Mapa mostra como seria se houvesse apenas mil pessoas no mundo inteiro

21 Comentários

Somos milhares de milhões de pessoas, pelo mundo. Este novo mapa mostra como estaria distribuída a população mundial, se houvesse apenas mil pessoas.

Aglomerado de pessoas

Atingimos, recentemente, o marco e somos, hoje, mais de oito mil milhões de pessoas, no mundo inteiro. Pelas estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), poderemos ver este número aumentar, por volta de 2080, para mais de 10 mil milhões.

A população mundial cresceu, drasticamente, nos últimos séculos, estando a Terra, hoje em dia, sobrecarregada. No entanto, como seria se o número de pessoas, atualmente, a viver na Terra fosse reduzido para mil?

A Visual Capitalist recorreu às estimativas populacionais da Divisão de População da ONU e ilustrou como estaria distribuída a população mundial, caso a Terra tivesse apenas mil pessoas. No mapa, apenas são mostrados países com uma população superior a 7,6 milhões.

Mapa

Segundo o mapa, se houvesse apenas mil pessoas, mais de metade viveria na Ásia. Depois, dois dos países mais populosos do mundo teriam 178 pessoas (Índia) e 177 (China). África seria o segundo continente mais populoso, com 182 habitantes por mil. A Nigéria teria 28 pessoas, a Etiópia 16 e o Egito 14.

A Rússia teria 18 pessoas, seguida pela Turquia, com 11 e a Alemanha, com 10. Por sua vez, Portugal seria reduzido a uma pessoa.

Na América, os Estados Unidos teriam 42 pessoas e a América Latina reuniria 55: 27 no Brasil, sete na Colômbia e quatro Venezuela.

Estas mil pessoas são um número totalmente utópico, para nós, que conhecemos o mundo recheado de pessoas. Ainda assim, é interessante ver como a população não está distribuída, uniformemente, contribuindo para uma série de assimetrias, e desigualdades sociais, económicas e tecnológicas.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mikado
    mikado

    Mapa completamente errado pois as pessoas tendem a juntar-se e a sair de zonas onde a temperatura é baixa. Por outras palavras Portugal nunca iria ficar reduzido a um habitante devido à sua imigração ou à imigração dos restantes europeus para Portugal. O outro cenário seria a imigração dos brasileiros para Portugal.

    1. Avatar de D1
      D1

      É apenas uma representação da distribuição atual da população mundial, numa proporção muito mais reduzida.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Deves ser super divertido nas festas tu não?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Quais festas? Do chá das 5?

    3. Avatar de lambisco
      lambisco

      E dos portugueses para França, Luxemburgo e Suiça, não contam?

    4. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      É só para quem percebe.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Mas a europa é que precisa do EURO7, e pagar IUCs da treta, olhem só para os indianos, parece uma ninhada

    1. Avatar de bla bla
      bla bla

      O IUC náo é mais que qualquer outro imposto para encher os bolsos de quem governa.
      Quem pensa que o IUC tem um propósito ambiental, desengane-se.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Qual é mesmo a utilidade deste mapa da Visual Capitalist?

    1. Avatar de jonas
      jonas

      mesmo, há cada coisa inutil

    2. Avatar de Manolo67
      Manolo67

      Para mostrarem que sabem usar a regra de três simples.

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Um das principais coisas que se deveria estar a discutir na campanha eleitoral deveria ser aumentar a população portuguesa para 20 milhões em 10-15 anos.

    1. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      Não há incentivos nesse sentido.

      Os impostos são demasiado altos, os transportes e serviços estão em grande nas nos centros urbanos, os investimentos são feitos sempre nos mesmos sítios. Em sentido contrário há zonas desertas onde ninguém quer viver porque não há transporte nem serviços básicos (há zonas em é preciso deslocar-se mais de 10km para se ter acesso a uma caixa multibanco)

      A periferia dos grandes centros é sempre esquecida, as Câmaras Municipais dos centros é que recebem financiamento até para o caixote de lixo que ninguém usa enquanto que as câmaras das periferias não recebem financiamento quase nenhum e por isso não resolvem as questões mais básicas para atrair habitantes, serviços e investimentos. Todos querem viver nos centros e por isso o custo de vida é ridiculamente elevada; os que vivem na periferia têm de percorrer várias dezenas, alguns chegam a centena, de km/dia em automóveis próprios, os horários de trabalho são os mesmos (e por falta ou atraso/greves nos transportes) o que causa trânsito no início e final do dia; os partidos que governam são sempre os mesmos por isso investem mais nos sítios onde estão habituados a investir porque é mais fácil.

      Os jovens portugueses e imigrantes jovens que chegam a Portugal e saem após algum tempo, vão em direcção ao norte da Europa à procura de melhores condições de vida porque em Portugal até os donos da terra andam a fugir dos centros urbanos para mendigar uma casa nas periferias remotas, tal é o custo de vida.

      Nestas condições ninguém quer/consegue ter filhos e preferem viver a juventude até praticamente aos 40 anos. Depois junta-se ao facto de a mulher também querer a sua carreira profissional e, quando têm filhos, sofrem para conseguir conciliar o trabalho com a maternidade e as contas do mês porque cuidar de uma criança nunca foi tão caro como é hoje.
      Consequência? O país envelhece e os orçamentos dos Estado focam-se mais em pensionistas do que em criar condições para os jovens que são cada vez menos. Como a mão de obra diminuí mas as regalias e vida boa dos políticos e amigos são para manter, a pouca mão de obra que sobra em Portugal é sufocada com impostos (sim, o António Costa precisa de 7000€ para almoçar com 3 amigos. 200€ não chegam. Mas há quem trabalhe 1 ano e não consiga receber 7000€ brutos).

      Portanto, tendo a taxa de natalidade baixa, que mal serve para manter os números que tendem a diminuir por falta de incentivos, os imigrantes que chegam e saem depois de verem o custo de vida em Portugal, os impostos que são cada vez mais altos, os governantes que muito pouco fazem para melhorar e os portugueses que votam sempre nos mesmos (as mesmas ideias, mesmas políticas, mesmas acções), não é possível duplicar a população portuguesa nem em 100 anos.

  5. Avatar de fininho
    fininho

    Metam-se num avião e vejam o território ocupado vs não ocupado. É tão simples quanto isto, esses gráficos são uma balela, num mundo bem organizado teríamos todos uma moradia com piscina e caberíamos todos em metade da Austrália, ficado o resto tudo deserto e falo já a contar com os 8 mil milhões de pessoas.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Um bom tema para escrever uma utopia.

  6. Avatar de X
    X

    Assim cerca de 10 andam a chular os outros todos conforme a distribuição de riqueza que temos hoje.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Tens sempre a Coreia do Norte, são todos iguais, a pobreza é partilhada por 99% da população

      1. Avatar de X
        X

        Tens sempre a opção de repensar a tua troca da democracia pelos lucros talvez ainda percebas que estás a brincar com o fogo.

  7. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    É verdade, comparativamente à Ásia, somos poucos, mas, tal como os restantes, continuamos a ser a real fonte de todos os problemas : o planeta está em sobrepopulação há muito tempo e todos estão em negação (e eu até compreendo, mas …)

  8. Avatar de nuno
    nuno

    Incrível! Não o post mas sim os comentários abaixo que nada tem a ver. O mapa interativo tá fixe!

  9. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    para quem acha que há gente a mais no planeta, toca a limpar o sebo pela ordem lógica:
    chinos
    monhés
    amaricanos
    zucas
    nigerianos…