Medida de desintoxicação – França proíbe telemóveis nas escolas

68 Comentários

As crianças francesas, dependentes do telefone, serão obrigadas a ficar sem os seus dispositivos móveis na escola sob o projeto de lei que o ministro da Educação chamou na quinta-feira de “medida de desintoxicação”, para combater a distração na sala de aula e o bullying.

Estão a ser tomadas decisões duras para combater o uso da tecnologia em comportamentos altamente nefastos.


O presidente Emmanuel Macron, cujo partido detém uma maioria dominante na Assembleia Nacional, espera por uma rápida passagem pelo parlamento, a tempo de impor a proibição geral antes de o próximo ano letivo começar em setembro.

Mais de 90% das crianças com 12 ou mais anos têm smartphone na França, segundo o projeto. A ação da França provocou debates noutros países, como a Grã-Bretanha e a Irlanda, sobre se deveriam ou não tomar como exemplo o de Paris sobre a proibição nas escolas de todo o país.

“Os smartphones são um avanço tecnológico, mas não podem monopolizar as nossas vidas.

Não pode encontrar o seu caminho num mundo de tecnologia, se não pode ler, escrever, contar, respeitar os outros e trabalhar em equipa.

Referiu o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, ao canal de notícias LCI.

Os defensores do projeto de lei dizem que o uso de smartphones entre crianças de idade júnior e média aumentou o cyberbullying, facilitou o acesso à pornografia e prejudicou a capacidade de os jovens de interagir socialmente.

Roubo de telefones, extorsão e obsessão por marcas de moda foram outros pontos negativos que justificaram uma tentativa de equilibrar a vida das crianças, disse o ministro.

Esta nova lei permite às escolas decidir o modo como querem aplicar a proibição, podendo obrigar os alunos a colocarem os dispositivos numas bolsas específicas dentro das mochilas escolares, mas permitindo o acesso em caso de emergência, ou uso pedagógico, mas também proibir a sua utilização por completo, sob a pena de sanções.

Um representante do sindicato dos professores UNSA, Stephane Crochet, disse à rádio RTL que considerar a inclusão dos adultos na proposta de lei é um insulto e um risco de segurança.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Correia
    Bruno Correia

    Boa sorte…

  2. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    acho muito bem!

  3. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Epah, os smartphones são vicios, mas e?
    Não há esse vicio, inventa se outros como antigamente.
    Bullying? Antigamente era muito pior e mais serio, hoje em dia e ridiculo(comparativamente claro)
    Ha escolas que usam os smartphones para a educacao, ler pdfs, pesquisar informação.
    Retirar os smartphones porque? E se houver algo que queira tirar foto?
    Nao, espera, nao teria smartphone. Uso uma camara queres ver
    Opah poupem me.
    A intencao e modernizar se e evoluir, e nao regredir.
    Tem que haver uma evolucao no modelo de ensino e nao a restricao de equipamentos.

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Nao proibe para a educaçao. No artigo diz mesmo que permite para uso pedagógico. Ou seja, em aula.

    2. Avatar de Wilson
      Wilson

      Usando a mesma base da tua argumentação: antigamente não havia telemóveis nem PDFs, e ha médicos e engenheiros na mesma…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Queres comparar o nível de informação na altura com o de agora?
        Queres comparar os métodos de aprendizagem…
        Tenho pena de não teres ido a um dentista do antigamente. De certeza que seria igual ao de agora.

    3. Avatar de censo
      censo

      Tens toda a razão. Mas o ponto de partida é errado. O primeiro passo é educar o uso dos aparelhos e depois, depois, fazer o que se consegue aproveitando-os. E se o primeiro passo é educar, então até parece que estão no sitio certo : escola.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Há portas mais inteligentes que tu…

    5. Avatar de José Sousa
      José Sousa

      Realmente…ouvir isso de um adulto! Grande idiota!!..Não fazes ideia o que é ter 20 ou 30 crianças, cada com seu telemóvel, dentro de uma sala de aulas!

  4. Avatar de JockSport
    JockSport

    Clap clap clap.

    Já na minha altura (quando o tlm começou a ser mainstream) se perdia muito tempo a enviar sms e a dar toques, faço ideia agora como esteja o panorama. É um problema grave mesmo, não só nas escolas mas em todo o lado, se formos a contar o tempo que se perde num dia de trabalho com as idas ao tlm (ver coisas pessoais), é decerteza de bradar aos ceus; mas não vejo maneira facil de resolver isto nos adultos, pois o vicio é 24/7.

    Gosto particularmente quando vou a uma loja e o funcionário está tão grudado ao tlm que nem se apercebe que chegaram clientes.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      heish…dar toques! já não “ouvia” essa expressão há uns aninhos.

    2. Avatar de censo
      censo

      Educação. É a chave. Em Portugal é proibido, no entanto há professores que o permitem porque eles mesmos são dependentes. Educar para usar.

  5. Avatar de Pintor
    Pintor

    E os tablets podem usar? Aqueles com cartão de dados?
    E os relógios espertos podem usar?
    E os portáteis podem usar?
    E as consolas portáteis com Wi-Fi podem?

  6. Avatar de hsff
    hsff

    As escolas qualquer dia são estabelecimentos prisionais.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      haha até parece…
      é que de momento mais parecem o faroeste!
      fazem o que querem e ninguem lhes pode tocar…. maricas.
      no meu tempo levava com regua de madeira, chegava a casa e ainda levava mais por ter levado da prof.

      1. Avatar de Pedro Silva
      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Tás próximo de morrer, pra dares lugar as pessoas da nova geração que não são atrasadas como tu és.

        1. Avatar de Rrrrrr
          Rrrrrr

          Isso, ou pessoas retrogadas que nao teem ponto de comparacao e apenas mandam umas bocas pro ar 🙂

      3. Avatar de Nunoavic
        Nunoavic

        Bem, se parecem o faroeste é porque falta quem faça cumprir as devidas regras, ou seja, incompetência do pessoal docente

    2. Avatar de pedro
      pedro

      A França está a olhar para o futuro e nao quer cidadãos estupidos, apenas isso. Quer Franceses inteligentes e não tótós tecnodependentes desconcentrados e alheados. Deviam estar equipadas de jammers.

  7. Avatar de hsff
    hsff

    As escolas qualquer dia são estabelecimentos prisionais.

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Já o são,mas não para os alunos,pelo menos para os que só arranjam confusões,mas para os que procuram realmente ter uma educação decente. O resto da mitra só quer é mostrar-se…

      1. Avatar de Rrrrrr
  8. Avatar de Ze
    Ze

    “Afinal, qual o propósito das tecnologias que estamos a criar? Qual o propósito de termos um carro que conduz sozinho ou inteligência artificial que poderá libertar 60% da nossa carga de trabalho? É para nos obrigar a trabalhar ainda mais horas por menos dinheiro?”
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/amanha-e-dia-de-trabalho-ou-porque-razao-ha-cada-vez-mais-pessoas-a-nao-gostar-daquilo-que-fazem

  9. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Portugal quer legalizar a liberdade de ser morto, a França quer proibir a liberdade de usar o telemóvel…

  10. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Os pais que serão os principais interessados, deverão eles próprios ter o seu papel na educação dos filhos e não acharem que só os têm que trazer ao mundo, e depois os governos e escolas é que tratam do resto.

    Assim sendo é função dos pais assegurarem -se que os tablet,
    consolas portáteis etc etc ficam em casa. Os miúdos precisam de livros, material de escritório e desporto numa escola, assim como ganhar competências sociais e não de consolas, tablet ou coisas “smart”.

    Os pais têm que ter um papel ativo e não de cromos na hora de meter mão na educação. Falar mal disto ou achar que estas coisas são essenciais é o mesmo que dizer que os miúdos cresçam sem dar trabalho aos coitadinhos dos papás…

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      100% de acordo com o que disse,”Belmiro”,tem toda a razão.Faço suas as minhas palavras.Tudo o que afirmou é a pura verdade.

    2. Avatar de Miguel Reis
      Miguel Reis

      Concordo com tudo Belmiro, mas como em tudo na vida, também neste campo, temos os pais bons e os pais maus. E isto era outra discussão, pois é relativo o bom e o mau no que toca a educar as crianças.
      Não havendo juízo em muitas cabecinhas, acho muito bem que as escolas introduzam politicas educativas para terminar com determinados comportamentos.
      A mim, pessoalmente, apetecia-me fuzilar o primeiro pai que deu um smartphone para uma criança levar para a escola. Depois há o outro que leva porque o outro já levou e rapidamente se chega ao ridículo que se não levas és o coitadinho lá da escola.
      Ver a maneira como a sociedade (não) interage hoje em dia em detrimento dos smartphones é absolutamente deprimente e tudo o que possa ser feito para contrariar um pouco isso ganha todo o meu apoio.
      E sim, sou um amante da tecnologia, deveremos ser todos pois estamos a ler um fórum dedicado a tecnologia, mas cada coisa tem o seu lugar, o seu tempo, a tecnologia, a evolução não é um “bando” de gente sentada num banco em que cada um está agarrado ao seu smartphone.

    3. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      Nem mais!!

  11. Avatar de Olly
    Olly

    Já sei que vou “levar nas orelhas” forte e feio mas, eu concordo com esta medida.

    1. Avatar de RM
      RM

      Não és o unico que concorda.

      1. Avatar de Olly
        Olly

        Obrigado… mas nos dias que correm tornou-se hábito insultar quem pensa de modo diferente, temos de nos precaver.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Olly, normalmente são os filhos de quem acha que os miúdos devem crescer “enfiados” nas tecnologias que acabam por queixar -se deles estarem métodos nos quartos, não estudarem, sempre metidos nos jogos, etc. Depois essas pessoas queixam -se dos governos, professores, tecnologias etc como se os culpados na verdade não fossem os próprios pais. E provavelmente são esses que te insultariam.

    2. Avatar de Nunoavic
      Nunoavic

      É uma autêntica violação da liberdade. Quer dizer, estou no recreio de uma escola e não posso utilizar o telemóvel porquê? Porque faz mal?
      Por essa lógica deveríamos proibir os doces e as gorduras nas cantinas e recreios das escolas já que também fazem mal…

      1. Avatar de Andre
        Andre

        A questão é que não é só no recreio que as crianças usam o telemóvel, experiementa entrar numa sala de aula do quinto ano cá e metade das crianças estao com a cabeça baixa a olhar para o telemovel. E o que vão os professores fazer? NADA para não apanharem ou porrada dos alunos ou porrada dos pais dos alunos.

  12. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    EXCELENTE,MELHOR MEDIDA NÃO PODERIA HAVER !! E CONCORDO EM ABSOLUTO QUE ISTO PASSE A SER UMA NORMA COMUNITÁRIA PARA TODOS OS ESTADOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA !! CONCORDO EM ABSOLUTO COM ESTA REGRA,EM ABSOLUTO !! ESTE EXEMPLO QUE VEM DE FRANÇA QUE SE ALASTRE AOS 28 PAÍSES DA UE POIS É IMPERIOSO !!

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    Aplaudo totalmente! É acordar pro mundo, fazer amigos de verdade, jogar de verdade, viver a sério… Devíamos seguir o exemplo.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Desculpa lá mas acho este tipo de comentários hilariantes.
      Como se as tecnologias fossem a causa dos miúdos não irem para a rua “fazer amigos”
      Têm que parar de culpar as tecnologias, se as crianças hoje não vão brincar para a rua não é de certeza por causa dos telemóveis. Se compararmos a liberdade que os pais davam aos filhos á 40 anos atrás íamos perceber que a culpa não é das tecnologias mas sim da quantidade de perigos que existe hoje na rua. (E não venham ficar que são os mesmos que não são!)

        1. Avatar de Miguel Reis
          Miguel Reis

          Concordo com a falta de liberdade, mas quanto ao resto, de hilariante não vejo nada.
          No passado sábado estive num casório, havia uma mesa só para miúdos, entre os 6 e os 10 anos, por aí, tenho mesmo que descrever o que estavam todos a fazer? E não foi por falta de liberdade, por haverem perigos ou pelos pais os terem proibido do que quer que fosse. É assim… Hilariante é não ver esta realidade, achar que assim é que está bem e mesmo sabendo que não é fácil tentar alterar um pouco este panorama.

  14. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    É que isto vai mesmo para a frente,mas vai mesmo.Observem—»”Estão a ser tomadas decisões duras para combater o uso da tecnologia em comportamentos altamente nefastos.” E mais—»”O presidente Emmanuel Macron,cujo partido detém uma maioria dominante na Assembleia Nacional,espera por uma rápida passagem pelo parlamento,a tempo de impor a proibição geral antes de o próximo ano letivo começar em Setembro.” PROIBIÇÃO GERAL,MUITA ATENÇÃO !! ERA O QUE DEVIA TAMBÉM SER FEITO POR CÁ !! Para vermos os resultados miseráveis e lastimáveis das provas de aferição do ano passado onde os meninos e as meninas dos papazinhos nem saber indicar Portugal num mapa conseguem,então como é que é ?? Olhem-me estas pérolas na imprensa—»”Alunos do segundo ano com dificuldades motoras: 40% não sabem saltar à corda nem dar uma cambalhota” // ” Mais de 80% dos alunos do ensino básico derraparam nas provas de aferição.Face aos resultados,o Ministério da Educação anuncia que vai reforçar formação contínua dos professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.” Isto é um susto,é alarmante,é vergonhoso !!

  15. Avatar de RM
    RM

    Hoje em dia só se vê agarradinhos (junkies) aos smartphones!

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    Concordo, estamos a perder valores importantes e se estamos a entrar na inevitável era da robótica, podemos fazê-lo com mais juízo e com noção clara do que foi o ser humano ao longo dos séculos.

  17. Avatar de pois
    pois

    Concordo, há muitas aulas em que os profs estão a falar para o boneco porque está tudo no telemóvel sem atenção à aulas, é uma falta de respeito e se não querem estar atentos à aula ficam em casa.

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Claro,por isso mesmo.

  18. Avatar de Nelito
    Nelito

    Esta medida já ontem era tarde !!!

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Ia dizer o mesmo… apoio por completo e deviam fazer o mesmo cá em PT… também no meu tempo não tinha tlms e éramos felizes…

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Todas as tecnologias têm a sua função e nenhuma deve ser para substituir a interacção com o ser humano.

        No Japão por exemplo, eles têm uma população envelhecida, como convivem pouco há poucos casamentos e baixa natalidade.
        No final a população idosa faz fisioterapia com… robôs!!! Isto tudo para dizer que se não temos governos e pessoas atentos, em vez de temos tecnologia a fazer para nós, somos nós a vivermos para a tecnologia…

  19. Avatar de albino negro
    albino negro

    Vamos la deixar os putos ter os telemoveis na escola.
    A casa dos segredos esta a precisar de novos concorrentes…

  20. Avatar de censo
    censo

    Concordo com a medida, mas enquadrada num contexto alargado de educar para o uso e não simplesmente proibir. Os aparelhos eletrónicos são uma inevitabilidade e uma realidade da qual não nos podemos dissociar. Há limites para tudo, é claro. Então eduquem-se as crianças. Teremos melhores adultos.

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Seria muito útil,mas é praticamente impossível controlar este tipo de equipamentos em sala de aula,ao contrário dos PCs. E aqui falo por experiência profissional. Seria excelente usar tablets e telemóveis,dada a quantidade de apps gratuitas que podem e devem ser usadas na educação, infelizmente não se consegue!

  21. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Eu pensei que o tempo das ditaduras já tinham acabado pelo menos dentro dos países da UE. Vergonhoso se isto seguir em frente.

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Nem diga isso,Daniel.Hoje em dia os jovens(qualquer um,rapaz ou rapariga !!),parecem uns agarrados aos smartphones como os gajos da droga com a heroína.Se lhes tiram os smartphones da mão parece que lhes tiram o chão que pisam,nem sabem a quantas andam.Você não vai,por exemplo,aos cafés e bares e já não vê não adolescentes,mas já adultos de 20 e poucos anos,amarrados aos smartphones,cada um para o seu lado,sem falarem nada uns para os outros ?? Quantas vezes dou por mim nesta situação e a rir-me sozinho derivado destas cenas que vejo todos os dias,mas é que é todos os dias !! Mesas de 4,5,6 pessoas,sentam-se numa mesa,daqui a 10 minutos está cada um no seu “mundo”,completamente alheado dos amigos com que saiu,e vidrados nos ecrãs dos smartphones !! Completamente vidrados ! Nem 1 palavra dizem uns aos outros !! Nem uma !! E mais,não é só numa mesa ou noutra,hoje em dia,em certa altura,e a certo tempo,estão quase todas as pessoas focadas nos seus aparelhos sem dar patavina ao/à parceiro/a do lado !! Por uma vez CHEGA DISTO !! Não quero que estas novas gerações sejam asim,desprovidas de contactos e sentimentos uns para os outros.Por amor de Deus !!

      1. Avatar de Nunoavic
        Nunoavic

        Tudo bem percebo que não concorde com a medida, mas não pode obrigar os outros a não utilizarem telemóveis nos espaços públicos, como nos cafés e bares…

    2. Avatar de pedro
      pedro

      A França está a olhar para o futuro e nao quer cidadãos estupidos, apenas isso. Quer Franceses inteligentes e não tótós tecnodependentes desconcentrados e alheados. A tecnologia deve amplificar as aptidoes do ser humano e nao substitui-las. A Mãe Natureza é fantástica. Aquilo que o ser nao usa acaba por desaparecer. Se fazemos força no ginásio a Mae Natureza dá massa muscular. Sr nao fazemos, não dá. Se somos obrigados a pensar temos um cérebro musculado, se não somos estupidos. A geração mais informad e formada será, se nao tiver cuidado, a geração do alheamento, a geração cauxa de óculos, estupida e enrascada, como ja se vê no dia a dia. E os franceses estão apenas a prevenir o futuro

  22. Avatar de Altino
    Altino

    likes == dopamine

  23. Avatar de Daniel
    Daniel

    Proibem os smartphones, não proíbem moleque de 12 anos fumando na escola.

  24. Avatar de aybara
    aybara

    Num mundo onde quase todas as aplicações sao web-based, nao faz sentido continuar a gastar milhoes em licenças de um sistema operativo proprietário.

    A unica coisa que neste momento um PC precisa para ser util, de um ponto de vista administrativo, é ter uma ligaçao à inter/intra net e um browser que suporte Java/HTML5.

    1. Avatar de aybara
      aybara

      topico errado, apaguem sff 🙂

  25. Avatar de Carlos Alves
    Carlos Alves

    Eu concordo parcialmente com esta medida, mas confesso, não irá ajudar em nada as crianças e os problemas de concentração é muito menos resolver o caso do bullyng!

    Proibir os telemoveis dentro do recreio, para mim, é pura censura! O recreio é das crianças e elas têm o direito fazerem o que quiserem desde que isso não ponha em causa a integridade física e psicológica das outras crianças! (Bullyng)

    Fico éntriste de saber que ainda se escreve à mão e usam.se cadernos de casa e livros pesados, ao invés de tudo num tablet!
    Enfim…

    #AdorariaTerUmMagalhaesCom6AnosNaEscola

    1. Avatar de Nunoavic
      Nunoavic

      Subscrevo!

  26. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Aproveitem e de caminho proíbam os trabalhos para casa (e quem é a favor que passe a ter 10 vezes mais trabalho por dia para si mesmo sem ganhar nada com isso, para ver o que é bom para a tosse).

    Já agora proíbam a ida para as escolas, que só criam praticamente doentes de cérebro com tanta lixarada intelectual que impingem!
    Quem acha que não, então que explique porque o planeta está no estado miserável em que se encontra… dica: as escolas não têm ajudado nada a melhorar na prática, só o contrário… caso contrário deveriam estar a notar-se melhorias há muito, e nada, só piora.

  27. Avatar de Tec. Basico
    Tec. Basico

    A evolução da tecnologia, esta a ultrapassar a nossa rapida reacção e acompanhamento da mesma.
    Quem esta no meio da INFORMATICA percebe melhor.
    Mal nos habituamos a uma novidade tecnológica hoje, amanha(va la 3 a 9 meses) aparece outra.
    O aumento da população, cria mais riscos para o crescimento dos nossos filhos, e difícil confiar e deixar o(s) nosso(s) filho/a filhos a brincar na rua hoje em dia.
    Porque? :
    Aumento de circulação dos automóveis na mesma rua, quando ha 10-15 anos, mal passava 1 automóvel.
    Dealears/Drogas, que parece uma epidemia sem fim.
    Raptos de crianças, devido a facilidades de acesso e mobilidade e desatenção.
    Tempo que acordamos a coisas desnecessárias.
    Demasiada informação que nos bombardeia diariamente, 90% negativa.
    A evolução do ser humano não consegue acompanhar a evolução tecnológica.
    Mas,
    A tecnologia devia ser ensinada aos pais que nunca tiveram acesso, principios basicos de uso e riscos de uso.
    Os sistemas operativos dos telemóveis, computadores, tablets, relogios (com OS)…
    Deviam ter pelo menos 3 formas de uso :
    1-Basico
    Somente SMS e Chamadas, durante aulas e durante o convívio com a família devia ter bloqueio de uso (a não ser contactos familiares )….podemos
    Bloqueados para uso basico pelos pais ( senha, imp. Digital…)
    2-Simples
    Sms, Chamadas, E-mail, Internet (Browser), e algumas aplicações.
    Pessoas adultas, que nunca tiveram um PC, tem agora o PC no telemóvel, e fazem com cada banana e…
    3-Avançado
    Pessoas que tem conhecimento e percebem os riscos de uso de todas as ferramentas tecnológicas. …
    Estou de acordo com a ideia da França, mas não chega.
    Primeiro tem que se educar a população sobre a tecnologia e somente depois efetuar medidas de restrição.
    As crianças não precisam de Facebook, Twitter, Instagram e outras plataformas.
    Isso torna as crianças menos sociais, menos receptivas ao ensinamento nas escolas para o futuro delas.
    A educação dos nossos filhos parte de casa (os pais), a educação da nossa sociedade deve partir do nosso governo, a educação da população deve partir dos próprios fabricantes.
    Um breve resumo da actualidade.
    P.S. : Sou pai (Informatico fascinado pela tecnologia, mas também receio da mesma)

  28. Avatar de António Juvenal Salazar
    António Juvenal Salazar

    Vantagens da democracia. Pode-se proibir tendo a maioria. Concordo 100% com a medida.

    1. Avatar de Nunoavic
      Nunoavic

      Se a democracia fosse assim 100% acertada nas decisões que toma, estaríamos numa situação económica melhor…