McAfee – Um Antivírus que faz estragos

70 Comentários

AntiVirus Mcafee DAT 5958 deixa PCs com Windows, inoperáveis.

No passado fim de semana, durante a manha, recebi um telefonema por parte de um familiar que me dizia que o computador estava esquisito, tinha perdido o acesso à Internet, a imagem estava meia desconfigurada e não conseguia abrir alguns programas. A minha primeira resposta foi, apanhaste um vírus!!!! Após o almoço, o meu telefone volta a tocar e uma uma amiga, aflita, diz-me que tinha ficado sem acesso à Internet, não conseguia imprimir, a barra de tarefas estava diferente entre outras anormalidades na máquina. Mais uma vez a minha resposta foi, de certeza que foi um vírus que te entrou na máquina. Mandei-a fazer uma série de acções de despistagem, mas sem sucesso.

mcafee

Achei estranho, no mesmo dia terem acontecido duas situações idênticas, o que me levou a pensar que teria aparecido um vírus novo. Fiz algumas pesquisas na Internet mas não encontrei nada de anormal. Na segunda-feira, liga-me outro amigo com os sintomas já referidos e nesse altura decidi fazer uma pesquisa mais exaustiva.

Após algumas pesquisas na blogosfera, fiquei estupefacto quando descobri que o problema era do AntiVirus Mcafee, mais concretamente a actualização DAT 5958 (disponibilizada no dia 21 de Abril) que simplesmente apaga o ficheiro svchost.exe (uma vez que é detectado um falso positivo do vírus W32/wecorl.a).

Liguei às 3 pessoas que me contactaram, e confirmei que todos utilizavam o McAfee e certamente que o problema deles estava associado a esta “actualização estranha”.

Depois da disseminação do problema, que afecta principalmente máquinas com Windows XP com service pack 3, a McAfee fez um comunicado onde refere que a actualização DAT 5958 ja tinha sido removida dos seus servidores e que à partida não haveriam mais estragos.

Segundo a CNET, a actualização  afectou 8 mil computadores só na Universidade de Michigan e fez com que a polícia da cidade de Lexington, em Kentucky, voltasse a escrever relatórios em papel e impediu que hospitais do estado de Rhode Island aceitassem doentes que não fossem considerados graves.

Então e como ficam os utilizadores, cujo McAfee lhes destruiu o sistema?

A McAfee fez já saber que pretende compensar todos os utilizadores, cujas máquinas foram afectadas por este problema. Nesse sentido, pretende pagar os custos associados às reparações das máquinas, e ainda oferece mais dois anos de suporte ao AV.

O meu computador foi afectado, o que fazer?

Entretanto a Mcafee ja disponibilizou uma correcção com vista a tentar repor o sistema “perdido” dos utilizadores. Se é um utilizador que foi afectado por este problema, pode efectuar aqui o download da ferramenta de correcção.

Homepage: Mcafee

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Há anos que não uso McAfee, mas que isto foi uma situação quase irreal, lá isso foi. Mas como diz o ditado “no melhor pano cai a nódoa”, embora eu tenha dúvida que nos tempos que correm o McAfee seja o melhor “pano”, entenda-se,um dos melhores antivírus, como em tempos foi.

    1. Avatar de christophe silva
      christophe silva

      Eu tive este problema no meu local de estagio, o que valeu é alguns pcs tem o win2000 e outros win7, todos os que tinham xp e o mcafee foram para formatar. A primeira coisa que pensei foi num virus (depois não encontrei nada), mas depois desconfiei do antivírus porque havia pcs com xp e tinha substituído o McAfee por o pctools.

  2. Avatar de Jorge Martins
    Jorge Martins

    Eu uso o mcafee e nada aconteceu e aliás, todos os dias é actualizado, pois está ligado todos os dias, e o mcafee todos os dias faz updates, e uso mcafee ai à 10 anos seguidos.. sem um unico problema..

    Pode ter sido casos esporádicos em alguns sistemas específicos..

    Já uma vez o AVG lixou (eu tive de reparar uns de colegas) milhões de PCs no mundo.. apagava o run32.dll ou assim, sei que era um ficheiro que depois nem o PC arrancava, tb por ter incluido na lista de virus, o tal ficheiro.. Como era um AV grátis, mais efeitos causou, pois é usado mais no mundo..

    1. Avatar de Flecha

      Também uso o McAfee há vários anos, primeiro pirata e depois pago, e nunca tive qualquer problema.
      Tenho 2 licenças, uma no XP e outra no Win7 e não se passou nada!

  3. Avatar de Ogaita
    Ogaita

    Eu tive esse problema em dois pc’s, e em nenhum deles resolveu o problema com a solução oferecida pela McAfee.
    A única solução e que dava menos dores de cabeça foi a reparação da instalação do sistema operativo, seguido de uma actualização imediata do Antivírus, para que não voltasse a acontecer 😉
    abc

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Pois a solução deles nao funciona… tmbm me aconteceu. Eu estou a estagiar numa loja de informatica e nestes ultimos dias levei os dias a formatar pc’s porque estavam todos atrofiados e nao havia volta a dar, fiz backups e formatei e só hj de manhã é que descobri que o problema tinha cido da actualização do anti-virus, ainda para mais a loja onde estou tem o Macfee 2010 à venda na loja e os clientes têm todos o antivirus LOL.. por isso foi so problemas…

      [ ]

  4. Avatar de Vítor M.

    Curioso! Não tinha percebido esta notícia quando começou a ser veiculada pela net. Lendo com atenção chego à conclusão que uma máquina de um amigo, um Asus com Windows Vista e com a suite da McAfee, passou-se e eu “culpei” o utilizador porque não terá tido cuidado, afinal…

    Bom, seja como for agora tem o Windows 7 e o Avira até ver!

    É o chamado “fogo amigo” 😀

    1. Avatar de Nuno Barros

      Vitor,

      Este problema causado pela actualização do McAfee só afectou computadores com Windows XP.
      No caso do Windows Vista do teu amigo, o problema terá tido outra origem.
      Mas se já tem Windows 7 e Avira, está garantidamente mais seguro.

      1. Avatar de Vítor M.

        Pois é provável, como digo, aquela máquina estava estranha.

        Seja como for já não tem McAfee nem Vista, vamos ver. Fiz um ponto de restauro e guardei a imagem do disco totalmente actualizado antes de lhe entregar a máquina nas mãos.

      2. Avatar de Rafael
        Rafael

        Pois eu tenho o windows 7 ultimate e tmbm tenho o avira e acho que chega bem.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    pois é!

    fui contaminado por esse “virus”!

    sintomas estranhíssimos que me obrigaram a recorrer a um amigo especialista na matéria.

    ao fim de várias voltas e reviravoltas, o mais fácil foi fazer o boot com linux, passar os fcheiros para um disco externo e reinstalar o rwindows…

    achei tudo muito estranho pq somos utillizadores atentos e não tinhamos consciencia de ter feito alguma instalação “esquisita” que pudesse estar infectada.

    Assim já tirei os macaquinhos da cabeça.

    Obrigado pplware

  6. Avatar de Kaxu
    Kaxu

    Desculpem levar o assunto para outro caminho, mas….

    Sou só eu ou nós, informáticos, temos um telemóvel demasiado ocupado com amigos que se lembram muito de nós, especialmente quando o computador tem comportamentos estranhos ou por e simplesmente deixa de ter comportamentos?

    Abraço.

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Não és só tú, acho que é geral. Isto de ter um amigo que é informático é uma mais valia…mas para o amigo. Na minha casa é só computadores de amigos para arranjar, sendo que, às vezes o “arranjo” é simplesmente remover vírus e spyware.
      Claro está que eu podia levar a conversa ainda mais longe, fazendo a pergunta: E quantos “amigos” só se lembram de nós quando têm um problema informático? Serei só eu que, além dos bons, também tenho esse tipo de amigos!

      1. Avatar de Vítor M.

        hehehe pois para o amigo….

        Na semana passada disse a um que fazia sim senhor a recuperação da máquina, mas que no mínimo 50 euros teria de lhe cobrar, pois era a terceira vez este ano que a máquina me chegava a casa por mão de um amigo, mas que amigos amigos… tempo gasto à parte!

        Pronto, remédio santo. Esse não chateia mais. 🙂

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Desde que comecei a cobrar dinheiro aos meus conhecidos, que quando têm o PC estragado se julgam meus amigos, tem sido um descanso. Curioso que se vão a um mecânico, troca-lhes as velas e levam 50€ de mão de obra e nem piu. Se levarem o PC a uma loja de informática, são uns 30€/h, mas se a gente lhes pede uma compensação já acham caro. Estupidez de gente que anda pra i.

          1. Avatar de P.G.R

            Subscrevo, reescrevo e assino por baixo.
            Só o nosso preço é que é alto, quando lhes “enfiam o barrete” foi uma pechincha…

        2. Avatar de Rafael
          Rafael

          Amigos amigos negócios à parte lol mais nada 😉

      1. Avatar de jorge silva
        jorge silva

        é muito bom ter amigos informaticos sim, e eu que o diga que sou carpinteiro…

        1. Avatar de a Friend®

          Também dá jeito ter amigos carpinteiros… pena é não serem tão prestaveis como os informáticos 😉

          1. Avatar de jorge silva
            jorge silva

            é porque nao tens amigos verdadeiros

          2. Avatar de a Friend®

            @jorge silva

            Melhor dizendo, os verdadeiros não são carpinteiros, embora neste momento desse jeito era um bom mecanico…

          3. Avatar de Vítor M.

            😀 jorge, tenho um grande amigo que é canalizador… bem o que lhe massacro a cabeça para me terminar a obra que começou 😀 heheh

            A sorte dele é não ter computador se não fazia-lhe a folha 😀

          4. Avatar de jorge silva
            jorge silva

            mas se precisarem de um carpinteiro e pq sao gente do pplware, farei tudo para dar uma atençao especial

      2. Avatar de maximilian
        maximilian

        É mesmo… Mentalidades…

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      eu tenho alguns amigos assim..
      Quando o telefone toca eu ja atendo a dizer:”
      O que é que teve o PC desta vez?”
      😀

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Eu nem sequer estudo informatica nem nada a si ligado mas so por saberem que me safo mais ou menos gente que não me fala a anos liga-me “O MEU PC ESTÁ A MORRER…” LOL

      A sorte é que agora estou longe e escapo agora muitas vezes desses arranjos, masé giro porque nao se lembram quando estão a comer de ligar a um gajo e dizer “Olha tenho aqui um cozido UHMMMMM não qeures vir aqui comer?” XD

    4. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      Comigo é igual. De facto, vou seguir a tua dica, Vítor, e vou passar a cobrar pelo serviço. Assim não me chateiam 😉

  7. Avatar de Luis Ferreira

    Trabalho numa faculdade e tivemos esse problema começou mais ou menos às 16:30 do dia 21. Felizmente já temos quase todos os computadores com o Seven e só foram afectados cerca de 12 computadores. Conseguimos resolver o problema ainda no próprio dia.
    a solução foi:
    1ª- pegar no ficheiro DAT 5957 e descomprimir directamente no directorio C:\Program Files\Common Files\McAfee\Engine (no nosso caso com o 7-Zip).
    2º- Reiniciar o computador
    3ª- Ir ao Mcaffe e restaurar os ficheiros que estavam em quarentena.
    4º Reiniciar o computador

    E ficaram todos operacionais.

  8. Avatar de Dr.Shue

    Parece que pouca gente percebeu qual o objectivo da McAfee, que é uma empresa que nunca, e sublinho nunca, fez nada de modo irresponsável e descuidado.

    Há cerca de ano e meio, toda a gente andava contentíssima com uma versão retail do McAfee Internet Security que andava a “circular” pela net. Habituaram-se ao produto e continuaram a usá-lo sem nunca colocar a hipótese de legalizá-lo. Ora bem… o “problema” está resolvido.

    1. Avatar de Dr.Shue

      … esqueci-me de um pormenor.

      Este “bug” não está previsto afectar sistemas Windows Vista ou superior.

      1. Avatar de christophe Silva
        christophe Silva

        Eu confirmo este “erro” da McAfee so afeita pcs com winxp, os computadores com win2000, vista e win7 que tinham o mcafee instalados estão a funcionar a 100% (escrevendo esta resposta num velhinho pentium 3 com win2000 e mcafee xd).

      2. Avatar de Vítor M.

        Vamos ver a amplitude do problema então, pois está tudo ainda meio confuso.

  9. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Oh… ainda na semana passada um amigo meu teve esse problema e eu armado em informático fiz vários testes tanto quanto sabia:
    – correr vários programas como outro antivírus através da pendrive
    – entrar em modo de segurança
    – sei lá mais o quê…

    E no fim decidi com a provação do meu amigo formatar o portátil agora vem-me essa notícia…

    OBS: Deveria agir como um bom informático “fazer uma pesquisa exaustiva” tal como o Pedro Pinto fez lol

  10. Avatar de Antonio Cunha
    Antonio Cunha

    Essa tua informação está correcta mas desactualizada.

    O DAT 5958 esteve online durante 1 hora e foi imediatamente substituído pela versão 5959.

    Sou admin de mais de 30.000 maquinas e nenhuma ficou afectada.

    Alem do que só maquinas XP eram afectadas.

    1. Avatar de Dr.Shue

      Mas numa hora, milhares de PC’s em todo o mundo foram afectados… para além de que alguns “mirrors” menos atentos ainda forneceram, durante mais algumas horas a malfadada actualização.

    2. Avatar de Vítor M.

      Isso é normal, alias já vai na 5964.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Em consequencia…

    A Microsoft acaba de anunciar a sua saída do negócio de segurança de endpoint management.

    http://www.theregister.co.uk/2010/04/21/ms_forefront_dropped/

  12. Avatar de João Saragoça
    João Saragoça

    Confirmo tb aqui em Campo Maior houve pelo menos um pc com o SO corrompido devido ao McAfee. Reinstalei o cd do xp por cima, voltei a fazer as actualizações e voilá. Situação resolvida.

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Grande João, também andas por aqui!:-)

  13. Avatar de Paranoiasnfm

    Realmente, uma situação muito esquisita…

    Btw, Avira neste momento é o melhor antivírus… se é que há “o melhor”. 🙂

    1. Avatar de Dr.Shue

      Depende. Dos gratuitos é o que aconselho. Dos pagos aconselho o Kaspersky.

  14. Avatar de RuiF
    RuiF

    Tenho uma licença do McAfee para 3 pc’s.
    Os dois que tem o Vista nada se passou, só mesmo o que tinha o XP Home sp3 é que foi o cabo dos trabalhos.

    A ferramenta de correcção não restaurou o svchost.exe, tive que
    procurar o ficheiro em vários sítios: no CD, “%systemroot%\system32\dllcache”, etc e nenhum corrigia o problema.

    No meu caso só o que se encontrava em “C:\WINDOWS\$NtServicePackUninstall$” é que deu, e tive que copiar pelo “cmd” porque o Copy/Paste também não funcionava.

  15. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    À cerca de 2 anos o AVG fez pior, apagava um ficheiro critico do Sistema, e a única solução era reinstalar o sistema original, e por vezes chegou a ser necessário formatar a máquina…

    Cumps

    1. Avatar de badboyboogie
      badboyboogie

      Confirmo o que o Sr. Hélio Moreira diz, com o AVG aconteceu 2 vezes.

      É altamente irresponsável disponibilizarem actualizações sem testarem, já que são Empresas com meios para não se sucederem problemas destes.

      Comigo foi motivo para deixar de usar o AVG.

      O mês passado larguei a Comodo por um motivo semelhante.
      O que vale é que existe escolha.

      Cumps

  16. Avatar de Joe
    Joe

    Ainda bem que deixei de usar o McAfee, mas para ser justo lembro-me duma versão do kasperspky que eliminava ficheiros de sistema caso tivessem vírus, muito má onda mesmo, já foi há muito tempo, e não me lembro de mais casos semelhantes.

  17. Avatar de v3rm3
    v3rm3

    Após descobrir o que o mcafee apagava (svchost.exe em windows\system32) resolví esse problema em 3 tempos.
    copiei o ficheiro svchost.exe de outra maquina para uma pendrive, arranquei com o pc infectado em modo de segurança, copiei o ficheiro svchost.exe para a pasta system32 por DOS. reiniciei o pc, actualizei o mcafee.

    Problema resolvido.

  18. Avatar de Hawk
    Hawk

    Estes amigos só chateiam. Por isso cobro, “amigos, amigos, negócios a parte”.

  19. Avatar de maximilian
    maximilian

    Quanto ao Mcafee, é coisa que detesto! Está aqui no trabalho e cada vez que se actualiza, o PC é todo dele! Detesto-o. Em casa nem pensar! Noutra empresa que trabalhei era um comedor de recursos e agarra-se que nem uma lapa ao sistema! Não obrigado! Avira forever!

  20. Avatar de vitor ribeiro
    vitor ribeiro

    A solução era aparentemente fácil, arrancar modo de segurança, copiar svchost.exe do cd do xp para c:\windows\system32, reiniciar novamente em modo de segurança e resolver o problema do AV ou mesmo desinstalar o mesmo …

  21. Avatar de Bruno Nunes
    Bruno Nunes

    Boas,

    Aqui no meu trabalho tive esse problema em computadores de varios clientes. Foi uma semana de loucos…

    Abraços malta.

  22. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas,

    para onde tenho que fazer a reclamação para obter os dois anos de suporte?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Liga para a macfee LoL

  23. Avatar de roberto carlos
    roberto carlos

    amigos há um mes comprei um notbook lenovo w7 que tinha o mcafee gratuito por 1 ano, nos segundo dia de uso notei um comportamento muito estranho da maquina desinstalei av mcafee , e passei o malwarebites, e o avast 5 e hijackthis e fiquei assustado com a quantidade de virus e trojans que econtrei na maquina e tambem W32/wecorl.a etoda sua familiae variantes, agora a maquina esta perfeita, muitas vezes av gratuitos sao melhores que os pagos.

    abraços roberto

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Se queres um Anti-Virus grátis, usa o Avira, não o Avast.

      O Avast não fica longe do AVG.

      1. Avatar de Sun II
        Sun II

        pela minha experiencia de.. digamos, os ultimos 6 meses de um parque informatico com 50 e poucos computadores posso afirmar que quem anda a destronar o Avira é o Comodo.

        1. Avatar de roberto carlos
          roberto carlos

          amigo segui seu conselho e instalei o comodo av versão 4 para win7 64bit, sucesso total achei uma grande quantia de virus, agora a maquina esta otima, so acho um pouco complicado configurar, mas deu certo, obrigado

  24. Avatar de Pykakonas
    Pykakonas

    Engraçado!!

    Nenhum dos PC’s lá no trabalho acusou tal enfermidade, apesar de trabalharem todos em XP e com McAfee!!

    E como eu gostava que tivesse acontecido. Obrigava à reinstalação (que reclamo há muito).
    Teria passado a gostar um pouco desse antivirus.

  25. Avatar de Sérgio Nuno Pontes

    Uso mcafee em vários pcs há muitos anos e nunca tive qualquer problema a relatar. Rápido, Eficaz e Zero problemas por aqui.

    Para mim é n.º 1 em antivirus

    1. Avatar de Sato
      Sato

      Tenho 40 estaçoes de trabalho com o vista, 7 com o xp e 6 com o 2003server e nao me aconteceu nada. Tudo controlado com o EPO
      Tive sorte

  26. Avatar de Mig@s
    Mig@s

    O meu pc do trabalho teve de ir a formatar… bela porcaria de anti-virus… e já não é a 1ª vez que isto acontece…

  27. Avatar de dajosova
    dajosova

    Viva o ESET Smart Security !!!!!!!!!!

  28. Avatar de Lipex

    la s vai o tempo q o mcAfee era uma mais valia..

  29. Avatar de Anders0n
    Anders0n

    Cuido de um laboratório de 20 máquinas (XP-SP3), a maior parte delas tem uma versão McAfee enterprise, de origem…
    (Aos poucos estou migrando para o avira free)

    Felizmente, nessa data citada não tive quaisquer problema…

    No entanto, em uma das máquinas (essa que estou agora e raramente deixo alguem utiliza-la), havia o McAfee…

    E tive um problema com o qual nunca me deparei, nem antes e nem depois do acontecido..

    mais precisamente no início de fevereiro desse ano..

    sem executar nada, nada instalado/baixado nas ultimas horas, os processos normalmente limpos e claros como de costume..

    o PC simplesmente apresenta sintomas semelhantes aos citados:

    perda de conexão de rede, barra de tarefas/iniciar e janelas mudam do azul padrão para um design estilo clássico, mas diferente, era um branco meio opaco (tema inalterável), some papel de parede, firewall do windows, tarefas agendadas, restauração do sistema, tudo inacessível.. parecia coisa de outro mundo.. simplesmente, DO NADA, aquilo havia acontecido… eu fiquei tentando entender… muito tranquilo mas ao mesmo tempo apavorado, surpreso..

    é claro que pra mim, como técnico seria muito fácil de resolver, até porque não precisava fazer nenhum back-up que já não tinha feito, bastaria formatar e vualá..

    mas eu estava surpreso.. resolvi pesquisar, não achei nada a respeito, resolvi postar em um forum de orkut..

    fui simplismente ridicularizado, debochado, e respondido por autointitulados TÉCNICOS com coisas banais que além de não ser o que eu queria, era desagradável e desnecessário: “formate, repare, pare de acessar orkut/msn, e blablabla”… não estava a procura de solução, mas sim de razão, explicação…

    só queria saber de onde aquilo havia surgido… como não fui compreendido mesmo depois de muita explicação, resolvi ignorar o acontecido e formatei de uma vez…

    depois nunca mais vi algo como aquilo… até ler esse post…

  30. Avatar de Marcio Jacinto
    Marcio Jacinto

    O ultimo problema semelhante foi com o AVG 8,5 free, apagou 2 dll´s do windows xp e bsod. pelo menos agora podemos tewr alguma compensaão pelos danos

  31. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    A cerca de mes e meio atras sucedeu o mesmo com o bitdefender 2010 todos os utilizadores desse antivírus que usassem o Windows 7 64 bits viram todos os seus ficheiros dll e .exe serem confundidos por vírus graças a um update “marado” do antivírus redes inteiras foram perdidas discos foram apagados. Pois bastava reiniciar a maquina para ela deixar de fazer boot tal foi a bronca que deu..

  32. Avatar de Zep
    Zep

    Não sei se é offtopic, mas:

    Este McAfee anda a deixar-me a cabeça em água:

    dá-me o erro fffff9bf @ 3 e já pesquisei tudo na Internet, mas parece que é um erro que ainda poucos se queixaram.

    Tem que ver com o common updater, mas esse não esse nem sequer se instalou no pc…

    É a versão 8.7i, em win 2003 server. Tenho outro igualzinho, mas que funciona bem. Formatar não é hipótese…

  33. Avatar de ccz1

    Julgo que esta semana está a passar-se algo de novo. Em safe mode, com o McAfee desactivado, no problema.
    .
    Em modo normal e com o McAfee activado… bloqueia ao fim de 30/40 minutos. Põe-se a instalar as configurações actualizadas e fica no 0% para sempre.

    McAfee sucks

  34. Avatar de João Reis
    João Reis

    Viva ao AVIRA e além de Grátis é um dos melhores!

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Esqueam AVG´s e Avasts, só dão problemas. Nos pagos confio no ESET NOD32, sempre foi mto bom, e no Kaspersky versão base sem firewall.

      Avira como disse para um utilizador normal é suficiente, talvez para um mega novato talvez não seja o ideal, um novato precisa de ter pouca liberdade, se é que me faço entender.

      Cumpts