Maior central a carvão espanhola já foi reativada! E em Portugal?

59 Comentários

As informações são claras! A energia além de estar com preços elevados pode falhar na Europa e nesse sentido é preciso ter soluções alternativas.  A vizinha Espanha já está a trabalhar nesse sentido, e a pedido do governo espanhol, a Endesa voltou a queimar carvão esta quarta-feira, 2 de novembro, na central termoeléctrica “As Pontes”.

De acordo com as informações, nas duas últimas semanas chegaram 160 mil toneladas de carvão da Indonésia e a empresa voltou a contratar antigos trabalhadores. Maior central a carvão espanhola está de novo em funcionamento.


Central a Carvão Espanhola “As Pontes” volta a operar três meses depois…

Segundo informações do canal MedioTejo, a decisão de reativar a central não é de agora. Há um ano, quando os preços da energia atingiam valores recorde no mercado ibérico, Espanha iniciou o processo de reativação.

A central “As Pontes”, na Galiza,  tinha cessado atividade em julho e iniciado o processo de desmantelamento de duas das suas quatro torres, com uma capacidade de produção de 350 MW cada uma. Depois de vários meses parada, a central de “As Pontes” recebeu em setembro uma licença especial de produção (que poderá vigorar até 2028), para as duas torres que estão em condições de funcionar, com uma potência combinada de 700 MW, revela o jornal.

Sabe-se que a Endesa voltou a comprar matéria-prima e em outubro chegaram ao porto de Ferrol, na Galiza, vários barcos carregados com 160 mil toneladas de carvão comprados na Indonésia.

A imprensa galega adianta que várias empresas subcontratadas estão a recrutar trabalhadores até junho de 2023. Em Portugal, a Central do Pego, responsável por 4% das emissões do país, foi a instalação com o segundo maior peso nas emissões de dióxido de carbono em Portugal na última década, a seguir à Central Termoelétrica de Sines, cujo encerramento ocorreu em janeiro deste ano.

A Central do Pego deixou de produzir em novembro de 2021.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lopes
    Lopes

    Portugal, neste momento, já era, desativaram e desmantelaram logo a correr, pode ser que a central do museu de eletricidade ainda funcione… ehehe assim se vê como as coisas são tudo em nome do ambiente, e agora volta a trás que ninguém consegue safar-se com a inflação a comprar a outros.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Temos gente que está a borrifar-se para os interesses do país a governar-nos em nome de interesses estrangeiros!!!!!

      Fechar as centrais a carvão foi um acto criminoso feito por este governo!!!!!
      Em consequência disso todos pudemos ver o que se passa quando não chove e os donos das barragens turbinam toda a água que podem!!!!!!

      Estão de parabéns quem votou com maioria nestes anormais!!!!!!!

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Quem definiu o fim das 3 centrais a carvão, foram os teus heróis da direita a 15 de Março de 2014, quando gastaram 1,6 milhões de euros numa festa no Palácio da Pena, para anunciar o encerramento e usar os fundos europeus para 800000000MWH de energia eólica.
        Correu bem… tirando a empresa que recebeu 573 milhões de euros de subsídios para colocar 18000 torres na zona da Lousã, abriu falência e o grande empresário desapareceu (diz-se que está em Angola) e deixou a empresa falida e com 6 torres compradas.

        1. Avatar de Alas
          Alas

          https ://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/portugal/amp/clima-portugal-compromete-se-a-encerrar-centrais-a-carvao-do-pego-e-de-sines-ate-2030-8921446.html

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Não seja aldrabão!

          O Alas já lhe colocou aqui o link do seu amigo Matos Fernandes quando decidiu encerrar as centrais.

          E já agora, também ficou radiante quando conseguiu encerrar a refinaria de Matosinhos……… que agora tanta falta fazia com a escassez de produtos refinados!!!!!!

          Outra mentira de quem nem tem noção do que escreve e só vai pelo que ouviu dizer!!!! Explique-me lá como é possível instalar 18 000 eólicas na Lousã!!!!!!

          Sabe quanto custaria um parque desses e qual a dimensão!?!?!?!

          Há gente que só vê o partido e as mentiras que lhe metem à frente e não vê nem ouve mais nada!!!!!!

        3. Avatar de Miguel Porto
          Miguel Porto

          Isto nao é uma questao de esquerda ou direita. É uma questao de estratégia nacional.
          Neste momento é necessário recuperar as centrais a carvao senao podemos por em causa o fornecimento de energia no inverno.

        4. Avatar de Test User
          Test User

          O que dizes não bate com nada. Fontes tens algumas.
          1- Por acaso sabes o que é 800000000MWH . Claramente não sabes
          2- Parque Lousa 1 tem 14 e começou 2007
          https://www.ventientenergy.com/o-nosso-portefolio/lousa-i/?lang=pt-pt
          Lousa 2 tem 25 e começou 2009
          https://www.ventientenergy.com/o-nosso-portefolio/lousa-ii/?lang=pt-pt
          3- Herois de esquerda anteciparam fecho e dizem mesmo agora :
          transição energética é para manter e acelerar
          https://observador.pt/2022/11/04/cop27-transicao-energetica-e-para-manter-e-acelerar-diz-o-ministro-do-ambiente-e-acao-climatica/
          4- qual e custo das medidas do teu heroi corrupto socrates. Como por exemplo CMEC. Fonte esquerda.net
          https://www.esquerda.net/dossier/cmec-historia-de-uma-renda-garantida-edp/49693

          Ainda agora continuas defender esta maioria de anormais. Ao menos vota noutros partidos de esquerda.

      2. Avatar de Lopes
        Lopes

        Sim é verdade que isto de ir atrás de os interesses dos outros só para ficar bem na fotografia , está a pôr Portugal no fundo.

        Quando votar nos que lá estão, a coisa não iria ficar melhor com nenhuns dos partidos opositores pois nenhum presta, é tudo farinha do mesmo saco, só querem é poleiro, falam todos muito, mas no fim de lá estarem fazem todos o mesmo, o problema é mesmo devia haver um limite de tempo para esta gente andar lá e ser logo corrida e substituída por sangue novo com ideias e visões que façam isto andar para a frente e não sempre com a mesma coisa em vista.

        Isto está tão bom, que já nem vão votar, temos das maiores taxas de abstenção de sempre…

        1. Avatar de Rosa
          Rosa

          Bom dia, todos têm razão depende de onde nos posicionamos. Os que estão por este governo e os outros que por lá já passaram. Senão vejamos, este querem fazer boa figura e apressam se a seguir as recomendações das instituições Europeias. E os outros…… até foram além da trioka para ficar bem na fotografia.
          Abraços.

          1. Avatar de GM
            GM

            Não foram além da TROIKA para ficar bem na fotografia. Quiseram ir além da TROIKA pois as medidas desta eram como que os mínimos requeridos. Como, não tendo ido muito além da TRIKA, ainda assim o AC / Geringonça quiseram reversões, agora estamos como estamos. Cada vez pior.

  2. Avatar de Hugos
    Hugos

    Em Portugal não há estratégia e as coisas fazem-se devagar, devagarinho. O que nos vale é que temos exemplos para imitar.

  3. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Uma politica não só Espanhola, como Europeia “amiga do ambiente”.
    É o que dá serem lacaios dos EUA…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Ser “lacaio” da China ou da Russia é melhor, não?

      1. Avatar de Alberto Finseca
        Alberto Finseca

        O contrário de ser lacaio dos EUA não é ser lacaio da China ou da Russia!!!
        O contrário é ser lacaio de ninguém!

  4. Avatar de agamotto
    agamotto

    Não faz qualquer sentido não reactivar as centrais a carvão e depois adquirir energia a Espanha quando a origem será igualmente o carvão. Esta guerra demonstrou claramente que cada país necessita de garantir a sua auto suficiência na medida do possível e o sector da energia é crucial. E venha o nuclear, enquanto a transição energética não estiver concluída será uma fonte essencial – vejam se os franceses fecham as centrais deles.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Nuclear não obrigado.
      Fica mais barato e rápido instalar parques fotovoltaicos (com baterias) e parques eólicos (mesmo off-shores) do que esses elefantes brancos.

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        Definitivamente as pessoas não conhecem os preços das coisas, quando dizem certas coisas. As “energias verdes” são substancialmente mais caras que qualquer outra alternativa, sendo a mais barata, a nuclear. Caso contrário, já faríamos isso há décadas. Portugal tem um dos preços mais altos da Europa, por causa dessas aventuras e apesar de ser dos mais pobres. Só é interessante para os bolsos de alguns, não para os portugueses.
        Mas, cada um pensará como quer.

        1. Avatar de João
          João

          Carlitos, por isso é que estamos a pagar o kWh a 0.16 e na Europa nunca menos de 0.30
          Pela primeira vez na história as eólicas não geraram défice tarifário. Sim basta ver os relatórios da erse e tirando isso dois dedos de testa para pensar. Se o preço garantido das eólicas era 70€ mwh, e se a média do mercado está superior a 120-150mwh a diferença é abatida nas tarifas

          1. Avatar de Alberto Finseca
            Alberto Finseca

            Eu tenho notado mesmo o preço da conta da eletricidade a diminuir!

          2. Avatar de Ze Manel
            Ze Manel

            @Alberto Finseca, não tenho culpa que não saiba ter eletrodomésticos eficientes, ou não saiba dar leituras, ou não troque de comercializador… em minha casa há mais de 10 anos que o kwh oscila entre os 14 centimos e os 16, nunca passou disso… mas se o sr. sabe mais.

  5. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    em portugal a unica coisa que e reativada e o lobby lgbtqia+ os assedios hoje em dia tudo foi assediado ou ainda vai ser o cigarro verde e a proganda xuxalista de tudo perfeito e felizes nao a crise portugal esta tudo bem

    1. Avatar de LR
      LR

      Bem dito! Agora tenta em português. Vais ver que ainda soa melhor.

    2. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Então e a propaganda da direitalha, que faz parecer que a doutrina deles é tudo florinhas.
      Ainda bem que o Macron não era socialista quando nacionalizou a EDF. Caso contrário eram os comentarios das virgens ofendidas.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Isto é o que faz navegar à vista.
    Quando a coisa corre mal, depois não há alternativas.
    Se chovesse provavelmente as centrais hidroeléctricas chegavam, mas não tem chovido quase nada, faz já algum tempo, e mesmo assim toca de fechar centrais a carvão porque poluem… sendo uma poluição para produzir algo útil e sendo possível controlar a poluição produzida com filtros e tal, direi que é estúpido não ter pelo menos como reserva de emergência. Já o dizia na altura, mas ainda há malta a pensar que as alterações ambientais é por causa das centrais a carvão e assim, daí andarem na luta, mas depois não se verem de facto melhorias significativas… não estão a atacar a raiz do problema, a raiz começa neles mesmos, mas é mais fácil tentar mudar o mundo em redor que mudar a si mesmo.

    1. Avatar de David
      David

      Não se preocupem… durante 1 mês e meio ou 2 não se falará de energia e de guerras…
      Viva o Futebol!

      A crise vem mais tarde!

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Desde 2013 que a UE tem pago para encerrar as centrais a energia fóssil. A Espanha só não as desmantelou, pois já tinha previsto usar, durante 3 anos, enquanto montava 6 novos reactores nucleares e encerrava 7 dos antigos.
      Ficaram em espera, pelas decisões de irem adiando a construção dos novos, por causa dos protestos. Agora dão jeito e a Espanha já pode usar os 8000 milhões que estavam reservados para as renováveis, pois a UE passou a permitir usar os fundos das sustentáveis em reactores nucleares. A França vai abrir concurso para 50 a 60 reactores já este ano, para estarem a operar antes de 2035.

    3. Avatar de David
      David

      Não se preocupem… durante 1 mês e meio ou 2 não se falará de energia e de guerras…
      Viva o Futebol!

      A crise vem mais tarde!

      1. Avatar de Alberto Finseca
        Alberto Finseca

        Neste momento o único aqui a pensar em futebol és tu.
        Se não tens nada para contribuir para este dialogo não provoques ruído!

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Sinceramente, da vontade de rir.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Já à muitos meses que escrevo aqui que o encerramento das centrais a carvão é um acto criminoso deste desgoverno socialista que não tem ninguém inteligente o suficiente para perceber que um país precisa de ser o mais autónomo possível em tudo, principalmente em energia eléctrica na qual este país é sempre deficitário!

    Como é que um país se industrializa sem energia? Se querem acabar com os carros a combustão, como é que vão alimentar os eléctricos? Vão secar as barragens como fizeram este ano e ficamos à sede e sem água para combater os incêndios? (moro perto de uma albufeira de 100 milhões de litros de água e que chegou a ter apenas 13 milhões de litros e n vejo a subir)

    Não vejo um político inteligente o suficiente para perceber, que mesmo poluindo, precisamos de centrais que garantam que o país não fique sem energia! Ou vamos continuar a confiar que os espanhóis e franceses nunca falham, quando até sabemos que o centro e leste da Europa vão ter falhas graves de energia que vão ter de ser colmatadas (falhando o gás, vão aquecer-se como? Parece-me óbvio que o consumo de energia eléctrico vai aumentar).

    E não posso deixar de agradecer aos ambientalistas, esses seres anti-portugueses que só olham aos interesses estrangeiros e não deixam que o país explore o pouco petróleo que tem (costa do algarve), o lítio que temos no norte!!!! Batem palmas quando encerramos as centrais a carvão e a 2ª refinaria para nos colocar numa situação ainda mais precária!!!!!

    1. Avatar de R
      R

      A esmagadora maioria da população não quer saber. Talvez pensem que a energia aparece por geração espontânea e quando se fala na solução a curto prazo – nuclear (a longo prazo talvez as renováveis) – deitam as mãos à cabeça.
      Já não tenho paciência para tanto disparate de quem nos (des)governa.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Nuclear não é curto prazo, levam anos a serem construidas e depois de passado o tempo de exploração levam ainda mais anos e serem desmanteladas e já nem falo dos residuos que ninguem quer.
        A solução passa pela aceleração da transição para as energias renovaveis.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Explique-me lá como é que tem energia estável só com renováveis? Ah, já sei, a energia nuclear já é verde……..

          https ://observador.pt/2015/01/05/biologos-de-todo-o-mundo-defendem-energia-nuclear-como-mais-verde/

          Mas o nosso desgoverno, estratega como é não quer saber de soluções se o estrangeiro não nos vender o excedente que nós precisamos!!!!!!

          Já agora, viu o que aconteceu com as nossas barragens? E sabe porque aconteceu?

        2. Avatar de R
          R

          Nuclear é mais curto prazo que as renováveis. E já poderia ser uma realidade não vivêssemos num mundo de aparências e se adiasse o que já deveria ter sido feito. E os reactores nucleares de última geração utilizam os resíduos dos das gerações anteriores e o que resulta não é radioactivo.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Escreves há tanto tempo que não passas de um mentiroso desinformador.
      A decisão de encerrar as centrais a carvão FOI DO GOVERNO DE PASSOS COELHO!!!! Foi decidida em 2014 e comunicada ao país em grande estilo e recebeu louros da comissão europeia.
      No caso da Espanha, também não sabes, só ainda estavam capazes de operar, pois o governo espanhol já vai no 5 ano de extensão de 7 reactores nucleares, que deviam ter sido encerrados entre 2016 e 2023. Ali a central de Castela e Leão, já recebeu mais 5 anos, assim como 6000 milhões de euros, para modernizar 2 dos 3 reactores, até 2030. E a data de fecho da central, passou de 2016 para 2050.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Realmente o Passos Coelho ainda governava em 2021:
        https://observador.pt/2021/01/15/central-de-sines-encerra-esta-sexta-feira-antes-do-previsto-devido-a-evolucao-do-mercado/

        Se não sabe (já vi que não sabe e só vê notícias rosa, nestas coisas dá jeito borrifar-se para os políticos de qualquer cor) fica a saber que a EDP tomou a decisão de encerrar a partir do momento que este governo e mais nenhum, passou a aplicar taxas fictícias de carbono sobre as centrais. As centrais só deveriam de encerrar em 2025, se o governo até lá acordasse com o encerramento!!!!!

        Quem celou este disparate foi o desgoverno do Costa, mais ninguém!!!!

        https://observador.pt/2021/01/15/central-de-sines-encerra-esta-sexta-feira-antes-do-previsto-devido-a-evolucao-do-mercado/

        Deve diversificar as suas origens de informação em vez das mentiras que debita o seu PS!!!!

        1. Avatar de Rosa
          Rosa

          Caro Rui, Diversificar as origens de informação???? O observador um órgão de informação assumidamente de direita. Eu ajude a diversificara sua informação.

          Publico.pt, setentaequatro.pt; jornaldenegocios.pt; rr.sapo.pt, etc.

          Por último, o governo de Passos Coelho também não devia ter vendido a EDP, uma empresa do sector empresarial do estado com lucros assim como essencial e estratégica para Portugal. Abraços

          1. Avatar de GM
            GM

            Não só a EDP, com o a REN, PT, CTT.

          2. Avatar de Test User
            Test User

            O estratégica também chamado de monopólios.
            E bom para uns, maus para consumidores

      2. Avatar de GM
        GM

        Gaita, as costas do PP Coelho são laaaargas. Aguentam tudo. Mesmo passados 7 anos. Chiça!

  9. Avatar de Joao Cesar
    Joao Cesar

    Temos o que merecemos e vai ficar pior…
    Pena que quem tem os olhos abertos e nao vá em cantigas sofre na mesma pois ganha sempre a maioria por mais errada que esteja (Democracia)

    1. Avatar de Rosa
      Rosa

      Caro João, A democracia é um sistema imperfeito, mas até agora é melhor que conhecemos. Veja o que se está a passar com o Brasil e nos EUA, quando não aceitam esta democracia. Abraços

  10. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    lolll,… Hilariante!

  11. Avatar de Crash
    Crash

    Ainda estamos a ~espera da Greta Thunberg dizer qualquer coisa 🙁

    1. Avatar de GM
      GM

      Essa está parada no meio do oceano por falta de vento que faça o veleiro navegar. Ou será que já chegou movido a gasóleo??

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É a Madre Greta do Clima!

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Conforme sempre disse, votaram nesta gente agora aguentem e não sejam piegas.
    Temos apenas e só aquilo que merecemos…
    A República Bolivariana de Portugal é já a seguir…
    Com um povo maioritariamente burro que nem uma porta, aqueles que ainda têm alguma capacidade de discernimento acabam sempre por serem governados por incompetentes e corruptos.
    Tenham calma porque isto vai ficar muito mas mesmo muito pior do que está…
    É disto que querem? Pois é disto que vão levar…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tem razão, mas não existe alternativa política viável, têm todos defeitos graves, que tenderão sempre a levar os portugueses à miséria, e objectivamente à prestação de piores serviço ou pelo menos incomparavelmente mais caros.

      Um injustiça óbvia é no IRS cobrar uma taxa % cada vez maior quanto maior for o seu rendimento (começas nos 14,50% e só para nos 48%).
      Em vez de ter no IRS uma única taxa igual para todos (ex.: 10%), se ganhasse mais estaria de forma efectiva a pagar mais, mas como não aumentava a percentagem % a pessoa efectivamente recebia sempre mais sem nunca ficar prejudicada por ultrapassar um determinado patamar definido aleatoriamente.
      Mas existem pessoas a defender ferozmente este esquema de taxas progressivamente cada vez maiores que podem ir no IRS até aos 48% uma taxa que começa já nuns incríveis 14,50%. Quanto mais ganham mais são roubados de forma desproporcional a outros, só porque sim, só porque podem, e não é como se fossem acrescentando mais serviços prestados àquela pessoa, é só ir roubar-lhe mais dinheiro sob ameaça de tornar a vida dela num inferno se não desembolsar. Se dissessem: se ganhar mais pode aceder a este patamar OPCIONAL de IRS e o Estado irá proporcionar-lhe serviços adicionais como acesso prioritário em todos os hospitais públicos e outros com os quais o Estado tenha acordos, se chamar a polícia terá não apenas uma resposta mais rápida mas até iremos enviar mais agentes qualificados, etc. aí era algo que ALGUNS poderiam optar por escolher porque viam os benefícios e determinavam que para eles em específico tal fazia sentido.

      E como o IRS existem muitas outras coisas erradas e que de uma forma ou de outra “todos” ou querem manter ou querem tornar ainda pior.

  13. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    é nojento voltar ao carvão que é em tudo pior ao nuclear só pelo estigma do nuclear. enfim

    1. Avatar de GM
      GM

      Pois, mas no entretanto é mais rápido até implementadas melhores soluções. Não é o ideal, mas é o que há.

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      sim, é repugnante mas… ou isso ou arriscamo-nos a passar umas noites às escuras.

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Enquanto não fazermos transição, temos viver. Alem disso existe carvão verde.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Fizermos

      2. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        o que é isso de carvão verde?

  14. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    A Central do Pego está fechada mas não está desactivada… está lá, só dar umas afinações e outros trabalhos e pode começar a funcionar… não funciona porque o governo não quer

    1. Avatar de GM
      GM

      Infelizmente a ideologia não dá para mais.

  15. Avatar de Profeta
    Profeta

    Como nao podemos fazer nada para mudar esse problemas energeticos que vem de fora e afecta ca dentro. O melhor mesmo e esperar que a tempestade acalme. Entretanto vao jogar playstation ou jogar a bola. Sim ja sabemos que qualquer governo nao tem visao estrategica a curto e longo prazo. A unica estrategia deles e estender a mao a UE e so isso que lhes interessa a eles, mas disso todos nos sabemos certo ? Entao ja nem vale a pena bater no ceguinho. E aguardar (no dia que as galinhas tiverem dentes) e esperar que venham dias melhores. E esperemos que amanha nao chova senao ainda fica pior.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se chover, amanhã, em teoria ficamos melhor porque há água para as culturas, para os rios, para as barragens… que permite mais alimento, e energia eléctrica “barata”.