MEGA – Ainda não tem os manuais escolares? A culpa foi dos erros informáticos

29 Comentários

Como demos a conhecer, a plataforma MEGA visa distribuir de forma gratuita os manuais escolares que chegarão a mais de 500 mil alunos nas escolas públicas do 1º ao 6º ano.

Depois de ser lançado o portal MEGA, com vários atrasos, tudo prometia estar encarreirado até que problemas informáticos atrasam a entrega dos livros.

MEGA - Ainda não tem os manuais escolares? A culpa foram dos erros informáticos


Se não consegue validar os dados dos seus educandos na plataforma, poderá estar a ser vítima de problemas que estão a levar as escolas a queixarem-se de incompatibilidade de programas o que está a impedir validação de dados na plataforma MEGA.

Conforme adianta o JN, algumas escolas, estão a ter vários problemas no processo de validação e atribuição dos manuais. O jornal refere que, por exemplo, as escolas do agrupamento Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, estão com dificuldades em inserir os alunos no sistema e no caso das escolas do agrupamento de ensino da Póvoa do Varzim, os livros foram trocados e atribuídos erradamente aos alunos.

 

Que se passa com a plataforma?

Este novo sistema recorre a vários programas informáticos que vão desde a plataforma online de inscrição dos candidatos até software diferente existente nas escolas que, supostamente, deveria ter suporte nas várias etapas.

Esses problemas, já confirmados com os diretores, impedem que certos alunos, já inscritos, apareçam listados na plataforma Mega, já outros apresentam números de contribuinte trocados.

 

Atribuídas mais de um milhão de senhas

Os erros e incompatibilidades foram já reportados ao Ministério de Educação que se defende, garantindo que “a quase totalidade” dos agrupamentos já conseguiu exportar os seus dados para a plataforma MEGA e que foram atribuídos mais de um milhão de senhas aos encarregados de educação.

 

Ainda não se inscreveu? Veja como o fazer

Os encarregados de educação só têm de se inscrever na plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos”.

MEGA – Manuais escolares gratuitos: Não consegue ver os seus educandos?

Não se esqueça que existe também uma app móvel para iPhone e Android onde pode acompanhar e visualizar todas as novidades da plataforma.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Lá está… “A culpa é (sempre) da informática”… 😀
    Ou “a informática veio para resolver problemas que antes não existiam”. 😀

    1. Avatar de Rogerio Sameiro
      Rogerio Sameiro

      A culpa esta sempre entre o ecrã e a cadeira. Sempre, mas é fixe dizer que é da informática.

  2. Avatar de Bruno Rocha
    Bruno Rocha

    Nitidamente foi tudo feito à pressa. No meu caso já tive acesso aos vouchers e já tenho os livros.
    No portal menciona que o voucher é digital e basta apresentar no local onde vamos busca-los. Fui directamente à Porto Editora no Porto e foi um filme tremendo. Foi necessário imprimir os vouchers, colocar o nosso contacto e assinar para que nos entregassem os livros.
    O QR Code e o código de barras não funcionaram e foi necessário introduzir os códigos manualmente.
    Veremos se para o ano funciona melhor.

    1. Avatar de Rogerio Sameiro
      Rogerio Sameiro

      Verdade. Cadelas apressadas têm cachorros paralíticos. O ditado é velho mas atual.

  3. Avatar de Prof
    Prof

    O problema, no meu entender, e explicando isto para quem está fora deste mecanismo do MEGA (manuais escolares gratuitos), é que o ministério da educação, mais propriamente o IGeFE, não informou atempadamente as escolas que o sistema de validação passaria pelo NIF/AT do EE. Há escolas que utilizam aplicações em que esta informação nem sequer está prevista no programa, ou seja, não é possível introduzir o NIF do EE necessário para fazer a exportação para a plataforma. Resumindo, é tudo feito em cima do joelho. Disseram que a plataforma estaria a funcionar a 1 de agosto mas as apresentações da plataforma às escolas e aos seus diretores ocorreram nos dias finais de julho. A iniciativa é boa mas a plataforma é lenta, tem erros e deveria ter entrado em funcionamento (em fase de testes, por exemplo) 6 meses antes, para que as escolas soubessem utilizar a plataforma e pudessem contribuir com possíveis erros e falhas, como esta da exportação de dados. Enfim… Tenho pena de dizer isto estando na área mas mais uma vez o trabalho de casa foi mal feito e não se aprendeu nada com os erros do passado.

  4. Avatar de Filipe Ezequiel
    Filipe Ezequiel

    Ui, a culpa é das incompatibilidades informáticas, pelo que o meu sogro me diz, a culpa é de quem já devia estar a trabalhar e ainda está de férias, chamem mas é o pessoal para trabalhar, e não andarem três mêses sem nada fazer e depois chegam e não dão à conta com tanto trabalho!

  5. Avatar de Peter
    Peter

    Problemas:
    1. validação pelo NIF do encarregado de educação. O IGEFE lembrou-se disto, mas não avisou a tempo as escolas que não têm este dado (asneira do IGEFE);
    2. a plataforma que o Ministério têm para se inserirem os manuais adotados também é um atraso de vida (asneira ME);
    3. falta de cabeça, de experiência, sei lá. Há manuais que são para 5.º e 6.º, por exemplo EF; há disciplinas de opção, como Moral; há disciplinas cujos professores não pretendem manual (por ex. ET), (asneira do IGEFE).

    Conclusão a informática é boa. As cabeças que decidem são muito más.
    Por favor, não culpem as escolas, nem os seus funcionários.

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Façam-se livros únicos, de distribuição livre em PDF e acabe-se com a mama das editoras

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Pois pois… Era bom não era??? Bastava que não mudassem de livro todos os anos e o problema já reduzia bastante clom a “reciclagem” dos livros velhos a darem para novos alunos como sendo livros novos. A materia esta la, não pecebo porque tem de se mudar de ivros com tanta frequencia… Mas la está, provavelmente muitas editoras so se mantem vivas por causa dos livros escolares… E quem paga quem é? Pois…

  7. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Fiz a inscrição na plataforma no dia 1 de agosto, no dia 6 já tinha os vouchers e nesse mesmo dia já tinha os livros do miúdo em casa. Não deixem tudo para a última como fazem com o IRS, pois já deviam saber como portugal funciona nestas coisas.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Fiz a inscrição dia 3 e ainda estou a espera que confirmem os dados ….

      Abc

    2. Avatar de Nelson Fernandes
      Nelson Fernandes

      Inscrição feita dia 01 de Agosto e ainda há espera que confirmem dados do meu educando……

      1. Avatar de Carlos Reis
        Carlos Reis

        A meu ver, essas falhas são por falta das listagem das turmas e por isso ainda não conseguem dar a confirmação do ano e turma dos educandos.

        1. Avatar de Ana Sousa
          Ana Sousa

          Por favor não generalize, eu não sou de deixar tudo para a última.
          Dia 1 fiz a inscrição e continuo à espera!…
          A culpa há-de ser de alguém, minha e dos meus filhos é que não é de certeza….

    3. Avatar de Adias
      Adias

      Fiz o registo no dia 1 e ainda estou à espera que façam a validacao do educando… isto depende também das escolas.

    4. Avatar de VERA Duarte
      VERA Duarte

      Pois, teve sorte. No dia 6 também recebi os vouchers, quando me dirigi à livraria não tinham máquinas para ler os vouchers, volto a casa para imprimir os mesmos e azar dos azares já estavam bloqueados porque tinha havido engano na atribuição dos mesmos. Até hoje continuo à espera, sem qualquer informação da escola ou do ministério sobre o que aconteceu. Portugal no seu melhor !!!

  8. Avatar de Louro
    Louro

    Como sempre em Portugal nao se pode fazer absolutamente nada sem se complicar as coisas e dar mama a alguém.

    Qual era a dificuldade em os manuais serem entregues gratuitamente na escola a cada aluno?

    Nah, temos de fazer os pais irem a Internet, Imprimir um voucher que depois lhes permite ir sabe lá Deus onde para irem mendigar pelos livros para os filhos, quando a educacao em Portugal deveria de ser como nos países civilizados, grátis.

    Portugal, um país de terceiro mundo.

  9. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Com o ano escolar a começar a 12 de Setembro para todos os níveis de ensino isto está bem “encaminhado” !! A 20 dias de começar o ano lectivo parece que anda tudo aos papéis !! Caramba,no meu tempo eu já me estava a preparar para comprar os livros,os cadernos,todo o material que fosse preciso,e hoje em dia não vejo NINGUÉM ,nem em papelarias,livrarias,hipermercados,em lado nenhum a comprar seja o que for !! O pessoal parece que nem se lembra que a escola começa nem daqui a 3 semanas !! Mas onde é que estamos,caramba ?? Eu até fico tolo !!

  10. Avatar de Roberto Abraúl
    Roberto Abraúl

    Fiz o registo no dia 2 ou 3 e até agora mantém-se “Visualização do(s) Educando(s)( EM PROCESSAMENTO )”.
    Vai começar a escola e as crianças sem manuais…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A plataforma está literalmente inoperacional…
      Pelo que sei, tens de passar na escola ou câmara para levantar os vouchers.

      1. Avatar de Roberto Abraúl
        Roberto Abraúl

        É bom saber isso Pedro…
        Podia estar eternamente a espera.

      2. Avatar de Sandra S
        Sandra S

        A sério? Bem me parecia que alguma coisa não estava a funcionar. Tenho os meus educandos “em processamento” desde dia 2 de agosto… lá tem o povo de perder horas de trabalho para ir as escolas tratar disso em pleno início das aulas…

        1. Avatar de Roberto Abraúl
          Roberto Abraúl

          Já tenho os vouchers e os livros encomendados.
          Tive mesmo de ir a escola. Acontece que muitos pais não tem o seu NIF na escola (apenas o dos alunos), e como tal o voucher não é emitido, ficando eternamente “em processamento”.
          Bastou ir a escola corrigir a situação e foram logo emitidos.

  11. Avatar de Sandra S
    Sandra S

    A sério? Bem me parecia que alguma coisa não estava a funcionar. Tenho os meus educandos “em processamento” desde dia 2 de agosto… lá tem o povo de perder horas de trabalho para ir as escolas tratar disso em pleno início das aulas… que raiva 🙁

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Vejam junto das escolas. Em Coimbra, tive de ir há escola para levantar os vouchers…..

  13. Avatar de maria
    maria

    Esta segunda-feira, dia 3/09 após contactar a escola do meu filho, no Barreiro, fiquei a saber que o voucher estava na escola e eu não recebi na plataforma….A explicação dada pela escola foi nula e tentaram passar a responsabilidade para o enc. de educação ao preencher os dados. Uma ferramenta muito bem pensada, mas que se tornou num fator de confusão por várias incompatibilidades, incluindo as dos funcionários escolares.

  14. Avatar de Gabriela Pereira
    Gabriela Pereira

    Finalmente hoje recebi a mensagem que tinham sido atribuídos os voucher do meu filho, qual o meu espanto quando vou ver e só tem lá um livro e que nem usa Educação moral 4º ano. Palhaçada

  15. Avatar de luis reis
    luis reis

    Fiz o registo no dia 1 de Agosto, continuo a não ter o educando carregado, na escola está tudo bem, mas não conseguem visualizar o educando no Mega, para ajudar a Escola diz que não consegue ajudar que sejam os pais a pedir ajuda ou insistir, os encarregados de educação que não têm culpa entopem os serviços da secretaria que mais parece um centro de saúde com pessoas a ir para o portão da escola ás 6 da manhã. A escola em questão é a secundária de mem martins

  16. Avatar de paula rosinha
    paula rosinha

    na escola secundaria de santa maria [ mote da lua) emitiram os vouchers do 11º e 12º ano mas para o 10º ano disseram -me que não sabem o que se passa que se encontra bloqueado. . o sistema não deixa submeter o 10º ano. talvez se a situação for noticiada na tv seja resolvida na hora……