Máscaras para todos: alunos, professores e funcionários

41 Comentários

O regresso às aulas está agendado para 14 de setembro segundo revelações do Ministério da Educação. É preocupação os ajuntamentos dos mais novos, mas o Ministério da Educação irá dar uma preciosa ajuda na prevenção, mas concretamente ao nível das máscaras.

De acordo com Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, haverá máscaras para todos (alunos, professores e funcionários). Será também disponibilizada uma verba de 125 milhões de euros para a contratação de docentes e funcionários, assim como o projeto da Escola Digital.

Máscaras para todos: alunos, professores e funcionários


Aulas irão começar já a 14 de setembro… e com máscaras

O Governo vai dar máscaras a todos os alunos, professores e funcionários para que comecem o próximo ano letivo com a melhor proteção. Ainda não se sabe como será feita a distribuição, mas o ministro da Educação revelou que as aulas irão começar a 14 de setembro.

De relembrar que no ano letivo que agora terminou, o ministério distribuiu material de proteção (ex. máscaras) e de higienização pelas escolas que reabriram no terceiro período para receber os alunos do 11.º e 12.ºanos de escolaridade, que voltaram a ter aulas presenciais.

O ministro recordou ainda algumas das medidas já anunciadas, como a verba de 125 milhões de euros para a contratação de docentes e funcionários, assim como o projeto da Escola Digital.

Máscaras para todos: alunos, professores e funcionários

 O Conselho de Ministros aprovou na semana passada a realização de despesa de 400 milhões de euros para lançamento de concursos para comprar computadores e garantir conectividade entre 2020 e 2021, no âmbito da Escola Digital.

De acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde enviadas às escolas, deve ser garantido “sempre que possível” um afastamento de um metro. Alguns deputados lembraram o alerta deixado pelos diretores escolares segundo os quais há estabelecimentos de ensino onde será impossível cumprir esse metro de distância.

Em Portugal a tendência do número de infetados tem vindo a diminuir o que é uma boa notícia. No entanto, com o início da atividade escolar, é normal que os números voltem a subir.

Leia também…

Médica demonstra como o uso das várias máscaras afeta a nossa respiração

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de adbu
    adbu

    De 2 metros passaram para 1.5, agora já falam em 1 metro e quando possível. ou seja , é tudo lá dentro como era antes.

  2. Avatar de Almeida
    Almeida

    Máscaras, muito bem! Mas não se esqueçam das janelas e portas abertas no inverno! Também no inverno seria conveniente não estar toda a gente abrigada. Vai tudo para o frio e para a chuva. Os miúdos, fora das salas de aula, vão manter as distâncias? Não vai haver cantinas? Espero enganar-me redondamente mas isto pode ser uma desgraça. Mas que alternativa? Grande bico-de-obra!

    1. Avatar de Zem
      Zem

      Mesmo. Grande “bico-de-obra”

    2. Avatar de Pablo
      Pablo

      Suécia… Escolas abertas, não houve mortos entre jovens… Nem houve grave surtos… Não foi preciso máscaras…

      Em milhões de infectados não houve um único registo de um alunos infectar um professor…

      Com as máscaras de pano, acredito bem num ano absurdo de gripes e afins! XD

      Continuem com a paranóia!

      1. Avatar de Smack
        Smack

        Vamos aos dados:

        Suécia População: 10,23 milhões
        Casos covid-19 confirmados – 78 504
        Mortes covid-19 – 5667

        Portugal População: 10,28 milhões
        Casos covid-19 confirmados – 49 150
        Mortes covid-19 – 1708

        É só os factos falarem por si.
        Deixa-me dizer que se Portugal não tivesse esta DSG, possivelmente estaria muito melhor.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Por isso é que Portugal está na tal lista de férias.
          1708 mortos….um menimo perto da Gripe.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Dia 14 de Setembro é que vão ser elas !! Não tenho a mínima dúvida,mas mesmo a mínima dúvida,que haverão pais que não deixarão os seus filhos irem às respectivas escolas terem aulas presenciais.E no ensino superior ainda vai ser pior !! Esses já andam todos borrados,todos cagados de medo.Vai ser “lindo”,se me faço entender. 😐

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      No ensino superior, muitos já não punham os pés nas salas de aula antigamente. Esta pandemia foi só uma desculpa para ainda fazerem mais isso.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sinceramente as aulas não fazem falta, mais vale estudar em casa.
        1 – mais tempo
        2 – estudam como querem
        3 – divertem-se
        4 – passam aos exames finais sem precisar de aulas

        1. Avatar de LR
          LR

          E os cursos que têm aulas práticas, como medicina, farmácia, dentária, etc? Também fazem as aulas práticas em casa?
          E em relação ao ponto 4, por essa ótica nem era preciso fazer exames, não é? Passavam todos e pronto. Aliás, o melhor seria entregar logo o diploma no dia da inscrição no curso, era só poupar.

          1. Avatar de Smack
            Smack

            Havemos de lá chegar… é o destino, ouvi dizer que isto é o futuro, seremos todos iguais, todos no futuro (próximo) vão ter cursos superiores, empregos em que não se trabalha e salários acima da média.
            Como diz o Marcelo, “somos os melhores dos melhores”, mas sinceramente ainda não vi em que parte da sociedade isso acontece. Talvez ele se estivesse a referir aos impostos.
            Outra questão que se põe é a inteligência, que é coisa que não se adquire, é um factor inato, ou se tem ou não se tem.

        2. Avatar de xnelox
          xnelox

          Concordo e adiciono, podem encerrar as escolas, o YouTube ensina tudo

          1. Avatar de Smack
            Smack

            Qual YouTube, tas a brincar.
            Redes sociais é o que está a dar, é só sapiência, é por isso que andam milhões por esses sítios a adquirir conhecimentos profundos para aplicar no futuro.
            É por isso que o futuro se augura negro.

  4. Avatar de Patinhas The Second
    Patinhas The Second

    Os/as caixas dos supermercados devem rir-se com este medinho

    1. Avatar de onurb82
      onurb82

      Os/as caixas dos supermercados, como tenho reparado ao contrário dos seus clientes, têm a consciência, das regras em vigor… não as/os queira por favor comparar a miúdos e quase graúdos em que inconscientemente quebram com facilidade o distanciamento, os cumprimentos, o lavar constantemente as mãos, sempre que tocam numa superfície comum e até o uso constante da máscara…

      1. Avatar de Patinhas The Second
        Patinhas The Second

        Bruno, desculpa mas com a posição da Fenprof eu só entendo falta de vontade em fazerem parte da solução. O problema está aí, fugir não resolve. Argumentos de Calimero comigo não pegam.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Qualque pessoa saudável da cabeça de ri destes medinhos.
      O que não dá vontade de rir é o vírus da falta de dinheiro e do desemprego.

      1. Avatar de Smack
        Smack

        Já dizia alguém:
        Eu não quero saber do fim do mundo, quero é saber do fim do mês que cada vez está mais curto.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se querem manter-se seguros vão para os transportes públicos que o o minidtro já disse que o covid-19 não anda em transportes públicos…..é um vírus chiquérrimo!

    1. Avatar de Smack
      Smack

      Qual ministro ?
      Foi o Presidente Marcelo que anunciou, “Não há ligação entre o transporte ferroviário e o surto pandémico”.
      Eu já desespero por alguém que faça senso neste país.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pedro Nuno Santos á 6 dias atrás.

  6. Avatar de Miguel comporta
    Miguel comporta

    Eu recuso me a usar mascara e ainda ha uns dias num autocarro pus o motorista na ordem e entrei sem. Mascaras apenas servem para alimentar um negocio e aumentar o lixo

    1. Avatar de Dunno
      Dunno

      és o maior, acreditamos todos nisso.

    2. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      O motorista fez mal em não ter chamado as autoridades..
      As mascaras servem para não contagiarmos os outros..
      ps: se não quer fazer lixo use mascaras sociais.

      1. Avatar de Miguel Almada
        Miguel Almada

        Errado. As mascaras servem para um infectado nao contaminar os outros que nao e o meu caso. Vejam so as mascaras no chao, no oceano so servem para dar lucro aos mesmos e aumentar o lixo.

        1. Avatar de LR
          LR

          A sério? Não é o teu caso? E como sabes? Fazes um teste por dia?

    3. Avatar de RM
      RM

      -1
      As máscaras protegem-te e protegem os outros. Ponto final.

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        Qual é a base científica para afirmares isso?
        O pessoal profeta as máscaras como um dogma… Lol incrível… XD

        1. Avatar de Smack
          Smack

          Ainda não entendi se estás a brincar ou se é ignorância pura.
          … portanto, devo presumir que um cirurgião usa uma mascara no decorrer de uma operação, porque acha engraçado andar mascarado.
          Já dizia Einstein:
          Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.

    4. Avatar de LR
      LR

      E vocês ainda lhe dão resposta? Tipico comentário de um puto imbecil que, acima de tudo, é um mentiroso de primeira.

    5. Avatar de Peace
      Peace

      Deixa-me adivinhar, foste no carro do papá não foi?

  7. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    «…com o início da atividade escolar, é normal que os números voltem a subir…»

    Significa então que as medidas impostas para conter a «pandemia», como o uso de máscaras/viseiras e distanciamento social, para além de infundadas são ineficazes.

    Relativamente à imposição do uso de máscaras fora do contexto hospitalar, para além de ser prejudicial para a saúde de quem as utiliza é igualmente um perigo para a saúde pública.

    Convém realçar que uso de máscaras generalizado pela população (excepto pelos profissionais de saúde) voltou a ser recusado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 06 de Abril de 2020, por as mesmas serem ineficazes na protecção contra a contaminação; as máscaras servem somente para proteger os doentes/pacientes das gotículas de saliva dos profissionais de saúde que possam eventualmente cair ou ser expelidas:

    – Conselhos sobre o uso de máscaras no contexto do COVID-19 (Advice on the use of masks in the context of COVID-19, 6 April 2020)

    https://www.who.int/publications-detail/advice-on-the-use-of-masks-in-the-community-during-home-care-and-in-healthcare-settings-in-the-context-of-the-novel-coronavirus-(2019-ncov)-outbreak

    Quanto ao método de transmissão do vírus Covid-19 via gotas de saliva, aerossol, contacto, ou através do ar conforme tem sido dito pelo Governo e a Direcção-Geral de Saúde (DGS), é falso, pois nunca foi provado esse meio de transmissão:

    – It is Time to Address Airborne Transmission of COVID-19

    https://academic.oup.com/cid/article/doi/10.1093/cid/ciaa939/5867798

    Destaco ainda que se mantém activa a seguinte petição:

    – Anulação do Artigo 13.º-B presente no Decreto-Lei n.º 20/2020

    https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT99605

    1. Avatar de R
      R

      Que confusão aqui vai.
      Escreve isto “Quanto ao método de transmissão do vírus Covid-19 via gotas de saliva, aerossol, contacto, ou através do ar conforme tem sido dito pelo Governo e a Direcção-Geral de Saúde (DGS), é falso, pois nunca foi provado esse meio de transmissão:”
      E depois refere este artigo que direcciona em sentido contrário? https://academic.oup.com/cid/article/doi/10.1093/cid/ciaa939/5867798

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Você está a mentir e provavelmente fá-lo por ignorância, não leu o artigo, ou então é mal-intencionado(a).

        O Governo e a Direcção-Geral de Saúde (DGS) têm afirmado que o vírus Covid-19 se transmite via gotas de saliva, aerossol, contacto, ou através do ar, isso é falso e jamais a ciência e a medicina provaram essa teoria, por tanto o uso de máscaras/viseiras bem como o distanciamento social são medidas infundadas e ineficazes sem respaldo médico-científico.

        O que o artigo presente na ligação propõe (e com razão) é que se associe a transmissão do vírus Covid-19 por via aérea, como é aliás comum em qualquer vírus respiratório.

        De realçar que um vírus respiratório depois de entrar nas vias respiratórias das pessoas/população nunca se conseguirá fazer desaparecer, e mais, a tão ansiada vacina não resolve o problema porque neste tipo de casos contagiosos as vacinas só farão efeito se existir imunidade de grupo o que tem sido impossível de concretizar, devido às infundadas medidas impostas pelo Governo e a Direcção-Geral de Saúde (DGS).

        1. Avatar de R
          R

          Não sei se ria ou se chore. Votos de muita saúde. Fique bem.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Conclusão: o vírus transmite-se por azar!

  8. Avatar de Mike
    Mike

    Para acompanhar a natural evolução da sociedade em que vivemos, sou apologista da introdução à tecnologia logo desde o 1º ano escolar. As aulas assíncronas, do meu ponto de vista, e tendo em conta que foi uma experiência nova para practicamente todos, funcionaram, minimamente bem. No entanto, estou plenamente de acordo que as aulas presenciais são essenciais. Os encarregados de educação, de uma forma geral, não tem disponibilidade para cumprir os horários para acompanhamento dos educandos, nem estão dotados de técnicas e anos de experiência dedicados ao ensino. Em contraste com o ambiente caseiro, o próprio ambiente da sala de aula, incita a aprendizagem! Agora… Para além da enorme falta de informação por parte do governo (Basicamente, sabemos que começam a 14-Set… ofereçem mascaras… “distanciamento social?!”… e… é só!) de como realmente seria o processo, ou qual é, exactamente, o plano proposto… Na minha opinião, actualmente, não estão reunidas condições para um regresso seguro das crianças ao ensino, nem estou optimista que em Setembro estarão! Enquanto o numero de infectados não baixar significativamente, no es bueno!

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    É perfeitamente ridícula a forma como o governo gere estes assuntos.
    As distâncias de segurança, o número de pessoas que podem estar juntas num local, a mascara não é necessária, a máscara é obrigatória, enfim…
    O Sr ministro da educação pode aproveitar para explicar aos estudantes que podem estar todos os 23 ou 28 mais o professor numa sala de aula minúscula, mas já não o podem fazer na esplanada da confeitaria em frente à escola.
    Quanto ao brilhante conceito de “bolha”, de que hoje falou, é sem dúvida muito à frente. Podem aproveitar para incluir na “bolha” os amigos, família e conhecidos.
    Era tudo mais simples se as aulas fossem dadas em autocarros, ou em comboios.
    Continuam a brincar aos governantes, aproveitando para insultar a inteligência de quem os tem de suportar.
    Se, ou quando, um estudante, um funcionário ou um professor morrer de Covid por contágio na escola, quero vêr quem vai parar à cadeia. Provavelmente ninguém, porque se tratou de uma infeliz coincidência e a culpa continua uma solteirona.
    Pede-se a quem manda que tome medidas coerentes. Isto não significa parar a escola, mas sim organizar o início das aulas de forma segura.
    Tudo o que ouvi do ministro até agora, qualquer “Zé desenrascado” consegue dizer e fazer.

    1. Avatar de R
      R

      +1
      e mais haveria para dizer…