Mais uma gigante rendida à energia nuclear: Amazon planeia construir pequenos reatores

38 Comentários

As gigantes tecnológicas, que são grandes consumidoras de energia, têm estudado a alternativa nuclear, numa tendência que parece crescente. Depois da Google e da Microsoft, voltamos a ver a Amazon a fazer planos. Desta vez, quer construir pequenos reatores nucleares.

Energia nuclear

Em março, a Amazon reforçou um plano para assegurar que, até 2025, 100% das suas operações serão alimentadas por energia limpa. Na altura revelou estar a explorar a energia nuclear para alimentar o seu centro de dados, o Cumulus, por forma a complementar os seus “projetos de energia eólica e solar, que dependem das condições climatéricas para gerar energia”.

Agora, a empresa anunciou três novos acordos para a construção de pequenos reatores modulares. Por serem mais pequenos do que os tradicionais, podem estar mais perto da rede e ser construídos mais rapidamente.

Conforme informámos, a Microsoft e a Google anunciaram, também, planos para investimentos na energia nuclear.

Centro de dados da Amazon
Centro de dados da Amazon

 

Amazon está a explorar alternativas nucleares

Um dos acordos da Amazon visa o desenvolvimento de quatro pequenos reatores modulares em parceria com a Energy Northwest, um consórcio de empresas de serviços públicos do Estado de Washington. Inicialmente, deverá gerar cerca de 320 megawatts, com potencial para atingir 960 megawatts.

O segundo acordo é com a X-energy, que está a fornecer um projeto avançado de reator nuclear para o empreendimento da Energy Northwest.

Funcionários na infraestrutura da X-energy.
Funcionários na infraestrutura da X-energy.

Por fim, a gigante tecnológica está a trabalhar com a Dominion Energy para investigar se o desenvolvimento de um projeto de pequenos reatores modulares é possível perto da central nuclear existente da empresa de serviços públicos na Virgínia. Este projeto poderia trazer 300 megawatts de energia para a região.

A Amazon partilhou mais informações sobre estes desenvolvimentos num vídeo:

Segundo a empresa, estes acordos resultarão em novos postos de trabalho, com a Energy Northwest, por exemplo, a informar que o acordo levará à criação de 1000 postos de trabalho temporários na construção e cerca de 100 postos de trabalho permanentes após a conclusão.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mais um Mr. Burns da nossa sociedade real…

  2. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Eu não estou a acreditar nisto. Nada do que é nuclear é bom…

    1. Avatar de V
      V

      Convém estudar antes de fazer afirmações dessas.

    2. Avatar de rui
      rui

      Se tiveres o azar de partir alguma coisa ou tiveres com algum problema de saude, lembra-te de dizer ao médico que não queres radio grafias ou TAC porque nada do que é nuclear é bom…

    3. Avatar de atemarailen
      atemarailen

      não? pensava que era uma das fontes de energia mais seguras e limpas.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Hehe esse foi o paleio da UE para poder aprovar fundos para construção de centrais nucleares, no entanto não sabem o que fazer com o lixo radioactivo a solução que tem é enterrar no subsolo algo que vai ficar radioactivos por centenas ou milhares de anos…

        1. Avatar de rui
          rui

          treta, já tens centrais que usam esse “lixo” para continuar a fazer energia…

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Hehe andas mesmo tapadinho ora então diz lá qual a central nuclear na UE que não produz lixo nuclear?

          2. Avatar de rui
            rui

            acho que não percebeste a coisa, já há reatores nuclerares que conseguem fazer energia com esse dito lixo, mas não existe nada operacional pois deixou de haver investimento.

          3. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Ahhh afinal não á nada… Não amigo não estou a confundir nada, não existe nenhuma central nuclear 100% limpa isso só no mundo dos unicórnios, na realidade de x em x tempo tem que se guardar lixo nuclear no subsolo.

        2. Avatar de maxim
          maxim

          enviar para o espaço?

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            É uma boa ideia, só não fazemos isso porque se arrebenta um foguetão é um desastre ambiental que nem é bom de um momento para o outro espalhas pelo ar em centenas ou milhares de kms.

          2. Avatar de AlexS
            AlexS

            A União Soviética enviou vários satellites para os espaço com reactores nucleares…
            Procurar por Nuclear Power in Space na wiki

          3. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Claro que enviou com bateria nuclear reduzida, não era lixo nuclear barris e barris toneladas…

          4. Avatar de maxim
            maxim

            A uniao sovietica é passado. hj em dia o musk mete até uma mosca no espaço, é só pagar!

        3. Avatar de Droide
          Droide

          Qual o problema ? Se for numa zona estável tectonicamente e sem lençois freáticos bem pode ficar lá uns milhões de anos nas calmas.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Claro que pode, uns milhões de anos a solução é envenenar o planeta terra, belo presente que deixas!

    4. Avatar de Zé

      Então ficas sem eletricidade em casa. É que já a usamos cá em Portugal há anos e anos.

  3. Avatar de jaquim
    jaquim

    E depois vão comprar urânio a quem, aos russos?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      A França que tem a operar mais de 50 centrais nucleares, o urânio vem do Niger e do Canadá.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Portugal tem muito, mas sim é mais seguro comprar aos Russos

    3. Avatar de Fred
      Fred

      A nós que temos para vender nas minas da Urgeiriça. Nem sabes o que tens (temos)

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Como era óbvio desde há muito que as “renováveis” não davam.

  5. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Nos states, para as grandes empresas é tudo a grande e à francesa, fazes o que queres. Desde que patrocines o governo claro.

  6. Avatar de rui
    rui

    Como o capitalismo é lindo, energia nuclear é uma solução obvia para data centers, energia é fornecida 24/7 de forma constante com custo de manutenção super reduzido.

  7. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    Infelizmente Portugal com grandes reservas de uranio não tem nenhuma central nuclear, espero que como vários paises europeus querem instalar estes reatores de bolso, Portugal também os tenha… Mas cá a esquerda e extrema-esquerda tem a população muito controlada e mal informada… Desde com o que aconteceu nas décadas de 60 e 70 do sec. XIX, com o “nuclear não”, nessa altura a União Soviética, como superpotência em oposição ao Ocidente, tinha interesse em enfraquecer a confiança do público ocidental na energia nuclear, tanto militar quanto civil. Isso enquadrava-se na lógica de desestabilização interna. A propaganda e a guerra psicológica eram armas frequentes usadas pela união soviética, e há indícios de que a USSR tenha, de facto, incentivado certos movimentos pacifistas e antinucleares no Ocidente. A energia assicrona produzida pelas ventoinhas (nem sp há vento ou então vento a mais) e os paineis solares (8 horas de produção) não são suficientes para uma industria forte e competitiva.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Tínhamos uma lá para Troía mas era pequenina para investigação.

      1. Avatar de Carlos Braga
        Carlos Braga

        É verdade AlexS mas estava em Sacavém. É uma pena não aproveitaramos os nossos recursos naturais, e humanos, atualmente existe uma pequena equipa no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Técnico, por ex. e noutros locais. enfim é o que temos sempre a perder valor em Portugal sem necessidade ….

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Obrigado pela correcção.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Eu sou uma pessoa mais do centro mas digo-te que se o governo decidir fazer a central por baixo da assembleia ou ao lado dela não vejo problema nenhum, se os políticos tiverem confiança na energia verdinha siga com isso.

    3. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Lá vem o artista de direita tentar mudar a história… A França e a Russia são os países com mais centrais/reactores nucleares na Europa, quase todos construídos em governos de esquerda.

  8. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Ter um reactor nuclear não quer dizer por si só que tenhas lixo radiotivo… primeiro existe fusão nuclear e fissão nuclear. Fissão nuclear é por exemplo aquilo que se fazia em Chernobyl e gera lixo nuclear. Fusão nuclear é aquilo que acontece no sol fusão entre elementos e gera energia nuclear totalmente limpa sem lixo nuclear. A Lua tornou-se apetecível por causa do Helio3 que faz com que a fusão nuclear se torne estável, mas o problema é que esse elemento só se encontra na Lua. Apartir do momento que se consiga a fusão nuclear estável esquece hidrogênio verde, mas está descansado que não vamos ver isso tão cedo! Já viste o que é ter energia infinita sem ter lico totalmente limpo… querem melhor?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Sim na terra dos unicórnios a fissão e tal, amigo o que temos neste momento deixa lixo nuclear as toneladas.

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Claro que não vais ter reactores nucleares em casa, um dos factores que se fala pouco pode ser no futuro a falta de energia suficiente por exemplo para industria, principalmente pesada como por exemplo automovel. Tá visto que por mais que queiram as energias renovaveis não dá… elas precisam de muito mais energia. Neste campo tem de se arranjar alternativa e a unica viável quer queiram quer não passa pelo nuclear. É que se não houver energia como é que vais alimentar os servidores da internet por exemplo? Por vezes temos de correr riscos para alcançar… muito bem vamos acabar com os carros a combustão, achas que os carros electricos sao solução principalmente para a industria??

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Há várias maneiras de produzir energia limpa, fica caro? Fica, por isso é que a energia ainda não é toda limpa. Quanto ao nuclear, já tens exemplos suficientes para saber o que acontece quando algo corre mal e há sempre o problema de teres de guardar eternamente o lixo nuclear, portanto, por um lado tens energia completamente limpa e teoricamente infinita e por outro lado tens energia barata mas arriscas um acidente nuclear e tens de deixar um “presente” para toda a humanidade. É uma questão de escolhas e sentido de responsabilidade

          1. Avatar de Miguel Oliveira
            Miguel Oliveira

            Por isso é que comentei anteriormente que existe fissão nuclear e fusão nuclear, coisas completamente diferente. O que se via em todos os reactores nucleares era a fissão nuclear combinavam-se elementos e gerava energia… mas essa energia tal como outras energias “pseudo limpas” geram lixo ou contrapartidas. A fusão nuclear é muito diferente esta aqui é totalmente limpa sem lixo… é aquela energia que o SOL gera. Só que é totalmente instavel. Há um elemento que é o Helio3 que estabiliza, mas esse elemento está na LUA. Já viste a corrida ao espaço que tens hoje em dia porquê?

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Compras um desses para ter em casa e fazes um seguro de saúde para a leucemia.

    1. Avatar de maxim
      maxim

      e a sefuir levas um fuc_ _ou da seguradora 😀