Maior central de painéis solares…

25 Comentários

da Europa arranca hoje em Moura! A espanhola Acciona lança hoje a primeira pedra de uma fábrica e de uma central de painéis solares no concelho de Moura, Alentejo. O arranque, que é apadrinhado pelo Governo português, prevê o investimento de 270 milhões de euros. A construção da central e da fábrica de painéis solares só deverá terminar no final de 2007. A fábrica vai empregar directamente 115 pessoas na produção de painéis solares.


A central vai recorrer aos mesmos painéis solares e é considerada o maior projecto de conversão da luz solar em energia eléctrica da Europa. Prevê-se que venha a dar trabalho a 130 pessoas. O lançamento da fábrica e da central de painéis solares está inserido num plano mais amplo que o Concelho de Moura tem vindo a desenvolver nos últimos tempos.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asgar
    Asgar

    É pena a empresa não ser Portuguesa.. Enfim…

  2. Avatar de Evandro
    Evandro

    Excelente iniciativa!

    É uma boa substitutas a hidroeléctricas e as Usinas Nucleares!

  3. Avatar de IR
    IR

    Gostei da ideia

    Mas só é pena não serem os portugueses a tomar a iniciativa, tiveram que vir os espanhois para aproveitarem o sol portugues.
    Temos que aproveitar os recursos que nos são dados.

    IR

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mau investimento pois quem ganha são os espanhóis.

    Preferia avançar para o nuclear.
    Portugal sem nuclear não é competitivo, a não ser que queiram tornar Portugal apenas uma estância para os ricos da Europa.

    1. Avatar de coiote coiote
      coiote coiote

      deixa-la a nuclear sossegada mais a poluiçao e a reactividade preocupa-te mais com o ambiente

  5. Avatar de CHAGAS

    Mais um projecto de louvar que apenas demonstra que temos capacidades para progredir com o nosso pais. Já são vários os investimentos que temos na área da electricidade e parece que vai continuar.

    Muitos parabéns.

    Um abraço,
    CHAGAS.

  6. Avatar de DamagE
    DamagE

    mt bom investimento 😉

  7. Avatar de Asgar
    Asgar

    É pena a empresa não ser Portuguesa.. Enfim…

  8. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    Saiu o Windows Media Player 11 Final… em PT, EN… outras linguas! 😀

  9. Avatar de mfc
    mfc

    São estas as notícias que precisamos ouvir!

  10. Avatar de Flip
    Flip

    Boas noticias trazes tu!
    Nós, devido à nossa posição geográfica, podemos produzir electricidade para consumir e vender! .. mas infelizmente importamos…
    Sou uma pessoa optimista, acredito que vamos no caminho certo, vamos é devagar…

  11. Avatar de Alex Ribeiro
    Alex Ribeiro

    e aqui temos mais de 300 dias de sol por ano… tsc tsc tsc

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto deve dar para apanhar um “bronze” para 10 anos melhor solário do mundo hehehe
    Bem Haja

  13. Avatar de k
    k

    É de louvar! Claro que seria preferível ser de autoria totalmente nacional, mas não tenho conhecimento se teriamos capacidade para tal!
    Flip, temos muitas fontes de energia renováveis, sim. Eu não tenho conhecimento se seriam suficientes para o consumo actual, mesmo que aproveitadas a 100%, não faço ideia. Penso que temos é que gastar menos! Mas isto dava uma grande discussão!
    E Daniel, essa afirmação não me parece credível, e pessoalmente prefiro energia não nuclear.

    k de kendimen

  14. Avatar de hpalma
    hpalma

    @IR

    A iniciativa do projecto é da Camara Municipal de Moura, só que o dinheirito para tornar o projecto numa realidade é que é Espanhol.

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    Oh kendimen não somos todos obrigados a dizer “yes” ou somos?

    Nós muito gostamos de ser os “maiores”, é a maior ponte da Eurpa, o maior lago da Europa , agora a maior central de painéis solares da Europa…

    Enquanto não me provarem que a energia solar dá por exemplo para suportar a Cimpor em Coimbra que consome mais energia que a própria cidade toda eu continuo a dizer que a energia solar é uma alternativa mas não é nem de perto nem de longe a solução.

    A solução a mim parece-me óbvia, mas cada diz o que quer…

  16. Avatar de Felipe'Corvo

    Acho que paineis solares tinham que ser meio que uma obrigação em cada casa pelo menos pra não consumir tanta energia das hidroelétricas entre outros…

    Quero por um aqui em casa….

  17. Avatar de Rodres
    Rodres

    Deviamos ter apostado na energia nuclear quando os nostros hermanos o fizeram, agora finalmente surgem todos estes metodos limpos e baratos de produção energética e temos que apoiar e apostar neles, não só a nivel industria, mas tambem nas nossas habitacões. temos que nos tornar cada vez menos dependentes.

  18. Avatar de valentim ribeiro
    valentim ribeiro

    julgo que estamos no bom caminho espero e que este o os prssimos governos tomem medidas para que seija possivel os particulares aderirem a esse tipo de alternativas energeticas tanto de aguas quentes como da luz eletrica para criar as nossas casas mais autonomas , porque os preços para a autonomia eletrica ainda não esta a um alcance comportavel —– obrigado—-

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    O problema continua a ser os preços, quando andava a construir a minha casa tinha ideia de por paineis para aquecer água (há 6 anos) só que os preços eram proibitivos e desde aí não baixaram grande coisa.

  20. Avatar de kvalo
    kvalo

    fodasse tenhu de lá ir roubar um lool. XD

  21. Avatar de Joel
    Joel

    os painés solares, e´uma geniosa idéia de gerar energia elétrica.
    como eu gostaria de ter um desses em minha casa!

  22. Avatar de valentim ribeiro
    valentim ribeiro

    julgo que é um bom pricipio, obrigado

  23. Avatar de raikferve sistemas solares

    e uma ideia espetacular pois devemos pensar mais em poupar o anbiente pois o planeta agradece. pois quem estiver a pensar em poupar o meio anbiente porque nao nos procura.
    Asinado: raikferve

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Na minha opiniao é bom fazer estas coisas..
    Deviamos todos ajudar para que nos os portugueses dessemos um bailinho aos estrangeiros nesta area das energias renovaveis

    todos nos sabemos que não é barato mas temos grandes ajudas.

    obrigado e espero que continuem com estas iniciativas

    um abraço