Lumia 2520: A publicidade começa com o ataque à concorrência

43 Comentários

A Nokia prepara-se para lançar em breve o seu tablet, assente na versão RT do Windows. Esta máquina promete muito e por isso a Nokia começou já a fazer a normal publicidade a este equipamento.

O problema foi mesmo a forma escolhida para dar realce às qualidades do tablet da Nokia. Em vez de começarem pela “positiva”, mostrando o que de melhor tem, a escolha recaiu pela comparação directa com os seus mais directos concorrente.

Lumia2520

Este tipo de publicidade tem sido muito vista no passado recente noutros equipamentos concorrentes e nem sempre foi bem vista. A escolha que a Nokia agora fez revela que este pode ser também um caminho perigoso.

Na verdade não é feita qualquer referencia a nenhum equipamento em concreto, mas as expressões usadas no vídeo de publicidade do Lumia 2520 são por demais óbvias para passarem despercebidas.

As referências a um tablet mais fino que um lápis são sem dúvida uma clara comparação com o novo iPad Air. Existe ainda uma referência a outros equipamentos na frase “um destes já esteve no espaço”.

Ao apresentar os equipamentos da concorrência como tendo problemas, que supostamente o Lumia 2520 não padece e até que os resolve, a Nokia acaba por arriscar muito.

A sua comparação deveria ser feita com o Surface, da Microsoft, que é na verdade o seu mais directo concorrente. As suas características técnicas acabam por ser muito similares, mas a chancela Microsoft poderá dar uma vantagem ao Surface.

Na verdade estes equipamentos estão a ter uma aceitação inferior ao esperado e a jogada da Nokia, ao lançar este Lumia, podem sair goradas.

Mas vejam o vídeo e façam o vosso juízo sobre a opção da Nokia para a primeira publicidade a ser disponibilizada para o Lumia 2520.

Quer se goste ou não, este tipo de publicidade tende a atrair todos os que a vêm. E no caso da Nokia até acaba por não ser tão agressiva como outras que se viram da sua nova casa mãe.

São conhecidos os exemplos que a Microsoft usou no passado recente para enaltecer o seu Surface, comparando-o directamente com o iPad e com o que este não pode oferecer.

Homepage: Nokia Lumia 2520

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Porquê
    Porquê

    Quando o êxito da concorrência faz comichão, quando não existe uma estratégia original porque a criatividade é cara, voltam todos a ter 5 anos e a usar a expressão “O meu pai é o super homem então é melhor que o teu!”. A concorrência podia vir dizer: “Quem diz é quem é!” se quisesse descer ao nível….

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bonito e tal, mas só compraria com windows 8 e não com o RT, por mais que goste da nokia. Se não fosse tão caro era claramente o surface pro 2

  3. Avatar de Nunes
    Nunes

    Creio que até se pode ver isto como publicidade enganosa! A vantagem que é mencionada implica adquirir um acessório, e acessórios é coisa que há em grande quantidade para o iPad, alguns permitindo funcionalidade semelhante ao que é mencionado

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Acessórios para iPad?

      Pensei que a lógica do anúncio era simples: MacBook rullez!

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S Macbook? a comparação lógica é com o iPad, e tal como o Nokia recorre a acessórios, o mesmo se pode fazer no iPad! Logo a mensagem da Nokia cai completamente por terra e pode ser considerada um embuste!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim, o MacBook fica sempre a ganhar no vídeo!

          Foi isso que percebi.

          Tipo, ele tem um MB e um iPad, depois queixa-se que o iPad não tem teclado, e tem de ir ao MB…

          Portanto, moral da história: quem tem um MacBook e um iPad, deve utilizar o MacBook quando precisa de escrever, e o iPad para quando não precisa de nada que o MB não tenha.

          Senão, o que é que eles querem dizer? Querem dizer que devo comprar um Nokia 2520? Não percebo… para quê? Para não ter aplicações que tenho no MB? Para não ter um grande teclado e um grande touchpad? Para não ter um leitor de cartões SD full-size, como a minha câmera usa? Para não ter várias janelas abertas ao mesmo tempo (mais de duas)? Para não ter…?

          1. Avatar de zaga
            zaga

            Moral da historia segundo o nelson: com quantos mais aparelhos andares melhor. Só falta andar tb com o imac atrás.

          2. Avatar de nunes
            nunes

            :S parece-me óbvio que eles se estão a implicar que outros precisam de dois dispositivos para fazer o que se pode fazer só com um , o que é uma falácia!

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não, completamente o contrário, zaga!

            Não precisas de tablet nenhum, compras um portátil leve, já está! Dá para brincar, dá para trabalhar, dá para chat…

            Que interessa, por exemplo, correr o Word para fazer o relatório, se não corre o programa que eu preciso para trabalhar? Tipo, pode ser útil para muita gente que trabalha nisso, mas depois…

  4. Avatar de Zacarias Do Mato
    Zacarias Do Mato

    Produto muito muito bom.
    A concorrência não chega sequer aos tornozelos.
    Por este motivo era escusado a pub. O produto fala por ele.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Concordo que o produto seja mesmo de top, os preços são é exagerados.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Este tipo de publicidade chama-se publicidade comparativa, ou marketing comparativo. É perfeitamente normal recorrerem a este tipo de publicidade, aliás basta estarem atentos à vossa TV e digam-me lá se não vêem produtos que lavam mais louça que a concorrência, ou o carro X faz mais km que a concorrência.

    Mas o mais sublime mesmo é acusarem e reprovarem o marketing comparativo, mas ao darem exemplos de outros concorrentes desta marca!!!!! Não deixa de ser anedótico criticarem uma coisa mas depois são vocês mesmos (leitores) que fazem comparações com outras marcas 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Uma coisa dizer que o teu lava loiça é melhor que a concorrência.

      Outra coisa é dizer que o teu produto é melhor que o fairy, um produto específico da concorrência…

      Mas ta fixe, a Apple agradece, é o mesmo que dizer “há centenas de tablets no mercado, mas os únicos que interessam é o iPad e o nosso novo, que é melhor que o iPad porque tem um teclado como o MacBook tem…”

      O que não deixa de ser verdade…excepto na parte do teclado… XD

      1. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        He pá quando é que te calas……
        Tenho seguido atentamente os teus comentários em muitos e diversos tópicos e só te vejo dizer “borrada”.
        Quem, (como tu), pensa que sabe de tudo, afinal não sabe de nada.

        Nunca te chamaram de “FanBoy”? Pois eu chamo e digo-te não é orgulho nenhum. Eu tambem gosto dos “acessórios de moda” da Apple, (não passam disso), e não me vez por aí a tirar partido da marca da maçã pois não?

        Vê se te atinas. Teve alguma piada ao inicio, agora é só “Crap”…..

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ainda bem que lês os meus posts…

          Quanto aos julgamentos, quem diz

          ” Eu tambem gosto dos “acessórios de moda” da Apple, (não passam disso), e não me vez por aí a tirar partido da marca da maçã pois não?”

          só se pode dar ouvidos, boa sorte…

          1. Avatar de Márcio Soares
            Márcio Soares

            Falas muito, mas dizes pouco!Fazes-me lembrar os putos quando aprendem uma coisa nova.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Então fica aí a regatear sozinho, como os putos…

      2. Avatar de Pois
        Pois

        A coisa é que em nenhuma instancia desta publicidade se referiram ao tablet em causa como sendo um ipad ou seja, é como as publicidades de comparação sim.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que se passa com a Microsoft que nos últimos meses só tem andado por este meio da crítica à concorrência?
    Será que não conseguem fazer um dispositivo que realmente se destaque sem que tenham que ser os próprios a dizer em que domínios isso sucede?
    Isto parece jogo sujo, no entanto acredito que não os beneficie em nada.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não me refiro exclusivamente a este anúncio, mas a outras campanhas e até a merchandising referente à concorrente Google.
      O mais recente anúncio ao próprio Chromebook da Samsung, por exemplo… dizendo que não é um “real laptop” e serve apenas para espiar… Acho ridículo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Pergunto-te uma coisa, imagina que és tu o responsável por uma marca e queres apresentar um novo produto. Como é que o vais fazer? Começas a explicar as milhentas coisas que faz ao público que vai desde os analfabetos aos doutorados ou apontas logo ao líder do mercado (chama-se benchmarket) porque assim as pessoas com meia dúzia de imagens já sabem perfeitamente o que faz o teu produto e a quem se destina?

      Responde-me se souberes. Como deves imaginar, a Nokia não recorre a empresas sem o mínimo de noção do que devem fazer!!!!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A Nokia neste momento não existe. Estas campanhas de marketing são uma campanha da Microsoft.
        Como disse, não me refiro apenas a este anúncio em particular, mas sim a outros tantos.
        Uma coisa é comparar o que o meu produto é capaz de fazer em relação a outros já existentes; outra coisa é eu usar informações falsas e humor para ridicularizar outros produtos. Estamos a criar fanboys desta forma.
        Acho que uma grande empresa quando tem um bom produto não necessita sequer de se referir a outra para mostrar que é realmente melhor. Esta estratégia faz-me lembrar uma medição “lame” de pilinhas…
        Neste momento só vês a Microsoft a fazer isto.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Se as informações forem falsas há pesadas sanções para quem mentir (a justiça lá fora não é como por aqui). Se a Nokia estiver a mentir em alguma coisa, podes ter a certeza que vai ter muitos processos em cima e com indemnizações milionárias, não vás por aí.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Para isso, tens de ir a tribunal, não é “automático” como uma multa de estacionamento! LOL!

            E se a Apple processasse a Micronokia por isto, então é que ficava mal vista… isso sim…

            Depois de a Apple ter feito muitos Mac vs PC.

          2. Avatar de nunes
            nunes

            na verdade as regras quanto a publicidade nos Estados Unidos são muito menos restritivas que em Portugal! e se nomes não são usados, ninguém tem muito por onde pegar, mesmo que toda a gente perceba qual é o alvo!

          3. Avatar de Zacarias Do Mato
            Zacarias Do Mato

            Nelson, caso não saibas a Msft pode utilizar as patentes da Apple. 🙂

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Achas que esse anúncio vai resultar em pessoas inteligentes?

        Ou mesmo em pessoas burras?

        Olha para os votos e comentários que tem no yt! As pessoas burras votam negativo porque está a dizer mal da escolha deles, as pessoas inteligentes votam negativo porque estão a pegar num aspecto da concorrência mais negativo e tornar a parte pelo todo…

        Ao contrário do que dizes, há por exemplo, este anúncio: http://www.youtube.com/watch?v=M7FIvfx5J10

        Toda a gente já sabe o que é um camião, e para que é que serve, tem uma particularidade única nos volvo, não foi preciso por o van dame a cair nos outros camiões, para mostrar, com muita convicção, as vantagens do produto da volvo.

        done.

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    A publicidade nem é assim tão má…

    Mas não digam a ninguém que isto existe…

    http://www.logitech.com/en-roeu/tablet-accessories/ipad-5

    Assim como centenas de produtos idênticos…

    A sério, a micronokia iria ficar muito triste, coitada…

  8. Avatar de Rio
    Rio

    Fast Charging? e aonde é que ele o ia carregar? ainda ao menos de se dissessem que durava mais tempo de bateria como os Asus Transformers.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Já agora se querem aprender como se pode matar um concorrente recorrendo só às redes sociais, fica aqui um exemplo do que se passou no nosso pequeno Portugal, por uma pessoa que deu a cara e contou o que fez!!!!

    Abram os olhos:

    http://visao.sapo.pt/ascensao-e-queda-de-passos-versao-20=f758352

  10. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Engraçado a m$ deve estar mesmo desesperada xD
    pelo menos nos mercados bolsistas está completamente desgraçada

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Achas mesmo que está desgraçada? Aconselho-te a dares uma vista de olhos pela bolsa portuguesa, não olhes aos pequenos, escolhe mesmo o PSI20 (das 20 maiores empresas cotadas) e aí sim só vez horrores!!!!!

      O BCP que esteve a mais de 4€ está agora a 0,11€!!!! O Banif vale menos de 1 Cêntimo por acção!!!! O BES que em 2007 valia por acção mais de 17€, vale agora só 1€!!!!!

      A bolsa portuguesa, essa sim é uma completa desgraça…. a boa notícia é que tem muito potencial de subida (SE NÂO HOUVER REESTRUTURAÇÂO DE DÌVIDA, porque se houver vai ser mais uma desgraça dentro de meses…..)

  11. Avatar de AJ
    AJ

    Acho ridículo ter sempre a componente IMPRESSIONAR MIÚDAS nas publicidades lool desde quando é que ficar sem bateria é embaraçoso ou dá má figura perante o sexo oposto? Tentam incutir ideologias tão estupidas com o intuito do “se tiveres o nosso produto é que és cool e as miúdas ficam loucas” lol é mesmo ridículo. Até com facto de ficar sem bateria tentar ridicularizar as pessoa…
    Alguém ficaria menos interessado(a) com sexo oposto por a outra pessoa ficar sem bateria num smartphone, pc, tablet, etc? Que estupidez

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ficar sem bateria é cool, depois podes pedir á rapariga se deixa usar o tablet dela para carregar o teu…

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Lol. Entrega o teu carro. Uma carroça com uns cavalos é que é bom. Um carro sem postos de abastecimento é basicamente um tijolo. Já para não falar em revisões, impostos, não serve OFF-Road, etc, etc. Com uma carroça e um cavalo não tens nada disso, nem estás depende do Lobby do petróleo. Por isso larga o teu carro e compra um cavalo 😉

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        No meu carro, posso meter gasóleo da BP, da Galp, da Repsol, do Jumbo, da Prio…

        No teu carro, só podes meter gasóleo de uma marca.

        E o teu carro, vem com um localizador de GPS que manda as tuas coordenadas para a marca de combustíveis, e não dá para desligar.

        Mas o teu carro é sim muito melhor, porque procuras pelas reviews na Google, e as melhores ficam na primeira página, as piores ficam nas últimas páginas…

      2. Avatar de zaga
        zaga

        Acho que o nelson n tem resposta pra ti gerardo lol.

  12. Avatar de Bruce
    Bruce

    Pplware… sei que teem contrato com a sapo mas são obrigados a usar o Sapo Videos?
    Acho o serviço péssimo, muito má qualidade e com publicidade abusiva e de longa duração, sempre que aqui venho nem me dou ao trabalho de ver vídeos, prefiro copiar o titulo e colar no youtube.
    Nos tempos que correm é ridículo ver vídeos com esta qualidade… voltámos a 2005…

    1. Avatar de Vítor M.

      Faz o seguinte, até é bem melhor que o YouTube, garanto-te: quando começar a pub, se não a quiseres ver, clica logo em cima, e fecha a tab. Faz play. Gastaste nisso 3 segundos. Foste mais rápido que no YT que tiveste de gramar 5 segundos sem hipótese.

      Qualidade? Os vídeos que colocamos têm a mesma qualidade do YT, se forem em HD lá, também são no Sapo Vídeos.

      Abraço.

  13. Avatar de Marcio
    Marcio

    Mais um rt pra não ter apps. Se não fosse o Office, nem pra lixo servia.
    Caro e pra fazer nada..

  14. Avatar de Miguel Lázaro
    Miguel Lázaro

    Estas publicidades são um abuso.

    Já não mudo para a Meo que já me enjoa o logotipo de tanto o ver.