a empresa lider em todo o Mundo menos nos Estados Unidos, está a vender todo o planeta incluindo mercados emergentes como a China e India pelo Windows Phone 7 que nem nos USA tem sucesso, é o fim da Nokia! Só escapam se os accionistas tomarem a empresa e mandarem o Elop para casa, continuarem a desenvolver o Symbian o Maemo e entrarem no Android como alternativa, agora Windows Phone que precisa de requisito minimo 1GHz, que não suporta coisas tão basicas como video conferencia em 2011!!!????