Conceito de design mostra novas funcionalidades do macOS

10 Comentários

Todos os anos na WWDC a Apple atualiza os sistemas operativos de todos os seus dispositivos e, este ano, não esperamos que seja diferente. Assim, já se começam a ouvir os primeiros rumores e, tal como no caso do iPhone, surgem os primeiros rascunhos e conceitos a mostrar, possivelmente, aquilo que a Apple anda a preparar.

Recentemente surgiu um conceito de design criado por Álvaro Pabesio que mostra as grandes mudanças que podem ocorrer este ano no macOS, quando a próxima versão for apresentada.

macOS

macOS: Devemos esperar grandes mudanças…

Nestes novos conceitos quase tudo sofreu alterações. A primeira grande mudança a notar é na clássica barra de menu do macOS que agora aparece muito mais simplificada. E, em vez dos ícones do Wi-fi e do som surgirem no topo, passam a estar reunidos num centro de controlo à direita que, muito possivelmente, quando clicado se expande. Para toda a gente que utiliza o iOS, este centro de controlo é, com certeza, bastante familiar.

Mas, apesar de tudo isto, segundo os rumores que têm circulado, as aplicações deverão ser o grande foco da marca da maçã nesta atualização do sistema operativo para Macs. Tendo como base informações recentes reportadas pela Bloomberg, estes rascunhos mostram que o macOS é capaz de suportar e correr de forma nativa aplicações desenvolvidas para iOS, sem colocar de lado qualquer funcionalidade.


Aplicações universais?

As apps universais deverão funcionar num computador Mac, tal como funcionariam num dispositivo com iOS. E, o melhor de tudo, é que não são versões piores nem mais leves, muito pelo contrário. São ainda mais rápidas e bastante mais versáteis. O conteúdo ajusta-se à escala automaticamente e tem em conta a resolução do ecrã. Ainda não é claro se a Apple vai fundir as lojas de aplicações do macOS e do iOS ou se as vai manter separadas.

De qualquer modo, a marca da maçã não pretende fundir os seus dois sistemas operativos mais populares num só. A ideia é dar aos utilizadores do macOS a possibilidade de terem as mesmas aplicações dos seus equipamentos móveis no Mac. Aliás, nestas imagens podemos ver a aplicação Messenger na dock do macOS.


Muitas outras funcionalidades…

Muita gente gostaria de ter um modo escuro e, no passado, surgiram rascunhos de sistemas operativos da Apple que apresentavam esta característica. Nesse aspeto, este conceito de design não é diferente dos anteriores e também tenta imaginar como poderá ser a nova versão do macOS se for incluído um modo escuro.

Para além disso, este conceito mostra uma janela chamada “Devices” e que deverá permitir fazer a gestão de vários dispositivos de hardware Apple, onde se inclui o iPhone, o HomePod, os AirPods e muito mais. Esta funcionalidade seria muito conveniente, pois permite ver os estado e identificar informação de todos os produtos Apple que o utilizador possua num único local.

Finalmente, este novo conceito de design mostra-nos também alterações em conhecidas aplicações do macOS, como o Finder com uma nova barra lateral e uma nova app Mensagens com Animojis.


Conclusão

Este é, sem dúvida, um projeto conceptual muito ambicioso e bastante interessante que tem todas as características para, de facto, tornar o sistema operativo macOS ainda melhor e explorar novas características. De tudo isto, aquilo que mais se destaca são as aplicações universais que têm a capacidade de redefinir a forma como um utilizador Apple usa todos os seus dispositivos.

A WWDC deverá realizar-se no princípio do mês de junho e, será aí que a Apple irá desvendar todas as novidades de software em que tem andado a trabalhar.


Leia também:

Apps do iOS vão chegar ao macOS ainda durante 2018

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Horrível.
    Menu bar escondida. As aplicações na menu bar passam a ser representadas com bolas? Nem quero imaginar o UI quando alguém tem 15/20 aplicações dessas.
    Padding excessivo nas sidebar. A apple nunca usou sombras assimétricas em botões. Muito menos as sombras serem inconsistentes entre UI branco e preto.

    1. Avatar de Carlos Costas
      Carlos Costas

      É mais um rumor lançado por alguém que não tem nada para fazer na vida.

      1. Avatar de Carlos costa
        Carlos costa

        então porque comemos com este lixo aqui em forma de “noticia”? 🙁

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Não é um rumor é um estudo de conceito de design feito por alguém.

  2. Avatar de João
    João

    LOL

    consigo por o KDE Plasma com este look!!! AHAHAH

  3. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    “Marca da maçã” não faz sentido. A maçã é mesmo a marca.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Este estudo foi feito por um caramelo, não é nada oficial, a forma como foi escrito este artigo leva a querer que pode ser um estudo para a Apple ou da Apple .

    “Recentemente surgiu um conceito de design criado por Álvaro Pabesio que mostra as grandes mudanças que podem ocorrer este ano no macOS, quando a próxima versão for apresentada.”

    Nada disso, foi um caramelo com tempo livre a mais que fez este estudo de conceito, em que mostrou a visão dele sobre o que poderá ser implementado conforme alguns rumores que andam por ai, muitos sites acharam engraçado e deram visibilidade, mas não é um estudo da Apple. É o estudo de uma pessoa e apenas isso.

  5. Avatar de torrenteemdemaisadacadia
    torrenteemdemaisadacadia

    humm eu não atualizava o high sierra para isso, especialmente com esse design horroroso. detesto esse design.