Preview do Windows Phone 8.1 causa problema com Lumia Cyan

42 Comentários

O anúncio da disponibilização do Windows Phone 8.1 para os dispositivos Lumia, através da actualização Lumia Cyan, veio trazer para os utilizadores destes dispositivos a mais recente versão deste dispositivo móvel.

Mas o que todos esperavam ser uma actualização sem problemas está na verdade a revelar-se uma dor de cabeça para alguns utilizadores.

Existe um problema identificado que leva a que os dispositivos que tivessem a versão Developer Preview do Windows Phone 8.1 instalado e a encriptação de disco BitLocker activa.

lumia_wp_8_1_1

São já vários os utilizadores de Nokia Lumia que reportaram que os seus dispositivos fiaram bloqueados depois de terem recebido OTA a actualização Lumia Cyan.

Depois de instalada esta nova actualização, estes dispositivos ficam bloqueados no arranque com uma mensagem de necessidade de recuperação BitLocker.

O processo não tem forma de ser contornado directamente no telefone, sendo recomendado ao utilizador que faça a ligação do dispositivo ao equipamento onde está a recovery key do BitLocker.

Dos relatos que foram apresentados pelos utilizadores que tiveram este problema, apenas os dispositivos que tinham instalada a versão Developer Preview do Windows Phone 8.1 e a encriptação de disco BitLocker activa estão a apresentar o problema.

Mas a Microsoft está já a par do problema e o grau de preocupação foi de tal forma elevado que resolveram parar temporariamente o programa de disponibilização das versões preview, bloqueando o lançamento esperado da build de 12400. Foi também interrompida a disponibilização do Lumia Cyan para todos os que têm a Developer Preview instalada.

We are currently investigating the issue. We have paused delivery of the update to customers using the Preview for Developers, and will resume once a fix is in place.

Customers whose phones have been affected should use the Nokia Software Recovery Tool to return your Lumia to a normal commercial software state before downloading the Lumia Cyan update.

Mas os utilizadores que estão com os seus equipamentos bloqueados não devem ficar preocupados pois os seus equipamentos podem ser recuperados.

Segundo tem sido relatado e a própria Microsoft recomenda, o problema pode ser contornado com a utilização da ferramenta Nokia Software Recovery Tool, que vai permitir que tenham de volta o equipamento a funcionar correctamente.

lumia_wp_8_1_2

Mesmo sendo um problema pontual e que afecta apenas uma reduzida franja de utilizadores, é aconselhado que os utilizadores esperem que o problema seja resolvido, principalmente se têm a versão Developer Preview instalada.

Mesmo não sendo comum, esta é mais uma actualização da Microsoft que está a apresentar problemas. Depois das actualizações de segurança do Windows e das actualizações do Surface terem apresentado problemas, é agora o Windows Phone 8.1 ter uma situação que impede a sua correcta instalação.

Está assim atrasada por mais uns dias a disponibilização do Windows Phone 8.1 para os dispositivos Lumia, esperando-se para muito breve o retomar da sua disponibilização.

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não há maneira de disponibilizarem a actualização (cyan) para o Lumia 625 na MEO. Segundo o website da Nokia a Vodafone já o tem disponibilizado. Isto confirma-se?

    http://www.nokia.com/global/support/software-update/wp8-software-update/availability-in-europe/

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Diogo, já na atualização Lumia Black foi assim. A Optimus e a TMN (agora NOS e MEO) demoram uns dias mais face à Vodafone.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        “uns dias mais” é um eufemismo. A actualização do Lumia Black pela TMN/MEO demorou umas largas semanas mais. Se as versões TMN/MEO ainda estão com o estado “under testing”, desconfio que dificilmente sejam disponibilizadas no prazo de um mês.

        1. Avatar de tavares
          tavares

          Rui,não é verdade que a atualização “Lumia Black” da Meo tenha demorado “largas” semanas a ser disponibilizada.Eu tenho um Lumia 920 desbloqueado e um 625 da Meo…recebi essa atualização com diferença de algumas horas.No 920 recebi no dia 13 de Janeiro e no 625 recebi no dia 14!!Serei algum priveligiado..?Acho que não…e acionista da PT também não sou!!

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            E para não falar que o Lumia 720 da Vodafone foi o único telemóvel da série Lumia que não recebeu a actualização para o Lumia Black.

    2. Avatar de Fábio silva
      Fábio silva

      Acontece-lho a fazer um unlock do firmware, senão terá de esperar meses até ter a atualização. Fiz isso no meu Lumia 720 e passou de tmn para country variant.

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        como é que fez isso?

    3. Avatar de WP
      WP

      Tenho cyan para o meu 625 da meo faz hoje duas semanas, e mais, tenho o 8.1 desde abril sw nao me engano quando saiu, nao pode ficar a espera que os outros resolvam lançar actualizações, tem que ser você a procuralas caso estas existam, pois existe sempre uma soluçao

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Se tens instalado o Cyan no teu 625 da Meo, então fizeste-o de maneira não oficial/suportada. Oficialmente, apenas o 625 e 925 livre e da Vodafone receberam a actualização para o Cyan.

  2. Avatar de newJ
    newJ

    Ha 2 dias atrás houve uma atualização do DP8.1, fala-se que por causa do bitlocker..

  3. Avatar de JJ

    É por esta e por outras que não gosto de “forçar” actualizações. Por isso não instalei a versão preview…

    1. Avatar de Fábio silva
      Fábio silva

      Forçar actualizações? Que raio? Sabe o que é developer preview? Se não sabe esteja calado. São graças a essas pessoas e eu sou uma delas, que o sistema é trabalhado e aperfeiçoado. E se não está satisfeito volte para o seu basta Droid.

      1. Avatar de JP
        JP

        No mínimo ridículo, esse seu comentário.

        O JJ apenas expressou a sua opinião, não gosta de instalar versões developer preview porque sabe que pode ter erros/bugs… Dizendo isto, parte-se do principio que ele usa W$ e não Android…

        Enfim…

        1. Avatar de newJ
          newJ

          JP, o Fábio Silva está a dizer que é um developer, não faça confusão..

          1. Avatar de JP
            JP

            Eu percebi muito bem essa parte, obrigado…

  4. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Pessoal tenho um lumia 630 com o 8.1 … A cortana não está disponivel para portugal? lol

    1. Avatar de louis
      louis

      Bom dia, está disponivel mas só em inglês, tem de mudar a região para U.S. e a lingua para inglês nas definições. depois já poderá usar o cortana.

    2. Avatar de MM
      MM

      No PPLware já referiram várias vezes que o Cortana é uma versão beta e que não está disponível em todos os locais, MAS, todos podem usar:
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/ja-tem-o-windows-phone-8-1-e-quer-testar-o-cortana-simples/

  5. Avatar de Fábio silva
    Fábio silva

    Se mudar para região US e colocar tudo em americano consegue ter a cortana.
    Em relação a tmn/meo até aparecer, waiting approval, vai levar meses.

  6. Avatar de Jose
    Jose

    Isto apenas afecta os dispositivos que têm instalada a versão Developer Preview do Windows Phone 8.1 e a encriptação de disco BitLocker activa.

    E não todos os dispositivos Lumia Cyan, a Microsoft já tinha avisado que tem tivesse a versão Developer Preview, deviam de fazer um clean install, e não um update.

    Culpar a Microsoft agora, seria falta de bom senso, muito menos quando o update é feito a dispositivos com a versão estável do Windows Phone, não há qualquer problema.

    1. Avatar de louis
      louis

      Lê-se também no disclaimer que a versão developer preview quebra a garantia do equipamento, portanto caso não fosse um Developer que necessitaria de ter acesso para efeitos de pesquisa e desenvolvimento e tivesse como regredir o so para wp8 para o actualizar ou como fazer uma clean install, não deveria ter instalado o developer preview.

      1. Avatar de poispois
        poispois

        PODE quebrar a garantia mas não é caso. A atualização é da própria Microsoft.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Pode sim senhora quebrar a garantia, a versão “Developer Preview” é exactamente o que diz, apenas para developers, um utilizador normal que se ponha a inventar perde a garantia.

          1. Avatar de Ruben Oliveira
            Ruben Oliveira

            Pronto, tinha que vir mais um ignorante a falar sobre o que não sabe. Vai lá ler o Decreto-Lei 84/2008, de 21 de Maio. Depois de ler, vai perceber que a lei não abre excepções para mudanças no sistema operativo. Nem faz referência a software, quanto mais… Isto aparece aqui com cada um. Aprendam a ler, investigar e só depois tenham a preocupação em divulgar. Mas divulguem bem, não é como estão a fazer agora, falam sem saber.

            Abraço

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Meu amigo atira os decretos que lei que quiseres.

            Ao mudares o Sistema Operativo para uma versão de testes, neste caso “Developer Preview” que é apenas para developers e não clientes normais, a Microsoft como fornecedora do Hardware e Software, não só avisa como não tem qualquer responsabilidade por danos.

            Aceitaste o contrato, tens de o cumprir, de resto atira os decretos que quiseres.

          3. Avatar de Bruno Coimbra
            Bruno Coimbra

            José segundo a prorpia Microsoft a garantia pode quebrar de acordo com as regras de cada operadoras ou seja n é uma verdade universal, alem disso durante a instalação da devprev q eu tb tenho e abuso diz la que n existe perda de garantia, ate pq como bem sabes a devprev n é nehuma versão beta (neste caso)

            Mas como bem disse o poispois mesmo assim a lei portuguesa sobrepõem-se as regras das operadoras em território nacional e como tal a perda de garantia pode ser discutida.

          4. Avatar de Jorge Oliveira
            Jorge Oliveira

            Amigo @Jose

            Por esse comentário, dá para ver perfeitamente que não sabe a legislação nacional. Eu explico. Em primeiro lugar, caso tenha uma avaria, posso tratar o assunto com o vendedor ou com o produtor. A Microsoft até pode dizer que perco a garantia. O Decreto-Lei 84/2008 diz-me que não perco porque as alterações ao software podem ser feitas pelo utilizador mas caso avarie, a responsabilidade é sempre do produtor ou do vendedor. Se dá para fazer essas alterações, é porque o produtor assim o permitiu.
            Dito isto, a legislação nacional está acima de tudo o resto, excluindo qualquer afirmação que a Microsoft tenha.

            Abraço

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Eu sou um profissional certificado da Microsoft, tenho subscrição TI, e acesso a todas as ferramentas de desenvolvimento e versões de testes, não só do Windows Phone, mas do Windows normal em si.

        E sim tens razão, este artigo não podia estar mais incorreto, e tentam dar má fama a Microsoft, quando eles nem fizeram nada de mal.

        As informações estavam todas no site da Microsoft, se alguém se deu mal, é porque não sabe ler.

        E como disse, quem tem o dispositivo normal, pode fazer o update sem qualquer problema.

  7. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Acho que o titulo esta um pouco errado pois o problema de instalação é numa percentagem mt pequena e especifica…ou seja quem tem a DevPrev (q foram avisados para fazer clean install através do nokia recover) e desses so os que tem o bitlocker activa (o que ainda reduz mais o numero de lesados) soluçaoja existe…clean install ta feito!
    Quem tem DevPrev e n tem o Bitlocker activo tb n vai encontrar problemas….como podem confirmar pelos comentários da WPCentral (q foi onde saiu inicialmente artigos a reportar isto)

    Portanto n é a Preview q causa problemas é o BitLocker!

  8. Avatar de David
    David

    Em duas horas o WP perdeu 25% de bateria…
    Causas…segundo os dados do equipamento o Internet explorer e o Whatsapo!

    Isto é normal?estou comno Lumia 930 e o WP 8.1

    Qual a vossa opinião WP vs Android? Escrevam as vossas razoes sem que para isso critiquem marcas…falem do sistema por favor!

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Utilizo os dois.. O Android está mais desenvolvido no que toca a aplicações, embora nem sempre da melhor forma, ou seja dá para fazer tudo e mais alguma coisa mas nem sempre, o que pode enervar um bocado.
      O WP8.1 é nais básico em respeito a aplicações, mas mais eficaz para utilização geral, na minha opinião claro. Para uso normal, navegaçao, streams de notícias, mail, apps comuns, prefiro usar o wp8.1 porque é mais certo.
      Se tiveres paciência e tempo, o Android tem aplicações enrgaçadas que estão muito à frente.

      1. Avatar de David
        David

        @newJ
        Dropbox nao existe? hummm as principais marcas de apps para os restantes sistemas deveriam ter já apps para o WP, mas nada…neste caso Dropbox…
        Contudo, usei uma que para ver as imagens, não faz o preview tal como fazia nos Android ou iOs…sempre que clico na imagem ele faz download e demora um pouco a descarregar para abrir…

        mas contudo é mais fluido nisso é verdade…mas falta mais integração e apps para o sistema…contudo sou ainda novo nisto…

        1. Avatar de newJ
          newJ

          Só utilizo ondrive porque é o que está melhor integrado.

          1. Avatar de newJ
            newJ

            *Onedrive

          2. Avatar de David
            David

            Pois mas tenho 20GB no Dropbox! Tenho tb 18GB no OneDrive…veremos…mas é complicado sempre que alteramos de plataforma haver sempre este inconveniente…

            Veremos como me irei portar com o OneDrive…

        2. Avatar de newJ
          newJ

          O browser do Wap8.1 (ie) é também muito melhor do que os presentes no Android.

          1. Avatar de newJ
            newJ

            *browser do wp8.1

    2. Avatar de newJ
      newJ

      Em relação à bateria, sendo um 930 deve ser recente e ainda estar nos primeiros ciclos de carregamento. São necessários alguns ciclos até a bateria ficar calibrada e aguentar o normal.

      1. Avatar de David
        David

        Penso que nao será por ser carregado com carregador de indução….é a primeira vez que uso carregador de indução…

      2. Avatar de David
        David

        20:20…tenho precisamente 20% bateria…
        Hoje irei carregar usando o cabo…amanha veremos…

  9. Avatar de David
    David

    WP Whatsapp app… quando recebemos mensagens via whatsapp, recebemos no centro de notificações a indicação que há mensagens no whatsapp…ora, quando vamos directamente a app as supostas notificações deveriam desaparecer, dado que já foram lidas as mensagens…certo?

    No meu isso nao acontece… dado que leio as mensagens, mas não desapareceram do centro de notificações tendo eu que lá ir e remover do centro de notificações…

  10. Avatar de David
    David

    WP e o centro de notificações…
    Se o equipamento estiver bloqueado com palavra pass, continuamos a ver as notificações…até ai tudo bem…mas se clivarmos nas notificações para as abrir, ele naturalmente pede a palavra pass…após a introduzir deveria seguir para onde foi foi dada a acção anterior ao desbloqueio do ecrã…coisa que não acontece…

    Atenção que não estou a criar dificuldades na adaptação do sistema…apenas coisas que me estçao a acontecer que na minha opinião não deviam…o sistema não é propriamente mto maduro, mas dado o que conhecemos dos restantes sistemas, este já devia ter muita coisa corrigida!!! ou não? que dizem?

    Apoio o WP…veremos como se aguenta nos próximos tempos com as mudanças que se avizinham com o iOS e o Android os quais não tenciono mudar tão cedo, a não ser que o Lumia morra…