Mark Zuckerberg acusado de vender mil milhões de acções…

74 Comentários

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM

…antes da entrada do Facebook em bolsa.

Não foi preciso mais do que duas semanas para que todo o esquema por detrás da operação da entrada do Facebook em bolsa fosse posto em causa e fossem instaurados dois processos judiciais.

O primeiro processo foi levantado por vários investidores que alegam que Mark Zuckerberg vendeu mil milhões de dólares de acções antes da rede social entrar em bolsa.


No mesmo processo, as acusações vão mais além, e os mesmos investidores acusam não só o criador da rede social mas também todo o executivo e todos os bancos associados à entrada do Facebook em bolsa, Morgan Stanley, JPMorgan e o Goldman Sachs, de terem ocultado ao público informações importantes relativas à sobrevalorização feita à empresa para favorecer um valor mais elevado da Oferta Pública Inicial.

O assunto “sobrevalorização” já não é novidade, pois foi o que desde o início os analistas afirmaram, no entanto, com a grande corrida às ações do Facebook, os analistas enganaram-se na primeira análise e previram uma valorização natural das ações da rede social, até o dia de hoje, as ações do Facebook tiveram uma queda de 30% e valem neste momento 27 dólares com tendências a mais uma queda de 2 dólares na próxima sessão.

Mas as coisas não ficam por aqui.

As informações foram avançadas pelo site TMZ, que foi informado da existência de um segundo processo relativo a esta operação. Mais uma vez no processo surgem os nomes de Mark Zuckerberg, Morgan Stanley, JPMorgan e Goldman Sachs.

Os vários investidores apresentaram desta vez como provas de como o CEO do Facebook sabia da subvalorização e da desvalorização iminente, documentos arquivados pelo fundador onde listavam um dumping de 30,2 milhões de dólares de acções poucos instantes depois de ter sido anunciado o volume de oferta inicial, rendendo nada mais, nada menos do que 1,13 mil milhões de dólares.

Esta desvalorização rápida das acções e da própria rede social, leva-me a concluir que todo este crescimento não foi mais do que uma bolha, e que com esta desvalorização e com a instabilidade dos investidores e accionistas, a bolha poderá rebentar mais cedo do que aquilo que todos esperam.

Partilhar:
Tags:

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa

    A ganância é imensa, ainda por cima quando se fala de números com tantos zeros á direita….

    Vale tudo menos arrancar olhos!

    1. Avatar de Blizard

      É óbvio!
      Isto foi um enorme esquema para alguns ganharem muito dinheiro!

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Só te enganaste na parte que não vale arrancar olhos. Esta gente é responsável pelas maiores atrocidades mundiais, não tem qualquer problema em que mulheres e crianças morram para fazerem mais uns milhões….

    3. Avatar de od41r
      od41r

      Agora da pra fazer The Social Network 2 o trambique continua(conhecido no Brasil e em Portugal como A Rede Social)

  2. Avatar de Jysk
    Jysk

    O caso do facebook e de algumas sites-empresas de tecnologia e entretenimento (+ a corja destes 3 bancos)iria levar-me a escrever um artigo quase que editorial.
    Espero que este caso vá servir de alguma forma de exemplo para quem quer ser milionário do dia para a noite sem muito esforço. O crime já não compensa. O facebook esta demasiado sobrevalorizado. Eu compreendo o lado emocional de alguns mas estes tipos são gigantes com pés de barro. Eu vou bater as palmas quando isto finalmente cair.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Mas quando caiar quem fica a arder são os mesmos de sempre. Quem montou o esquema sai sempre a ganhar.

  3. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Eu se já não gostava dele, então agora… 🙂

    Há quem não tenha nada e há quem tenha em excesso, ainda assim, os gananciosos são sempre os mesmos.

    Mas pronto, a ver se é desta que o facebook se vai, nunca gostei daquilo nem de muita gente ao meu redor estar sempre a bombardear-me com o facebook.

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      É bom saber que ainda há sobreviventes ao boom das redes sociais. 😛

    2. Avatar de Lm
      Lm

      APOIADO!!!

      Se nunca gostei deste sr, e sim, ate ja tive conta no FB, agora entao muito menos.

      Trair os proprios “colegas” ‘e um bocadinho baixo demais… ah… ‘e verdade, foi assim que ele fez o facebook…
      Oops… o Bill Gates fez o mesmo… oops…

      😀
      Just having fun… sorry.

      1. Avatar de Masahiro
        Masahiro

        Não diria bem trair, ele não traio ninguem, os “amigos” dele, que nem amigos eram é que nao souberam proteger a ideia legalmente. Ele criou, e inovou. Na mao dos outros que dizem ser eles os criadores do facebook secalhar nem saia da fase de prototipo. E não vi o Bill gates a fazer nada disso. Competição é chata mas tem que existir. Se nao houver competição não ha inovação. E o pessoal contra o facebook que eu tambem ja o fui, vivem em cavernas que nao tem noção do impacto que isso causa no mundo de trabalho e que pode mesmo ajudar a conseguir um. Vivemos num mundi técnológico e não na idade da pedra.

        1. Avatar de Jysk
          Jysk

          Arranjar trabalho graças a isso? Ainda bem que comigo não preciso desta coisa para arranjar trabalhar.
          E o impacto no mundo do trabalho e mesmo grande tanto que há patrões que mais se queixam dos empregados a perderem tempo nisso. Para não falar de empresas que tiveram de cortar o acesso. Como se pode ver o impacto enorme

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Exacto.. só diz isso quem já lá está enterrado e tem de arranjar justificação.. O facebook é um óptimo meio de publicidade.. agora dizer que é bom para arranjar trabalho.. por favor.. Nunca tive conta, e tenho trabalho na área..

          2. Avatar de Masahiro
            Masahiro

            trabalhas na construção civil deixa la nunca vais entender. é um otimo meio de propagação de empresas e de portfolio. (sim o pessoal da construção civil nao precisa mas ha quem trabalhe em areas onde o portfolio é importante. Não uso para procurar emprego mas uso para publicar e partilhar portfolio com outras empresas e sim arranjar emprego mais facilmente através disso. quanto pessoas ja nao devem ter tido a sorte. acorda para o ano 2012 e em diante…

      2. Avatar de J.C.Lopes
        J.C.Lopes

        “ate ja tive conta no FB”
        Dz-me como fizes-te para já não teres que eu também quero não ter.

    3. Avatar de Jysk
      Jysk

      O mesmo se passa aqui. Volta e meia a porcaria de e-mails a pedir para me juntar… e para não falar de organizarem eventos e eu não ir. Depois dizem que se esquecem porque não tenho essa porcaria.
      Bem haja aos bons amigos e não aos que recorrem ao virtual

      1. Avatar de Valter
  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu escrevi aqui neste espaço que o Facebook em termos de Bolsa era uma mão cheia de nada!!!

    Só não vê quem não quer e, quem ganaciosamente investiu neste flop outra coisa não estaria à espera…

  5. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Sempre ouvi dizer; quem tudo quer, tudo perde.

    Também nunca fui à bola com redes sociais e muito menos com o facebook. Pode ser que a febre doentia passe com estas novas revelações e com o que há de vir ainda!

  6. Avatar de NoName
    NoName

    Espero bem que tudo não passe de um boato, para que quero eu um computador se não existir o face

    1. Avatar de Yes
      Yes

      Olha friend dá longos passeios e vai repirar ar puro, e vais ver que consegues ultrapassar esta “catrástofe”!

      1. Avatar de sideshow
        sideshow

        ahhah, lindo!!!

    2. Avatar de Yes
    3. Avatar de Jysk
      Jysk

      Tens de ir para a reunião de grupo pá. Vais ter de ir para a reabilitação. Ou então… não te esqueças de tomar os comprimidos.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Gostei da ironia 🙂 impecável, mas é mesmo a realidade de muiiiiiita gente para quem a “net” e o “computador” apenas significam facebook..

    5. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Não sei se estavas no gozo ou a falar a sério, mas se era a sério… tu arranja ajuda psicológica urgentemente…

    6. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      NoName
      Desculpa lá mas na minha opinião, quem acha que o computador só serve para ir ao facebook e coisas do género não passa de info-excluido.

  7. Avatar de Ze Povinho
    Ze Povinho

    Aconselho a verem o documentário Inside Job.

    1. Avatar de Angelo
      Angelo

      Eu vi. Os culpados são sempre os mesmos, as vítimas são sempre as mesmas e quem para são sempre as mesmas: as vítimas. Jogos de poder, onde nós somos simples peões.

      1. Avatar de Angelo
        Angelo

        e quem paga*

    2. Avatar de André Bravo Ferreira
      André Bravo Ferreira

      Toda a gente deveria ver esse documentário.

    3. Avatar de Pedro Gaspar
      Pedro Gaspar

      Vejam tambem os “Zeitgeist”‘s

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Isto. Eu até já tentei “incentivar” o peopleware a falar sobre o assunto, mas nunca vi um toque em tal assunto.

        Isso e na Deep Web. Como o peopleware é dedicado às tecnologias, porque não falar da internet no geral? A internet que todos nós conhecemos constitui, segundo li, 1/2% daquilo que toda a internet abrange. A diferença é que a “outra” só está acessível para alguns… E de certa forma, ainda bem.

  8. Avatar de LM
    LM

    A mim faz-me confusão como é que malta embarca nestas coisas com esta facilidade….é tudo muito virtual para o meu gosto! Castelos de cartas no ar…

  9. Avatar de Artur
    Artur

    Bolha não é o termo certo para descrever o que eles fizeram, mas parece-me apenas que se aproveitaram dos novos accionistas.

    Normalmente numa IPO, lança-se os títulos abaixo do preço target para estimular a procura e para recompensar os que subscrevem, uma vez que estão a tomar um risco e merecem também ser recompensados com a normal valorização que se segue.

    Mas o que acontece é que são recompensados à custa dos accionistas pré-IPO, que teoricamente perdem essa diferença entre o target e o valor de subscrição.

    Ao lançar no target ou mesmo acima do target (que me parece o caso, devido à grande campanha de marketing e hype que fizeram), os accionistas como o Zuckerberg ficaram a ganhar.

    E isto não foi uma IPO equiparável sequer à da Google, foi 8 vezes maior em termos de valor – o que me leva a querer que seria algo muito mais atraente em termos monetários para os “interessados”.

  10. Avatar de Angelo
    Angelo

    Espero que tudo seja averiguado e os culpados castigados.
    Quanto aos que se orgulham de ter resistido ao Facebook… Não vejo motivo para tal. O Facebook é tremendamente útil, se devidamente utilizado. Eu uso o Facebook, mas nunca coloco lá nada de muito pessoal ou privado. Além disso, só aceito amigos que conheço bem e família, não sou dessas pessoas que coleccionam “amizades” só para terem um número grande de amigos. É como o fogão, muito útil, mas se for mal utilizado, pode-se queimar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo, pode ser uma ferramenta impecável se bem usada.. o problema é o constante bombardeamento resultante disso, na comunicação social, em conversas, no mail, em todo o lado.. o problema é que a grande grande maioria não o usa “bem”.. para mim estar num grupo de amigos, num café, e começam a agarrar-se ao telemóvel para “ir ao facebook” ou então, “vou tirar foto para colocar no facebook”, levanto-me e vou-me embora ter com pessoas normais..

      1. Avatar de João
        João

        Ainda bem que o fazes, pensava que eu era o único. Mas pior que café, é estar em jantares e só sentires flashes de câmaras nos olhos.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Exacto.. como dizia o “outro” Ainda sou do tempo em que se tiravam fotos para recordação e não para perfis de facebook”

  11. Avatar de gonca
    gonca

    Humm.. nao me espanta nada. Nao se esquecam que este jovem foi o mesmo que ‘roubou’ a ideia ‘profile sharing’ de um seu colega. Previa-se uma desv devido a’ nao existencia de pub nos dispositivos moveis.

  12. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Enfim é assim.. não gosto do facebook.. não tenho conta
    pk o acho uma palhaçada…
    mas onde está envolvido o Goldman Sachas geralmente há “crime” ou se preferirem “disfarce de contas” envolvido.

    1. Avatar de gonca
      gonca

      eu trabalho da goldman em londres e nao vejo crimes por aqui..

      1. Avatar de Jysk
        Jysk

        quando abrires os olhos ou quando acontecer alguma coisa vais-te lembrar de um tal banco chamado Lehman Brothers.
        Quando eu trabalho para a mafia nao consigo ver nada de mal. Quando trabalho contra ela ate os meus olhos mudam de cor.

      2. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        então vai ver quem foram os cabr### que encobriram as contas gregas….
        isto por exemplo.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Obrigado André pela ajuda com o link.

  13. Avatar de Passa Fome
    Passa Fome

    Milhões de pessoas que morrem à fome pelo mundo fora…
    O mundo à beira da falecia… E estes tipos a sacarem-nos o dinheiro…

    O Tio Bill teve um encontro com a consciência, e, agora todo o dinheiro que nos roubou está a ser devolvido ao povo.

    Pode ser que o tipo do Face e outros tb de futuro tenham essa consciência, mas no entanto morrem mais pessoas à fome!!!

    abraços,
    PassaFome

  14. Avatar de Paulo Bastos

    Facebook será que existe em 2015? ou será mais um Hi5 ou Myspace? redes sociais em declínio…

  15. Avatar de Sérgio Lopes
    Sérgio Lopes

    Vou quotar o Mário Valente e para quem tem 2 dedos de testa percebe logo o buraco que é o Facebook na bolsa.

    Mário Valente
    May 19, 2012 – Public

    Eu, o gajo mais capacitado do Mundo em Finanças, cadeira q tive o gosto de frequentar 3 vezes, vou-vos dar uma lição de cátedra (com algumas simplificações a q tenho direito só pq sou um génio das Finanças e estou a escrever isto só com a mão direita).

    Uma empresa ganha 1 milhão num ano. Vale em bolsa 10 milhões. Diz-se q tem um price/earnings ratio (relação preço vs ganhos) de 10. Ou seja, P/E igual a 10 quer dizer q a empresa vale em bolsa 10 vezes mais do q o q ganha.

    Nem de propósito, o P/E da Microsoft hoje é de 10.72. Vale em bolsa 245 biliões de dólares quando ganhou em 2011 23 biliões de dólares a vender aquela coisa q eles dizem q é um sistema operativo.

    Pegando nas empresas todas q já existiram desde q há bolsas, o P/E médio é de 13. Ou seja, o valor normal ou eventual de uma empresa na bolsa é 13 vezes os ganhos do ultimo ano.

    O Google qd foi para bolsa em 2004, tinha ganhos de 286 milhões de dólares. Foi para a bolsa com uma valorização de 23 biliões. Ou seja, valia 80 vezes mais o q ganhava a vender coisas. Ou seja, um P/E de 80. Valia também 8 vezes mais do q as suas vendas. Neste momento o Google tem um P/E ratio de 18. Vale 18 vezes mais do q o q ganha. E está a aproximar-se da média (13).

    O Facebook foi hoje para bolsa a valer 100 e poucos biliões. E os últimos ganhos foram de cerca de 1 bilião de dólares. O P/E ratio do Facebook arrancou portanto com o valor de 100. 100 vezes o q ganha. Foi a valorização de hoje. 100 vezes. E já agora, a valer cerca de 24 vezes mais do q o q vende.

    Tão a ver a cena? Até eu q chumbei três vezes a Finanças percebo…

    Some-se a isto o baixo crescimento de vendas e a consequente aproximação gradual à média dos 13, mais ou menos rápida, e já se tá a ver. Quem esperava ficar podre de rico a jogar (ahm, não, desculpem, a “investir”) no Facebook bem pode tirar o cavalinho da chuva.

    1. Avatar de Viperz0r

      lol, isto é só gajos espertos.
      É engraçado como pessoas que chumbam 3 vezes a uma cadeira, fazem análises da bolsa.

    2. Avatar de Pedreiro
      Pedreiro

      Eu sou pedreiro e vou-te contar um segredo.

      Todas as empresas que referis-te, tiram mais de 75 % de lucro (excepto a microsoft que ade ser muito mais baixo) em rendimentos de publicidade. Logo estares para ai a dizer que não sei quem, vende só não sei quê, vale mais estares calado.

      Existem médias de valores em volsa, mas não tem que ser um standard. Cada caso é um caso.

      E se chumbas-te o problema é teu, ou a malta tem alguma coisa a ver com isso?

      1. Avatar de Camartelo
        Camartelo

        Era “quote”. Quem escreveu foi o Mário Valente. E disse coisas muito acertadas.

        O P/E do Facebook, apesar da queda das cotações em cerca de 1/3 desde o lançamento em bolsa (foi lançado a 39 dólares por ação enquanto a cotação atual é de 26) ainda continua em 83,3.

        Como investimento é “lixo tóxico”.

    3. Avatar de lcf
      lcf

      Apoiado 🙂

    4. Avatar de Rui Martins
      Rui Martins

      Claro que percebes, chumbaste 3 vezes, se não percebesses ao fim de 3 anos na mesma cena..lol

  16. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Fossem todas estas transacções taxadas, e estas jogadas de bastidores sofreriam um revés. Só num sistema de capitalismo feroz, ganância e impunidade, é que isto, a ser verdade, pôde acontecer. A partir do memomento em que fosse agendada a entrada em bolsa, as acções deveriam ficar imediatamente “congeladas” impedindo a sua transacção, protegendo o mercado e os investidores. Por outro lado, e como está à vista de todos a sobrevalorização do valor de cada acção foi arquitectada pelo mesmo conjunto de bancos que anda a lixar os ratings e a economia mundial. De facto são estes tipos que mandam no mundo, e nada nem ninguém faz o que que rque seja para os colocar nos seus devidos lugares. São autênticos predadores.
    Nunca a taxa TOBIN fez tanto sentido como agora!

  17. Avatar de jack
    jack

    Apesar de já estar quase com 100 anos ainda vou ver os Ladrões Vigaristas todos á porrada

  18. Avatar de pikax
    pikax

    Mas ja’ nao da’ para reparar que o facebook esta’ a ficar estagnado e ate em declivo, agora que o google entrou a serio nas redes sociais, nao dou muito tempo(2 ou 3 anos) para o facebook ficar como o hi5.

    Ja’ e’ mais que obvio que quando google pega em alguma coisa, normalmente tem muito sucesso tanto e’ que o android e’ a prova disso

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Não sabes o que dizes. O Hi5 era regional nunca foi usado pelo Mundo inteiro, só se achares que PT é exemplo para o resto do Mundo. Era sim usado mais por Brasil e Portugal, nunca chegou a ter dimensão no Mundo.

      Facebook é uma rede social que nunca existiu como exemplo até hoje.
      É A rede social por definição, até hoje não existiu igual.

      No entanto estou totalmente de acordo que foi extrapolado um valor superior para alguns fazerem Muito dinheiro.

      As acções irão estabilizar na minha opinião por volta dos 20 dollars.
      Não esqueçamos que o Facebook está a adquirir muita coisa, já se fala em telmóveis, irá comprar o Opera, Instagram…e a lista continua.

      Portanto valor eles vão ter, não será é o valor “bolha” esperado nem perto disso.

      1. Avatar de pikax
        pikax

        hi5 regional??? se a tua regiao incorpora Mexico, USA etc, vivemos mesmo numa “aldeia global”…

        “Facebook é uma rede social que nunca existiu como exemplo até hoje.
        É A rede social por definição, até hoje não existiu igual. ” – “todo o que sobe desce” – O IE foi usado por muito mais do que metade dos utilizadores da net, mas agora esta a decair. O Windows foi utilizado por mais de 90% dos PC, e agora esses valores estao a cair!

        Por isso o facebook tambem tera’ a sua morte!

  19. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    É tudo uma grande filha da putice!!! 😀

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A qualidade deste artigo é abismal, mas enfim, não tenho tempo nem vontade para corrigir tudo o que é factualmente errado.

    Deixo só aqui uma informação: a venda de acções do Zuckerberg foi tornada pública antes da entrada do Facebook em bolsa, não foi portanto surpresa para ninguém.

    Aliás, pode ler-se no site da SEC o seguinte: “Mark Zuckerberg, our founder, Chairman, and CEO, will exercise an outstanding stock option with respect to 60,000,000 shares of Class B common stock and will then offer 30,200,000 of those shares as Class A common stock in our initial public offering. We expect that the substantial majority of the net proceeds Mr. Zuckerberg will receive upon such sale will be used to satisfy taxes that he will incur in connection with the option exercise.”

    Portanto, mil milhões de dólares que foram para os bolsos do estado americano, e não para gananciosos e ladrões.

    Link: http://edgar.sec.gov/Archives/edgar/data/1326801/000119312512235588/d287954ds1a.htm

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção que estes “ruído” de fundo não e´de agora. Claro que o Zuckerberg só tem cara de parvo, de parvo não deve ter mais nada e tem uma equipa de muita qualidade (é supostos pelo menos) em termos de gestão financeira.

      Agora que muita cosia ainda está por “descobrir” nesta entrada em bolsa… é que nem ponhas iso em dúvida 😉

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Parece-me muito claro:
        -o Facebook tentou sacar o máximo de dinheiro com a etrada em bolsa. Conseguiu, à custa da credibilidade das empresas tecnológicas.
        -houve passagem de informação a investidores previligiados, o que fez com que os insiders percebessem que a tendência era de descida. Portano, deve ter havido muito hedge fund a ganhar dinheiro com shorts…
        -a Morgan Stanley tentou à força toda aguentar o preço nos $38. Conseguiu no primeiro dia, não conseguiu na abertura do dia seguinte.
        -a Nasdaq fez merda e não aguentou o volume, o que não ajudou à credibilidade da operação.
        -não existe bolha nenhuma, porque se existisse as acções tinham subido. A meu ver, ao preço actual as acções até estão em conta (os $38 pareciam-me exagerados).

        Ou seja, o mercado funcionou (se bem que tenha demorado uns dias…), algumas pessoas perderam dinheiro, algumas pessoas ganharam dinheiro.

        A lição mais valiosa a retirar de tudo isto é que uns quantos geeks ficaram bilionários, e com todo o mérito.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Desde quando burlar é mérito?

          Tu próprio admites que “houve passagem de informação a investidores privilegiados”, por isso é um esquema, uma burla. Como todas as bolsas aliás. O facto de haver aqui e ali quem ganhe dinheiro sem fazer parte da elite é como os que ganham dinheiro em qualquer esquema de Ponzi. São ganhos colaterais.

          Mérito é trabalhar, inventar, inovar, etc e ganhar dinheiro com isso.

          Ganhar dinheiro no casino é sorte. Mas as bolsas nem podem ser considerados casinos, visto não existirem regras, nem equações que te digam quais são as probabilidades matemáticas.

          A bolsa (os mercados financeiras) são esquemas fraudulentos em que podes ser burlado em qualquer instante, e não falamos apenas de pessoas, falamos de empresas, bancos e até países aldrabados.

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Então não é mérito? Vamos lá ter calma amigo, não faz sentido ser tão negativo face a tudo e todos!

            Eles literalmente venderam o Facebook ao melhor preço possível (já agora, que criaram), foi bom negócio para eles e mau negócio para os investidores. Agora o que vai acontecer é que algumas pessoas ficaram mais ricas, só que o Facebook perde toda a credibilidade para operações futuras de financiamento.

            Assimetria de informação é normal haver, nenhum mercado é perfeito. É utópico sequer discutir isso, para além que não existiriam oportunidades de arbitragem para ninguém.

            Não faz sentido sequer o que dizes, puxas para o capitalismo (trabalhar, inventar e inovar) e criticas o que claramente foi uma jogada puramente capitalista.

            Os mercados existem para financiar empresas nas suas operações e projectos e quem entra neles aceita implicitamente o risco de correr mal por um prémio maior.

            Já agora os casinos são jogos de azar e não de sorte, não baseados em técnica ou inteligência. Os mercados têm o intuito de alocar capital de quem tem a mais a quem precisa dele.

        2. Avatar de Hélder Ferreira
          Hélder Ferreira

          Aqui não houve tendências, as informações que passaram foi da sobrevalorização efectuada pelos bancos e da desvalorização iminente que as acções do FB iriam ter para o valor real.

          O objectivo dos 38 dólares por acção foi uma forma de absorção de dinheiro para objectivos financeiros antes que o valor descesse para valores reais.

          Se o FB abrisse o IPO ao valor actual (entre 25 a 27 dólares por acção) das acções, nem 800 milhões de dólares ganharia, e o objectivo não era concluído.

          O facebook e os bancos conseguiram o pretendido só no primeiro dia, no entanto não ficaram por aqui e aumentaram o stock de 16 mil milhões de acções para 18 mil milhões, onde o stock real deveria rondar os 15 mil milhões.

          Houve várias artimanhas nesta entrada do facebook na bolsa, os verdadeiros objectivos ainda estarão para ser revelados, e se vários investidores já se começaram a mexer, então as coisas poderão ficar um pouco negras para o lado da rede social.

    2. Avatar de Épá t
      Épá t

      “Portanto, mil milhões de dólares que foram para os bolsos do estado americano, e não para gananciosos e ladrões.”

      De onde é que tiraste esse disparate ?

  21. Avatar de Pisca
    Pisca

    A Goldman Sachs metida no assunto ? Aqueles fulanos da Grecia e que têm um ex-empregado aqui pelo burgo a falar que os salários e tal devem ser baixinhos, tirando o dele ?

    Há gente em Pinheiro da Cruz por muito menos

    Está tudo dito !!!

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Sem dúvida, há gente que devia ter alguma justiça divina. É que ainda não entenderam que estas avaliadoras do preço de dinheiro não são mais do que Grupos de Saque bem organizados e protegidos por uma classe politica suprema e elevada.

  22. Avatar de Marcio Faria
    Marcio Faria

    Útil para mim é aquilo que tem aplicação prática e imediata além de ser “A” solução para um problema, por exemplo, um martelo é útil quando preciso enfiar um prego na madeira. Além do martelo resolver a questão, dificilmente outra ferramenta poderia substituí-lo em praticidade e efetividade. Rede social…bem não me faz nenhuma falta, vivo muito bem sem elas (qualquer uma delas). Mas vamos ver ao contrário que mal me faz o martelo? Quais seriam seus inconvenientes? Respondam vocês mas, e as Redes Sociais? Poderia listar diversos inconvenientes, assim, o fenômeno “Facebook” ainda que pese alguma qualidade na forma e no funcionamento não chega a ser, por si só, uma revolução. Não reinventa nada! Para mim é moda e como tal há de se evaporar e sumir tão fácil como foi seu surgimento e crescimento. Acrescente-se a tudo isso a mente brilhante e de pouco caráter de seu principal criador, que atua de forma sinistra nos bastidores, da administração do negócio como um todo tal qual qualquer ditador desses que ainda se vê por aí, absoluto, acima do bem e do mal!

  23. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    Fora a publicidade gratuita que é possivel com o facebook…não estou a ver mais nada de vantajoso para que sirva essa rede-social…
    ahhh, pois…também é bom para entreter as crianças grandes com jogos de crianças pequeninas…porque na realidade todos nós temos crianças dentro de nós…

    Facebook….bahhhh :PpppPPppPPp

    Arranjem alguma coisa que seja proveitosa e deixem-se de redes sociais…

  24. Avatar de João
    João

    Facebook, um site com milhões de utilizadores, cuja maioria não faz nada a não ser PERDER TEMPO. e vale tanto como a ajuda externa a Portugal. Vale tanto como um país com milhares de desempregados, salarios congelados e cortes nos subsídios. Sinceramente não quero saber do FB.. nem do Zuck.

  25. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    1 PALAVRA PODE FALAR QUALQUER LINGUA SER DE QUALQUER LIGAR DO MUNDO TEM MUITO DINHEIRO É NORMAL DO SER HUMANO A GANANCIA LOGO QUEM QUER DEMAIS PARA SI ACABA SEM NADA,

  26. Avatar de Emerson
    Emerson

    Faz tempo que o Facebook viro Facemoney pensando nisso será que algum dia existirá alguma cédula ou moeda com o rosto do Zuckerberg?