Mário Gamito, um adeus..

50 Comentários

Existem notícias que não nos deixam indiferentes e por vezes dá-las causam-nos alguma consternação interior. Homenageamos aqui o Mário Gamito que nos deixou recentemente.

O Mário Gamito ficou conhecido como um dos mais antigos e carismáticos apologistas de software livre da comunidade portuguesa.

Grande defensor de Linux, sportinguista de gema e fundador do Planet Geek, a sua forte personalidade levou a que segundo os seus amigos afirmam, ficasse conhecido por não ter papas na língua e sempre dizer o que pensa.

Não deixo de salientar que foi, sem dúvida, um símbolo de um movimento que ajudou a que o software livre tivesse um ascendente nos últimos anos em Portugal.

Em nome da equipa do Peopleware, envio as nossas condolências à sua família, e mais concretamente à sua esposa e filho.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonithu

    A única certeza que temos quando nascemos, é que a morte é incontornável.
    Sentidas condolências à família.

  2. Avatar de Morbus

    Que descanse em paz, e que os seus olhem para o futuro com esperança… é tudo o que tenho a dizer.

    E viva o software livre.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  3. Avatar de pplandtek

    É sem sombra de dúvida uma perda importante, para a família claro, mas também para todos os defensores do open source…

    @Jonithu

    Acho que esse smille não ficou lá muito bem…

    http://pplandtek.blogspot.com/

  4. Avatar de joao
    joao

    @ Jonithu

    e esse smile????!!

    lamento sinceramente…

  5. Avatar de xguest

    Fiquei triste ao saber da sua morte… Apenas o conheçendo da “Internet”, de blogs onde escrevia, sempre achei que era uma pessoa extremamente culta e sensata. Lembro-me sobretudo dos posts onde ele escrevia sobre o seu filho de uma forma muito carinhosa, de posts onde escrevia sobre servidores de Email, com detalhes muito técnicos…

    Parte o homem…fica a obra…

  6. Avatar de pedro
    pedro

    mas que raio de comentario mais infeliz

  7. Avatar de Vítor M.

    De facto é sempre uma pesada notícia. Deixo as minha condolência à família.

  8. Avatar de Rui Oliveira

    Smiley removido, do jonithu

  9. Avatar de AndréViana
    AndréViana

    As mais sinceras condolências.
    Força para a família.
    lamento sinceramente…

    Mário Gamito partiu e sua obra fica para o relembrar.

    André_26

  10. Avatar de Angelo da Costa ( Manuel Silva )
    Angelo da Costa ( Manuel Silva )

    Minhas concolencias á sua familia , sao sempre poucas as palavras …

  11. Avatar de Andre
    Andre

    Sentimentos para família , grande perca que Portugal teve =(

  12. Avatar de ozie
    ozie

    apresento a minhas mais sentidas consolencias à familia que atravessa nesta altura, a fase mais dificil das suas vidas.

    uma pessoa tao viva por termo assim à vida… passados mais de 24 horas ainda nao me conformo

    meu vizinho, conheçia pessoalmente, enfim existe momentos de tudo

    peço desculpa para o desabafo

  13. Avatar de Alexx
    Alexx

    Encontrou o Apeadeiro onde achou que devia sair.
    Apenas o conheci e apreciava pelos post do PlanetaGeek.
    Lamento profundamente o seu desaparecimento.

  14. Avatar de ozie
    ozie

    eu sei como ele morreu alexx, mas mesmo que assim que morte, ficar debaixo de um comboio….

    estou sem palavras

  15. Avatar de Jonithu

    @pplandtek – Tens razão, por vezes fazemos coisas maquinalmente.
    Obrigado pelo teu reparo.

  16. Avatar de Júlio Ramos
    Júlio Ramos

    As minhas mais sinceras condolências à família

  17. Avatar de Eurico Leite

    Já tive a oportunidade de manisfestar as minhas condolências ao Mário no meu blog.

    É triste quando estas situações acontecem, fazem-nos pensar na vida e indagar com questões sobre a nossa própria existência…

    Até sempre Mário!

  18. Avatar de Telmo Costa
    Telmo Costa

    perdeu-se um dos maiores geeks portugueses =S
    os meus sentimentos à familia e especialmente ao seu filho Gonçalo que tanto amava.
    RIP

  19. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    Só agora vi a noticia e…………fiquei de rastos……..também eu acompanhava a grande “obra ” deste grande Senhor.

    Grande perda para todos nós……..nem sei o que dizer mais……..

  20. Avatar de spulva
    spulva

    sinceramente nao conhecia, era sportinguista, era bom rapaz e certo, mas nestes momentos nao creio que se necessite de muitas palavras, que descanse em paz e o que eu desejo, isto ´´e de facto o caminho que todos caminhamos, hoje ele, amanha tu, depois eu…

    PS. isto e so uma amostra de quanto insignificante e a vida de uma pessoa, e cada vez que o tempo passa mais insignificante penso que e… nos andamos aqui dois dias, o hoje e o amanha. 😐

  21. Avatar de Jean Santos

    Os meus mais sinceros sentimentos.

  22. Avatar de helder

    http://bitaites.org/pessoal/gamito
    Penso que isto diz tudo…era um dos grandes dos blogs para mim…não entendo…

  23. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Tenho muito pesar quando de frente a morte de uma pessoa que eu não conhecia mas percebo, dado o sentimento passado aqui por todos os comentários, ter sido grande pessoa que acreditava no que defendia, tinha amor pelo filho, e muitas qualidades que o tornarão inesquecível.
    Que Deus o tenha ao Seu lado.

    Meus pêsames

    Iv@n

  24. Avatar de BigLord

    R.I.P, nunca ouvi falar dele antes mas pelo que dizem aqui, defender o open-source em Portugal… É louvável. As minhas condolências.

    Tinha que idade?

  25. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    li uma frase algures num blog, que tendo em conta esta tragedia, se revela uma verdade absoluta que todos deviamos ter em conta: “a internet é optima para o orgulho, mas pessima para a solidão!”…

  26. Avatar de TristeDestino
    TristeDestino

    @porquinhoBranco

    este comentário é do blog Bitaites do Marco em homenagem ao Gamito
    A maioria já deve saber mas cá vai o link
    http://bitaites.org/pessoal/gamito

  27. Avatar de Rui
    Rui

    Não sou fã dos adeus, por isso os meu votos de condolências e Até já.

  28. Avatar de VDIAS

    Uma perda enorme… Um abraço ao seu filho!

    Já agora que se passou?

  29. Avatar de Vítor M.

    Meus caros… este mundo informático não é fácil… se for em Modo Visita, é divertido; se for em Modo Pesquisa, é útil; se for em Modo Trabalho, suporta-se mas se for em Modo Obsessão… morre-se! É uma verdade com muitos exemplos.

    Mas não estou, nem o posso fazer porque não sei o que se passou, a dizer que foi o caso do Mário Gamito.

    O desespero deve ser insuportável…

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    Olá a todos. Este é o meu primeiro comentário embora visite o pplware todos os dias (várias vezes ao dia). É sem dúvida uma perda enorme para a sua família, a comunidade open-source e todos os bloggers que, como eu, o tinham como inspiração. Numa altura como estas não interessa discutir razões ou causas mas sim homenagear uma pessoa que devotou a sua vida à Informática e à promoção do software livre. Devemos todos estar com a família neste momento trágico e fazer-lhes chegar todas as mensagens de apoio possíveis. Um bem haja a todos Até sempre Mário.

  31. Avatar de bismarques
    bismarques

    Não gosto de recordar como é que as pessoas morreram mas sim de como é que elas viveram!

    Abraço

    BisMarques

  32. Avatar de aver
    aver

    Sei o que é obsessão – é acordar, passar o dia a pensar no mesmo assunto e mesmo a dormir continuar a sonhar (ter pesadelos) sobre a mesma questão. Ao fim de algum tempo, não é preciso muito, as pessoas inteligentes perdem a “inteligência emocional” – a capacidade de pensar e decidir de forma emocionalmente equilibrada, capazes de nos rirmos de nós próprios e de apreciar os gestos e as palavras dos outros.

    Concordo com o que diz o Vítor. O “ciberespaço” é óptimo nos modos de Visita, Pesquisa e Trabalho, mas um local muito perigoso para a inteligência emocional. Não estão lá as âncoras que nos mantêm equilibrados – essas estão onde sempre estiveram, família, trabalho e amigos (reais), mesmo que de vez em quando se parta alguma.

  33. Avatar de Pedro Simões

    A todos,

    Foi removido o ultimo comentário, do quiriquiri, por ser de demasiado mau gosto quer para a família do Mário, quer para os demais leitores do Pplware.

    Lamentamos ter de ter este tipo de postura, mas não admitimos faltas de educação e não queremos ter a imagem do Pplware associada a este tipo de comentários e/ou pessoas.

  34. Avatar de bebedo
    bebedo

    R.I.P Sr. Gamito ,
    “conhecia-o” pelo planetgeek, apesar de nunca ter trocado emails.

    ———————
    http://sousocial.com.pt/bebedo/

  35. Avatar de Paulo Cardoso

    Sem dúvida alguma uma grande perda para a comunidade.
    Acompanhei o percurso do Gamito durante vários anos e só o posso considerar excepcional.
    Mesmo controverso, e com algumas posições incompreendidas por muitos, sempre foi alguém dedicado às suas convicções.
    Infelizmente, era dedicado demais…

    Votos de condolência ao Filho, e ao Pai, bem como a toda a família.

  36. Avatar de Rui Oliveira

    @Todos

    Não vamos continuar a tolerar atitudes infantis, de utilizadores que pelos vistos não têm maturidade para respeitar a memória de uma pessoa.
    Se isto continuar assim teremos que fechar os comentários.

  37. Avatar de Flashlight
    Flashlight

    Nao conhecia o senhor, as minhas sinceras condelencias a familia e amigos.

    Sinceramente, o pplware tem de começar a ter uma mao mais rigida a alguns comentarios, sinceramente não compreendo alguns comentarios que vi aqui.

    Sem mais, Colega de profissão…um ate ja!

  38. Avatar de JCarvalho
    JCarvalho

    Peço desculpa por dizer isto.
    Mas a todos os grandes parvalhões que não respeitam ninguém a única coisa que tenho para dizer é a seguinte, .
    Isso mesmo, um redondo nada.
    Já o disse e volto a dizer, cambada de grandes parvalhões.
    Não conhecia o senhor Mário Gamito, mas como a todos os falecidos deixo os meus sinceros sentimentos à família.
    Sejamos uma força de apoio a quem dele necessita.

  39. Avatar de Pedro Simões

    Caros,

    Serve este comentario apenas para reforçar o que já escrevi acima e o que o Rui Oliveira escreveu.

    Pedimos para que não continuem a colocar comentarios com o cariz dos que temos apagados.

    Se não têm nada de construtivo para dizer preferimos que estejam “calados” e que não ofendam quem já cá não está para se defender.

    Podem não gostar da pessoa em causa, mas isso não é justificação para virem aqui ofender, por um lado a familia do Mário Gamito, por outro os restantes leitores do Pplware.

    Peço por favor que pesem o que escrevem antes de submeterem os comentários.

    Muito obrigado

    Pedro Simões

  40. Avatar de Miguel

    Mário,
    partiste mas a obra deixaste. Logo, não desapareceste.
    Até sempre.
    Miguel
    http://www.miguel.migsus.com

  41. Avatar de Simão Gamito
    Simão Gamito

    Sou pai do Mário Gamito.

    Venho agradecer em meu nome pessoal, em nome da mãe, Ana Maria e em nome da irmã, Marta, o post em homenagem ao meu filhoo, bem assim como a todos os que aqui comentaram.

    Muito obrigao.i

    1. Avatar de Nelson Marques
      Nelson Marques

      Amigos,

      Eu conheci pessoalmente o Mário, falamos, discutimos, trocamos muitas ideias, e eu sempre fui o gajo que esteve do lado oposto a critica-lo, muita história nossa no Gildot.

      Apesar de “online” ser-mos ambos defensores fanáticos de alguns pontos de vista muito diferentes, pessoalmente, sempre fomos bons amigos. Numa altura em que precisei, ele ajudou-me nomeadamente com o fork dele do siteseed.

      É uma grande perda esta. Curiosamente, eu próprio tentei telefonar-lhe há uns 3 meses atrás, tocou e ele não atendeu na altura.

      Vemo-nos em Valhalla!

      Sentidos sentimentos para a família do Mário e todos aqueles os seus queridos.

      Nelson Marques, Aveiro.

    2. Avatar de F.Brito Ribeiro
      F.Brito Ribeiro

      Simao Gamito, amigo da Sarah Corsino????
      Estou chocada……
      Os meus pêsames.
      FBR

    3. Avatar de F.Brito Ribeiro
      F.Brito Ribeiro

      Simao Gamito, amigo da Sarah Corsino????
      Estou chocada……
      Os meus pêsames.
      FBR

  42. Avatar de José Lindo
    José Lindo

    Não conhecia o Gamito. Contudo passei a conhecer numa altura em que necessitei de ajuda. Necessitava de instalar um servidor de email em linux. Não sabia qual, sendmail, qmail, ou outro.
    Foi quando encontrei o site do gamito, e nele o seu relato de instalação do qmail.
    Só posso dizer, salvaste-me!. do meu problema.
    Além disso comprei o teu livro sobre instalar qmail. GRANDE LIVRO.
    Continuei Acompanhando as tuas notas sobre linux e seus produtos, e posso dizer que tinham sumo, Sumo de qualidade.

    Fiquei triste e tenho a lamentar a perda que o linux sofreu.

    Para todos, os que de muito perto viviam com ele os Votos de condolência

    Como admirador, pelo seu conhecimento e pela ajuda que prestava

    Até sempre

    José Lindo

  43. Avatar de Bruno Fonseca

    Concerteza a comunidade do software livre perde um de seus grandes coloboradores, mais o que ficara pra sempre é aquilo que Mario Gamito fez, um exemplo a ser seguido.

    Os mais profuntos sentimentos não so a familia em si, mais a td a comunidade de software livre que cresce a cada dia mais.

  44. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Homens com ideias inovadoras sempre foram raros em Portugal! Foi uma pena perdermos um apologista de uma dessas “novas” ideias!

    Até sempre Mário Gamito!!

  45. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Não conheço a pessoa nem seguia o seus projectos. Contudo após ler o post do Bitaites percebi que existiu e existe um grande universo de pessoas e projectos à sua volta.

    Retive este pensamento:
    “…a Internet só é boa para o orgulho; não faz grande coisa pela solidão.”

    Como conheço bem este sentimento e tenho que lidar/enfrentar com ele no meu dia-à-dia, façam como o Vítor referiu – não fechem os laços à realidade. Utilizem o ciberespaço como uma extensão do real.

    Caro Sr. Simão Gamito força neste momento! concerteza que fez tudo o que estava ao seu alcance. Este sentimento impede-nos até de pedir auxílio.

    Cumprimentos.