Lumia Denim chegará muito em breve para o Windows Phone

40 Comentários

A mudança que a Microsoft tem estado a trazer para o universo Lumia e para o Windows Phone tem conseguido eliminar de vez a presença da Nokia deste seu mercado.

Mas mesmo tendo mudando de mãos, os desenvolvimentos dedicados aos dispositivos Lumia têm continuado e espera-se para muito breve a chegada de mais uma actualização, desta vez a Lumia Denim.

lumia_denim_1

Esta actualização foi apresentada em Setembro deste ano, durante a IFA, no mesmo evento onde a Microsoft deu a conhecer ao mundo os Lumia 830, 730 e 735.

Foi estes os primeiros dispositivos a ter acesso a esta actualização, que se esperava que chegasse ainda durante o último trimestre de 2014.

Mas com o mês de Dezembro a chegar, muitos utilizadores dos equipamentos Lumia começaram a ficar impacientes e começaram a inquirir a Microsoft sobre a chegada desta actualização.

A resposta chegou directamente cia Twitter e dá conta de que muito em breve esta actualização exclusiva dos Lumia vai estar disponível.

Apesar de existir um “brevemente”, não foi adiantada qualquer data ou previsão para a chegada aos Lumia da actualização Denim.

A verdade é que a disponibilização desta actualização não depende directamente da Microsoft. O seu processo de lançamento é diferente do que a Microsoft usa para o Windows Phone e que controla directamente.

No caso das actualizações deste nível estas são primeiro enviadas para os operadores para que sejam testadas e que sejam adicionadas as suas aplicações, logotipos e todos as demais adições.

E é neste ponto que os problemas começam, com muitos operadores a não ter muito interesse na actualização dos equipamentos dos seus clientes. Estas novas atualizações muitas vezes conseguem dar novas vidas aos equipamentos.

lumia_denim_2

A actualização Lumia Denim prepara-se para trazer aos equipamentos da Microsoft algumas novidades de peso. Falamos dos Live folders, da possibilidade de fundir e reencaminhar SMSs ou do Live Tile da Loja de Aplicações do Windows Phone.

Existem ainda melhorias ao nível das capacidades fotográficas, do ecrã de bloqueio, que mostra informação do Bing Weather ou do Bing Health & Fitness data, para além da hora e da data e notificações.

Esperemos então que os operadores portugueses não demorem a testar, validar e disponibilizar o Lumia Denim para todos estes equipamentos da Microsoft.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NewJ
    NewJ

    Sim, principalmente porque raramente compensa comprar pela operadora e os livres têm que aguardar na mesma por isso..

  2. Avatar de filipe
    filipe

    entao e quem tem o tlm desbloqueado?? livre de operadora?!?

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Recebe antes dos de operadora, dependendo por região registada no telemóvel (CSC)

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Recebes da operador em que estas agora! O meu lumia nunca foi bloqueado a nenhuma operadora e agora recebo do operador em que estou!

        1. Avatar de Free Lumia
          Free Lumia

          Errado! O teu Lumia ou está, ou já esteve bloqueado ao operador. Se recebes a atualização do operador é porque o teu Lumia tem o product Code correspondente ao operador.
          Tenho um Lumia 625 que ainda está bloqueado ao operador mas intalei-lhe o software correspondente ao product Code Country variant. A publicidade e as aplicações do operador foram-se. Ficou com reinício mais rápido, libertou memória e ficou a consumir menos bateria.
          Perdi a garantia mas foi um risco assumido.
          Quando veio a atualização para Windows Phone 8.1, recebi-a cerca de um mês antes de sair a atualização para o operador.
          A atualização é a do Lumia livre de operador, no entanto o Lumia mantem-se bloqueado ao operador, isto é, apenas aceita catões sim do meu operador.

          1. Avatar de miguel
            miguel

            Free Lumia Como mudaste isso Para country variant EU tambem tenho o L625 e gostava de fazer isso

        2. Avatar de CAlmeida
          CAlmeida

          @Dumitru: De certeza? Quer dizer se, por cúmulo, eu utilizasse o lumia só para aceder à net, sem cartão SIM, não iria receber nenhuma actualização?

          O meu Lumia 925 foi actualizado em Julho, sendo que na altura estava com um SIM da UZO, e não foi instalada qualquer app ou logo da operadora.

          Estou mais inclindado para a opinião do Vasco.

          1. Avatar de CAlmeida
            CAlmeida

            Esqueci-me de dizer que o meu Lumia não está bloqueado a qualquer operadora.

          2. Avatar de Free Lumia
            Free Lumia

            Por isso mesmo, não instalou nenhuma aplicação referente à operadora como o teu Lumia não está bloqueado a nenhuma operadora, instalou a versão”coutry variant”.
            Se fizeres a atualização sem qualquer cartão sim, ele faz a atualização correspondente ao product Code do teu Lumia.
            Em Portugal há pelo menos 4 product Code para cada modelo, um correspondente a cada operadora e um quarto correspondente a versão livre de operador.
            O product Code está na etiqueta que está por baixo da tampa traseira ou da bateria, consoante o modelo.

  3. Avatar de MM
    MM

    No caso da Vodafone, para os NL620 costuma demorar 3 a 4 semanas.
    Um nota, a Vodafone não adiciona nada ao sistema (até já permite usar o data sense e tudo). Acho que a demora deve depender de testes que devem fazer mais ao nível da funcionalidade geral do aparelho com a rede e especificações diversas do operador.
    De salientar que a Vodafone é a que mais rapidamente disponibiliza os upgrdes – a meo tenho a ideia que é a pior.

    Acerca dos livres, costumam ficar actualizados 1 semana antes.

    1. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      A Vodafone adiciona o logótipo no arranque do telefone, e também a app Discover (grande treta porque é lenta lenta…)

      1. Avatar de MM
        MM

        Tens razão, estava a esquecer-me do logotipo.
        A Discover desinstalei logo – está mal feita, é lenta e não tem utilidade – por isso nem contei com ela. Prefiro aceder ao My Vodafone via browser.

  4. Avatar de Peter Parker
    Peter Parker

    Boas,

    É possível flashar firmware Lumia num outro OEM com Windows Phone através do Nokia Software Recovery Tool, neste caso um htc?

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Como? O nokia software recovery tool só reconhece Nokias

      1. Avatar de Peter Parker
        Peter Parker

        Não sei. Estava só a perguntar.

        Mas ha alguma maneira de meter o smartphone livre de origem para htc 8x?

        Detesto ter que levar com o logotipo da vodafone no início.

  5. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Na minha opinião, servem para todas as Lumias, bolqueados ou desbloqueados das operadoras, sem qualquer dúvidas!….

  6. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    O giro é que nalguns Lumias (o meu 620, por exemplo) há um bug e já diz Lumia Denim há alguns dias, embora continue a ter o firmware Black, claro. 😀

    1. Avatar de Joao
      Joao

      isso é mesmo um Bug

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Isso porque instalaste a dev. preview tony! Vai na dev. preview e seleciona para receber actualizacoes da operadora! depois de teres as actualizacoes podes ir la e activar novamente a dev.preview!

    3. Avatar de Tavares
      Tavares

      Sérgio V.V…Ainda tens o Lumia Black? Mas depois do Black não saiu já o Lumia Cyan? Penso ser essa a atualização mais recente disponibilizada em Julho/14!!

      1. Avatar de Sérgio V. V.
        Sérgio V. V.

        Perdão, era mesmo ao Cyan que me referia. Foi um bloqueio cerebral. 😀

  7. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Offtopic – Alguém sabe para quando o lançamento do lumia 535 em Portugal?

    Abraço 🙂

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      NOS e TMN, já se encontram disponíveis, tendo eu já visto nas lojas operadoras há poucos dias.

      1. Avatar de João
        João

        Deves estar a fazer confusão com o L530…

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        De certeza que não estás a confundir com o 530 ou o 635?

      3. Avatar de luis rocha
        luis rocha

        Estava referir a Lumia 530

  8. Avatar de joao
    joao

    ola tenho uma duvida tenho lumia 620 ele diz que ja tem o lumia denim sera possivel ? pk eu nao noto nada diferente

    1. Avatar de Free Lumia
      Free Lumia

      Ou tens a dev. Preview ou borrifaste-o com o aftershave “denim”.
      Se foi este último caso, experimenta o “old spice”…

    2. Avatar de censo
      censo

      Onde diz isso?

  9. Avatar de joao
    joao

    Ou tens a dev. Preview ou borrifaste-o com o aftershave “denim”.
    Se foi este último caso, experimenta o “old spice”…

    ola desconhecido desculpa mas julgo que fiz uma pergunta penso k este site nao é so para genios ou gajos que trb em perfumarias eu se perguntei nao foi para ser gozado vi a noticia e fiz uma pergunta para alguem k soubesse explicar o pk de ja ter denim ……

    1. Avatar de Free Lumia
      Free Lumia

      Desculpa a bricadeira.
      Expliquei-te que deves ter a dev. Preview instalada.
      Quanto à perfumaria, a intenção foi de bricadeira e não de gozo.
      Para mim a bricar é um ato de amizade ao contrário do gozo.
      Se metetmos alguma bricadeira nas coisas sérias a vida torna-se mais leve.
      Não queria ofender, renovo o meu pedido de desculpas.

  10. Avatar de joao
    joao

    deculpas aceites é que as vezes escrevemos aki e isto deixaou de ser um site informativo em muitas coisas e sim lutas verbais sem assunto tbm gosto de brincar e aceito as brincadeiras na boa mas como tbm nao entendi …. mas ja agora eu nao instalei dev preview instalada nao entendo eu fiz a pouco tempo hard reset …. sera que foi poriço uma coisa sei k algo esta a comer me a bateria toda mesmo com tudo desligado em modo de aviao

    1. Avatar de Free Lumia
      Free Lumia

      Não vejo explicação.
      Já tive necessidade de fazer hard reset e retomou as configurações de fábrica mas sem alterar a versão previamente instalada.
      Aliás, o hard reset não é uma atualização, mas ao fazê-lo deveria resolver problemas e não arrajar novos.
      Não sei o teu Lumia é de operador ou livre. Por vezes os de operador trazem umas aplicações especialmente concebidas para mamar saldo ou esgotar o plafond de dados e, como estão sempre ativas também mamam bateria.
      Onde é que te aparece a informação de que tens a versão “denim”? É em definições / extras+informações?

      1. Avatar de Nelson Campos
        Nelson Campos

        Olá. Isso é um bug conhecido. Aparece-me como sendo o Denim mas na realidade não é. Foi muito falado pelo WPCentral e até mesmo aqui num comentário mais acima alguém referiu o mesmo.
        Quanto ao Old Spice LOL quiçá não será a próxima versão ahahah

  11. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Tenho instalado Developer Preview no meu lumia 520, com wp 8.1.
    O que me recomendam?
    Devo desinstalar, e ficar lumia cyan já actualizado no sistema?
    Quais as diferenças?

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Uma correcção: live folders, reencaminhamento de sms e a tile da store não fazem parte do denim, mas sim da actualização mais recente do SO em si (8.1.1 acho) e estarão disponíveis para todos os WP. O denim é uma actualização de firmware, ou seja, é só para lumias e traz essencialmente melhorias na camera (4k, flash dinâmico etc) e optimizações de baixo nível

  13. Avatar de Javier
    Javier

    Tenho o nokia lumia 925 bloqueado à vodafone. Como posso fazer para o desbloquear e usar outras operadoras (fora de portugal)?
    Obrigado.

  14. Avatar de Bond
    Bond

    Para quem tem telemóveis das empresas com contrato de operadora é que é chato… de resto por mais 10€ compra-se um livre.

  15. Avatar de D4N!3L
    D4N!3L

    Olá! Cumprimentos a todos!

    Sendo a primeira vez que escrevo aqui, gostaria antes de tudo parabenizar a todos os profissionais envolvidos na criação e manutenção do Pplware. Que, para mim, já há muito vem sendo uma fonte de conhecimento e informação. Uma ótima opção de me manter atualizado nos assuntos tecnológicos e de informática.

    Aqui no Brasil temos as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, cada uma tem seu ritmo próprio de atualizações.
    A esposa do meu pai possui um Lumia 820 da Vivo, que demora muito a liberar as atualizações. Minha operadora é também a Vivo, e meu Lumia também um 820, porém como comprei no varejo, e não na própria loja da Vivo, ele vem com a Logo da Claro, e logicamente é desbloqueado, me sendo possível usar o chip da Vivo. O que ocorre, é que mesmo usando um chip da Vivo, as atualizações entravam no ritmo da Claro mesmo antes de instalar o Preview for Developers! Tenho muita curiosidade de saber o motivo disso. O que conta, no caso das atualizações, é a operadora original do telefone, e não a que esta o chip em uso no momento?

    Outra pergunta. Comprei (ainda não chegou) um Lumia 830. Nas especificações do aparelho fala que já vêm com o Windows Phone 8.1 com Lumia Denim . Posso instalar o Preview for Developers nesse novo telefone. Seria prudente ou até mesmo possível?

    Desde já o meu muito obrigado!
    Daniel

    OS: Desculpem-me por escrever no português que aqui se fala. Não quis vos ofender tentando redigir seguindo as regras da língua mãe!

  16. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Esta situação da aprovação das operadoras envolve também quem tem um telemóvel desbloqueado?
    lumia 925