MEO multada em quase 1 milhão de euros

44 Comentários

Mais uma semana e mais uma multa a um operador…desta vez à MEO. De acordo com as informações, na passada sexta-feira a MEO recebeu uma notificação do Governo para pagar uma multa que ronda os  955 mil euros por ter violado as obrigações previstas no contrato de prestação do serviço universal de postos públicos que assinou em Fevereiro de 2014, e pelo qual recebeu 12,3 milhões de euros.


A notícia foi avançada pelo jornal Publico que revela que a MEO terá de pagar quase 1 milhão de euros por ter falhado as obrigações relativamente à instalação de postos públicos (as cabines telefónicas ou os telefones públicos obrigatórios em locais como escolas e hospitais) com que se comprometeu no contrato de cinco anos com o Estado.

Além do incumprimento, a Meo foi ainda acusada de “violação de obrigações de informação à Anacom”.

Em declarações ao Público, a operada diz cumprir escrupulosamente todas as suas obrigações regulatórias e contratuais. A MEO sente-se no entanto surpreendida pela facto desde mesmo processo e os mesmos factos já terem sido analisados no passado pelo Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão [TCRS] que tinha já absolvido a Meo de todas as acusações que lhe foram imputadas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Berrio
    Berrio

    Só um MILHÃO?
    Acho muito pouco

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim só 1 milhão e chega!!!, assim a MEO vai recorrer, e vai pedir ao estado uma indemnização de 10 milhões por danos morais e à imagem…. é Simplex!!!

      1. Avatar de int3
        int3

        comentário estupido.
        uma vez que és acusado, és réu, desta forma não podes acusar ninguém. ou és inocente ou és culpado. o acusador não terá nenhum desses dois.

  2. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Senão cumpriu só tem é que pagar, mas por aqui vê como o estado não é uma pessoa de bem e que tudo está politizado. Qdo a PT era dos amigos, nada sucedia de mal. Agora que foi vendida a um particular, carrega nisso!
    Isto sucede até aos vulgares contribuintes. Coimas imorais, roubos ilegais, Enfim merecemos os politicos e os gestores da coisa publica que temos.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Concordo com “por aqui vê como o estado não é uma pessoa de bem e que tudo está politizado”, mas depois acho que te espalhas. Se existe razao para MULTAR, que se multe, a TODOS.
      Falta a MULTA da TDT.

    2. Avatar de Zé

      A PT sempre foi privada

      1. Avatar de Joao
        Joao

        O estadotinha a golden share o que é o mesmo que praticamente dizer que era do estado. A PT antes não podia dar um arroto sem o consentimento do estado.

  3. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    off tópic: Versão do s8 com 6 Gb de RAM estará a caminho 😀

    1. Avatar de int3
      int3

      why so much ram….
      2GB chegam…

  4. Avatar de Alberto Martins
    Alberto Martins

    O que mais me custa é saber que, se realmente tiver que pagar a multa, vão ser os clientes a fazê-lo.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Acho que esta é boa altura para aderir à Vodafone .

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Concordo, e bem vistas as coisas, o dinheiro do “Zé”, tem sempre como destino o ESTADO.
      Pode é ser SACADO, directa ou indirectamente, como é este o caso.

    3. Avatar de int3
      int3

      Tens noção que isso chama-se a moeda a circular certo?

  5. Avatar de Ze
    Ze

    Recebeu 12,3 milhões de euros, e agora vai pagar 1 milhão de multa!

    mesmo assim lucra 11,3 milhões.

    Assim tb eu quero

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Pensei exactamente o mesmo 🙂

    2. Avatar de badanas
      badanas

      Portugal é mesmo uma républica das/de bananas…com que então o estado paga 12,3 milhões de euros e no final é burlado…e mesmo assim só lhes passou uma multa de 1 milhão…LOL
      Continuem a fazer estes negocios de milhões que eles agradecem….

      1. Avatar de int3
        int3

        sabes muito sabes.
        imigra. se achas que o teu país não serve para nada. sai daqui que não deves fazer muita falta.
        até porque não percebes nada sobre fidelizações, contratos de manutenção, disponibilização e noções BÁSICAS financeiras.

        E se eu te disser que neste projeto a MEO perdeu dinheiro?

        1. Avatar de V3rm3
          V3rm3

          o “badanas” disse que “Portugal é mesmo uma republica das bananas” e não que o país não servia para nada. Essa tua sugestão do “imigra” é muito Passos Coelho, tens de inovar mais, aliás.
          “E se eu te disser que neste projeto a MEO perdeu dinheiro?” elabora então mais sobre este assunto.. fiquei interessado.

          1. Avatar de int3
            int3

            vê os meus comentários.
            uma empresa recebe 12M num projeto mas pode ter gasto 10M com um interesse de apenas 2M.
            Se a meo teve lucro irá pagar 22,5%. Então ja não são 2M. São 1,5M de lucro. Por não falar nos restantes gastos na continuidade do projeto.
            Se foi para o estado muito provavelmente o preço é esmagado com uma margem muito baixa. Sendo assim há uma grande chance de a MEO ter perdido dinheiro.
            Apesar que o estado gastou na mesma 12 milhões o que interessa para cortar a onda de “meo lucrou com o estado 11” a meo perdeu dinheiro por isso foi um mau negócio para a meo. O estado não sei até porque usufruíram dos serviços a maior parte dos 5 anos. Os restantes que não conseguiram por causa da MEO vão ser reembolsados.
            básico.

    3. Avatar de Tenho o mesmo direito
      Tenho o mesmo direito

      Também quero isto, só quero 1 milhão de euros e devolvo 50 mil. Já dá para ter uma boa vida.

    4. Avatar de int3
      int3

      fazes um contrato de 24 meses com a MEO onde pagas 25€/mês com IVA.
      total: 600€.
      se ao 20º mês a MEO corta-te os serviço ou não consegue te fornecer a MEO terá que te pagar 4 meses que são 100€.
      Isto aqui com o estado é igual. só que pagas a instalação e a manutenção e as ligações à cabeça primeiro.
      por isso não queres certeza.

  6. Avatar de André o Indignado
    André o Indignado

    É só a mim que me faz confusão estas multas ridiculas? se os querem multar é terem de pagar a totalidade de Volta, mais a multa. Porque pelos vistos foi uma “multa” com 11 milhoes de lucro para a MEO.

    Ganda negócio…

  7. Avatar de André
    André

    Também quero negócios destes!
    “recebeu 12,3 milhões de euros (…) terá de pagar quase 1 milhão de euros por ter falhado as obrigações”

    1. Avatar de int3
      int3

      Até podem ter perdido dinheiro.
      Se a margem for de 10% em lucro, tira-lhe os 22,5% de imposto sobre lucro já te vão sobrar só uns 700 mil euros…
      afinal não é um bom negócio.

  8. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    pois… tá bém!
    recebe 12.3 e a multa é de 1 (se…)
    nesta terra é td muito proporcional…

    1. Avatar de int3
      int3

      usufruiriam do serviço e dos equipamentos certo? está pago.
      O que está em falta são incumprimentos que se for a ver dá aqueles 955 mil euros.
      não se trata ter pago 12,3M e recebido 1M. O estado não vai ter lucro com isto. Só vão multar o que não lhes foi dado em serviço conforme o contrato assinado pelas partes.

      básico.

  9. Avatar de rui
    rui

    recebeu 12 paga 1! Assim também assino acordos!

    1. Avatar de int3
      int3

      então a meio do contrato de 2 anos experimenta deixar de pagar à MEO ou NOS a ver o que acontece.

      assina assim.

  10. Avatar de Alvega
    Alvega

    Eu li o Publico, e acrescento: A Anacom, enviou, para o GOVERNO em JANEIRO de 2016 a sugestão para ser efectuada esta MULTA.
    REPITO, JANEIRO de 2016. QUE ANDARAM A FAZER , QUEM DE DIREITO NESTE ESPAÇO DE TEMPO ?
    A negociar, lugares, contrapartidas, benesses ?
    Só de juros desde Janeiro de 2016 até ao dia de hoje …foram….
    Nem tudo o que parece é, mas muito do que é Parece…..
    Fosse isto possível ao cidadão comum !!
    Es sei adjectivar este tipo de comportamentos, mas como estou bem disposto, vou aceitar que foi, FALTA de AGENDA.

  11. Avatar de Zédotelhado
    Zédotelhado

    1º Se assinou em Fevereiro de 2014, não faz 5 anos!
    2º Se é ” instalação de postos públicos (as cabines telefónicas ou os telefones públicos obrigatórios em locais como escolas e hospitais)” duvido que tenha ido a Tribunal, e certamente tem o “monópolio”visto que desconheço outros operadores que não sejam PT em cabines telefónicas (pode ser desconhecimento meu e corrijam me se tiver errado).
    3º Se ganham 12,3 Milhões só cobram 1 milhão? o que não faz sentido e como disse e bem o Rui Moritz, não porporcional deviam pedir mt mais, mas nada disto bate certo…

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A PT deve ser a única a ter postos públicos porque é paga para tal. Não sei também se os outros operadores podem colocar postos públicos tendo em conta que a PT é que tem a concessão dos mesmos.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      1-Assinou em 2014, um contrato/acordo de 5 anos…
      2-Não é propriamente “monopólio” é a única operadora que legalmente é obrigada a implementar cabines telefónicas, se as outras não são obrigadas não o fazem, mas podiam o fazer.
      3-As multas normalmente não são proposicionais aos lucros. Por norma são com base em valores previamente estipulados pela lei. Parte-se do principio que mesmo que não tivesse tido esse lucros ou que até tivesse tido prejuízo, o valor da multa deveria ser mais ou menos o mesmo.

    3. Avatar de int3
      int3

      O estado deve ter pago 12,3 mas foi nos equipamentos e instalações etc. O custo de operação/serviço/disponibilização das linhas é que ficou por cumprir 2 anos. Penso que o custo de operação deve ter sido de 2,5M. Custo de instalações deve ter sido de 10M.

      Os equipamentos são do Estado já agora.

  12. Avatar de MLopes
    MLopes

    ora 12,3 milhões menos 955 mil é igual a 11,345 milhões, é capaz de ser um lucro reazoável 😉

    1. Avatar de int3
      int3

      não é esse valor o lucro certeza.
      Faturaram 12,3M mas tiveram custos que normalmente só têm 10% de margem. Neste caso foi em equipamentos e instalações. Algo que agora é do estado.
      Falta também os 22,5% do imposto sobre lucro. Por isso, podemos dizer que a MEO pode até ter perdido dinheiro.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Multa é multa e quem não cumpre com o estipulado tem de ter consequências.. mas já se nota a diferença de uma PT com tachos e uma PT sem tachos xD

  14. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Havia dê ser todas as operadoras cambada dê ladrões mas não era só um milhão devias ser muito mais

  15. Avatar de ro301
    ro301

    Grande negócio. Arrecada 12 e paga 1 e não faz nada. Que fantochada!

  16. Avatar de int3
    int3

    Estes comentários são verdadeiros?! Tanta gente que não percebe coisas tão básicas como estas. Se a MEO no período contratual vos deixar de fornecer o serviço não têm que pagar o resto dos meses??? Se for a meio do segundo ano de fidelização já terás pago, admitindo 25€/mês, 450€. Têm que pagar os restantes meses que são 150€. Claro que nas faturas o que pagas no total foram 450€ e o que recebeste foi 150€. A MEO teve um input de 450€ e um output de 150€. Total 300€ faturados brutos.

    Neste caso o estado pagou à cabeça as instalações. Depois há um contrato de 5 anos de fornecimento de serviço e certamente manutenção. As coisas custam dinheiro gente, ou não? desses 13 milhões metade deve ser só em equipamentos e cabos e etc. Outros 5 a pagar às pessoas e empresas para instalarem as coisas. no fundo só deve sobrar 1 milhão de euros de margem deles…
    gente burra.

    Ainda faltam os 22,5% sobre lucro, IVA, …

    Só sábios aqui.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      tu pelo contrário percebes muito, mas é da MEO,,,, pq será?

      1. Avatar de int3
        int3

        em casa sou NOS. não estou a defender as operadoras.
        estou a criticar a burrice de quem faz eleger os que nos representam no país.. os tais 60% de abstenção+os meia dúzia.

        1. Avatar de André
          André

          “em casa sou NOS” – Lamento.