MB WAY: BPI começa a cobrar a partir de hoje 1,20 euros! Reclame

57 Comentários

O serviço MB WAY permite a realização de compras e transferências bancárias imediatas com total comodidade e segurança, já que o utilizador pode fazê-lo através do seu telemóvel, a qualquer hora do dia e onde quer que esteja, sem que tenha que partilhar os seus dados bancários.

Tal como informámos no início de fevereiro, a nova tabela de preços do BPI entra em vigor hoje. Reclame pela desproporcionalidade.

MB WAY: BPI vai começar a cobrar 1,20 euros! Reclame


A app MB WAY apresenta funcionalidades práticas para o dia a dia, como “dividir a conta” (por exemplo, pagar a sua parte de um jantar com amigos) e “pedir dinheiro” (para “desenrascar” situações em que se vê sem dinheiro de repente). No entanto, usar a aplicação poderá sair caro uma vez que os banco vão começar a cobrar pela sua utilização.

No Banco BPI, por exemplo, a comissão de 1,20€ vai passar a ser cobrada a partir de hoje, dia 1 de maio. Ou seja, uma simples transferência de 4€ implica desembolsar 5,20€. O Millennium BCP também anunciou o início desta cobrança: terá um custo de 1,30€ a partir de 17 de junho, revela a DECO.

MB WAY: BPI vai começar a cobrar 1,20 euros! Reclame

MB WAY – Comissões muito desproporcionais

Os preços aplicados a uma simples operação na app móvel MB WAY são desproporcionais. Em média, o consumidor poderá pagar até 1,50€ para transferir qualquer montante, seja 2€ ou 10€ ou seja 750€ (limite máximo permitido pela aplicação).

Se consideramos que, segundo dados oficiais da SIBS, mais de uma em cada quatro transferências realizadas através desta aplicação são de montante inferior a 10€, tal significa que o consumidor passa a suportar uma comissão que pode atingir cerca de 15% do valor da transação.

A DECO vai enviar uma reclamação ao BdP, em nome de cada consumidor que se registar nesta ação. A reclamação será preenchida no site de Banco de Portugal. 

MB WAY: BPI vai começar a cobrar 1,20 euros! Reclame

De relembrar ainda que, no caso do BPI, “todos os clientes que fizerem transferências MB Way dentro da aplicação do próprio banco, não terão qualquer custo”.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Mas o valor cobrado só se aplica a transferências ou também a pagamentos e criação de cartões virtuais?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pois, isso também ainda não percebi se é limitado às transferências ou se também está incluido as compras através de cartões virtuais. Alguém sabe se se aplica a ambas as situações ou só às transferências

    2. Avatar de maxgiger
      maxgiger

      transferências parece-me que significa tudo pois quando usava meu cartao atraves do paypal, cobravam sempre 1€. Já desde o tempo do MBnet, passando para o MB WAY, já não cobravam. Até para gastar o nosso dinheiro temos de pagar!

      1. Avatar de João
        João

        Para usares os serviços do BPI para gastares o teu dinheiro, sim tens de pagar. Uma coisa é o dinheiro ser teu, outra é o serviço que o banco fornece. Bem ou mal, caro ou barato.

        1. Avatar de maxgiger
          maxgiger

          O GRANDE problema que se forma aqui é que nunca se pagou para isso. Apenas havia taxas quando as transferências sofriam conversão de moeda. Agora uma pequena compra fica mais cara por causa de tais taxas!
          Mania que este pessoal tem em adorar taxas a qualquer custo. Adoraram paga-las e quanto mais melhor, o que se ha-de fazer…

        2. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          É tudo muito bonito (e nós infelizmente quase que somos obrigados a concordar), mas eu também não aceito que façam investimentos de risco com o meu dinheiro, e os bancos fazem.. Eu não ganho nada se eles ganharem, mas se perderem, eu perco..
          Os facto de os bancos poderem “usufruir” do meu capital como deles, deviam ao menos garantir serviços quase gratuitos..

        3. Avatar de AqueleGajo
          AqueleGajo

          Não é o SIBS que trata da transferência? Não é um conjunto de impulsos eletrónicos? A taxa é desporporcional e nem sei como é que o SIBS permite que passem por cima do trabalho deles e se metam com impostos por cima disso.

        4. Avatar de frederico almeida
          frederico almeida

          És um esperto do caraças,é por indivíduos como tu que estamos sempre na miséria, como sociedade então somos uns falidos. O banco tem o meu dinheiro e investe como quer e onde quer, ganha dividendos com isso os quais não recebo nenhuma parte,se tiver prejuizo é intervencionado com dinheiro publico,meu e teu através da colecta de impostos. O sibs criou este sistema automatico, unico a nível mundial do mbway sem custos para o banco e idiotas aprovam as comissões exageradas que inventam para extorquir dinheiro ao cliente,principalmente aqueles que não tem muito capital. ja pagas trimestralmente ou mensalmente pelos serviços do banco e agora vais pagar novamente sempre que utilizas os mesmos serviços que já pagas? incrível como não existe inteligência, nem para beneficiarem a si próprios.

    3. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      Só ás transferências, mas se usares a funcionalidade DENTRO da App do BPI, na secção MB Way continuam a ser gratuitas.

    4. Avatar de Filioe
      Filioe

      Boa tsrde, se usar o MB Way na App Bpi, não terá qualquer custo.

  2. Avatar de NMGF
    NMGF

    Santa chulice…

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Atenção que isto só se aplica às contas sem vinculação. Por exemplo contas valor, com ordenado domiciliado continua a ser de borla.

    1. Avatar de barra
      barra

      Iso está em algum lado escrito? Só para poder confirmar. Obrigado.

      1. Avatar de dunno
        dunno

        sim confirmo que ja li isso no site do banco, agora onde está exatamente não sei, mas antes da transferencia confirmar sempre se tem isenção ou algum custo

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Basta ver no preçário…

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Sim é verdade , eu não pago essas taxas , por ter uma conta ordenado 🙂

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uninstall… e fica o assunto resolvido

  5. Avatar de TonyG
    TonyG

    Mais uma App para desinstalar… Assim se dá cabo de uma ferramenta útil… enfim! Já não chega o dinheiro que o estado injeta nos bancos… coitadinhos….

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Nenhum desses bancos são de meu interesse mas em prol do controlo do abuso eu vou reclamar.
    Eles que já ganham por terem lá o nosso dinheiro, fazendo negociatas sem nossa autorização e ainda por cima temos de pagar.

  7. Avatar de jorge antonio
    jorge antonio

    é o dia que começam a cobrar, e o dia para a desinstalar.

  8. Avatar de Raul Barata
    Raul Barata

    Uso MB Way á seis meses, e sobrevivi 50 anos sem MB Way, para bom entendedor…

    1. Avatar de barra
      barra

      eu uso o MBway/MBnet há mais de 3 anos, a mim faz-me falta. Mas como tenho um banco que não cobra, estou tranquilo.

      1. Avatar de Amigo do barra
        Amigo do barra

        Estás tranquilo entanto o mal for do vizinho…
        Não faças nada agora… quanto te tocar a ti não esperes ajuda de ninguém, depois anda reclamar

        1. Avatar de barra
          barra

          Para já estou tranquilo e vou continuar, já estou arrependido é de ter aderido ao link acima mencionado, para ajudar a reclamar. Um gajo ajuda e os retardas vem reclamar.

  9. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    À pala destas coisas que uma app destas n alcança massas como na China com o alipay e wechat wallet lá pa comprar uma chiclete ou passar uns centimos pa alg é à vontade sem estas chulices d bancos cada um a puxar po seu lado. Opah a SIBS é q devia ter definido as taxas e os bancos aceitavam ou punham-se da alheta do serviço e dps os consumidores iriam pensar se queriam ou não ficar nesse banco. E as taxas deviam ser super baixas (para isto alcançar uma massa populacional decente) em percentagem dependendo do valor que se transfere.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Já agora o banco CTT não vai ter taxa, Para já pelo menos e como não tem custos de manutenção é uma boa ideia se quiserem ter uma conta só pó online =p

  10. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    O BPI já explicou diversas vezes que na pratica só vai cobrar a quem fizer muitas transferências e nem sequer é para todas as contas. Acabei de transferir dinheiro e paguei 0

  11. Avatar de Rui Teixeira
    Rui Teixeira

    E assim se destrói uma grande aplicação
    Vou reclamar e se calhar mudar de banco

    1. Avatar de Blue Beast
      Blue Beast

      Faz você muito bem.E olhe que muitos clientes do BPI vão acabar por nem usar mais este serviço.

  12. Avatar de Security
    Security

    Uma vez ouvi um sábido dizer: “Portugal é como as árvores, se houver um rebento que sai fora do eixo, vai lá alguém e corta”.
    Ao invés de incentivarem, ajudarem a melhorarem o serviço em prol do cliente fazem exatamente o oposto. Por isso que Portugal não sai da cepa torta! Somos governados por senhores que falsificam estudos, fazem desvios de milhões e nada acontece. Somos uma autêntica república da banana!

  13. Avatar de Jota
    Jota

    Os Bancos de tanto quererem roubar, ainda lhes vai acontecer o que aconteceu em França com os coletes amarelos, um dia o pessoal passa-se e começa a roubar os bancos, em vez de ser ao contrário!

    1. Avatar de Blue Beast
      Blue Beast

      Olhe que já faltou mais para isso.Da maneira que isto anda não sei não…

  14. Avatar de Rui
    Rui

    É muito fácil resolver este tipo de coisas, muda-se de banco.

  15. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Mudei para revolut e não tenho mais chatices com taxas e taxinhas.
    Tenho cartão físico e virtual sem qualquer taxa ou comissão . Câmbios de moedas e pagamentos no estrangeiro sem taxas ou comissões.
    Na app desabilito o cartão virtual e só o ligo quando quero fazer pagamentos aumentando assim a segurança.
    Já esqueci o mbway.

  16. Avatar de Lano
    Lano

    Acho bem que já estão a estragar esta aplicação para esperarem a grande o Apple Pay. Pela ganância vão perder mais de metade dos acalmados 1 milhão de clientes que gostam muito de gabarem-se que tem.

    1. Avatar de Blue Beast
      Blue Beast

      1 milhão de clientes o BPI ?? Era bom,era !! E os outros todos tinham só migalhas ?? Tá bem,ora,ora.

      1. Avatar de John
        John

        1 milhão o MBWAY, não o BPI

  17. Avatar de Fixo
    Fixo

    O BPI acaba de me enviar o seguinte SMS:

    Transferências e levantamentos MB WAY já disponíveis na BPI App
    – Realização de transferências indicando apenas um nº de telemóvel (em vez de Conta/IBAN)
    – Geração de códigos para Levantamentos em ATM MB sem necessidade de Cartão
    – Consulta de histórico de operações
    – (continuar) As transferências MB WAY são gratuitas na BPI App

    Qual é o galho mesmo? Qual é – agora – a diferença -entre fazer uma transferência com a app MB Way ou com a app BPI?

    Já se sabe que os bancos querem puxar os clientes para certo tipo de contas (valor/ordenado) e para as suas apps. Se posso continuar a fazer as transferências MB WAY sem pagar, vou reclamar do quê?

    1. Avatar de Filioe
      Filioe

      Ora nem mais! Haja coerência!

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Também recebi há bocado o SMS,mas isso já era público há algum tempo. Estão a fazer uma genows8num copo de água. Pessoalmente nunca usei o mbway para fazer transferências. Tenho nos favoritos da app a mãe da minha filha, a minha companheira e eu próprio (outra conta). Uso e abuso do mbway, mas está não é funcionalidade que mais aprecio.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Além disso tenho conta valor, portanto não me é cobrado estas taxas 3 taxinhas.

  18. Avatar de Filioe
    Filioe

    Se lerem a noticia até ao fim vão perceber que o BPI vai cobrar pela utilização dos cartões na App MB Way, MAS, SE UTILIZAREM A APP BPI isso já não acontece!
    Leiam como deve ser!!!!

    1. Avatar de Sergio Nuno
      Sergio Nuno

      Por enquanto…

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não consigo registar o nome no site deco smp email invalido já tentei mais que um.

  20. Avatar de Diogo
    Diogo

    O problema é que o Pplware cria notícias mas não diz as informações todas…

    Existem excepções…. quem tem conta ordenado não é afectado. Vejam os preçários, leiam as notícias, antes de comentarem.

    @Pedro, acho que podiam complementar as notícias deste género com as excepções…

  21. Avatar de poiou
    poiou

    Para quem não sabe, as operações no MB tradicionais são free porque o estado não permite que sejam pagas, se nao fosse isso, até por levantamentos no multibanco pagava-mos.
    Será que os pagamentos de taxas no mbway não está relacionado com isto: https://www.sibsapimarket.com/

    1. Avatar de Jose Carvalho
      Jose Carvalho

      Por questões de responsabilidade e respeito a um código moral não vou citar o nome de um grupo português do qual tive informações privilegiadas neste sentido, mas uma coisa digo-se:
      Uma financeira Norte está a PAGAR por cada operação retirada do SIBS nos terminais

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        O que é uma operação retirada do SIBS nos terminais?

        1. Avatar de Jose Carvalho
          Jose Carvalho

          O terminal mostra-lhe as opções:
          1 – Pagar com “Financeira Estadunidense”
          9 – Outras opções
          Carrega 9
          1 – Pagar com Multibanco

          Cada operação não paga em Multibanco gera um “crédito” para o grupo.
          Então o grupo cria uma App e usa a API da “Financeira do País ao sul do Canadá” para os pagamentos.
          _________________________________________
          Eu discordo do monopólio da SIBS, mas eu não acho que deveríamos estar a encher os bolsos da “Financeira do país ao norte do México”. Já temos balança comercial negativa com a China, não precisamos de uma balança comercial negativa com outro “País da “the Wall””

  22. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    Agora que eu ia começar a pensar se havia de usar ou não…

  23. Avatar de FERNANDO GONÇALVES
    FERNANDO GONÇALVES

    Tenho muita sorte. Os bancos onde tenho conta, não me cobram nada.

  24. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Eu não reclamo porque não tenho conta neste banco,mas se tivesse e acaso o banco me cobrasse 1 euro e 20 cêntimos por cada transferência pelo serviço MB WAY acabava na hora com a conta,mas era na hora. 😐

  25. Avatar de Jose Carvalho
    Jose Carvalho

    Lobby infelizmente forte e predatório da Visa em Portugal. SIBS tem produtos dentre os mais avançados do mundo e é, ou deveria ser, um GRANDE ORGULHO de cada português digno da nacionalidade. O MB Way é uma das provas diante do mundo todo do grau de inteligência, formação e inovação de Portugal e deveria ser exaltada pelo público, por empresas e pelo governo como exemplo a ser seguido. Tudo o que eu posso evitar da Visa na minha VIDA eu evito.

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Vai para ai um brainwash muito manhoso.

  26. Avatar de JS
    JS

    Agora são estes dentro em breve serão todos não tenho nem nunca vou ter alias com tantas Apps dentro em breve temos que andar de pequeno portátil na mão~
    Aqui á uns tempos ligaram do banco que infelizmente temos que ter conta a perguntar se não queria aderir á app deles ou ao MB way disse-lhes que o meu telemóvel ainda era do tempo dos tijolos não dava par essas modernices , foi remedio santo nunca mais me chatearam ja não basta pagarmos as comissões que se pagar ainda pagar esta?

  27. Avatar de Pedro P
    Pedro P

    Típico do tuga. Sempre a queixar-se da vida.
    Sabem o que é liberdade de escolha. Ofertas de mercado?
    Se há um banco que cobra e outros não e gostamos mais dos que não cobram que fazemos?

    Indignamo-nos ou vamos para outro lado?
    Acordem porra.