Como era o Lunar Roving Vehicle das missões Apollo? O primeiro astromóvel no Espaço

16 Comentários

A exploração espacial do Homem atingiu o seu auge com a missão Apollo 11, há cinquenta anos. Foi um marco histórico para a Humanidade e desde então têm havido desenvolvimentos na tecnologia e equipamentos usados nas missões.

Apesar de não ter sido usado na missão Apollo 11, o Lunar Roving Vehicle usado noutras missões do programa Apollo foi um importante elemento na exploração lunar. Primorando pela simplicidade, este veículo trouxe muitas inovações para a época!

Lunar Roving Vehicle


A exploração espacial foi crucial para o desenvolvimento tecnológico no século passado, especialmente potenciado pelas duas potências EUA e URSS. Muitas das tecnologias que usamos hoje derivam da inovação desta época cujo impacto se alastra desde a informática até à medicina.

Contudo, o mundo automóvel e da mobilidade também foi algo de inovações neste programa espacial. Nas missões Apollo 15, Apollo 16 e Apollo 17 foi usado o Lunar Roving Vehicle para ajudar na exploração da superfície da Lua. Este veículo, que se destaca pela simplicidade, foi extremamente inovador para a época e algumas dessas inovações apenas recentemente chegaram aos veículos comuns que encontramos no mercado!

O Lunar Roving Vehicle era simples mas inovador

Este astromóvel é bastante mais simples que os Rover atuais da NASA, como o futuro Rover da missão Mars 2020. Por outro lado, foi extremamente importante na exploração da superfície da Lua, na recolha de rochas e outros materiais.

O Lunar Roving Vehicle destacava-se pelos seus quatro motores elétricos, um em cada roda, que perfaziam a modéstia potência de 1 cv – 0,25 cv em cada roda – e que recorria a uma caixa de velocidades cicloidal com uma relação de 80:1 que permitia a este astromóvel atingir quase 13 km/h e uma autonomia de 90 km!

O chassis em alumínio estava exposto, não existindo carroçaria que o escondesse, e por isso o astromóvel era bastante leve! Pesava 210 kg na Terra e 36 kg na Lua. O chassis tinha bastantes particularidades, como a possibilidade de ser dobrado para não ocupar muito espaço no módulo lunar. Quando montado, o Lunar Roving Vehicle tinha cerca do mesmo tamanho de um Mini clássico.

Ao contrário dos carros que comummente conduzimos, o Rover não tinha volante e pedais. Ao invés disso, os astronautas recorriam a um joystick para controlar as quatro rodas direcionais deste veículo.

Para além disso, não foram usados pneus de borracha. O astromóvel recorria a pneus especiais feitos em malha de alumínio com placas de titânio para simular o piso do pneu de borracha.

anterior próxima

Este veículo muito especial, desenvolvido pela NASA em colaboração com a Boeing e a General Motors, foi um elemento importante na exploração lunar dos anos 70. Com várias inovações para a época, tinha características que ainda hoje são novidade nos carros que conduzimos diariamente.

Naturalmente, o preço do Lunar Roving Vehicle era bastante alto. Foram desenvolvidos quatro – dos quais três foram para a Lua e lá continuam – com um custo de 32 milhões de Euros, na época! Ou seja, cada um custou cerca de 8 milhões de Euros.

Sobre os 50 anos do Homem na Lua…

50 anos do primeiro homem na Lua. Por que razão Armstrong saiu primeiro?

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renan
    Renan

    Como a bateria tinha tanta autonomia e resistia tão bem a temperaturas extremas ? Pq não utilizar essa mesma super bateria nos veículos elétricos modernos ?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Tanta autonomia? O rover tinha 745W (1 CV) de potencia. Essa bateria, quanto é que iria dar nos Carros electricos actuais que sao ligeiramente mais potentes (Nissan Leaf tem um motor de 80 kW).

      Bateria deveria ser blindada logo as temperaturas nao sao problema

    2. Avatar de SergioFerreira
      SergioFerreira

      Segundo o artigo, o veículo tinha autonomia de 90km, a uma velocidade máxima de 13km/h e estes ROVERs pesavam apenas 36kg na Lua.
      Com isto em mente, de que forma vê alguma super bateria nestes veículos que pudessem ser usados nos carros actuais???!!!?? Na Terra, a pesarem 210kg, mesmo a 13km/h, deveriam ter uma autonomia ridícula!…imagine se pesarem uma tonelada, como nos carros que usamos habitualmente.

      E sobre as temperaturas extremas, depreende-se que a mesma tecnologia que protegia os módulos lunares também foi usada nos veículos… inclusivé os pneus que eram de malha de alumínio e pedaços de titânio!

      Cumps

    3. Avatar de Rui
      Rui

      A bateria tinha autonomia porque o atrito na lua e bem menor e o carro la pesava o equivalente a 36kg
      Pense antes de comentar

  2. Avatar de RR
    RR

    essa cena rolou bem de crl no nevada.. na lua.. LOL — fake it baby 😉

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Flat earther alert?
      Theory conspiracionist alert?

  3. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    Custa acreditar que o homem foi á lua. Foi nessa época e porque não vai agora? A mentira seria descoberta.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Inflacção
      Fim da guerra fria
      Guerras
      Prioridades
      Desinvestimento na NASA (que detinha uma das maiores percentagens do PIB Americano da altura face a quase todas as outras áreas)
      Entre outras situações!

      O homem não não foi uma única vez à lua, foi várias e foram vários os astronautas que lá pisaram!!

      1. Avatar de Luís Martins
        Luís Martins

        Mas ainda há muitos “crânios” que não acreditam que o homem foi á Lua. O que espanta é como conseguiram it á Lua com Uma tecnologia tão rudimentar, o mesmo se passou com as nossas caravelas no descobrimento do caminho marítimo para a Índia.De vez em quando a humanidade dá saltos gigantes na tecnologia e nos descobrimentos.

        1. Avatar de Francisco Soarez
          Francisco Soarez

          Há 500 anos os Tugas iam à Índia de caravela, demorava 1 ano a viagem. Hoje vamos à Índia de avião e demora 10 horas. Se quiséssemos ir de caravela também poderíamos ir. Se os atornautas tivessem ido à lua há 50 anos, hoje em dia também lá poderiam ir nas mesmas condições. No entanto a NASA anda a adiar a ida à lua simplesmente porque eles nunca lá estiveram. Não é possível o ser humano pousar na lua. Conhece a equação P.V=n.R.T? Quanto ao carrosso puxado pelos cabos nos estúdios do Kubrich… Nos anos 60 fizeram-se muitos filmes… Ainda me lembro de alguns que começavam mais ou menos assim “no longínquo ano de 2045, uma nave provinda da galáxia XPTO com destino à terra blá, blá, blá…” Meu caro, estamos quase em 2045 e ainda não saímos deste planeta, nem do nosso sistema solar, quanto mais chegar a outra galáxia!! Ainda há pouco tempo disse um cientista, prémio Nobel da física em 2019 que o ser humano não está preparado para fazer viagens interplanetárias. Espante-se, ele NÃO é estadunidense! É suíço! Não é preciso dizer mais nada, pois não?

  4. Avatar de Renan
    Renan

    Agradeço a explicação quanto a bateria, alguém saberia explicar essa polêmica envolvendo o vazamento de suco de laranja do traje espacial ? https://youtu.be/JZui8jj6P2k

    Obrigado mais uma vez.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Alguém consegue explicar como é se fez tantos avanços científicos sem a existência do YouTube. É sem YouTube é impossível alguém investigar ou aprender alguma coisa.

    2. Avatar de SergioFerreira
      SergioFerreira

      Queres especificar em que parte do vídeo mencionam isso do sumo?? É que não vou ver os 40m de ignorância…seriam muitos neurónios queimados.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Sumo não que isso é demasiado genérico, é sumo de laranja. Muito provavelmente até sabem qual foi o fornecedor.

      2. Avatar de Renan
        Renan

        É a última parte do vídeo. Obrigado

    3. Avatar de SergioFerreira
      SergioFerreira

      O indivíduo do vídeo depreende que abriram o capacete quando estavam no exterior do módulo, mas em lado algum se pode verificar isso…apenas mencionaram que o fizeram na Lua, mas pode ter sido dentro do módulo lunar que, depois de fechado, tem ar respirável.

      Aliás, esse vídeo está cheio de inconsistências… inclusive logo no início quando fala sobre a quantidade de tanques de oxigénio que precisariam de usar. Gostaria de acreditar que esse “Youtuber Inteligentista” está apenas a gozar, mas infelizmente parece que ele acredita mesmo, mas não faz o mínimo esforço para investigar o que quer que seja.

      O oxigénio é obtido por um processo chamado de electrólise, cujas primeiras experiências remontam ao século 18. O oxigénio é obtido fazendo passar corrente eléctrica em água e o resultado é oxigénio.

      Os tanques de oxigénio também em nada se assemelham aos dos mergulhadores. Os mergulhadores usam misturas de gases para compensar o aumento da pressão dentro de água, no espaço existe o oposto.

      Pessoal que afirma que ids à Lua é farsa e que a Terra é plana gostam, regularmente, de dizer às pessoas para fazerem as suas próprias investigações…depois dá nisto, não percebem nada de nada e investigam apenas as partes que lhes interessa.

      Já que querem desmentir as coisas, ao menos façam um esforço. E o caro amigo Renan, nunca veja ou ouça apenas o que passa no Youtube….ou pelo menos veja as versões e argumentos de ambos os lados antes de se deixar levar apenas por uma.

      Cumps