Zuckerberg está chocado com o bloqueio do WhatsApp no Brasil

45 Comentários

Durante esta madrugada, noticiámos que a justiça do Brasil, nomeadamente de São Paulo, ordenou que todas as operadoras brasileiras bloqueassem o serviço de mensagens WhatsApp por 48h.

O CEO do Facebook, e igualmente dono do WhatsApp, não demorou a reagir. Zuckerberg publicou, na sua página, que se sente chocado com esta decisão e que estão a fazer de tudo para reverter a situação.

Mark-Zuckerberg-apps


O WhatsApp está bloqueado em todo o Brasil durante 48h. A acção teve início à meia-noite de hoje e espera-se que a app fique desbloqueada Sábado.

Mark Zuzkerberg já reagiu a este bloqueio, dizendo que hoje é um dia triste para o Brasil e que se sente chocado pelo facto de os seus esforços para proteger os dados pessoais dos utilizadores tenham resultado neste bloqueio, apenas pela decisão de um só juíz.

O CEO do Facebook, WhatsApp e Instagram, refere ainda que espera que esta situação se reverta e que os brasileiros se façam ouvir, deixando ainda a indicação de que o Facebook Messenger se encontra activo para que as pessoas continuem a comunicar livremente.

Leia na íntegra a publicação de Mark Zuckerberg:

Tonight, a Brazilian judge blocked WhatsApp for more than 100 million people who rely on it in her country.We are…

Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015

Qual a sua opinião sobre este bloqueio? Concorda com Zuckerberg?

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Muito Bom. Claro que o Facebook Messenger é melhor que o Whatsapp mas..acho injusto todos pagaram por uma coisa que “alguem” (que naos e sabe) fez. O Brasil esta se a tornar fascista e muito corrupto. Meu Deus….Amén para todos os brasileiros e muita força para os anos seguintes

    1. Avatar de Theboice@
      Theboice@

      podes explicar essa de ser melhor e em quê?

  2. Avatar de Rui Carriço

    Em sentido contrário fico chocado com o sentimento destas mega empresas de estarem acima das leis. Se foram intimados a fornecerem os dados pelo tribunal porque não o fizeram?

    1. Avatar de Astro
      Astro

      O Marck não citou em nenhum momento o descaso do Facebook (dono do What’s app) acerca da decisão judicial. Descumpriu a lei? Tem que ser punido mesmo!

      1. Avatar de Baruck
        Baruck

        Penso que aplicar-lhes uma multa diária bem pesada teria sido mais proveitoso para o Estado Brasileiro (se não fosse tão corrupto…). Assim estão a fazer o justo pagar pelo pecador.

        1. Avatar de Astro
          Astro

          O problema é o Facebook pagar a dívida…

          Por se tratar de empresa estrangeira, tudo fica mais difícil. Vide alguns casos onde a Gigante de busca Google fora condenada no Brasil e recorreu inúmeras vezes pra não pagar as multas. O caso mais famoso foi o da Ex mulher do jogador Ronaldo (Ronaldo Fenômeno), que foi pega “fazendo libidinagem” em uma praia espanhola, o caso ocorreu em 2011, de tanto que o Google recorreu, só agora saiu a sentença definitiva.

          E no caso em questão, o Facebook fora sim autuado, mas não deu a mínima, por isso chegou nessa instância do problema.

  3. Avatar de Alguém
    Alguém

    Isso me cheira a PT!

    1. Avatar de david
      david

      Brasil foi “descoberto” por Portugal, é claro que têm os mesmos vícios!

      1. Avatar de Anarca
        Anarca

        Acho que ele queria dizer PT – Partido Trabalhista. Que está no poder no Brasil.

      2. Avatar de Benchmark do Surface Book
        Benchmark do Surface Book

        Me acabei de rir agora! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Ele falou do “Partido dos trabalhadores”, ao qual a sigla é “PT”.

      3. Avatar de Victor
        Victor

        q micao kkkkkkkk

    2. Avatar de fornost
      fornost

      exato! o partido mais corrupto e hediondo de todos… PT, ” partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam”.

      -Roberto Campos

  4. Avatar de Astro
    Astro

    Estou a morar no Brasil e quero contribuir para com o que fora postado.

    Inicialmente é preciso deixar claro o facto de que o What’s app, representado directamente pelo Facebook, descumpriu uma decisão judicial, segundo o próprio Marck Suckerberg, o motivo da recusa foi para proteger o usuário (embora hajam provas claras de que crimes haviam sido cometidos e com o uso do aplicativo).

    Apesar de ser visto como uma terra sem lei, a justiça brasileira tentou contactar e notificar o Facebook pela recusa à decisão judicial, como não houve um acordo entre as partes, o Facebook foi multado (mas como rico que é, nem sequer fez cócegas), então o embroglio jurídico culminou no banimento do aplicativo por 48 horas.

    Com certeza, se fosse na UE, teria sido algo bem pior, pois querendo ou não o Facebook se achou acima da lei, de tudo e de todos, mas não é!

    Enquanto isso vários brasileiros descobrem que o Telegram é bem melhor que o What’s App.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Ok tudo certo..

      Mas se os dados fossem teus tbm os querias expostos? A questão da Liberdade vs Segurança não pode ser levada de animo leve. Quando aceitas os EULAS estás a dizer tbm que queres que os teus dados sejam cofidenciais. No teus país até provas do whatsapp servem para acabar com casamentos.. e eu aqui pergunto-me.. e antes do whatsapp? Ninguém tinha idea de como apanhar um criminoso sem falar com empresas?!

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        claro! todos queremos que os nossos dados e as nossas comunicações sejam absolutamente judiciais…perdemos esse direito no momento em qua há uma ordem judicial no âmbito do julgamento de um crime.

      2. Avatar de carlos duarte
        carlos duarte

        oh Mota… se a justiça manda é para cumprir. ponto final paragrafo!

      3. Avatar de Astro
        Astro

        Vou te responder fazendo uma analogia, vou usar a França pois ela é o país em destaque (por conta dos atentados) na UE.

        Imagine que grupos terroristas, dentro da França, estejam a usar o What’s app para planejar novos ataques terroristas. O que o governo francês faria? Imediatamente iria contactar o Facebook (responsável directo pela aplicação) para pedir os dados dos supostos terroristas. Supondo ainda que o Facebook se opusesse ao pedido francês, o que ele deveria fazer? Multar o facebook? E se mesmo após fazê-lo o Facebook o ignorasse? O que a França deveria fazer? Aceitar a imposição do Facebook e deixar que os terroristas continuassem a correr a app em vossos telemoveis ou usar todo o seu poder de estado e mostrar quem manda?

        Me respondas tu com sinceridade!

  5. Avatar de Schiavon
    Schiavon

    Concordo com Rui… O Juiz não chegou a esta decisão do dia para noite… foram varias tentativas legais sem efeito!

  6. Avatar de Lara
    Lara

    Use VPN goo.gl/ZqWLnk to unblock Whatsapp in Brasil

  7. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    SOLUCÃO ENCONTRADA: O Betternet: Unlimited Free VPN é um aplicativo para Android, iOS, Windows e Chrome capaz de criar uma rede privada VPN em computadores, tablets e smartphones. Com ele, o usuário pode evitar problemas como limitações e bloqueios de conteúdo em redes públicas ou no Brasil inteiro. No entanto, como o app funciona como se estivesse acessando a Internet de outro país, serviços restritos ao Brasil podem parar de funcionar. Faça o download de Betternet: Unlimited Free VPN e não tenha problemas com bloqueios!

  8. Avatar de Leandro
    Leandro

    O Brasil está precisando de Governante sério, alguém tem um para indicar.. rsrsrsrs

  9. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Então ta, o whatsapp é bloqueado por questões judiciais, mas a tantos outros programas que são usado igual o whatsapp , como o telegram, viber, e tem também os mais sinistros em termos de segurança, como o Wickr, porém so bloquearam o whatsapp por ser o mais usado, mas a verdade e que quem quiser usar whatsapp vai usar uma VPN pra burlar o bloqueio, eu particularmente não gosto muito do whatsapp, gosto mesmo do Wickr , mas infelizmente poucos são os usuários que o usam.

    1. Avatar de Astro
      Astro

      Bloquearam SOMENTE O WHAT’S APP porque foi somente ele que descumpriu uma sentença judicial. O bloqueio não foi para castigar o povo, foi para mostrar ao Facebook que eles, apesar de ser uma empresa americana, precisa acatar as leis do Brasil.

  10. Avatar de badsector
    badsector

    Também eu estou chocado com o estado de choque de Zuckerberg.

  11. Avatar de W
    W

    O Mark também não elaborou muito quanto ao que é que levou o bloqueio, como tal, mesmo sendo sempre a favor de uma Internet livre, teria muita dificuldade em levar as palavras do Mark em consideração para acusar o tribunal de ter feito algo errado, em primeira instância.

    Fui pesquisar e ao que parece houve uma falha em responder ao pedido de informação acerca de um utilizador, traficante de droga de um grande gang que usou o Whatsapp para conduzir transacções, após isso houve uma multa ao Whatsapp, e mais tarde o ban, quando a multa se provou ineficaz para pressionar o Whatsapp.

    A razão porque o Whatsapp não cumpriu a ordem judicial, pode ter sido, de que simplesmente não o consegue fazer, pode ser impossível, passo a explicar…

    No Brasil, o Whatsapp é considerada uma empresa de comunicações, não sei exatamente durante quanto tempo as operadoras guardam os dados pessoais e conversas no Brasil mas de acordo com os artigos sobre o assunto online será no mínimo 6 meses para as conversas, ora, o whatsapp, alegadamente, apenas guarda dados de conversas por 90 dias e não guarda dados pessoais alguns, ao contrário das operadoras, porque estes não são sincronizados com o servidor quando se usa a app, ou seja, daqui não será muito complicado de entender que possivelmente a ordem do tribunal foi feita como se o whatsapp fosse uma operadora quando apenas o é do ponto de vista de uma legislação obtusa do Brasil que nada tem a ver com a atual realidade tecnológica do planeta.

    É claro que isto é apenas uma hipótese que me parece ser extremamente provável de acordo com o que consegui encontrar, mas sem que as partes se pronunciem mais sobre o assunto será difícil encontrar uma hipótese melhor que esta.

  12. Avatar de Crazy Duck
    Crazy Duck

    Mas, se a empresa não cumpriu a decisão do tribunal porque é que são penalizados os todos os utilizadores da aplicação?
    Se uma empresa de telecomunicações fizesse o mesmo, cortavam todos os telefones?!

    1. Avatar de lol
      lol

      Assim perdem os utilizadores

    2. Avatar de Thiago Holmes
      Thiago Holmes

      Sim, operadoras como a TIM já chegaram a ficar vários dias proibidas de vender novas linhas, por não atenderem decisões judiciais, referentes a qualidade do serviço.

    3. Avatar de eduardo
      eduardo

      Oi, Vivo, Tim e Claro foram proibidas judicialmente em 2013 de comercializarem novas linhas em alguns estados brasileiros devido ao péssimo serviço, péssima cobertura e péssimo atendimento. Só não tiveram as linhas cortadas de quem já possuía uma linha ativa. Até regularizarem e apresentarem um relatório convincente de melhoria nos seus serviços à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), essas operadoras ficaram sem poder ter novos clientes.

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    Isto é tudo propaganda para o whatsapp e para o empresa do zuckerberg. e que excelente publicidade e de borla. sim senhor grande jogada. lol.
    Até a nossa psp tem acesso ao facebook facilmente. acham que os brasileiros se quisessem não teriam facilmente acesso aos dados?
    O whatsapp, o instagram e facebook messenger não prestam. existem muitas soluções alternativas melhores, e realmente seguras.

  14. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Quando uma tasca não cumpre com ordens judiciais fechasse a tasca porque é que com uma empresa multi milionária terá de ser diferente? Não cumpre fecha.

  15. Avatar de Leonardo souza
    Leonardo souza

    Algumas operadoras já estão liberando acesso ao Whatsapp. A GVT já liberou.

  16. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    De igual modo muitos ficaram chocados pelo bloqueio por parte do whatsapp ao Whatsboot
    http://www.xda-developers.com/whatsgoingon-whatsapp-bans-whatsbot-in-no-time/

  17. Avatar de Glink
    Glink

    so 48h? se banissem durante um mês talvez ensinassem um bocadinho de respeito a estas multinacionais…

  18. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Alguém me consegue explicar como se bloqueia uma aplicação???

    1. Avatar de Tony
      Tony

      As apps não funcionam entre elas, mas com servidores pelo meio. Os servidores se forem barrados, as apps não funcionam a não ser por uma VPN que simule como se estivesse noutro local, outro país.

  19. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Só uma questão o bloqueio do whatsapp não foi com base no dns como em Portugal pois não?
    Pq se sim eu desisto deste mundo

  20. Avatar de alceu
    alceu

    Estranho…….quando o face bloqueou a página do Movimento Livre no Brasil , não ficou chocado. Qual o porquê ????