Malware rouba password a 800 mil utilizadores do Facebook

25 Comentários

O Facebook é hoje o mais desejado cenário para propagar malware. Os ingredientes estão lá todos: milhões de utilizadores com poucos conhecimentos sobre segurança informática, facilidade de partilha de conteúdos multimédia e muita passividade por parte de quem dá como fidedigno o que está no mural de um amigo ou conhecido.

Esta receita facilmente atrai os criminosos que, desta vez criaram um malware, que se propaga através de um vídeo e que já infectou cerca de 800,000 computadores.


Mas como pode um vídeo “atacar” o nosso computador?

Segundo o investigador Carlo Micheli, em conversa com o blog Bits do New York Times, o malwareespalha-se em hiperligações, e-mails ou mensagens do Facebook, informando os utilizadores de que foram identificados na rede social mais famosa do mundo. Quando os utilizadores dão um clique na hiperligação, são convidados a descarregarem uma extensão para o Google Chrome.

Os dados são preocupantes, pois este malware está a espalhar-se a um ritmo de 40,000 ataques por hora e já infectou mais de 800,000 utilizadores. Esta empresa de segurança independente avisa que já se encontra a circular uma versão especialmente dirigida a utilizadores do Firefox, onde o método é o mesmo.. solicita o download de uma extensão para ver o vídeo.

“Há alguns anos atrás, provavelmente diria a um amigo para não carregar nos anexos que chegam por e-mail. Agora o mesmo aplica-se a addons para os browsers”. Refere o investigador.

Esta técnica de disfarçar malware como um add-on para browsers não é nova. Recentemente a ESET alertou para o facto de um popular add-on, o Orbit Downloader, conter também código malicioso como  informarmos aqui.

O comportamento que deve sempre seguir, quando está nas redes sociais é de não aceitar qualquer transferência para a sua máquina, muito menos instalar seja o que for para poder ver os conteúdos multimédia, isso, só por si, previne que seja contaminado com malware. Não passe informação pessoal a inquéritos e tenha cuidado onde insere as suas credenciais pois nem todos os computadores são fiáveis.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    Boa tarde a todos,

    É preocupante!!!

    Já agora alguém pode dizer como abrir um ficheiro PDB?

    Obrigado

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Grande Miguel! Mas porque é que a malta nao faz sempre isso?

        1. Avatar de Miguel

          Porque são preguiçosos.

          1. Avatar de Jorge Morais
            Jorge Morais

            HAHAHA!!! Grande verdade…

  2. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    É preocupante!

    Já agora alguem pode dizer como abrir um ficheiro PDB?

    Obrigado

    1. Avatar de Jamino
      Jamino

      Os motores de busca (Ex: Google) são um óptimo meio de pesquisa.
      È para isto que serve a Internet!

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Outro dia criei uma conta no Facebook, com um nome qualquer (uma expressão em latim que qualquer pessoa minimamente atenta percebia que não era um nome real), nem perfil tinha.
    Pedi “amizade” a umas dez pessoas. Uma parte delas aceitou “de cruz”. Já percebi que boa parte do pessoal periodicamente vai aos pedidos pendentes e aceita tudo o que lá houver. Conhecendo os amigos dos meus novos “amigos” facilmente podia continuar a pedir mais amizades para coscuvilhar a vida deles.

    O Facebook já mistura pais filhos e avós. Está uma grande salganhada. Como o Facebook também serve de microbloging só para adentes, tenho uma conta só para esses casos. Não tenho mesmo jeito nem paciência para redes sociais.

    1. Avatar de joquim
      joquim

      realmente, tb cheguei a fazer o mesmo que tu, fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que deposita a sua confiança em estranhos que nunca viram, nunca fui muito fã das redes sociais, embora tenha noção do potencial que elas possam ter, sempre fui naquela de adicionar quem conheço, e fico parvo quando os meus amigos/familiares se põem a adicionar pessoal que nem conhecem, muitas das vezes nem são amigos dos amigos lol

      1. Avatar de joquim
        joquim

        alias, a minha conta “oficial” nem a criei por vontade própria, apenas a criei porque os meus amigos ja tavam fartos de me encher a cabeça para criar uma conta no facebocas, eventualmente lá a criei, mas tb raramente ponho lá os pés, não entendo como é que a malta consegue passar horas seguidas agarradas aquilo, simplesmente não vejo grande interesse…

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Não é preciso passar lá o dia todo a publicar coisas ou a cuscuvilhar a vida de toda a gente.. mas não custa nada deixá-lo aberto num separador qualquer e utilizá-lo como “messenger”, para se falar quando é preciso com alguém!

        2. Avatar de newJ
          newJ

          +1 , no meu caso já apaguei à uns 3 anos, e muito sinceramente.. não me faz falta nenhuma.

        3. Avatar de Osiris2
          Osiris2

          vê o facebook como o teu id digital. a maioria usa e abusa publicando tudo e mais alguma coisa a uma velocidade supersonica

    2. Avatar de Fantasia
      Fantasia

      Sim, Facebook é demasiado mainstream! É fixe é dizer que não temos conta…
      Mas como tudo, se o soubermos usar entendemos o seu valor.

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Também não é preciso exagerar:

      JN: “Choques elétricos para quem passa muito tempo no Facebook”

      http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=3395135&page=-1

    4. Avatar de pixar
      pixar

      Criei, há uns tempos, uma conta qualquer sem fotos e sem qualquer perfil e passados 2 dias já tinha vários pedidos de amizade. Isto tudo sem eu ter feito qualquer pedido de amizade ou ter algum amigo adicionado. Aceitei alguns por curiosidade.
      Meti conversa com essas pessoas e não respondiam. Disse-lhes quem era e depois já responderam e disseram que não o tinham feito antes porque não sabiam quem eu era!!! EHEHEH, pedem amizade sem saber quem eu era.
      Mais não digo…

  4. Avatar de david ferreira
    david ferreira

    é como diz o provérbio

    cada um deitasse na cama que faz 🙂

    ao primeiro comentario só t3nho uma resposta para ti…google it

  5. Avatar de jefferson
    jefferson

    As contas do Gmail também estão sendo roubadas. O endereço de recuperação sempre vai para um tal de k********@gmail.com.

  6. Avatar de tavares
    tavares

    Eu fui “obrigado” a criar uma conta no facebook,porque para poder interagir(comentar ou responder) em deteminados sites esse “trabalho” tem de ser feito através do Facebook.Mas nessa conta não tenho UM ÚNICO “amigo” nem UMA única foto publicada.Até a senha de acesso é do mais simples que se possa imaginar…para que não possa existir qualquer ligação com as senhas de acesso a “coisas” mais sérias!E,claro,NUNCA entro em redes sociais com um IP nacional…

  7. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Conheço o FB desde os seus tempos primórdios e acompanhei toda a sua evolução e o seu ‘recente’ boom!!

    Poderia ter dezenas de páginas e milhares de amigos e amigas, que não conhecia de lado algum.
    Podia tudo e mais alguma coisa, mas não tenho.

    Isto porquê:
    Detesto invasões de privacidade, seja de quem for, e era incapaz de ‘postar’ fotos minhas, da minha família, das minhas férias e afins, num sítio que qualquer um pode ver e apreciar os meus gozos pessoais e o meu seio familiar.
    (neste ponto, tenho conhecedores que me dizem “Eh pá, mas só vê as tuas fotos etc., quem tu quiseres”, ou tipo, “Oh eu tenho FB mas SÓ lá vou UMA VEZ POR DIA… “)duh

    Outros são mais o tipo “É para ver se encontro amigos antigos etc…”, pois no meu parecer, se passei tanto tempo sem os ‘amigos’, que nunca ligaram nenhum, até agora, porque haveria querer de os encontrar?! Para isto havia o póstumo Ponto De Encontro!!

    Ideias e opiniões, por mim, são respeitadas até à eternidade, mas a minha será sempre a mesma.
    Como me considero um Fan Boy de umas marcas, considero-me um hater do FB!

    P.S. toda a minha família tem FB, menos eu! Sou eu o ‘penetra’? hahahahah…

    Como costumo sempre dizer:
    “Toda gente se ri de mim porque sou diferente, mas eu rio-me de toda gente porque são todos iguais”

    1. Avatar de Osiris2
      Osiris2

      vê o facebook como o teu id digital. a maioria usa e abusa publicando tudo e mais alguma coisa a uma velocidade supersonica

    2. Avatar de Osiris2
      Osiris2

      e depois? tem gente que adora. tem gente que odeia. tem gente que ignora. ainda bem que somos todos diferentes

    3. Avatar de newJ
      newJ

      A mim o Facebook também me repugne.. Por muita publicidade que lhe façam, nunca precisei e espero nunca precisar (apesar de passar grande parte do dia online). Pelo que ouço dos meus amigos, usam aquilo para mexerico.. Tenho coisas mais interessantes para fazer nas minhas horas vagas..

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tinha conta e apaguei, eu sou do tempo do IRC e afins estas coisas das redes sociais já pouco me dizem…

    FB é uma moda como todas as outras que ao fim de x anos!

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Claro que é.. e já se nota um crescente desinteresse, como ex. o ridículo do nosso presidente da República que vinha mandar as mensagens para o povo através do facebook, na semana passada já utilizou o site da presidência da República para dar as condolências à família de um/a bombeira.. Muito mais digno assim como é obvio..