Macbook Pro Core i7 a 100°C – Um Mac febril

133 Comentários

Os novos portáteis da Apple, com os processadores core i7, estão a ter resultados estonteantes, derrubando os seus antecessores em todos os pontos relacionados com performance. Agora estão também a vencer na temperatura, com o processador a atingir uns impressionantes 100 graus celsius.

Os testes foram realizados pela PC Authority, que constatou durante a análise, que o chassis do portátil estava mais quente do que devia. Por esse motivo, não foi possível realizar os testes da forma habitual, pois o portátil tinha que estar de lado, como mostra a imagem, para que não desse erros.

Ao verificarem as temperaturas, chegaram à conclusão que o novo e potente processador do Macbook Pro estava a 100ºC! Ao estranharem o resultado, foram fazer os mesmo testes ao Fujitsu Lifebook SH760, que tem o mesmo processador e no fim vieram a constatar que a temperatura do CPU encontrava-se por volta dos 80ºC.

Este site acha que o problema está no sistema de arrefecimento que é insuficiente para um processador tão potente. Apesar de alarmante, não nos podemos esquecer que este pode ser um caso isolado.

Homepage: PC Authority

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

133

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcio
    Marcio

    Bem ao meu tsunami, aconteceu o mesmo e queimou a motherboard, ou seja os portáteis de hoje em dia aquecem demasiado, especialmente para quem (como eu) que utiliza o pc de 12 a 14 horas diárias.

    1. Avatar de André Meireles

      Bem, o meu tem esse uso e atinge no máximo 50 e tal ºC.. É um ASUS F3S!

      É quentinho, sim, mas já vi bem piores e a aquecerem muito mais rapidamente..

      Abraços

      1. Avatar de João Palma
        João Palma

        o meu f3sc tambem anda por ai!

        1. Avatar de João Ramiro
          João Ramiro

          eu tenho um portátil HP já com uns aninhos e sempre trabalhou bem, tem um Pentium 4 a 3.2GHz e a temperatura normal é 90ºC

    2. Avatar de Andre Pato
      Andre Pato

      Tenho um MacBook White Unibody e a temperatura normal esta entre os 45 e os 70 graus!
      As temperaturas que este novo Macbook da apple com o i7 atinge sao realmente infernais!

  2. Avatar de João Pedro Cunha
    João Pedro Cunha

    Por vezes tem de se esquecer um pouco a estética e por o lado prático da questão a funcionar. Por outro lado grandes portáteis requerem grandes processadores, mas se as ventoinhas são pequenas, pouco ruidosas e escondidas no meio da carcaça podem dar nestes problemas de super-aquecimento.

    A ver vamos como vai a Apple contornar este obstáculo.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Mai nada! Os PowerPC da Motorola não são os Intel I7 de agora e nem o alumínio faz milagres… Os Sony tem igualmente os mesmos materiais com potencias semelhantes e não se veem relatos de fritadeiras. Alem que para aqueles que colocam a estética antes de qq coisa os Sonys estão aprovados!

      1. Avatar de a Friend®

        Comparação no minimo… Estranha 😀

        Os PowerPC eram conhecidos por aquecerem demais mesmo! Alias nem compares os nanometros usados num PowerPC com os da Intel… a Intel leva clara vantagem porque usam bem menos, logo aquecem menos 😉

        Se houvesse PowerPC’s num corpo Unibody quem não lhes punha as mãos era eu… a não ser que me dessem umas luvas termicas!!! 😛

  3. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    Andam a copiar as noticias da WinTech, ou são eles que estão a copiar?

    Já vi dois posts a falar do mesmo assunto no mesmo dia… (este é um deles)

    1. Avatar de Vítor M.

      Ui, vais ver isso em muitos sites, visto que já saiu ontem e está nos grandes sites americanos.

      Aliás, se quisesses ser inteligente (que está visto que não és) verás que o post tem fonte.

      Hehehe é cada um que aparece!!!

      Olha eu vi aqui:
      http://www.engadget.com/2010/04/26/core-i7-equipped-macbook-pro-hits-100-degrees-celsius-your-lap/

      O João Campinhos viu aqui:
      http://www.pcauthority.com.au/News/172791,macbook-pro-helps-core-i7-hit-100-degrees.aspx

      O Rui viu aqui:
      http://gizmodo.com/5524473/core-i7-macbook-pro-could-make-water-boil

      E tu viste na Wintech…que por acaso, não diz onde viu!! És mesmo troll 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois… e muitos outros vão ver em muitos locais… é sinal que a Apple mexe com as pessoas 😉

          Mas o amigo de cima acha que essa notícia tem um exclusivo nacional 😀

          Depois vêm logo os outros trolls, uns a dizer que viram esta, outros que viram a do Papa, outros que viram a dos marretas…

          Deus os ajude!!!

          1. Avatar de a Friend®

            Sabes o que é… devem estar habituados a pseudo-blogs que em todos os titulos escrevem “EXCLUSIVO” … 😉

          2. Avatar de bigkax
            bigkax

            “Depois vêm logo os outros trolls”
            Isto define o meu comentário a 100%, não estou a trolar o pplware mas o Street Racer, pois dizer isto:”Já vi dois posts a falar do mesmo assunto no mesmo dia” é péssimo, talvez devessem esperar por um dia em que mais ninguém escreva e noticia para o menino ficar satisfeito, se bem que com a quantidade de portais de informação por ai os últimos davam a informação anos depois de ser noticia.

          3. Avatar de Vítor M.

            bigkax

            Por acaso o João deixou esta noticia agendada ontem ao final da tarde.

            Mas não podemos meter tudo de talhada. Então as prioridades era primeiro o dos novos equipamentos da Intel, depois o do Mokoto que introduzia este.

            Nós temos praticamente 80% dos posts agendados com alguma antecedência e depois temos os do momento que nos chegam via sites que referi (aos feeds), temos as marcas que nos enviam os press releases… entre outras fontes das agências.

            Mas claro que procuramos ter alguma relevãncia informativa, só não podemos meter 15 posts numa hora.

            Atenção que não estava a falar de ti quando me referi aos outros trolls.

            São uns que ficam “à porta” por serem idiotas e mal educados. E por pensarem que a malta por cá é estúpida… sabemos quem são e ao que vêm.

          4. Avatar de bigkax
            bigkax

            Vítor M.
            Por acaso já tinha conhecimento do funcionamento dos posts do pplware, já foi mencionado antes.

            Reparei que a parte dos trolls não era para mim, mas serviu para introdução ao que disse depois.

      1. Avatar de Rammy
        Rammy

        “Aliás, se quisesses ser inteligente (que está visto que não és) verás que o post tem fonte.”

        Está visto que aqui insulta-se os leitores sem problemas… É bem, é bem… Fico contente por ver que não é só a mim…

        Not…

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          Epá pirem-se daqui, leitores como vocês nao fazem falta.

        2. Avatar de bigkax
          bigkax

          Como se costuma dizer, se queres ser respeitado…
          Talvez a culpa seja da WinTech que não citou fontes, ou talvez seja só ignorância do leitor que não sabe como é que o mundo dos media funciona.

        3. Avatar de Gilberto Pereira
          Gilberto Pereira

          Realmente tenho que concordar com o Rodrigo, para que raio vem um tipo como o Rammy aqui fazer?

          Dizer mal. Típico tuga que para dizer que está vivo cria confusão.

          Vá sigam a sugestão do Rodrigo pirem-se.

          Aqui fala-se de tecnologia. O site da Maria, Telenovelas e TvSeteDias não é aqui.

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            tenho que concordar a 100% .. ninguém é perfeito .. e o PPLWARE TEAM tem feito um excelente trabalho, tenho acompanhado diáriamente nos uçtimos 2 anos e só tenho a louvar esta malta que nos trás informação fresca e que muito respeito merece, não só pelo trabalho mas também pela forma como conduz a site.

      2. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        olha, já que vais com lanço Vítor, fala também do vírus para os ipad’s.. 😀 😀 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Hehehe… li o link que deixaram há pouco. Mas isso traz “águas no bico” 😉

          1. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            e muita.. 😀 acho que vai haver mortos e feridos entre os apple fan boys e os windows fan boy’s 😀 😀 😀

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Toma lá que já almoçaste!

  4. Avatar de Aspegike
    Aspegike

    Vamos ver quais são as desculpas dos fanbois, fico a aguardar…

    😉

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      O melhor é escolher um Core i5 😉 .
      Consome menos energia, aquece menos e é mais barato 😉 .

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      não me posso considerar um fanboy seja do que for … mas aqui vai:

      acho que a malta da apple deveria ter apostado mais na refrigeração dos novos models uma vez que os core I7 são mesmo umas bestaszinhas no que toca a processamento.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        mas…
        se processam muito devem consumir mais que os outros , a autonomia fica degradada.
        cumprimentos

    3. Avatar de sj
      sj

      Ah, e tal…
      Vocês queriam era um destes, nem precisam de aquecimento em casa, e para fazer um chá’zinho nem precisam de chaleira…
      Já no verão quando está calor, a gente usa um iPad que faz quase o mesmo (quando estão ambos desligados).

      Ahah

      Boa semana 😉

  5. Avatar de Paradise
    Paradise

    Acho que a Apple devia de ter realizados varios testes em relacção ao portatil antes de vir para o mercado… pois assim acho que fará com que nós clientes ficaremos com um pé atras antes de comprar este Macbook….

    Mas a apple com o seu grande potencial decerteza que nao demora muito arranjar uma boa solução rapidamente…

    Atentamente:
    Ricardo Vieira 😉

  6. Avatar de Sun II
    Sun II

    Curioso, o meu Vaio ULV não passa dos 40ºC 🙂

    1. Avatar de Paradise
      Paradise

      Como todos nós sabemos… VAIO é VAIO
      Mas tambem depende muito da “coça” que lhe tax a dar , se passares o dia no Word ou na net comcerteza que ele nao te vai aquecer 🙂

      Agora se colocares ai um programinha de desenho , AutoCad ou isso concerteza que te vai aumentar a temperatura signitivamente…

      😀

    2. Avatar de Vítor M.

      Isso calma… VAIO é uma área à parte 😀

      Eu tenho o meu a caminho dos 3 anos, todo o dia ligado (praticamente) e tirando um problema no ecrã prontamente resolvido pela Sony, nunca deu problemas de arrefecimento.

      E atenção é um Sony VAIO VGN-AR21M com ecrã 17″ Widescreen, NVidia GeForce Go7600 128MB e placa TV… consome bem energia mas tem uma refrigeração impecável.

      1. Avatar de Ocasional
        Ocasional

        Portáteis com “problemas de arrefecimento” são bons é agora para os picos do verão… 😉

        Até pode ser um caso isolado… mas não se pode ter tudo… muito processamento, boa refrigeração e pouco ruído, não é fácil 🙂

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que não levem o meu comentário de forma depreciativa.

    Tenho reparado que por muitas vezes, após um site da “concorrência” colocar uma noticia, aparece aqui poucas horas depois, isto não acontece apenas ocasionalmente, o que é estranho, pois parece-me que o staff tem qualidade para mais. Gostava que fizessem uma análise a isto, pois o que eu quero é que o pplware melhore cada vez mais e isso não acontece com situações destas.

    Não tenho afiliação nem interesses com nenhum dos sites em questão, e sim, já vi o mesmo a acontecer por parte do outro lado.

    Continuem o bom trabalho!

    1. Avatar de Vítor M.

      Concorrência?

      Sim por vezes a engadget, a gizmodo têm acesso a informações primeiro que nós. Mas é raro pois temos estado com eles lado a lado… até no mesmo bar onde encontramos com eles o iPhone 4G… foi uma sorte ele ter caído aos pés do Greg…

      hehehe… se não tens nada de útil para dizer… reza 😉

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Estava habituado a um Vítor mais diplomata que respondia sem insultar, agora já chama “troll” aos leitores que lhe dão audiência?

        É lógico que as notícias só são exclusivas no momento em que são lançadas, todas as seguintes são cópias, desde que sejam dados os créditos a quem de direito (neste caso, citadas as fontes) como o Pplware faz, tudo ok.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Pois, a diplomacia já era…

          Vitor, se é para censurar as respostas, porque não censura logo desde o inicio?

        2. Avatar de Gilberto Pereira
          Gilberto Pereira

          Deves gostar que gozem contigo e tu diplomaticamente convidas esses Excelentissimos Trolls a gozarem-te e a gozar o teu trabalho.

          Ele tem é muita paciência. isso sim.

        3. Avatar de Olly

          De facto já não é a primeira resposta assim (até eu já levei com uma); não ponho em causa o excelente trabalho que desenvolve aqui mas sim a falta de cortesia que tem tido ultimamente para com os leitores.
          Tente refrear-se um pouco, afinal está a dar a cara pelo sítio/equipa.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não me parece que tenha sido falta de cortesia com o que disseste na altura, mas penso que foi até bastante oportuno.

            É uma questão de semântica e porque na altura foste incorrecto.

            No entanto vejo que continuas a comentar e que o que naquele dia insinuaste (por estar mal disposto provavelmente) era mentira e só o disseste por pura maldade.

            Sabes que eu tenho uma excelente memória.

            Reparei que depois disso, os teus comentários começaram a ser muito mais participativos e construtivos, logo é um facto que fez bem dizer-te que não suporto certo tipo de provocação só porque estavas mal disposto. 🙂

          2. Avatar de Olly

            Todos temos os nossos dias não é?
            😀

  8. Avatar de Ruben Oliveira

    Bem, o meu macbook white atinge os 70º/80º quando bem puxado, por isso os resultados não me admiram muito.

    É sabido que a linha Mac aquece bastante.

    1. Avatar de Paradise
      Paradise

      Não é muito de estranhar aquelas temperaturas…
      Todos sabemos que os Mac aquecem mais , e tambem sabemos que a linha de processadores I7 tem um grande potencial tendo então que aquecer mais que os seus antecessores , a linha I7 tem aquele boost que toda a gente sabe que “quase” Duplica a sua velocidade é normal que aqueçam…

  9. Avatar de a Friend®

    Pelo que li no artigo original não é a temperatura média mas sim num benchmark especifico que o puxa a essas temperaturas.

    De qualquer forma não deixa de ser alarmante já que a essas temperaturas um portátil a médio prazo morre. Vamos lá ver se é um caso isolado, se é geral e se for, se tem solução com um update na firmware… ou então se é necessário um recall (que espero que seja o ultimo caso)

    De qualquer forma é estranho acontecer logo neste modelo de 17, que é o maior e que tem precisamente a melhor refrigeração de todos os modelos (em comparação aos modelos de 13 e 15 polegadas).

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim foi durante os testes, mas é preocupante, agora que estou em fase final da compra de um….

      Espero que seja mesmo uma questão de extremos 🙂

      1. Avatar de a Friend®

        Eu até hoje nunca tive problemas 😀 (infelizmente não tenho o de 17) …

        Mas lido diariamente com 2 de 13 polegadas e 1 de 15 e todos eles estão sempre em temperaturas boas, a rondar os 50-60 graus em média. (Core2Duo – Unibody).

        A única coisa que aconselho sempre a toda a gente é muito cuidado onde usam os portateis em geral… há quem tenha muito o vicio de usar no colo ou sobre toalhas de mesa ou mantas, e dificultar a refrigeração do mesmo (que se encontra na dobra da tampa) e poderá provocar um ligeiro aquecimento, não no CPU mas no aluminio em geral. 😉

      2. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Coincidimos na escolha do momento 🙂 .

      3. Avatar de Shadow
        Shadow

        É apenas um num “milhão”,…
        À que ter em conta que as temperaturas normais nos portáteis em LOAD, hoje em dia, rondam 60º-80º dependendo do modelo do processador… por isso os 100º sim é exagerado…

        1. Avatar de a Friend®

          Pera, há que ter em conta que estamos a falar de um processador que funciona com diferentes estágios, inclusive Overclock inteligente.

          Ele só atingiu essa temperatura com o Cinebench a puxar por ele no máximo dos máximos, porque a temperatura média ronda os 50 graus… e está bem dentro dos parametros.

          1. Avatar de Shadow
            Shadow

            Overclock inteligente é falar bem demais do sistema que a Intel introduziu…

            Temperatura média e load não é o mesmo, para mim a load é que interessa o resto é abaixo logo está bom,…

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Foi o teste “Cinebench”.

  10. Avatar de Luís Salvador

    O meu Macbook Pro é ainda o de 2009 (Core 2 Duo) e até agora não tenho tido problemas de temperatura. Mas acho que é normal por vezes ficar com as mãos quentes já que o unibody aquece bastante e tal… Mas nada por aí além.

  11. Avatar de mokoto
    mokoto

    aproveitando que o chassi é em alumínio dá sempre para aquecer o cafesinho, fazer uns ovos mexidos e com mais um bocadinho um belo cozido à portuguesa 🙂

  12. Avatar de Jorge Barreto
    Jorge Barreto

    Já quando estou no handbrake o meu mac chega aos 80 e irrita mesmo mas isso deve.se ao alumínio ajuda a aquecer mais ainda

  13. Avatar de Bónus

    Esta notícia é no mínimo, “estranha”.
    Em primeiro lugar, a Intel diz que a temperatura de funcionamento do I7 pode ir até 105º.
    Ou seja, mesmo com os pesados testes de benchmark, o processador ficou dentro da temperatura normal de funcionamento.
    Em segundo, eles dizem que o Fujtsu que serviu de comparação com o mesmo processador, apenas atingiu 80º.
    Só que no screeshot do Fujitsu, verifica-se que o processador é um I5… VER AQUI

    1. Avatar de a Friend®

      Belo pormenor! 😀

      Outra coisa é que os testes no Windows os picos foram mais elevados que no MacOSX. Não sei como está o suporte para o Windows 7 neste momento mas é um caso a ter em conta, visto que no passado, surgiram alguns problemas de sobre-aquecimento de certas placas gráficas quando usadas em Windows e ficou resolvido após um update do bootcamp.

      Mas aparte disso, como é que fazem a comparação de temperaturas entre um Core i5 e Core i7 é no minino caricato.

      A minha única curiosidade (ja que está dentro dos parametros da Intel essa temperatura, da qual desconhecia) é se ela se verificou durante minutos ou se foram apenas picos de temperatura, e desceram assim que os coolers fizaram o throttle a 100% …

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Uma analise melhor faria com que constatasses que o problema é do CPUID. Vê aqui que nesta imagem no CPUID diz i5 mas à esquerda ver parte do modelo do processador e a frequência que podes ver completa nesta imagem. Isto leva-me a concluir que existe um bug no CPUID ou é uma versão desactualizada.

    3. Avatar de Vítor M.

      Mas eles explicam o porque da imagem do software HWMonitor só mostrar um I5.

      [Update: Just to clarify the comments about the HWMonitor screenshots. The version used (1.15) predates the Core i7-620M CPU’s release. This means that HWMonitor incorrectly reports the CPU as a Core i5. The Cinebench program in the background of the shots reports the CPUs correctly as 2.6GHz Core i7-620M models in both laptops. The references to the CPU in the Fujitsu Lifebook are correct.]

      1. Avatar de Observador
        Observador

        Então claramente esse teste não serve para i7 visto não os contemplar.
        Mais um tiro no pé.

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          O facto de o nome estar incorrecto não implica que a temperatura não esteja, se reparares no Cinebench 11.5 as informações são correctas e as temperaturas são similares.

    4. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      acho que aggaras-te o caso pelas partes sensiveis… muito bem reparado…

    5. Avatar de Hugo Cura

      Bónus, a intenção era boa mas deste as duas ao lado.

      A segunda já foi explicada. Quanto à primeira, cuidado que os conceitos Tjunction e Tjunction-max são diferentes. O que referiste foi o Tjunction que é de 105ºC. O Tjunction-max, lamento dizer, mas é de 100ºC. Aliás, só não passou de 100ºC porque a função do Tjunction-max, ao ser atingido, é de desligar a máquina.

  14. Avatar de Armando Santos
    Armando Santos

    Penso que são coisas que acontecem, todas as grandes marcas já tiveram e vão continuar a ter os seus problemas de temperaturas ou mau funcionamento de algum componente (atenção não sou fanboy de Apple, muito pelo contrário), existem tantos exemplos, asus, motorola, intel, AMD, mercedes e a lista continua.

    Queria deixar aqui um offtopic em relação ás críticas dirigidas á pplware na cópia de news, seja verdade ou seja mentira penso que todo o processo está errado, podiam ter feito/dito o comentário via PM para os admins do site e não de uma forma tão directa e destructiva pois pela minha opinião foi apenas uma tentativa de queimar o site e só demonstra falta de respeito para com o mesmo e staff.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Se não existisse a “cópia de news” vivíamos num mundo mais complicado, por exemplo seria muito complicado ter noticias sobre informática em português na media que quase tudo se passa no estrangeiro e era necessário ter alguém a cobrir as noticias, os testes a novos equipamentos também demorariam mais pois os equipamento demoram mais a chegar aqui, portanto ou esperava-mos, pendia-mos as línguas das noticias ou usava-mos um tradutor.

  15. Avatar de Henrique Morais
    Henrique Morais

    Quente quente é um portátil, que aquece de tal maneira que a tinta começa a sair, portátil esse que é meu: http://dl.dropbox.com/u/120822/27042010.jpg

    1. Avatar de Vítor M.

      Eiiii isso é teu??? Porra que esse sim aqueceu até chamuscar!!!

    2. Avatar de a Friend®

      Só assim em tom de curiosidade… Essas manchas negras não será precisamente onde ficam as mãos pousadas? 😉

      Se se verificar sobre-aquecimento não é mesmo normal, já me passaram modelos iguais a esse pelas mãos e nunca vi problemas de maior por acaso.. poderá ser um caso isolado.

      1. Avatar de Henrique Morais
        Henrique Morais

        Sim é também onde as mãos ficam, mas o facto é que a tinta fica colada à minhas mãos, devido ao calor.
        Mas por exemplo a mancha que está perto do selo da nvidia esse é mesmo só de calor, suponho que seja mais ou menos a zona onde o cpu está.
        Mas apesar deste problema, uso-o todos os dias e continua aqui para as curvas.

        1. Avatar de a Friend®

          Exacto. Essa geração de ASUS assim como os ACER da mesma epoca tinham/têem esse problema que sai a tinta…

          Aconteceu-me precisamente num ACER, inclusive no botão esquerdo do trackpad… o que me faz acreditar mais que está ligado à qualidade (má) de construção que propriamente aquecimento… 😉

          1. Avatar de Henrique Morais
            Henrique Morais

            Mesmo assim é muito comum a temperatura media rondar os 60º, e já por muitas vezes apanhei o “gajo” a 90 e pouco

          2. Avatar de bigkax
            bigkax

            @Henrique Morais
            O meu HP530 costumava ficar com a temperatura mínima a rondar os 60º, mudei a massa térmica(os computadores assemblados em linhas de montagem tem sempre massa a mais), tirei o plástico que tapava a saída de ar(tapava metade), tive melhoria de cerca de 15º, e chega a mínimos de 38º

          3. Avatar de Henrique Morais
            Henrique Morais

            Também já o fiz, e abro frequentemente para limpar o pó. Mas suponho que neste caso seja mesmo um problema de arquitectura de refrigeração.

          4. Avatar de André Meireles

            Eu tive esse problema no 1º chassis do portátil, apareceram manchas no touchpad! Entretanto começou a rachar e as dobradiças, de um momento para o outro, cederam! -.-‘ Enfim, como estava na garantia foi para arranjar e este chassis novo, com 1 ano de uso, ainda não deu nenhum tipo de problema! Penso que já contornaram a má construção..;)

    3. Avatar de telmo

      tudo bem que o calor tenha alguma influencia maaassssss aquilo tem é muito uso e uma transpiração muito activa misturada eheheh =P

      1. Avatar de Henrique Morais
        Henrique Morais

        Sim lá em uso é verdade, não tenho culpa que tenha que passar dias a programar lol

  16. Avatar de Revolução Digital

    Outra das causas apontadas é que o corpo unibody dos Mac dificulta o arrefecimento dos componentes.

    De qualquer modo acho que este é um bom exemplo para aplicar as dicas expostas no vosso post anterior sobre o arrefecimento dos portáteis 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Tu não me digas que vai ser preciso uma base de arrefecimento numa máquina de mais de dois mil euros???? 😀

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        e ja li num sitio algures que as bases são quase inúteis quando toca a baixar temperaturas, sendo tanto ou mais importante por exemplo aplicar uma boa pasta térmica ao processador e gpu..

  17. Avatar de Alexx
    Alexx

    Recordo que a anterior linha dos Macbook Pro tinham um sistema “natural” de arrefecimento, junto e na base do ecrã que era suposto dissipar as altas temperaturas em associação com a estrutura de alumínio … na teoria, porque na prática sempre tive alguns problemas de aquecimento, basta um programa utilizar a gráfica de forma mais intensa e temos fritadeira e descarga da bateria. Com a nova linha pensei que os moços da Apple tivessem resolvido o problema. Não basta meter potência dentro do chassis … depois … patinam 😀

  18. Avatar de Observador
    Observador

    Fazer testes num Apple a correr Windows?
    Querem enganar quem? Os windows users.
    Comparar um I5 com um i7?

    Fud a rodos.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Fear,_uncertainty_and_doubt

    1. Avatar de Bónus

      Não conhecia a definição dessa técnica.
      Curioso observar que a palavra “Microsoft” aparece 12 vezes…

    2. Avatar de Shadow
      Shadow

      Observador são os dois i7, lê melhor para a próxima!!
      O programa pode não saber o nome correcto, mas vai buscar a temperatura ao sensor na mesma…
      Qual a dúvida?

    3. Avatar de bigkax
      bigkax

      Criticaria se não o fizessem, se leres bem usaram tanto OSX como Windows e tiveram resultados idênticos.
      Fazer comentários destes e depois questionar a inteligência dos milhões de Windows user…
      E já agora o termo mais correcto é mac, já que Apple é a empresa e tem mas produtos, gostava de “ver” Windows num iPod shuffle.

      1. Avatar de Observador
        Observador

        Os resultados não foram idênticos primeiro que tudo.
        Segundo. Uma coisa é a temperatura no processador e outra é nas pernas ou mãos do user.
        Quanto ao termo “correcto” percebo que que quer dizer, mas não deve ter “alcançado” o que eu pretendia dizer.
        Um iPhone não é um Mac, bem com um iPod ou um iPad também não (por ex.).
        Já colocaran iPhones a “correr” windows.
        Fazer testes a um equipamento Apple a correr windows é estar a falsear e é um engano de teste.

  19. Avatar de Sun II
    Sun II

    A apple anda mesmo em alta.
    Os fanboys devem andar a fervilhar também:

    http://it.slashdot.org/story/10/04/27/1214230/Backdoor-Malware-Targets-Apple-iPad

    1. Avatar de a Friend®

      Devias ler melhor as informações. O Malware encontrado é para PC e é usado o nome do iPad para puxar os clientes a fazer um update do iTunes falso e assim ficar infectado.

      “iPad users on Windows targeted with malware”

      http://news.cnet.com/8301-27080_3-20003453-245.html

      Scammers are distributing e-mails designed to trick iPad owners into downloading software that they think is an iTunes update, but which turns out to be malware that opens a back door on the computer, researchers warned on Monday.

        1. Avatar de a Friend®

          Já deixaram o link mais acima, mas para ti assenta que nem uma luva.

          http://en.wikipedia.org/wiki/Fear,_uncertainty_and_doubt

          Entre “Malware Target Apple iPad” e “Malware Target Windows users who owns an iPad” vai uma distância bem oposta.

          Mas já reparei que és daqueles que acreditas nas noticias da TVI.. Liberta-te disso…

          “Misinformation is the path of ignorance..”

          1. Avatar de Sun II
            Sun II

            LOLOLO

            eu só meti um link e já tiraste mil conclusoes disso 😡

    2. Avatar de Vítor M.

      É um sinal que a Apple hoje em dia está em alta, é sinal que nos próximos anos dará muito o que falar 😉

      Isso é mau sinal para a “concorrência” 🙂

      Hoje em dia, tudo o que seja Apple (bom e mau) é grande notícia… porque será?

  20. Avatar de Observador
    Observador

    Se gostam de estar informados será de ler ESTE ARTIGO

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Lá por estar dentro do limite da Intel, não significa que não estrague o portátil, significa que o processador aguenta!

  21. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    Achei porreiro fazerem um artigo sobre aquecimento nos portáteis e logo a seguir esta notícia 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Estava agendada desde ontem ao final da tarde e achei que era um timming interessante. Pois o assunto encadeava muito bem.

      Fica reforçado o aviso que vem aí o tempo da canícula, salvaguardem a saúde das vossas máquinas 😀

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Ai não 😛

        Eu tenho de limpar o pó do interior do meu depois dos exames, senão este verão ainda lhe salta a tampa… ou então o cpu/gráfica/disco vai(ão) ao ar :\

        1. Avatar de André Meireles

          No meu é fácil saber quando e preciso tirar o pó.. a ventoinha começa a fazer uma barulheira tal que parece um motor de motorizada, daquelas de 50cc!:P

  22. Avatar de MySeLf
    MySeLf

    Apple – Qualidade acima de tudo. 😀

    Gostava de ver isso a correr linpack (algoritmo utilizado pela intel para testar os próprios CPU’s). Isso sim, aquece um CPU e testa a estabilidade.

    De qualquer das formas, aparentemente não foi preciso tanto para por o material de “qualidade suprema” a ferver e a dar erros.

    Bem, ao menos agora tem mais utilidade, aquece no inverno e ainda serve de utencilio de cozinha. Isto claro está… a acrescentar à função que já tinha que era “calça mesas”. 😀

    Brincadeiras à parte,

    Mais uma prova que a Apple é apenas mais uma marca como as outras, sujeita aos mesmos problemas e falhas graves. Apenas se cobra mais do que o normal.

    Cumprimentos,

    MySeLf

  23. Avatar de quasar
    quasar

    Por isso é que eles são muito mais caros… QUALIDADE… eheh

    É um verdadeiro 2 em 1! tás a trabalhar, se te apetecer uma tosta mista, é só fechar o portátil ( sim eu sei benchmark bla bla wiskas saquetas).

    cmps

  24. Avatar de Paranoiasnfm

    Que potência! 😮
    Este queima mesmo…
    Eu tenho um Intel Core 2 Duo e anda sempre à volta dos 60ºC, quando puxo por ele a sério… e tenho uma Thermaltake mais ou menos preparada e tal, portanto, imagine-se este portátil… é muitíssimo elevada.

    1. Avatar de Misterious
      Misterious

      -.- ah tu comparas desktop com portatil, ah bom ta bem.

  25. Avatar de The STK
    The STK

    Maça assada ;p

  26. Avatar de Olly

    Já confessei aqui por diversas vezes que não sou admirador da maçã (apesar de afirmar que é um produto robusto) mas não podemos fazer uma tempestade num copo de água acerca desta notícia. Antes de mais temos de ver se é um caso isolado ou se acontece com todos os i7 da Apple; depois convém saber se aquela temperatura se alcança com uma utilização normal, i.e. com um programa de edição de imagem ou vídeo e etc. (não esquecer que as temperaturas atingidas foram após alguns testes de benchmark).
    Não é?

  27. Avatar de The Duke
    The Duke

    Já o anterior aquecia muito. Estes tipos esquecem-se de uma coisa: a carcaça é de ALUMÍNIO. O portátil não tem dissipador. Ele é o dissipador. Excesso de calor=menor tempo de vida.

    Que grandes máquinas estes Macburn Pro.

    1. Avatar de Misterious
      Misterious

      daqui a pouco em vez de aluminio, irao ser em inox 😛

    2. Avatar de a Friend®

      Mito! 😀

      Não sei se já desmontaste algum MacbookPro , mas eu já e posso deixar o meu testemunho. O corpo dos Macbooks não serve como dissipador. Nenhum dos componentes (CPU/GPU/RAM) está ligado a ele, logo ELE NÃO É DISSIPADOR.

      Ele apenas consegue é “reter” o calor gerado, mas não se pode chamar “dissipador”.

      Senão daqui nada faziam “Macbooks Pro’s de Cobre” 😀

  28. Avatar de Misterious
    Misterious

    Pode ser falta de massa termica ou sistema de arrefecimento inadequado para este cpu.

    No meu portatil (pc mesmo, nao tenho macbook), mal o tive reparei logo que a GPU nao tava a funcionar bem. instalo o Everest e vejo a temperatura dele… 160ºC.
    Ah pois…. foi logo para a garantia. Agora ta muito melhor, nos 50-60ºC.

    1. Avatar de Daniel Santos

      e mesmo assim ainda não está na temperatura digamos “normal” de um portátil (claro que depende do ambiente em que ele esteja) mas o normal é entre os 40 e 50ºC ou o habitual 🙂

  29. Avatar de Paradise
    Paradise

    Este tópico esta a dar que falar 🙂
    A maça da sempre que falar Pessoal… Má ou Boa a noticia a maça da sempre pano para mangas xD

    Muita gente critica a Apple mas se lhe dessem um nao o iam recusar 😀

    😉

    1. Avatar de Daniel Santos

      Eu recusaria redondamente visto não ter uso algum para mim utilizar um MAC. Apoio o uso do mac principalmente para “designers”. e paga-se demasiado por um MAC (geralmente por causa do Sistema Operativo).

      Ah e tal tem um bom design e mais não sei o quê… o certo é que não é de agora o aquecimento dos mac’s…

      Os que dizem para optar por um i5 por ter menos nanómetros e por consumir menos porque o que está aqui em questão é arrefecimento e não dos componentes em questão…

      Eu tenho um portátil da toshiba versão gamer já há 2 anos e o máximo a nível de temperatura que foi ao realizar o benchmark foi de 75ºC. A temperatura normal dele a trabalhar é de 40ºC. Tudo depende da refrigeração do material em si e da construção do portátil.

      Cumps ^^

      1. Avatar de Alberto Ferreira
        Alberto Ferreira

        Andei tantos anos a criticar os Mac’s sem os ter usado (não conta mexer no trackpad e teclado de exposição enquanto passa um Flash com o preço) que me sito tentado a perguntar-te se falas com experiência de causa. É que essa dos associar aos “Designers” é um síndroma conhecido.

        Os Macs têm mais mitos que o 24 Horas.

        Quanto ao custo elevado, deixa-me dizer que adquiri o novo modelo de 13,3 por 1000 e poucos Euros (Aquilo regateado, eles fazem 5% de desconto).

        Se mesmo assim achas que é caro, lamento em saber que o teu valor hora seja assim tão baixo. O tempo que tenho ganho, mais o que não perco, compensa em muito os poucos Euros a mais que se paga. Quem compra um carro topo de gama, não precisa de andar a testar a velocidade, aquecimento do motor ou perder tempo a acrescentar tweaks rídiculas; simplesmente sabe que ele é confortável e funcionará quando preciso, gastando o resto do tempo à aproveitar a vida.

        Espero não alimentar as discussões típicas MAC/PC, mas sendo um recém convertido, julgo-me na obrigação de partilhar o que para mim foi uma descoberta. Tivesse eu encontrado alguém assim mais cedo …

        1. Avatar de a Friend®

          É um excelente testemunho, porque casos como esse são mesmo muito vulgares, de quem critica desconhecendo na totalidade, e são precisamente essas pessoas que geram e alimentam os mitos sobre o mundo Apple/Mac 😉

  30. Avatar de zp
    zp

    100ºC!? Fixe! dá pr´aquecer um chazito enquanto trabalha… ^_^´

  31. Avatar de Zorbada
    Zorbada

    Bom…100ºC dá para cozinhar mas um notebook que possui o CPU a 100ºC não tem as ventoinhas a 2010 rpm’s …

    Possivelmente existe algum defeito, pois vários outros sites já realizaram este tipo de teste e nenhum apresentou este problema…

    De qualquer forma o meu já está encomendado…logo vejo se dá para fazer café nas pausa…sempre é melhor que tabaco!

  32. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Ui! :S

    O meu HP Compaq tinha o ventilador “marado” e também atingia essas temps… (100 ºC) mas agora.. a Apple.. com todos os seus caprichos, burocracias e que é tãoo rigorosa.. deixar passar um problema destes.. Vamos lá ver se é um caso isolado ou se é geral..

  33. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Todos os portáteis deviam ser submetidos a este escrutínio. Nas especificações deles deviam vir também a temperatura máxima em alto desempenho e a temperatura de sobreaquecimento.

    Ainda ontem estava a ver um vídeo e tive logo problemas com o aquecimento, a sorte é que tenho o PC com a hibernação desligada, o que me dá tempo de baixar para um modo de menor desempenho quando aparece esta mensagem http://dl.dropbox.com/u/2863118/Capture.PNG

    Quando comprar um portátil novo este será um dos principais factores que terei em conta.

  34. Avatar de André Almeida

    Pena não ser o único, tendo ao lado um Asus e tendo bastantes parecências com um G1S que eu também tenho e a gráfica também aquece bastante devido à má construção do portátil acabando por queimar a gráfica…

    Não é só os Mac, mas muitos portáteis aquecem bastante

    cumps

  35. Avatar de Alberto Ferreira
    Alberto Ferreira

    Na sequência dos comentários, gostaria de partilhar que sou um recente convertido para Mac, após muitos anos a ter o PC / Microsoft como ferramenta de trabalho e lazer, com total indiferença ao Mac / Apple.

    Sempre com as justificações míticas da falta de controlo no sistema, preços elevados, orientação artística, incompatibilidades, de entre muitas, fui adiando o saber mais sobre este produto, que agora sinto ter sido feito à medida para mim.

    Adquiri o novo modelo de 13,3, e após 1 semana de uso intensivo, realmente é facil perceber quando a Apple diz ter os melhores engenheiros do planeta a trabalhar para eles (não resisto a referir as 10 horas de bateria efectiva que me permitem deixar o transformador no escritório, o trackpad que me fez pensar no rato como um acessório ridículo, o suspender e acordar instantâneo, as cores nítidas do ecrã, a rapidez do Safari, as teclas de atalho tão funcionais … enfim).

    Também fiquei um pouco impressionado com os comentários do Vitor, que não reflectem o profissionalismo (se é que ele vê isto como profissão) que nos habituou. Com certeza que foi pontual e reflexo de outras situações acumuladas.

    Venham mais Mac News, que as minhas acções da Apple têm que começar a render.

    “Quem tem um Mac, não precisa de provas para acreditar na sua superioridade. Quem não tem, por mais provas que lhes dêem, nunca irão acreditar” – Quem me viu, e quem me vê.

  36. Avatar de Xic0
    Xic0

    O meu Hp ás vezes desliga-se por estar muito quente… Atinge temperaturas muito altas

  37. Avatar de Siivet
    Siivet

    É caso para dizer que pode bem ser o 1º portátil a poder fazer ovos estrelados, é só virar ao contrário.

  38. Avatar de MrViper
    MrViper

    Vitor M.

    Já agora sempre vais comprar o Mac Pro de 17 após esta notícia ?
    Ou vais dar mais um mesito para ver no que dá?
    Cumps

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, vou comprar o Apple MacBook Pro 15” 2.66GHz Intel Core i7. Não quero outro de 17″, preciso de portabilidade.

      Mas eu acredito que foi um caso isolado, no entanto vamos estar atentos.

      1. Avatar de MrViper
        MrViper

        Vitor sugestão:
        Apos a compra do mac, gasta mais uns euros e vai para um portatil de 12′ e acedes remotamente a tua maquina principal, tens mais mobilidade e portabilidade e menos peso e sempre os teus ficheiros disponiveis.

        Cumps

        PS. Hoje já será um dia diferente (melhor) 🙂

  39. Avatar de DCorreia
    DCorreia

    Vitor, que se passa contigo “pah”? Bad day??

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 No good day today….

  40. Avatar de mac_user
    mac_user

    tenho um macbook black e tou bastante satisfeito com ele. mas de há uns tempos para cá ele tem ficado lento por causa do safari e cada vez que vejo algum site de flash a temperatura do cpu dita no istat pro foi no máximo de 113º !!! 😐 e a ventoinha vai ao maximo nas 6200 rotações embora até diga mais por vezes.. 6212 ou por aí. tou em querer q é do mau uso q dou ao deixar muitas tab.s abertas mas tb aposto para algum defeito àcerca da pasta térmica ou seja.. ou excesso ou falta dela. se alguem souber de algo agradeço desde já as dicas 🙂 cumprimentos

    1. Avatar de a Friend®

      As vezes a solução é mais simples ainda… desmontar a base e limpar o cooler, apenas isso é o suficiente. Que é o que parece que ele está a precisar.. já que sendo ele o Macbook Preto já tem algum tempinho e convém sempre essa manutenção. 😉

      1. Avatar de mac_user
        mac_user

        eu recentemente desmontei-o pq tive a infelicidade de ter escorregado num sitio e quebrei o lcd e mandei-o vir e ficou porreiro e q se diga.. muito mais barato do q de outra forma mais..”oficial” 😛 mas não sei ao certo o q faça.. vou pesquisar a ver se encontro sobre isso entao

        1. Avatar de a Friend®

          É muito simples mesmo, limpar toda a poeira do cooler… com um daqueles spay’s de ar era o ideal (já que soprar pode ser arriscado.. eheh.. ) e depois com um cotonete seco ir removendo alguma poeira ou cotão acumulado.

          Algum problema de maior passa no Forum do pplware que é sempre mais fácil dar ajuda. 😉