MEO é o primeiro operador em Portugal a disponibilizar Wi-Fi 7

37 Comentários

O MEO é o primeiro operador em Portugal, e um dos primeiros a nível mundial, a disponibilizar a tecnologia Wi-Fi 7 aos seus clientes, através de um projeto-piloto que antecede o lançamento comercial do novo router Fiber X7.

MEO é o primeiro operador em Portugal a disponibilizar Wi-Fi 7

Ao introduzir um conjunto significativo de inovações face às gerações anteriores, o Wi-Fi 7 melhora toda a experiência de internet sem fios dos utilizadores, proporcionando:

  • maior velocidade de ligação a cada equipamento terminal;
  • maior número de terminais ligados em simultâneo;
  • redução expressiva da latência, permitindo melhor performance nas aplicações de realidade virtual e aumentada;
  • maior fiabilidade e estabilidade;
  • mais segurança;
  • menor consumo de energia.

São estas as principais vantagens da mais recente tecnologia Wi-Fi 7 já disponibilizada pelo MEO aos clientes no projeto-piloto com o seu novo router Fiber X7. Desenvolvido pela Altice Labs e 100% desenhado em Portugal, este equipamento, que promete revolucionar o mercado, foi projetado para uma utilização sem fios intensiva de tecnologias imersivas, vídeo 8K em tempo real e aplicações de cloud computing.

Integrado no ecossistema MEO Smart WiFi, e com um design inovador, o novo router Fiber X7 será capaz de entregar por Wi-Fi o máximo de velocidade que a tecnologia XGS-PON suporta. Um ecossistema de vanguarda que assegura a máxima cobertura Wi-Fi dentro de casa e a melhor experiência de serviço em qualquer circunstância, mesmo em ambientes muito congestionados, e assegurando baixos consumos de energia.

No futuro, uma das possibilidades protagonizadas por esta tecnologia será o Wi-Fi sensing, ao permitir, sem equipamentos adicionais ou alarmes, apenas pela capacidade da rede, monitorizar a casa, o escritório e ajudar a cuidar da família, particularmente, das crianças e dos idosos. Tratando-se da futura norma disruptiva de WiFi vai ser possível parametrizar e configurar cenários de automação inteligentes e alarmística que cruzam os vários domínios dos dispositivos conectados em casa.

Sempre com foco na inovação e na procura de maior qualidade de serviço, a implementação da tecnologia Wi-Fi 7 vem reforçar o pioneirismo do MEO no lançamento de produtos e serviços inovadores, acompanhando a rápida evolução tecnológica e garantindo a disponibilização de uma oferta mais diversificada e competitiva aos seus clientes, fortalecendo o seu compromisso com a digitalização e competitividade do país

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Ainda nem o cidadão comum tem wi-fi 6 quanto mais 7

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      Oi? Toda a gente tem smartphones e pcs com wifi 6 e 6e. Saiste da cave?

      1. Avatar de me and me
        me and me

        eu nao….
        nem toda a gente anda a trocar de smartphones e pc so porque sim e muitas vezes so nos modelos de gamas mais altas é que têm esses perks todos.

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Oi? “Toda a gente tem smartphones e pcs com wifi 6 e 6e” !!!!!!!

        em que ano estas tu ? 2030 ? Já estas em Marte ? se sim, é melhor desceres á Terra e ver em que realidade estamos no ano de 2024.

        1. Avatar de Diogo Raminhos
          Diogo Raminhos

          Tenho um telemóvel de 2020, custou-me 240€, tem WiFi 6 (não 6e) e qualquer um hoje tem WiFi-6 ou WiFi-6e, portanto eu não vejo como é que precisamos de estar em 2030 para que todos tenham WiFi 6 para cima.

          Alguns smartphones já têm WiFi 7 também e estou a falar dos mais baratos, até 300€.

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            @Diogo, como já se disse aqui pelo @António Silva (“Em 2023Out, já existiam mais de 1000 modelos de devices distintos wifi6E, com suporte do radio de 6GHz”) não há falta de equipamentos com capacidades para wifi 7, mas sim, a sua massificação pela população em geral.

            Conheço muita gente com telemóveis com 5, 6 ou mesmo 7 anos. Se olhar á sua volta, provavelmente vai ver o mesmo. Acesso high speed são para um nicho muito especifico de pessoas e/ou empresas.

            Para quê ter wifi 7 se depois a conetividade á internet é de baixa velocidade ?

            Outro exemplo é o da rede móvel 5G, com tanta publicidade, que dava para fazer mundos e fundos, mas depois na realidade do dia a dia, as velocidades atingidas por vezes são inferiores ao que tínhamos no 4G.

      3. Avatar de Zé pevinho
        Zé pevinho

        Pelos quem ainda não saiu da cave foste tu, deves pensar que todos andam a trocar de smartphones e routers como tu pensas, a maioria nem wifi 6 quanto mais 7…

  2. Avatar de Irókumata
    Irókumata

    A MEO devia preocupar-se mais em fornecer fibra a quem ainda não tem do que a desenvolver o wifi7. Como é possível que em 2024 ainda não existe fibra no centro de uma vila com mais de 2k habitantes?! Utilizo e dependo da net para trabalhar remotamente, passei de adsl 24 (10 megas de download com a box da TV desligada e 0,8 megas de upload) para net 4G + TV por satélite. Com a mudança a velocidade da net melhorou consideravelmente (o mesmo não posso dizer da estabilidade) mas o serviço de TV piorou drásticamente: não tem gravações automáticas (7 dias para trás), a box demora uns 3 minutos a arrancar, não há videoclub…
    Já devo ter umas 20 reclamações mas fibra que é bom, nada

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      2k habitantes e precisa de fibra? No campo adsl chega bem

      1. Avatar de Irókumata
        Irókumata

        Amigo, a minha necessidade de internet não se mede pela quantidade de habitantes do sítio onde vivo mas sim pelo tipo de trabalho que efectuo. Nem só nas cidades vivem as pessoas que efectuam trabalhos modernos remotamente.

        1. Avatar de DC
          DC

          Amigo, ja questionaste o fornecedor de serviço universal. Porquê a MEO? Queixa-te à Digi, à NOS, à Vodafone, etc
          Com o mercado aberto como está para melhorar a competividade e preços, o que é bom para o consumidor obviamente, as empresas não tem obrigacao de se preocupar com 2k de pessoas mas sim com o que lhes dá efetivamente lucro.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          E o que é que um operador tem a ver com a necessidade particular de uma pessoa?
          Se fosse algo tão importante e tão crítico já tinhas ido para starlink ou um serviço concorrente ou então pagavas para ter acesso fibra dedicado.
          2k pessoas que na sua maioria já são clientes não justifica o investimento de uma infra-estrutra de fibra, o ROI seria superior a 15 anos

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Giro é ver pessoal a salivar por este router quando nem equipamentos têm que permitam usufruir de WIFI 7… WIFI 6 é mais que suficiente neste momento…

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      Wifi 6 e bem ultrapassado agora 6e sim e suficiente. Sem a faixa dos 6ghz nem vale a pena

      1. Avatar de bromance
        bromance

        Onde foste buscar essa que o Wifi 6 está ultrapassado? Grande partes das empresas e espaços públicos ainda estão com Wifi 5 e serve perfeitamente e consegues 500Mbps REAIS. Em que circunstancias precisas de mais do que isto? Ou tens os 10Gbps da Vodafone e apenas queres usufruir por wifi? Sejam realistas!

      2. Avatar de Raven
        Raven

        Sim, 6E é melhor que 6, certo e sabido. Mas volto a afirmar que o 6 é mais que suficiente para 90% ou mais das pessoas

      3. Avatar de Zé pevinho
        Zé pevinho

        Tu é que andas muito à frente da realidade, vives na fantasia…

  4. Avatar de Mabinoguion
    Mabinoguion

    Ainda hoje em dia, se um cliente atual da MEO como eu sou solicitei a troca do meu router Fibergateway a quando a regonociacão do contracto pois como tenho 1gb/400 há vários anos e a resposta que obtive foi, não trocamos o seu router pois o que tem suporta a velocidade contratada, pode sempre solicitar a troca, mas o técnico ir a sua casa que tem um custo de 40€ e depois paga a mensalidade 2.50€ pelo o aluguer do router com WiFi 6. Eu disse então mas a novos clientes oferecem o router e eu tenho de pagar?? Resposta disse bem é para novos clientes., o senhor não é.

    Conclusão: Comprei um router com WiFi 6 e fica mais em conta.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Com uma resposta dessas eu não renovava o contrato, mas cada um sabe de si.

      1. Avatar de Hugo Pombo
        Hugo Pombo

        A resposta foi pouco elegante, mas muito honesta.

      2. Avatar de Diogo Raminhos
        Diogo Raminhos

        Porquê? O serviço de WiFi não é sequer garantido, nem faz sentido ser, nenhuma operadora quer garantir um serviço que por isso não pode ser garantido, daí o pessoal que tem velocidades de 1Gbps normalmente tem os equipamentos ligados por cabo, e, para um smartphone a velocidade de WiFi mesmo abaixo do WiFi 6 é normalmente mais que suficiente, alguns até nem 1/3 das velocidades atigem.

        1. Avatar de DC
          DC

          Verdade caro Diogo. E ainda complemento: O wifi não é um serviço,. É UMA FUNCIONALIDADE. Porque se fosse serviço o fornecedor tinha de dar QOS e isso é impossivel em bandas compatilhadas por diversos equipamentos privados.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É que nem tem antenas externas… deve ser uma coisa jeitosa.

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Nenhum fibergateway tem antenas externas e até são bons.

  6. Avatar de MEO
    MEO

    O PPLWARE porque que não fornecem mais informações.

    O router é GR240LHR está aqui a ficha técnica: https://www.alticelabs.com/wp-content/uploads/2023/10/FL_GR240LHR_ALB_EN.pdf

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      No site da Altice Labs tem 3 modelos, e nenhum deve ser o FiberX7 pois não tem RF e normalmente eles fazem sempre uma versão diferente para Portugal com RF

  7. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    https://www.blackview.hk/blog/tech-news/intel-says-wifi-6e-device-count-surpasses-1200

    Em 2023Out, já existiam mais de 1000 modelos de devices distintos wifi6E, com suporte do radio de 6GHz

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      e ? o facto de existirem não significa que todos os tenham comprado, logo, não faz dele (wifi6E) uma norma publicamente massificada. Certo ?

  8. Avatar de gil
    gil

    é tudo uma treta…

  9. Avatar de anonimo
    anonimo

    E será que o novo router já tem alguma setting que permita desligar o wifi e o MEO-wifi publico para quem tem outro router em modo bridge? É que o fibergateway que eu tenho da MEO tive que ligar para a linha de suporte…

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      +1, mas tem um setting para colocar o router em modo bridge, coisa que por exemplo o da Vodafone não tem nem permite.

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    E dá para mudar o DNS no router?

  11. Avatar de Abilio Colaço
    Abilio Colaço

    Sim acho bem que explorem novas tecnologias.
    O resto é ruido de fundo e inveja.

  12. Avatar de JR
    JR

    WiFi 6 a 2,4Gbps chega e sobra por agora

  13. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    A IDC prevê um impulso contínuo para o Wi-Fi 6E, com 473 milhões de dispositivos Wi-Fi 6E previstos para serem vendidos em 2023.

    From wifi-alliance:
    https://www.wi-fi.org/beacon/the-beacon/wi-fi-by-the-numbers-technology-momentum-in-2023